You are on page 1of 15

Ginstica Artstica

Educao Fsica

ndice
Introduo ......................................................................................................................... 2 Ginstica Artstica ............................................................................................................ 3 O Ginasta .......................................................................................................................... 4 Caractersticas Fsicas e Generalidades ........................................................................ 4 Treino e Preparao ...................................................................................................... 4 Movimentos .................................................................................................................. 5 Equipamentos ................................................................................................................... 8 Local de Treino ou Competio ....................................................................................... 8 Aparelhos ...................................................................................................................... 8 Regulamento ................................................................................................................... 11 Principais Competies .................................................................................................. 12 Principais Ginastas ......................................................................................................... 13 Concluso ....................................................................................................................... 14

Introduo
Este trabalho est inserido no mdulo 9, da disciplina de Educao Fsica, e sobre Ginstica Artstica. Espero com a sua realizao aprender mais sobre esta modalidade e o seu alcance a nvel desportivo.

Ginstica Artstica
A ginstica artstica uma das modalidades mais antigas da ginstica. Apesar de ser algo que surgiu na Pr-Histria, enquanto forma de prtica fsica, s em 1881, em escola alems exclusivamente masculinas, que tornou numa modalidade desportiva. Em 1896 passou a ser um desporto olmpico masculino, e s em 1928 que as mulheres tiveram permisso para participar. Nos anos 50 a modalidade passou a ser praticada nos aparelhos que ainda hoje conhecemos. Apesar de ter comeado como um desporto masculino, a ginstica tornou-se algo muito mais praticado entre as mulheres. Devido a isso, os eventos artsticos femininos passaram a ser mais disputados, admirados e destacados entra todas as modalidades da ginstica. As apresentaes da ginstica artstica so individuais apesar de serem disputadas em equipa e duram, mais ou menos, de 30 a 90 segundos. Elas so realizadas em diferentes mquinas/aparelhos sob um conjunto de exerccios e so separadas em competies femininas e masculinas. Os ginastas por norma devem ter corpos elegantes que demostrem fora, agilidade, flexibilidade, coordenao, equilbrio e controle do corpo.

O Ginasta
Caractersticas Fsicas e Generalidades
A fora, a flexibilidade e a coordenao motora, independentemente do treinamento, so fundamentais para o xito de um ginasta. A gentica um factor determinante para algum que apresente essas caractersticas e se destaque na modalidade escolhida. A preparao de um atleta passa por trs fases: Primeira Fase a fase de iniciao e dura at aos dez anos de idade. Segunda Fase a fase de incio de tratamento intensivo para a modalidade escolhida. A mdia da idade de incio aproximadamente doze anos. Terceira Fase Inicia-se aos quinze e +e quando comea o treino de alto nivele em que o atleta deve desenvolver ao mximo a sua performance e autonomia.

Treino e Preparao
Nos treinos existem quatro elementos essenciais: um treinador, um atleta, uma boa afinidade desportiva e um objectivo comum. O treino fsico de um ginasta realizado com base em repeties, de forma a aumentar a fora e a massa muscular, melhorando, com isso, sua flexibilidade e suas capacidades aerbicas e anaerbicas. A repetio serve tambm para melhorar a concentrao e automatizar os movimentos mais simples, fazendo com que o ginasta gaste mais tempo na meta de maneira a atingir a perfeio das rotinas tcnicas. Por outro lado, cabe ao tcnico definir a tctica, ou seja, os limites fsicos de seu atleta e de motiv-lo na prtica constante e na busca pelos melhores e mais aproveitveis movimentos. Os treinos dirios, que duram entre quatro a oito horas, impedem a perda de flexibilidade e de movimentos, ao mesmo tempo que diminuem os riscos de acidente. Quando estes acontecem recaem principalmente sobre as articulaes e na coluna. O risco de fracturas todavia diminuto.

