UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO

Jornal da Maturidade
Plano de Comunicação para a Universidade da Maturidade

Ana Natália Santos Lima Raymara da Silva Santos Waleson Matheus Mourão de Abreu

Palmas/TO 2011

Ana Natália Santos Lima Raymara da Silva Santos Waleson Matheus Mourão de Abreu

Jornal da Maturidade
Plano de Comunicação para a Universidade da Maturidade

Projeto Experimental apresentado no curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Tocantins como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Orientadora: Liana Vidigal Rocha

Universidade Federal do Tocantins Palmas 2011

Ana Natália Santos Lima Raymara da Silva Santos Waleson Matheus Mourão de Abreu Jornal da Maturidade Plano de Comunicação para a Universidade da Maturidade Banca Examinadora ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ Universidade Federal do Tocantins Palmas 2011 .

Considerando que esta é uma parcela crescente da população. que não dispõe de uma comunicação especialmente voltada para atendê-los. . seja no que se refere à divulgação de suas ações. trata da elaboração de um informativo impresso que atenda às necessidades comunicacionais do grupo em questão. Tomando como personagens os acadêmicos da Universidade da Maturidade – UMA. promovendo a integração entre a UMA e o restante da comunidade acadêmica.RESUMO Busca estabelecer uma comunicação voltada para o público da terceira idade. seja no âmbito de ver assuntos de seu interesse abordados de forma clara.

........ 6 2 OBJETIVOS ...........................................................................1 Objetivo Geral ................................................................................................................................................................................................................ 18 9 ANEXOS .................... 13 7 CUSTOS E VIABILIDADE ..........................................................SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................................................................................................................. 11 5 ESTRUTURA DO PRODUTO ........................................................... 9 2....................................................................... 24 ........................................................................................................................................... 10 4 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ............................................................................................. 15 8 REFERÊNCIAS .........2 Objetivos Específicos ........................... 19 10 APÊNDICE ............................................................................................................9 3 ETAPAS DO TRABALHO .......................................................................................................... 12 6 PÚBLICO-ALVO E LINGUAGEM ........................................................................ 9 2........

ciente da importância de sua participação na sociedade como sujeito histórico.. INTRODUÇÃO As constantes transformações sociais requerem dos meios de comunicação o cultivo de atitudes que reduzam as desigualdades. Dra. A Universidade da Maturidade (UMA) da UFT surge em 2006 com o intuito de incluir o adulto da terceira idade em uma sociedade atuante. batalhar com atitudes e significados frente à velhice será uma questão prioritária. sejam elas de cunho étnico. (OSÓRIO. por um lado são testemunhas de um passado e por outro lado. ativa e. não muito distante. sobretudo. A imagem do idoso. cada vez mais crescente. encarando seus problemas e oferecendo reais oportunidades de realização integral. antes retratado na mídia como frágil e incapaz. religioso ou etário. Segundo a Prof. teen. revistas ou outros meios direcionados a este público. Desde a sua implantação. que contribua para o fortalecimento das ações que visam à inclusão da população idosa. O envolvimento deles na construção do futuro do envelhecer no Estado do Tocantins é fundamental. constatamos que o público idoso não recebe a merecida atenção.1 .] Deve-se pensar que no futuro. . no sentido de contar com programas televisivos. Observando alguns veículos da mídia. Há uma oferta considerável de revistas e programas voltados para o público infantil. passa por uma reconfiguração. autora e coordenadora do Projeto Universidade da Maturidade: A Universidade da Maturidade é uma confraria diversificada devido à história de vida de cada um. a UMA já formou três turmas e a cada abertura de edital de inscrição é crescente a procura por vagas no Projeto. Neila Barbosa Osório. condições sociais e culturais. têm o que dizer. suas experiências ao longo do tempo e da influência no local geográfico onde moram. que lhe atribui características mais saudáveis. sexual. Há que se empreender esforços para a realização de uma comunicação mais abrangente. mas não há meios que se dediquem às questões de interesse do idoso. adulto masculino e feminino. 2005). procurando assim ajudá-los a construir uma realidade. pela experiência e sabedoria adquirida ao longo de suas vidas [.. porque.

