You are on page 1of 73

Fernando Pestana Portugus

Curso de Questes Comentadas da ESAF


fernandopest@yahoo.com.br

Apresentao do Curso

I- Coeso Referencial e Sequencial II- Voz Passiva, Partcula SE e Emprego de Tempos e Modos Verbais III- Concordncia IV- Regncia e Crase V- Pontuao VI- Continuao e Ordenao Textual com Coeso, Coerncia e Correo VII- Reescritura e Correo

Obs.: Os textos para elaborao das provas so normalmente retirados das seguintes revistas e jornais a partir de trs meses antes da aplicao da prova, portanto comece a se acostumar com a leitura de assuntos sociopolticos e socioeconmicos: Carta Capital, O Estado de So Paulo, Correio Braziliense, Veja, O Globo...

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

I- COESO REFERENCIAL E SEQUENCIAL

ESAF MDIC ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2012

1) Para preservar a coerncia e a correo gramatical do texto, assinale a opo que corresponde ao termo a que se refere o elemento coesivo constitudo pelo pronome -la

A reciprocidade de tratamento tradicional princpio da liturgia diplomtica. Esse pressuposto consagrado na relao entre as naes econmicas e migratrias, entre outras determinante para estimular o equilbrio e afastar a tenso na convivncia entre os pases, colaborando para mant-la em desejvel harmonia. hipocrisia, por exemplo, cobrar de uma parceria obedincia a normas de bom trato (ou de acolhimento) se o outro lado da fronteira no contemplado com o respeito ao protocolo da civilidade.

a) convivncia b) liturgia c) reciprocidade d) tenso e) hipocrisia

2) Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo incorreta.

A fraqueza da produo manufatureira, nos ltimos meses e anos, aqueceu o debate sobre o risco de desindustrializao no Brasil. No ano passado, seu crescimento foi de apenas 0,3%, uma ninharia em comparao com a alta de 6,7% no varejo.

c) O pronome seu retoma o antecedente produo manufatureira.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

ESAF MI-CENAD ANALISTA DE SISTEMAS 2012

3) Na organizao das relaes de coeso e coerncia do texto, a) O pronome todos retoma e sintetiza os termos da enumerao a igualdade, o respeito e a dignidade. O ponto que nos intriga que a igualdade, o respeito e a dignidade dados a todos no levaram autonomia, ao pensamento criativo e crtico, e a processos transformadores. b) a expresso tem limitada capacidade transformadora retoma, com outras palavras, a ideia de reproduz o mundo com extrema facilidade. No entanto, a Finlndia tornou-se uma sociedade to igualitria quanto aptica. Pouco criativa, reproduz o mundo com extrema facilidade, mas tem limitada capacidade transformadora. c) o substantivo seres e o pronome que retomam a expresso seus educados cidados. A maioria de seus educados cidados so seres pouqussimo crticos: questionam pouco a vida que levam e so fisicamente contidos. d) a expresso Esse resultado retoma a ideia de sociedade to igualitria, j sintetizada em isso. No entanto, a Finlndia tornou-se uma sociedade to igualitria quanto aptica. Pouco criativa, reproduz o mundo com extrema facilidade, mas tem limitada capacidade transformadora. A maioria de seus educados cidados so seres pouqussimo crticos: questionam pouco a vida que levam e so fisicamente contidos. E isso no parece ter forte relao com o frio. um acomodamento social, um respeito quase inexorvel pelas regras. Esse resultado no foi causado, evidente, pelo formato social igualitrio. e) os pronomes sua, suas, ele e se referem-se a o cidado. A igualdade e a dignidade humana que uma sociedade pode produzir referem-se possibilidade de o cidado ter condies materiais e subjetivas sua disposio, para que, atendidas suas necessidades bsicas e dirias de bem-estar, ele se ocupe com questes outras que a sobrevivncia.

4) Considere o texto abaixo.

A teoria econmica evoluiu muito desde 1776, quando Adam Smith, em clebre obra investigou as causas das riquezas das naes. A teoria mostrou como funcionam os mercados, o papel da produtividade, as formas de aument-la e a funo das instituies. Contribuiu, assim, para a formulao das polticas que trouxeram mais desenvolvimento e bem-estar. No Brasil, os economistas tambm contribuem para o desenvolvimento. Acontece que, se defenderem reformas em favor das maiorias, que causam perdas a minorias, os economistas sero rotulados de socialmente insensveis.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Quando um mdico prescreve um tratamento, o objetivo o bem-estar do paciente. Ningum dir que ele planeja o sofrimento. Mas, se os economistas sugerem medidas de austeridade para resolver desequilbrios e restabelecer o crescimento sustentvel, diz-se que eles propugnam aes para promover a recesso, o desemprego e a destruio de conquistas sociais. O receiturio do mdico incorpora esperana e simpatia, pois se sabe que o objetivo dele a cura da doena. Sua ao mais percebida por todos. A expectativa maior de xito. O diagnstico mais preciso, especialmente com os avanos da tecnologia. O economista no tem essas vantagens. No tratamento de crises, lida com incertezas, complexidades e situaes inditas. Os economistas tendem a errar mais que os mdicos, mas seu foco jamais ser a recesso pela recesso ou a austeridade sem propsito.

Preserva-se a coerncia entre os argumentos do texto, bem como sua correo gramatical, ao

a) empregar um conectivo de valor condicional, como Se, em lugar de Quando. b) substituir a conjuno condicional se pelo conectivo caso. c) explicitar o valor explicativo da orao, inserindo a conjuno pois para ligar a orao iniciada por Sua ao com a anterior, mudando para minscula a letra inicial de Sua. d) ligar as oraes iniciadas por O economista... e No tratamento, em um mesmo perodo sinttico, retirando o ponto final e mudando para minscula a letra inicial maiscula de No. e) inserir a conjuno Embora no incio do ltimo perodo sinttico do texto, mudando para minscula a letra inicial de Os.

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2012

5) No texto acima, provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao ao e) substituir a preposio Para pela locuo Afim de.

6) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

No fim do ano passado, o real chegou a acumular a maior valorizao cambial desde o incio da globalizao financeira, ou seja, desde o fim dos anos 1960; e isso tem um efeito muito negativo sobre a indstria e a atividade de modo geral.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) O pronome isso retoma a ideia expressa por globalizao financeira

7) Assinale a opo em que o preenchimento da lacuna com o conectivo abaixo resulta em erro gramatical ou incoerncia textual no seguinte fragmento.

A dvida pblica brasileira uma velha herana. ____(A)_____ aumentou consideravelmente nos anos 80, ____(B)_____ os juros internacionais subiram muito. Mais de 40 pases foram arrastados pela crise da dvida, a partir de 1982. ____(C)____ seus governos foram capazes de reorganizar as contas pblicas e de reduzir o peso da dvida. ____(D)____ o Brasil continuou prisioneiro do endividamento inflado naquele perodo e, alm disso, permitiu o aumento de seu peso nos anos seguintes. ____(E)____, a carga tributria brasileira maior que a de todos ou quase todos os pases emergentes e at mais pesada que a de algumas economias avanadas, como os EUA e o Japo.

a) Portanto b) quando c) Porm d) Mas e) No entanto

8) Assinale a opo em que ao menos uma das duas formas apresentadas para preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical ou incoerncia textual.

mais do que evidente que a persistente supervalorizao do real colocou setores importantes da indstria brasileirafora do negcio: primeiro ___(A)___ as importaes (chinesas substancialmente, mas com fronteiras abertas aos demais concorrentes), ____(B)____ da produo nacional voltada para o mercado interno; em segundo lugar, ____(C)____ as exportaes brasileiras porque bloqueou a capacidade de competio de nossa indstria no exterior, em mercados ____(D)____ tnhamos forte presena. Os regimes democrticos tm uma caracterstica: ____(E)____ pode mobiliza legalmente suas foras na defesa de seus interesses. No devemos ter iluses.

a) facilitando/facilitou

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) em prejuzo/com prejuzo c) prejudicando/prejudicou d) onde/os quais e) quem/aquele que

9) Assinale o conectivo que provoca erro gramatical e/ou incoerncia textual ao preencher a lacuna do fragmento abaixo:

A dvida pblica mobiliria tem algumas caractersticas especficas. No que diz respeito participao dos indexadores da dvida, continua crescendo a participao dos ttulos atrelados Selic (64,6% do total), ___________ sua alta rentabilidade, segurana e liquidez; enquanto os ttulos prefixados mantm uma posio em torno de 35,5%. Quanto ao prazo, os ttulos emitidos pelo BCB e pelo Tesouro Nacional tm prazo mdio de 40,19 meses.

a) ademais de b) em face de c) devido d) em funo de e) haja vista

ESAF CVM AGENTE EXECUTIVO 2010

10) Em relao aos elementos coesivos do texto, assinale a opo correta.

a) Em mant-lo, o pronome -lo retoma o antecedente consumo.

Hoje no h mais dvida a respeito do aquecimento global e de outros problemas gerados pelo consumo de energia e pela industrializao. No se pode deter o desenvolvimento e no se pode mant-lo sem aumento do consumo global de energia.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) A expresso dessa histria retoma o antecedente consumo global de energia.

No se pode deter o desenvolvimento e no se pode mant-lo sem aumento do consumo global de energia. A principal fonte de energia hoje so os combustveis fsseis e o maior vilo dessa histria a emisso de CO2 na atmosfera (embora no seja o nico).

c) Em seu consumo, seu refere-se a combustveis fsseis.

Acabar drasticamente e de imediato com as emisses de CO2 e com a utilizao de combustveis fsseis no possvel. Por outro lado, adotar novas tecnologias que aumentem ou estimulem ainda mais o seu consumo, nem pensar.

d) Em sua reduo, sua refere-se a industrializao.

Hoje no h mais dvida a respeito do aquecimento global e de outros problemas gerados pelo consumo de energia e pela industrializao. (...) A principal fonte de energia hoje so os combustveis fsseis e o maior vilo dessa histria a emisso de CO2 na atmosfera (embora no seja o nico). Parece irreversvel a tendncia sua reduo pela adoo de novas e mais eficientes tecnologias e fontes de energia.

e) A expresso Esse ciclo retoma o antecedente comeo do sculo XXI

O sculo XX viu a consolidao da Era do Petrleo, motor do desenvolvimento mundial desde o final do sculo XIX at hoje, no comeo do sculo XXI. Esse ciclo de predominncia do petrleo deve ser aos poucos substitudo por...

11) Em relao ao texto, assinale a opo correta.

Onde as sociedades so mais justas, equilibradas, honestas e onde as necessidades sociais so mais satisfeitas, h menor risco para a atividade jornalstica. Com esse cenrio, os governos so mais honestos e o Estado mais transparente; as empresas privadas menos corruptas e corruptoras e os Eu Vou Passar e voc? 7 http://www.euvoupassar.com.br

cidados mais ntegros. Com isso, a atividade jornalstica mais segura e no necessita ir a fundo e substituir as tarefas delegadas ao Judicirio, poltica e polcia. Nem cobrar do Estado, por meio de estratgias investigativas que, para chegar denncia, envolvem o risco fsico dos reprteres e jornalistas em geral. Assim, onde h mais corrupo em vrios nveis do Estado e onde os negcios pblicos so mais obscuros, envolvendo setores privados, todo bom jornalista corre mais risco, porque ele o ltimo recurso da voz pblica, do cidado, da esperana.

c) O termo Assim confere ao perodo a noo de concluso. e) O termo porque confere ao perodo a noo de condio.

ESAF MPOG ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO 2010

12) Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

a) A flexo de masculino no termo pensado (A experincia da modernidade algo que s pode ser pensado a partir de alguns conceitos fundamentais.) indica que o pronome relativo que retoma, nas relaes de coeso, o pronome algo e no o substantivo experincia.

13) Provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao do texto ao

e) ligar os dois ltimos perodos sintticos, nas linhas 15 e 16 (A evoluo da renda per capita dependia das taxas de natalidade e mortalidade. A renda per capita da Inglaterra comeou a crescer descolada da demografia...), pela conjuno porquanto, escrevendo o artigo em A renda com letra minscula.

14) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

Os economistas brasileiros se concentram, no exame das causas da crise, na proposta de meios e modos de contorn-la. Com isso, no levam em conta dois pontos. O primeiro que as medidas contra a crise, que vm sendo adotadas tanto em pases subdesenvolvidos como desenvolvidos, so fundamentalmente corretas. O segundo ponto que a crise atual, como todas as anteriores, acabar, mais cedo ou mais tarde, por ser corrigida. E, quando isso ocorrer, se voltar s frmulas neoliberais apenas com regulamentao mais estrita da atividade bancria.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) O pronome em quando isso resume e retoma, em relaes de coeso, o mesmo referente do pronome em Com isso, ou seja, o exame da crise feito pelos economistas.

15) Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

O efeito da supervalorizao cambial sobre a indstria atinge muito mais fortemente os nveis da produo e do emprego que os demais setores. Essa uma situao que precisa ser repensada. claro que no se trata de um problema simples, que se resolva com providncias rpidas, pois exige medidas que s vezes podem ser classificadas como heterodoxas.

a) Por se estabelecer, na estrutura sinttica, uma relao de comparao, seriam preservadas a correo gramatical e a coerncia do texto ao inserir do antes de que os demais setores b) Nas relaes de coeso, a ideia explicitada na primeira orao do texto vrias vezes retomada: apontada pelo pronome Essa, resumida por situao, referida pelo pronome que e substituda pelo termo problema.

ESAF SUSEP ANALISTA TCNICO 2010

16) Leia o texto

A segunda metade dos anos 1990 foi caracterizada por crises nos pases emergentes: Mxico, Rssia, Brasil e Argentina. Em todos os casos, os pases recorreram ao Fundo Monetrio Internacional (FMI) para resolver seus problemas de endividamento externo e tiveram que se submeter a rigorosos programas de ajuste fiscal (reduo de gastos pblicos e aumento de impostos) e das contas externas exigidos pela organizao. Aps o perodo de retrao do nvel de atividade e aumento do desemprego, durante o qual a relao dvida/PIB e os dficits fiscais se acomodaram em nveis compatveis com a capacidade de financiamento, todos os pases, exceo da Argentina, entraram em trajetria de crescimento, com estabilidade de preos. Como os fundamentos fiscais e monetrios destes pases estavam fortes, com equilbrio fiscal, relao dvida/PIB e inflao sob controle, seus governos e bancos centrais puderam adotar polticas fiscais, monetrias, de crdito mais frouxas, que reverteram a trajetria de queda j no segundo trimestre de 2009.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Assinale a opo em que os trs termos remetem, por coeso textual, ao mesmo referente.

a) pases emergentes (.1) os pases (.2) se (.4) b) todos os casos (.2) problemas de endividamento externo (.3-4) seus (.11) c) Fundo Monetrio internacional (.2-3) seus (.3) organizao (.6) d) desemprego (.7) o qual (.7) se (.7) e) equilbrio fiscal (.10) polticas...de crdito (.12) que (.12)

17) Assinale a opo que ao substituir a orao sublinhada, no texto abaixo, provoca erro gramatical e/ou incoerncia textual.

Sem vitria ou derrota, na comparao entre o pr e o ps-crise, a turbulncia financeira que abalou o mundo trouxe perdas ao Brasil, mas no decorrer de 2009 os prejuzos foram recuperados e, se o pas no cresceu, conseguiu ao menos fazer com que importantes indicadores econmicos e sociais empatassem com os que eram registrados em 2008 ano do pico de desenvolvimento brasileiro.

a) caso o pas no cresceu b) apesar de o pas no crescer c) mesmo o pas no crescendo d) embora o pas no crescesse e) ainda que o pas no tenha crescido

18) Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

Dados do Sine uma rede pblica de agncias de emprego, associada ao Ministrio do Trabalho mostram que apenas 39% das vagas ali oferecidas em 2009 foram preenchidas. Em 2008, na mesma rede, 42% haviam sido ocupadas; no ano anterior, 48%. Ou seja, mesmo com um ndice de desemprego ainda relativamente alto, de 8,9% no ano passado, o pas vive o paradoxo de criar vagas e no encontrar profissionais que as preencham. A explicao, dizem as empresas, est, sobretudo, na escolaridade precria dos trabalhadores. (...)

