You are on page 1of 12

1

COMPETENCIAS INFORMACIONAIS: FERRAMENTAS NA TOMADA DE DECISO


Wesley Oliveira Leite Matrcula: 09/0015142 Resumo: Aborda sobre o tema competncia informacional os conceitos mais influentes na literatura ligada ao tema, o seu desenvolvimento desde o surgimento at os dias atuais, a mudana de paradigma causada pela transformao da sociedade, antes industrial, e agora sociedade da informao, o modo como a cincia e os profissionais da informao lidam com a information literacy. Faz um paralelo das teorias administrativas com o tema, devido importncia do mesmo na tomada de deciso dos mais variados gestores. Expe, de forma sucinta, o surgimento e desenvolvimento do tema competncia informacional no mundo, e o seu desenvolvimento aqui no Brasil. Palavras-chave: Competncia informacional. Tomada de deciso. Information Literacy. Sociedade da Informao.

Introduo A atual sociedade, a sociedade da informao, organiza-se de modo complexo e faz da informao a sua principal ferramenta. Com um valor nunca antes visto, esta se tornou objeto de alto valor, e alvo de estudos e observaes das diversas reas do conhecimento. Devido sua multiplicao e variadas formas de suporte, a informao vem se acumulando em ritmo cada vez mais rpido e intenso nos ltimos anos, e selecionar qual a melhor informao a ser usada na tomada de deciso tem sido tarefa muito ruda. Para a resoluo deste problema, as competncias informacionais podem ser muito bem empregadas, pois o seu escopo trata basicamente disto: saber selecionar

e avaliar criticamente qual a melhor informao para uso na tomada de deciso. Este artigo visa expor o que vem a ser Competncia Informacional, ou Information Literacy, mostrando os seus principais conceitos, o desenvolvimento do tema desde os seu surgimento at os dias atuais, faz um paralelo com a Administrao e com as teorias administrativas, que servir de base para expor o porqu de as competncias informacionais possurem grande importncia na tomada de deciso.

Conceito A informao, conceito complexo por natureza, sempre foi um fator de importncia para pessoas em busca de conhecimentos, organizaes, governos e at para estrategistas militares. Mas seu uso nunca foi valorizado como nos dias atuais, a denominada Sociedade da Informao. O termo Sociedade da Informao comeou a ser utilizado logo aps a Segunda Guerra Mundial, perodo em que houve a exploso informacional, fenmeno que se caracterizou pelo surgimento de diversas informaes, alm da variados suportes diferentes que registravam essa informao. Devido ao crescimento exagerado de informaes no perodo ps-guerra e diversificao de tecnologias para registrar a informao, a busca pela informao tornou-se difcil, porque grande parte das informaes teis e/ou relevantes se perdiam entre montanhas de informaes inteis. Tornou-se imperativo, ento, que fossem criados instrumentos para facilitar o modo de se selecionar, recuperar, encontrar e julgar relevante essa informao que estava oculta em meio a tantas outras inteis. Uma ferramenta que vem ao encontro dessas ideias a competncia informacional. Segundo Dudziak (2003), o termo competncia informacional, apesar de ter vasta publicao no Brasil e no mundo, ainda no tem um consenso definido, tendo suas origens em 1974 como Information literacy. Outros termos em lngua estrangeira muito utilizados como sinnimos a este so Library Skills, Library use, e bibliography instructions. No Brasil no diferente: h grande diversidade de

conceitos utilizados, tais como alfabetizao informacional, fluncia informacional, competncia em informao, letramento informacional, literacia, dentre outros. Neste artigo ser usado o termo Competncia Informacional, pois o mais adequado abordagem deste artigo, a administrativa, que considera o termo competncia como a habilidade para manusear ferramentas informacionais que auxiliem na tomada de Deciso. De acordo com Miranda (2007), Competncia Informacional pode ser definida como um conjunto de competncias individuais que possa ser colocado em ao nas situaes prticas do trabalho com a informao. A autora amplia o uso dessas competncias ao uso de tecnologias da informao. No mesmo sentido est a definio da Open University citado por Mota (2006):
Competncia Informacional pode ser entendida como uma habilidade que envolve a possibilidade de usar com sucesso a informao, incluindo a busca por meio de vrias ferramentas (internet,bases de dados, etc.) incluindo nessa anlise a critica das informaes recuperadas.

De acordo com definio da American Library Association, citada por Vitorino e Piantola(2009) para ser competente em informao, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando a informao necessria e ter a habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente a informao. No s isso, alm de habilidades de busca e de ferramentas tecnolgicas, a competncia informacional se ocupa tambm em garantir que os que dela fazem uso sejam capazes de avaliar criticamente a informao para fazer um juzo de valor de sua relevncia. o que dizem Shapiro e Hughes (1996) citados por Vitorino e Piantola (2009):
Mas a competncia informacional deve ser, na verdade, mais amplamente entendida como uma arte neoliberal, que vai desde saber como usar os computadores e acessar a informao at a reexo crtica sobre a natureza da informao em si, sua infraestrutura tcnica, e o seu contexto e impacto social, cultural e mesmo losco [ ].

Lyman (1979) afirma que competncia informacional [...] a habilidade de compreender matrias, ler criticamente, usar materiais complexos e aprender por si mesmo.

Percebe-se uma evoluo do conceito desde o seu surgimento, pois no princpio suas atividades abrangiam apenas a busca e seleo da informao, atualmente, h tambm a competncia de se analisar criticamente a informao.

Evoluo do tema Apesar de ser um tema que tem sido tratado em nmero crescente de publicaes principalmente nos ltimos anos, o tema ainda se encontra em estgio de evoluo, dada a complexidade de abrangncias que aborda, e pela diversidade de opinies sobre o tema, que vo desde a nomenclatura at sua forma de aplicao.
parte da polmica, a gnese e popularizao da expresso advm de uma necessidade bem real: a de sobreviver realidade atual, tal qual um consumidor de informao, mergulhado no universo informacional; a informao entendida neste primeiro momento como produto a ser consumido (DUDZIAK, 2003, p.23).

O tema foi mencionado pela primeira vez em 1974, em um trabalho de Paul Zurkowsky, que poca era presidente da Information Industries Association. Neste relatrio intitulado The information service environment relationships and priorities, Zurkowsky sugeriu ao governo americano que este dispusesse meios para que a populao americana desenvolvesse competncias informacionais para que aplicassem na soluo de problemas no seu trabalho. Dudziak em seu artigo Information literacy: princpios, filosofia e prtica, apresenta um histrico pertinente sobre o tema, no perodo da dcada de 70 dcada de 90. Segundo a autora, alm de meras ferramentas para busca de informao a competncia informacional foi ganhando destaque, devido

necessidade premente da populao exercer a cidadania atravs do bom uso da informao, e por causa de publicaes de autores como Taylor e Garfield, que ressaltaram a importncia do valor da informao. J na dcada de 80, a autora menciona como pontos importantes a implementao do tema nos currculos escolares das escolas secundrias

americanas e sua grande utilizao e promoo por parte das bibliotecas escolares e universitrias. Campello (2003) aponta como de suma importncia as diretrizes e posturas adotadas por bibliotecrios americanos e britnicos que tornaram robustas as contribuies das escolas secundrias no desenvolvimento da information literacy. Duas grandes publicaes foram de grande valia para a implementao das competncias informacionais nas escolas e para a promoo do tema por parte dos bibliotecrios.
No Reino Unido, era publicado nessa ocasio o trabalho de Michel Marland, Information Skills in the Secondary Curriculum. Foi esse o momento em que se iniciaram as tentativas de se identificar com clareza o elenco de habilidades informacionais que se pretendia que os alunos dominassem** (LOERTSCHER & WOOLS, apud CAMPELLO, 2003, p. 30).

Outra importante publicao americana foi


[...]um documento chamado Libraries and the Learning Society: Papers in Response to A Nation at Risk, publicado em 1984 pela ALA, em que os autores demonstravam a contribuio que a biblioteca escolar poderia oferecer para uma educao que ensinasse o aluno a aprender a aprender e desenvolvesse habilidades para buscar e usar informao, consideradas essenciais para viver em uma sociedade complexa e mutvel (CAMPELLO, 2003, p.31).

O final da dcada de 80 foi marcado por uma definio da ALA sobre o que vem a ser competncia informacional:
Para ser competente em informao, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando uma informao necessria e deve ter a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informao...Resumindo, as pessoas competentes em informao so aquelas que aprenderam a aprender. Elas sabem como aprender, pois sabem como o conhecimento organizado, como encontrar a informao e como us-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela (1989, p 1).

Esta definio causou grande influncia sobre o tema nas dcadas seguintes, sendo uma das mais citadas em documentos que abordam sobre information literacy (DUDZIAK, 2003, p. 25). Dudziak mostra na dcada de 90 a ampliao do assunto s reas de pesquisa e bibliotecas especializadas em competncia informacional financiadas

pela ALA. As

organizaes

ao

redor

do

mundo

preocupam-se

com

desenvolvimento de competncias em informao, e os bibliotecrios que abordam sobre o tema passam a ser mais respeitados nas instituies de ensino, devido importncia destas ferramentas para o aprendizado. O interesse por information literacy aumenta, e, segundo a autora, em 1998 havia aproximadamente 9.500 web itens que continham a expresso information literacy, sinal claro de que o interesse pelo assunto vinha aumentando gradativamente. Atualmente, o tema vem ganhando grande nmero de publicaes, o que mostra que h grande interesse recente no tema. Vitorino afirma que:
[...]identificou-se crescimento bastante significativo do nmero de estudos dedicados ao assunto nos ltimos anos: a base de dados Scopus, por exemplo, apresenta 18 artigos com o termo information literacy publicados no ano de 1997, 72 em 2005 e, em 2007, esse nmero foi de 107 estudos publicados sobre o tema. No total, a base apresenta 783 artigos relacionados information literacy. Outras bases tambm mostram resultados que indicam a relevncia e o interesse que esse assunto tem despertado no meio cientfico: a base Wilson Web contm 909 estudos com esse termo publicados nos ltimos 12 anos, e a base LISA, 2211. Esses dados deixam claro que a importncia da competncia informacional nos contextos econmico, educacional e cultural contemporneos tem sido percebida de modo cada vez mais intenso tanto pelos pesquisadores quanto pela sociedade em geral (2009, p.133).

Os pases que tem maior literatura no assunto so Estados Unidos, Austrlia, Reino Unido, Canad e frica do Sul (DUDZIAK, 2003, p.6). No Brasil, tambm crescente o interesse pelo tema, um exemplo disso se d por alguns programas implementados como o PROESI, Programa Servios de Informao em Educao, dentre outros. Os precursores do tema aqui no Brasil Alves, Millanesi, Obata, Flusser, dentre outros (DUDZIAK, 2003, p. 28). Principais teorias administrativas Dito o que vem a ser competncia informacional exposio do conceito e como o tema evoluiu ao longo das dcadas, faz-se necessrio este tpico de teorias administrativas, devido ao objetivo que este artigo se prope unir o tema competncia informacional administrao para auxiliar gestores e variados profissionais que administram a tomar decises que fazem uso de habilidades para

julgar quantas e quais informaes utilizarem durante o processo decisrio. A Administrao uma disciplina com muita influncia nas reas do conhecimento, e, dependendo da abordagem utilizada, as organizaes se comportam de determinada forma para administrar seus produtos, servios, pessoal etc. Esse olhar especial da administrao comeou aproximadamente na poca da Revoluo Industrial, quando a produo deixou de ser familiar e passou a ser em srie. Produtos que eram feitos por um simples arteso sob encomenda, passaram a ser produzidos em gigantescos ptios de fbricas e em diversas unidades e padronizados. Nos dizeres de Miranda (2006):
Na Idade Mdia, o campons vivia em funo de sua colheita. Ele era um produtor que cultivava a terra e vivia nela de acordo com os ciclos do dia e da noite e das estaes. O arteso trabalhava na sua oficina, provavelmente morando no mesmo espao, e produzia suas obras de acordo com a solicitao dos interessados, dia-a-dia, visando a compor produtos finais (sua arte). O tempo de trabalho era medido em funo da concluso dessas produes. Com a revoluo industrial, o trabalhador passou a viver em funo do relgio e da concluso de tarefas, uma aps outra, at que o apito da fbrica anunciasse o fim da jornada de trabalho. O trabalhador no precisava mais saber o que seria feito com resultado de seu trabalho, que produto final seria produzido. Assim, ele perdeu a conexo entre a produo e o seu resultado.

Desta forma, vrios autores e estudiosos comearam a se preocupar com os modos de produo e a forma como seriam orquestrados os recursos humanos das organizaes. Um dos pioneiros a propor uma teoria de como as organizaes se comportariam foi Taylor, com sua Teoria da Administrao Cientfica.
A Teoria da Administrao Cientfica iniciada por Frederick W. Taylor (1856 1915) fundamenta-se na aplicao de mtodos da cincia positiva, racional e metdica aos problemas administrativos, a fim de alcanar a mxima produtividade. Essa teoria provocou uma verdadeira revoluo no pensamento administrativo e no mundo industrial. Para o aumento da produtividade props mtodos e sistemas de racionalizao do trabalho e disciplina do conhecimento operrio colocando-o sob comando da gerncia; a seleo rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas; a fragmentao e hierarquizao do trabalho. Investiu nos estudos de tempos e movimentos para melhorar a eficincia do trabalhador e props que as atividades complexas fossem divididas em partes mais simples facilitando a racionalizao e padronizao. Prope incentivos salariais e prmios pressupondo que as pessoas so motivadas exclusivamente por interesses salariais e materiais de onde surge o termo homo economicus (MATOS,

PIRES, 2006, p.509).

Outro grande autor que contribuiu para esta teoria administrativa tambm chamada de teoria Clssica da Administrao foi Fayol. O autor complementou a teoria de Taylor, sendo o principal mote de sua teoria a nfase no administrador, que tinha como principais funes: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar (MATOS, PIRES, 2006, p. 509). Max Weber (1982), ao lado das teorias clssicas da administrao, teve grande influncia na dcada 20, propondo o modelo burocrtico para a estruturao do trabalho nas organizaes, complementando a abordagem de Taylor e Fayol. A burocracia consistia em um modelo de trabalho baseado na hierarquia, produo em larga escala, departamentilizao, excesso de regulamentos que estabeleciam as linhas de comando, especializao excessiva, possibilidade dos melhores cargos aos mais aptos etc. A burocracia Weberiana, juntamente com Taylor e Fayol ficou conhecida como organizao mecanicista.
A organizao mecanicista, como pode-se observar, caracterizada pela organizao burocrtica e embasada na essncia da gerncia cientfica de Taylor e da administrao cientfica de Fayol. Robbins (2000) nota que embora esse modelo de estrutura esteja, a cada dia, mais distante da atual realidade que de instabilidade e incerteza - ainda bastante grande o nmero de empresas com caractersticas mecanicistas. (MATOS, PIRES, 2009).

At a dcada de 40, a administrao era baseada em imposio, excesso de regulamentos, e amplo controle sobre a produo. Aps isso, o modelo das organizaes mudou bastante, devido instalao de empresas transnacionais, conflitos de classe entre capitalistas e o proletariado e diversos outros fatores. O modo de se organizar ficou complexo para a organizao mecanicista e novas teorias comearam a aparecer (MATTOS; PIRES, 2006).
A teoria estruturalista vai inaugurar, nos anos 60, os estudos sobre os "ambientes", a partir do pressuposto de que as organizaes so sistemas abertos em constante interao com o meio ambiente. A interdependncia das organizaes leva os autores estruturalistas, entre eles ETZIONI, a estenderem suas anlises para outras instituies distintas da fbrica: as universidades, os hospitais, as empresas de assessoria, os centros de pesquisa, os sindicatos, os partidos polticos, as escolas. Agora, administrar

, sobretudo, administrar as inter-relaes estabelecidas entre as organizaes, sendo fundamental conhecer os condicionamentos recprocos decorrentes dessas inter-relaes (BRUNO, 1993).

Outras teorias ganharam destaque, a partir dos anos 80, em contraponto abordagem taylorista, e davam nfase cooperao, menor nivelamento hierrquico na organizao, responsabilidade compartilhada, transparncia nas decises, delegao de tarefas (MATTOS; PIRES, 2006).

Novas tendncias administrativas Com o passar do tempo e o desenvolvimento do estudo organizacional, a informao foi cada vez mais valorizada, sendo um ativo que muito atrai estudos e tecnologias antes jamais vistas. Diante disso, a abordagem no est mais no processo como nas teorias clssicas da administrao, e sim, na pessoa que desempenha a tarefa. Hoje, o trabalhador tem de estar cada vez mais qualificado para desempenhar suas funes e suas decises nos rumos da organizao esto cada vez mais presentes. H uma tendncia crescente, que a administrao participativa, que leva em conta a participao de todos os membros da organizao nas decises da organizao, contato com a comunidade externa, mltiplos feedbacks dos clientes, nfase na transparncia de aes e gastos. Esta abordagem vem crescendo

principalmente porque os governos de diversos Estados a vem utilizando para prestar contas populao.

Importncia da informao na tomada de deciso Como j dito, devido ao seu grande valor, a informao pode dar um desfecho favorvel ou desastroso deciso de gerentes. Por isso, o tema competncia informacional torna-se premente para o uso de organizaes e de profissionais da informao em geral.

10

Os gerentes da nova organizao vivem em um ambiente inteiramente novo, no qual veem-se obrigados a tomar decises, no s em maior nmero, mas de forma cada vez mais rpida. Na engenharia, na fabricao, na pesquisa, nas vendas, no treinamento, na seo de pessoal, em todos os departamentos e filiais da companhia pode-se observar a acelerao das tomadas de decises (BORGES, 1995).

Com a rapidez do mercado, e necessidades variadas de clientes e projetos, crucial que se tome a deciso certa. Os estudos em information literacy so de grande valia para no s orientar o gerente a tomar a deciso correta, mas de forma rpida, escolhendo o que e o que no relevante, dentre as informaes que dispe.
A competncia informacional mobilizada em situaes de trabalho pode ser vista como um dos requisitos do perfil profissional necessrio para trabalhar com a informao, no importando o tipo de profissional ou de atividade. uma competncia que perpassa processos de negcio, processos gerenciais e processos tcnicos diversos, bem como diferentes partes de uma mesma organizao ou atividade. Seria desejvel que as competncias informacionais fizessem parte do rol de competncias dos mais variados profissionais, atividades e organizaes. (MIRANDA, 2004).

Corroborando com essa ideia, Vitorino(2007), citando Dellors (2000) e Belluzo (2005) exemplifica a importncia de uso das competncias em informao para a tomada de deciso:
Um conceito bsico de competncia uma capacidade de agir eficazmente em um tipo de situao, capacidade esta que se apoia em conhecimentos, mas no se reduz a eles, pois as competncias utilizam, integram, mobilizam conhecimentos para enfrentar um conjunto de situaes complexas e o mais importante: implicam tambm em uma capacidade de atualizao de saberes. E para completar: no se pode ser competente s e isolado, pois os meios destinados ao desenvolvimento de competncias no se traduzem apenas aos saberes constantes na individualidade (saber fazer, saber conhecer, saber ser), mas tambm, fora das prprias pessoas, localizados na realidade social (saber viver junto).