br/uma nele estão disponíveis informações relevantes quanto a Instituição e aos Projetos desenvolvidos pela entidade. irá focar no próprio aluno. as ações da UMA chegam ao conhecimento de um grupo que geralmente abrange apenas os envolvidos com o projeto. educação e cotidiano e tudo que for relevante a partir das escolhas dos próprios alunos. o jornal impresso supera. todo o registro dos eventos que eles participam.uft. A relevância social deste projeto se justifica no sentido de possibilitar a abertura de uma janela onde o público da UMA possa socializar seus trabalhos. Assim. tratados. a UMA dispõe de um portal eletrônico. pois a história da humanidade nos apresenta fatos em que temos a nítida certeza que a página impressa foi um dos mais importantes e efetivos instrumentos de comunicação. todos os meios de comunicação. se bem conservada. dando-lhes legitimidade e permitindo que a UMA se torne referência de educação e convívio ao idoso. o que colabora para a formação de uma lacuna que favorece o surgimento de estereótipos ou de um conhecimento superficial do Projeto.edu. inserindo-os em eventos que fazem parte do calendário cultural Municipal e Estadual. fomentar . A escolha por um informativo impresso deu-se a partir de uma pesquisa quantitativa. foi elaborado o “Jornal da Maturidade”. A intenção é levar ao público a cada bimestre. Escolha que foi prontamente compreendida pelos autores do Projeto. Como meio de informar e divulgar as atividades desenvolvidas pelos alunos.Além dos conteúdos didático-pedagógicos. sem nenhuma dúvida é que o impresso é uma das mais importantes e revolucionárias invenções humanas. Se bem editada e com as informações relevantes “impressas” na folha de papel. seus relatos. códigos. em relação à temporalidade. um informativo que ao contrário da função desenvolvida pelo site. e todos os outros documentos de relevância legal e até mesmo social. o site www. como livros. a indústria de materiais impressos. guarda as informações por décadas. a UMA também oferece atividades extra-curricular que propiciam maior interação dos alunos com a sociedade. como saúde. além de informação sobre temas variados. Pensando em estreitar a comunicação da UMA com o seu público. onde constatamos que os alunos da UMA preferiam este meio como plataforma de informação. Não é a toa que mesmo com a explosão dos textos digitalizados. ainda se abrigam em plataforma impressa. Nele o aluno poderá ter suas histórias contadas e ainda atuará como protagonista das informações da qual eles mesmos irão pautar. Assim o que podemos afirmar. Visto que a página.

ou seja. o impresso consistirá em um veículo com o qual o público se identificará. segundo a tradicional concepção do jornalismo "watchdog" (cão de guarda). o jornalismo que leva em consideração as necessidades do povo. particularmente.o debate e estabelecer integração entre o grupo citado e os mais diversificados grupos. a política. pretendemos construir um produto com a marca da relatividade cultural. E esse esforço obriga-o a cultivar a proximidade". na abordagem do jornalismo cívico. por constituir-se de um produto elaborado com a participação da comunidade a que se direciona. O objetivo principal deste projeto é a prática do que Almeida (2004) define como “jornalismo de proximidade”. podendo ver-se prestigiado e retratado. que cultiva a proximidade com seus leitores e. Camponez apud Almeida (2004) afirma que "o lugar dos jornalistas já não se resume ao do observador situado num palco privilegiado de onde olha a sociedade e. O lugar dos jornalistas é. entre os cidadãos. .

