You are on page 1of 9

TERMO DE REFERNCIA PARA ELABORAO DE EIA-RIMA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITRIOS

1. INTRODUO Este Termo de Referncia visa orientar a elaborao de EIA-RIMA Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental a serem apresentados, em 05 (cinco) vias, pelos empreendedores ao NATURATINS, com vistas complementao das informaes tcnicas e ambientais nos processos de licenciamento de Sistemas de Tratamento de Esgotos Sanitrios (Grande Porte), que se enquadram n Resoluo CONAMA 005/88 e no Anexo V da Resoluo COEMA-TO n. 006/2004. Para efeito deste termo de referncia so considerados sistemas de esgotos sanitrios: coletores-tronco, interceptores, emissrios, estaes elevatrias, estaes de tratamento de esgotos (ETEs) e demais formas de tratamento e disposio final de esgotos sanitrios. O EIA e seu respectivo RIMA devero ser elaborados por equipe tcnica multidisciplinar devidamente habilitada, devendo constar nos respectivos documentos - nome, assinatura, registro no respectivo Conselho Profissional e Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) de cada profissional. Este estudo ambiental dever conter as informaes obtidas a partir de levantamentos e/ou estudos realizados para elaborao do projeto do sistema de tratamento de esgoto sanitrio objeto do licenciamento. Dependendo das caractersticas tcnicas, ambientais e locacionais do empreendimento, o NATURATINS poder solicitar as informaes complementares que julgar necessrias para avaliao da proposta, bem como dispensar do atendimento s exigncias constantes deste documento que, a seu critrio, no sejam aplicveis. 2 - DEFINIES Estudo de Impacto Ambiental (EIA) - Constitui-se no conjunto de atividades tcnicas e cientficas destinadas anlise das alternativas, identificao, previso e valorao dos impactos de cada uma, incluindo a alternativa de no realizao do projeto. Deve ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, independente do empreendedor, e de acordo com as instrues tcnicas fornecidas pelo NATURATINS. Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) - o instrumento de comunicao que consubstancia os resultados do estudo de impacto ambiental, em linguagem corrente e acessvel aos setores sociais afetados. Impacto Ambiental - qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: a sade, a segurana e o bem estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.

Indicador de Impacto - elemento ou parmetro de um fator ambiental que fornece a medida da magnitude de um impacto. Magnitude de um Impacto - a medida da alterao de um fator ou parmetro ambiental, em termos absolutos, quantitativos ou qualitativos, considerando-se, alm do grau de intensidade, a periodicidade e a amplitude temporal do impacto. Importncia de um Impacto - a ponderao do grau de significao de um impacto, tanto em relao ao fator ambiental afetado, quanto aos demais impactos identificados. rea de Influncia - rea potencialmente afetada, direta ou indiretamente, pelas aes do projeto, a serem desenvolvidas nas fases de planejamento, execuo de obras, operao e desativao das atividades. Diagnstico Ambiental - atividade do estudo de impacto ambiental destinada a caracterizar a qualidade ambiental da rea de influncia, antes da implantao do projeto, atravs da completa descrio e anlise dos fatores ambientais e suas interaes. Medidas Mitigadoras - aes, equipamentos ou dispositivos destinados a corrigir ou eliminar os impactos, ou reduzir a sua magnitude. Plano de Monitoramento dos Impactos - programao estabelecida durante o estudo de impacto ambiental, destinada a acompanhar os impactos e a eficincia das medidas mitigadoras adotadas, durante as fases de implantao, operao e desativao da atividade, comparando-os com os dados previstos, de modo a permitir, em tempo, a adoo das medidas corretivas complementares que se faam necessrias. 3 - DIRETRIZES GERAIS: 3.1 - O EIA dever analisar todas as alternativas de concepo, de localizao, tecnolgicas, de traado e de tcnicas construtivas previstas, justificando a alternativa adotada, sob os pontos de vista tcnico, ambiental e econmico. 3.2 - Devero ser pesquisados os impactos gerados sobre a rea de influncia, em todas as etapas do empreendimento, desde a execuo de obras at a operao, incluindo as aes de manuteno. 3.3 - Devero ser pesquisados os impactos positivos e negativos; diretos e indiretos; primrios e secundrios; imediatos, de mdio e longo prazos; cclicos, cumulativos e sinrgicos; locais e regionais; estratgicos, temporrios e permanentes; reversveis e irreversveis, bem como a sua distribuio social, para cada alternativa. 3.4 - Dever ser analisada a compatibilizao com a legislao ambiental federal, estadual e municipal incidente sobre o empreendimento e sua rea de influncia, com indicao das limitaes administrativas impostas pelo poder pblico. 4 - ROTEIRO PARA ELABORAO DO EIA: 4.1 - Caracterizao do Empreendedor: Nome, razo social e endereo para correspondncia;

Inscrio Estadual e CNPJ; Nome, endereo, telefone, fax e e-mail do responsvel pelo empreendimento; Nome, endereo, telefone, fax e e-mail do responsvel pelo licenciamento.

4.2 - Caracterizao Empreendimento: 4.2.1 - Apresentao dos objetivos ambientais e sociais do projeto, bem como sua compatibilizao com os sistemas de esgotos sanitrios existentes e planejados, e com os demais planos, programas e projetos setoriais existentes ou previstos na rea de influncia do empreendimento (exemplo: Plano Diretor de Esgotos Sanitrios). 4.2.2 - Apresentao do histrico e nacionalidade das tecnologias empregadas, relacionando os empreendimentos similares existentes em outras localidades. 4.2.3 - Apresentao das alternativas de concepo, de localizao, de traado, tecnolgicas e construtivas estudadas, justificando a alternativa escolhida e os parmetros de projeto adotados, sob os aspectos tcnicos, econmicos e ambientais, e, ainda, sua compatibilizao com a Lei de Uso e Ocupao do Solo e demais regulamentos dos municpios. 4.3 - Descrio do empreendimento 4.3.1 - Dever ser apresentada a localizao do projeto, em escala adequada, indicando, na rea de influncia direta: Uso e a ocupao atual do solo; Os setores, zonas ou bairros beneficiados pelo empreendimento; Os corpos d'agua e seus usos; A cobertura vegetal; Os assentamentos populacionais, os equipamentos urbanos e de lazer; As vias de acesso. 4.3.2 Dever ser apresentado o Memorial Descritivo do empreendimento contendo, no mnimo, as seguintes informaes: Concepo, dimensionamento preliminar e caractersticas tcnicas dos elementos do sistema; rea e populao atendidas, e perodo de alcance do empreendimento; Descrio e cronograma detalhados das etapas de implantao; Previso de ampliao do sistema; Descrio dos sistemas operacionais, identificando as entidades responsveis pela operao e manuteno do sistema; rea prevista para futura implantao da ETE, com uma descrio de sua utilizao atual e o planejamento para sua transformao em rea de utilidade pblica; Estimativa dos custos de implantao; Nos casos de ETEs apresentar ainda: Origem dos esgotos a serem tratados justificando o tratamento conjunto dos efluentes e caracterizando-os quanto vazo e aos seguintes parmetros: pH, temperatura, DBO, slidos em suspenso e leos e graxas. As contribuies adicionais a ETE s podero ser feitas com apresentao de documento de anuncia prvia do rgo responsvel pela operao da ETE;

Localizao, dimensionamento preliminar, caracterizao, armazenamento, transporte e disposio final do lodo e demais resduos gerados nas unidades de tratamento; Especificao, quantidade e local de armazenamento dos produtos qumicos utilizados para tratamento de esgotos.

4.3.3 Devero ser apresentadas, no mnimo, as seguintes representaes grficas do sistema, em escala adequada: Layout das unidades indicando a distribuio das reas destinadas s diferentes unidades e componentes do sistema, inclusive ptios de servios e manobras, faixas de proteo, pontos de gerao, armazenamento e disposio final de resduos, etc; Localizao das reas previstas para ampliao ou implantao de unidades complementares ao sistema; Nos casos de emissrio, o traado bsico indicando a faixa de domnio e as possveis interferncias com sistemas virios e cursos d'gua.

