You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS ENGENHARIA DE PRODUO E SISTEMAS

PFL
MANUAL PARA O TRABALHO DA DISCIPLINA

Juliano Merling Regis Kovacs Scalice

JOINVILLE, 2007

2 NDICE

1. PLANEJAMENTO E MELHORIA DE LAYOUT ..................................................... 3 2. FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO DE LAYOUT......................................... 4 3. UNIDADES DE PLANEJAMENTO DO ESPAO (UPEs) ....................................... 5 4. FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO DE LAYOUT.......................................... 6 4.1 Diagrama de Processo ........................................................................................... 6 4.1.1 Diagramas de Processos Globais..................................................................... 6 4.1.2 Diagrama de Fluxo de Processo ...................................................................... 7 4.1.3 Diagrama de Processo de Duas Mos/Grfico de Operaes ......................... 8 4.2 Afinidades............................................................................................................... 9 4.3 Diagrama de Configurao................................................................................... 11 4.4 Planejamento do Espao....................................................................................... 12 4.4.1 Planejamento do Espao para UPEs.............................................................. 12 4.4.2 Planejamento Primitivo do Espao................................................................ 15 4.4.3 Anlise das Limitaes.................................................................................. 15 4.4.4 Resumo das Limitaes................................................................................. 15 4.4.4 Planejamento Macro do Espao .................................................................... 16 5. DIAGRAMA DE ESPAO ....................................................................................... 18 6. IDENTIFICAO DE FAMLIAS DE PROCESSOS ............................................. 20 6.1 Anlise do Fluxo de Produo (AFP)................................................................... 20 7. IDENTIFICAO DA INFRA-ESTRUTURA FSICA ........................................... 23 8. ANLISE DOS FATORES PONDERADOS ........................................................... 25 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................ 27

3 1. PLANEJAMENTO E MELHORIA DE LAYOUT

A principal inteno do desenvolvimento de um novo layout , sem dvida, definir e melhorar a integrao entre os elementos produtivos. Esta questo uma relao direta do local (espao fsico disponvel) e o arranjo dos departamentos, clulas, mquinas ou equipamentos em uma planta. Devido relao existente entre os aspectos geomtricos e as combinaes do processo que devem ser analisadas, a soluo pode atingir nveis elevados de complexidade, de acordo com o incremento de variveis do sistema. Alm do estudo da disposio dos departamentos, clulas, mquinas ou equipamentos em um determinado espao fsico, a melhoria de layout deve ter preocupao tambm com o estudo das condies humanas de trabalho (ergonomia). Ento, pode-se dizer que a melhoria de layout um estudo sistemtico que procura uma combinao tima das instalaes industriais que concorrem para a produo, dentro de um espao disponvel. Em outras palavras, a melhor utilizao do espao disponvel que resulte em um processamento mais efetivo, atravs da menor distncia, no menor tempo possvel. Para o estudo de layout, h quatro elementos fundamentais, as Unidades de Planejamento de Espao (UPEs), as Afinidades, o Espao e as Restries. Estes elementos devem ser definidos e analisados, tanto individualmente como em conjunto para que se obtenha um layout funcional mais eficiente possvel. Com o intuito de facilitar a anlise dos elementos fundamentais do layout, sero apresentadas algumas ferramentas que auxiliam esta anlise, bem como uma seqncia lgica para a utilizao destas ferramentas no processo de melhoria de layout. Este manual por objetivo orientar os alunos na confeco do trabalho da disciplina de PFL, no sendo este, por si s suficiente. Pois ele no abrange todo o contedo da disciplina, portanto para o melhor desenvolvimento do trabalho, o aluno necessita buscar mais informaes de outros materiais.

4 2. FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO DE LAYOUT

Existem vrias ferramentas que podem ser utilizadas no planejamento e na melhoria de layout, estas devem ser utilizadas em conjunto e em uma seqncia lgica, pois assim pode-se chegar a um bom resultado. No que esta seja uma seqncia obrigatria a ser seguida, mas ao pular alguma dessas etapas de planejamento, pode-se deixar de lado fatores importantes de anlise que podero afetar tanto o processo produtivo, como trazer problemas relacionados com manuteno, movimentao excessiva, pouco espao para movimentao de peas, entre outros. A seguir ser mostrado ume descrio da simbologia utilizada para representar os diversos tipos de operaes que podem ter em um processo qualquer. Em seguida sero descritos os 4 conceitos fundamentais nos quais esto baseadas as Ferramentas de Planejamento de Layout. E logo aps, sero apresentadas algumas ferramentas que auxiliam a anlise e verificao de diversos fatores que podem interferir nos vrios nveis de layout.

5 3. UNIDADES DE PLANEJAMENTO DO ESPAO (UPEs) So as reas de atividades (clulas) definidas pela engenharia de planejamento de espao. Podendo ser estas UPEs, de acordo com o nvel do layout a ser estudado, um prdio, um departamento, uma unidade de produo ou um posto de trabalho. A identificao das UPEs facilita todos os trabalhos que viro posteriormente, ajudando ainda a identificar todos os passos de um processo ou as reas da organizao. Aps definidas representa-se as UPEs atravs de smbolos, retirados do ANSI Y15.3M-1979, que o padro do American National Standarts Institute para grficos e processos, conforme figura 01.

NOME Operao

AO Agrega Valor

EXEMPLOS Corte, pintura, embalagem,... Fila Depsito, pulmo, ... Esteira, guindaste, corda,... Insp. visual, dimensional, ... Colocao na esteira,... Montagem

Espera/Atraso Atraso/reteno Estocagem Transporte Inspeo Manuseio* Montagem* Armazenamento formal Movimenta itens Verifica defeitos Transfere ou classifica Operao dedicada

Figura 01 Padrao do ANSI Y15.3M-1979 para Diagramas de Processo [LEE, 1998] * Smbolos Especiais, equivalentes as operaes.

6 4. FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO DE LAYOUT 4.1 Diagrama de Processo O Diagrama de Processos utilizado para documentar o processo que est sendo utilizado ou estudado. Segundo Slack, o diagrama de processo, tem por objetivo registrar a seqncia de tarefa, registrar as relaes de tempo entre diferentes partes de um trabalho e registrar o movimento de pessoal, informaes ou material no trabalho. Temos trs tcnicas principais que focalizam a seqncia de tarefas, sendo elas: Diagramas de processos globais; Diagrama de fluxo de processo; Diagrama de processo de duas mos/grfico de operaes. Para a construo de um grfico de processo, seja ele de processo global, de fluxo de processo, ou de duas mos, ao tratar-se de um fluxo novo, deve-se buscar um produto ou processo semelhante para ser estudado, e assim construir o Diagrama de Processos inicial. Caso no haja benchmarks para o fluxo ou processo, deve-se fazer uma proposta inicial, sendo esta, o ponto de partida para a melhoria de processo. 4.1.1 Diagramas de Processos Globais Ele utilizado, muitas vezes como precursor de um diagrama de fluxo de um processo de trabalho. Na sua elaborao, utilizam-se os smbolos de acordo com a figura 01, mas usando somente os smbolos de operao e inspeo e em geral agregamse diversas tarefas pequenas em uma operao global. A figura 2 mostra um exemplo utilizado para operao de montagem e embalagem.

Figura 02 Diagrama de Processo Global [SLACK, 1997]

7 4.1.2 Diagrama de Fluxo de Processo O Diagrama de Fluxo de Processos tem como finalidade, alm de registrar a seqncia do processo, descrever cada evento que ocorre. Esta descrio do evento fica localizada no lado direito do smbolo que representa a atividade descrita. Nesta descrio deve conter o que feito em cada operao, pode-se ainda indicar o tempo para realizar a operao, o nmero de pessoas envolvidas ou quaisquer outras informaes relevantes. O diagrama analisado do topo para baixo. A linha horizontal no incio indica a entrada de itens provenientes de fornecedores externos ao processo que est sendo estudado. Sendo assim, estes itens podem ser de fornecedores terceirizados ou ainda de fornecedores internos, da mesma organizao. Caso haja mais de um item que entra no incio do processo estudado, pode-se ter mais de uma linha horizontal, sendo uma para cada item. As linhas verticais mostram a seqncia dos eventos, estas linhas devem conter as operaes do processo, com os respectivos smbolos de acordo com a figura 01. J as setas horizontais remanescentes mostram onde se combinam vrios itens do produto do trabalho, ou seja, onde itens diferentes devem juntar-se no mesmo processo. A figura 3 mostra um exemplo de Diagrama de Fluxo de Processo.