etc. divulgando as ações desenvolvidas pela UMA.Buscar novas parcerias junto a outras instituições que pretendam atuar junto à UMA. . saúde.I – OBJETIVO GERAL Produzir um informativo em formato personalizado. tamanho A3 dobrado. bem como outros assuntos de diversas áreas (jurídica. esporte.Divulgar as ações da UMA para o público interno da UFT e demais instituições que trabalham com o mesmo segmento. 2.) direcionados a este público a fim de despertar não somente o interesse dos participantes da UMA como também de outras pessoas idosas que ainda não estejam inseridas no grupo.Estabelecer a integração entre a UMA e o público mais jovem da universidade. .II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS . .Intensificar a comunicação. promovendo a aproximação entre a UMA do campus de Palmas e as dos demais polos de extensão do projeto.OBJETIVOS 2.2 . .

buscamos apoio junto a instituições (UMA. SESC. Executadas as pautas. que nos forneceu informações básicas sobre seus hábitos. educação. Professora Dra. ações da UMA. Após esse primeiro contato. por fim. turismólogos. coletamos sugestões de nome para o jornal. A fim de elaborar estratégias adequadas a esse público. com depoimentos dos acadêmicos relatando as mudanças que a UMA provocou em suas vidas. . opinião. com o registro fotográfico de diversos eventos realizados por esse grupo no decorrer desde bimestre (abril/maio). complementamos o trabalho com a inclusão de um artigo de opinião cedido pela idealizadora e coordenadora da UMA. Neila Osório. economistas. ficou intitulado: Jornal da Maturidade. Em uma nova pesquisa. saúde. distribuídos em 08 editorias: vida ativa. entre aspas e homenagem. neste caso específico. que por decisão dos acadêmicos da UMA.3 – ETAPAS DO TRABALHO Iniciamos este projeto com a realização de pesquisa bibliográfica em livros.) que gentilmente prestaram esclarecimentos acerca dos temas abordados nesta edição do informativo. A partir dos dados coletados estabelecemos contato com o público alvo para conhecer seus anseios acerca do projeto a fim de definir os assuntos a serem abordados no informativo. optamos pelo impresso em formato tabloide. jornais e revistas especializadas acerca do tema em questão: Terceira Idade. etc. realizamos uma pesquisa de campo (Anexo I). advogados. passamos para a escolha das pautas. Para iniciar a execução do produto. sua realidade socioeconômica. a agenda de aniversários para o bimestre (20 maio a 20 de julho) e. baseadas nos assuntos de maior interesse do público-alvo. Secretaria de Desenvolvimento Social) e profissionais de diversos setores (médicos e profissionais da saúde. o meio de comunicação que lhes desperta maior interesse e os assuntos que seriam de seu interesse em uma publicação (Anexo II). partimos para a elaboração da estratégia de comunicação mais adequada para atender às necessidades detectadas no diagnóstico. turismo. Definido o nome do produto. Foram X textos. consecutivamente o plano incluiu a escolha de uma linguagem específica para o público em questão (razão pela qual optamos por uma linguagem clara e o uso de uma fonte ligeiramente maior que o padrão dos demais impressos) e a definição do meio a ser utilizado.

4 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO As atividades desenvolvidas para a realização do trabalho: 2° Semestre de 2010 – Definição do tema e elaboração do Projeto.Definição das pautas Abril de 2011: 01 a 06 – Distribuição de pautas e estabelecimento de contato com as fontes 07 a 13 – Execução das primeiras pautas 14 a 20 – Revisão dos textos produzidos 21 a 28 – Revisão dos textos produzidos Maio 2011: 1° a 11 . na disciplina de Projeto Experimental I.Diagramação. revisão e correções do boneco 12 a 18 – Elaboração do relatório 19 a 25 – Reajustamento do relatório . Março de 2011: 02 a 09 – Reestruturação do Projeto 10 a 16 – Pesquisa socioeconômica e apresentação do diagnóstico 17 a 23 – Pesquisa de áreas de interesse do grupo e sugestões de um nome para o impresso 24 a 30 . sob a orientação da Professora Maria de Fátima.