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) O termo ali retoma o antecedente Ministrio do Trabalho. c) O termo as funciona como pronome e retoma o antecedente vagas.

ESAF MTE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2010

19) Em relao s estruturas do texto, assinale a opo incorreta.

Para que a cobertura mnima oferecida pelos planos de sade aos seus segurados inclua as tecnologias, os tratamentos e os equipamentos que entraram em uso recentemente, a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) acrescentou 73 novos procedimentos lista de exames, consultas, cirurgias e outros servios que as operadoras so obrigadas a oferecer.

a) O termo Para que confere ao perodo em que ocorre a ideia de finalidade.

20) Em relao aos elementos do texto, assinale a opo correta.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, ao anunciar que a taxa bsica do BCE no seria mudada, alertou os governos da Unio Europeia sobre o dficit crescente das contas pblicas, um perigo para a economia, pois enfraquece o crescimento na zona do euro. A advertncia vale para o Brasil, embora as causas do nosso dficit sejam diferentes das da Unio Europeia. A crise que se iniciou em 2008 nos EUA para depois atingir todas as economias, no quadro da globalizao, ao contrrio da de 1929, levou os governos a optarem pela interveno pblica para salvar o sistema bancrio e para dar um impulso economia. Isso se traduziu como forte presso sobre as finanas pblicas, que esto acusando dficits muito elevados.

b) Mantm-se a correo gramatical do perodo e as informaes originais ao se substituir embora por qualquer um dos seguintes termos: conquanto, se bem que, apesar de que, contanto que, consoante. c) A preposio para em para depois atingir tem a mesma funo significativa que nas ocorrncias para salvar o sistema bancrio e para dar um impulso.

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

21) Em relao ao texto, assinale a opo incorreta.

To logo a catstrofe do terremoto no Haiti requisitou uma ao coletiva mundial, com inmeros atores envolvidos na ajuda humanitria pases, organizaes no governamentais, empresas e os milhares de annimos e famosos , a situao catica do pas devastado imps um desafio: a quem caber a organizao das prximas etapas de reconstruo do pas mais pobre do Ocidente? Como coordenar a ajuda que vem de todos os cantos do planeta? Como estabelecer um plano vivel de recuperao da infraestrutura e das instituies haitianas?

b) A expresso pas mais pobre do Ocidente elemento de uma cadeia de coeso textual, pois retoma os antecedentes pas devastado e Haiti.

ESAF SMF/PREF. RJ FISCAL DE RENDAS 2010

22) Em relao s estruturas do texto, assinale a opo correta.

b) O termo como (Reduzir tudo a efeito natural da atual crise simplismo. Flagelos assim so como os desastres de avio: sempre tm mltiplas causas.) indica que desastres de avio se do por causa de flagelos.

23) Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes a respeito da organizao do texto abaixo.

O ocidente europeu no perodo medievo foi um mundo onde o poder estava dividido e sempre instvel, sendo exercido de forma independente pelos chamados senhores feudais, geralmente possuidores de grandes extenses de terras. As relaes entre vassalo (aquele que prestava homenagem) e suserano (aquele que recebia a homenagem) envolviam a cesso de direito, por parte do suserano, de uma gerao de ganho para o vassalo em troca de alianas que visavam a uma consolidao do poder, sempre ameaado por outros senhores. O objeto de onde provinha essa gerao de ganho era chamado feudo. Erroneamente identificado como sendo somente uma poro de terra, na verdade o feudo podia assumir vrios aspectos, como, por exemplo, uma ponte ou uma estrada onde se cobrava pedgio.

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

( ) Desrespeitam-se as relaes entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir onde por em que. ( ) Explicita-se a relao entre as ideias do texto ao iniciar o segundo perodo sinttico do texto por um conectivo, escrevendo: Conquanto as relaes. ( ) Explicita-se a relao entre as ideias do texto ao inserir, entre vrgulas, o conectivo no entanto depois de identificado ( ) Desrespeitam-se as relaes entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir onde por a qual.

A sequncia obtida

a) F, F, V, V b) V, F, F, V c) F, V, V, F d) F, F, V, F e) V, V, F, V

24) Leia o texto

Com o advento do Estado Social e Democrtico de Direito, ganhou fora a tese que defende a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. Isso no significa, porm, que a busca da solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas constitucionais, pois sempre existiro situaes em que restar configurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional.

A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especfico. Por fora da solidariedade genrica, lgico concluir que cabe a cada cidado brasileiro dar a sua contribuio para o financiamento do Estado Social e Tributrio de Direito.

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Infelizmente, um fato cultural e histrico o contribuinte ver na arrecadao dos tributos uma subtrao, em vez de uma contribuio a um Errio comum. Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reflexo sobre as razes pelas quais se pagam tributos, ou porque deva existir uma lealdade tributria.

Assinale a opo correta a respeito das relaes de coeso no texto.

a) Por meio do pronome Isso retoma-se a ideia de advento do Estado Social e Democrtico de Direito. b) O substantivo situaes resume e retoma as relaes entre o advento do Estado Social e Democrtico de Direito e o valor constitucional da solidariedade social. c) Por meio do pronome a qual, retoma-se sociedade. d) A expresso outros valores refere-se a valores que constam do texto constitucional. e) classificado como cultural e histrico o fato de cada cidado brasileiro dar sua contribuio para o financiamento do Estado.

ESAF SRF AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL 2009

25) Em relao ao texto, assinale a opo incorreta.

Estamos entrando no tero final de 2009 com uma viso mais clara sobre os fatores que levaram crise financeira que nos atingiu a partir do colapso do banco Lehman Brothers. Um dos pontos centrais na sua construo foi, certamente, a questo da regulao e controle das instituies financeiras. (...) Depois de termos vivido um longo perodo em que prevaleceu a iluso da racionalidade intrnseca aos mercados financeiros, hoje h novamente o reconhecimento das fragilidades e dos riscos sistmicos associados a seu funcionamento.

d) A expresso sua construo refere-se ao antecedente banco Lehman Brothers. e) A expresso seu funcionamento refere-se ao antecedente mercados financeiros.

14

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

26) Em relao ao texto, assinale a opo correta.

c) O termo enquanto confere ao perodo uma relao de consequncia.

27) Em relao ao texto, assinale a opo correta.

A queda das exportaes brasileiras se deveu basicamente a dois fatores: queda na demanda externa de commodities e, mais ainda, na de produtos manufaturados, situao que foi agravada pela evoluo da taxa cambial, pois a valorizao do real ante o dlar encareceu os bens brasileiros para os estrangeiros.

Parece difcil que neste final do ano haja mudana de situao, pois os pases industrializados mostram uma recuperao muito limitada especialmente os europeus , enquanto as perspectivas para os da Amrica Latina continuam difceis. Poder haver, talvez, apenas uma ligeira melhora na exportao de commodities. No se pode esperar nenhuma revoluo na poltica cambial.

No caso das importaes, ao contrrio, a situao pode mudar significativamente at o final do ano, quando a demanda domstica aumenta e estimula a indstria a produzir mais.

a) Subentende-se no trecho na de produtos manufaturados a elipse da palavra queda aps na. b) O termo pois estabelece no perodo uma relao de consequncia. c) O termo quando estabelece no perodo uma relao de condio. d) Estaria gramaticalmente correta a redao para a linha 13: No se podem esperar. e) Mantm-se a correo gramatical do perodo e suas informaes originais ao se substituir a expresso ante o por qualquer uma das seguintes: em relao ao, diante do, frente ao.

28) Assinale a opo correta em relao ao texto.

15

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Chegou-se a dizer que esse um meio elitizado, utilizado apenas pelas classes A e B. Mas uma pesquisa mostra que as classes C e D utilizam amplamente a internet. No ano passado, os brasileiros compraram mais computadores (10,5 milhes de unidades) do que televisores.

a) A eliminao de do em do que televisores mantm a correo gramatical do perodo. c) O termo Mas insere no texto uma relao de comparao.

GABARITO: 1- A / 2- X / 3- E / 4- A / 5- E / 6- X / 7- A / 8- D / 9- A / 10- C / 11- C / 12- X / 13- E / 14- X / 15- X / 16- A / 17- A / 18- C / 19- X / 20- X / 21- X / 22- X / 23- A / 24- D / 25- D / 26- X / 27- E (polmica!) / 28- A

II- VOZ PASSIVA, PARTCULA SE E EMPREGO DE TEMPOS E MODOS VERBAIS

ESAF MDIC ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2012

1) Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo incorreta.

a) A substituio de se considere (Mesmo que se considere um perodo mais longo...) por sejam considerados mantm a correo gramatical do texto. d) O emprego da voz passiva em Espera-se (Espera-se alguma retomada para este ano.) recurso de impessoalizao do texto.

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2012

2) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

c) Preservam-se a coerncia e a correo gramatical do texto, conferindo-lhe mais formalidade, ao substituir a expresso teve a ver (A queda do crescimento da economia teve a ver com trs acontecimentos.) por viu. Eu Vou Passar e voc? 16 http://www.euvoupassar.com.br

d) O uso do tempo e modo verbais em sero (Na zona do euro, sero dois trimestres consecutivos em queda, o que, de acordo com a definio convencional, caracteriza recesso) sugere hiptese, possibilidade na declarao, incerteza de que isso venha a acontecer.

3) Leia o texto.

A oferta total de crdito na economia brasileira dobrou nos ltimos oito anos. A queda da inflao, a diminuio da taxa bsica de juros e tambm a criao de novas modalidades de financiamento, como o consignado, contriburam para o aumento da disponibilidade de crdito. Isso foi decisivo para o crescimento do consumo e tem sido um dos principais dnamos do PIB. Mas comeam a ficar evidentes os sinais de fadiga nessa expanso econmica baseada no endividamento. Mesmo com o barateamento do dinheiro provido pelo Banco Central, o crdito ficou mais caro para os consumidores. Preocupado com a falta de vigor da economia, o governo determinou que o Banco do Brasil e a Caixa Econmica Federal reduzissem as suas taxas. No cheque especial e no financiamento de veculos, por exemplo, os juros que agora sero cobrados pelos bancos pblicos so praticamente a metade das taxas mdias de mercado.

Provoca-se erro gramatical e/ou incoerncia textual ao fazer a seguinte alterao nos verbos do fragmento acima.

a) reduzam em lugar de reduzissem b) tm contribudo em lugar de contriburam c) vem sendo em lugar de tem sido d) dobrara em lugar de dobrou e) viro a ser em lugar de sero

4) Assinale a opo em que o preenchimento das lacunas do fragmento abaixo preserva a correo gramatical e a coerncia entre os argumentos do texto.

O principal componente dos juros a taxa Selic. referncia de custo de captao: ______(1)_______ em ttulos pblicos, o depositante no aceitar do banco remunerao muito inferior Selic. Para o banco, a Selic sinaliza o custo de oportunidade: ________(2)_______ ao Tesouro taxa Selic, s emprestar a terceiros a juros maior, pois maior o risco.

17

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

a) enquanto possa aplicar / se pudesse emprestar b) se pudesse aplicar / quando pudesse emprestar c) se pode aplicar / se pode emprestar d) quando pudesse aplicar / enquanto possa emprestar e) caso aplicasse / caso emprestasse

5) Assinale a opo em que ao menos uma das duas formas apresentadas para preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical ou incoerncia textual.

mais do que evidente que a persistente supervalorizao do real colocou setores importantes da indstria brasileira fora do negcio: primeiro ___(A)___ as importaes (chinesas substancialmente, mas com fronteiras abertas aos demais concorrentes), ____(B)____ da produo nacional voltada para o mercado interno; em segundo lugar, ____(C)____ as exportaes brasileiras porque bloqueou a capacidade de competio de nossa indstria no exterior (...)

a) facilitando/facilitou b) em prejuzo/com prejuzo c) prejudicando/prejudicou

ESAF MI-CENAD ANALISTA DE SISTEMAS 2012

6) Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter o correto uso dos modos e tempos verbais e a coerncia entre as ideias.

Assim que o governo divulgou o crescimento zero do produto interno bruto brasileiro no terceiro semestre, no faltaram prognsticos negativos a respeito da economia do pas e houve at quem _____(1)_____ em risco de recesso no futuro prximo. Basta um olhar mais atento aos nmeros de 2011 para _______(2)_______ que o pessimismo no se justifica. Entre os empresrios no so poucas as vozes que ______(3)______dos alarmistas. No faltam motivos para supor que, em 2011, os nmeros da economia brasileira _____(4)______vir ainda mais fortes. Alm dos juros menores, conforme

18

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

______(5)______ a maioria dos economistas, do crdito em expanso, e dos incentivos fiscais, est previsto para janeiro um reajuste no salrio mnimo, o que _____(6)_____ impactos significativos renda dos trabalhadores e aposentados. Nesse ciclo, o mercado interno seguir aquecido.

a) fale / percebermos / discordassem / possam / prevera / trar b) falasse / perceberem / discordassem / pudessem / prev / trouxera c) falasse / perceber / discordam / possam / prev / trar d) falou / percebermos / discordaram / podem / prevera / traria e) falou / perceberem / discordaram / podem / previssem / trouxera

7) Assinale a opo que interpreta de maneira incorreta o uso das estruturas lingusticas no texto.

a) Considerando que o uso do presente do indicativo tambm preservaria a correo gramatical do texto, a opo pelo futuro do presente em ser (Garantir a plena mobilidade de pessoas, bens e servios ser crucial para o desenvolvimento econmico e social de qualquer cidade no mundo.) indica que a argumentao focaliza situaes futuras.

ESAF CVM AGENTE EXECUTIVO 2010

8) Em relao ao uso das estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

e) Prejudica-se a correo gramatical do perodo ao se substituir vier a ser (Tudo depende de como o pr-sal vier a ser administrado.) por estiver sendo.

ESAF MPOG ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO 2010

9) Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

19

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) O uso da voz passiva em ser pensada (a experincia da modernidade (que no deve ser pensada como algo que j aconteceu) indica que o verbo pensar est empregado como pensar em, e a orao na voz ativa correspondente deve ser escrita como pensar na experincia da modernidade. e) Embora a substituio de est sendo (O processo civilizatrio se constitui a partir da conquista de territrios e posies ocupados pela barbrie. Tal processo se d de forma contnua, num movimento insistente que est sendo sempre recomeado.) por respeite a correo gramatical e a coerncia do texto, a opo pelo uso da forma durativa enfatiza a ideia de continuidade do processo civilizatrio.

10) Provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao do texto ao

d) substituir havia sido por fora.

11) Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

c) A opo pelo uso do modo subjuntivo em resolva ( claro que no se trata de um problema simples, que se resolva com providncias rpidas) indica que se trata de uma hiptese ou possibilidade, pois a estrutura sinttica estaria igualmente correta com o uso do modo indicativo, resolve.

12) Assinale a opo em que as duas possibilidades propostas para o preenchimento das lacunas do texto resultam em um texto coerente e gramaticalmente correto.

O desempenho econmico de uma nao no est necessariamente atrelado a seu desenvolvimento sustentvel. Um pas pode crescer vertiginosamente, ___(a)___ performance econmica invejvel

a) e apresentar / apresentando

ESAF SUSEP ANALISTA TCNICO 2010

13) No texto acima, provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao do texto ao

20

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) retirar (Nos pases em geral, economistas, polticos e o noticirio gostam de ndices sobre macroeconomia). d) substituir fizera por havia feito.

14) Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

d) Em se espraia (Agora se v que a carncia de profissionais se espraia para vrios nveis de formao) o termo se funciona como indicador de sujeito indeterminado.

15) Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo.

O que aconteceria no mundo ___(1)___, num determinado perodo, nada, nem pessoas, nem patrimnios, nem atividades econmicas tivessem a cobertura de uma aplice de seguro? Se isso ___(2)____, os avies no levantariam vo (...)

a) se / acontecer b) caso / acontecer c) onde / acontecesse d) se / acontecesse e) caso / aconteceria

ESAF MTE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2010

16) Assinale a opo que, ao substituir elemento destacado no texto, acarreta erro gramatical.

