You are on page 1of 4

INTRODUO

Ritmo a sucesso de sons com duraes curtas ou longas, que criam movimento. Muitos de ns quando ouviu esta definio, em nossas primeiras lies de teoria musical, acreditou que ritmo era algo muito simples. Contudo, ao aprofundarmos nossos estudos sobre universo rtmico, acabamos nos deparando com algo muito mais complexo, do que imaginvamos. Segundo Murray Schafer (1991, p. 87), ritmo direo. O ritmo diz: Eu estou aqui e quero ir para l. Ele ainda cita haver ritmos regulares e irregulares, os regulares propem divises cronolgicas do tempo real tique-taque do relgio mecnico. J os irregulares estendem ou encolhem este tempo real, portanto denominam-se tempos virtuais ou irracionais da vida. Alm disso, Schafer afirma que ns ocidentais no temos muita polirritmia em nossa msica, se comparados aos africanos, asiticos e rabes, porque somos extasiados pelo tique taque do relgio mecnico. Ele acredita que os outros povos citados tenham maior aptido rtmica, porque eles tm estado fora do toque do relgio mecnico. Desta forma, este trabalho pretende fazer um estudo mais aprofundado sobre polirritmia.

A POLIRRITMIA
Luciano Alves (2005, p.93) define polirritmia como a sobreposio de ritmos diferentes. Pelo enfoque tradicional, ocorre em composies que envolvem polifonia e contraponto. Alves divide a polirritmia em dois tipos, so eles: Com ritmos homogneos, ou seja, quando possui subdivises iguais. Exemplo:

E, com ritmos heterogneos, onde as subdivises so diferentes, mas a mesma pulsao mantida. Exemplos mais comuns, encontrados nas msicas brasileiras:

Ainda, sobre tipos de polirritmia, Robert Joudain cita que, algumas vezes, esta pode ser mais sutil, onde ao invs de duas linhas rtmicas, h uma insinuao da outra. Como o caso do exemplo de sincopao, abaixo, onde as batidas so acentuadas a parte do padro mtrico regular.

Para Jourdain (2003, p. 174), os msicos que produzem mais de uma voz, atravs de um teclado ou de uma combinao de instrumentos de percusso, lutam diariamente com a polirritmia. Ele afirma que esta faz o crebro trabalhar dobrado,

exigindo mais ateno do que os simples metros encontrados na maior parte das msicas (2003, p. 173). A polirritmia j vem sendo utilizada h bastante tempo, Robert cita que podemos encontrar exemplos dessa prtica, na msica experimental do incio do Barroco, em Beethoven e Mozart. Na msica clssica, em ornamentos e trechos polirrtmicos. E, sobretudo, nas msicas de compositores romnticos, como Schumann e Brahms. Jourdain (2003, p. 174), tambm, acrescenta que esse tipo de tcnica encontrada extensivamente na msica do Oriente Mdio, da sia, e, acima de tudo, na frica. Sendo mais rara no Ocidente, onde boa parte da polirritmia se concentra mais no jazz. No Brasil, segundo Tugny e Queiroz, grande parte da polirritmia encontrada na msica popular em superposies de sncopes, tempos e contratempos.

CONCLUSO
Este trabalho de pesquisa possibilitou que conhecssemos melhor o universo da polirritmia. Atravs das obras lidas, constatamos que, apesar de complexa, a polirritmia tambm se mostrou uma tima abordagem para ser trabalhada em escolas de ensino regular. Por fim, podemos concluir que ainda so raras as literaturas, que tratam apenas sobre polirritmia. Esta tcnica foi encontrada em pouqussimas pginas de livros e em exerccios, de mtodos de leitura rtmica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVES, Luciano. Teoria Musical. So Paulo: Editora Irmos Vitale, 2005. JOURDAIN, Robert. Msica, Crebro e xtase. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2003. SCHAFER, R. Murray. Trad. Maria Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lcia Pascoal. O Ouvido Pensante. So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1991 TUGNY, Rosngela Pereira de. Queiroz, Ruben de Caixeta. Msicas Africanas e Indgenas no Brasil. Minas Gerais: Editora UFMG, 2006.

You might also like