You are on page 1of 8

Sobre a globalizao

Por Leonardo Luiz Silveira da Silva


A dcada de 1990 marcou diferenas profundas na sociedade em que vivemos. Primeiramente, foi o momento em que o socialismo caducou como sistema poltico econmico, a partir da fragmentao da URSS, que abraou o capitalismo. Em mundo sem a bipolaridade poltico econmica, entra em cena a era dos grandes blocos econmicos, que buscavam potencializar as relaes regionais entre pases que se aproximaram economicamente como nunca se registrou. Medidas extremamente protecionistas passaram a ser mal vistas no mercado e serviam para afastar investimentos estrangeiros. A ideia de um Estado forte se despedaou frente aos nossos olhos, dando espao para o Estado Mnimo, mais adequado para um mundo em que o processo de globalizao se intensificou e que a flexibilizao produtiva era um dos principais motes do capitalismo. Ao mesmo tempo, os avanos das telecomunicaes sobretudo a popularizao da Internet - ajudaram a revolucionar o caduco modo de produo dando incio a uma era em que os limites do palco das atividades econmicas privadas e estatais se expandiram. David Harvey em seu livro A condio ps -moderna, compartilha dessa percepo que aponta para caractersticas peculiares do mundo no final do sculo XX:
Se houve alguma transformao na economia poltica do capitalismo no final do sculo XX, cabe-nos estabelecer quo profunda e fundamental pode ter sido a mudana. So abundantes os sinais e marcas de modificaes radicais em processos de trabalho, hbitos de consumo, configuraes geogrficas e geopolticas, poderes e prticas do Estado, etc. No Ocidente, ainda vivemos em uma sociedade em que a produo em funo de lucros permanece como o princpio organizador bsico da 1 vida econmica. (HARVEY, 2004, p.117)

A flexibilizao produtiva, que se consagrou no final do sculo XX, o resultado de uma atuao racional dos grandes empreendedores que viam nas novas tecnologias a possibilidade de fixarem sua base produtiva a muitas centenas de quilmetros do mercado consumidor de seu interesse. O cenrio em questo foi construdo mediante a ascenso de novas vantagens comparativas que, equacionadas, deram luz a uma nova organizao produtiva, caotizando a antiga diviso territorial do trabalho. O barateamento dos transportes associados a existncia de pases dotados de leis ambientais menos rgidas, impostos e mo-de-obra mais baratas mudaram a geografia da produo e da circulao, fazendo com que a antiga dicotomia proposta pela Diviso Internacional do Trabalho tenha se modificado. A nova geografia da produo e da circulao no foi desenhada apenas pela existncia de novas reas de produo, que permitiu que muitos produtos consumidos no ocidente apresentem o registo Made in Indonsia, Bangladesh ou Vietn. desenhada tambm pela existncia de novos mercados consumidores potenciais que fazem com que empresas anteriormente genuinamente europeias, japonesas ou americanas cogitem a mudana do seu centro de decises para pases situados naquilo que outrora se convencionou chamar de terceiro mundo. Tais condies descritas contribuem para o cenrio presente na obra de Fareed Zakaria intitulada O mundo ps-americano: os dois edifcios mais altos do mundo erguem-se em Taipei e Dubai. O homem mais rico do mundo mexicano, a maior
1

HARVEY, David. Condio ps-Moderna. So Paulo, Edies Loyola, 13 Ed., 2004.