De forma a evitar acidentes e a diminuir os riscos de leso, algumas medidas so tomadas, de forma a tornar a ginstica um desporto de prtica segura, apesar dos movimentos desafiem a gravidade e o equilbrio. Algumas dessas medidas so: Colocar um grande nmero de colches para amorteceder os impactos de sada dos aparelhos; Oferecer um bom acompanhamento do treinador ou de um auxiliar impedindo assim que o ginasta pratique sozinho e realize movimentos inadequados; A presena de algum que qualifica os movimentos mais perigosos com baixas pontuaes de forma a desmotiva-los na sua execuo; O acompanhamento de fisioterapeutas e preparadores fsicos (essencial para evitar leses), pois atravs das instrues destes profissionais, que o ginasta executar os seus exerccios da melhor forma possvel. Por ultimo, os alongamentos executados antes e aps o treino, so fundamentais para evitar agresses musculares. Algo tambm bastante essencial o acompanhamento psicolgico, esta uma ferramenta que ajuda a estruturar e a preparar a mente do atleta, de forma a descobrir e tratar as reais dificuldades do ginasta, sejam estas em competies ou em treinos. necessrio tambm salientar a alimentao, pois esta uma parte imprescindvel para o ginasta, o que o faz manter um corpo saudvel, principalmente entre os mais jovens que ainda esto em fase de desenvolvimento. Devido aos exerccios de alta intensidade o organismo necessita de uma boa oferta de hidratos de carbono para manter os msculos aptos para as atividades. Alm disso, o atleta deve ter ainda uma boa variedade alimentar equilibrada de protenas, vitaminas e gorduras. A hidratao tambm um factor fundamental.

Movimentos
Existe uma grande variedade de movimentos artsticos que podem ser realizados pelo atleta. Varia-se pelos movimentos de solo e pelos de aparelho. No entanto, estes movimentos tm apenas duas variantes: longitudinal - girar em volta de si mesmo - as piruetas; e transversal - de movimento, o mortais.

Abaixo seguem-se alguns movimentos mais conhecidos e as suas descries de realizao. Movimentos no especificados com localizao de realizao so utilizados em vrios momentos. Os saltos e tomadas de equilbrio, por exemplo, so de uso de praticamente todos os aparelhos, tanto masculinos quanto femininos: Abertura: Acco muscular de extenso da articulao dos quadris. Avio: Posio de equilbrio tpica da trave, em que o ginasta mantm uma perna no cho e eleva a outra para trs, com os braos abertos. Exige fora, flexibilidade e equilbrio. Carpada: As pernas estendidas formam um ngulo com o tronco. possvel tambm ter uma posio carpada de pernas afastadas. Diamidov: Movimento tpico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mo uma das barras, e gira em torno do prprio corpo. Dos Santos (Duplo Twist Carpado): Dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexo no quadril levando as mos altura do joelho. Empunhaduras: So tomadas, pegadas ou presas, que representam vrias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele. Estendida: O corpo deve estar em linha recta, sem nenhum ngulo. Flic-Flac: Movimento preparatrio para acrobacias. O ginasta levanta os braos esticados ao mesmo tempo em que seus ps deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para frente ou para trs. Giro de quadris para trs (Oitava De Apoio Para Apoio): O corpo executa um giro completo em torno do eixo transversal. Movimento tpico das barras assimtricas. Giro gigante: Elemento especfico das barras assimtricas. Uma rotatria em volta da barra de 360, executada com todo o corpo na posio estendida. Grupada: Todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. Parada de mos: Exerccio mais bsico da ginstica artstica. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilbrio. Parafuso: Uma rotao (em torno do prprio corpo para os lados) sem o uso das mos no solo.

Roda: a chamada estrela. O ginasta passa lateralmente em apoio invertido (de ponta cabea) e retoma de p. Rondada: Semelhante Roda, com os dois ps chegando ao solo no mesmo instante. Usada pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado.

Rudi: Um parafuso e meio na posio estendida aps o movimento para frente. Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente. Salto pak: Tpico das barras assimtricas. usado para passar da barra mais baixa para a mais alta. A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto pak tambm um movimento preparatrio pontuado.

Selada: Corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trs. Sttzkehre: Movimento tpico das barras paralelas. Parada de mos: Pequena projeo dos ombros frente e as pernas descem mantendo o corpo todo firme; Tkachev: Movimento usado nas barras assimtricas e na barra fixa. O ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posio carpada ou com pernas separadas, e em seguida, pega a barra novamente.

Tsukahara: Salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto.

Equipamentos
Um ginasta necessita de usar roupas que lhes permitam circular livremente: collants, shorts e lycras, so o ideal. Nos ps, os atletas podem praticar descalos, com meias, sapatos de ginstica rtmica ou meios-chinelos de ginstica. Passar p de magnsio nas mos antes de uma prova, comum e aconselhvel, principalmente se este for realizar provas de barras, de forma a evitar leses nos dedos ou escorreges durante o movimento. Outro adereo que permitido usar so os protectores palmares que servem para o ginasta se se segure nas barras e nas argolas, sem se magoar. Um elemento tambm essencial, so os colches que servem para amorteceder as sadas e possveis quedas.