Entre as diversas providncias que o Conselho Nacional de Justia (CNJ) vem tomando com o objetivo de tornar mais transparente e eficiente a administrao do Poder Judicirio, uma das mais simples comear a ser adotada brevemente. Trata-se da divulgao, pela internet, de todas as despesas de

21

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

custeio e de investimento da Justia Federal, da Justia do Trabalho, das Justias estaduais, da Justia Eleitoral e da Justia Militar. At hoje, s alguns tribunais vinham divulgando suas contas.

a) vem tomando > tem tomado b) vinham divulgando > tem divulgado

17) Em relao s estruturas do texto, assinale a opo incorreta.

b) O emprego do modo subjuntivo em inclua (Para que a cobertura mnima oferecida pelos planos de sade aos seus segurados inclua as tecnologias, os tratamentos e os equipamentos...) justifica-se por se tratar de uma orao subordinada que apresenta um fato hipottico ou provvel.

18) Em relao aos elementos do texto, assinale a opo correta.

d) A substituio de se traduziu (Isso se traduziu como forte presso sobre as finanas pblicas) por foi traduzido prejudica a correo gramatical do perodo.

ESAF SMF/PREF./RJ FISCAL DE RENDAS 2010

19) (...) Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos financeiros para que o Poder Pblico bem exera seu mister, a verdade que... (...)

Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir

a) exera por exercesse.

20) Assinale a opo que interpreta corretamente o uso das estruturas lingusticas no texto abaixo.

22

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Consiste a justia social no justo equilbrio entre dois princpios: a liberdade poltica, no mais alto grau possvel, e a igualdade nas oportunidades abertas a todos, para que cada um realize seu potencial... (...)

c) Na linha 4, o uso do modo subjuntivo em realize indica que se trata apenas de possibilidade de realizao; para se enfatizar a ideia de certeza, o texto estaria gramaticalmente correto se o verbo fosse empregado no modo indicativo: realiza.

GABARITO: 1- A / 2- X / 3- D / 4- C / 5- X / 6- C / 7- X / 8- X / 9- B / 10- X / 11- X / 12- A / 13- X / 14- X / 15- D / 16- B / 17- X / 18- X / 19- X / 20- X

III- CONCORDNCIA

ESAF MDIC ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2012

1) Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo incorreta.

e) A forma verbal pressionados (Uma parte da desacelerao de 2011 decorreu da diminuio de estoques em alguns setores, como o automobilstico, pressionados por importaes crescentes e vendas internas estagnadas.) est no masculino plural porque concorda com alguns setores.

2) O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que apresenta erro gramatical ou de grafia de palavra que prejudica a coerncia textual.

Constata-se (1) uma discrepncia nas carteiras dos maiores detentores de dinheiro no mundo rico: uma pequena frao, menos de 10%, est investida (2) nos pases emergentes, que, no entanto, j representa (3) mais de 50% do PIB global. Nesse cenrio o Brasil continuar a conviver com macias (4) entradas de recursos, que devem manter o real ainda valorizado. O governo precisa favorecer investimentos diretos e conter fluxos mais especulativos. tolervel desestimular a entrada de capital aventureiro, mas cumpre evitar exageros que afugentem (5) o dinheiro bom.

23

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2012

3) Assinale a opo que fornece a correta justificativa para as relaes de concordncia no texto abaixo.

O bom desempenho do lado real da economia proporcionou um perodo de vigoroso crescimento da arrecadao. A maior lucratividade das empresas foi decisiva para os resultados fiscais favorveis. Elevaram-se, de forma significativa e em valores reais, deflacionados pelo ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA), as receitas do Imposto de Renda Pessoa Jurdica (IRPJ), a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), e a Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O crescimento da massa de salrios fez aumentar a arrecadao do Imposto de Renda Pessoa Fsica (IRPF) e a receita de tributao sobre a folha da previdncia social. No menos relevantes foram os elevados ganhos de capital, responsveis pelo aumento da arrecadao do IRPF.

a) O uso do plural em valores responsvel pela flexo de plural em deflacionados b) O plural em resultados responsvel pela flexo de plural em Elevaram-se c) Emprega-se o singular em proporcionou para respeitar as regras de concordncia com economia d) O singular em a arrecadao responsvel pela flexo de singular em fez aumentar e) A flexo de plural em foram justifica-se pela concordncia com relevantes.

4) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

b) A flexo de singular em h (A situao nos EUA est mais positiva, h otimismo no mercado norteamericano) deve-se concordncia com otimismo.

ESAF MI-CENAD ANALISTA DE SISTEMAS 2012

24

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

5) Assinale a opo correta a respeito das relaes de concordncia no texto.

A vida em um pas nrdico, como a Finlndia, nos faz refletir mais profundamente sobre a relao entre liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais que podem propiciar vidas mais plenas e felizes aos seus cidados. Para algum habituado a desigualdades, uma sociedade igualitria, com amplo respeito pela vida humana, excelentes ndices de educao, burocracia inteligente e servios pblicos voltados (de fato) para melhorar a vida do cidado, soa como um caminho para a produo de seres humanos mais plenos e sociedades mais inspiradoras. Talvez no seja assim. Quando nos referimos igualdade, no tratamos de mera distribuio equitativa da renda. A igualdade e a dignidade humana que uma sociedade pode produzir referem-se possibilidade de o cidado ter condies materiais e subjetivas sua disposio, para que, atendidas suas necessidades bsicas e dirias de bem-estar, ele se ocupe com questes outras que a sobrevivncia. (...) Em outros termos, no foi a igualdade que deixou o pas aptico. Ademais, sociedades desiguais podem ser to ou mais acrticas e reprodutoras. O ponto que nos intriga que a igualdade, o respeito e a dignidade dados a todos no levaram autonomia, ao pensamento criativo e crtico, e a processos transformadores.

a) A flexo de singular em soa justifica-se pela concordncia com uma sociedade igualitria. b) A enumerao de vrios elementos, liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais justifica a flexo de plural em podem. c) Devido ao uso do pronome se, o plural em referem-se opcional: estaria igualmente correto empregar o singular: refere-se. d) Por se referir a sociedades desiguais, o infinito em podem ser admitiria tambm a flexo de plural, serem. e) O plural no pronome todos justifica a flexo de plural em levaram.

ESAF MPOG ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO 2010

6) Assinale a opo correta a respeito das estruturas lingusticas do texto.

d) Em O cientificismo no leva em conta que tanto o processo de percepo como o do pensamento tm seus prprios mecanismos de produo., a flexo de plural no verbo ter, indicada pelo uso do acento circunflexo em tm, estabelece a concordncia com o termo posposto, seus prprios mecanismos.

25

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

7) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

c) Em O primeiro que as medidas contra a crise, que vm sendo adotadas tanto em pases subdesenvolvidos como desenvolvidos, so fundamentalmente corretas., o acento circunflexo em vm indica que a concordncia se faz com medidas, mas estaria igualmente correto e coerente com a argumentao escrever o verbo sem acento, optando, ento, pela concordncia com crise.

ESAF SUSEP ANALISTA TCNICO 2010

8) Em relao s ideias e estruturas lingusticas do texto, assinale a opo incorreta.

b) A forma verbal tm (As exportaes brasileiras de servios tm sido) est flexionada no plural para concordar com As exportaes brasileiras de servios

9) Assinale a opo incorreta a respeito das relaes de concordncia no texto abaixo.

Quando se pensa em classe A, vem logo cabea a lembrana de gente milionria, que passa todos os fins de semana em Paris e compra as melhores marcas do mundo. No entanto, nossa classe A representa apenas 5% da populao e possui rendimentos bem menores do que muita gente imagina. O que acontece frequentemente uma confuso entre o brasileiro classe A e o consumidor de luxo, este sim cliente de marcas sofisticadas que movimenta um mercado de R$ 6 bilhes anuais.

a) Preserva-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao substituir gente milionria por milionrios, desde que se flexionasse tambm passa e compra no plural, passam e compram. b) A forma verbal possui estabelece concordncia com da populao; no entanto, tambm estaria correta a concordncia com 5%, com o uso da flexo de plural, sem prejudicar a coerncia do texto. c) Preserva-se a coerncia na argumentao, bem como a correo nas relaes gramaticais do texto, ao retirar o termo nossa classe A do texto, deixando-o apenas subentendido na flexo de representa.

26

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) Seria preservada a coerncia na argumentao com a substituio de uma confuso por confuses, desde que o verbo ser fosse usado tambm no plural: so confuses. e) A opo pelo uso da flexo de plural em movimenta, movimentam, preservaria a correo gramatical do texto, mas alteraria as relaes significativas entre os argumentos.

10) Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

e) A forma verbal mostra-se (A rede educacional do pas, com suas falhas e distores distribudas do ensino fundamental universidade, mostra-se incapaz de oferecer ao mercado de trabalho mo de obra competente.) tem como sujeito distores distribudas do ensino fundamental universidade.

ESAF MTE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2010

11) Assinale a opo que corresponde a palavra ou expresso destacada no texto abaixo que foi empregada de acordo com as regras de concordncia.

Como nunca antes, a ordem e a cultura do capital mostram inequivocamente o seu rosto inumano, revelam a lgica perversa que as(1) dominam(2) internamente e que, antes, podiam ser escamoteadas(3) a pretexto do confronto com o socialismo: criam, por um lado, grande riqueza e concentrao de poder custa da devastao da natureza, da exausto da fora de trabalho e de uma estarrecedora pobreza. A utilizao crescente da informatizao e da robotizao criam(4), ao dispensar o trabalho humano, os desempregados estruturais, hoje, totalmente descartveis. E somase(5) aos milhes s nos pases do Primeiro Mundo.

a) (1) b) (2) c) (3) d) (4) e) (5)

27

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

ESAF SMF/PREF./RJ FISCAL DE RENDAS 2010

12) Assinale a opo que interpreta corretamente o uso das estruturas lingusticas no texto abaixo.

Consiste a justia social no justo equilbrio entre dois princpios: a liberdade poltica, no mais alto grau possvel, e a igualdade nas oportunidades abertas a todos, para que cada um realize seu potencial, nos campos do trabalho, da economia, da educao, da sade e da segurana social. A razo de tal equilbrio deve ser buscada tanto no direito natural quanto em consideraes ticas. Completa-se o sentido da justia social na verificao emprica das possibilidades reais, oferecidas pela sociedade, de cada pessoa atingir os parmetros desejados de bem estar, segurana e prosperidade preservados, em toda a extenso, seus direitos e liberdade.

b) A flexo de feminino plural em abertas tanto possibilita a concordncia com oportunidades, quanto com o sujeito composto por liberdade e igualdade; mas o desenvolvimento do texto mostra que a coerncia depende da concordncia com o sujeito composto. d) A flexo de plural em preservados deve-se concordncia com parmetros, enfatizados com o uso do travesso.

13) Leia o texto

Os economistas G. Ranis, F. Stewart e A. Ramirez analisaram 76 pases durante um perodo de 32 anos. Dividiram-nos de acordo com dois critrios: desenvolvimento econmico e desenvolvimento humano (nesse caso, medido atravs de uma combinao de indicadores de educao e sade). Usando-se essas duas dimenses, pode-se ter duas situaes de equilbrio (quando o lado humano e o econmico so igualmente altos ou baixos) e duas de desequilbrio (quando o humano alto e o econmico baixo, vice-versa). Surgem algumas concluses interessantes desse estudo. A primeira que as situaes de desequilbrio duram pouco. Se um pas tem muito crescimento econmico e pouco capital humano (CH), ele tende a parar de crescer ou a aumentar seu lado humano. A segunda: muito difcil sair de uma situao de equilbrio negativo. Mais da metade dos pases que tinham baixo crescimento e baixo CH em 1960 permanecia na mesma posio na dcada de 90. A terceira que o crescimento econmico, quando desacompanhado de evoluo do lado humano, dura pouco: de todos os pases que tinham algum crescimento econmico e baixo CH no incio do perodo, nenhum conseguiu chegar ao equilbrio em alto nvel. Todos, sem exceo, terminaram o perodo com baixo crescimento e baixo CH. A quarta, e mais importante, que a estratgia de privilegiar o lado humano d frutos muito melhores do que aquela que enfatiza s o lado econmico.

28

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Assinale a opo correta a respeito das relaes de concordncia no texto.

a) O plural no pronome em Dividiram-nos deve-se concordncia com o sujeito subentendido da orao: Os economistas G. Ranis, F. Stewart e A. Ramirez b) A flexo de singular no verbo em pode-se faz a concordncia com o sujeito indeterminado; mas igualmente correto flexionar o verbo no plural, fazendo a concordncia com duas situaes: podemse ter. c) A flexo de plural em Surgem tanto permite a interpretao como indicao de sujeito indeterminado como admite a inferncia de duas dimenses como sujeito subentendido da orao. d) A flexo de singular em d determinada por lado humano; mas, se fosse usada a expresso aspectos humanos, a coerncia do texto no seria prejudicada, desde que o verbo fosse flexionado no plural. e) O termo mais da metade dos pases estabelece duas relaes diferentes de concordncia: pases determina a flexo de plural em tinham, enquanto permanecia faz a concordncia com metade.

ESAF ANA ANALISTA ADMINISTRATIVO 2009

14) Em relao ao texto abaixo, assinale a opo incorreta

c) A forma verbal tem (Por esses motivos que mesmo os pases desenvolvidos tm incentivado) est no plural porque concorda com os pases desenvolvidos.

ESAF SEFAZ/AFOFP/SP ANALISTA EM PLANEJAMENTO, ORAMENTO E FINANAS PBLICAS 2009

15) Com base no texto, assinale a opo incorreta.

d) A forma verbal Facilitaram (Facilitaram a ascenso do extremismo em Gaza a incompetncia corrupta do governo do Fatah, o cruel bloqueio circulao de bens e pessoas imposto por Israel e a opo, tomada por EUA e Unio Europeia, de ignorar diplomaticamente o Hamas e fortalecer a ANP.) est no plural porque concorda com o sujeito composto que est em posio subsequente.

29

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

16) Um funcionrio escreveu, em um documento oficial, o trecho:

inquestionvel o estrito cumprimento da legalidade nos procedimentos licitatrios e a execuo de contratos ceara em que existem normas que regram as aquisies financiadas com recursos pblicos, sobre os quais recai necessariamente a fiscalizao da destinao que lhes tenham sido dadas.

Ao revisar o documento, percebeu que o trecho continha erros gramaticais. Das cinco alteraes que fez para eliminar os erros, uma transformou uma expresso gramaticalmente correta em errada. Em que opo isso aconteceu?

c) Eliminou o plural de dadas: dada. d) Passou o verbo tenham para o singular: tenha. e) Retirou o plural do pronome lhes: lhe

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2008

17) Em relao ao texto, assinale a opo correta.

Preocupados com o mau desempenho recente das exportaes do Brasil para os Estados Unidos, exportadores e especialistas em comrcio exterior prevem um perodo de maiores dificuldades para os prximos meses. O desaquecimento da economia americana a causa mais bvia que apontam de um menor crescimento das compras no Brasil.

a) A forma verbal prevem est no plural para concordar com Estados Unidos. b) A forma verbal apontam est no plural para concordar com prximos meses.

18) As opes trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contm erro de regncia e/ou de concordncia.

30

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Como ningum quer falar em aumento de impostos, todos se aferram expresso mgica: reforma tributria. O tema evoca um pas moderno, com distribuio mais justa dos valores arrecadados.

d) Todos concordam at se sentarem na mesa de discusses, quando se inicia os mais acalorados debates. Ningum quer perder. Estados e Municpios buscam aumentar seu quinho na nova diviso do dinheiro arrecadado.

ESAF TCU ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO 2006

19) Assinale a assero falsa acerca da estruturao lingstica e gramatical do texto abaixo.

Nem o sim nem o no venceram o referendo, e quem confi ar no resultado aritmtico das urnas logo perceber a fora do seu engano. (...) E nem um lado nem outro poderia faz-lo.

a) Para o texto no apresentar nenhuma incorreo de ordem sinttica, a concordncia do sujeito composto ligado por nem... nem deve ser feita com o verbo no plural, tal como se fez na ocorrncia do mesmo sujeito composto, na primeira linha do texto.