empresa de capital aberto chinesa e o maior fundo de investimentos tem sede nos Emirados rabes Unidos. O maior avio do mundo est sendo fabricado na Rssia e na Ucrnia, a maior refinaria est em construo na ndia e as fbricas mais gigantescas esto todas na China. Os cassinos de Macau faturam mais do que os de Las vegas. A maior indstria cinematogrfica no Hollywood, mas Bollywood, na ndia. Nove dos dez maiores shoppings do mundo situam-se fora dos Estados Unidos e o maior de todos funciona em Beijing2. A ideia de um mundo ps americano, defendida por Zakaria, defende a ascenso de um poder estatal em substituio a outro decadente. As premissas levantadas em seu livro no pargrafo anterior so explicadas, na minha viso, pela existncia de um mundo que se organiza de forma interdependente. No importa neste momento a discusso acerca da ascenso de uma nova potncia em substituio a outra. O que mais relevante o surgimento de uma nova era em que o Estado abre mo de parte do seu escopo de atuao a favor do mercado, contribuindo para que as relaes interestatais se intensifiquem. A partir deste cenrio razovel afirmar que o Estado mais poderoso ser aquele que tiver a iniciativa privada mais poderosa. A essncia do seu poder ser o bem-estar econmico de todo o sistema mundial, dado o elevado grau de internacionalizao das economias. Concentremos no exemplo chins. A China ainda intervm no mercado, mantm sua moeda sobrevalorizada e apesar dessas medidas intervencionistas garante elevadas taxas de crescimento anuais. Contudo, ter que repensar em um futuro prximo esta estratgia. Neste momento, chineses esto ganhando mercados e produzindo a runa econmica de alguns setores em outros pases. Quanto mais a produo da riqueza mundial se concentrar na China, maior a chance do modelo chins exportador se esgotar, afinal, no momento em que no contar com a boa sade econmica dos seus clientes alm-mar as exportaes iro diminuir. Por essa razo a internacionalizao dos investimentos chineses e a menor regulao dos mercados um cenrio razovel para a pretensa superpotncia a mdio prazo. Essa a nova ordem mundial. A manuteno da ordem econmica mundial faz parte do escopo de preocupaes de organismos como o Fundo Monetrio Internacional. A ajuda econmica Grcia em crise no simplesmente um favor aos gregos: principalmente uma ao que visa o equilbrio sistmico. A construo da noo de um sistema econmico foi principalmente feita pela flexibilizao produtiva. Harvey (2004) ajuda a entender o novo mundo que permite a flexibilizao produtiva ao utilizar a expresso compresso do tempo -espao. Justifica a expresso e discorre sobre ela neste trecho:
Uso a palavra compresso por haver fortes indcios de que a histria do capitalismo tem se caracterizado pela acelerao do ritmo de vida, ao mesmo tempo em que venceu as barreiras espaciais em tal grau que por vezes o mundo parece encolher sobre ns. O tempo necessrio para cruzar o espao e a forma como costumamos representar esse fato para ns mesmos so indicadores teis do tipo de fenmeno que tenho em mente. medida que o espao parece encolher em uma aldeia global de telecomunicaes e numa espaonave terra de interdependncias ecolgicas e econmicas para apenas usar duas imagens conhecidas e corriqueiras -, e que os horizontes temporais se reduzem a um ponto em que s existe o presente (o mundo do esquizofrnico), temos de aprender a lidar com um avassalador sentido de compresso dos nossos mundos 3 espacial e temporal. (HARVEY, 2004, p.219)

2 3

ZAKARIA, Fareed. O mundo ps-americano. So Paulo: Companhia das letras, 2008. Idem.

A aniquilao do espao pelo tempo

HARVEY (2004, p.220) As novas relaes quebraram antigos paradigmas. Partindo de um pressuposto ligado corrente realista de pensamento, podemos fazer a seguinte analogia: temos agora um ecossistema (que seria o mundo) em que os animais selvagens (que seriam os Estados) esto muito prximos. Para evitar a extino em massa dos mais frgeis e por consequncia, em um segundo momento, do topo da cadeia alimentar, as instituies surgem na inteno de transformar a selva em um zoolgico dotado de regras. Os realistas diriam que a razo de Estado ainda impera medida que as regras estariam a servio dos mais fortes. Mesmo que seja razovel considerar essa premissa, plausvel admitir que algumas instituies, ainda que de forma incipiente, tem se voltado contra os interesses de algumas potncias. A ONU, por exemplo, poderia ter ajudado a construir um cenrio mais favorvel aos interesses norte-americanos quando esta nao fez uma campanha internacional, durante todo o ano de 2002, para a legitimao de uma invaso militar contra o Iraque. O que vimos era a instituio assistir atonitamente, em funo do engessamento que a sua estrutura decisria prope (no Conselho de Segurana), a ao norte-americana que desconsiderou os seus trmites legais. O engessamento se deu medida que o delicado tema (da invaso ou no do Iraque) seria

tratado pelo Conselho de Segurana que estava dividido 4. O historiador Eric Hobsbawn adota uma posio realista ao afirmar:
As Naes Unidas no tm poder ou autoridade prprios, dependem da deciso coletiva de Estados e podem ser bloqueadas pelo poder absoluto de veto que pode ser exercido por cinco membros. Mesmo as demais organizaes como o FMI, Banco Mundial, s funcionam com o patrocnio das grandes potncias. O nico rgo que no sofre esta limitao, o GATT (Acordo Geral de Tarifas e comrcio desde 1995 Organizao Mundial do Comrcio) tem encontrado obstculos reais na oposio de pases concluso de acordos. Os nicos atores efetivos so os Estados. E, em termos de poder militar capaz de executar aes importantes em escala global, s existe um Estado que pode desenvolv-las: os Estados Unidos. (HOBSBAWN, 2007, p.58)