4.3.4 Devero ser apresentadas, no mnimo, as seguintes informaes sobre a etapa de execuo de obras: Descrio das aes para limpeza do terreno, remoo da vegetao e movimentos de terra; Localizao e dimensionamento preliminar das atividades a serem desenvolvidas no canteiro de obras (alojamentos, refeitrios, serralheria, depsitos, oficina mecnica, etc); Descrio dos equipamentos e tcnicas construtivas que sero empregadas nas escavaes, nos movimentos de terra, no assentamento de tubulaes, etc; Origem e estimativa da mo de obra empregada; Localizao e caracterizao das reas de emprstimo e bota-fora.

4.3.5 Devero ser apresentadas, no mnimo, as seguintes informaes sobre a etapa de operao: Perodo de pr-operao; Procedimentos operacionais da unidade de destinao final do lodo e resduos gerados; Procedimentos operacionais, regime de funcionamento e programas de manuteno; Qualificao e estimativa da mo de obra.

4.4 - rea de Influncia Definio, justificativa e mapeamento, em escala adequada, da rea geogrfica a ser afetada pelo projeto, considerando as bacias ou sub-bacias hidrogrficas e a rea atendida pelo empreendimento, detalhando a rea de incidncia direta dos impactos. 4.5 - Diagnstico Ambiental da rea de Influncia Completa descrio e anlise dos fatores ambientais, biticos e antrpicos, e suas interaes, de modo a caracterizar a qualidade ambiental da rea de influncia antes da implantao do projeto, considerando, pelo menos os seguintes aspectos:

4.5.1 - Meio Fsico: Usos da gua nos corpos receptores, em especial a jusante do ponto de lanamento dos efluentes; Considerar, quando for o caso, a capacidade de autodepurao do corpo receptor; Caracterizao da qualidade do corpo receptor, a jusante e a montante do empreendimento, quanto s vazes mximas, mdias e mnimas e aos parmetros fsico-qumicos: temperatura, pH, OD, slidos em suspenso, leos e graxas, coliformes fecais e totais; Caracterizao do clima, indicando as temperaturas mximas, mdias e mnimas, os ndices pluviomtricos, a velocidade e direo predominante dos ventos; Caracterizao geolgica e pedolgica, especialmente quanto susceptibilidade eroso. Nos casos de ETE apresentar a caracterizao do corpo receptor dos efluentes, a jusante e a montante do ponto de lanamento, no mnimo, quanto aos seguintes parmetros, nas condies mais desfavorveis: vazes mxima, mdia e mnima, pH, temperatura, OD, DBO, DQO e slidos em suspenso; Nos casos de sistemas de lagoas, dever ainda ser apresentado a variao do nvel do lenol fretico na rea de influncia imediata, e a qualidade da gua, no mnimo, quanto aos seguintes parmetros: pH, DBO, condutividade, coliformes fecais e totais.

4.5.2

Meio Bitico: Mapeamento e caracterizao da cobertura vegetal ressaltando as reas de Preservao Permanente, as Unidades de Conservao e as espcies raras ou ameaadas de extino, bem como as de interesse comercial; Descrio e caracterizao da fauna, ressaltando as espcies endmicas ou de interesse comercial. Meio Antrpico: Caracterizao geral do municpio quanto s condies sociais e econmicas da populao, principais atividades econmicas, servios de infra-estrutura, equipamentos urbanos, sistemas virio e de transportes; Delimitao, em escala adequada, das reas de expanso urbana, industrial e turstica, e dos principais usos do solo: residencial, comercial, industrial, de recreao, turstico, agrcola, pecuria e atividades extrativas, bem como dos equipamentos urbanos e elementos do patrimnio histrico, arqueolgico, paisagstico e cultural; Caracterizao econmica e social da populao urbana e rural, destacando aquela beneficiada pelo empreendimento; Taxa de crescimento demogrfico e vegetativo da populao total, urbana e rural e projeo para o perodo de alcance do empreendimento; Dimensionamento preliminar e caracterizao econmica e social da populao a ser removida, bem como indicao dos locais propostos para reassentamento; Identificao em planta, das interferncias do projeto com sistemas virios e de transportes, linhas de transmisso de energia, oleodutos, gasodutos, minerodutos, locais de disposio final de resduos urbanos, etc;

