You are on page 1of 10

A dana em cena: reflexes sobre a prtica de dana

no contexto escolar1
Carla Kreutz de Oliveira da Silva 2
Resumo: O presente trabalho constitui-se numa reviso bibliogrfica acerca da temtica dana e educao. Esta pesquisa tem por objetivo buscar referncias sobre este assunto, analisando aquilo que j foi publicado sobre e, com base nesse material, buscar possveis caminhos a seguir para que a dana se torne prtica efetiva nas escolas da rede municipal de Lajeado-RS, sendo reconhecida como rea de conhecimento, fazendo parte do currculo das escolas. Palavras-chave: Dana. Educao. Currculo escolar.

Dance onstage: reflections on the practice of dance


in the school context
Abstract: This paper presents a literature search on the theme of dance and education. This research aims to seek references to this subject analyzing what has already been published and, based on this material, prepare a proposal for teaching dance in the city of Lajeado-RS, seeking alternatives that make this subject recognized as an area of knowledge and part of the curriculum of schools. Keywords: Dance. Education. Curriculum proposal.

No municpio de Lajeado-RS, a prtica da dana no mbito educacional algo muito recente e, assim sendo, no existe uma proposta pedaggica consistente e abrangente para o ensino dessa disciplina na rede municipal. Senti necessidade de refletir sobre a prtica da dana na escola, buscando referncias que dialoguem com a temtica em questo, a fim de mostrar possveis caminhos a seguir no que diz respeito danaeducao na rede municipal de Lajeado-RS. Tratando-se de uma pesquisa bibliogrfica, ou seja, elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet (GIL, 1991, apud, SILVA e MENEZES, 2001, p. 21), o primeiro passo foi a seleo de materiais, seguido da sua leitura e anlise
1

Monografia apresentada no Curso de Ps-Graduao em Dana, Corpo e Arte, como exigncia parcial para obteno do ttulo de Especialista em Dana, Corpo e Arte. Orientadora: Silvane Fensterseifer Isse. Danarina, Coregrafa e Professora de Dana. Especialista em Dana Corpo e Arte pelo Centro Universitrio UNIVATES; Professora de dana na rede municipal de educao de Lajeado, atuando nas seguintes escolas/instituies: EMEI Criana Alegre, EMEI Criana Esperana, EMEF Santo Andr, EMEF So Bento, EMEF Oscar Koefender, Projeto Vida Campreste, Projeto Peti Vida Santo Antnio.

Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

51

A dana em cena: reflexes sobre a prtica de dana no contexto escolar

subjetiva, fazendo um levantamento de dados sobre o assunto. A temtica dos materiais pesquisados no se restringiu somente dana, pois refletir sobre a dana no contexto escolar requer pensar em como a instituio escola est organizada e quais suas crenas. Requer tambm pensar sobre que dana essa que queremos inserir na escola e como ela estar presente na vida dos educandos, ou seja, como uma atividade optativa no turno inverso, como disciplina integrante do currculo obrigatrio, ou mesmo, como ainda bastante comum, presente somente nas datas festivas. O currculo das escolas um dos aspectos que merece ser destacado e analisado para entendermos a ausncia da dana na maioria das escolas. O currculo tambm produz os sujeitos aos quais fala, os indivduos que interpela. O currculo estabelece diferenas, constri hierarquias, produz identidades (TADEU, 2003, p. 12). O currculo escolar, tal como est organizado, supe um hierarquia, ou seja, disciplinas que recebem um maior destaque, uma carga horria semanal maior, enquanto que outras disciplinas como Arte e Educao Fsica restringem-se a dois perodos por semana. A dana, nesse contexto, citada nos PCNs 3 de Arte e Educao Fsica, como linguagem artstica e tambm atividade fsica. Na escola, em que disciplina a dana seria ensinada? Arte? Educao Fsica? Ser que estaria na hora de pensarmos numa disciplina exclusivamente dedicada dana? (MARQUES, 2003, p. 16). Estar citada nos PCNs no garante que a dana faa parte dos currculos escolares, e de fato o que ocorre, que ela pouco abordada nas escolas, da a importncia de pensar em uma disciplina especfica.
1

