You are on page 1of 16

11 Tratamento de gua para Abastecimento

11.1 Generalidades: A gua quimicamente pura no existe superfcie da terra. A expresso gua pura usada como sinnimo de gua potvel, para exprimir que uma gua tem qualidade satisfatria para o uso domstico. Diz-se que uma gua contaminada quando ela contm organismos potencialmente patognicos ou contm substncias txicas que torna perigosa, e portanto, imprpria para o consumo humano ou uso domstico. Diz-se que uma gua poluda quando ela contm substncias de tal carter e em tais quantidades que sua qualidade alterada de modo a prejudicar a sua utilizao ou a tornla ofensiva aos sentidos de viso, paladar e olfato. As substncias, que pelos seus caracteres prprios, ou pelos elevados teores, causam a poluio da gua so chamadas impurezas da gua. Obviamente, o conceito de impurezas da gua, tem significado muito relativo dependendo inteiramente das caractersticas prprias da substncia poluidora e do seu teor face ao uso especfico para o qual a gua se destina. Alguns compostos qumicos so, inclusive, indispensveis a gua destinada ao consumo humano, sendo de grande importncia fisiolgica. Por outro lado, outras utilizaes da gua, tais como a irrigao, a preservao da fauna e flora e o uso pastoril, por exemplo, necessitam que a mesma contenha alguns constituintes indispensveis aqueles usos.

11.2 Caractersticas da gua As caractersticas da gua podem ser agrupadas em trs categorias: fsicas, qumicas e biolgicas. a) Caractersticas Fsicas: esto relacionadas, principalmente, com o aspecto esttico da gua. Fazem parte dessas caractersticas: Cor: resulta da existncia na gua, de substncias em suspenso. Esta caracterstica acentuada quando da presena, na gua, de matria orgnica, de minerais como o ferro e o mangans, ou de despejos coloridos contidos em esgotos industriais. Turbidez: causada pela presena de materiais em suspenso na gua, tais como, partculas insolveis de solo, matria orgnica e organismos microscpicos. Sabor e Odor: resultam da presena, na gua, de alguns compostos qumicos (ex: sais dissolvidos produzindo sabor salino; alguns gases resultando em maus odores) ou de substncias, tais como a matria orgnica em decomposio, ou ainda, de algas. Assim, estas caractersticas esto, quase sempre, associadas s impurezas qumicas ou biolgicas da gua.

As impurezas fsicas podem prejudicar alguns usos da gua, como por exemplo: a cor e a turbidez podem tornar a gua imprpria ao consumo, pelo aspecto esttico, ou por manchar roupas e aparelhos sanitrios; a cor pode tornar o lquido indesejvel para o uso em industrias de produo de bebidas e de outros alimentos ou de fabricao de louas e papis, ou ainda, em industrias txteis; gua com sabor e odor acentuados so rejeitadas para consumo domstico ou podem causar problemas ao organismo humano, dependendo dos compostos qumicos presentes; a tubidez acentuada em guas de mananciais, impedem a penetrao dos raios solares e a conseqente fotossntese, com problemas ecolgicos para o meio aqutico.

b) Caractersticas Qumicas: entre as caractersticas qumicas, merecem ser destacadas: Dureza: resulta da presena, principalmente, de sais alcalinos terrosos (clcio e magnsio), ou de outros ons metlicos bivalentes, em menor intensidade. Os principais problemas das guas com dureza eleva da so: causam a extino da espuma do sabo, aumentando o seu consumo; produzem incrustaes nas tubulaes e caldeiras. Salinidade: resultante do excesso de sais dissolvidos na gua, como os bicarbonatos, cloretos e sulfatos, tornando-a com sabor salino e conferindo-lhe a propriedade laxativa. Agressividade: uma caracterstica da presena de gases em soluo na gua, como oxignio, o gs carbnico e o gs sulfdrico. Uma gua agressiva pode causar a corroso de metais ou de outros materiais, tais como o cimento. Ferro e Mangans: so produtos que, em excesso na gua, podem causar problemas, tais como: colorao avermelhada no caso do ferro ou marrom, devido ao mangans, produzindo: manchas em roupas ou em produtos industrializados; sabor metlico; em doses elevadas, podem ser txicas. Alcalinidade: uma gua alcalina quando contm quantidade elevada de bicarbonato de clcio e mangans, carbonatos ou hidrxidos de sdio, potssio, clcio e magnsio. Alm de contribuir para a salinidade da gua, a alcalinidade influi nos processos de tratamento da mesma. Compostos de Nitrognio: o nitrognio segue um ciclo, podendo estar presente em diversas formas: amoniacal, nitritos, nitratos. Estes compostos ocorrem na gua originrios de esgotos domsticos e industriais ou da drenagem de reas fertilizadas. Podem ser usados como indicadores da idade da carga poluidora (esgoto), dependendo do estgio em que se encontram. O nitrognio contribui para o desenvolvimento de algas em mananciais, devendo ser limitado, para evitar a proliferao excessivas das mesmas. Teores elevados de nitratos so responsveis pela incidncia de uma doena infantil chamada metemoglobinemia (ou cianose) que provoca a descolorao da pele. Cloretos: estes compostos podem estar presentes na gua, naturalmente ou como conseqncia da poluio devida a intruso da gua do mar, de esgotos sanitrios ou industriais. Em teores elevados causa sabor acentuado, podendo ainda provocar reaes fisiolgicas ou aumentar a corrosividade da gua. Os cloretos so usados, tambm, como indicadores de poluio por esgotos sanitrios.