Figura 03 Diagrama de Fluxo de Processo [LEE, 1998]

8 4.1.3 Diagrama de Processo de Duas Mos/Grfico de Operaes O Diagrama de Processo de Duas Mos utiliza-se dos mesmos princpios dos diagramas de processo global, e do diagrama de fluxo de processo, mas visando a seqncia de processo de um sub-micro-layout (um posto de trabalho). As operaes so representadas pelos mesmos smbolos, mas deve-se observar que para este caso, o smbolo de atraso usado para indicar que a mo est esperando para realizar sua prxima tarefa. O smbolo de estocagem usado para indicar que a mo est segurando uma pea ou um documento. Normalmente os diagramas de processo para duas mos, so mostrados em um diagrama pr-formatado. O trabalho em estudo descrito por meio do registro das atividades de cada mo durante a atividade. Depois se traa, de acordo com as atividades descritas, sobre os smbolos referentes atividade em questo, conforme exemplo da figura 4. O uso do grfico pr-formatado, traz a vantagem de a anlise tambm indicar a relao das atividades realizadas com cada mo.

Figura 04 Diagrama de Processo de Duas Mos [SLACK, 1997]

9 4.2 Afinidades A identificao das afinidades entre as UPEs, muito importante para a verificao da necessidade da proximidade ou no entre as clulas para a otimizao do processo. Para a anlise das afinidades, deve-se verificar a comunicao ou interao pessoal entre os operrios, movimentao de materiais entre as clulas ou qualquer fator relevante que exija ou uma proximidade entre as mesmas. H diversas maneiras de classificarem-se as afinidades entre as clulas, podendo ser utilizados valores numricos, escala de vogais, estilos de linhas variados ou ainda de cores diferentes, conforme mostra a figura 05.
Descrio Absoluta Excepcional Importante Ordinria Sem importncia Distante Vogal Escala A E I O U X 4 3 2 1 0 -1 Grfico manual Grfico CAD Cor Vermelho Amarelo Verde Azul Preto

Figura 05 - Convenes de Afinidades [LEE, 1998] Para auxiliar a identificao das afinidades, pode-se utilizar o Diagrama de Afinidades, figura 06. Neste, leva-se em conta todos os fatores relevantes para o processo colocando-os em um ndice e numerando-os. No exemplo da figura 06, foram dois os fatores utilizados, sendo eles Fluxo de Materiais e o Pessoal Compartilhado, mas qualquer outro fator (ex: manuteno, comunicao, etc) pode ser utilizado. O Diagrama de Afinidades interpretado da seguinte forma, em cada linha coloca-se uma UPE, ento se segue a diagonal que parte da primeira linha at encontrar a diagonal que parte da linha da UPEs com a qual deseja-se analisar as afinidades existentes entre estas, no losango onde estas diagonais se encontram deve-se colocar as afinidades verificadas entre as clulas, de acordo com o quadro Convenes de Afinidades, figura 05, e ainda verificam-se os fatores relevantes. Seguido esta

metodologia, at que todas as UPEs sejam analisadas entre si, assim pode-se obter a relao de afinidades entre todas as clulas definidas.

10

N 1 2

Razo Fluxo de Material Pessoal Compartilhado

01

ENTRADA DAS PEAS INSERO DA PLACA SOLDA PARA INDUO MONTAGEM DE POSICIONAMENTO ARMAZN EXPEDIO
I 1 I 1 E 1,2 E 1 E 1 A 1,2

02

03

E 1 X 2

04 05

06

Figura 06 - Diagrama de Afinidades [adaptado de LEE, 1998] O losango de interseco das UPEs preenchido da seguinte forma, acima vai o grau de a afinidade entre as UPEs em anlise, e abaixo vo os nmeros dos fatores que foram alocados ndice e incidem sobre as duas clulas. A figura 07 mostra a anlise de um losango retirado da figura 06. Caso no haja afinidades entre as clulas analisadas, pode-se deixar o losango de interseco em branco, o que indica que estas clulas no necessitam de proximidade. Afinidades negativas tambm podem ser utilizadas, indicando que as UPEs devem ficar distantes.

