You are on page 1of 2

Língua Portuguesa (Prof. João Crepschi) Lista Interpretação de Textos - Ironia e Humor 1.(Unicamp-SP) Na primeira página da Folha de S.

Paulo de 22 de outubro de 2004, encontramos uma seqüência de fotos acompanhada de uma legenda cujo título é: “A QUEDA DE FIDEL”. No texto da legenda, o jornal explica: O ditador cubano, Fidel Castro, 78, se desequilibra e cai após discursar em praça de Santa Clara (Cuba), em evento transmitido ao vivo pela TV; logo depois, ele disse achar que havia quebrado o joelho e talvez um braço, mas que estava “inteiro”; mais tarde, o governo divulgou que Fidel fraturou o joelho esquerdo e teve fissura do braço direito. a) O que a leitura desse título provoca? Por quê? b) Proponha um outro título para a legenda. Justifique. 2.(Unicamp-SP)

Na tira de Garfield, a comicidade se dá por uma dupla possibilidade de leitura. a) Explicite as duas leituras possíveis e explique como se constrói cada uma delas. b) Use vírgula(s) para discernir uma leitura da outra. 3.(Unicamp-SP) Na sua coluna diária do Jornal Folha de S. Paulo de 17 de agosto de 2005, José Simão escreve: “No Brasil nem a esquerda é direita!”. a) Nessa afirmação, a polissemia da língua produz ironia. Em que palavras está ancorada essa ironia? b) Quais os sentidos de cada uma das palavras envolvidas na polissemia acima referida? c) Comparando a afirmação “No Brasil nem a esquerda é direita” com “No Brasil a esquerda não é direita”, qual a diferença de sentido estabelecida pela substituição de ‘nem’ por ‘não’? 4.(ITA-SP)

a) O que há de engraçado nesse diálogo? b) Qual a marca lingüística que permite o efeito cômico?

(Unesp) As tiras freqüentemente nos surpreendem pela profundidade das reflexões que provocam em sua síntese visual e lingüística.(Fuvest-SP) Considere as seguintes frases. 7/06/2004) a) Quais as interpretações sugeridas pela manchete? b) Qual dessas interpretações prevalece na notícia? . levando em consideração o jogo de palavras que ocorre entre “aparência pessoal” e “aparência impessoal”. Preso vigia acusado de matar empresário. Governo e empresas locais têm sido criticados por não combaterem o problema. extraídas de diferentes matérias jornalísticas. a obesidade no país cresceu quase 400% em 25 anos. se continuar aumentando. pode superar o cigarro como maior causa de mortes prematuras. Paulo. 6.5. Nos últimos meses. no último quadrinho. É o que ocorre na de Adão Iturrusgarai. Qual é o duplo sentido? b) A propaganda trabalha com euplo sentido para construir a imagem de um provedor que se insere em âmbitos internacional e nacional. de se declarar insatisfeita com a nova aparência obtida. a) A propaganda joga com um duplo sentido da expressão “acabar em pizza”. A Internet do Brasil e do mundo.(Unicamp-SP) O seguinte enunciado está presente em uma campanha publicitária de provedor de Internet: Finalmente um líder mundial de Internet que sabe a diferença entre acabar em pizza e acabar em pizza. b) É correto afirmar que na frase II ocorre ambiguidade? Justifique sua resposta. o debate sobre o aquecimento global vem. que é desfeita pelo conteúdo do texto que lhe segue. De que modo a expressão “acabar em pizza” ajuda na construção dessa imagem? 8. o trocadilho a que se refere o redator e explique por que ele pede perdão por tê-lo produzido. que nos leva a refletir sobre as motivações dos desabafos da personagem. na frase I. Segundo um relatório. (ITA-SP) A manchete a seguir apresenta ambiguidade sintática. podemos encontrar. I. a) Identifique. (Folha de S. uma causa objetiva para essa insatisfação. e responda ao que se pede. II. Aponte essa causa. 7. esquentando. Embora pareça contraditória e inconseqüente sob o ponto de vista psicológico a atitude da personagem. e. Reino Unido pode taxar fast food contra obesidade O Reino Unido estuda cobrar taxa de empresas de fast food para financiar instalações esportivas e o combate à obesidade. com perdão do trocadilho. numa releitura mais atenta da tira. Terra.