You are on page 1of 12

A Queda de True Blood

"Se um filme bom, o som pode ser desligado e a platia continuar tendo uma ideia clara do que est acontecendo." Alfred Hitchcock

Eu gosto de programas bem feitos e sou exigente quanto a isso. Espero programas de entretenimento coesos. No precisam ser existencialistas ou filosficos ou precisamente inteligentes e cultos, mas no por ser fico nem que seja pop - que no deve existir bom senso e lgica. No mnimo necessria uma estrutura narrativa sequencial e coerente. E nisso pecou True Blood. Procurarei me expressar com objetividade, mas imparcialidade impossvel. Eu acompanho essa srie h anos. Discuto, disseco e teorizo sobre ela. um tema que me familiar e no h como dissociar. Porm, toda a anlise se d de um ponto de vista macro, diferente dos demais, abrangendo todos os personagens e suas histrias. Os problemas dessa temporada vo alm de Teams, so alm de Eric ou Bill, da narrativa da srie. Vamos comear com erros e furos no roteiro que fizeram com que a srie perdesse o rumo e se tornasse inconsistente: Sookie deu um passo pra frente e onze para trs: a primeira e maior afirmao dela na temporada foi que queria ser normal, ter uma vida normal. E surpreendentemente, a partir do quinto episdio ela se envolveu com o ser mais estranho que at ento apareceu em True Blood: um hbrido de vampiro e fada de seis mil anos de idade, que comprou ela e a tem sob contrato antes mesmo de ela nascer. Bem normal n? Ela que at o quinto episdio se mostrava forte, independente, decidida e amadurecida, uma mulher que aprendeu com os erros do passado e tomou a vida com rdeas curtas, tomando decises prprias, a partir do quinto passou a acreditar em tudo que o Warlow dizia que era o mesmo papo do Bill desde a primeira temporada. A Sookie, que at ento tinha dormido com dois homens na vida dela e tinha uma viso um tanto quanto arcaica quanto a isso, transou numa cena que gritava auto-averso, destruio e resignao com o assassino dos pais no cemitrio, prximo ao tumulo dos mesmos. No que eu me importo pelo fato de ela ter transado, afinal se os homens do show podem transar com quem

eles querem, por que no a Sookie? Mas pelo parceiro, momento e modo. A cena toda foi horrvel, pesada e repugnante. Se isso no perturbador e deturpado, no sei o que . Isso sem falar que ela se chamou de puta. Conforme a temporada avanou, ela defendia o mesmo Warlow. Ela chegou ao ponto de acusar o Eric. E esqueceu-se do irmo e do av. Ela defendia o homem que a estava chantageando e a ameaando. No apenas o defendia, como ainda o alimentava com sangue. Por mais solidria e por mais compaixo que uma pessoa possa ter, isso j burrice. Nem Sndrome de Estocolmo justifica. Sookie parecia uma daquela esposas de Stepford Wives. Essa Sookie contradisse tudo que foi afirmado como crescimento durante cinco temporadas. Ela simplesmente regrediu e voltou a ser uma cpia da Sookie da primeira temporada. O que ainda pior, pois como j diz o provrbio: errar humano, persistir no erro burrice. Foi a destruio da personagem ao transform-la em idiota.

Morte dos pais da Sookie: um dos fatos mais forados da temporada foi fazerem dos pais da Sookie assassinos. Essa eu no engulo at agora. Pra qu tirar isso dela? Servir de plot device para ela ter um breakdown? Mesmo se fosse assim, foi muito forado. O Warlow como vampiro poderoso de seis mil anos que , cometeu um erro infantil: ele se mostrou como vampiro frente aos pais da Sookie, os assustando quando isso era claramente desnecessrio. Ele poderia ter simplesmente os glamourizado e feito com que eles esquecessem de tudo. Era bem mais simples e prtico. E ele apareceu quando ela ainda era uma criana, o que estranho. Ele poderia ter esperado ela atingir a idade adulta e fazer uma abordagem como a que ele fez na srie, sem precisar envolver os pais dela. Do modo que foi, fica claro que foi uma forma de validar o Warlow e justificar suas atitudes ele foi um heri ao salvar a Sookie dos prprios pais. Mas ao mesmo tempo ficou implcito que ele iria sequestrar uma criana, caso ele fosse bem sucedido na morte dos pais dela.