Figura 07 - Anlise do Losango de interseco das UPEs Com o Diagrama de Afinidades preenchido, pode-se fazer um registro anlise das afinidades entre as UPEs, como mostra a figura 08, atravs das convenes de afinidades grficas mostradas na figura 05, para facilitar a montagem do Diagrama de Configurao.

11

02

01

03

04

02

04

03

06

02

05

04

05

03

01

05

06

Figura 08 Registro das Afinidades [LEE, 1998] 4.3 Diagrama de Configurao Este diagrama de grande valia para verificar o melhor posicionamento das clulas, de acordo com as afinidades existentes entre as UPEs envolvidas no processo. O Grfico de Configurao deve ser feito e otimizado at chegar a melhor configurao possvel, pois muito difcil chegar ao posicionamento ideal das clulas j na primeira configurao projetada. Pode-se ver na figura 09, a melhoria contnua da configurao.

Figura 09 - Otimizao de um Diagrama de Configuraes [LEE, 1998]

Pode-se notar na figura 09 que no diagrama A existem muitos cruzamentos de caminhos e consequentemente uma grande movimentao, o que ocasiona grandes percursos que no agregam valor algum ao produto. Com a otimizao contnua do grfico, chegou-se a um grfico final muito mais enxuto. A figura 10 ilustra o digrama de configurao para as UPEs descrito na figura 8.

12

01 01

02 02

03

04

05

06

Figura 10 Exemplo de Digrama de Configuraes [LEE, 1998] 4.4 Planejamento do Espao O planejamento do espao tem o objetivo de determinar o espao necessrio para cada UPEs do processo em estudo, e planej-lo de maneira que este tenha uma configurao mais eficiente possvel. Pois, cada clula ou posto de trabalho estudado tem necessidades especificas de espao, devido movimentao de pessoas, peas, e de eventuais manutenes que estas venham necessitar. Para a definio do espao para cada UPEs, deve-se seguir alguns passos, aps definir as afinidades entre as UPEs: 1. Planejamento do Espao para UPEs; 2. Planejamento Primitivo do Espao; 3. Anlise das Limitaes; 4. Planejamento Macro do Espao. 4.4.1 Planejamento do Espao para UPEs nesta etapa do planejamento do espao que verifica-se todas as necessidades de espao que cada posto de trabalho analisado precisa. As necessidades de espao podem ser obtidas nos manuais das mquinas, em anlises do processo, para verificar o fluxo de pessoas e materiais que passam ao redor de cada UPEs, com as necessidades da equipe de manuteno ou qualquer outra fonte de informao da empresa.

13 Este planejamento feito com o auxilio de desenho, podendo este ser feito com o auxilio de software de CAD ou ainda de forma manual. Neste ltimo caso, o desenho deve ser feito em escala para que facilite anlises posteriores. Aps verificada a necessidade de espao que cada UPE precisa, desenha-se este espao da seguinte maneira: Faz-se um retngulo no tamanho total que o posto de trabalho necessita. Por exemplo, um posto de trabalho que precisa de uma rea de 20m, sendo um retngulo de 4m x 5m, conforme figura 11;

Figura 11 rea Necessria para uma Determinada UPE

Ento, divide-se este em quadrados de tamanhos iguais. Geralmente utilizam-se quadrados de 1m x 1m por ser mais fcil de visualizar. Mas cada caso deve-se utilizar-se de medidas condizentes com suas necessidades, podendo-se dividir o espao em quadrados de maior tamanho ou menor, se isto facilitar o trabalho. Na figura 12, dividiu-se o retngulo em quadrados com dimenses de 1m x 1m;

14

Figura 12 Diviso do Espao em Quadrados

Com o espao de cada UPE definido e desenhado conforme os passos descritos anteriormente, utiliza-se os smbolos para cada UPEs, conforme figura 01, j definidos para colocar sobre a rea desenhada, conforme mostra a figura 13.

03

Figura 13 Sobreposio e necessidade de espao da UPE [adaptado de LEE, 1998]

Estes passos devem ser repetidos para todas as UPEs identificadas no processo. importante ressaltar que as cotas mostradas nas figuras 11 e 12, s aparecem nestas figuras para ilustrar as dimenses da rea utilizada, no sendo necessrias para etapas posteriores.

