You are on page 1of 7

Teoria das Obrigaes aspectos gerais

CONSIDERAES INICIAIS O ponto central do direito privado so as obrigaes e os contratos alguns os apontam como o ponto mais importante do direito civil. Complexo de normas que regem as relaes jurdicas de ordem patrimonial tem por objetivo a prestao de um sujeito em proveito de outro, ou seja, vnculos entre credor e devedor. O direito obrigacional tambm chamado de direito de crdito compreende as relaes jurdicas pessoais, com contedo patrimonial, que pode ser exigida no judicirio, caso no seja satisfeita. Mas para compreender essas figuras negociais imprescindvel conceitos bsicos que decorrem da relao jurdica obrigacional. o primeiro tema especial do CC. O Contedo do direito das obrigaes tem a parte geral 233-480 e a parte especial 481 a 886 (obrigaes contratuais) e 887 a 954 (obrigaes extracontratuais) O tema interessa direito contratual, empresarial, responsabilidade civil, famlia nas questes patrimoniais. Tem a ver com as necessidades do nosso dia-a-dia. um ramo que menos sofre alterao de valores e hbitos sociais se comparado ao direito de famlia, por ex. IMPORTNCIA DOS DIREITOS OBRIGACIONAIS Vivemos em uma sociedade de consumo somos incentivados h comprar o tempo todo propagandas que nos levam a ter nsia de atender os mais variados requisitos de bem-estar e vaidade, que faz surgir cada vez mais uma sociedade econmica intensa. Intensificao da atividade econmica (urbanizao, processo tecnolgico, comunicao permanente) repercute nas relaes humanas portanto, precisa ser CONTROLADA E REGULAMENTADA.

Direitos das obrigaes tem por objetivo ordenar a atividade econmica, equilibrando as relaes entre credor e devedor. Temos, assim, que o direito das obrigaes intervm na vida econmica, tanto na produo, como no consumo distribuio e circulao de bens. Concluindo: o direito creditrio equilibra as relaes entre credor e devedor, pois nele que a atividade econmica da pessoa encontra sua ordenao, visto que delineia, por ex, certos conceitos jurdicos, como as vrias espcies de contratos, a transmisso das obrigaes etc., intervindo na produo, no consumo de bens e na distribuio ou circulao de riquezas. MBITO DO DIREITO DAS OBRIGAES Somente aqueles que tenham direta ou indiretamente contedo econmico direitos de crdito, passveis de circulao jurdica. Os direitos de crdito tm como contedo o dever de prestar, tendo natureza essencialmente pessoal. Credor titular de um direito pessoal exercitvel contra o devedor, a quem se impe o dever de prestar. IMPORTANTE: o credor no tem direitos de proprietrio, em relao coisa ou atividade objeto da prestao. O dever de prestar a prpria atividade do devedor de dar, fazer ou no fazer. Isso significa que a partir do momento que a obrigao foi celebrada surge a pretenso de ver o cumprimento, mas no o poder real incidente sobre a coisa. Por isso que o objeto imediato da obrigao o cumprimento da prestao e no a coisa em si. Para isso vamos distinguir: DIREITOS REAIS: DIREITOS DAS COISAS (RELAO JURDICA REAL BEM OU COISA)

DIREITOS OBRIGACIONAIS: DIREITOS DE CRDITO, PESSOAIS (RELAO JURDICA OBRIGACIONAL ENTRE CREDOR E DEVEDOR)

NATUREZA DOS DIREITOS CREDITRIOS Caracteres: Direitos relativos, por vincularem sujeito ativo e passivo e no serem oponveis erga omnes. Direitos a uma prestao positiva ou negativa, pois exigem certo comportamento do devedor aos reconhecerem o direito do credor reclam-la. 1. CONCEITO.

Conceito do Direito das Obrigaes. Em objetiva definio, tratase do conjunto de normas e princpios jurdicos reguladores das relaes patrimoniais entre um credor (sujeito ativo) e um devedor (sujeito passivo), a quem incumbe o dever de cumprir, espontnea ou coativamente, uma prestao de dar, fazer ou no fazer. Conceito de obrigao. Em sentido amplo, podemos definir obrigao como sendo a relao jurdica obrigacional (pessoal) entre um credor (titular do direito de crdito) e um devedor (incumbido do dever de prestar). No se confunde, pois, com a relao jurdica real, estudada pelo Direito das Coisas. SENTIDO ESTRITO: significa um dever; SENTIDO AMPLO: significa a PRPRIA RELAO JURDICA OBRIGACIONAL, que vincula o credor ao devedor. No se deve confundir os conceitos de obrigao, dever jurdico, responsabilidade, nus e estado de sujeio.

O dever jurdico, que o mais amplo de todos, a necessidade que corre a todo indivduo de obedecer as ordens ou comandos do ordenamento jurdico, sob pena de incorrer em uma sano (Orlando Gomes). Pode ser geral ou especial, conforme se concentre em uma certa pessoa ou se refira universalidade das pessoas. A obrigao, por sua vez, pertence a uma categoria especial de dever jurdico, que aquele que provoca um vnculo especial entre pessoas determinadas, dando a uma delas o poder de exigir da outra (direito subjetivo) uma prestao de natureza patrimonial. Por outro lado, concebido no sentido obrigacional, caso o dever seja descumprido, surge dessa conduta a responsabilidade.