Super dentes da Sookie: ela no tem presas, logo, como algum consegue rasgar o pulso com os prprios dentes e ainda agir como se no tivesse dodo nada algo que supera qualquer lei da fsica ou biologia. Chega a ser inumano. Sabe o filme 127 horas? Naquela linha, mas no final, parece que ela apenas sofreu um arranho.

Niall: foi dito que o Warlow no apenas conviveu como conheceu o Niall quando ainda era fada. E tambm que o Niall caou o Warlow por muito tempo. Ento, a incapacidade do Niall em reconhecer o Warlow seja por cheiro ou

at sangue -, mesmo sob outro nome e at outra forma (o que tambm no fica claro se o Warlow mudou de forma fsica) fica forada e com pouca veracidade.

Forma fsica do Warlow: Entre sair do portal e matar as fadas, o Warlow mudou de forma ele saiu de l molhado, barbudo, com os cabelos desgrenhados e vestido de uma maneira que parecia um dos piratas do Capito Barbossa e quando ele aparece em Hot Wings uma das fadas pergunta calmamente quem voc?. Por isso, toma-se como fato que ele j no tem aquela aparncia assombrosa, logo, pergunta-se onde ele se arrumou e como?

Warlow amarrado: uma das maiores indignaes dessa temporada. Na promoo da sexta temporada ele era prometido como um vilo pico: velho, inteligente, poderoso, um psicopata sdico sem limites, algo como Russell com esterides. E na realidade ele passou basicamente meia temporada amarrado numa trepadeira, com o pior conversa possvel: ele ama a Sookie a seis mil anos, ela dele, o amor deles destinado. Ah, sem esquecer que existe um monstro dentro dele que ele no consegue controlar, ele incompreendido e no gosta de ser vampiro e tudo que ele faz no culpa dele. Ou seja, ele a vitima de tudo. Parece at o Bill. E o pior foi vend-lo como um par romntico da Sookie. E pior ainda foi ver gente caindo nessa. Um papo fajuto, forado, clich e tosco e mesmo assim, passado como realidade e algo a ser acreditado por ns durante nove episdios. Ele basicamente agia como um adolescente de quinze anos. O fato que ele matou os pais dela, a comprou e matou cinquenta fadas nunca foi levado em considerao. E outra coisa, o bofe teve seis mil anos para aprender a se controlar e para se conformar com a situao. Esse drama de monstro incontrolvel e negao da persona tambm forado e no mnimo, duvidoso.

Cena do Warlow mandando o Niall para outra dimenso precisa de maiores explicaes.

Lentes dos guardas no vamp camp: essa era a nica proteo dos guardas contra os vampiros e a Willa, uma vampira de um dia, foi a nica que teve a inteligncia de fazer algo bvio: tirar a lente do guarda e o glamourizar para fugir.

Vampiros burros: supe-se que os vampiros so superiores aos humanos quanto fora e velocidade e tambm se supe que os mesmos tm uma viso tima. Assim, eles devem ter concludo que alm das armas (fato que com a velocidade vampira seria um obstculo fcil a ser superado), o maior problema deles eram as lentes usadas pelos guardas, que muitas vezes ficavam sozinhos pelo campo. Ento, por que os vampiros no tiraram as lentes dos guardas e os glamourizaram numa tentativa de fuga?

Jaulas do vamp camp: mais uma daquelas perguntas sem respostas: a jaula onde o Eric ficou preso, a estrutura no era de prata? Por que quando destruiu ela no episdio 9 ele no queimou? Porque se no era de prata, os mtodos de segurana do vamp camp so toscos e fraqussimos. E se era, no nono episdio temos mais um furo.

Morte da toda poderosa Lillith: mesmo ela sendo uma vampira velha que precisa se alimentar com menos frequncia que o resto, supe-se que ela se alimentava do Warlow j que ela o transformou justamente por ele ser diferente e ela o achar delicioso. E j que o sangue do Warlow possibilitava vampiros a andar no sol, como ela queimou? Acredito que afirmar que porque ela se alimentou j fazia um tempo e que o efeito do sangue dele tinha passado seja forado. E outra pergunta como algum e quem recolheu os restos dela? O Warlow no foi, j que ele a odiava. Teria ela outra cria?

Sangue do Warlow: como que essa porcaria funciona? sangue de Lillith? sangue de Lillith com Warlow? Pelo que foi apresentado, o vampiro que bebe do Warlow pode caminhar no sol, porm, o Bill bebe do Warlow e os outros vampiros bebem do Bill e eles tambm caminham no sol. Isso acontece porque o vampiro que bebe do Warlow passa a ter as mesmas propriedades do sangue do Warlow? Ou s com o Bill, que tambm tinha sangue de Lillith dentro de si. E quanto tempo esse sangue dura? Quantos dias? Porque se for vitalcio ou enquanto durar o Warlow, a morte da Lillith cada vez menos tem sentido.

Idade da Nora: furo mais visvel. Na quinta temporada se afirma que ela tinha 600 anos e nessa temporada no flashback foi usado o ano de 1665, ou seja, ela teria pouco mais de 300 anos. Assim, sacrificaram a continuidade por efeitos visuais, mais uma vez pensando que somos estpidos. A Nora tambm serviu de plot device, porque a relevncia dela que se dava no conhecimento que ela tinha sobre o Warlow e a Bblia vampira (a frase de que apenas um dos

dois Warlow ou Lillith poderia viver foi ignorada), alm das pesquisas que ela estava fazendo sobre o Warlow e ambos foram totalmente esquecidas. Ela serviu para ser o estopim do dio do Eric, como alavanca.

Jason e Violet: essa relao entre Jason e Violet doentia. Ela se apossou dele, no dando escolha nenhuma. Ela se colocou como dona e chefe sobre ele. Nunca essa relao foi consensual. A vontade dela sempre imposta. Isso abuso. Puro e simples. No porque ele homem ou porque na srie ele mostrado como ninfomanaco pegador que esse fato deve ser relevado. mais um abuso sofrido pelo Jason. Ele se transformou em escravo sexual e de sangue da Violet. E a situao fica ainda mais grotesca quando isso visto como belo pelos roteiristas.

Perucas: um atentado aos olhos. Quando eu vejo o trabalho de figurino e caracterizao que feito nos flashbacks em True Blood, me custa crer que uma produo da HBO. Parece mais Chaves ou Turma do Didi. muito ridculo. Os merkins (perucas pbicas) parecem mais um pedao de Bombril colado. Alm de feio, muito visvel o quo falso isso . Vira piada.

Sookie aprendendo em dois dias: ela absorveu habilidades que eu supus serem level hard, literalmente do dia para a noite. Num dia ela mal conseguia controlar seus raios e no outro j estava abrindo e fechando portais, prendendo com mgica e tendo controle total sobre o hadouken que era a coisa mais poderosa que ela tinha. E esse poder magistral que ela tinha, no decorrer da temporada, simplesmente no serviu para mais nada, sendo mais um ponto da narrativa que foi esquecido.

Sam de prefeito: apenas WTF!? Seis meses e do nada surge uma eleio e um prefeito, que nunca teve nenhuma indicao ou tendncia poltica, diga-se de passagem. Grande mudana e preparo em seis meses. Bon Temps se situa num universo paralelo? Qual o sistema de governo vigente? Qual o sistema eleitoral que se tem l?

Lafayette: simplesmente no teve plot. Passou a temporada inteira largado, apenas soltando algumas frases.

Tara: outra que no teve plot. As nicas aes que ela teve foram avisar o Eric que a Pam tinha sido pega e dar uma aula de como ser vampira para a Willa. Simplesmente. Do contrrio, poderia muito bem ter passado como apenas uma figurante no vamp camp.

Jessica: mais uma personagem destruda. Esse povo de True Blood sofre de Dorysmo. Eles esquecem opinies, convices e sentimentos em questo de segundos. Para comear, o relacionamento com o James ela transou com ele sendo que o Jason, a quem ela afirmava amar at um dia atrs, estava do outro lado da porta. E ela se resignou e caiu a tal ponto que ela afirma merecer ser estuprada. No tem nem o que comentar de algo assim.

Bill: essa srie a eterna redeno do Bill! Ele foi mostrado como abusador, manipulador, egosta, narcisista, ditatorial, soberbo, sociopata, perigoso e at cruel. Ele foi desconstrudo ao longo de cinco temporadas, uma vez que ele comeou com todas caractersticas do bom moo e com o tempo as verdadeiras caractersticas do Bill apareceram. Porm, isso ignorado e no final ele justificado, todos seus atos so desculpados e aparece como uma vtima em eterno conflito, sempre querendo o bem da Sookie. Sempre encontram um modo de coloc-lo como o bom moo, o heri. Ele tem complexo de mrtir. Ele visto pelos roteiristas como se fosse o centro da srie. Eles foram um personagem que no tem carisma suficiente, um personagem que no tem potencial. Apresentar um Bill como vilo para redimi-lo no final um ciclo vicioso e uma repetio de enredo cansa e satura. Nessa temporada ele aparece como salvador dos vampiros. O fato que inicialmente foi ele que explodiu as fbricas foi e que na realidade ele apenas resolveu um problema que ele mesmo criou novamente foi ignorado. Outro ponto relevante a relao Bill e Sookie. Ele a chamou de abominao, disse que ela estava morta para ele, que no dava a mnima para ela e todos os fuck you trocados, foram novamente e convenientemente ignorados, j que na finale o relacionamento entre ambos ficou mais uma vez em aberto. Mais uma vez nos chamando de idiotas. Nosso crebro no funciona como o da Dory, que apaga a cada sete segundos. Lembramos o que aconteceu em episdios passados e temporadas passadas. Porm a Sookie no. A Sookie aparentemente vai relevar tudo que ele fez e disse para ela. Isso no faz nada alm de enfatizar o retrocesso da personagem. A Sookie esta sendo retratada como uma Amlia, uma mulher que no nada sem um homem do lado.

Esquecimento de fatos de temporadas anteriores: no oitavo episdio da quarta temporada Eric e Sookie trocaram sangue, o que foi entendido como blood bond, o que para a srie foi um momento de extrema importncia, quase um marco. Porm nessa sexta temporada a Sookie realiza essa troca com o Warlow, uma pessoa que ela conhece a menos de dois dias, ou seja, no conhece absolutamente, em quem no tem confiana nenhuma. Ela tomar sangue do Warlow foi sem sentido e desnecessrio, e destruiu e banalizou um marco da srie. Ainda que no foi entendido como casamento, j que dessa forma Sookie seria bgama. Ainda falando de trocas: quando a Sookie estava sendo afogada pelo Lafayette, por que apenas o Bill sentiu? Por que o Eric tambm no sentiu, sendo que eles tomaram a mesma quantidade de sangue e no mesmo dia. Se levar em considerao a quarta temporada, o Eric ingeriu at mais sangue da Sookie do que o Bill. Alguns podem culpar a distncia ou at o fato do nvel de stress do Eric, porm algo ele deveria ter sentido. Com uma intensidade menor, mas deveria ter sentido. Dessa forma, Eric foi convenientemente esquecido.

Temporalidade: no bem um furo, mas bom apontar. O tempo em True Blood passa muito devagar e isso fica confuso, o que deixa as atitudes da Sookie por exemplo ainda mais inacreditveis e incoerentes. Ela transou com um homem que conheceu dois dias atrs (mais uma vez, no que isso seja errado ou que estou julgado, mas essa simplesmente no ela). Enquanto no mundo real passaram trs meses, l foram no mximo trs dias. Por causa disso, os personagens parecem volveis, fteis, que mudam de opinio do mesmo modo que trocam de roupa e a quem falta bom senso.

Esquecimento da Lillith: toda a importncia e lendas criadas em torno da Lillith no levaram a lugar nenhum. Ela desapareceu, simplesmente sumiu, sem justificativa nenhuma. No tem como nem quando nem por qu. Ela foi subtrada da narrativa como se nunca tivesse existido. O que incoerente devido a todo ar de endeusamento e poder dado a ela na quinta temporada.

Possvel morte do Eric: totalmente lgico e racional um vampiro de 1.000 anos tomar banho de sol pelado numa montanha coberta de neve e lendo um livro ainda por cima (acredite, no piada ou parte de uma pardia de South Park, realmente aconteceu). Mesmo se for piada, foi de mau gosto e da qual ningum achou muita graa. E chamar de sexy e provocante, como Buckner classificou a cena, no mnimo ter tais termos num contexto

diferenciado e com um significado prprio. Foi sensacionalismo em cima da nudez, afinal a cena estava fora de contexto e no serviu para nada alm mostrar o frontal do ator. Sinceramente, vi como desrespeito ao pblico, ao personagem e ao ator.

Arlene no cemitrio: o que Arlene foi fazer no cemitrio ningum sabe. O Terry ainda no estava enterrado. Pela lgica ela deveria estar velando o marido. Ficou sem sentido, mais uma vez sacrificaram a coerncia em prol de justificar um acontecimento o encontro entre Sookie e Arlene. No possvel que nos tomem por idiotas que no percebem esses detalhes. Opa. Eles tomam sim.

Desperdcio de atores: Nelsan Ellis, Rutina Wesley, Sam Trammell e principalmente, Rutger Hauer no tiveram material para trabalhar. So atores extremamente talentosos que ficaram relegados a segundo plano, tendo um tempo mnimo de tela. Hauer como Warlow seria infinitamente melhor, sem falar que no teria a besteira de par romntico. Ele ia ser psycho freak e pronto.

Posto isso como base argumentativa, conclui-se que essa temporada marcou o final de True Blood. Independente de existir a stima temporada, True Blood acabou na sexta. claro que existiram dois True Blood nessa temporada. Um at o quarto episdio sob comando do Huddis e outro a partir do quinto, sob comando de Brian Buckner. Buckner quis fazer a leitura prpria de True Blood, ou seja, quis fazer a verso dele da srie e para isso basicamente resetou a mesma. Numa tentativa de desconstruo e retorno as origens, como o mesmo apregoou ele destruiu a srie e a narrativa. A leitura que ele fez do pblico a seguinte: um pblico alienado, cujo principal interesse sexo, nudez e violncia, pra quem linearidade e desenvolvimento narrativo no importam. Somos a massa no-pensante da Indstria Cultural, que apenas consome e no questiona. Seguindo o pensamento de Adorno e Horkheimer, somos carentes de viso crtica. Tomanos por idiotas, que no prestam ateno a detalhes e caso prestam, relevam. Ou seja, um pblico extremamente superficial. Essa temporada sacrificou continuidade, ignorou fatos das temporadas anteriores, passando por cima de todo um trabalho minucioso desenvolvido por cinco anos. Um trabalho de apresentao e construo de personagens, de implementao de mitologia, de criao de clima e cenrios, de

desenvolvimento de uma histria, cada vez agregada com enredos e temas inditos. Esquecer esses cincos anos e implantar fatos que contradizem o que foi passado no um desenvolvimento sequencial e coeso da narrativa. Isso no uma boa narrativa. Buckner chegou ao ponto de alterar a mitologia e at o gnese da srie. Foram tramas demais muito esparsas uma da outra, sem conexo nenhuma, sem nenhum hiperlink entre elas com personagens demais, o que impossibilitava o desenvolvimento dos personagens de forma que isso foi executado pobre e fracamente. No sabiam o que fazer com determinado personagem e ele ficava largado. Como j disse, a Sookie foi destruda, o Eric foi destrudo, a Jessica foi destruda, o Warlow foi destrudo, at o prprio Bill, que foi redimido e voltou a ser o que era na primeira temporada, foi destrudo. No teve UM personagem que evoluiu, foi um crculo que acabou em nada. Nenhum personagem completou o arco. Foi uma temporada repleta de furos, idias e plot eram abandonados no meio do caminho sem maiores explicaes, com muitas questes sem respostas que no sero respondidas -, com fatos quem foram simplesmente ignorados e esquecidos, que desapareceram, como a Lillith e a lenda da mesma, ou todo o histrico Bill e Sookie, o histrico (inexistente) entre Alcide e Sookie, a relevncia do Niall, o Lafayette, enfim. Buckner parecia mais preocupado com aspectos banais da narrativa, como nudez e sexo do que com desenvolver os personagens e a narrativa ou pelo menos mant-los fiis s razes. Buckner praticamente criou novos personagens, deletou a persona anterior, com suas caractersticas, atos e atitudes e inseriu uma nova. Os personagens da stima so verses bucknerianas deles. E isso no crescimento ou amadurecimento de personagem, pelo contrrio. A Sookie dos primeiros quatro episdios no a mesma do os ltimos seis. Houve uma ruptura. Buckner destruiu a personagem. Ele fez dela uma estpida sem corao. Ele tirou o amor prprio dela, fez ela perder a voz e rejeitar e se distanciar do que , o que a fazia ser nica. A Sookie era uma guerreira, forte, passional e ele a fez parar de lutar. Ele a fez regredir ao aceitar e relevar e at esquecer tudo o que sofreu nas mos do Bill. Ela foi retratada como uma mulher que precisa ter um homem ao seu lado para se validar, como se ficar sozinha fosse um erro e fizesse dela menos mulher. Por que a Sookie precisa sempre estar acompanhada de um homem? Ah, e Sookie tentou matar o Bill para salvar o Eric, mas totalmente racional que Bill e Sookie tenham uma nova chance. No, no . apenas inconsistente e incoerente. Tudo era feito de forma conveniente a adaptar as idias do roteiro independente do bom senso. As situaes aconteciam de forma solta e ao bel

prazer em detrimento da lgica. conveniente a Arlene dar uma passada pelo cemitrio para a Sookie escut-la? Ento ela vai passear. conveniente a Sookie brigar com o Bill e ele ser um perigo naquele momento para ela fugir com o Warlow? Tudo bem. Mas depois conveniente ela esquecer disso e voltar as boas com o Bill. um roteiro incoerente, sem linearidade, uma narrativa sem embasamento que perde a credibilidade e veracidade. Bucker achou uma boa idia um pulo no tempo. Para ele, isso embasou e deu credibilidade a vrios acontecimentos. Porm, na verdade, grande parte dos erros foram absorvidos por essa passagem do tempo que para ele justificou tudo. No era de surpreender ou indignar que a Sookie estava num relacionamento com o Alcide, afinal isso foi trabalhado durante a temporada inteira e no em um dilogo de seis linhas (como foi o que aconteceu, caso no tenham entendido o sarcasmo implcito). Novamente, falta coerncia, coeso, sentido. Fica tudo solto, forado e at ridculo. Eu valorizo muito criatividade e imaginao, afinal sou uma publicitria, porm, preciso de coerncia e praticidade. 1+1 no pode ser igual a -1. Existiu um descaso com as personagens femininas, elas no apenas no so desenvolvidas e esto sempre apoiadas a um personagem masculino, como tambm se pode at perceber misoginia quando Jessica afirma que merece ser estuprada e quando Sookie afirma ser uma puta. Isso marca da misoginia, ao enfatizar o auto-desprezo por parte das mulheres. Esse preconceito ideolgico, de opresso de mulheres e domnio masculino fica ainda mais visvel quando no se v personagens femininos coesos, sagazes, com fibra, autnomos, insubmissos (essas caractersticas foram eliminadas delas nessa temporada) Sookie, Jessica, Tara, Pam e quando existem mulheres com personalidade e independentes, elas so mostradas como dominadoras, malficas, sociopatas, verdadeiras bruxas Sarah e Violet. Parece menosprezo contra a mulher. Isso sem falar que algumas vezes so usadas apenas como plot devide, com a Nora. Ainda nesse sentido, abuso e estupro so tidos como algo normal e banal. A relao Violet e Jason vista como saudvel. O que o Eric fez com a Willa numa das primeiras cenas do terceiro episdio ao abusar e insinuar estupro - foi visto como algo sexy e quente. A Sookie cair novamente no mesmo papo manipulador e controlador de um abusador tambm visto como algo a ser comemorado. Tudo isso demonstra que os valores em True Blood esto e foram desvirtuados nessa temporada. True Blood perdeu a essncia. No mais sobre a convivncia e relaes entre humanos e vampiros, ou ainda, com a Sookie como centro. At isso se perdeu. A magnitude das mudanas drsticas na srie foi tanta que at dois cones da srie, o Merlottes e Fangtasia foram deletados.

Para no dizer que tudo foi ruim, o vamp camp foi o que se salvou nessa temporada. Essa idia nazista de campo de concentrao, uma mistura de ludus com priso, com Panptico e com laboratrio foi o melhor plot da temporada. Sarah Newlin simplesmente entrou para o hall dos viles de True Blood com honra e mrito. Dos novos personagens o que eu acho uma contradio, j que Buckner afirmou que pretendia diminuir tramas paralelas e personagens para realizar uma interseco entre tudo, mas ao mesmo tempo insere novos apenas a Willa tem algum potencial. Eu gostei do James, mas sejamos realistas, ele serve apenas como um dos vrtices do triangulo (mais um), o que se tornou clich em True Blood. Os plots para a prxima temporada parecem reaproveitados da primeira temporada. A infeco de vampiros por Hep-V uma releitura e adaptao com The Walking Dead. Existe muita semelhana entre as duas idias. Repetio cansa e satura. Apresentar aspectos narrativos incoerentes, contraditrios e forados e tentar obrigar a aceitar, irrita. Manter essa mentalidade e linha de pensamento, faz desistir. Ningum entendeu nada, o roteiro ficou to incongruente que o Buckner teve que dar explicaes. Como f da srie e como consumidora de contedo da HBO me senti indignada, decepcionada e ofendida. Indignada com o que fizeram com os personagens que at ento eram um deleite de assistir com suas sagacidades, sarcasmo, inteligncia e atitudes, principalmente Sookie, Eric e Pam, que receberam finais nonsense e ridculos, mais sados de uma pardia como Todo Mundo em Pnico do que de uma srie dramtica. True Blood virou uma pardia de si mesmo. Ofendida pelo fato de me tomarem como uma idiota que no perceberia tantos erros e tanto descaso e ainda ficaria satisfeita com o que foi me apresentado a ponto de no externar minha irritao. o principio de um relacionamento entre marca e cliente: eu tenho um desejo e quero que ele seja satisfeito com um produto ou servio da marca. Trazendo o marketing, satisfao da necessidade o estado da realizao quando o desempenho do produto se iguala a expectativa do cliente, o que claramente no ocorreu com True Blood. Decepcionada porque triste ver uma srie que eu sempre acompanhei, da qual eu sempre falei bem e exaltava pela diferenciao de mitologia vampira, pelo enredo e pela construo de personagens e sempre se distinguiu das produes do gnero, decair e perder o rumo em escalas irreversveis. Eu acompanho a rede HBO h anos, desde o tempo de The Sopranos e o padro de qualidade no o mesmo. True Blood simplesmente no parece um produto HBO.

Assim, foram cinco bons anos, alguns timos, outros razoveis, outros fracos, nenhum fcil, mas no geral, bons. Porm, hoje, True Blood para mim acabou. Buckner assassinou a srie.

You might also like