You are on page 1of 8

196

ANO C

DOMINGO II DA PSCOA ou da Divina Misericrdia


(Se estiverem presentes adultos que tenham sido baptizados na ltima Pscoa, as intenes da orao dos fiis podero hoje ser propostas por eles).

I Nestes dias santssimos da Pscoa, elevemos a nossa orao ao Pai celeste


rms e irmos:

pela Igreja e pelo mundo, dizendo (ou: cantando), com toda a confiana:
R. Pela ressurreio do vosso Filho, ouvi-nos, Senhor. Ou: Abenoai, Senhor, o vosso povo. Ou: Ouvi-nos, Senhor. 1. Para que os bispos, os presbteros e os diconos da Igreja sirvam os crentes e os que procuram a Cristo, ensinando, perdoando e dando a paz, oremos, irmos. 2. Para que os responsveis no governo das naes trabalhem, sem perderem a coragem, pelos mais pobres e por maior justia, oremos, irmos. 3. Para que os idosos e os doentes sem esperana encontrem a seu lado quem os ame e lhes d a conhecer o Evangelho, oremos, irmos. 4. Para que Jesus, que esteve morto, mas est vivo, e tem as chaves da morte e do abismo, ilumine os coraes dos que no crem, oremos, irmos. 5. Para que a nossa comunidade aqui reunida acolha a salvao que Deus lhe d e se deixe renovar por Jesus Cristo, oremos, irmos. (Outras intenes: adultos e crianas baptizados nesta Pscoa ...).

enhor,nosso Deus e nosso Pai, fazei que o Esprito de Cristo ressuscitado nos revele a plenitude da sua Pscoa e inspire os nossos gestos e palavras, para sermos suas testemunhas. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

PSCOA

197

DOMINGO III DA PSCOA

arssimos fiis: Voltemos para Jesus o nosso olhar e peamos-Lhe que d coragem aos que trabalham pela Igreja e aos que sofrem humilhaes pelo seu nome, dizendo (ou: cantando), com alegria:
R. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Cristo ressuscitado, ouvi-nos. Ou: Rei da glria, ouvi a nossa orao. 1. Pelo Papa N. a quem Jesus pede que O ame, pelas ovelhas e cordeiros que ele apascenta e pelos bispos que com ele seguem a Cristo, oremos, irmos. 2. Pelos que semeiam a Palavra e lanam as redes, pelos que obedecem a Deus antes que aos homens e pelos que sofrem por fidelidade sua f, oremos, irmos. 3. Pelos homens pblicos, construtores da paz, pelos que tm poder e procuram servir bem e pelos povos que anseiam por mais po, oremos, irmos. 4. Pelos que esto presos por amarem a justia, pelos que sofrem por dizerem a verdade e pelos que so perseguidos por falarem de Jesus, oremos, irmos. 5. Pelos jovens que participam nesta assembleia, pelas crianas que vo receber o Po da vida e pelos adultos a quem Jesus pede que O sigam, oremos, irmos. (Outras intenes: Nossa Senhora; vocaes consagradas ...).

enhor Jesus ressuscitado, que nas margens do mar da Galileia preparastes a refeio para os Apstolos, partilhai connosco o vosso amor e conduzi-nos ao festim da eternidade. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

198

ANO C

DOMINGO IV DA PSCOA
(Hoje, a Orao Universal poderia ser dita por vrias pessoas, para melhor se manifestar a diversidade das vocaes na Igreja: um pai ou uma me, um par de namorados, um jovem do Seminrio, uma postulante dum noviciado, uma religiosa ou uma leiga consagrada, etc.)