de formato A4. mantendo-os sempre informados das ações deste grupo. direcionada às demais instituições que trabalham com o mesmo público alvo. saúde.5 . entre outras. Em educação. Através do “Jornal da Maturidade” objetiva-se fortalecer a imagem da UMA junto aos públicos interno e externo. além da seção “Ações da UMA” que contém fotos e textos sobre eventos relacionados pela Universidade da Maturidade. é composto por textos divididos em editorias como: saúde. vida ativa e turismo. cores nas páginas 1 e 8 e na seção de fotos. e proporcionará a criação de parcerias e o aumento da clientela. além de um artigo assinado pela Coordenadora da UMA. bem como demais assuntos de diversas áreas de interesse deste público. habitação. que é composto por pessoas da terceira idade. abordamos o AVC – Acidente Vascular Cerebral em idoso. A respeito do conteúdo. Em turismo. enquanto a circulação externa. bem como o Entre Aspas. Neila Barbosa Osório. assistência social. fonte 12 para melhor leitura do público alvo. O informativo é uma publicação diagramada no software InDesign e impressa em papel A3 para distribuição nos polos da UMA – Universidade da Maturidade e se propõe a divulgar em meio impresso. O Jornal da Maturidade é a publicação principal vinculada a este projeto. Dra. Na editoria de saúde. que possui relatos de acadêmicos a repeito do que mudou em suas vidas após o ingresso na UMA. O informativo possui também um editorial que apresenta o objetivo que queremos alcançar com a publicação. foram apresentadas as facilidades que as empresas de turismo oferecem para a terceira idade.ESTRUTURA DO PRODUTO A partir do contato com os acadêmicos da UMA. educação. concluímos que o veículo de comunicação mais adequado para eles seria o impresso. . uma seção onde parabenizamos os aniversariantes do mês de maio e junho. com periodicidade bimestral. tratamos sobre exercícios físicos mais indicados para idosos. um informativo de divulgação das ações da UMA. A circulação interna viabilizará a integração do grupo aos demais grupos da universidade. nas páginas 4 e 5. Na editoria Vida Ativa. tais como: direito previdenciário. A edição do Jornal da Maturidade possui: 8 páginas tamanho A4 orientadas em retrato. o analfabetismo entre idosos em Palmas. transportes.

 61% gostariam de compartilhar suas experiências de vida através da publicação de contos e histórias. Hábito de leitura: 67% leem com frequência. Partimos para o segundo passo da pesquisa. Saúde (19%). buscando explicitar ao mínimo nossas opiniões. optamos por dar ao informativo um caráter leve. Moradia: 83% moram com a família. Idade: 47% têm entre 51 e 60 anos. usando como recurso literário o realce da pessoa. o que caracteriza o jornalismo objetivo/informativo. com linguagem simples e informal.6 – PÚBLICO-ALVO E LINGUAGEM Através da aplicação de questões simples de múltipla escolha. A forma de narrativa escolhida foi anunciativa. Renda familiar: entre 1 e 3 salários mínimos (83%). seguido por Atividade Física (22%). considerando que seria a forma mais democrática de fazer com que todos pudessem sentir-se verdadeiramente incluídos neste projeto. 1 Ver diagnóstico em apêndices . e com o qual elaboraríamos nosso produto:       Sexo: maioria feminina (81%). Durante conversas informais com membros da UMA. com questões mais especificamente relacionadas ao impresso. Por tratar-se de um grupo descontraído. A disposição das matérias no informativo foi definida com base nas diretrizes de hierarquização de acordo com o interesse do grupo por cada tema. variando pelo pronunciativo em algumas reportagens. O assunto que a maioria gostaria de ver no impresso é “Ações da UMA” (25%). chegamos ao diagnóstico sociocultural 1e econômico do público para o qual. o que nos motivou a optar pela publicação impressa do informativo. Escolaridade: 33% possuem o Ensino Médio completo. de onde pudemos concluir que:   97% gostariam que a UMA tivesse um informativo impresso. percebemos que nem todos têm acesso aos meios digitais em suas residências. Turismo (14%) e Educação (8%). O texto que trata do AVC – Acidente vascular cerebral tem caráter literário no estilo de conto.

entre outros) a fim de promover tanto a integração entre a UMA e os demais grupos da comunidade acadêmica.e externa – em instituições que trabalham com idosos (SESC. quanto entre a esse grupo e outros grupos do mesmo segmento. Centro de Convivência do Idoso.O Jornal da Maturidade poderá ter circulação interna – nos campi da UFT . .