O objetivo da dana dentro da disciplina Arte o desenvolvimento integrado do aluno, trabalhando-a como forma de expresso e comunicao, partindo da experimentao de movimento, das formas de locomoo, das qualidades expressivas e da improvisao, como forma de manifestao coletiva, no trabalho com o outro, o corpo do outro e sua singularidade e, por fim, a dana como produto cultural e apreciao esttica, que abrange o conhecimento de distintas modalidades de dana e sua contextualizao histrico-cultural (PCNs Arte, 1997). A dana no contexto educacional tem objetivos prprios, contedos especficos desta linguagem, deste saber. Existem ainda muitos equvocos acerca da dana no mbito educacional, da forma como ela est inserida e como trabalhada. Assim sendo, muito importante destacar o estudo de duas pesquisadoras, cujo foco a dana na escola: Isabel Marques e Dbora Barreto, pois por meio de suas pesquisas elas mostram possibilidades de trabalho com dana, criando estratgias para isso, reconhecendo a dana, sobretudo, como rea do conhecimento.

Parmetros Curriculares Nacionais.

Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

52

Carla Kreutz de Oliveira da Silva

Dbora Barreto (2004) idealizou a escola-palco, um espao educativo recriado, capaz de acolher a dana na escola.
A ideia de escola palco inaugura, com seus objetivos, a construo e a socializao de conhecimentos pela liberao da imaginao, da criao, respeitando a diversidade e preservando as particularidades de cada um destes conhecimentos, fornecendo estmulos expresso e comunicao entre as pessoas, valorizando a experincia humana no mundo. (BARRETO, 2004, p. 44)

Para que esta escola seja possvel, a autora ressaltou algumas atitudes que deveriam ser incorporadas nas propostas pedaggicas das escolas, necessrias formao do educando segundo este iderio escolar, intituladas atitudes danantes. (BARRETO, 2004). So elas: improvisar, compor, apreciar e fruir. A improvisao seria a liberao da imaginao durante o processo educacional (BARRETO, 2004, p. 45). a descoberta de possibilidades com o corpo, mescla de impulso, deixar-se levar com a exteriorizao de sentimentos e desejos. A composio algo bem presente na dana, esperada. A autora nos prope pensarmos a composio como um momento de selecionar aquilo que foi significativo na improvisao, organizando, assim, este material de que se dispe, seguindo uma lgica que faa sentido.
Durante a composio, quando se fundem a imaginao, a criatividade, a cooperao e a racionalidade, ocorre o processo de construo de conhecimento, atravs de um percurso que conduz o indivduo do mbito sensvel ao racional. Assim o ato de conhecer passa a ser uma conquista significativa para o indivduo que encontrou um espao para ser e por isso capaz de sentir, pensar e agir no mundo em que vive. (BARRETO, 2004, p. 46-47).

O ato de apreciar, ou o compartilhar de uma dana, como a autora nos sugere, est relacionado a admirar, observar a dana e seu processo, avaliando-o. O objetivo da apreciao no julgar o bom e o ruim, o aluno que sabe e aquele que no sabe danar, mas sim, uma forma de analisar o processo educativo, reconhecendo as conquistas e apontando formas para superar os desafios, as dificuldades. (BARRETO, 2004). A fruio est ligada ao ato de desfrutar, usufruir do prazer de criar, aprender e compartilhar conhecimentos [...] Com a proposio da atitude do fruir, possivelmente se devolva escola e educao o sentido do prazer (BARRETO, 2004, p. 48). Tal atitude perante educao parece estar ainda mais distante da realidade de nossas escolas e sem dvida necessita ser resgatada. Isabel Marques a principal referncia no pas quando a discusso dana e educao. Em relao dana na escola, caminhos a seguir, metodologias a adotar
Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