V-se que o dever jurdico requer um comportamento do sujeito em favor do terceiro, sendo este necessrio satisfao do interesse do titular do direito subjetivo. Na sujeio jurdica, entretanto, o sujeito passivo nada tem que fazer para satisfazer o interesse do sujeito ativo, havendo apenas uma subordinao inafastvel vontade deste (direito potestativo). Por fim, temos que o nus consiste na necessidade de se observar determinado comportamento para a obteno ou conservao de uma vantagem para o prprio sujeito e no para a satisfao de interessas alheios (Maria Helena Diniz), como ocorre no caso do dever e da sujeio. Em suma, o dever e a sujeio atual em funo dos interesses de outrem, enquanto o nus opera em prol de interesse prprio.

2. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. A estrutura da obrigao composta por seus elementos constitutivos:

(a) ELEMENTO SUBJETIVO: sujeitos ou partes SUJEITO ATIVO: credor, sendo aquele que tem o direito de exigir o cumprimento da obrigao e SUJEITO PASSIVO: devedor aquele que assume um dever, na tica civil, de cumprir o contedo da obrigao, sob pena de responder com seu patrimnio (recomenda-se a utilizao da expresso dever, que consta no art. 1 do CC/02, em detrimento do termo obrigao, previsto no artigo 2 do CC/16 e que est superado)

Devem ser capazes (artigo 104); mas pode haver a transmisso da obrigao. Ao contrrio do direito real, que comporta sujeito indeterminado, j que pode haver uma sujeio passiva indeterminada; no direito obrigacional, os sujeitos so pessoas que necessariamente se individualizaro, ou seja, os sujeitos precisam ser determinados ou no mnimo determinveis. EXEMPLO DE SUJEITO PASSIVO DETERMINVEL: PABLO: o IPTU obrigao propter rem, assim, qualquer pessoa que adquire o imvel pode ser devedora. EXEMPLOS DE SUJEITO ATIVO DETERMINVEL: ttulo ao portador, o credor quem apresentar o ttulo ou o credor de promessa de recompensa (declarao unilateral de vontade).

(b) ELEMENTO OBJETIVO: objeto ou a prestao elemento material da obrigao, constitui o contedo da mesma. O objeto imediato da obrigao a prestao, que pode ser positiva (dar ou fazer) ou negativa (no fazer). J o objeto mediato da obrigao o bem jurdico tutelado (coisa, tarefa, absteno), que tambm o objeto imediato da prestao.

Deve ser lcito, possvel e determinado (quando especificada) ou determinvel (obrigao genrica, p. ex., dar coisa incerta) (artigo 104). O objeto imediato sempre um comportamento do devedor, uma conduta sua, que como vamos denominada prestao. PRESTAO a atividade do devedor satisfativa do credor. A prestao pode ser passiva, ou seja, consistente em um nada. GODOY: a principal diferena entre o

direito real e o obrigacional est no objeto, porque o direito real permite que o agente exera diretamente seu poder sobre o objeto sem a interveno de mais ningum, ou seja, no direito obrigacional, o direito do indivduo somente exercido mediante a conduta de interposta pessoa, o que no direito real dispensado; o titular do direito real no precisa da conduta de ningum.

(c)ELEMENTO IDEAL: vnculo ou relao jurdica o vnculo jurdico, um elo que liga as partes, seja pela lei, contrato, vontade (ato unilateral) ou ato ilcito. Por esse vnculo, o devedor deve cumprir uma prestao para o credor. O vnculo pode ser bipartido em (so seus elementos): dvida dbito (liame que vincula o devedor ao credor) e responsabilidade do devedor (quando houver o inadimplemento, o devedor responde com o seu patrimnio pelo cumprimento do dbito). A definio de que o vnculo contm esses dois elementos resulta da aplicao da TEORIA DUALISTA DA OBRIGAO. CRTICA: os adeptos da TEORIA UNITRIA DA OBRIGAO entendem que dbito (Schuld) e responsabilidade (Haftung) no so separveis.

Em verdade, trs so as teorias que tentam explicar a idia sobre a participao do vnculo:

Monista limitao para o vnculo jurdico, sendo mais importante a dvida dbito. Despreza a responsabilidade, que seria de direito processual. Dualista engloba a dvida e a responsabilidade, mas valoriza mais a responsabilidade. Ecltica ou mista adotada pelo nosso cdigo, valoriza tanto a dvida quanto a responsabilidade, dando o mesmo valor s duas. Excees regra de que todas as obrigaes tm dvida e responsabilidade, ou seja, casos em que h dvida sem responsabilidade

(inexigibilidade), so as obrigaes naturais: dvida de jogo ou aposta (artigo 141) ou obrigaes prescritas. Tambm h casos de responsabilidade sem dvida: fiador, que um terceiro interessado, um garante pessoal (artigo 801): ele no devedor, mas tem responsabilidade, porque seu patrimnio, desde a prestao da fiana, j comea a responder pela dvida; ou garantidor hipotecrio (quem d o imvel para garantia de dbito de terceiro), que responsvel, mas no e nunca ser devedor. Assim, h um interesse pragmtico em analisar separadamente o dbito e a responsabilidade. Pode ser que o fiador se torne o devedor, caso o devedor principal no pague a dvida.

You might also like