ESAF MTE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2006

20- Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opo que apresenta erro de concordncia.

a) As riquezas geradas eram, de fato, imensas e as condies de vida nas cidades costumavam ser horrveis. Para se ter idia, alguns recenseamentos ingleses, da dcada de 1840, relatam que o homem do campo vivia, em mdia, 50 anos e o da cidade, 30 anos. b) Talvez esses nmeros sejam indicadores da dramaticidade das modificaes ocasionadas, na vida de milhes de seres humanos, pela Revoluo Industrial. c) Essa dramaticidade que, muitas vezes, nos escapa, mas que podemos entrever, como nos informa Hobsbawm, se levarmos em conta que era comum, nas primeiras dcadas dos oitocentos, encontrar

31

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

trabalhadores citadinos vivendo de forma que seria absolutamente irreconhecvel para seus avs ou mesmo para seus pais. d) A fragmentao das sociedades campesinas tradicionais, que originou as grandes massas nas cidades, fazem com que, nas palavras de Hobsbawm, nada se tornasse mais inevitvel do que o aparecimento dos movimentos operrios. e) Aqueles trabalhadores, que viviam em condies insuportveis, no tinham quaisquer recursos legais, somente alguns rudimentos de proteo pblica.

GABARITO: 1- X / 2- C / 3- A / 4- X / 5- A / 6- X / 7- X / 8- X / 9- B / 10- X / 11- A / 12- X / 13- E / 14- X / 15- X / 16- E / 17- X / 18- D / 19- A / 20- D

IV- REGNCIA E CRASE

ESAF MDIC ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2012

1) O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que manteve o emprego correto do sinal indicativo de crase.

Interessa (1) todo o Pas, por sua importncia para (2) produo, (3) criao de empregos e o desenvolvimento, a agenda levada ao Congresso pelo presidente da Confederao Nacional da Indstria CNI. Ao apresentar uma lista de 131 projetos considerados favorveis ou prejudiciais ao setor, ele cobrou dos parlamentares, como de costume, ateno urgente s (4) questes de grande relevncia para (5) economia, especialmente numa fase de crise internacional.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2012

32

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

2) No que diz respeito ao uso do sinal de crase, assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

Uma mera observao __(1)__olho nu j basta para constatar que parcela relevante do spread est ligada, direta ou indiretamente, __(2)__ polticas pblicas, sejam tributrias regulatrias ou de outra natureza. Parece, pois, difcil avanar na questo dos spreads, sem que tais polticas sejam, no mnimo, reavaliadas, obviamente no perdendo de vista os legtimos objetivos de cada uma delas. Por outro lado, o aumento da eficincia do sistema bancrio igualmente relevante para __(3)__ queda dos spreads. Isso sugere que parte da bola, pelo menos, est com os bancos, pblicos e privados, que devem se tornar cada vez mais eficientes nas funes de intermedirios financeiros. Em suma, necessrio um permanente dilogo entre o setor bancrio e o governo, com vistas __(4)__ implementao de medidas sustentveis para reduo de spread, objetivo que deve ser atingido sem ameaas __(5)__ estabilidade financeira.

a) / s / a / / b) a / as / a / / a c) a / s / a / / d) a / a / / a / a e) / a / / a /

ESAF MI-CENAD ANALISTA DE SISTEMAS 2012

3) Assinale a opo que interpreta de maneira incorreta o uso das estruturas lingusticas no texto.

Em ltima instncia, uma importante deciso poltica deve ser tomada em relao ao modelo de cidade em que queremos viver e ao destino dos investimentos pblicos em mobilidade.

c) O emprego da preposio a antes de o destino indica que esse termo complementa a expresso em relao, assim como o modelo tambm a complementa.

ESAF CVM ANALISTA DE SISTEMAS 2010

33

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

4) Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

a) Por integrar um termo que complementa combater (... de capital para combater a formao de bolhas...), o artigo em a formao poderia receber o sinal indicativo de crase, o que indicaria a insero da preposio a no texto.

ESAF SMF/RJ - FISCAL DE RENDAS 2010

5) Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, Editorial, de 1/6/2010. Assinale a opo em que no foram inseridos erros gramaticais e o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

c) poltica de "bondades" do governo, em vigor nos ltimos meses, veio se acrescentar do Legislativo, que se aproveita do perodo eleitoral para propor medidas mais condescendentes. Isso aumenta perigosamente o poder aquisitivo da populao. e) claro que a indstria tem dificuldades em acompanhar o ritmo de crescimento da demanda domstica, recorrendo para isso importaes, que nem sempre tm preos menores do que os apresentados pela produo nacional.

ESAF MPOG ANALISTA DE PLANEJ. E OR. 2010

6) A preocupao com a herana que deixaremos as (1) geraes futuras est cada vez mais em voga. Ao longo da nossa histria, crescemos em nmero e modificamos quase todo o planeta. Graas aos avanos cientficos, tomamos conscincia de que nossa sobrevivncia na Terra est fortemente ligada a (2) sobrevivncia das outras espcies e que nossos atos, relacionados a (3) alteraes no planeta, podem colocar em risco nossa prpria sobrevivncia. Contudo, aliado ao desenvolvimento cientfico, temos o crescimento econmico que nem sempre esteve preocupado com questes ambientais. O que se almeja o desenvolvimento sustentvel, que aquele vivel economicamente, justo socialmente e correto ambientalmente, levando em considerao no s as (4) nossas necessidades atuais, mas tambm as (5) das geraes futuras, tanto nas comunidades em que vivemos quanto no planeta como um todo.

34

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Para que o texto acima respeite as regras gramaticais do padro culto da Lngua Portuguesa, obrigatria a insero do sinal indicativo de crase em

a) 1, 2 e 3. b) 1 e 2. c) 1, 3 e 5. d) 2 e 4. e) 3, 4 e 5.

ESAF MTE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2010

7) Os trechos abaixo compem, sequencialmente, um texto adaptado do Editorial do jornal Zero Hora (RS) de 18/01/2010.

Assinale a opo que est gramaticalmente correta quanto ausncia ou presena do acento grave indicativo de crase. a) O novo estmulo aos usineiros, tambm com pesado suporte de subsdios, levou indstria automobilstica a investir na produo no mais de carros movidos a lcool, mas de veculos flex, que permitem o uso dos dois combustveis. No ano passado, as vendas de carros flex cresceram 14% em relao a 2008. b) Apresentado nos anos 70 como opo crise do petrleo, sob forte apoio governamental, o lcool perdeu relevncia nas dcadas de 80 e 90. A produo foi retomada e intensificada nos ltimos anos, com a exploso nos preos internacionais dos derivados da energia fssil. c) As montadoras aplicaram recursos no desenvolvimento de tecnologias, e o consumidor se disps a pagar mais por veculos mais modernos. Ambos apostaram nas vantagens de um combustvel que, alm de reduzir dependncia da gasolina e do diesel, apresentava ainda as virtudes do ecologicamente correto, por ser menos poluente e renovvel. d) A partir do ano passado, com a queda nos preos do petrleo, outros fatores de mercado conspiraram contra o lcool, como a quebra na produo da cana e o aumento dos preos do acar. Mesmo que o lcool se submeta oscilaes de cotaes, como qualquer outro produto, o que no se pode admitir que essas variaes faam com que a oferta do produto seja imprevisvel e instvel.

35

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) A sazonalidade e outras questes envolvidas no so suficientes para explicar a ausncia de uma poltica que assegure, fabricantes e consumidores, a certeza de que investiram em uma opo de combustvel tratada com a seriedade que merece.

ESAF SUSEP ANALISTA TCNICO 2010

8) Assinale a opo que corresponde a erro gramatical inserido no texto.

Falta uma padronizao internacional para transformar-lhe (3) em uma commodity

c) 3

ESAF SEFAZ-AFOFP/SP ANALISTA EM PLANEJAMENTO, ORAMENTO E FINANAS PBLICAS 2009

9) Em relao ao texto abaixo, assinale a opo correta.

A invaso israelense intensifica o ambiente de privaes e ameaas integridade fsica em que vivem os habitantes de Gaza.

a) O sinal indicativo de crase em integridade justifica-se pela regncia de intensifica e pela presena de artigo definido feminino singular.

10) Com base no texto, assinale a opo incorreta.

Mas isso muito pouco para explicar a verdadeira chacina na malha rodoviria a que o pas parece assistir de braos cruzados.

c) O emprego da preposio a em a que o pas parece... justifica-se pela regncia de assistir.

36

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

11) Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

Ao acabar a Segunda Guerra Mundial, o mundo esperava nunca mais assistir __1__ tragdias humanitrias como a que dizimou a vida de seis milhes de pessoas entre 1939 e 1945. __2__ esperanas, porm, mostraram-se vs. Gaza serve de exemplo. Encurralada, __3__ populao da faixa de 362km (1,5 milho de pessoas) protagoniza o horror que escandaliza __4__ conscincias civilizadas dos cinco continentes e mobiliza protestos nas principais cidades da Terra. O cenrio assusta. Homens, mulheres e crianas que se concentram numa das regies de maior densidade populacional do planeta so as vtimas de uma guerra na qual no so soldados. Submetidos __5__ uma chuva de msseis __6__ onze dias, tiveram o territrio invadido tambm por terra. Tanques, armas e os militares mais bem treinados do mundo abrem caminho no terreno em que cada centmetro disputado por milhares de pessoas. O apago, aliado ao frio e __7__ falta de gua potvel, acrescenta desespero ao ambiente digno do inferno de Dante.

a) / s / a / umas / / a / b) a / As / a / as / a / h / c) s / Tais / essa / essas / / a / a d) / Umas / / / a / a / uma e) a / Essas / uma / s / a / h / a

ESAF SRF ANALISTA-TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL 2009

12) Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto adaptado do Jornal do Brasil, Editorial, 7/10/2009.

Vrios, e de distintos naipes, foram os questionamentos __1__ construo do IDH como tal. Por que no mortalidade infantil de crianas abaixo de 5 anos de idade em vez de expectativa de vida? Por que no incluir outros indicadores, tais como nvel de pobreza, dficit habitacional, acesso __2__ gua potvel e saneamento bsico? Por que no acrescentar outras dimenses relacionadas __3__ meio ambiente (que afeta o padro de vida desta e das prximas geraes), aos direitos civis e polticos, __4__ segurana pessoal e no trabalho, __5__ facilidade de locomoo? Qual a confiabilidade dos dados fornecidos por

37

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

quase duas centenas de pases? H uma escassez de informao em relao __6__ maioria das dimenses sugeridas para uma comparao internacional, sem contar __7__ confiabilidade dos dados.

a) / a / ao / / / / a b) da / / com o / com a / da / com a / da c) a / na / pelo / da / na / da / d) na / da / no / na / de / a / uma e) pela / de / a / em / com a / pela / com a

ESAF STN ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2008

13) Analise as quatro asseres sobre aspectos lingusticos do trecho abaixo e assinale, a seguir, a opo correta.

I. Falta o acento indicador de crase em: concernente a; frente a determinao e margem a indenizaes.

14) Com base no texto, assinale a opo incorreta.

Aos bilhes empenhados para permitir ao Morgan digerir o Bear Stearns, em maro; ao dinheiro sacado a fim de evitar a quebra das gigantes Fannie Mae e Freddie Mac, redescontadoras de hipotecas, o governo e o Fed, o BC dos EUA, decidiram somar US$85 bilhes para salvar a AIG.

c) O emprego de preposio em Aos bilhes e em ao dinheiro justifica-se pela regncia de somar.

15) Assinale a opo em que o termo sublinhado est gramaticalmente correto.

38

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

O Brasil vem gradativamente progredindo no que diz respeito (1) administrar o bem pblico. No sculo passado, estava arraigado (2) comportamentos administrativos viciosos, aos quais(3) priorizavam os interesses do administrador e de quem mais lhe conveniesse(4), ficando de lado a real finalidade do servio pblico, que servir o(5) pblico.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2008

16) Em relao ao texto, assinale a opo correta.

b) O sinal indicativo de crase em costumeira (Sem isso, estaremos condenados costumeira) justifica-se pela regncia de estaremos.

17) Assinale o trecho do texto adaptado do Jornal do Commercio (PE), de 12/01/2008, que apresenta erro de regncia.

a) Depois de um longo perodo em que apresentou taxas de crescimento econmico que no iam alm dos 3%, o Brasil fecha o ano de 2007 com uma expanso de 5,3%, certamente a maior taxa registrada na ltima dcada. b) Os dados ainda no so definitivos, mas tudo sugere que sero confirmados. A entidade responsvel pelo estudo foi a conhecida Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal). c) No h dvida de que os nmeros so bons, num momento em que atingimos um bom supervit em conta-corrente, em que se revela queda no desemprego e at se anuncia a ampliao de nossas reservas monetrias, alm da descoberta de novas fontes de petrleo. d) Mesmo assim, olhando-se para os vizinhos de continente, percebe-se que nossa performance inferior a que foi atribuda a Argentina (8,6%) e a alguns outros pases com participao menor no conjunto dos bens produzidos pela Amrica Latina. e) Nem preciso olhar os exemplos da China, ndia e Rssia, com crescimento acima desses patamares. Ao conjunto inteiro da Amrica Latina, o organismo internacional est atribuindo um crescimento mdio, em 2007, de 5,6%, um pouco maior do que o do Brasil.

39

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

ESAF ENAP ADMINISTRADOR 2006

18) Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto.

Durante o ano passado, o montante destinado pelo Banco do Brasil __1__ concesso de crdito atingiu R$ 101,8 bilhes, um crescimento de 14,9% em relao __2__ 2004. Esse resultado consolidou __3__ posio do banco de lder na concesso de crdito no pas com 15,3% de participao no mercado. Os recursos destinados pelo BB __4__ emprstimos beneficiam pessoas fsicas e micro e pequenas empresas, favorecem o financiamento do agronegcio e da produo dos agricultores familiares, bem como __5__ exportaes brasileiras e outras atividades produtivas que promovem o desenvolvimento regional.

a) a / a / / a / s b) / / a / a / s c) a / a / / / as d) / a / a / a / as e) / / / a / as

ESAF SUSEP AGENTE EXECUTIVO 2006

19) Em relao ao texto, assinale a afirmativa incorreta.

c) O sinal indicativo de crase em pobreza (condena a maioria da populao pobreza) justifica-se pela regncia de condena e pela presena de artigo feminino singular diante de pobreza.

ESAF ANEEL ANALISTA ADMINISTRATIVO 2006

40

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

20) A pichao uma das expresses mais visveis da invisibilidade humana. So mais do que rabiscos. So uma forma de estabelecer uma relao de pertencimento com a comunidade mesmo que por meio da agresso e, ao mesmo tempo, de dar ao autor um sentido de auto-identidade.

Sobre esse trecho, so feitas quatro declaraes. Analise-as e assinale, a seguir, a opo correta em relao a elas.

III. O verbo dar, na penltima linha, est empregado como bitransitivo, constando da frase seus dois objetos: o direto e o indireto. IV. Os dois verbos antecedidos de preposio: de estabelecer... e de dar, coordenados entre si, esto subordinados ao mesmo termo.

c) Apenas III e IV so declaraes verdadeiras.

GABARITO: 1- D / 2- C / 3- X / 4- X / 5- X / 6- B / 7- B / 8- C / 9- X / 10- X / 11- B / 12- A / 13- X / 14- X / 15- E / 16- X / 17- D / 18- D / 19- X / 20- C

V- PONTUAO

ESAF MDIC ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2012

1) Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo de 20/3/2012. Assinale a opo correta quanto ao emprego dos sinais de pontuao.

a) Estudo recente de uma instituio americana, mostra que, em termos da produtividade do trabalho, estamos atrs da Argentina, do Chile, do Mxico, do Uruguai, do Peru e da Colmbia, para citar apenas algumas naes sul-americanas. Superamos apenas a Bolvia e Equador.