53

A dana em cena: reflexes sobre a prtica de dana no contexto escolar

ela nos prope que pensemos em uma articulao mltipla entre contexto vivido, percebido e imaginado pelos alunos e os subtextos, textos e contextos da prpria dana (MARQUES, 1999, p. 96). Nessa perspectiva, tendo como centro o contexto dos alunos, a proposta metodolgica de dana trabalharia com os subtextos da dana, ou seja, a coreologia, elementos estruturais da dana e elementos socioafetivo-culturais. Tais conhecimentos esto diretamente ligados ao como danar, ou seja, tm a ver com a conscincia corporal, o funcionamento do nosso corpo, possibilidades, limites, coordenao, considerando o significado implcito que um gesto possa ter para cada um. Os textos da dana referem-se aos repertrios, improvisao e composio, ou seja, o conhecimento direto da dana, experimentar, danar propriamente dito. Os contextos da dana, por sua vez, abrangem os elementos culturais, histricos e sociais da dana: a histria, msica, cinesiologia, fisiologia, antropologia, anatomia e esttica, saberes sobre a dana (MARQUES, 1999). Em relao dana na escola, Marques nos convida a refletir sobre a diferena estabelecida entre a dana na escola e fora dela, ou seja, na escola educao e fora dela arte.
Esta dissociao entre o artstico e o educativo, implcita na terminologia utilizada por professores de dana s vem reforando a concepo do ensino de dana como meio, recurso, instrumento. Ou seja, ao enfatizarmos que a dana na escola diferente (e por isso ela criativa, educativa, expressiva), pois no estamos interessados em formar artistas, acabamos tambm negando a presena da dana na escola como rea do conhecimento em si, ou seja, como arte (MARQUES, 2003, p. 142).

So vrias as nomenclaturas para designar a dana na escola, desde criativa a educativa. Marques ressalta que ainda no houve muita crtica e questionamentos no meio acadmico sobre o emprego dessas nomenclaturas e mesmo sobre seus princpios empregados na contemporaneidade. Assim ela nos prope um questionamento:
Ser que ainda necessitamos de tantos termos diferenciados, e ao mesmo tempo semelhantes, para nos referirmos dana em contexto educacional dirigida s crianas e aos jovens? Por que, afinal de contas, no sero todas as danas realmente educativas se forem ensinadas de tal modo que os alunos possam compreender, sentir, verbalizar, contextualizar e apreciar aquilo que esto fazendo? Ser que no poderamos simplesmente dizer que estamos ensinando dana nas escolas? (MARQUES, 1999, apud MARQUES, 2003, p. 142).

O emprego dessas nomenclaturas refora essa diviso da dana em duas esferas, a artstica e a educativa. Alm de deixar a impresso de que a dana fora da escola no teria um carter educativo e criativo e a dana na escola teria o papel exclusivo de educar e no de ser uma manifestao artstica. Buscando a origem dessas expresses, Marques
Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

54

Carla Kreutz de Oliveira da Silva

(2003) ressalta que o termo dana educativa teve sua propagao com Rudolf Van Laban (1879-1958), grande danarino, coregrafo, filsofo e pesquisador. Considerado um dos precursores da dana educativa, utilizava tal termo para divulgao de seu trabalho na Inglaterra.
Laban usou esse termo em contraposio tcnica rgida, mecnica e imposta de fora para dentro de que se apropriava o ensino do bal clssico na poca. Para ele, a criana e o adolescente deveriam ter a possibilidade de expressar sua subjetividade enquanto danavam (MARQUES, 1999 apud MARQUES, 2003, p. 141).

Refletir sobre o termo que designa dana na escola importante no sentido de que carrega consigo concepes do que a dana na escola, do que se entende por esta prtica. Particularmente, utilizo a nomenclatura Dana, sem nenhum adjetivo para qualific-la, pois ela engloba criao, educao, reflexo, experimentao e uma manifestao artstica. Acredito ser importante falar um pouco mais sobre Rudolf Laban, e seus estudos acerca do corpo e sua relao com o espao, que em muito podem nos auxiliar no trabalho com danarinos e alunos a fim de entendermos como se d esta relao e assim buscar novas possibilidades com o corpo. Laban formulou um sistema de observao, experimentao e anlise do movimento teoricamente complexo e potico, posteriormente chamado de Sistema Laban4 , onde o corpo visto como parte de uma relao estrutural em movimento (MIRANDA, 2008, p. 17). Desenvolveu um mtodo para anlise do movimento e uma forma particular de notao de seu sistema: o Labanotation. Irmgard Bartenieff, discpula de Laban, fundadora do Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, em Nova York, Estados Unidos. Ela realizou seus estudos, Fundamentos Corporais Bartenieff, a partir do sistema Laban, incorporando seus conhecimentos a este sistema. O Sistema Laban/Bartenieff permite a anlise, perfomance, observao e registro descrio e notao do movimento humano (FERNANDES, 2002, p. 30). Dana est diretamente ligada ao movimento e a entender o movimento humano, partindo de sua explorao no prprio corpo e na observao dos demais, tendo propriedade para falar sobre o assunto, resulta numa maior conscincia do que pode o corpo, o que pode ser lido como um maior domnio corporal. Os estudos de Laban constituem-se em uma importante ferramenta para analisarmos o movimento humano, dando subsdios para entendermos a relao do corpo e sua