Fluoretos: quando em teores adequados, o flor benfico, sendo um preventivo de cries dentrias. No entanto, em doses mais elevadas, podem resultar em problemas para o homem, tais como provocando alteraes sseas ou ocasionando a fluorose dentria (aparecimento de manchas escuras nos dentes). Compostos Txicos: alguns elementos ou compostos qumicos, quando presentes na gua, tornam txica, podendo citar: cobre, zinco, chumbo, cianetos, cromo hexavalente, cdmio, arsnio, selnio, prata, mercrio, brio. Estas impurezas podem alcanar a gua a partir de esgotos industriais ou de usos agrcolas. Matria Orgnica: a matria orgnica presente na gua, alm de responsvel pela cor, odor e turbidez, e outras caractersticas, resultam no consumo do oxignio dissolvido no lquido, devido estabilizao ou decomposio biolgica. A poluio da gua por matria orgnica , geralmente, avaliada atravs de trs parmetros: oxignio dissolvido (OD), demanda bioqumica de oxignio (DBO) e demanda qumica de oxignio (DQO). Oxignio Dissolvido: o teor de oxignio dissolvido um indicador de suas condies de poluio por matria orgnica. Assim, uma gua no poluda (por matria orgnica) deve estar saturada de oxignio. Por outro lado, teores baixos de oxignio dissolvido podem indicar que houve intensa atividade bacteriana decompondo matria orgnica lanada na gua. Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) a quantidade de oxignio molecular necessria estabilizao da matria orgnica decomponvel aerobiamente por via biolgica. Portanto, a DBO um parmetro que indica a quantidade de oxignio necessria, em um meio aqutico, respirao de microorganismos aerbios, para consumirem a matria orgnica introduzida na forma de esgotos ou de outros resduos orgnicos. A determinao da DBO feita em laboratrio, observando-se o oxignio consumido em amostras do lquido, durante 5 dias, a temperatura de 20 C. Demanda Qumica de Oxignio (DQO): a quantidade de oxignio molecular necessria estabilizao da matria orgnica, por via qumica. No existe uma correlao entre DBO e DQO. No entanto, a DQO sempre maior que a DBO, devido a oxidao qumica decompor matria orgnica no biodegradvel. Detergentes: os detergentes, principalmente os no biodegradveis, so causadores de alguns problemas, quando incorporados gua: sabor desagradvel, formao de espuma em gua agitadas, problemas operacionais em estaes de tratamento de gua e tratamento de esgotos, devido espuma, toxidez em teores mais elevados. Pesticidas: so substncias qumicas usadas no combate s pragas, tais como: inseticidas, raticidas, herbicidas, fungicidas, formicidas e outros. Acima de certos teores, os pesticidas so txicos ao homem, peixes e outros animais. O uso, cada dia mais intenso, destes produtos tem causado a mortalidade de peixes e prejuzos ao abastecimento pblico da gua. Substncias Radioativas: o desenvolvimento de indstria nuclear pode conduzir a problemas de contaminao da gua por substncias radioativas, com prejuzos para o homem e o meio ambiente.

c) Caractersticas Biolgicas: o meio aqutico habitado por um grande nmero de formas vivas, vegetais e animais. Nestas, encontram-se os microorganismos, entre os quais acham-se os tipicamente aquticos ou os que so introduzidos na gua a partir de uma contribuio externa. Os microorganismos aquticos desenvolvem, na gua, suas atividades biolgicas de nutrio, respirao, excreo, etc, provocando modificaes de carter qumico e ecolgico no prprio ambiente aqutico. Os microorganismos de origem externa (microorganismos patognicos introduzidos na gua junto com material fecal) normalmente no se alimentam ou se reproduzem no meio aqutico, tendo carter transitrio neste ambiente. Entre os organismos que podem ser encontrados na gua destacam-se: Algas: embora tendo grande importncia para o equilbrio ecolgico do meio aqutico, sendo responsveis por parte do oxignio presente no lquido (produzido atravs do processo de fotossntese), podem acarretar, tambm, alguns problemas, sendo os principais: formao de grande massa orgnica, levando produo de quantidade excessiva de lodo e a liberao de vrios compostos orgnicos, os quais podem ser txicos ou produzir sabor e odor desagradveis; formao de camadas de algas nas superfcies de reservatrios, causando turbidez e dificultando a penetrao da luz solar, com a conseqente reduo do oxignio do meio, entupimento de filtros de areia, em estaes de tratamento de gua, ader6encia s paredes de reservatrios de gua e de piscinas, corroso de estruturas de ferro e de concreto. Microorganismos Patognicos: so introduzidos na gua junto com a matria fecal de esgotos sanitrios. Podem ser de vrios tipos: bactrias, vrus, protozorios e vermes. Esses microorganismos no so residentes naturais do meio aqutico, tendo origem, principalmente, nos despejos de pessoas doentes ou portadoras. Assim, tem sobrevivncia limitada nesse meio, podendo, no entanto, alcanar um ser humano, atravs da ingesto ou contato com a gua, causando-lhe doenas.

Devido grande variedade de microorganismos patognicos podem estar contidos na gua, dificultando, portanto, a sua determinao, a sua existncia mostrada atravs de indicadores da presena de matria fecal no lquido. As bactrias usadas como indicadores de poluio da gua por matria fecal so os coliformes, os quais vivem normalmente no organismo humano, existindo em grande quantidade nas fezes. Embora sendo, de um modo geral, patognicos, a presena de bactrias do grupo coliformes na gua indica que a mesma recebeu matria fecal e pode, portanto, conter microorganismos patognicos. Entre as bactrias do gripo coliformes, o mais importante como indicadora da poluio fecal a Eschericheia Coli. As razes seguintes justificam a escolha dos coliformes como indicadores da presena potencial de patognicos de origem fecal na gua:

1) existem, em grande nmero, na matria fecal e no em nenhum outro tipo de matria orgnica poluente, por conseguinte, so indicadores especficos de matria fecal. 2) algumas das bactrias pertencentes ao grupo (Eschericheia Coli, por exemplo) no se reproduzem na gua ou no solo, mas exclusivamente no interior do intestino (ou em meios de cultura especiais temperatura adequada), portanto, s so encontradas na gua quando a for introduzida matria orgnica fecal e o seu nmero proporcional a concentrao dessa matria. 3) Apresentam um grau de resistncia ao meio ( luz, oxignio, cloro e outros agentes destruidores de bactrias) compatvel ao que apresentado pelos principais patognicos intestinais que podem ser veiculados pelas gua, dessa forma, reduz-se muito a possibilidade de existirem patognicos fecais quando j no se encontram coliformes na gua. 4) Sua caracterizao e quantificao feita por mtodos relativamente simples. 11.3 Padres de Qualidade da gua Para cada uso da gua, so exigidos limites mximos de impurezas que a mesma pode conter. Esses limites, quando estabelecidos por organismos oficiais, so chamados de padres de qualidade. As exigncias para uma gua destinada ao consumo humano so diferentes das relativas s gua a serem usadas em irrigao ou recreao. Estas, por sua vez, devem atender a requisitos diferentes dos exigidos para a gua que se destina apenas ao uso esttico ou ao afastamento e diluio de despejos. Os organismos pblicos podem estabelecer critrios ou condies a serem atendidos pelos mananciais, em funo dos usos aos quais os mesmos se destinam. Nesses casos, feita uma classificao das gua sendo, para cada classe, definidos os usos a que se destina e os critrios ou condies a serem observados. Por outro lado, os rgo podem tambm estabelecer limites d impurezas a serem observados na gua, aps sua captao dos mananciais e passagem por um processo de tratamento. Um exemplo deste caso, so os padres de potabilidade, ou seja, as condies a que uma gua deve satisfazer para ser utilizada pelo homem, geralmente aps passar por um sistema de tratamento. Padres de potabilidade so, as quantidades limites que, com relao aos diversos elementos, podem ser toleradas nas gua de abastecimento, quantidades essas fixadas, em geral, por leis, decretos, regulamentos ou especificaes.

11.3.a) Classificao das guas A primeira classificao das guas, no Brasil, foi estabelecido atravs da Portaria GM/N 0013, de 15 de janeiro de 1976, do Ministrio do Interior, atravs da qual foram definidas quatro classes. Alm da especificao dos usos a Portaria fixou os teores mximos de impurezas e as condies a serem atendidas. Mais recentemente, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), atravs da Resoluo N 20, de 18 de junho de 1996, estabeleceu a nova classificao das guas

doces, salobras e salinas do Territrio Nacional, atravs da definio de nove classes segundo seus usos preponderantes. A citada Resoluo considera como guas doces as guas com salinidade igual ou inferior a 0,5 %, como salobras so consideradas as que tem salinidade variando entre 0,5 % e 30 %, as guas salinas so as que tem salinidade igual ou superior a 30 %. As guas doces foram enquadradas da seguinte forma:

1) Classe Especial: guas destinadas: ao abastecimento domstico sem prvia ou com simples desinfeco; preservao do equilbrio natural das comunidades aquticas.