Concluso O tema, apesar de interessante e til, vem sendo estudando com mais interesse a partir da dcada de 90. Encontra-se em desenvolvimento, apesar de ter

11

vasta publicao, precisando haver mais nfase na prtica. Nos Estados Unidos e em alguns pases europeus, o tema est um pouco mais amadurecido, talvez pelo fato do pioneirismo desses pases na questo da competncia informacional. No Brasil o tema vem tem crescente interesse por parte de profissionais da informao, principalmente na rea de biblioteca escolar, mas pode ser aproveitado tambm para a tomada de deciso, ou numa abordagem mais voltada para a administrao.

Information literacy: decision-making tools Abstract: Discusses information literacy on the subject - the most influential concepts in the literature in the subject, its development since the rise to the present day, the paradigm shift caused by the transformation of society, before industrial and now information society, the how science and information professionals deal with information literacy. Parallels of management theories with the theme because of the importance of it in decision-making of various managers. It explains, briefly, the emergence and development of information literacy theme in the world, and its development in Brazil. Keywords: Information literacy. Decision making. Information Literacy. Information Society. Referncias

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Report of the Presidential Committee on information literacy: Final Report. [S. l.], 1989. Disponvel em: <http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html >. Acesso em: abr. 2011. ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de deciso. Cincia da Informao, Braslia, v. 32, n. 1, p.17-22, 2003 BORGES, Mnica Erichsen Nassif. A informao como recurso gerencial das organizaes na sociedade do conhecimento. Cincia da Informao, Braslia, v. 24, n. 2, p.181-188, 1995. BRISOLLA, Sandra Negraes. Indicadores para apoio tomada de deciso. Cincia da Informao, Braslia, v. 27, n. 2, p.221-225, 1998. BRUNO, Lcia E. N. Barreto. Relaes de Trabalho e Teorias Administrativas. Artigo Srie Idias, So Paulo, v. 1, n. 16, p.12-139, 1993.

12

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competncia informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Cincia da Informao, Braslia, v. 32, n. 3, p.28-37, 2003. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princpios, filosofia e prtica. Cincia da Informao, Braslia, v. 32, n. 1, p.23-35, 2003. LIMA, Ediene Souza de; OLIVEIRA, Irma Gracielle Dos Santos Carvalho de. O bibliotecrio e as competncias administrativas: uma reviso de literatura sobre a construo de um novo perfil. Biblionline, Joo Pessoa, n. , p.168-176, 2010. LIRA, Waleska Silveira; DIAS, Virginia Motta Aguiar; ARAJO, Geraldo Maciel de. O comrcio eletrnico: uma perspectiva de sucesso para as organizaes na sociedade da informao. Revista Eletrnica de Cincia Administrativa (recadm, Campo Largo, v. 3, n. 1, p.1-8, 2004. LYMAN, L. Literacy education as library community service. Library Trends, v. 28, n. 2, p. 193-217, 1979. MATOS, Eliane; PIRES, Denise. Toerias administrativas e organizao do trabalho: de Taylor aos dias atuais, influncias no setor sade e na enfermagem. Texto Contexto Enferm., Florianpolis, v. 15, n. 3, p.28-37, 26 jun. 2006. MIRANDA, Silvnia Vieira. Identificando competncias informacionais. Cincia da Informao, Braslia, v. 33, n. 2, p.112-122, 2004. MORENO, Ndina Aparecida. A informao arquivstica e o processo de tomada de deciso.Informao e Sociedade: Estudos, Joo Pessoa, v. 17, n. 1, p.13-21, 2007. MOTA, Francisca Rosaline Leite. Competncia informacional e necessidade de interao entre bibliotecrios e professores no contexto escolar. Informao e Sociedade: Estudos, Joo Pessoa, v. 16, n. 1, p.121-127, 2006. SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos. Competncia informacional no mbito das bibliotecas de organizaes de sade. 2008. 77 f. Monografia (Bacharel) Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 2008. SARAIVA, Luiz Alex Silva. Sobrevoando analiticamente as teorias da administrao.Revista de Administrao da Ufsm, Santa Maria, v. 3, n. 1, p.26-40, 2010. VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competncia informacional bases histricas e conceituais: construindo signicados. Cincia da Informao, Braslia, v. 38, n. 3, p.130-141, 2009. WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982.

You might also like