O Sistema Laban est dividido em quatro categorias: Corpo, Esforo, Forma, Espao. Todas as quatro categorias esto sempre presentes no movimento, mas com intensidades diferentes (Fernandes, 2002).

Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

55

A dana em cena: reflexes sobre a prtica de dana no contexto escolar

forma no espao, e assim sendo, explorada em aula, tem um papel importante para trabalharmos esses conceitos com nossos alunos. Sabendo das especificidades da dana, da existncia de contedos que so especficos dela, Marques nos prope uma reflexo: Na escola, em que disciplina a dana seria ensinada? Arte? Educao Fsica? Ser que estaria na hora de pensarmos numa disciplina exclusivamente dedicada dana? (MARQUES, 2003, p. 16). Ainda que a dana seja citada nos Parmetros Curriculares Nacionais como contedo das disciplinas de Educao Fsica e Artes, parece que nenhuma das duas disciplinas tem dado conta de trabalhar a dana de forma sistematizada e contnua, pois abordada esporadicamente em datas festivas ou como atividade complementar de alguma disciplina. Strazzacappa (2006), pesquisadora que investiga a temtica dana e educao ressalta em seu artigo Danando na chuva... e no cho de cimento, que, apesar de termos um documento que regulamenta o ensino das artes contemplando as quatro linguagens: artes visuais, msica, dana e teatro, estas duas ltimas raramente so abordadas na escola. Partindo de um estudo sobre essa questo, ela aponta duas possveis causas: a tradio da utilizao das artes plsticas e a falta de professores graduados em dana e teatro. Estar na legislao no garante o ensino destas linguagens. A dana situa-se no Terceiro Mundo da arte [...] sempre esteve numa situao inferior s demais manifestaes artsticas (STRAZZACAPPA, 2006, p. 16). Conforme reflexo anterior, a arte, na hierarquia do currculo, est numa situao de inferioridade. Dentro das artes, percebe-se uma nova hierarquia e a dana est no final da lista, a ltima a ser lembrada, pois no conquistou um espao slido. Na disciplina de Artes, nos deparamos com alguns pr-conceitos acerca dessa disciplina. A tradio das artes plsticas algo bem forte ainda, tanto que muitas vezes nas escolas percebo que alunos, e at mesmo professores, entendem a disciplina de arte como sinnimo de artes visuais e, assim sendo, as demais linguagens artsticas ficam num segundo plano. No caso da Dana, a falta de profissionais poderia ser uma justificativa para sua aparente ausncia no meio escolar, pois at o ano de 1998 no havia Graduao em Dana no estado do Rio Grande do Sul (TOMAZZONI, 2008). O primeiro curso de Graduao em Dana no Brasil surgiu na dcada de 50, na Universidade Federal da Bahia UFBA. Aqui no estado do Rio Grande do Sul, o primeiro curso de Graduao em Dana foi implementado em 1998 e foi reconhecido pelo MEC em 2002, oferecido pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Atualmente contamos com quatro cursos de graduao na rea no estado, sendo que a UNICRUZ encerrou seu curso de graduao em Dana. Tais cursos so oferecidos na Universidade Luterana do Brasil ULBRA, em Canoas-RS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS,
Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