15 4.4.2 Planejamento Primitivo do Espao O Planejamento Primitivo do Espao utilizado para verificar como ficaro dispostas as UPEs, com suas necessidades de espao j integradas, baseando-se no Diagrama de Configuraes (figura 10). A figura 14 mostra um exemplo de Planejamento Primitivo do Espao.

05 01 02

03

04

06

Figura 14 Planejamento Primitivo do Espao [LEE, 1998]

4.4.3 Anlise das Limitaes As limitaes do projeto so as condies que limitam o plano ideal de espao. Essas limitaes podem ser o tamanho da rea disponvel, o formato da construo, colunas dentro da rea utilizada, desnveis no assoalho, caractersticas externas, e muitas outras. Todas estas limitaes devem ser levadas em considerao para o melhor posicionamento das UPEs no local. 4.4.4 Resumo das Limitaes O resumo das limitaes uma ferramenta que auxilia na identificao das eventuais limitaes, ou necessidades que o projeto em questo exige, referindo-se ao macro layout. Para que esta identificao seja feita, utiliza-se uma tabela, conforme figura 15, onde se coloca, em uma coluna todas as unidades de planejamento de espao (UPEs), da organizao. E na primeira linha colocam-se os fatores que podem ocasionar ou exigir alguma necessidade especial, sendo os principais fatores: local, manuseio de material,

16 pessoas, aspecto, administrao e utilidades. Deixando espao para outros fatores que no esto relacionados aos seis citados anteriormente. Abaixo de cada um dos fatores, colocam-se os vrios itens que representam alguma limitao para o projeto. Com as UPEs e os itens que representam alguma limitao na tabela, assinalamse os itens que cada UPE necessita. Assim tem-se uma visualizao de todas as limitaes de cada UPE, facilitando a atuao em cima das limitaes que cada clula necessita.

Figura 15 Resumo das Limitaes para Macro-Layout [LEE, 1998]

4.4.4 Planejamento Macro do Espao Nesta etapa do planejamento do espao, deve-se ter em mos a planta baixa do local onde ser instalado este layout. Tambm se devem ter todas as limitaes que o local impe ao projeto. Com todos os dados das etapas anteriores coletados, posiciona-se os desenhos das UPEs do processo sobre a planta baixa do local onde este ser instalado, respeitando as limitaes e a necessidade de espao de cada UPE. A figura 16 mostra um exemplo de planejamento macro do espao.

17

06

01

05 04 03 02

Figura 16 Planejamento Macro do Espao [LEE, 1998] importante levar em conta, na elaborao do Planejamento Macro do Espao, a possibilidade ou impossibilidade de se modificar a forma do espao. Na figura 16, a UPE 2 foi posicionada em uma rea em L, porm mantendo-se a rea necessria.

18 5. DIAGRAMA DE ESPAO O Diagrama de Espao uma ferramenta utilizada para definir o perfil de espao existente, ou seja, quantificar o espao utilizado para cada operao ou atividade da organizao. Para isso, deve-se elaborar um desenho da organizao (planta baixa), incluindo neste os principais departamentos e equipamentos. Ento, codificam-se os espaos, de acordo com a sua utilizao, atravs de cores, conforme mostra o exemplo da figura 17.

4.

Analisar os resultados

Figura 17 Diagrama de Espao [LEE, 1998]

Aps desenho e a codificao por cores estarem prontas, quantifica-se o total da rea utilizada para cada atividade em porcentagem. Com o auxilio de um grfico de pizza pode-se definir o perfil do espao existente figura 18, verificando a porcentagem de rea que est sendo utilizado para cada atividade. Ento se analisa o resultado obtido para poder atuar em melhorias.

19

Trfego 24,5%

Processo 27,0%

Servio 1,5%

Escritrio 19,8% Depsito 27,2%

Figura 18 - Perfil do Espao Existente [LEE, 1998]

Exemplo de anlises feita baseada nos dados do Perfil do Espao Existente (grfico de pizza): Por que usamos 30% da nossa organizao para armazenamento, mas estamos sempre em falta com nossos clientes? Porque os corredores de nossa organizao so to caticos? Porque o Produto A exigem 20% do espao se ele traz somente 1% de nossos lucros? No processo de desenvolvimento do layout normalmente so confeccionados digramas de espao em dois momentos: (1) na anlise do espao atual e (2) na anlise das opes de novos layouts. Isto feito com o intuito de verificar se houve melhoria na utilizao do espao de um layout para outro.