Local de Treino ou Competio


As competies de ginstica geralmente so disputadas em locais fechados, com vrias adaptaes para a sua prtica. Os exemplos mais precisos so os ginsios e os estdios cobertos, especialmente preparados para conter os aparelhos e as mesas de jri.

Aparelhos
A ginstica artstica divide-se me duas modalidades: a masculina e a feminina. Cada uma tem as suas prprias regras ditadas pelos comits da Federao. As regras em comum existentes so as de conduta e generalidades de cada competio como a segurana do ginasta e a exigncia sobre a qualidade dos equipamentos e da execuo das apresentaes de prova. Os aparelhos de ginstica artstica masculina so diferentes dos aparelhos da ginstica artstica. Enquanto os homens disputem as provas com seis aparelhos, as mulheres disputam com quatro. Os aparelhos masculinos so o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alas ou cavalo com ares, as barras paralelas, a barra fixa e as argolas. Estes aparelhos, durante as apresentaes masculinas, procuram demonstrar a fora e o domnio do ginasta. Os

aparelhos femininos so a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimtricas. Estes aparelhos, durante as apresentaes femininas, colocam maior nfase na vertente artstica e de agilidade. Em comum, homens e mulheres possuem as provas de solo e salto, com certas diferenas. Abaixo, esto descritos cada um dos eventos/aparelhos:

Cavalo com alas: este aparelho, possui as seguintes dimenses: 1,15 m x 1,60 m x 35 cm. As alas possuem distncia ajustvel e a altura de 12 cm. Uma srie tpica no cavalo com alas envolve tesouras e movimentos circulares. As tesouras, exerccios feitos com as pernas separadas, so executadas geralmente com as mos sobre as alas. Os movimentos circulares, as chamadas russas, so feitos com as duas pernas juntas.

Argolas: o aparelho constitudo por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros do solo. A distncia entre elas de 50 cm e o seu dimetro interno de 18 cm. A prova consiste em uma srie de exerccios de fora, balano e equilbrio. O jri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia. Quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas haste, melhor ser a pontuao de execuo do ginasta.

Barras paralelas: o aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5m, alm de estarem distanciadas entre 42 e 52 cm. A prova consiste em exerccios de equilbrio entre giros e paradas de mos - e fora, onde o ginasta utiliza das duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento. As provas no possuem tempo aproximado de execuo, podendo um ginasta cumprir uma prova mais curta, porm com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade.

Barra fixa: a barra presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 m do solo e possui 2,40 m de comprimento. A prova consiste em movimentos de fora e equilbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratrios em uma rotina acrobtica, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas.

Barras assimtricas: este aparelho, de uso estritamente feminino, actualmente fabricado com fibras sintticas e, por vezes, material aderente. Seu posicionamento , a mais alta a 2,36 m de altura e a menor a 1,57 m. A

prova composta por uma srie de movimentos obrigatrios, bem como os demais aparelhos. A posio das duas barras em diferentes alturas possibilita ginasta uma gama variada de movimentos, mudanas de empunhaduras e alternncia entre as barras. A execuo de alguns movimentos tambm facilitada atravs da propriedade de molejo do aparelho. Trave olmpica: popularmente chamada de trave, a trave de equilbrio um dos dois aparelhos de prticas unicamente femininas. A trave em si uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do cho, com cinco metros de comprimento e dez centmetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros. Solo: este, enquanto aparelho, um estrado de 12x12m feito de um material elstico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gmnicas. Como modalidade, os exerccios tm uma durao de 50 a 70s para os homens, e 70 a 90s para as mulheres. Durante a prova, so realizados movimentos acrobticos e ginsticos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exerccios femininos tm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental. Salto: o salto sobre a mesa a prova mais rpida da ginstica artstica. Dura aproximados 50 segundos, incluindo apenas o momento dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito. A prova composta por uma pista de 25 metros, que termina em um trampolim de impulso e finalmente na mesa de dimenses 120 x 95 cm. O salto considerado um evento de exploso muscular, possuidor de uma margem mnima para erros.