56

Carla Kreutz de Oliveira da Silva

em Montenegro RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, em Porto Alegre RS e na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. A UNICRUZ encerrou o curso de Dana. Alm destes, vale ressaltar que so oferecidos alguns cursos de Especializao na rea, como por exemplo, na Pontifcia Universidade Catlica PUC em Porto Alegre - RS e no Centro Universitrio UNIVATES, em Lajeado-RS.
Temos cursos de graduao em dana no Brasil que vm formando profissionais desde a dcada de 50, como o curso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e de maneira mais ampla no pas, desde a dcada de 80, em So Paulo, Paran e Rio de Janeiro. Mesmo sem dados sistematizados possvel perceber o significativo nmero de educadores de dana aptos a assumir o cargo de professor de dana na escola. E pelo Brasil, novas licenciaturas em dana foram abertas recentemente ou esto em processo de criao, como em Belm (PA), Aracaju (SE) e Goinia (GO), entre outras. Ou seja, no se sustenta mais o discurso de que no h demanda para tais concursos, ou de que preciso abrir concursos para outras habilitaes que no a licenciatura em dana. (TOMAZZONI, 2008)

Tomazzoni ressalta que existe um nmero significativo de profissionais habilitados para ministrar aulas de dana, ou seja, existe oferta de curso para tal qualificao, porm apenas oferecer cursos de Graduao em Dana no basta, isto , as Secretarias de Educao, tanto em mbito municipal como estadual, precisam ofertar espao de trabalho para esses profissionais, e uma das aes seria abrir concursos para Licenciados em Dana. Pensando novamente na nossa realidade aqui no municpio de Lajeado, em 1995 os professores Silvane Fensterseifer Isse e Fabiano Bassle, do Centro Universitrio UNIVATES, realizaram um estudo sobre o ensino da dana como contedo da disciplina de Educao Fsica aqui no municpio, cujo objetivo era entender como a dana vinha sendo desenvolvida e quais as concepes de dana que embasavam o trabalho destes professores. Ficou evidente que atividades envolvendo dana nas aulas de Educao Fsica eram raras. O espao mais consistente destinado dana no municpio de Lajeado eram as oficinas de dana alem, realizadas em escolas onde a cultura alem bem presente. A dana acontecia esporadicamente nas escolas, sendo que alguns projetos j haviam sido realizados, ou seja, professores que gostavam de dana organizavam um grupo e elaboravam coreografias de ritmos variados, mas a maioria destes professores realizadores no davam continuidade ao trabalho e, assim sendo, o projeto dificilmente tornava-se prtica efetiva na escola, resumia-se em algumas apresentaes de dana. Nesses cinco anos que decorreram desde esta pesquisa, podemos afirmar que j houve conquistas no que diz respeito prtica da dana nas escolas, pois ela j vem sendo problematizada, aes j foram e esto sendo realizadas, como o Curso de Extenso para professores, realizado ainda em 2005; as oficinas de dana alem, oferecidas pela professora Vnia Purper e que atendem um grande pblico e, recentemente, no incio do ano de dois mil e dez, enquanto este trabalho de pesquisa j estava em processo, a
Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

57

A dana em cena: reflexes sobre a prtica de dana no contexto escolar

Secretaria de Educao de Lajeado abriu espao para implementao de um projeto de dana intitulado Dana na Escola, que encaminhei rede municipal de educao para incluir a prtica da dana nas escolas. Atualmente, so sete instituies que integram este projeto, trs escolas de Ensino Fundamental: EMEF Oscar Koefender, EMEF Santo Andr e EMEF So Bento; duas escolas de educao infantil: EMEI Criana Alegre e EMEI Criana Esperana e dois Projetos Vidas, localizados nos bairros Campestre e Santo Antnio. Nas escolas de Ensino Fundamental, os alunos so atendidos no turno oposto aula, nos Projetos Vida e, nas escolas de educao infantil, todos os alunos participam das aulas. O desejo que se tem que essa prtica se torne uma ao sistematizada, contnua e acessvel a todos, realidade em todas as escolas da rede, que ela seja pensada e explorada em sua totalidade, como uma rea do conhecimento, com contedos e objetivos prprios, que possibilitem aos alunos conhecer a dana, sua histria, entender e analisar o movimento, o corpo, sua relao com o espao. Que possam experienciar, criar, recriar, apreciar, vivenciar e se apaixonar pela arte do movimento. E, mesmo que no se apaixonem, necessrio que se d a eles essa oportunidade de experimentar.

