You are on page 1of 2
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Curso: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho PRA de Plano de

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

Curso: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho PRA de Plano de Emergência - Implementação

A UFCD de Plano de Emergência - Definição, com carga horária de 50 horas, leccionada pelo formador João Vasconcelos teve como objectivo:

  • - Aplicar técnicas de primeira intervenção em socorrismo;

  • - Reconhecer os procedimentos estabelecidos nos planos de emergência.

Este módulo foi na minha opinião, no contexto do curso de Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho, muito importante pois sem este módulo, seria impossível perceber o que é um plano de emergência, qual a sua importância e para que serve. Pertence às tarefas de um técnico, entre muitas outras, criar ou actualizar planos de emergência, o que seria impraticável sem os conhecimentos que adquirimos através deste módulo. Os planos de emergência são obrigatórios e essenciais, para a proteção de catástrofes e acidentes que podem ocorrer em qualquer dia, em qualquer hora e sem aviso prévio. Pois temos que estar sempre em alerta e atentos, preparados para eles, porque eles existem. Como nunca se sabe a hora nem o dia que um acidente ou catástrofe natural possam vir a acontecer é muito importante a realização de simulacros para que todos possam ter uma ideia de como agir. Quando ocorrem estes acidentes as pessoas não sabem como agir e corre-se um risco enorme de se instalar o caos, a desordem, entre outras, pois nunca simularam estas situações e elas devem ser treinadas pelo menos uma vez por ano. Sem um plano de emergência bem definido um pequeno acidente pode se tornar numa catástrofe. A confusão e o caos instalados, ocasiona muitas vezes atropelos, erros e outros acidentes que podem ter dimensões graves.

Quando se elabora um plano de emergência temos de ter em conta a localização geográfica do edifício, os aspetos humanos, identificar todos os riscos internos e externos, levantamento de meios e recursos, utilizar uma linguagem compreensível para todos, divulgar bastante e uma das mais importantes a organização da segurança.

Rua Ernesto do Canto, nº 40 9500 312 Ponta Delgada S. Miguel Açores Telefone: 296 306 810 Fax: 296 306 819 Endereço de e-mail: geral@aprodaz.com

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Curso: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho PRA de Plano de
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Os planos de emergência devem ser organizados e treinados por profissionais das

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

Os planos de emergência devem ser organizados e treinados por profissionais das instalações e pelos órgãos de resposta às emergências. O grande desafio é mudar as mentalidades das pessoas através de muita informação e formação e ao mesmo tempo sensibilizar às pessoas para que estas possam ter a noção do quanto é importante este processo. Fizemos uma visita de estudo ao quartel de Bombeiros de Ponta Delgada, onde ficamos a conhecer melhor os extintores que é um equipamento de primeira intervenção, é utilizado na extinção de pequenos incêndios. Devem ser adaptados ao tipo de fogo ou aos materiais combustíveis existentes. Vimos várias demonstrações práticas sobre as regras básicas na utilização dos extintores e informação sobre os extintores. Na escola foi efetuado um simulacro de um sismo que teve a finalidade de verificarmos e compreendermos a utilização das saídas, a sinalização, os caminhos de evacuação, as plantas de emergências e entre outras coisas. Os simulacros servem para treinar as capacidades operacionais dos agentes de socorro e segurança sensibilizando a sociedade para os riscos e medidas que devem ser adotadas em caso de situações possam vir a surgir. Concluindo este módulo, a nível profissional fiquei ciente do trabalho e da responsabilidade que um Técnico de HST tem pela frente e das dificuldades que futuramente vou encontrar porque da teoria à prática, infelizmente, ainda vai uma grande distância. Pessoalmente fiquei mais lúcido dos meus deveres civis no que diz respeito a qualquer tipo de emergência.

Formando: Emanuel Oliveira

Rua Ernesto do Canto, nº 40 9500 312 Ponta Delgada S. Miguel Açores Telefone: 296 306 810 Fax: 296 306 819 Endereço de e-mail: geral@aprodaz.com

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Os planos de emergência devem ser organizados e treinados por profissionais das