4.5.3

Levantamento, localizao e caracterizao das fontes de poluio hdrica, de origem domstica e industrial, e sua contribuio relativa para a poluio dos corpos d'gua; Caracterizao das condies de sade da populao quanto s principais doenas endmicas e sua rea de incidncia.

4.6 - Identificao dos Impactos Ambientais: 4.6.1 Identificao e descrio dos provveis impactos ambientais positivos e negativos; diretos e indiretos; primrios e secundrios; imediatos, de mdio e longo prazos; cclicos, cumulativos e sinrgicos; locais e regionais; estratgicos, temporrios e permanentes; reversveis e irreversveis, bem como sua distribuio social para cada alternativa, nas fases de execuo de obras e operao, sobre os meios fsico, bitico e antrpico, com nfase nas seguintes:

a) Na fase de execuo de obras: Impactos sobre a populao, decorrentes da instalao das obras e das atividades desenvolvidas no canteiro, em especial os incmodos provocados por rudos, poluio do ar, vibraes sonoras e do solo, e trfego pesado; Impactos das interferncias das obras nos sistemas de infra-estrutura e nos equipamentos urbanos; Impactos dos movimentos de terra sobre o lenol fretico, a estabilidade dos solos e as fundaes das edificaes vizinhas s obras; Impactos dos movimentos de terra nos corpos d'gua, a jusante das obras, principalmente quanto ao assoreamento; Impactos sociais, econmicos e culturais da desapropriao de imveis e da remoo da populao.

b) Na fase de operao: Impactos sobre as condies de sade da populao atendida; Impactos na qualidade da gua do corpo receptor causados pelo lanamento final dos efluentes; Impactos sobre a populao e os sistemas virios, principalmente nos casos de lagoas, elevatrias e ETEs, em especial quanto a odores, rudos e transporte dos resduos gerados; Impactos do armazenamento, transporte e disposio final do lodo e demais resduos gerados; Impactos na paisagem, principalmente nos casos de lagoas, elevatrias e ETEs. Determinao da magnitude e da importncia dos impactos, identificando os indicadores de impacto adotados, os critrios, os mtodos e as tcnicas utilizadas.

4.6.2

4.6.3 Sntese conclusiva dos impactos ambientais mais significativos positivos e negativos, previstos em cada fase do projeto, incluindo o prognstico da qualidade ambiental na rea de influncia, nos casos de adoo do projeto na alternativa selecionada, e na hiptese de sua no implementao, determinando e justificando os horizontes de tempo considerados.

4.7 - Estudo e Definio de Medidas Mitigadoras: Devero ser informadas as medidas, equipamentos ou procedimentos, de natureza preventiva ou corretiva, que sero utilizados para evitar os impactos ambientais negativos sobre os fatores ambientais, fsicos, biticos e antrpicos, ou reduzir a sua magnitude, em cada fase do empreendimento, especificando o seu custo e avaliando sua eficincia, com nfase nas seguintes: Medidas de reduo das interferncias e incmodos das obras na populao; Medidas de recuperao e recomposio paisagstica das reas de emprstimo e botafora; Medidas de controle de eroso, estabilizao e recuperao paisagstica dos taludes; Medidas para minimizao dos impactos decorrentes da desapropriao de imveis e remoo da populao; Medida e/ou dispositivos para garantir o atendimento aos padres de qualidade da gua estabelecidos na Resoluo CONAMA n. 020/1986, para o corpo receptor a jusante do ponto de lanamento dos efluentes de ETEs; Medidas de controle decorrente do armazenamento, transporte e disposio final do lodo e demais resduos gerados nas ETEs; Medidas de controle da eroso no ponto de lanamento final dos efluentes; Medidas, dispositivos, ou equipamentos para controle dos odores, especialmente nos casos de estaes elevatrias e ETEs; Medidas e/ou dispositivos para preveno de acidentes, especialmente nos casos de ETEs e lagoas, incluindo faixas de segurana e disciplinamento do uso do solo no entorno do empreendimento; Medidas para reduo dos impactos na paisagem, principalmente nos casos de estaes elevatrias, lagoas e ETEs.