Grandes nomes das cincias humanas utilizam-se de argumentos realistas como instrumentos de interpretao poltica. Na minha viso, fortemente aconselhvel que o analista poltico no se agarre em uma corrente terica como uma f cega, sob o risco de impor uma tirania paradigmtica que no dar conta de explicar situaes futuras. Se o exemplo acerca da invaso do Iraque mostra-se muito apropriado para os ardorosos defensores do realismo poltico, o mesmo no pode ser dito de pases colocados desfavoravelmente em relaes assimtricas e que saem vitoriosos a partir do parecer de instituies como a Organizao Mundial do Comrcio. O mundo ps Guerra Fria tem sido pautado pelo crescimento de acordos bilaterais e multilaterais que servem para a aproximao entre os Estados. A interdependncia entre as naes tem favorecido a adoo de regras que so respeitadas mutualmente e que pautam por princpios liberais. A grande fora hegemnica da virada do milnio o liberalismo poltico. Regimes que insistem praticar grande interveno acabam sendo alvejados por crticas e no so vistos pelos empreendedores como um local favorvel ao investimento, sendo, geralmente, classificados negativamente pelas agncias de risco. Cuba e Coreia do Norte, que insistem em modelos rgidos e em desarmonia com a ordem liberal ps-Guerra Fria, colhem o nus econmico desta opo, que lhes garante a posio de isolamento, ainda que, no caso da ilha caribenha dos irmos Castro, o embargo econmico no tenha sido uma opo natural do regime em vigor. O fortalecimento das instituies e o aumento de tratados e resolues entre pases colaboram para a multiplicao de regras que engessam a soberania estatal. O engessamento proporcionado por uma clara relao de poder entre Estados. Esta frase parece ser contraditria em relao aos argumentos anteriores 5, mas no o : as instituies e as suas regras foram construdas pelos prprios Estados. No momento em que a instituio ganha representatividade, poder cair em descrdito se alterar as suas regras a favor do Estado fundador. Em um cenrio em que as regras prevalecem sobre a vontade dos Estados, h uma crise geral da soberania Estatal. Esta crise ser mais profunda quanto maior a discordncia do Estado membro em relao s premissas estabelecidas pelos Estados fundadores da instituio. Todo este cenrio permite-nos afirmar que o aumento da representatividade das instituies colabora para a crise da posio anti-hegemnica. O nus do isolacionismo um fardo difcil de ser carregado. Os pases sofrem presses para observar as regras das grandes instituies, mesmo tendo a opo de no se comprometerem a se tornar membros das mesmas. O mesmo raciocnio serve para os tratados internacionais, sejam bilaterais ou multinacionais. Estes tratados so pautados em regras j observadas pelas instituies e servem para diminuir ainda
4
5

Lembrando que os membros do Conselho de Segurana tem direito ao veto. Argumentos acerca do debate entre o Realismo e o Institucionalismo liberal.

mais a soberania dos pases a partir de comportamentos pr-determinados e hegemnicos. Bertrand Badie em Um mundo sem soberania trata neste trecho do tema:
Tambm a diminuio das capacidades soberanas dos Estados cada vez mais o efeito corrente das interdependncias crescentes. As facilidades de comunicao, especialmente ligadas ao avano das solidariedades transfronteirias, alimentam processos de globalizao que conduzem cada Estado a assumir como prprios os 6 assuntos internos dos seus vizinhos. (BADIE, 1999, p.144)

Os princpios defendidos pelas instituies so ocidentais. A palavra ocidental ganha nesta aplicao um amplo universo semntico. No deve ser entendida aqui como um posicionamento geogrfico ( oeste de Greenwich), e sim como uma adoo de posturas que trazem reflexos inevitveis nas diversas esferas da vida poltica e social do Estado que as adota. Huntington, que trabalhou com a ideia de uma civilizao ocidental 7, considerou a Austrlia como um pas pertencente a este grupo civilizacional. Zakaria considera que
A ocidentalizao no diz respeito apenas a aparncias. Executivos de todo o mundo dirigem suas empresas mediante o que poderamos chamar de prticas empresariais padro. A verdade que esses padres, do lanamento duplo em contabilidade a dividendos, so todos de origem ocidental. E isso no vale apenas para o mundo empresarial. Nos dois ltimos sculos e, em especial, nas duas ltimas dcadas, as instituies governamentais de todo o mundo se tornaram mais parecidas, com parlamentos, agncias reguladoras e bancos centrais. Ao pesquisar vrios pases da Europa e da Amrica Latina, dois estudiosos descobriram que o nmero de agncias reguladoras independentes (organismos de estilo americano) aumentou sete vezes entre 1986 e 2002. At a poltica tem um aspecto cada vez mais familiar em todo o planeta. Consultores americanos costumam receber polpudos honorrios para dizer aos polticos asiticos e latino-americanos como conquistar o voto de seus compatriotas. Livros, filmes e televiso refletem os gostos locais, mas a estrutura dessas indstrias (bem como muitos aspectos do contedo) est se tornando mais padronizada. Bollywood, por exemplo, est se afastando de sua tradio de oramentos baratos e longas duraes para fazer filmes mais curtos e comerciais, com investidores de Hollywood e potencial de exportao. Hoje, ao caminhar pelas ruas de qualquer lugar do mundo industrializado, vemos variaes dos mesmos temas caixas eletrnicos, cafs, lojas de roupas com suas liquidaes sazonais, comunidades de imigrantes, cultura e msica populares. O que est desaparecendo nos pases em desenvolvimento uma alta cultura antiga e a ordem tradicional. Elas esto sofrendo o desgaste causado pela ascenso de um pblico de massa, que ganhou poder do capitalismo e da democracia. Esse fenmeno muitas vezes associado ocidentalizao porque aquilo que substitui o antigo a nova cultura dominante tem aparncia ocidental, mais especificamente, americana. (ZAKARIA, 2008, p. 88, 89)

Est claro na argumentao de Zakaria que a essncia da globalizao homogeneizadora. O mesmo no pode ser dito acerca do resultado da atuao deste processo no espao geogrfico. O Estado e o mercado (entendido como a ao da iniciativa privada) so foras inegveis que promovem a intensificao da globalizao. O incio da globalizao um tema controverso. Na minha percepo, o processo acompanha a existncia do homem, passando a ser mais visvel a partir de alguns desdobramentos histricos. difcil algum questionar o relevante papel das grandes navegaes europeias para acelerao da globalizao. A expanso martima do velho continente que teve a atuao de Portugal e Espanha como os Estados promotores foi

6 7

BADIE, Bertrand. Um mundo sem soberania: Os Estados entre o artifcio e a responsabilidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. HUNTINGTON, Samuel. O Choque das civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

realizada a partir da unio de foras entre Estados e mercado (a burguesia era interessada). A partir da formao dos primeiros Estados, plausvel admitir que tais instituies polticas tinham um papel muito importante como promotores da intensificao da globalizao. O papel do mercado, por sua vez, nunca foi to forte como nos tempos atuais. A ao do Estado como agente transformador do espao nem sempre visa o lucro. O Estado, em tese, deveria estar mais preocupado do que o mercado com questes ligadas a minimizao da pobreza. Por trs desta pretensa ao social, podem repousar interesses subjacentes, verdadeiros jogos ocultos que estariam ligados, por exemplo, ao aumento da coleta de impostos mais robustos de uma classe ascendente. O mercado, por sua vez, , em tese, o domnio da ao racional. Os investimentos observem a lgica do retorno financeiro, a partir de probabilidades que so mais ou menos favorveis ao empreendedor. Do mesmo modo em que relativizamos a essncia da atuao do Estado, cabe aqui fazer o mesmo com o mercado: a ao filantrpica praticada por empreendedores, caso seja de fato desinteressada de interesses secundrios, foge da racionalidade associada ao mercadolgica. Mesmo com tais relativizaes, sensato considerar que os principais empreendimentos que ocorrem em toda a superfcie do globo so fruto de uma ao racional. Deste modo, apesar da essncia da globalizao ser homogeneizadora, como lembrou Zakaria, o resultado de sua ao no o . O espao geogrfico completamente fragmentado em regies que apresentam nveis diferentes de interesse mercadolgico. Assim, o espao vai sendo produzido de um modo em que as desigualdades se ampliam. Afinal, os grandes centros de interesse do capital tornam-se homogneos entre si, enquanto que as reas desinteressantes vem experimentando grandes diferenas em relao a estes centros. A este fenmeno proponho a expresso paradoxo da globalizao. As ditas cidades mundiais so centros nevrlgicos do interesse do capital, concentrando grandes centros de comando de imensas corporaes empresariais que tem, por sua vez, atuao em diversos pases do mundo. Estas cidades possuem paisagem, ritmo e modo de vida urbano semelhantes entre si. Foram se consolidam ao longo da histria do seu desenvolvimento, como centros influentes no somente para os pases em que se situam, como tambm para vastas regies que esto alm das fronteiras nacionais. A posio destas cidades frente s redes virias ajuda a explicar parcialmente a sua relevncia como um lugar central: tais cidades tornaram-se entrocamentos-chave da rede area, ferroviria, rodoviria e fluvial (se as condies naturais permitirem). Segundo Pierre George
Uma das posies urbanas mais comuns e mais propcias continuidade do desenvolvimento da cidade a posio de entrocamento. A convergncia de vias de circulao, favorecendo os transportes mais baratos, um fator de desenvolvimento de mercados. A vocao comercial implica, pelo menos no comeo, um processo de convergncia. Seu progresso e sua estabilizao demandam, por outro lado, um ato 8 poltico (...) de centralizao administrativa . (GEORGE, 1969, p.2)

As cidades mundiais so ns centrais das grandes redes virias. O vasto tecido virio que repousa sobre o planeta confere precisos detalhes anatmicos do processo da globalizao. reas menos assistidas pelas vias acabam sendo as menos interessantes para o mercado e a apropriao econmica, tendendo a conservar
GEORGE, Pierre. Villes et conditions naturelles. In: Prcis de Geographie Urbaine. Paris: P.U.F, 1969, traduzido por AMORIM FILHO.
8

caractersticas peculiares. As diferenas espaciais se manifestam em diversas escalas: dentro das prprias cidades, na provncia, no pas ou no continente. Em uma anlise generalista, a frica um continente carente de infraestrutura. Seus vastos anecmenos contribuem para a fraca integrao viria do interior continental. Tal fato colabora para que ocorra uma diferena entre as pores litorneas e interioranas maior do que acontece nos demais continentes. A Repblica do Congo um pas africano banhado pelo mar em sua poro sudoeste. A cidade de Pointe Noire apresenta feies arquitetnicas que lembram muitas cidades ocidentais enquanto que as vilas interioranas mal assistidas por rodovias preservam um modo de vida bem diferente e tradicional. Um habitante de Pointe Noire que viaja ao interior de difcil acesso (como a cidade de Ousso, que fica ao norte do pas) experimenta uma sensao de retorno no tempo. Aspecto de Pointe Noire Aspecto de Ousso

Pointe Noire http://britishexpats.com/forum/showthread.php?t=537647 Ousso http://www.realitymod.com/forum/f354-community-maps/93132-map-congo-insurgency-2km-wip.html

Mapa da Repblica do Congo: nele possvel localizar Point Noire no Sudoeste do pas e Ousso ao norte

http://www.international.ucla.edu/africa/countries/article.asp?parentid=104750

Mesmo existindo o que chamei de paradoxo da globalizao notrio o fato de que as foras do processo em questo buscam a homogeneizao. Se os espaos no se homogenezam, a responsabilidade deve ser dividida entre os agentes transformadores do espao (e as atitudes racionais tomadas em nome dos seus interesses) e as caractersticas naturais que atribuem maior ou menor dificuldade para a explorao econmica do mesmo. Os espaos que so muito interessantes para a atuao do mercado e do Estado se transformam em centros de deciso, o que explicado pela relevncia poltico-econmica que conseguiram atingir. Em suma, quem decide os rumos da gesto de amplos territrios acabam sendo os ns centrais das redes

globais. Suas decises visam a atender interesses semelhantes e acabam impondo sobre todo o territrio uma lgica desenvolvimentista que abraa os temas propostos pelas grandes instituies internacionais e que so importantes para o mercado financeiro. Esta lgica contribui para a crise da posio anti-hegemnica. Afinal, os Estados que no assumem compromissos interessantes para o mercado no permitem o florescimento de uma importante classe empreendedora nacional e nem a atuao de grandes investidores. o raciocnio que explica com vigor o ostracismo de Pyongyang e a fama de Seul perante os mercados financeiros, em duas reas geograficamente prximas.

RESPONDA 1) Quais so as principais caractersticas poltico-econmicas da dcada de 1990 que foram destacadas neste texto. 2) O que seria, segundo o autor, o paradoxo da globalizao? 3) EXPLIQUE a razo pela qual globalizao e ocidentalizao so conceitos de grande interseo. 4) David Harvey destaca o tema da compreso tempo-espao, que foi apresentado em uma ilustrao deste texto. EXPLIQUE qual o processo que permite a compresso tempo-espao. 5) Na pgina 5 destacado o fato da globalizao e da interdependncia colaborarem para a crise das soberanias dos Estados. EXPLIQUE a razo disto acontecer. 6) Na pgina 2 est escrito que a essncia do poder de uma grande potncia em um mundo globalizado ser o bem-estar econmico de todo o sistema mundial. A partir desta premissa, EXPLIQUE esta frase.

You might also like