00 Valor unitário (R$) Empresa B Itens Descrição 1 Impressão Informativo 1. em 24/05/2011 .00 Valor unitário (R$) Levantamento demonstrativo para ilustrar valor de impressão para 1000 exemplares do informativo. 1 – Bens Permanentes2 Itens Descrição 1 Câmera Digital S3300 14MP 26xZoom LCD 3" VídeoHD Panorâmica 4GB . As entrevistas e sonoras gravadas foram feitas pela câmera acima descrita ou por meio de anotação em papel.00 Valor unitário (R$) Empresa C Itens Descrição 1 Impressão Informativo 720.70x42cm em papel couchê 115gr com 08 páginas.7 – CUSTOS E VIABILIDADE Proposta de desenvolvimento do informativo.00 0.00 2 1.00 0.com.00 2.700.00 Valor Real (R$) 0. Jornal tamanho 29.300.00 TOTAL Os equipamentos acima descritos pertencem aos integrantes do grupo e por isso não foram incluídos no valor real.Fuji Computador Valor Mercado (R$) 999. Empresa A Itens 1 Descrição Impressão Informativo 900.299. 2 Valores pesquisados no site submarino.

00 (20.00 0.99 5.86 0. A diagramação foi feita pela acadêmica Ana Natália.86 Valor Real (R$) 0.299.86 3 – Profissionais Itens Jornalista Diagramador Fotógrafo Total Valor Mercado (R$) 720. assessor de comunicação da Universidade da Maturidade.00 (20.00 32.651.2 – Bens Consumíveis3 Itens 1 Qtde Descrição Papel Chamex 1 Office A4 c/ 500 fls 2 3 Cartela c/ 2 Canetas Esferográficas 34FC Ponta Fine Azul .86 1.00/ foto) Valor Total (R$) 0.00 Todo o informativo foi produzido pelos acadêmicos do grupo.com.Faber-Castell 2 1 Lápis Grafite 1205 CTL .99 32. em 24/05/2011 .00 2.FaberCastell TOTAL Valor Mercado (R$) 14. e as fotos foram feitas e gentilmente cedidas por Diogo Galvão.00 (90/ página) 160. Raymara Santos e Waleson Matheus.97 5.90 3.99 Valor Real (R$) 14. Há ainda fotos feitas por Ana Natália.90 11.00 0.86 3 Valores pesquisados no site submarino.320. os textos escritos por Ana Natália.00/ página) 440.6 Lápis c/ Borracha .00 32.00 32. 4 – Totais Descrição Recursos Permanentes Recursos Consumíveis Profissionais TOTAL Valor de Mercado (R$) 1.00 0.

00 por foto) com fotógrafo. gastaríamos na impressão entre R$ 720. como pode ser visto nos anexos.00 por página) com jornalistas.00 (20. R$ 160.00 e 1.00 por página) na diagramação e R$ 440. pagaríamos R$ 720.00 (20. Se fôssemos arcar com as despesas usando nossos recursos financeiros. Em se tratando da mão de obra dos profissionais.700. .00 e 18.00 por unidade). bem como a impressão do produto final. que foi custeado por terceiros.5 – Viabilidade A realização desse projeto foi viável porque a mão de obra demandada para este trabalho foi executada pelos acadêmicos do grupo.00 na tiragem de 1000 exemplares (entre R$ 10.00 (sendo R$ 90.

pt . A construção e reconstrução da imagem do idoso pela mídia televisiva. Acesso em 20/05/2010.bocc.8 – REFERÊNCIAS ALMEIDA. Ada Kesea. Acesso em: 15/09/2010. Palmas. .pdf. Revista Eparrei. Disponivel em: www. Disponível em: Acesso em 19/09/2010.metodista. OSÓRIO. Eliane de Souza. A Universidade da Maturidade/UFT: a sensibilização do ser humano acima dos 45 anos para um envelhecimento ativo e digno./Revista_Eparrei_um_veiculo_folkmidiatico. Disponível em: encipecom.. Neila Barbosa.. 2005. um veículo folkmidiático.br/.ubi. GUEDES.