2) Classe 1: guas destinadas: ao abastecimento domstico aps tratamento simplificado; proteo das comunidades aquticas; recreao de contato primrio (natao, esqui aqutico e mergulho); irrigao de hortalias que so consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoo de pelcula; a criao natural e/ou intensiva (aquicultura) de espcies destinadas alimentao humana.

3) Classe 2: guas destinadas: ao abastecimento domstico, aps tratamento convencional; proteo das comunidades aquticas; recreao de contato primrio (natao, esqui aqutico e mergulho); irrigao de hortalias e plantas frutferas; criao natural e/ou intensiva (aquicultura) de espcies destinadas alimentao humana.

4) Classe 3: gua destinadas: ao abastecimento domstico, aps tratamento convencional; irrigao de culturas arbreas, cerealferas e forrageiras; dessedentao de animais.

5) Classe 4: guas destinadas: navegao; harmonia paisagstica; aos usos menos exigentes; s guas saluias foram enquadradas em duas classes:

6) Classe 5: guas destinadas:

recreao de contato primrio; proteo das comunidades aquticas; criao natural e/ou intensiva (aquicultura) de espcies destinadas alimentao humana. 7) Classe 6: guas destinadas: navegao comercial; harmonia paisagstica; recreao de contato secundrio. guas salobras:

8) Classe 7: guas destinadas: recreao de contato primrio; proteo das comunidades aquticas; criao natural e/ou intensiva (aquicultura) de espcies destinadas alimentao humana.

9) Classe 8: guas destinadas: navegao comercial; harmonia paisagstica; recreao de contato secundrio.

11.3.b) gua para Abastecimento Pblico A gua para uso humano deve atender a rigorosos critrios de qualidade, de modo a no causar prejuzo sade de seus consumidores. Uma gua prpria para este fim chamada de gua potvel e as caractersticas a que a mesma deve atender so os chados padres de potabilidade. Alm dos padres de potabilidade, devemos considerar os critrios de qualidade dos mananciais de gua destinada ao abastecimento humano. Esta a chamada gua potabilizvel, ou seja, a que pode se tornar potvel, aps tratamento convencional. Devem ser estabelecidos limites de impurezas para a gua potabilizvel, de modo que as tcnicas convencionais de tratamento possam minimiz-las tornando-a potvel. So consideradas guas destinadas ao abastecimento domstico, aps tratamento convencional as de classe 2 e classe 3.

11.4 Noes sobre o Tratamento da gua 11.4.1 Finalidade: submeter-se a gua a um tratamento com o objetivo de melhorar a sua qualidade sob os seguintes aspectos fundamentais:

a) Higinicos: eliminao ou reduo de bactrias, substncias venenosas, mineralizao excessiva, teor excessivo de matria orgnica, algas, protozorios e outros microorganismos. b) Esttico: remoo ou reduo de cor, turbidez, odor e sabor. c) Econmico: remoo ou reduo de corrosividade, dureza, cor, turbidez, mangans, odor, sabor, etc. Nem toda gua requer tratamento para abastecimento pblico. Depende as sua qualidade em comparao com os padres de potabilidade e tambm da aceitao dos usurios. A cidade do Rio de Janeiro somente iniciou o tratamento de gua em 1955, quando comearam a ser aduzidas as guas do rio Guandu. Cidades como Nova Iorque, Natal e Ribeiro Preto no fazem o tratamento de suas guas. A primeira aproveita as de bacias protegidas e as ltimas se abastecem com guas de poos. Quase todas as guas de abastecimentos so cloradas para a melhoria da qualidade bacteriolgica e segurana sanitria.

11.4.2 Processos de Tratamento a) Remoo de substncias grosseiras, em flutuao ou em suspenso feita atravs de grades, crivos e telas. b) Remoo de substncias finas em suspenso ou em soluo e de gases dissolvidos feito atravs de aerao (gases), sedimentao simples, sedimentao precedida de coagulao e filtrao (lenta e rpida) c) Remoo parcial ou total de bactrias e outros microorganismos feita atravs da desinfeco (remoo seletiva) e esterilizao (destruio total da atividade microbiana). d) Correo do odor e sabor feita atravs de tratamentos qumicos e leitos de contato de cque. Assim, entre os principais processos de purificao tem-se:

1) Aerao: por gravidade, por asperso, por outros processos (difuso de ar e aerao forada). 2) Sedimentao ou Decantao: simples ou aps coagulao. 3) Coagulao: aplicao de coagulante (sulfato de alumnio ou compostos de ferro) e substncias auxiliares. 4) Filtrao: lente, rpida, fluxo ascendente, direta. 5) Tratamento por Contato: leitos de coque, de pedra ou de pedrisco para remoo do ferro; carvo ativado para remoo de odor e sabor.

6) Troca Inica: processos da cal-carbonato de sdio e dos zelitos para a correo da dureza. 7) Desinfeco: cloro e sues compostos (hipocloritos, cal clorada) ozona, raios ultravioletas e outros processos. 8) Uso do carvo ativado, substituio do processo de clorao (emprego da amniaclorao, do bixido de cloro e clorao ao break point) para eliminao de sabor e odor. 9) Uso de cal, carbonato de sdio, metafosfato, silicato e outros para o controle da corroso. 11.4.3 Caractersticas dos Principais Processos de Tratamento 1) Aerao: consiste no processo pelo qual uma fase gasosa, normalmente o ar, e a gua so colocados em contato estreito com a finalidade de transferir substncias solveis do ar para a gua, de forma a obter-se o equilbrio satisfatrio entre os teores das mesmas. A aerao das guas pode ser realizada com os seguintes objetivos:

a) Remoo de gases dissolvidos em excesso nas guas e tambm de substncias volteis, a saber: Gs carbnico em teores elevados que torna a gua agressiva; cido sulfrico que prejudica esteticamente a gua; Substncias aromticas volteis causadoras de odor e sabor; Excesso de cloro e metano, pelos mesmos motivos.

b) Introduo de gases nas guas: Oxignio para oxidao de compostos ferrosos e manganosos; Aumento dos teores de oxignio e nitrognio dissolvido na gua. A aerao somente se justifica nos casos em que as guas a tratar apresentam carncia ou excesso de gases e substncias volteis intercambiveis. Geralmente o processo se aplica em guas que no esto em contato com o ar, como por exemplo:

a) guas subterrneas (de poos); b) guas captadas em galerias de infiltrao; c) guas proveniente de partes profundas de grandes represas. Na prtica encontra-se grande variedade de unidades de aerao. As mais comuns so:

a) Aerao de quota por gravidade (do tipo cascata e de tabuleiros); b) Aeradores de repuxo; c) Aeradores de bombeamento. 2) Sedimentao ou decantao: um processo dinmico de separao de partculas slidas suspensas nas guas. Essas partculas, sendo mais pesadas do que a gua, tendero a cair para o fundo com uma certa velocidade (velocidade de sedimentao).

Na tcnica de purificao das guas de abastecimento empregam-se os processos de sedimentao para as seguintes finalidades:

a) Remoo de areia: a areia em suspenso, em quantidades excessivas, pode causar prejuzos s instalaes (eroso, depsitos e entupimentos) e danificar bombas e instalaes mecnicas. Os canais ou tanques de remoo de areia denominados caixas de areia, geralmente so construdos junto tomada de gua, antes do bombeamento ou da aduo. b) Remoo de partculas sedimentares finas, sem coagulao: quando foram aproveitadas guas contendo quantidades exageradas de partculas finas, ou seja, com turbidez muito alta, pode-se tornar vantajosa uma pr-sedimentao ou sedimentao simples, para reduzir a turbidez, antes de qualquer outro processo. Isso acontece raramente e quase sempre quando se utilizam guas de rios com grande transporte de slidos. A sedimentao simples feita sem o emprego de coagulantes. Sua adoo como processo prvio deve ser decidida aps ensaios de laboratrio para demonstrar a convenincia do processo, em cada caso. c) Reteno de flocos (decantao aps coagulao): o caso mais freqente em estaes de tratamento de guas destinadas purificao pelos processos de coagulao decantao e filtrao para guas com muita cor e turbidez, contendo matria coloidal, guas que exigem a floculao qumica, e tambm, para guas muito duras, sujeitas a tratamentos qumicos de amolecimento. H critrios muitos variados para a classificao dos decantadores. As mais importantes do ponto de vista prtico so os seguintes:

a) Em funo do escoamento da gua: Decantadores de escoamento horizontal: a gua entra em uma extremidade, move-se na direo longitudinal e sai pela outra extremidade. Decantadores de escoamento Vertical: a gua dirigida para a parte inferior, elevando-se a seguir em movimento ascendente at a superfcie dos tanques.

b) De acordo com as condies de funcionamento: Decantadores do tipo clssico ou convencional, que recebem a gua j floculada e nos quais se processa apenas a sedimentao. Decantadores com contato de slidos, do tipo dinmico compacto, ou acelerado. So unidades mecanizadas que promovem simultaneamente a agitao, a floculao e a decantao. H muitos tipos patenteados. Decantadores com escoamento laminar (tubulares ou de placas): so do tipo mais recente, de maior eficincia.

3) Coagulao e Floculao: em tratamento de gua a finalidade da coagulao e floculao transformar impurezas que se encontram em suspenso fina, em estado coloidal ou em soluo, bactrias, protozorios e/ou plncton, em partculas maiores (flocos) para que possam ser removidas por sedimentao e/ou filtrao ou, em alguns casos, por flotao. A coagulao e a floculao constituem a parte mais delicada do tratamento convencional de gua para abastecimento, pois qualquer falha nessa fase pode acarretar grandes prejuzos na qualidade e no custo do produto distribudo populao. Na maioria das instalaes de tratamento de gua em funcionamento, as unidades de coagulao e de floculao precedem os decantadores. Coagulao: o processo unitrio que consiste na formao de cogulos, atravs da reao coagulante, de modo a promover um estado geral de equilbrio eletrostaticamente instvel das partculas, no seio da massa lquida, O termo coagulao define as mudanas fisico-qumicas produzidas pela disperso, na gua de um coagulante solvel que se hidrolisa em partculas carregadas positivamente aumentando as cargas negativas dos colides, formando, juntamente com estes, os chamados cogulos. Floculao: designa o processo unitrio que se segue coagulao e que consiste no agrupamento das partculas eletricamente desinstabilizadas (cogulos), de modo a formar outras maiores chamadas flocos, suscetveis de serem removidas por decantao (ou flutuao e filtrao). Coagulantes: na maioria das guas submetidas a tratamento, quando se visa o consumo industrial ou domstico, necessria a adio de substncias (para que ocorra a coagulao e a floculao) de forma a ser obtida uma gua que obedea aos padres de potabilidade.

Os produtos mais comuns utilizados com essa finalidade so: a) Coagulantes primrios: sulfato de alumnio, sulfato ferroso, sulfato ferroso clorado, sulfato frrico, cloreto frrico, etc. b) lcalis, para promover e manter a alcalinidade: cal virgem, cal hidratada, barrilha, bicarbonato de sdio. 4) Mistura e Floculao: a mistura e a floculao so operaes unitrias de extrema importncia para o bom desempenho dos processos de decantao e/ou filtrao que as sucedem. Disperso, mistura, mistura rpida: so termos sinnimos e designam a operao unitria que consiste em distribuir rpida e homogeneamente um coagulante ou outro reagente qumico na gua a ser tratada, utilizando-se energia hidrulica, mecnica ou outro meio. Trata-se de um procedimento puramente fsico que tem a finalidade de garantir a uniformidade do tratamento de toda a massa de gua, antes que as reaes qumicas se completem. A mistura pode ser feita basicamente de duas formas:

1) Distribuindo ao mesmo tempo em toda a gua os reagentes; 2) Colocando os reagentes em um s ponto e agitando intensamente o lquido.

A primeira forma, por suas dificuldades prticas (a no ser em pequenas estaes) raramente utilizada, podendo ser feita atravs de difusores. A Segunda geralmente mais utilizada. A agitao da gua pode ser feita atravs de:

a) Sistema mecnico: consiste em introduzir energia atravs de agitadores, a massa de gua em quantidade suficiente para promover uma mistura adequada; b) Sistema Hidrulico: o mais indicado o da Calha Parshall que, alm de proporcionar boas condies de mistura, ainda permite a medio da vazo. Como regra geral, a unidade ou cmaras de mistura rpida deve ficar o mais prximo possvel dos tanques de floculao. Floculao: o processo pelo qual as partculas em estado de equilbrio eletrostaticamente instvel no seio da massa lquida so foradas a si movimentar, a fim de que sejam atradas entre si formando flocos. Com a continuidade da agitao esses flocos tendem a aderir uns aos outros tronando-se pesados, para posterior separao nas unidades de decantao e filtrao. Existem dois sistemas bsicos de floculao:

a) O sistema hidrulico: utiliza a energia hidrulica disponvel, sendo a mesma dissipada pela gua em cmaras com chicanas. A gua efetua um movimento sinuoso dentro da unidade. So os floculadores. b) O sistema mecnico: utiliza a energia mecnica externa, a qual dissipada pela gua em tanques apropriados. Existem dois tipos de floculadores de chicanas, segundo o sentido de circulao da gua. Na cmara de fluxo vertical, a gua sobe e desce, passando atravs de passagens inferiores, no fundo e por cima de tabiques na parte superior. As cmaras de fluxo horizontal, tambm possuem tabiques fazendo com que a gua assuma um movimento sinuoso, circulando num plano horizontal. Estas cmaras no tem sido utilizadas na mesma proporo que as de fluxo vertical, devido aos inconvenientes de deposio de lodo nos canis que formam as chicanas.

5) Filtrao: o processo de separao slido-lquido envolvendo fenmenos fsicos, qumicos e, s vezes, biolgicos. Visa a remoo das impurezas da gua por sua passagem atravs de um meio poroso (filtrante). Existem dois tipos principais de filtrao:

1) Filtrao lenta: quando a velocidade com que a gua atravessa o leito filtrante baixa. muito usada, ainda, principalmente em pequenas cidade para o tratamento das guas de abastecimento. 2) Filtrao rpida (filtro rpido): quando a velocidade com que a gua atravessa o leito filtrante elevada.

Os filtros rpidos so unidades essenciais em uma estao convencional, e por isso exigem cuidadosa operao. Eles constituem uma barreira sanitria importante, podendo reter microorganismos patognicos que resistem a outros processos de tratamento. As vantagens da filtrao lenta sobre a rpida so: evitam, geralmente, o emprego de produtos qumicos; no necessitam de energia eltrica; pode-se obter gua de caractersticas menos corrosiva; os equipamentos e aparelhos empregados so mais simples; exige operao mais simples. Como desvantagem tem-se: rea relativamente grande para as instalaes; pouco eficiente para a reduo da cor; pequena flexibilidade para se adaptar s demandas de emergncia; funciona com taxas de filtrao muito baixas, sendo aplicadas apenas s guas de pouca turbidez (at 50 ppm), etc. Como desvantagem tem-se: rea relativamente grande para as instalaes; pouco eficiente para reduo da cor; pequena flexibilidade para se adaptar s demandas de emergncia, funciona com taxas de filtrao muito baixas, sendo aplicvel apenas s gua de pouca turbidez (at 50 ppm). Outros tipos de filtrao so:

1) Filtrao ascendente: comum leito de areia, uma tentativa para tornar mais econmico o tratamento da gua pela filtrao rpida. utilizada para a clorificao de guas de pouca turbidez e baixo contedo mineral. Tem o fluxo no sentido inverso (de baixo para cima) sendo lavado periodicamente de maneira usual, isto , com uma corrente de gua, de baixo para cima, de velocidade adequada. 2) Filtrao direta: para tratamento de certas guas que apresentam condies favorveis pode-se dispensar a decantao, procedendo-se diretamente filtrao rpida. Para usar a filtrao rpida, a turbidez no pode ser elevada e a cor deve ser relativamente baixa: a turbidez inferior a 40 e cor que permita dosagens baixas de coagulante. Aps a mistura rpida pode-se proceder coagulao em floculadores e da passar para a filtrao. 6) Desinfeco: o processo de tratamento que visa a eliminao dos germes patognicos eventualmente presentes na gua. Apenas alguns agentes desinfetantes so aplicveis desinfeco das guas de abastecimento. A sua escolha determinada por diversas caractersticas, como as seguintes:

a) serem eficientes na destruio dos germes patognicos de transmisso hdrica, eventualmente presentes na ocasio da aplicao; b) no constiturem por si e nem virem a formar com impurezas presentes na gua, substncias prejudiciais sade; c) no alterarem outros aspectos que condicionam a potabilidade da gua, como cor, o sabor, etc; d) manterem um poder de desinfeco em relao a germes patognicos de transmisso hdrica que porventura ocorrem na gua, posteriormente aplicao do tratamento (ao residual); e) serem de aplicao fcil, segura e econmica.

Os agentes desinfetantes mais usados so:

a) Cloro e seus compostos: a clorao o processo de desinfeco mais usado no tratamento das guas de abastecimento pblico. O cloro o agente desinfetante que mais se aproxima das caractersticas desejveis mencionadas acima. b) Ozona (O3): um agente muito poderoso. Destroe toda a matria orgnica, removendo cor e odor, quando aplicado em dosagem suficiente. Trata-se de um desinfetante de aplicao difcil e que no deixa residual. Pode ser satisfatoriamente empregado quando a clorao acarreta problemas de odor e sabor. c) O mtodo de desinfeco por ultravioleta envolve a exposio de um filme de gua (120 a 300 mm) luz ultravioleta produzida por lmpadas de vapores de mercrio com bulbo de quartzo. Tais lmpadas produzem luz ultravioleta com 25 a 30 % de energia dentro da regio espectral de 2537 Ao numa tenso de 110 V (corrente alternativa). Sabe-se que o comprimento de onde de 900 a 3800 Ao tem ao bactericida e que a zona mais letal est prxima a 2800 A . Devido ao grande custo de operao e manuteno comparado a outros processos, o emprego atual desse agente resume-se a pequenas instalaes de uso domiciliar ou comunitrio, ao uso industrial durante o engarrafamento de guas minerais um sacos plsticos e a piscinas juntamente com outros agentes. 7) Reduo de dureza: a reduo da dureza conseguida atravs de tratamento especial que consiste na remoo dos compostos de clcio e de magnsio. Denomina-se freqentemente como desendurecimento, amolecimento ou abrandamento. Existem dois processos: o qumico de cal e soda e o inico dos zelitos ou permutitas. 8) Controle da corroso: a corroso um processo de ataque contnuo de corpos slidos, especialmente metais, que envolve alteraes de composio qumica. A corroso de canalizaes, vlvulas e equipamentos metlicos representa um grande prejuzo anual para os servios de abastecimento de gua. As tubulaes corrodas, alm de terem a sua vida til reduzida, apresentam menor capacidade de conduo de gua. Aps tratamento qumico (coagulaes decantao e filtrao), as guas ficam agressivas e geralmente mais corrosivos do que as guas naturais. As guas superficiais so tratadas, geralmente apresentam matria orgnica e substncias inibidoras sendo, por isso, menos agressiva. Algumas impurezas presentes nas guas podem favorecer e acelerar a corroso, tais como, gs carbnico, cidos diludos, cloretos, etc. As guas tratadas, antes de serem distribudas, devero ser alcalinizadas, isto , devero receber uma certa quantidade de cal, para elevao do pH (correo do pH). No basta elevar o pH at 7,0 ou pouco mais para que seja eliminado a gs carbnico, reduzindo a agressividade das guas. Se for uma quantidade de cal adequada, forma-se, na superfcie interna dos tubos, uma fina camada de carbonato que protege a tubulao contra ataques. A cal em soluo ou em suspenso aplicada s guas, de preferncia aps a clorao. 9) Remoo de ferro: no Brasil so comuns as guas com teores de ferro, particularmente aquelas captadas em terrenos antigos e aluvies. s vezes, alm de compostos de ferro ocorrem tambm impurezas de mangans. Teores elevados de ferro so encontrados com maior freqncia nos seguintes casos:

a) guas superficiais, com matria orgnica, nas quais o ferro se apresenta ligado ou combinado com a matria orgnica e, freqentemente, em estado coloidal. b) guas subterrneas (poos, fontes e galerias de infiltrao), agressivas (pH baixo), ricas em gs carbnico e sem oxignio dissolvido, sob a forma de bicarbonato ferroso dissolvido. c) gua poludas por certos resduos industriais ou algumas atividades de minerao. Os inconvenientes dos teores excessivos de ferro nas guas so: a) b) c) d) e) f) Mancham tecidos, roupas, utenslios, aparelhos sanitrios, etc; Causam sabor desagradvel, metlico; Prejudicam a preparao de caf e ch; Interferem nos processos industriais (fabricao de papel, tecidos, tinturaria e cerveja); Podem causar depsitos e incrustaes; Podem possibilitar o desenvolvimento de bactrias ferruginosas nocivas (Crenothrise).

Os padres de gua potvel geralmente limitam o teor de ferro a 0,3 mg/l. Entre os vrios processos para a remoo de ferro nas guas, incluem-se a aerao seguida de contato ou filtrao e a aerao Seguida de coagulao, decantao e filtrao.

OBS: Leito de contato: leito de material granular, semelhana de um filtro grosseiro. 10) Remoo de mangans: quando presente nas guas causa incovenientes semelhantes, porm muito mais graves do que os provocados pelas impurezas do ferro. O mangans ocorre mais raramente do que o ferro, mas quando acontece, quase sempre ocorre juntamente com o ferro. Os processos gerais de remoo so semelhantes para os compostos de ambos. O mangans, porm, de remoo mais difcil do que o ferro, exigindo uma investigao cuidadosa.

11.4.4 Descrio Geral de uma Estao de Tratamento do Tipo Convencional Os servios pblicos de abastecimento devem fornecer gua de forma contnua, segura e de boa qualidade. Os exames e anlises das guas dos mananciais feita com uma certa freqncia desejvel, complementadas com inspeo local revelaro a necessidade ou a disponibilidade de qualquer processo corretivo (tratamento). O tratamento da gua apenas dever ser adotado e realizado depois de demonstrada a sua real necessidade e sempre que a purificao for necessria dever compreender apenas os processos indispensveis obteno da qualidade que se deseja para a gua com o mnimo custo. O processo primrio, no tratamento de guas superficiais, consiste na clarificao qumica atravs da coagulao, decantao e filtrao.

A clorao , comumente, o primeiro e ltimo passo no tratamento, promovendo desinfeco da gua bruta e estabelecendo um residual de cloro na gua tratada. A prclorao em excesso e o carvo ativado so usados para remover os compostos que produzem odores e gosto. As substncias qumicas usadas na coagulao dependem das caractersticas da gua e de consideraes econmicas. Atribui-se merecida importncia disposio das diversas unidades de purificao de uma instalao de tratamento. Os resultados obtidos com o tratamento dependem, entre outros fatores, do arranjo conveniente das partes integrantes do processo. Nas instalaes convencionais, por exemplo, a mistura rpida deve estar prxima dos floculadores e estes devero ficar juntos dos decantadores. As estaes de tratamento de gua devem ser projetadas com forma compacta com o objetivo de limitar a gua ocupada, diminuir o volume de estruturas e reduzir a extenso de canais e tubulaes, assim como facilitar a operao e baixar o custo.

You might also like