Regulamento
Para a aquisio do resultado completo de um campeonato de ginstica artstica, os ginastas devem participar em quatro competies, cada uma delas com caractersticas e objetivos prprios, sendo assim denominadas: Competio I (Qualificatria), Competio II (Final Individual Geral), Competio III (Final Individual por Prova) e Competio IV (Final por Equipas). Abaixo, so apresentados os detalhes de organizao, participao, qualificao e desenvolvimento de cada uma destas competies:

Competio I (C I) A competio I objectiva a qualificao para as competies finais (C II, C III e C IV) e ainda determina a classificao das equipas a partir do 9 lugar e dos ginastas a partir do 25 lugar. As oito primeiras equipas aqui qualificadas definiro as suas classificaes na Final por Equipas (C IV) e os 24 ginastas melhores qualificados individualmente definiro as suas classificaes na Final Individual Geral (C II). Da C I participam todas as equipas e todos os ginastas individuais inscritos no evento. Somente os ginastas que competem em todas as provas podero se qualificar para participar da Final Individual Geral (C II). O Campeonato Mundial que antecede os Jogos Olmpicos define as equipas e os ginastas individuais que participaro dos JO, considerando os resultados obtidos na C I.

Competio II (C II) A competio II a Final Individual Geral. Dela participam os 24 ginastas melhores classificados individualmente na C I, sendo permitida a participao de no mximo dois ginastas de cada nacionalidade. Na C II os ginastas executaro uma nova srie em cada uma das provas e somente um salto, desconsiderando, para o resultado desta competio, as notas obtidas na C I. No final da competio sero somadas as notas obtidas por cada ginasta em cada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo ento confrontados os totais de cada participante para se chegar classificao individual geral. O ginasta que obtiver o maior somatrio de pontos ser considerado o vencedor da competio.

Competio III (C III) A competio III a Final por Provas, onde definida a classificao individual de cada uma das provas. Estaro qualificados para esta competio os oito ginastas que obtiveram as pontuaes mais altas na C I, em cada uma das provas, sendo permitida a participao de no mximo dois ginastas de cada nacionalidade em cada prova. Os oito ginastas qualificados executam uma nova srie na prova na qual se classificaram, sendo que no salto os ginastas devero executar dois diferentes. Em cada prova, a classificao final ser definida pelas notas obtidas pelos ginastas em cada uma delas, nesta competio (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a maior nota.

Competio (C IV) A competio IV a Final por Equipas. Nesta fase participa as oito equipas que obtiveram as maiores pontuaes na C I. Nesta competio os ginastas das equipas qualificadas executaro uma nova srie em cada prova e somente um salto. Todas as notas obtidas nesta competio entram na totalizao dos pontos da equipa. A classificao final das equipas determinada pelas pontuaes obtidas aps as rotaes.

Principais Competies
Jogos Olmpicos: De quatro em quatro anos, rene os ginastas classificados para os eventos. Aquela nao que no conseguir qualificar uma equipa, est apta a enviar at trs competidores para represent-la. Campeonato Mundial: Desde 1999 sua realizao anual. Esta competio possui caracterstica singular - Dependendo do ano, pode apresentar ou no determinado tipo de evento. Em Debrecen - 2002 por exemplo, no houve a disputa por equipas e do individual geral. World Cup: Torneio realizado por temporada. dividido em etapas que acontecem durante o ano. Sua final rene os ginastas classificados durante as etapas anteriores. De acordo com o novo regulamento, a final desta competio d direito ao vencedor de disputar os Jogos Olmpicos.

Existem ainda as competies regionais, conhecidas pela competitividade entre os atletas participantes e onde se conhecem os favoritos continentais: Campeonato Africano - Realizado de trs em trs anos. onde renem-se os ginastas de todo o continente africano. Jogos Asiticos - Realizado a cada quatro anos. Rene todas as naes do continente asitico. Campeonato Europeu - Em 2004, comeou a ser realizado todos os anos. onde renem-se os ginastas do continente europeu. Esta competio conhecida por seu alto nvel e por reunir naes sempre favoritas nos Jogos Mundiais, como a Rssia e a Romnia. Jogos Pan-Americanos - Realizado de quatro em quatro anos. onde renemse os ginastas dos trs continentes americanos: Sul, Central e Norte. So realizados desde os Jogos de 1951, em Buenos Aires. Jogos Sul-Americanos - Competio realizada a cada quatro anos. onde renem-se os ginastas do continente sul-americano.

Principais Ginastas Feminino


Larissa Latynina Vera Caslavska Nadia Comaneci Svetlana Khorkina Shawn Johnson

Masculino
Mitsuo Tsukahara Alexander Tkachev Nikolai Andrianov Sawao Kato Kai Zou Kohei Uchimura

Critrios usados de avaliao: a poca em que se destacaram, participaes olmpicas e mundiais, reconhecimento internacional, conquistas e movimentos inseridos na tabela da FIG.

Concluso
Com este trabalho concluo que o nvel de preparao fsica para este tipo de desporto elevadssimo e que todas as pessoas que o executam merecem todo o tipo de reconhecimento.

You might also like