41

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) O aumento da escolaridade, foi um passo frente, pois os jovens estaro mais aptos ao aprendizado necessrio, a um bom desempenho em suas profisses e atividades do que as geraes anteriores. c) Porm, para se nivelar aos parmetros, at mesmo, da maioria dos pases do continente, o Brasil, ter de andar bem mais rpido. d) O pas j se encontra em um estgio no qual os saltos de produtividade no ocorrero sem investimentos mais expressivos. Alm de equipamentos, automao e outras ferramentas da tecnologia, parte desses investimentos precisar estar voltada para os recursos humanos. e) recente (menos de vinte anos) um envolvimento mais vigoroso do poder pblico, nesse esforo, para qualificar os recursos humanos disponveis. At ento, a iniciativa partia de instituies privadas ou das empresas, muitas vezes agindo de maneira isolada.

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2012

2) Assinale a opo que apresenta erro gramatical inserido na transcrio do fragmento abaixo.

O dinamismo da indstria ao longo do ano, particularmente no setor de veculos automotores, metalurgia e produtos minerais, assegurou o crescimento real da receita...

a) vrgula depois de minerais.

3) Desconsiderando os necessrios ajustes nas letras iniciais maisculas e minsculas, provoca-se erro gramatical e/ou incoerncia textual ao

O Brasil vive uma situao intrigante: enquanto a economia alterna altos e baixos, a taxa de desemprego cai de forma consistente. Uma das possveis causas a reduo do crescimento demogrfico, que desacelera a expanso da populao apta a trabalhar. Com menos pessoas buscando uma ocupao, a taxa de desemprego pode cair mesmo com o baixo crescimento. Isso bom? Depende. Por um lado, a escassez de mo de obra reduz o nmero de desempregados e aumenta a renda. Por outro, eleva os custos e reduz a competitividade das empresas, o que pode lev-las a demitir para reequilibrar as contas. uma bomba-relgio que s pode ser desarmada com o aumento da produtividade para manter o emprego, os trabalhadores precisaro ser treinados para produzir mais.

a) substituir o sinal de interrogao depois de bom por um sinal de ponto e vrgula.

42

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) inserir uma vrgula depois de cair. c) retirar o sinal de dois pontos depois de intrigante e, ao mesmo tempo, substituir a vrgula depois de baixos pelo sinal de dois pontos. d) substituir o ponto depois de Depende pelo sinal de dois pontos e, ao mesmo tempo, substituir o ponto depois de renda por ponto e vrgula. e) substituir o travesso depois de produtividade pelo sinal de dois pontos.

ESAF MI-CENAD ANALISTA DE SISTEMAS 2012

4) Provoca-se erro gramatical e incoerncia textual ao fazer a seguinte alterao nos sinais de pontuao do texto:

Sabe-se muito pouco dos rumos que as grandes cidades tomaro nas prximas dcadas. Muitas vezes nem se prev a dinmica metropolitana do prximo quinqunio. Mesmo com a capacitao e o preparo dos tcnicos dos rgos envolvidos com a questo urbana, h variveis independentes que interferem nos planos e projetos elaborados pelos legislativos e encaminhados ao Executivo. Logicamente no se prev o malfadado caos urbano, mas ele pode ensejar que o pas se adiante aos eventos e tome medidas preventivas ao desarranjo econmico, que teria conseqncias nefastas. (...)Medidas nessa direo podem (e devem) estar em consonncia com a projeo de tendncias e mesmo com a anteviso de demandas dos destinatrios da gesto urbana os cidados, urbanos ou no.

a) substituir o ponto depois de quinqunio, por vrgula. b) substituir o ponto depois de dcadas pelo sinal de dois pontos. c) inserir uma vrgula depois de Logicamente. d) retirar os parnteses que destacam e devem. e) substituir o travesso depois de urbana por vrgula.

5) Assinale a opo que interpreta de maneira incorreta o uso das estruturas lingusticas no texto.

(...) Existe consenso entre especialistas de que aumentar a densidade habitacional ao redor dos grandes eixos de transporte pblico, bem como ampliar os investimentos no modelo que realmente pode

43

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

chegar a todos os cantos da cidade os corredores de nibus , ser a chave do sucesso para qualquer cidade que almeja ser lder global.

d) A presena do travesso depois de nibus torna desnecessrio o uso da vrgula; por isso, sua omisso manteria a correo gramatical do texto.

ESAF CVM AGENTE EXECUTIVO 2010

6) Em relao ao texto, assinale a opo correta.

Onde as sociedades so mais justas, equilibradas, honestas e onde as necessidades sociais so mais satisfeitas, h menor risco para a atividade jornalstica. Com esse cenrio, os governos so mais honestos e o Estado mais transparente; as empresas privadas menos corruptas e corruptoras e os cidados mais ntegros. (...)

a) O emprego de vrgulas aps justas e equilibradas justifica-se por isolar aposto. b) A substituio do sinal de ponto e vrgula por vrgula aps transparente prejudica a correo gramatical do perodo.

7) Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Cristina Spera, disponvel em http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/4774/servicos_do_portal/noticias/itens/(acesso em 2/11/2010).

Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta no que se refere ao uso dos sinais de pontuao.

a) Desde o sculo V a.c., na Prsia, sabe-se que, os ventos podem gerar energia limpa e abundante. de l que vem o moinho de vento, inveno originalmente utilizada para mover gua; e irrigar os campos de arroz e trigo. b) Os mecanismos bsicos que movimentam os moinhos no mudaram desde ento; o vento atinge uma hlice que, ao movimentar-se, gira uma polia que, impulsiona outro equipamento. Na antiguidade um monjolo. No sculo XXI, um gerador de eletricidade.

44

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

c) O vento o resultado da diferena de temperatura entre gua e terra, plancies e montanhas, nas regies tropicais, equatoriais e polares. A fora do vento e a quantidade de energia nele contida depende da poca do ano, da hora do dia e da vegetao e topografia do local. d) Os sculos que separam o moinho persa dos atuais parques elicos foram marcados por grandes descobertas cientficas. Elas, inclusive explicaram o que vento. No , o sopro dos deuses, como os antigos imaginavam. e) O litoral brasileiro, por suas caractersticas considerado: um local abenoado por ventos que podem gerar milhes de quilowatts de energia eltrica. Desde os anos 1990 h empreendedores, fincando hastes e hlices em alguns locais especialmente beneficiados pelos regimes de ventos, como o litoral de Santa Catarina e o do Cear.

ESAF MPOG ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO 2012

8) Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto.

Assim como a ideia de civilizao implica a ideia de barbrie, a experincia da modernidade (que no deve ser pensada como algo que j aconteceu, mas como algo que deve estar sempre acontecendo, um porvir) implica a experincia da violncia que a tornou possvel a violncia fundadora da modernidade.

c) O sinal de travesso, na linha 13, exerce funo semelhante ao sinal de dois pontos, que a de introduzir uma explicao ou uma especificao para a ideia anterior.

9) Provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao do texto ao

a) substituir os dois travesses das linhas 2 e 3 por vrgulas (O desenvolvimento um processo complexo, que deriva de uma gama de fatores entre os quais se reala a educao e precisa de tempo para enraizar-se.).

ESAF SUSEP ANALISTA TCNICO 2012

10) Em relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta.

45

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

a) Prejudica-se a correo gramatical do perodo ao se substituir os travesses das linhas 1 e 3 por vrgulas (Dados do Sine uma rede pblica de agncias de emprego, associada ao Ministrio do Trabalho mostram que apenas 39% das vagas ali oferecidas em 2009 foram preenchidas.).

ESAF MTE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2010

11) Assinale a opo correta acerca do vocabulrio e de aspectos gramaticais do texto.

(...) Corolrio do desmoronamento do sistema de proteo social, em um quadro agravado pela revoluo tecnolgica, que automatizou o sistema produtivo sem gerar novos postos de trabalho, esse novo personagem vai materializar uma inesperada e imprevisvel reproduo... (...)

b) A vrgula foi empregada aps a expresso revoluo tecnolgica para isolar orao restritiva, subsequente.

12) Em relao ao texto, assinale a opo incorreta.

(...) Como era de se esperar, com porto, aeroporto e estradas arruinados ou semidestrudos, com a escassez de gua, alimentos e remdios, iniciaram-se ondas de saques, e o prprio governo local transferiu a administrao da crise para outros pases e instituies.

d) As vrgulas aps porto e gua tm a mesma justificativa gramatical.

13) Em relao ao emprego de vrgulas no texto abaixo, assinale a justificativa correta.

Consagrado como espao para a reflexo dos grandes temas mundiais, (1) o Frum Social Mundial retorna a Porto Alegre no ano em que completa uma dcada. Mesmo que o encontro seja compartilhado com cinco cidades da Regio Metropolitana e que outras reunies do mesmo evento se realizem durante 2010 em vrios pases, Porto Alegre o lugar-referncia dos debates inaugurados em

46

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

2000. Foi a partir dessa capital que o Frum se transformou, j no evento inaugural, numa oportunidade de congregar, anualmente, ONGs,(2) personalidades,(2) estudantes, polticos e todos os envolvidos nas discusses sobre educao,(3) ambiente, (3)economia, globalizao, direitos humanos e cooperao. O debate de ideias que contribuam para a melhoria das relaes humanas a essncia do Frum, que seus organizadores esperam reforar este ano. Organizado h 10 anos com o argumento de que era preciso criar um contraponto ao Frum Econmico de Davos, (4) o Frum Social sempre esteve envolvido em saudveis controvrsias. A polmica sobre a maior ou menor relevncia de um ou de outro frum da natureza de qualquer debate. Esse confronto foi aos poucos diludo e prevalece hoje o entendimento de que o importante a livre manifestao de pontos de vista e de diferenas. O importante,(5) no entanto, (5) que o Frum continue contribuindo para a exposio de ideias e propostas s questes mundiais.

a) (1) A vrgula isola orao subordinada adverbial comparativa anteposta principal. b) (2) As vrgulas isolam aposto explicativo. c) (3) As vrgulas isolam elementos de mesma funo gramatical componentes de enumerao. d) (4) A vrgula isola orao subordinada adjetiva restritiva anteposta principal. e) (5) As vrgulas isolam adjunto adverbial de tempo intercalado na orao principal.

14) Assinale o trecho em que foram plenamente atendidas as regras de emprego dos sinais de pontuao.

a) Na linguagem de hoje, a palavra provedor evoca mais facilmente um servio do mundo virtual do que o homem que, sozinho, sustentava materialmente sua famlia. que saiu do ar esse provedor que, at recentemente, ocupava no s a cabeceira da mesa, mas tambm um lugar de indiscutvel poder na famlia. b) Na metade do sculo XX, introduziu-se no esprito das mulheres, uma ideia subversiva: a identidade e a liberdade passavam pela independncia econmica em face do homem provedor. c) Nos anos 90, quando as grandes transformaes econmicas, a globalizao e a reestruturao das empresas com supresso de empregos, tornaram precrio e inseguro o salrio dos homens, as mulheres aumentaram seu investimento no mercado de trabalho. d) Para as mulheres, o trabalho remunerado j no representava somente uma escolha de afirmao de identidade ou de realizao pessoal em algum campo profissional. Ele tornou-se uma necessidade. Homens e mulheres passaram a somar salrios, nica maneira para muitos, de garantir o nvel de vida de uma famlia, em que os homens j no eram confiveis como provedores.

47

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) Na prtica, a insero das mulheres no mercado de trabalho, no atenuou suas responsabilidades em relao famlia. Simplesmente, a famosa vida domstica passou a ser encaixada nos interstcios dos horrios de sua vida profissional. As mulheres porm, senhoras de si, passaram a se perguntar: por que continuava cabendo exclusivamente a elas a responsabilidade pela vida privada.

ESAF SMF-PREF./RJ FISCAL DE RENDAS 2010

15) Em relao s estruturas do texto, assinale a opo correta.

a) O emprego de vrgulas aps Eurostat e aps econmicas justifica-se por isolar expresso que tem funo de vocativo (A Eurostat, o organismo da Unio Europeia encarregado da elaborao de estatsticas econmicas, mostrou que...). d) O emprego de vrgulas aps indstria, populao e obra justifica-se por isolar elementos de mesma funo sinttica componentes de uma enumerao de itens (... perda de competitividade da indstria, rpido envelhecimento da populao, custo elevado da mo de obra, falta de reformas polticas e econmicas).

ESAF ANA ANALISTA ADMINISTRATIVO 2009

16) Em relao pontuao do texto, assinale a opo correta.

A gua pode ter diversas finalidades, como: abastecimento humano, dessedentao animal, irrigao, indstria, gerao de energia eltrica, lazer, navegao etc. Muitas vezes, esses usos podem ser concorrentes, o que gera conflitos entre setores usurios ou mesmo impactos ambientais. Nesse sentido, necessrio gerir e regular os recursos hdricos, acomodando as demandas econmicas, sociais e ambientais por gua em nveis sustentveis, para permitir a convivncia dos usos atuais e futuros da gua sem conflitos. Por isso, a outorga fundamental, pois, ordenando e regularizando o uso da gua, possvel assegurar ao usurio o efetivo acesso a ela, bem como realizar o controle quantitativo e qualitativo dos usos desse precioso recurso.

a) As vrgulas da linha dois justificam-se porque isolam elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao. b) O emprego do sinal de dois-pontos justifica-se por anteceder orao subordinada adjetiva restritiva.

48

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

c) A vrgula aps Muitas vezes justifica-se para isolar conjuno temporal. d) O emprego de vrgula apos hdricos justifica-se para isolar orao subordinada adverbial comparativa. e) O emprego de vrgula aps fundamental justifica-se por isolar orao subordinada adverbial condicional.

ESAF SEFAZ-AFOFP/SP ANALISTA EM PLANEJAMENTO, ORAMENTO E FINANAS PBLICAS 2009

17) Ainda em relao ao texto constante da questo n. 1, assinale a opo correta.

[...] A reduo dos juros que se verificou em dezembro certamente no reflete as mudanas que beneficiaram os bancos (reduo do compulsrio e ligeira melhora na captao de recursos), mas apenas a menor procura por crdito. [...]

b) Caso os parnteses sejam substitudos por travesses, prejudica-se a correo gramatical do perodo.

18) Em relao ao texto abaixo, assinale a opo correta.

b) O segmento de onde parte a maioria dos ataques com foguetes contra o sul israelense est entre vrgulas por tratar-se de orao subordinada adjetiva explicativa (... o objetivo inicial da ao terrestre isolar o norte da faixa litornea, de onde parte a maioria dos ataques com foguetes contra o sul israelense, do restante do territrio palestino.). c) O emprego de vrgula aps areos (Alm dos intensos bombardeios areos, que mataram centenas de palestinos entre eles vrias mulheres e crianas , faltam vveres e medicamentos, e os cortes no fornecimento de gua e luz so constantes.) justifica-se para isolar a orao de natureza restritiva subsequente.

19) Com base no texto, assinale a opo incorreta.

49

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

a) O segmento presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) (O Hamas venceu as eleies parlamentares palestinas de 2006 e, mais tarde, expulsou de Gaza o Fatah, o partido secular de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).) est precedido por vrgula por tratar-se de aposto.

20) Com base no texto, assinale a opo incorreta.

(...) Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados.

a) O emprego de sinal de dois-pontos aps responsabilidade justifica-se por anteceder uma citao de outro texto. e) O emprego de vrgulas nas linhas 9 e 10 justifica-se porque isolam elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao.

GABARITO: 1- D / 2- X / 3- A / 4- A / 5- D / 6- X / 7- C / 8- X / 9- X / 10- X / 11- X / 12- X / 13- C / 14- A / 15- D / 16- A / 17- X / 18- B / 19- X / 20- A

VI- CONTINUAO E ORDENAO TEXTUAL COM COESO, COERNCIA E CORREO

ESAF MDIC ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2012

1) Assinale a opo que constitui continuao coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto abaixo.

O governo concedeu R$ 97,8 bilhes em benefcios fiscais a empresas, nos ltimos cinco anos, e adotou dezenas de medidas para conter a valorizao cambial e proteger a indstria da concorrncia estrangeira mas tudo isso teve resultados insignificantes, como demonstra o fraco desempenho brasileiro no mercado internacional de manufaturados. Incapaz de acompanhar o crescimento do

50

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

mercado interno, a indstria de transformao perdeu espao no Brasil para os concorrentes de fora e cresceu em 2011 apenas 0,1%, ou quase nada.

a) Por isso esse protecionismo seja uma forma de compensar a falta de uma estratgia minimamente eficaz. O resultado s poder ser o desperdcio de mais dinheiro, esforos e oportunidades. b) Esses investidores tomam dinheiro barato na Europa e aplicam no Brasil, em troca de juros altos. A ao defensiva, nesse caso, justificvel, embora pouco eficaz. c) Alem disso, consenso entre esses empresrios, administradores e governantes que preciso aplicar muito mais dinheiro em mquinas, equipamentos e obras de infraestrutura. d) Portanto, diante desse bom desempenho um erro atribuir os problemas nacionais a fatores externos. Mas preciso responsabilizar os bancos centrais do mundo rico por uma parcela importante dos males econmicos do Pas. e) Sem competitividade, essa indstria superada pelos produtores instalados nas economias mais dinmicas e mal consegue manter, mesmo na Amrica do Sul, posies conquistadas em tempos melhores.

2) Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto.

Quando a crise financeira eclodiu em 2008, uma das ameaas mais temidas foi __1__ ela trouxesse consigo o protecionismo generalizado. A crise ainda no acabou, as perspectivas pessimistas __2__ comrcio mundial no se concretizaram, e __3__ Brasil tenta agora obter sinal verde para fechar por um tempo sua economia, abrindo caminhos __4__ outros pases em situao semelhante faam o mesmo. A Organizao Mundial do Comrcio OMC daria ento aval a esse protecionismo, supondo que ela fosse capaz de estabelecer __5__ deveria ser a taxa de cmbio de equilbrio de seus membros, e o perodo pelo qual uma taxa desalinhada poderia voltar ao seu nvel normal, que o que o Brasil parece supor ao pedir proteo temporria. A proteo, se concedida ao Brasil, provavelmente elevaria seus substanciais saldos comerciais, valorizando mais sua moeda, __6__esse apenas um dos problemas da proposta.

51

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

3) Assinale a opo que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta a lacuna do trecho a seguir. Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul so mais do que cinco economias emergentes em expanso num mundo em crise. Reunidas sob o acrnimo Brics, abrigam mais de 40% da populao global e somam perto de US$ 14 trilhes de PIB, ou seja, quase um quinto das riquezas produzidas no planeta. natural que busquem maior participao no cenrio internacional o que seria facilitado por uma atuao conjunta, em bloco. ________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________ A instituio permitiria aos pases reduzir a dependncia econmica em relao aos Estados Unidos e Unio Europeia, em srias dificuldades. Mais do que isso, a experincia poderia depois ser replicada para dar um pontap inicial para mudanas polticas no apenas voltadas ao desenvolvimento sustentvel, como tambm segurana e paz no universo, com um rearranjo das regras e dos organismos internacionais. a) Maior dos Brics, a China, segunda potncia mundial, tem PIB de US$ 7,4 trilhes e reservas cambiais superiores a US$ 3 trilhes. Contudo, uma ditadura que ganha mercados mundo afora com vantagens artificiais, como a desvalorizao da moeda, o yuan, um calo inclusive para o Brasil, invadido por produtos chineses em condies desfavorveis de competitividade. b) Assim, reconhecer a necessidade de promover correes de rumo internas desafio de primeira ordem para os cinco emergentes. Aproximaes bilaterais, vale lembrar, tambm terminam por fortalecer o quinteto emergente. c) A Rssia, por sua vez, apresenta desenvolvimento relativo e hoje consolida-se como economia de mercado ainda sob olhares desconfiados de parte dos governantes de outros pases do globo. d) Os demais pases tm abismos sociais a superar, problemas de desigualdades evidentes, o que deixa o bloco, formalizado ou no, distante da pose de referncia internacional na questo do desenvolvimento humano. e) Avanar na criao de um banco de desenvolvimento, proposto pelo primeiro-ministro indiano, como alternativa ao Banco Mundial Bird e ao Fundo Monetrio Internacional FMI, j seria grande passo. 4) Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. O alto custo da folha de pessoal, __1__encargos e das regras rgidas __2__contratao e demisso, fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil e, __3__comparao com outros

52

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

pases, seu efeito se torna ainda mais notvel __4__valorizao do cmbio. Da mesma forma, o peso excessivo dos tributos e o preo elevado da energia, entre outros itens que compem os custos industriais, reduzem a competitividade da indstria. Do lado das empresas, o nvel muito baixo de investimentos em inovao mostra despreocupao ou desateno __5__fatores essenciais para a conquista e preservao dos mercados mais promissores da economia contempornea. H muitas coisas alm do cmbio nas dificuldades __6__passa a indstria no Pas.

ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2012

5) Leia o texto.

A oferta total de crdito na economia brasileira dobrou nos ltimos oito anos. A queda da inflao, a diminuio da taxa bsica de juros e tambm a criao de novas modalidades de financiamento, como o consignado, contriburam para o aumento da disponibilidade de crdito. Isso foi decisivo para o crescimento do consumo e tem sido um dos principais dnamos do PIB. Mas comeam a ficar evidentes os sinais de fadiga nessa expanso econmica baseada no endividamento. Mesmo com o barateamento do dinheiro provido pelo Banco Central, o crdito ficou mais caro para os consumidores. Preocupado com a falta de vigor da economia, o governo determinou que o Banco do Brasil e a Caixa Econmica Federal reduzissem as suas taxas. No cheque especial e no financiamento de veculos, por exemplo, os juros que agora sero cobrados pelos bancos pblicos so praticamente a metade das taxas mdias de mercado.

Assinale a opo que fornece uma continuidade gramaticalmente correta e coerente para a argumentao do texto.

a) Ou seja, esses bancos passaram a pagar menos pelo dinheiro que captam no mercado, aumentando as possibilidades de conssesso de emprstimos.

53

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) Essa e outras medidas teriam a finalidade de aquecer de novo a economia, por meio do estmulo ao consumo e impulso para os investimentos. c) Mas essas medidas foram eclipsadas pelo aumento dos spreads bancrios como chamada a diferena entre o juro que o banco paga e o juro que cobra. d) Provises para cobrir essa inadimplncia e o peso da tributao responde por mais da metade do custo do dinheiro que os bancos repassam aos consumidores. e) No entender dos analistas essas medidas com respeito s taxas excessivas traz a ameaa de causar prejuzos que mais tarde tero que ser cobertos pelo Tesouro.

ESAF MI-CENAD ANALISTA DE SISTEMAS 2012

6) O texto Grandes cidades nem sempre so as mais poluentes diz estudo, da France Press, publicado em http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/866228 (com acesso em 29/12/2011) foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numere-os, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente.

( ) Nesse estudo, enquanto cidades do mundo todo foram apontadas como culpadas por cerca de 71% das emisses causadoras do efeito estufa, cidados urbanos que substituram os carros por transporte pblico ajudaram a diminuir as emisses per capita em algumas cidades. ( ) Pesquisadores examinaram dados de cem cidades em 33 pases, em busca de pistas sobre quais metrpoles seriam as maiores poluidoras e por que, de acordo com estudo publicado na revista especializada Environment and Urbanization. ( ) Isso reflete a grande dependncia de combustveis fsseis para a produo de eletricidade, uma base industrial significante em muitas cidades e uma populao rural relativamente grande e pobre, informa o estudo. ( ) Por fim, quando os pesquisadores olharam as cidades asiticas, latino-americanas e africanas, descobriram emisses menores por pessoa. A maior parte das cidades na frica, sia e Amrica Latina tem emisses inferiores por pessoa. O desafio para elas manter essas emisses baixas, apesar do crescimento de suas economias. ( ) O estudo tambm aponta outras tendncias, como as cidades de climas frios terem emisses maiores, e pases pobres e de renda mdia terem emisses per capita inferiores aos pases desenvolvidos.

A sequncia correta

54

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

a) (1) (2) (5) (4) (3) b) (2) (1) (3) (5) (4) c) (2) (5) (1) (3) (4) d) (4) (1) (2) (5) (3) e) (4) (2) (1) (3) (5)

7) Leia o texto.

Garantir a plena mobilidade de pessoas, bens e servios ser crucial para o desenvolvimento econmico e social de qualquer cidade no mundo. O planejamento urbano no pode ser separado da poltica habitacional ou de mobilidade. Em ltima instncia, uma importante deciso poltica deve ser tomada em relao ao modelo de cidade em que queremos viver e ao destino dos investimentos pblicos em mobilidade. Construir mais infraestrutura viria s consegue aliviar congestionamentos temporariamente. Nenhuma cidade do mundo conseguiu resolver os desafios da mobilidade construindo mais ou maiores avenidas. Existe consenso entre especialistas de que aumentar a densidade habitacional ao redor dos grandes eixos de transporte pblico, bem como ampliar os investimentos no modelo que realmente pode chegar a todos os cantos da cidade - os corredores de nibus -, ser a chave do sucesso para qualquer cidade que almeja ser lder global.

Constitui uma continuidade gramaticalmente correta e coerente com a argumentao do texto o seguinte pargrafo:

a) Assim, buscar uma gesto democrtica do espao virio urbano pela superfcie, com a escolha do modelo correto para cada realidade financeira, ser primordial para a competitividade das cidades e para manter uma vida de qualidade. b) Por essa razo, uma anlise detalhada do estudo internacional Observatrio de Mobilidade Urbana (CAF 2009) nos permite concluir significativamente entre uma alta densidade habitacional e um alto uso do transporte privado. c) Assim, correlaes significativas entre baixa densidade habitacional e alto uso do transporte privado, como em Buenos Aires, por exemplo, lder em baixa densidade e grandes congestionamentos.

55

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) Portanto, vrias cidades se destacam por estarem fora da tendncia, uma vez que, apesar da baixa densidade habitacional, conseguiram manter altos ndices de transporte pblico com infraestrutura viria. e) Por essa razo, so explicados pela prioridade dos investimentos nos corredores exclusivos de nibus a alta movimentao de pessoas em cidades mais densamente povoadas com bom fluxo de transportes pblicos.

ESAF CVM AGENTE EXECUTIVO - 2010

8) Assinale a opo que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.

At agora os jornalistas e os jornais se apoiavam na ideia de que eles sabiam o que era bom para os leitores. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________ No uma mudana simples, pois afeta um conjunto de valores e rotinas associadas atividade informativa.

a) As novas ideias invertem totalmente essa concepo e tambm o processo de circulao de informaes, pois o pblico que dir o que deseja que seja investigado e noticiado pelos meios de comunicao. b) Assim, os blogueiros independentes esto comeando a criar suas prprias redes de informantes surgidas a partir de comentrios postados por leitores, afirma Alfred Hermida, professor da Columbia, especializado em mdias sociais. c) E muitos profissionais do jornalismo poderiam acabar exercendo funes muito prximas s de um curador de notcias, ou seja, selecionar e aglutinar informaes, como fazem os curadores de museus ou exposies, responsveis pela escolha das obras que sero expostas. d) Embora alguns crticos afirmam que esse novo jornalismo adotava uma prtica parecida dos assistentes sociais ou psiclogos sociais. At pode ser, mas a ironia embutida nesta comparao apenas comprova o quanto o jornalismo est distante de sua funo social depois de ter se transformado numa atividade quase industrial.

56

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) Se isto for verdade, se o jornalista passar a atuar como gestor de comunidades sociais, como coordenador de redes sociais de comunicao pela Internet, ao invs de atuar em redaes tradicionais, estar corrigindo uma velha distoro em vez de criar algo revolucionrio.

9) Assinale a opo que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.

A ideia de liberalismo sugere uma sociedade estruturada sobre a base do livre-mercado. Na viso dos liberais, o livre-mercado seria o espao em que o confronto de interesses privados produziria, por meio dos prprios mecanismos econmicos de oferta, procura e preos, uma tendncia harmonia social. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________ Ou seja, a ideia de liberalismo sugere ausncia do Estado na economia. No entanto, a rigor, mesmo o liberalismo clssico do sculo XIX sempre escondeu que o papel decisivo do Estado era agir em funo e a favor dos endinheirados: os capitalistas da Inglaterra bero do liberalismo jamais deixaram de utilizar a fora direta do Estado, por exemplo, para colonizar a ndia.

a) Em primeiro lugar, se certo que as mercadorias e os capitais o dinheiro passaram a circular quase livremente pelo espao mundial, o mesmo no se pode dizer dos trabalhadores das pessoas. Ao contrrio, as presses contra imigrantes nos pases centrais nunca deixaram de existir, desde a I Guerra, e so cada vez maiores. b) Sob esse prisma, o mercado e no mais a fora direta do Estado passaria a ser o fundamento da coeso e da harmonia social. Ao Estado caberia simplesmente garantir o funcionamento do mercado. c) Quanto ao liberalismo no capitalismo contemporneo, verdade que a crise da social-democracia, ou do keynesianismo, na dcada de 1970, levou desconstruo de um conjunto de mecanismos que, desde a II Guerra, garantiram uma presena forte do Estado na economia. d) De outro lado, mesmo antes da Era Bush, as intervenes militares do Estado foram um suporte fundamental para os lucros dos grandes capitalistas. Quando, por exemplo, o exrcito estadunidense avana sobre o Oriente Mdio por conta dos lucros do petrleo. e) E, alm disso, grandes especuladores ganham muito dinheiro nas bolsas fazendo negcio com aes de empresas do complexo industrial-militar, as fabricantes de avies, tanques e bombas , isso no deixa de ser uma profunda conexo entre o Estado e a economia.

57

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

10) Os trechos abaixo constituem um texto de Pergentino Mendes de Almeida disponvel em http://www.correiocidadania.com.br/content/view/4881/9/(acesso em 29/10/2010), mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e indique a sequncia correta.

( ) Noventa por cento da energia gerada no motor apenas calor a ser dissipado, um inconveniente. Quase todas as alternativas pesquisadas atualmente so mais eficientes, com exceo da lenha e do carvo. ( ) E, segundo, porque uma soluo completamente ineficiente: um automvel utiliza em mdia apenas 10% da energia da gasolina que consome para mover-se. ( ) O sistema atual tem de mudar algum dia. Primeiro, porque o motor de combusto interna est destruindo o meio ambiente a longo prazo, isto , o prprio mundo. ( ) Isso possvel por meio de pequenas geradoras de energia capazes de promover a captura e sequestro do carbono na produo (e no no consumo) da energia. ( ) Mas tal soluo significa mudar inteiramente o modelo econmico de oferta e distribuio de energia ou seja, um sucateamento de tudo o que foi investido h mais de um sculo pelas grandes empresas de produo e distribuio de petrleo, em termos de usinas, reservatrios, sistemas de distribuio, frota de veculos, posto de servios etc. ( ) Um dos problemas, ento, da converso (idealmente total) para veculos eltricos reside em como anular as emisses de CO2 necessrias para abastec-los de energia.

a) 2, 3, 1, 5, 4, 6 b) 4, 2, 3, 5, 1, 6 c) 1, 4, 5, 3, 6, 2 d) 3, 2, 1, 5, 6, 4 e) 5, 6, 2, 3, 1, 4

ESAF MPOG ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO 2010

11) Numere em que ordem os trechos abaixo, adaptados do ensaio Lula e o mistrio do desenvolvimento, de Malson da Nbrega (publicado em VEJA, de 26 de agosto, 2009), do continuidade orao inicial, numerada como (1), de modo a formar um pargrafo coeso e coerente.

58

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(1) Mudanas culturais esto na origem do sucesso dos atuais pases ricos. ( ) De fato, as lutas mortais dos gladiadores, entre si e com as feras, divertiam os romanos; execues pblicas eram populares na Inglaterra at o sculo XVIII. ( ) Por isso, a alfabetizao disseminada e habilidades aritmticas, antes irrelevantes, adquiriram importncia para a Revoluo Industrial. ( ) Esses instintos foram substitudos por hbitos fundamentais para o desenvolvimento: trabalho, racionalidade e valorizao da educao. ( ) Elas os fizeram abandonar instintos primitivos de violncia, impacincia e preguia. ( ) Como consequncia dessas mudanas, a classe mdia cresceu; valores como poupana, negociao e disposio para o trabalho se firmaram nas sociedades bem-sucedidas.