9 – ANEXOS .

10 – APÊNDICE .

QUESTIONÁRIO PESQUISA UMA 1 – Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino ( ( ( ( ( ( ( ) Educação ) Saúde ) Turismo ) Ações da UMA ) Experiências e Histórias ) Espaço jurídico/econômico ) Outros 2 – Qual a sua faixa etária? ( ( ( ( ( ( ) de 45 a 50 anos ) de 51 a 60 anos ) de 61 a 70 anos ) de 71 a 80 anos ) de 81 a 90 anos ) Acima de 91 anos ___________________________ 9 – Você gostaria que suas experiências de vida fossem publicadas em um informativo? ( ( ( ) Sim )Não ) Talvez 3 – Sobre sua renda familiar responda: ( ( ( ( ) de 1 a 3 salários mínimos ) de 3 a 6 salários mínimos ) de 6 a 9 salários mínimos ) Acima de 9 salários mínimos 4 – Moradia: ( ( )sozinho )família/parentes 10 – As pessoas com as quais se relaciona dentro e fora da que UFT UMA 5 – Escolaridade: ( ( ( ( ( ( ) Ensino fundamental incompleto ) Ensino fundamental completo )Ensino médio incompleto ) Ensino médio completo ) Ensino superior incompleto ) Ensino superior completo conhecem as desenvolve? ( ( ( 11 ) Sim ) Não atividades ) Parcialmente – Apresente sugestões para melhorias na comunicação referente a UMA __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ abaixo __________________________________ 6 – Possui hábito de leitura? ( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes 7 – Você gostaria que a UMA tivesse um informativo impresso? ( 8 ) Sim – Dentre ( ) Não os assuntos relacionados.APÊNDICE A . quais lhe despertam maior interesse? (escolha duas alternativas) ( ) Esporte e lazer .

descontraído e cheio de vida. que gostaria que fosse respondida no informativo: ( ) Saúde ( ) Questões Jurídicas ( ) Educação ( ) Esporte e Lazer Pergunta/Dúvida____________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2. PARTICIPE! 1..APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO 2 Queremos fazer um informativo parecido com a UMA: alegre.. inteligente. Sugira um nome para nosso jornalzinho ______________________________________ _______________________________________________________________________ . E ninguém é melhor do que vocês para nos ajudar a deixá-lo assim. Deixe aqui sua dúvida sobre um dos assuntos abaixo.

APÊNDICE C – DIAGNÓSTICO DA UMA Sexo 19% 81% Masculino Feminino Faixa Etária 17% 5% 31% 47% 45 a 50 51 a 60 61 a 70 71 a 80 Renda Familiar 3% 6% 8% 1a3 3a6 6a9 83% Acima de 9 .

Completo Médio Incompleto Médio Completo Superior Completo Superior Incompleto 11% Hábito de Leitura 28% 5% Sim Não 67% Às vezes . Incompleto Fund.17% Moradia Sozinho 83% Família/Parentes Escolaridade 8%6% 33% 17% 25% Fund.

Gostaria que a UMA tivesse um informativo impresso 3% Sim Não 97% Assuntos que despertam maior interesse 5% 5% 2% 22% 25% 14% Esporte e Lazer Educação Saúde Turismo Ações da UMA Experiências e histórias Espaço jurídico/econômico Outros 8% 19% .

Gostaria de compartilhar suas experiências de vida 19% 20% 61% Sim Talvez Não O público externo conhece a UMA? 28% 8% 64% Sim Não Parcialmente .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful