You are on page 1of 4

CONVENON 139 CONVENO SOBRE A PREVENO E O CONTROLE DOS RISCOS PROFISSIONAIS CAUSADOS POR SUBSTNCIAS OU AGENTES CANCERGENOS A Conferncia

Geral da Organizao Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra pelo Conselho de Administrao da Repartio Internacional do Trabalho, e reunida naquela cidade em 5 de junho de 1974, em sua qinquagsima nona reunio; Tendo tomado conhecimento das disposies da Conveno e da Recomendao sobre a proteo contra as radiaes, de 1960, e da Conveno e da Recomendao sobre o benzeno, de 1971; Considerando que oportuno estabelecer normas internacionais sobre a proteo contra substncias ou agentes cancergenos; Tendo em conta esforo empreendido por outras organizaes internacionais, em especial a organizao Mundial da Sade e do Centro Internacional de Investigaes sobre o Cncer, com os quais colabora a Organizao Internacional do Trabalho; Depois de ter decidido adotar diversas proposies relativas preveno e controle dos riscos profissionais causados por substncias ou agentes cancergenos, questo que constitui o quinto ponto da ordem do dia da reunio, e Depois de ter decidido que tais proposies revistam-se da forma de uma Conveno Internacional, adota com a data de vinte e quatro de junho de mil novecentos e setenta e quatro, a presente Conveno, que poder ser citada com a Conveno sobre o cncer profissional, de 1974: ARTIGO 1 1 - Todo Membro que ratifique a presente Conveno dever determinar periodicamente as substncias e agentes cancergenos aos quais estar proibida a exposio no trabalho, ou sujeita a autorizao ou controle, e aqueles a que se devam aplicar outras disposies da presente Conveno. 2 - As excees a esta proibio apenas podero ser concedidas mediante autorizao que especifique em cada caso as condies a serem cumpridas. 3 - Ao determinar as substncias e agentes a que se refere o pargrafo 1 do presente Artigo, devero ser levados em considerao os dados mais recentes contidos nos repertrios de recomendaes prticas ou guias que a Secretaria Internacional do Trabalho possa elaborar, assim como a informao proveniente de outros organismos competentes. ARTIGO 2 1 - Todo Membro que ratifique a presente Conveno dever procurar de todas as formas substituir as substncias e agentes cancergenos a que possam estar expostos os trabalhadores durante seu trabalho por substncias ou agentes no cancergenos ou por substncias menos nocivas. Na escolha das substncias ou agentes de substituio deve-se levar em conta suas propriedades cancergenas, txicas e outras.

2 - O nmero de trabalhadores expostos s substncias ou agentes cancergenos e a durao e os nveis dessa exposio devem ser reduzidos ao mnimo compatvel com a segurana. ARTIGO 3 Todo Membro que ratifique a presente Conveno dever prescrever as medidas a serem tomadas para proteger os trabalhadores contra os riscos de exposio a substncias ou agentes cancergenos e dever assegurar o estabelecimento de um sistema apropriado de registros. ARTIGO 4 Todo Membro que ratifique a presente Conveno dever adotar medidas para que os trabalhadores que tenham estado, estejam ou corram o risco de vir a estar expostos a substncias ou agentes cancergenos recebam toda a informao disponvel sobre os perigos que representam tais substncias e sobre as medidas a serem aplicadas. ARTIGO 5 Todo Membro que ratifique a presente Conveno dever adotar medidas para assegurar que sejam proporcionados aos trabalhadores os exames mdicos ou os exames ou investigaes de natureza biolgica ou de outro tipo, durante ou depois do emprego, que sejam necessrios para avaliar a exposio ou o estado de sade com relao aos riscos profissionais. ARTIGO 6 Todo Membro que ratifique a presente Conveno dever: a) adotar, por via legislativa ou por qualquer outro mtodo conforme a prtica e as condies nacionais, e em consulta com as organizaes internacionais de empregadores e de trabalhadores mais representativas, as medidas necessrias para efetivar as disposies da presente Conveno; b) indicar a que organismos ou pessoas incumbe, de acordo com a prtica nacional, a obrigao de assegurar o cumprimento das disposies da presente Conveno; c) compromete-se a proporcionar os servios de inspeo apropriados para velar pela aplicao das disposies da presente Conveno ou certificar-se de que se exerce uma inspeo adequada. ARTIGO 7 As ratificaes formais da presente Conveno apresentadas, para seu registro, ao DiretorGeral da Repartio Internacional do Trabalho. ARTIGO 8 1 - Esta Conveno obrigar unicamente aqueles Membros da Organizao Internacional do Trabalho cujas ratificaes tenham sido registradas pelo Diretor-Geral. 2 - Entrar em vigor doze meses depois da data em que as ratificaes de dois dos Membros tenham sido registradas pelo Diretor-Geral.

3 - A partir desse momento, esta Conveno entrar em vigor, para cada Membro, doze meses aps a data em que tenha sido realizada sua ratificao. ARTIGO 9 1 - Todo Membro que tenha ratificado esta Conveno poder denunci-lo ao expirar um perodo de dez anos, a partir da data em que tenha entrado em vigor, mediante uma Ata Comunicada, para seu registro, ao Diretor-Geral da Organizao Internacional do trabalho. A denncia no surtir efeito at um ano aps a data em que tenha sido registrada. 2 - Todo Membro que tenha ratificado esta Conveno e que, num prazo de um ano aps a expirao do mencionado perodo de dez anos, no faa uso do direito de denncia previsto neste Artigo ficar obrigado durante um novo perodo de dez anos, podendo, futuramente, denunciar esta Conveno ao expirar cada perodo de dez anos, nas condies previstas neste Artigo. ARTIGO 10 1 - O Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho notificar todos os Membros da Organizao Internacional do Trabalho do registro de quantas ratificaes, declaraes e denncias lhe comuniquem os Membros da Organizao. 2 - Ao notificar os Membros da Organizao do registro da segunda ratificao que tenha sido comunicada, o Diretor-Geral comunicar aos Membros da Organizao a data em que entrar em vigor a presente Conveno. ARTIGO 11 O Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho apresentar ao Secretrio-Geral das Naes Unidas, para efeito de registro e em conformidade com o Artigo 102 da Carta das Naes Unidas, uma informao completa sobre todas as ratificaes, declaraes e atas de denncia que tenham sido registradas de acordo com os Artigos precedentes. ARTIGO 12 Sempre que julgar necessrio, o Conselho de Administrao da Secretaria Internacional do Trabalho apresentar Conferncia uma memria sobre a aplicao da Conveno, e considerar a convenincia de incluir na ordem do dia da Conferncia a questo de sua reviso total ou parcial. ARTIGO 13 1 - Caso a Conferncia adote uma nova Conveno que implique a reviso total ou parcial da presente, e a menos que a nova Conveno contenha disposies em contrrio: a) a ratificao, por um Membro, da nova Conveno revisora implicar, ipso jure, a denncia imediata desta Conveno, no obstante as disposies contidas no Artigo 9, desde que a nova Conveno revisora tenha entrado em vigor; b) a partir da data em que entre em vigor a nova Conveno revisora, a presente Conveno cessar de estar aberta ratificao por parte dos Membros. 2 - Esta Conveno continuar em vigor em qualquer hiptese, em sua forma e contedo atuais, para os Membros que a tenham ratificado e no ratifiquem a Conveno revisora.

ARTIGO 14 As verses inglesa e francesa do texto desta Conveno so igualmente autnticas.

DECRETON 157, DE 2 DE JULHODE 1991 Promulga a Conveno N 139, da Organizao Internacional do Trabalho - OIT, sobre a Preveno e o Controle de Riscos Profissionais causados pelas Substncias ou Agentes Cancergenos. O PRESIDENTE DA REPBLICA, usando da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso VIII, da Constituio e Considerando que a Conveno N 139, da Organizao Internacional do Trabalho - OIT, sobre a Preveno e o Controle de Riscos Profissionais causados pelas Substncias ou Agentes Cancergenos foi concluda em Genebra, a 24 de junho de 1974; Considerando que o Congresso Nacional aprovou a Conveno, por meio do Decreto Legislativo n 3, de 7 de maio de 1990; Considerando que a Carta de Ratificao da Conveno ora promulgada, foi depositada em 27 de junho de 1990. Considerando que a Conveno N 139 sobre a Preveno e o Controle de Riscos Profissionais causados pelas Substncias ou Agentes Cancergenos entrar em vigor para o Brasil, em 27 de junho de 1991, na forma de seu artigo 8, pargrafo 3, DECRETA: Art. 1 A Conveno N 139, da Organizao Internacional do Trabalho - OIT, sobre a Preveno e o Controle de Riscos Profissionais causados pelas Substncias ou Agentes Cancergenos, apensa por cpia ao presente Decreto, ser executada e cumprida to inteiramente como nela se contm. Art. 2 Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 2 de julho de 1991; 170 da Independncia e 103 da Repblica. FERNANDOCOLLOR FranciscoRezek

You might also like