A sequncia obtida

a) (1) (2) (4) (5) (6) (2) b) (1) (3) (2) (6) (4) (6) c) (1) (4) (2) (6) (5) (3) d) (1) (3) (5) (4) (2) (6) e) (1) (2) (6) (4) (3) (5)

ESAF SUSEP ANALISTA TCNICO 2010

12) O texto Raio X do mercado, de Luiz Alberto Marinho, publicado na RevistaGOL, novembro de 2009, p. 138, foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numere-os, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente.

( ) Outra tendncia fala de identidade e auto-estima. Isso significa que essas pessoas esto mais conscientes da sua importncia para a economia, mas no querem abrir mo de suas origens, histria e caractersticas. ( ) Portanto, para vender para pessoas de todas classes sociais, ser preciso antes afastar ideias preconcebidas e entender melhor quem so, o que querem e como compram os brasileiros.

59

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

( ) O instituto de pesquisa Data Popular, especializado na baixa renda, apresentou um conjunto de dez tendncias que vo impactar os negcios na classe C. ( ) Uma terceira tendncia explica o papel da beleza como fator de incluso: afinal, estar bem-arrumado ajuda a diminuir as barreiras sociais. ( ) Entre elas, est o consumo de incluso, que mostra que o mercado emergente desenvolveu um jeito diferente e inclusivo de comprar.

A sequncia correta

a) 1, 2, 5, 4, 3 b) 3, 5, 1, 4, 2 c) 3, 1, 2, 5, 4 d) 4, 2, 1, 5, 3 e) 4, 5, 2, 3, 1

13) Assinale a opo que constitui continuao coesa, coerente e gramaticalmente correta para o trecho a seguir.

No Brasil, tudo indica que o endividamento pessoal vai crescer nos prximos anos: uma ligeira melhora de rendimentos se traduz, em nosso pas, por um aumento desproporcional do endividamento, em razo do uso disseminado dos cartes de crdito que o sistema financeiro incentiva.

a) Por isso conseguimos at agora escapar de um surto de desemprego de grande proporo, o que permite que o consumo continue crescendo. b) Sendo assim, esse exemplo dos Estados Unidos mostra que, num perodo de crise, com crescimento do desemprego, tm registrado forte queda do consumo e aumento da inadimplncia. c) Mas isso se traduz por uma ampliao involuntria da poupana com a forte reduo do uso dos cartes de crdito. d) Alm desse fator, a expanso dos financiamentos imobilirios nas instituies financeiras essencialmente pblicas tambm contribui para o aumento do endividamento de longo prazo.

60

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) Isso consequncia de uma campanha em favor de uma poupana maior, que certamente tem por efeito uma reduo dos custos e um crescimento dos investimentos.

14) Assinale a opo que apresenta trecho adequado para ser inserido, de forma gramaticalmente correta, coesa e coerente, na lacuna do texto abaixo.

Bancos pblicos e privados do Pas se expandem no mercado externo. A rede de bancos de capital nacional no exterior ampliou-se a partir da dcada de 1990, buscando, inicialmente, atrair depsitos e aplicaes de imigrantes brasileiros espalhados pelo mundo, responsveis por um volume considervel de remessas financeiras para suas famlias, ou mesmo para seus negcios, no Brasil ............................................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................................. ............................................................................. J clara, assim, a tendncia para uma expanso global. O objetivo claro: h todo o interesse dos bancos em acompanhar um nmero crescente de clientes empresariais brasileiros que j atuam nos quatro cantos do mundo, alm de buscar novos negcios onde quer que se instalem.

a) Posteriormente, houve uma tendncia para a regionalizao das operaes dos bancos, tendo por base o Mercosul, com a abertura de escritrios e agncias. E os bancos brasileiros, mais recentemente, tm feito aquisies de instituies financeiras em outros pases, para onde levam a sua marca. b) Diferentemente do que ocorre com essa infraestrutura de transportes, que apresenta ainda graves deficincias, o setor financeiro e de mercado de capitais no Brasil conta com estrutura para atrair investidores. c) Criou-se, assim, um ambiente favorvel para que mdias e grandes empresas do Brasil da rea de Tecnologia da Informao, com subsidirias em outros pases, principalmente a Argentina e o Mxico, possam competir com xito com grandes multinacionais. d) Prevendo-se que o mercado mundial de tecnologia tenha um crescimento de 4,6% em 2010, que dever ser liderado pelos pases emergentes, a associao brasileira do setor estima que as vendas externas de softwares e servios de comunicao e tecnologia possam atingir US$ 5 bilhes este ano. e) Alm desse bem-vindo estmulo governamental ao empreendedorismo o desafio do Brasil nessa rea, como em tantas outras, a formao de mo de obra qualificada em quantidade suficiente para continuar avanando.

ESAF MTE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2010

61

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

15) Marque o trecho que, mantendo-se a coerncia e a correo gramatical, pode dar continuidade ao texto abaixo.

A lgica do mercado mundial, caracterizada por uma concorrncia feroz, profundamente vitimatria. Quem est no mercado existe, quem no resiste desiste, inexiste e deixa de existir. Os pases pobres passam da dependncia para a prescindncia.

a) Assim, so excludos da nova ordem-desordem mundial e, em alguns casos, entregues prpria misria ou incorporados ao mercado de forma subalterna. b) Isso gera, contudo, a excluso desses pases das transaes comerciais globais, o que impede que se desenvolvam, produzam mais riqueza e superem o processo de excluso. c) Portanto, esses pases so os mais requisitados pelos pases ricos no momento de se firrmarem pactos que envolvam grandes investimentos em tecnologia. d) Para isso, esses pases passam a exigir novos acordos comerciais, de forma a assegurarem o seu desenvolvimento industrial e no serem excludos do mercado internacional. e) Mas essa situao ainda no suficiente para que escapem do processo de excluso a que so submetidos pelos pases ricos dos quais, anteriormente, eram dependentes.

GABARITO: 1- E / 2- C / 3- E / 4- B / 5- B / 6- B / 7- A / 8- A / 9- B / 10- D / 11- D / 12- B / 13- D / 14- A / 15- A

VII- REESCRITURA E CORREO

ESAF MDIC ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2012

1) Assinale a opo em que a reescrita do trecho altera as relaes semnticas entre as informaes do texto. a) Um acmulo de fatores mais e menos antigos conspirou para deprimir a indstria brasileira, especialmente o segmento de transformao, nos ltimos anos.

62

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

A indstria brasileira, especialmente o segmento de transformao, nos ltimos anos, foi deprimida em decorrncia de um acmulo de fatores mais e menos antigos. b) Infraestrutura precria, custos elevados de mo de obra, carga tributria alta e educao insuficiente so alguns dos antigos problemas que afloraram com toda intensidade quando a crise internacional acentuou a tendncia de apreciao do real e aumentou a concorrncia mundial. Quando a crise internacional acentuou a tendncia de apreciao do real e aumentou a concorrncia mundial, antigos problemas afloraram com toda intensidade, tais como: infraestrutura precria, custos elevados de mo de obra, carga tributria alta e educao insuficiente. c) O custo da mo de obra industrial no Brasil, de US$ 10,08 por hora, um tero do verificado nos Estados Unidos e Japo, mas maior do que o de pases como o Mxico, cuja indstria automobilstica vem preocupando Braslia, e, naturalmente, do que o da China. um tero do verificado nos Estados Unidos e Japo, cuja indstria automobilstica vem preocupando Braslia, o custo da mo de obra industrial no Brasil, de US$ 10,08 por hora, mas maior do que o de pases como o Mxico, e, naturalmente, do que o da China. d) Nesse espao de tempo, o cmbio teve uma valorizao de 40% em termos reais, frente a uma cesta de 15 moedas, o que deixou a indstria brasileira com dificuldades de competir no s com a China, mas tambm com a Alemanha. O cmbio teve uma valorizao de 40% em termos reais, frente a uma cesta de 15 moedas, nesse espao de tempo, o que deixou a indstria brasileira com dificuldades de competir no s com a China, mas tambm com a Alemanha. e) Os custos da indstria brasileira vm subindo continuamente. A folha de salrios da indstria aumentou 25% desde 2005 em reais, j descontada a inflao. A energia eltrica, um importante indicador da infraestrutura, ficou 28% mais cara, apesar da abundncia de recursos hdricos. Com a valorizao do real, os custos tornaram-se ainda maiores. Vm subindo continuamente os custos da indstria brasileira. Aumentou 25% em reais desde 2005, j descontada a inflao, a folha de salrios da indstria. Ficou 28% mais cara, apesar da abundncia de recursos hdricos, a energia eltrica, um importante indicador da infraestrutura. Os custos tornaram-se ainda maiores com a valorizao do real. 2) O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra. Em alguns pases mais afetados pela crise global, como os Estados Unidos, a indstria buscou aumentar sua competitividade por meio da forada reduo dos custos de produo, o que (1) implicou demisses em massa. Mesmo com menos trabalhadores, a indstria manteve ou ampliou a produo, alcanando ganhos notveis de produtividade. Mesmo que aceitasse (2) arcar com um custo social to alto, dificilmente o Brasil alcanaria (3) resultados econmicos to rpidos. O aumento da produtividade do trabalhador brasileiro limitado, entre outros fatores, pela defazagem (4) nos investimentos em educao. Com escassez (5) de trabalhadores qualificados, exigidos cada

63

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

vez mais pelo mercado de trabalho, os salrios de determinadas funes tendem a subir bem mais do que a produtividade mdia do setor, o que afeta o preo dos bens finais. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

3) O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra. Poucos dias depois de estender (1) a cobrana de 6% do Imposto sobre Operaes Financeiras IOF para os emprstimos externos de cinco anos (antes eram taxados apenas os de trs anos), como parte da guerrilha que mantm (2) para conter a valorizao do real frente ao (3) dlar, o ministro da Fazenda no apenas reconheceu que sacrifica sua f no cmbio flutuante, como admitiu haver efeitos colaterais da medida que tero de ser mitigados (4). De fato, o aumento do custo desse tipo de emprstimo ajuda o governo a rejeitar o capital oportunista, que aqui vem apenas para tirar vantagem de nossas taxas de juros elevadas, mas ingeta (5) problema na veia dos exportadores que precisam financiar suas operaes no exterior. Ele fez questo de reforar sua disposio de continuar atirando com todas as armas contra o excesso de liquidez mundial, provocado pelo tsunami cambial promovido pelos bancos centrais europeu e norte-americano. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

4) Os trechos a seguir compem um texto adaptado do Editorial da Folha de S. Paulo de 29/3/2012. Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) Houveram muitas mudanas nas condies externas e internas da economia, que contriburam para a estagnao da indstria brasileira. Do lado externo, os altos preos das matrias-primas exportadas pelo Brasil encorpam a entrada de divisas e valoriza o real. b) Internamente, a renda do trabalho ampliada por polticas salariais e previdencirias generosas, estimula o consumo e o setor de servios. O resultado seria a especializao da economia nos setores primrio e tercirio, cuja forte gerao de emprego, em troca de menor competitividade industrial. c) A perda de mercado para importaes, por sua vez, no seriam um problema, j que boa parte delas seria compras de bens de capital para investimento e modernizao do parque industrial. d) No se deve considerar que exportaes de poucos produtos primrios sejam confiveis, pois uma inverso de preos traria problemas s contas externas. No que se refere s importaes de bens de capital, fato que o uso de equipamentos importados melhora a produtividade, mas a perda da base de conhecimento uma ameaa para o futuro do pas. e) temerrio considerar que, um pas de renda mdia e com baixa escolaridade, como o Brasil possa manter tal padro de crescimento. Servios que geram renda, hoje, so atividades complexas como design industrial e marketing, de alto contedo intelectual.

5) O texto abaixo foi transcrito com adaptaes. Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. Mais um setor pede proteo contra a (1) concorrncia externa: em resposta a pedido, de julho de 2011, de entidades de produtores de vinhos finos, o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e

64

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Comrcio Exterior MDIC abriu investigao para decidir se (2) aplica restries (3) importao do produto. O MDIC vai apurar os motivos pela qual (4) a entrada do produto estrangeiro quase triplicou desde 2002, chegando a 72 milhes de litros em 2011. Caso conclua que h prejuzo grave (5) indstria brasileira, pode estabelecer salvaguardas a saber: cotas para a entrada de vinhos estrangeiros ou aumento da alquota do imposto de importao (hoje de 27%). a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

6) Os trechos a seguir compem um texto adaptado do Editorial do Valor Econmico de 29/3/2012. Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta. a) Parece cada vez mais claro que a tendncia de valorizao do real vai durar um bom tempo. H demanda futura garantida para as commodities que o pas exporta e enormes possibilidades de novos negcios. b) Toda a estrutura de defesa comercial deveria ser aperfeioada e acelerada para barrar a concorrncia desleal. Os instrumentos disponveis para isso no tm sido usados intensamente como seria necessrio. Resta, porm, a competitividade. c) A bonana encontrou o pas com uma carga de impostos maior do que a de competidores emergentes do mesmo porte, gargalos enormes na infraestrutura e, ainda por cima, uma taxa de juros astronmica a conhecida conspirao de custos contra as empresas nacionais. d) A valorizao agravou problemas crnicos, em detrimento da indstria. A licena para se proteger que o Brasil pede agora j existe de alguma forma e ela deveria se voltar prioritariamente contra a China, cuja mgica de formao dos preos dos bens exportados poderosa.
e) O investimento externo direto mudou de patamar. At o ano passado eles cobriam praticamente o deficit em conta corrente, ao que limitava o efeito, para explicao da valorizao da moeda, de tsunamis monetrios e capitais especulativos.

7) Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo de 20/3/2012. Assinale a opo que respeita as exigncias gramaticais da norma culta na sua transcrio. a) Em geral, quando a economia est em trajetria de crescimento, multiplicam-se as condies para os ganhos de produtividade, pela facilidade de se concretizarem investimentos. Mas no algo que caia do cu. Sem esforo e determinao, a produtividade no avana. b) Mas h tambm os fatores que no dependem diretamente dos agentes econmicos, como o ambiente institucional para a realizao de negcios, a infraestrutura de uso comum, as prioridades e a execuo da poltica econmica, o que se refletem no crdito e na carga tributria. c) So vrios os fatores que contribuem para os saltos de produtividade. Alguns relacionados do processo produtivo, como inovao, a melhoria da gesto dos recursos disponveis, a atualizao tecnolgica, a motivao dos que produzem, a utilizao dos insumos (bens e servios) mais adequados para se chegarem ao resultado final. d) Com uma taxa de investimento relativamente baixa cuja proporo do Produto Interno Bruto (PIB), pouco acima dos 19%, o Brasil conseguiu avanar socialmente sem um crescimento econmico to forte. e) A estabilidade monetria abriu caminhos para ganhos de produtividade que tornou factveis tais avanos, mas preciso definir prioridades claras nos gastos pblicos.