20 6. IDENTIFICAO DE FAMLIAS DE PROCESSOS

A Identificao de Famlias de Processos utilizado para a anlise e estudo do caminho que as peas e/ou itens de determinado produto percorrem, durante seu processamento, dentro da clula ou entre as clulas que esto sendo estudadas. Esta identificao pode ser feita de trs formas, de acordo com a quantidade de peas que so processadas na clula. Para as clulas com agrupamento de peas menor que 20 produtos, utilizado o Mtodo Intuitivo/Visual (ref. LEE, p. 117); Para as clulas com agrupamento de produtos maior que 100, utilizado o Mtodo de Codificao/Classificao (ref. LEE, p. 117); Para as clulas com quantidade de produto de 20 a 100, utilizado o mtodo da Anlise do Fluxo de Produo (AFP) (ref. LEE, p. 117), o qual ser apresentado a seguir. 6.1 Anlise do Fluxo de Produo (AFP) A anlise de fluxo de produo um pouco trabalhosa, pois por esta clula passam uma certa variedade de produtos, e estes no seguem as mesmas seqncias no seu processamento. Neste tipo de clula, h produtos que passam por postos que outros produtos no necessitam. Para esta anlise, devem-se identificar todos os produtos que passam por esta clula, e tambm todos os postos de trabalho que fazem parte dela. Ento, monta-se uma matriz, colocando os produtos e os postos de trabalho identificados, no sendo necessrio preocupar-se com a seqncia de produo. Posteriormente, correlaciona-se os produtos com os postos de trabalho por onde estes passam, conforme exemplo figura 19.

21

Trituradora de rebarbas

Laminadora horizontal

Motor do torno de 12"

Tratamento trmico

Torno HiT30S CNC

Pino Base 1 Impulsor 1 Impulsor 2 Eixo 1 Eixo 2 Impulsor 3 Eixo 3 Tampa Base da bomba Base 2 mbolo 1 Impulsor 4 Eixo 4 Eixo 5 Primeira tampa Eixo 6 Tampa 1 Parafuso prensador Parafuso especial Base 3 Eixo da bomba Eixo 7 Tampa de trs mbolo 2 Base 4 Pino central

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X

X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Figura 19 Anlise do Fluxo de Produo [LEE, 1998]

Aps a montagem da matriz, devem-se arrumar as linhas e as colunas, aproximando os produtos que utilizam os mesmos postos de trabalho, e aproximando os postos, buscando assim formar blocos, conforme exemplo da figura 20.

Torno HT-8G CNC

Parafuso B$S #2

WMC 15x10x12

Mandril manual

VMC 40x20x25

Torno W&S #3

Broca manual

Serra manual

Escatelador

Trituradora

Broca NC

22

Pino Pino central Parafuso especial Parafuso prensador Eixo 2 Eixo 1 Eixo 3 Eixo 5 mbolo 1 mbolo 2 Eixo 6 Eixo da bomba Eixo 7 Eixo 4 Base da bomba Base 3 Base 4 Base 2 Base 1 Primeira tampa Tampa de trs Tampa 1 Tampa Impulsor 3 Impulsor 4 Impulsor 1 Impulsor 2

X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X

X X

Figura 20 Anlise do Fluxo de Produo [LEE, 1998]

Os blocos formados na matriz nos auxiliam a visualizar quais as mquinas que devemos colocar mais prximas umas das outras, e ainda, nos mostra, quais os produtos que passam por estes blocos, formando assim clulas de menor tamanho. Deve-se ainda, ter o cuidado de verificar as afinidades entre estas novas clulas, para que se possa posicion-las de forma que se tenha uma otimizao na movimentao e no compartilhamento de pessoas.