rmos e irms: Oremos a Jesus ressuscitado, o Bom Pastor que nos guia para o Pai, para que d bons pastores sua Igreja, dizendo (ou: cantando), com alegria:
R. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Cristo ressuscitado, ouvi-nos. Ou: Rei da glria, ouvi a nossa orao. 1. 2. 3. 4. 5. Para que os ministros e os fiis da santa Igreja escutem sempre a voz do Bom Pastor e O sigam com prontido e confiana, oremos, irmos. Para que Deus conceda a paz ao mundo inteiro, sacie os que tm fome e sede de justia e Se revele aos que ainda O no conhecem, oremos, irmos. Para que os jovens que o Bom Pastor chama a segui-lO sirvam o povo de Deus como Ele serviu e abram os seus coraes ao dom do Esprito, oremos, irmos. Para que Deus enxugue as lgrimas dos que sofrem, dos doentes, dos moribundos e dos aflitos, e o Bom Pastor os leve s fontes da gua viva, oremos, irmos. Para que os fiis desta nossa assembleia sigam a Cristo, com amor e fidelidade, e reconheam a voz do Bom Pastor, oremos, irmos. (Outras intenes: vocaes consagradas; defuntos da famlia paroquial ...).

enhor Jesus Cristo, Bom Pastor, ensinai-nos a reconhecer a vossa voz no meio dos rudos deste mundo e no deixeis que nada nem ningum nos arrebate das vossas santas mos. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

PSCOA

199

DOMINGO V DA PSCOA

arssimos irmos e irms: Ns que escutmos a palavra de Jesus, elevemos at Deus as nossas preces pela Igreja e por todos os que sofrem, e digamos (ou: e cantemos), com toda a confiana:
R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Senhor, venha a ns o vosso reino. Ou: Abenoai, Senhor, o vosso povo. 1. 2. 3. 4. 5. Pela Igreja que caminha com os homens, para que os ensine a amarem-se uns aos outros na alegria de Jesus ressuscitado, oremos, irmos. Pelos responsveis de todas as naes, para que sirvam o bem comum com lealdade, e os cidados reconheam o seu trabalho, oremos, irmos. Pelos que sofrem muitas tribulaes, para que Deus enxugue as lgrimas dos seus olhos e lhes mostre a sua misericrdia, oremos, irmos. Por aqueles em quem Deus faz maravilhas, para que tenham um corao agradecido e louvem sem cessar seu nome santo, oremos, irmos. Pela nossa assembleia dominical, para que o Corpo de Cristo a alimente e a caridade fraterna a faa crescer, oremos, irmos. (Outras intenes: Nossa Senhora; crianas que comungam pela primeira vez ...).

eus eterno e omnipotente, que glorificastes o nosso Salvador e renovais todas as coisas em Cristo, fazei-nos cumprir o seu mandamento novo, para nos tornarmos, de verdade, seus discpulos. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

200

ANO C

DOMINGO VI DA PSCOA

rms e irmos: Oremos a Deus, nosso Pai, para que nos envie a sua paz e o seu Esprito e nos ensine a permanecer no seu amor, dizendo (ou: cantando), com f:
R. Mandai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abenoai, Senhor, a vossa Igreja. 1. 2. 3. 4. 5. Pela Igreja, templo santo de Deus vivo, esposa de Cristo, resplandecente de beleza e de graa, que ensina aos homens o caminho da verdade, oremos, irmos. Pelo Papa N., pelos bispos, presbteros e diconos, pelos fiis que do testemunho do Evangelho e pelos que esto atentos voz do Esprito, oremos, irmos. Pelos que lutam pela paz em toda a terra, pelos que acreditam que ela possvel e por aqueles que a imploram sem cessar, oremos, irmos. Pelos que guardam a palavra de Jesus, por todos os que O amam e O adoram e por aqueles que se perturbam e tm medo, oremos, irmos. Pelos que acreditam que a violncia pode ser vencida, pelos que buscam a paz de Cristo e a do aos outros e por todos aqueles que a no tm, oremos, irmos. (Outras intenes: todas as mes; jovens que casaram h um ano ...).

eus fiel e cheio de misericrdia, que prometestes vir habitar com o vosso Filho no corao dos que guardam a sua palavra, dai-nos a graa de nos sentirmos, desde agora, cidados da nova Jerusalm, cidade santa. Por Cristo, nosso Senhor.