65

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

8) Os trechos a seguir compem um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 29/3/2012. Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta. a) Esto na lista, entre outros, projetos relativos a novas regras para licitaes, a normas de licenciamento ambiental, reduo da jornada de trabalho, ao fim da contribuio adicional de 10% em caso de demisso injustificada, regulamentao dos contratos de terceirizao e condio das agncias reguladoras. b) Para os pases da Europa em situao mais complicada, a superao dos problemas depender de ganhos considerveis de produtividade e de reformas, em alguns casos dolorosas, para desemperrar a economia. O desarranjo financeiro e fiscal foi apenas uma das consequncias de um desajuste mais amplo. c) Para a Confederao Nacional da Indstria CNI h alguns temas de maior importncia para considerao dos parlamentares. Essa pauta mnima inclui dezesseis projetos em tramitao no Congresso, selecionados por seu elevado potencial de impacto positivo ou negativo na atividade empresarial. d) No se deve contemplar o Brasil como uma ilha de tranquilidade, de estabilidade, de equilbrio, no meio da infindvel crise internacional. A experincia europeia mostra os elevados custos de se adiarem constantemente o enfrentamento dos problemas de competitividade. e) Alguns projetos tratam de questes tributrias. O documento da CNI aponta alguns que, se aprovados, resultaro em maior tributao da atividade produtiva, agravando uma das mais importantes desvantagens competitivas da indstria brasileira, e outros que traro benefcios. Nenhum deles, no entanto, tem a amplitude necessria a uma reforma efetiva do sistema de impostos e contribuies. 9) Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial de O Estado de So Paulo de 24 /3/2012. Assinale a opo que foi transcrita de forma gramaticalmente correta. a) Por tornar mais acentuada a perda de competitividade da indstria brasileira, a valorizao do real em relao ao dlar vm despertando reaes cada vez mais cidas de dirigentes empresariais, mas est muito longe de ser o nico, ou o principal, problema que prejudica o desempenho do setor manufatureiro. b) Questes estruturais e modelos de gesto empresarial inadequados tem sobre a atividade industrial efeitos negativos muito mais profundos e duradouros e, por isso, mais nocivos do que a taxa de cmbio. c) Sem eliminar essas deficincias, o Brasil ter cada vez menos condies de competir com outros pases, at mesmo com os vizinhos sul-americanos. preciso considerar que a valorizao do real tambm fez o custo da mo de obra na indstria aumentar. d) Mesmo, porm, que a questo cambial venha a ser superada, a qualidade da atividade industrial continuar prejudicada por deficincias histricas, e por isso muito conhecidas, mas que tem sido toleradas por governantes, empresrios, trabalhadores e pela sociedade. e) Pesquisas e estudos recentes no deixam dvidas quanto aos impactos do cmbio valorizado sobre a produtividade da indstria brasileira quando comparadas com a de outros pases. ESAF CGU ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE 2012
10) Assinale a opo em que a reescrita do trecho sublinhado preserva a correo gramatical e a coerncia do texto.

66

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

O "jogo" civilizatrio da redistribuio melhorou de forma espetacular a incluso social, ampliou o mercado interno e funcionou muito bem aumentando a demanda global. Infelizmente no acompanhamos o mesmo ritmo e, com a mesma disposio, a ampliao da oferta global. Est esgotado o espao disponvel. O resultado natural que a diferena entre a demanda e a oferta globais se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inflao interna nos preos dos bens no transacionveis (os servios) e externamente, em uma ampliao do dficit em conta corrente. O efeito colateral muito importante desse processo a imensa valorizao da relao cmbio nominal/salrio nominal, que o indicador do cmbio "real".

a) Da resulta, naturalmente, uma ampliao do dficit em conta corrente que vem da diferena entre a demanda e a oferta globais e se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inflao interna nos preos dos bens no transacionveis (os servios). b) Da naturalmente resulta que a diferena entre a demanda e a oferta globais, inexoravelmente, se dissipam por um aumento da inflao interna nos preos dos bens no transacionveis (os servios) e uma ampliao externa do dficit em conta corrente. c) O resultado natural da diferena entre a demanda interna e a oferta global se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inflao internamente (nos preos dos bens no transacionveis os servios) e externamente, em uma ampliao do dficit em conta corrente. d) Vem da, como resultado natural, a diferena entre a demanda que dissipa a oferta global dissipa inexoravelmente, em um aumento da inflao interna nos preos dos bens no transacionveis os servios e externamente, h uma ampliao do dficit em conta corrente. e) Como resultado natural, h, internamente, um aumento da inflao nos preos dos bens no transacionveis (os servios) e, externamente, uma ampliao do dficit em conta corrente; isso dissipa, inexoravelmente, a diferena entre a demanda e a oferta globais.

11) Com relao ao uso das estruturas lingusticas ou da grafia das palavras, assinale o trecho em que o texto adaptado de Jlio Miragaya, Desindustrializao e baixo crescimento econmico (Correio Braziliense, 23 de abril de 2012), foi transcrito corretamente.

a) A valorizao do real e o custo Brasil, que tm reduzido a competitividade de nossos produtos industriais no mercado internacional, ao mesmo tempo que torna o mercado interno mais vulnervel concorrncia de produtos de outros pases com consequncias ruins no s para a balana comercial, mas tambm para os nveis de emprego e de renda para a arrecadao de tributos. b) No custo Brasil consta os elevados preos da energia eltrica e do gs natural; a insuficincia e relativamente precria malha de transportes; o baixo nvel de investimentos em tecnologia; e uma estrutura tributria que incide sobre a produo e o consumo e no sobre a renda e a riqueza.

67

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

c) O fato que o setor industrial ficou estaguinado em 2011, puxando para baixo o crescimento do PIB, sendo o mais baixo entre todos os pases sul-americanos. E as perspectivas so de novo crescimento do produto industrial prximo a zero com um tmido crescimento do PIB. d) O elevado custo de nossa logstica outra causa que no vm sendo devidamente enfrentada. O barateamento do custo da energia e dos transportes requerem a ampliao dos investimentos pblicos, necessidade que se choca com um dos pilares da poltica econmica. e) Em suma, no h como ampliar substantivamente os investimentos pblicos sem uma reduo drstica nos gastos com pagamento dos juros da dvida pblica. Tambm se deve buscar ampliao do investimento em inovao, condio essencial para o aumento da produtividade.

12) Assinale a opo em que foi inserido erro gramatical na transcrio do texto abaixo.

Deve-se rejeitar o argumento de que (A) uma das causas da baixa competitividade da indstria seja (B) o alto custo do trabalho. No se combate a perda (C) de competitividade com reduo de direitos trabalhistas. Pelo contrrio, foi (D) precisamente a elevao (E) dos salrios e a crescente formalizao do trabalho os fatores responsveis pelo aumento do poder aquisitivo da populao e a ampliao de nosso mercado interno.

a) (A)

b) (B)

c) (C)

d) (D)

e) (E)

ESAF MI-CENAD ANALISTA DE SISTEMAS 2012

13) Assinale a opo que, ao preencher a lacuna do texto, provoca erro gramatical.

Em comparaes internacionais, os pases latino-americanos em geral, e mais particularmente o Brasil, _____(a)_____ pela elevada desigualdade da distribuio da renda. A explicao dessa desigualdade ______(b)_______ na formao e evoluo econmico-social dessas antigas colnias de Portugal e Espanha. Um aspecto fundamental foi, sem dvida, a elevada concentrao da posse da terra, especialmente quando a economia desses pases tinha como ncleo a produo e exportao de produtos primrios. No livro intitulado Um projeto para o Brasil, publicado em 1968, Celso Furtado discute como a elevada desigualdade da distribuio da renda no pas condiciona um perfil da demanda global que inibe o crescimento econmico. Ele mostra como a tendncia estrutural _____(c)_____ da renda favorece o subemprego caracterstico das economias subdesenvolvidas. Assinala que a concentrao da renda causa uma grande diversificao das formas de consumo de grupos privilegiados. Isso _____(d)_____ indstrias produtoras de bens de consumo durveis, mas as

68

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

dimenses reduzidas do mercado de cada produto impedem o aproveitamento das economias de escala, fazendo _____(e)_____estas indstrias operem com custos relativamente altos.

a) destacam-se b) teria de ser procurada c) concentrao d) beneficia s e) com que

ESAF CVM AGENTE EXECUTIVO 2010

14) Os trechos a seguir compem um texto adaptado de Carlos Castilho (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/, acesso em 1/11/2010). Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

a) Ainda no uma luz no fim do tnel, mas alguns estudiosos do jornalismo j comeam a vislumbrarem um novo horizonte para a atividade. E o que comea a surgir vai espantar muita gente porque tm pouca coisa a ver com o que entendemos hoje por jornalismo. b) O meio ambiente dos jornalistas deixar de lado as redaes para situar-se nas comunidades, pois eles vo atuar dentro de redes sociais digitais. Suas ferramentas principais no sero mais o computador, mas os softwares de produo colaborativa e coletiva de narrativas textuais, visuais, sonoras e interativas. c) A tendncia que certamente vai gerar mais polmica a que colocam o jornalismo no mais como uma habilidade, segundo alguns, ou uma cincia, para outros, mas como uma funo social intimamente ligada ao papel que a Internet ter na sociedade dos prximos anos. d) As chamadas mdias sociais, os softwares que viabilizam a circulao de informaes dentro das redes sociais digitais, j uma grande fonte de notcias e a tendncia que sua importncia cresa ainda mais, na medida que a internet incluir cada vez mais pessoas. No necessrio ser nenhum especialista para perceber que as redes tende a ser o grande manancial do conhecimento humano. e) A produo colaborativa de notcias, na qual o pblico recolhe dados e fatos que so processados em conjunto com jornalistas, j so vistas como a grande alternativa para situaes extremas como, por exemplo, a surgida pela divulgao de documentos secretos sobre a guerra no Iraque pelo site Wikileaks.

69

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

15) Os trechos abaixo compem um texto de Jos Carlos Moutinho. Disponvel em http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/(acesso em 27/10/2010). Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

a) A histria da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido ento extendida para os meios acadmicos. Desde os seus primrdios (Arpanet), a Internet visa processamento e transmisso de grande quantidade de informaes e dados, para a formao de conhecimento. b) A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnolgica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso informao. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponvel a todo cidado. c) A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socializao do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formao do pensamento, conhecimento e inteligncia. d) A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informao e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direo ao sucesso na vida e ajudar o prximo: a inteligncia, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar. e) Esse o desafio que est ocupando especialistas em Educao no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional a pessoa que l textos, mas no consegue entende-los e interpreta-los.

ESAF MPOG ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO 2010

16) Os fragmentos abaixo constituem sequencialmente um texto e foram adaptados de Afonso C. M. dos Santos, Linguagem, memria e histria: o enunciado nacional (publicado em: Ferreira, L. & Orrico, E., Linguagem, identidade e memria social, p. 2-25). Assinale a opo que apresenta o trecho transcrito com erros gramaticais.

a) O termo fantasme , importado da psicanlise, para expressar a inquietao que os professores deveriam apresentar no momento exato de decidir sobre a direo do seu trabalho. Desta forma o professor desviaria-se do lugar de onde sempre esperado.

70

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) Poderamos conceber o nosso fantasme a nao como um fenmeno dotado de historicidade e cuja compreenso central para a histria. Por outro lado, podemos consider-lo como um artefato cultural vinculado histria do prprio conhecimento histrico. c) Construdo pela via do imaginrio, esse artefato precisou da histria para se legitimar e fazer crer que a identidade dos pases estava assentada em um passado frequentemente anterior prpria existncia do Estado. d) preciso observar que toda interpretao dos fenmenos histricos pela Histria introduz uma transcendncia da durao vivida em um tempo construdo, o tempo da histria, para realizarmos a reconstruo ideal. e) Na verdade, no podemos deixar de enfrentar nossos fantasmas, identificando o teatro das iluses das construes historiogrficas. Talvez porque nossa tarefa mais contempornea seja, exatamente, discutir a natureza do conhecimento histrico.

ESAF SUSEP ANALISTA TCNICO 2010

17) Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Correio Braziliense, Editorial, 18/02/2010. Assinale a opo transcrita com erro gramatical.

a) Operao destinada a facilitar a vida do contribuinte coloca a Receita Federal na vanguarda das iniciativas que, ao longo dos ltimos anos, objetivam reduzir a ineficincia operacional de agncias pblicas. o que se materializa agora com as medidas que desobrigam cerca de 10 milhes de brasileiros de prestar declarao de renda. b) A inovao aplicvel aos rendimentos auferidos em 2010 (ano-base 2009) e aos que sero obtidos em 2011 (ano-base 2010). Os principais beneficirios das novas regras so scios de empresas ou pessoas que tenham patrimnio inferior a R$ 300 mil. Basta que os ganhos estejam dentro do limite de iseno (R$ 17.215,08, em 2009, e de R$ 22.487,25, em 2010). c) H outras condicionantes que, previstas nas mudanas, no chegam a alterar os efeitos prticos. Foram obrigadas a explicar-se ao fisco, por serem qualificadas como integrantes de sociedades comerciais, em 2009, nada menos de 5 milhes de pessoas. Agora, esto livres da obrigao, segundo o supervisor nacional do Programa do IR. d) Os trabalhadores com remunerao anual abaixo do teto de iseno previsto para 2010 desde logo esto dispensados de entregar a declarao. Apenas devero faz-lo os que tivessem IR retido na fonte e pleiteam restituio.

71

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e) Outra mudana importante: este ano ser o ltimo em que a Receita aceitar formulrios de papel. Tambm deciso compatvel com a necessidade de elevar os padres operacionais do rgo. Hoje, apenas 127 mil pessoas fsicas optam por semelhante forma de declarar a renda.

18) Assinale a opo em que o texto foi transcrito com erro gramatical no termo sublinhado.

A historiografia econmica j explorou detidamente os mecanismos pelos quais(A) as eras histricas, que so nomeadas pelos respectivos sistemas de produo, ganharam uma fisionomia prpria, uma identidade, entraram em crise, sendo(B) enfim substitudas implacavelmente em escala mundial. O feudalismo foi dissolvido pelo capital mercantil, e este, passado o processo de acumulao, deu lugar ao capitalismo industrial. O imperialismo o pice do processo capitalista e, at a bem(C) pouco tempo, o pensamento de esquerda ancorava-se na certeza de que o socialismo universalizado tomaria o lugar dos imperialismos em luta de morte. As dvidas so hoje graves, mas a hiptese de que(D) as fases no s se encadeiam mas se ultrapassam ainda um cnon de leitura poderoso, parecendo imbatvel quando se examinam(E) os perodos de transio.

a) (A)

b) (B)

c) (C)

d) (D)

e) (E)

ESAF SMF-PREF./RJ FISCAL DE RENDAS 2010

19) Assinale a opo em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramtica da norma culta.

a) Assim, resistiu as intempries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores so to bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se for realidade. b) O Brasil vai muito bem graas ao permanente compromisso com a estabilidade, o dinamismo da iniciativa privada, a racionalidade e a regulao avanada do eficiente sistema bancrio. c) Um dos resultados que entidades filantrpicas dos pases de fato ricos esto desistindo de investir em projetos sociais brasileiros, enquanto aumentam suas verbas para aqueles em andamento na frica. d) Segundo ela, o Brasil se tornou uma nao rica, de Primeiro Mundo, que no precisa da ajuda de ningum e ainda empresta dinheiro aos pases ricos. e) Certos clichs comportam verdades. Um deles o de que o Brasil um pas de contrastes. Pegue-se o caso dos indicadores gerais de economia. Eu Vou Passar e voc? 72 http://www.euvoupassar.com.br

20) Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, Editorial, de 1/6/2010. Assinale a opo em que no foram inseridos erros gramaticais e o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

a) Os consumidores pagam juros maiores porque obtm crdito com prazos maiores e prestaes menores. Alguns fatos recentes esto contribuindo para um aumento da demanda, assim como, das presses inflacionrias. b) A economia brasileira vive um processo de aquecimento que as ltimas modificaes da conjuntura esto agravando. O aquecimento tem sua origem no inchao cada vez maior da demanda domstica, que at agora no foi afetada pelo aumento da taxa Selic. c) poltica de "bondades" do governo, em vigor nos ltimos meses, veio se acrescentar do Legislativo, que se aproveita do perodo eleitoral para propor medidas mais condescendentes. Isso aumenta perigosamente o poder aquisitivo da populao. d) Chegamos, agora, a uma situao de quase pleno emprego, em que os salrios no so mais determinados pela qualificao da mo de obra, mas pela dificuldade de contratar os trabalhadores necessrios. O resultado um aumento salarial duradouro, cujo peso na formao de preos. e) claro que a indstria tem dificuldades em acompanhar o ritmo de crescimento da demanda domstica, recorrendo para isso importaes, que nem sempre tm preos menores do que os apresentados pela produo nacional.

GABARITO: 1- C / 2- D / 3- E / 4- D / 5- D / 6- E / 7- A / 8- D / 9- C / 10- E / 11- E / 12- D / 13- D / 14- B / 15- B / 16- A / 17- D / 18- C / 19- A / 20- B

73

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like