Trituradora de rebarbas

Laminadora horizontal

Motor do torno de 12"

Tratamento trmico

Torno HiT30S CNC

Torno HT-8G CNC

Parafuso B$S #2

WMC 15x10x12

Mandril manual

VMC 40x20x25

Torno W&S #3

Broca manual

Serra manual

Escatelador

Trituradora

Broca NC

23 7. IDENTIFICAO DA INFRA-ESTRUTURA FSICA uma etapa do estudo do layout, que analisa os recursos que do sustentao a todas ou a maior parte das operaes da linha de produtos. Esta infra-estrutura, no contribui diretamente com o processo produtivo, por esta razo, no aparecem nos diagramas ligados diretamente ao processo, vistos anteriormente. Alguns exemplos de infra-estrutura que podemos citar so: refeitrios, banheiros, vestirios, departamento de manuteno, espao para o sistema de ar condicionado, centrais eltricas, entre muitos outros, de acordo com a necessidade de cada organizao. Os elementos que fazem parte da infra-estrutura fsica da organizao so necessrios para as operaes e so essenciais para o planejamento do espao, no podendo ser ignorados. Uma ferramenta muito utilizada para auxiliar a catalogar os recursos necessrios, e acompanhar o andamento da anlise destes o checklist da infra-estrutura fsica. Este checklist deve ser feito e analisado por um pequeno grupo de pessoas qualificadas e que conheam o processo, diminuindo assim as chances de esquecer algo importante na infra-estrutura da organizao. O checklist da infra-estrutura fsica, mostrado na figura 21, foi montado verificando as necessidades por rea. Foram listados os itens que devero ter no projeto, e no lado direito de cada item tem uma rea aonde iro sendo assinalados os itens conforme sua execuo. Tambm interessante deixar espao para adio de itens que eventualmente tenham sido ignorados e posteriormente possa fazer parte do projeto.

24

Figura 21 Checklist da Infra-Estrutura [LEE, 1998]

25 8. ANLISE DOS FATORES PONDERADOS Tem por objetivo auxiliar as tomadas de deciso, para escolher uma entre as vrias opes de configuraes que se tem para uma determinada planta em estudo. Atravs de um grupo, com bom conhecimento do processo, monta-se uma tabela conforme figura 22, onde se colocam as atividades, ou fatores que o macro-layout pode influenciar, na segunda coluna. E de acordo com a estratgia da organizao, o grupo define pesos, que podem variar de 1 10, para as atividades ou fatores j definidos pelo grupo e colocados na tabela, na terceira coluna.

Figura 22 Anlise de Fatores Ponderados [LEE, 1998] No caso do exemplo da figura 22, o estudo foi feito para 3 opes de layout: sistema celular, funcional e tambm para o sistema j existente. As opes estudadas so descritas na parte inferior esquerda da figura 22, e na tabela, tem duas colunas para cada opo em estudo. Sendo a primeira coluna de cada opo, para inserir a classificao, e a segunda para o resultado da multiplicao do peso de cada fator pelo valor referente a classificao que cada um destes fatores teve para cada opo.

26 A classificao dos fatores feita de acordo com a figura 05 Convenes de Afinidades, colocando-se na tabela as vogais. Ento, com a classificao pronta, multiplica-se o peso pela classificao que a atividade obteve em cada uma das opes de configurao, sendo que o valor das vogais o valor da escala da figura 05 referente a cada vogal, e reapresentado na tabela 01.
Vogais de Classificao Fator Referente para Multiplicao

A 4

E 3

I 2

O 1

U 0

X -1

Tabela 01 Tabela de Correspondncia de Escala Esta classificao feita analisando-se como os fatores funcionariam em cada uma das opes. Aps todas as multiplicaes terem sido efetuadas, e seus resultados alocados na segunda coluna referente a cada opo, somam-se estes resultados, e o resultado desta soma colocado na linha totais, cada qual na coluna da opo que se refere. Analisando os totais de cada opo em estudo, a opo que tiver obtido o maior valor a melhor. Para o caso da figura 22, a opo 1 de longe a melhor. Na parte inferior direita da figura 22, tem um campo denominado Juzes, nesta rea que coloca-se o nome dos integrantes da equipe que efetuaram o estudo. J na parte superior tem vrios campos para colocar informaes tais como, nome da empresa, nome do projeto, nmero do projeto, rea autora do projeto, data da execuo e um campo para outras informaes necessrias.

27 BIBLIOGRAFIA

LEE, Quaterman. Projeto de instalao e do local de trabalho / Quaterman Lee; com colaborao de Arild Amundsen, Wiliam Nelson e Herbert Tuttle; reviso tcnica Luiz Roberto Palma da Fonseca; (traduo O. P. Tradues). So Paulo : IMAM, 1998. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; HARLAND, Christine. Administrao da Produo. So Paulo, SP: Atlas, 1997.

You might also like