PSCOA

201

ASCENSO DO SENHOR

arssimos fiis: No dia em que o Senhor Jesus subiu ao Cu, invoquemos a sua intercesso pelos homens e mulheres do mundo inteiro, dizendo (ou: cantando), com alegria:
R. Cristo, elevado ao Cu, ouvi-nos. Ou: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos. Ou: Mediador dos homens, escutai-nos. 1. 2. 3. 4. 5. Pelos pastores da Igreja enviados por Jesus a anunciar o Evangelho em toda a parte, para que vivam animados pelo Esprito Santo, oremos, irmos. Pelos que buscam a Deus olhando o Cu, para que O reconheam tambm na terra nos mais pobres e nos que choram ou esto ss, oremos, irmos. Pelos homens que no conhecem a Cristo, para que a luz da f os ilumine e recebam o Baptismo no Esprito Santo, oremos, irmos. Pelos esposos cristos e pelos seus lares, para que sejam um sinal do amor de Deus e uma escola do Evangelho para seus filhos, oremos, irmos. Por todos ns aqui reunidos em assembleia, para que Jesus nos chame um dia a contemplar a glria eterna do Pai onde Ele habita, oremos, irmos. (Outras intenes: meios de comunicao social; jornalistas ...).

enhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, escutai as nossas splicas, e fazei-nos desejar as moradas eternas, onde viveis e intercedeis por ns. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo.

202

ANO C

DOMINGO DE PENTECOSTES

Missa da Viglia
(Nesta Orao Universal em forma de ladainha, conveniente entoar as splicas e cantar o refro, depois de cada invocao. Para isso, deve ensinar-se o cantor ou o leitor a entoar, e a assembleia a responder com o refro).

I Oremos ao Senhor do universo para que envie de novo o seu Esprito


rmos e irms em Cristo:

sobre a Igreja e sobre o mundo, cantando (ou dizendo), com alegria:


R. Mandai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Enviai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Desa, Senhor, o vosso Esprito. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Sobre as Igrejas que procuram a unidade. Sobre o Papa N., sobre os bispos, os presbteros e os diconos. Sobre todos os baptizados e confirmados. Sobre os catecmenos e sobre aqueles que os acompanham. Sobre os que servem os povos e os governam. Sobre os jovens que o Senhor chama a segui-lO. Sobre os esposos que se amam e sobre os que deixaram de se amar. Sobre os idosos, os que esto ss ou andam tristes. Sobre os fiis que se renem cada domingo. (Outras intenes: Nossa Senhora; todos os movimentos laicais ...).

eus eterno e omnipotente, que enviais o Esprito Santo aos coraes dos vossos filhos, tornai-nos testemunhas do Evangelho para proclamarmos, aqui e em toda a parte, as maravilhas que fizestes em favor dos homens. Por Cristo, nosso Senhor.

PSCOA

203

DOMINGO DE PENTECOSTES

Missa do Dia

arssimos cristos: Imploremos a Deus nosso Pai que envie o Esprito Santo sobre a Igreja, para confirmar a sua renovao pascal, dizendo (ou: cantando), com alegria:
R. Mandai, Senhor, o vosso Esprito. Ou: Abenoai, Senhor, a vossa Igreja. Ou: Ouvi, Senhor, o vosso povo. 1. 2. 3. 4. 5. Pela santa Igreja de Deus, para que, cheia dos dons do Esprito Santo, seja reunida e confirmada na unidade, oremos, irmos. Pelo Papa N., pelo nosso Bispo, seu presbitrio e diconos, para que Deus lhes conceda em abundncia o esprito de sabedoria e de santidade, oremos, irmos. Pelos responsveis polticos dos povos, para que promovam a solidariedade entre as naes e a justa distribuio dos bens em toda a terra, oremos, irmos. Pelos que so vtimas da fraqueza humana e dos extravios do prprio corao, para que o Esprito do Senhor os ilumine, oremos, irmos. Pelo povo de Deus aqui reunido e pelos fiis da nossa Diocese, para que o Esprito nos faa crescer na caridade, oremos, irmos. (Outras intenes: Nossa Senhora; os que receberam a Confirmao ...).

eus eterno e omnipotente, que, na manh do Pentecostes, enviastes o Esprito Santo sobre os Apstolos, tornai-nos, como eles, testemunhas do Evangelho, para proclamarmos, com alegria, as vossas maravilhas. Por Cristo, nosso Senhor.

You might also like