REFERNCIAS
BARBOSA, Ana Me. Arte-Educao no Brasil. Disponvel em: <http://www. scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10.pdf.htm>. Acesso em: 24 mar. 2010. BARRETO, Dbora. Dana: ensino, sentido e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as bases da educao nacional. Braslia, DF, 1996. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais: artes (1 a 4 srie). Braslia: MEC/SEF, 1997. ______. Parmetros Curriculares Nacionais: artes (5 a 8 srie). Braslia: MEC/ SEF, 1997. CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisao teatral. So Paulo: Perspectiva, 1983. DANTAS, Mnica. O enigma do movimento. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

58

Carla Kreutz de Oliveira da Silva

DESCARTES, Ren. Meditaes metafsicas. 2. ed. So Paulo: DIFEL, 1973. FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formao e pesquisa em artes cnicas. So Paulo: Annablume, 2002. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio. Curitiba: Positivo, 2003. ISSE, Silvane, Fensterseifer. A dana como contedo da disciplina de educao fsica: reflexes e possibilidades. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE, 3. 2006. Anais... Santa Maria, 2006. KOWALSKI, Ellen M. Ritmo e dana. In: EDUCAO fsica e esportes adaptados. So Paulo: Manole, 2004. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da meodologia cientfica. So Paulo: Atlas S.A., 2001. MARQUES, Isabel. Danando na escola. So Paulo: Cortez, 2003. ______. Ensino de dana hoje. So Paulo: Cortez, 1999. MAUSS, Marcel. As tcnicas corporais. In: Sociologia e Antropologia. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. MIRANDA, Rgina. Corpo-epao: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. MONTEIRO Marianna. Noverre: cartas sobre a dana. So Paulo: Edusp/Fapesp, 1998. MOURA, Michelle. Performance art e a dana ps-moderna americana do Judsno Dance Theater. Disponvel em: <http://www.fccdigital.com.br/relache/05_edicoes/ ed01_artigos/05_ed01_artigos_mivhele01.htm>. Acesso em: 26 ago. 2008. ROCHA, Thereza. O corpo na cena de Pina Bausch. In: SOTER, Silvia (Org). Lies de dana 2. ed. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000. SANTIN, Silvio. Educao fsica: tica, esttica e sade. Porto Alegre: Edies EST, 1995.

Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

59

A dana em cena: reflexes sobre a prtica de dana no contexto escolar

SANTOM, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currculo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995, p. 158-189. SILVA, Edna Lcia; MENEZES, Estera Muskat. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. Florianpolis: LED, 2001. SILVA, Tomaz Tadeu da. Currculo e Identidade Social: Territrios Contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos estudos culturais em educao. Petrpolis: Vozes, 1995, p. 190-207. ______. Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis: Vozes, 2000. STRAZZACAPPA, Mrcia. Danando na chuva... e no cho de cimento. In: O ENSINO das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001. STRAZZACAPPA, Mrcia; MORANDI, Mrcia. Entre a arte a docncia: a formao do artista da dana. Campinas: Papirus, 2006. STUART, Izabel. A experincia do Judson Dance Theater. In: SOTER, Silvia (Org). Lies de dana 1. Rio de Janeiro: UniverCidade, 1999. TOMAZZONI, Airton. A dana oficialmente na escola: batalhas ainda necessrias. Disponvel em: <http://idanca.net/lang/pt-br/2008/10/21/a-danca-oficialemente-naescola-entraves-e-batalhas-aindas-necessrias/9077>. Acesso em: 18 dez. 2009. ______. Essa tal de dana contempornea. Disponvel em: <http://idanca.net/lang/ pt-br/2006/04/17/esta-tal-de-danca-contemporanea/2992.htm>. Acesso em: 15 fev. 2010.

Ca derno pedag gico, L aje a do, v. 8, n. 1, p. 51-60, 2011

60

You might also like