4.8 - Planos de Acompanhamento e Monitoramento: Devero ser apresentados os planos de acompanhamento e monitoramento dos impactos e medidas mitigadoras, incluindo, no mnimo: Acompanhamento fotogrfico peridico do empreendimento, durante a fase de execuo de obras, indicando as condies do canteiro, do corpo receptor e da rea de entorno; Acompanhamento fotogrfico peridico dos projetos de recuperao e recomposio paisagstica dos taludes, e das reas de emprstimo e bota-fora; Acompanhamento dos programas de desapropriao de imveis, remoo e reassentamento da populao; Monitoramento da qualidade da gua do corpo receptor a montante e a jusante do ponto de lanamento dos efluentes das ETEs, no mnimo, quanto aos seguintes parmetros: pH, temperatura, turbidez, OD, DBO, leos e graxas, slidos em suspenso, coliformes totais e fecais; Monitoramento da Qualidade da gua do lenol fretico atravs de piezmetros (a montante e a jusante do seu sentido de escoamento), para os casos de ETEs com lagoas de estabilizao e/ou que realizem disposio final no solo. Acompanhamento dos impactos nas condies de sade da populao atendida pelo empreendimento.

4.9 - Referncias Bibliogrficas.

ROTEIRO PARA PREPARAO DO RIMA


O RIMA Relatrio de Impacto Ambiental dever ter, consubstanciado, de forma objetiva e sinttica, os resultados do estudo de impacto ambiental, em linguagem corrente e acessvel a leigos, contendo, no mnimo: Descrio sucinta do projeto e suas alternativas, nas fases de execuo de obras e operao, ilustrada por desenhos, mapas, grficos e demais tcnicas de comunicao visual adequadas; Justificativas tcnicas, econmicas e ambientais do projeto e da escolha adotada; Indicao da compatibilidade do projeto com os planos, programas e projetos setoriais existentes e projetados para a rea de influncia; Sntese do diagnstico ambiental da rea de influncia; Descrio dos principais impactos provveis, positivos e negativos, identificados nas fases de execuo de obras e operao do sistema; Caracterizao sucinta da qualidade ambiental futura na rea de influncia, para cada alternativa considerada, bem como com a hiptese de sua no realizao; Descrio das medidas mitigadoras e sua eficincia, relacionando os impactos que no podero ser evitados ou mitigados e o grau de alterao esperado; Plano de acompanhamento e monitoramento dos impactos; Recomendao quanto alternativa mais favorvel (concluses e comentrios de ordem geral). Equipe tcnica com respectivas assinaturas e ARTs.

Observaes Complementares: a) O EIA e o RIMA devero ser apresentados obedecendo as diretrizes constantes deste formato em 05 (cinco) vias, em formato A-4, obedecendo as diretrizes constantes deste documento. As ilustraes, mapas, cartas, plantas e desenhos que no puderem ser apresentados desta forma devero constituir um volume anexo. b) Todas as ilustraes, cartas, plantas, desenhos, mapas e fotografias devero ser perfeitamente legveis em todas as cpias do EIA e do RIMA. c) Correro por conta do proponente do projeto todos os custos e despesas referentes realizao do EIA e do RIMA tais como: coleta e aquisio de dados, inspees de campo, anlises laboratoriais, estudos tcnicos e cientficos, aes de acompanhamento e monitoragem dos impactos. d) O NATURATINS encaminhar cpia do RIMA aos rgos pblicos que tiverem relao com o projeto, informando e orientando quanto ao prazo para manifestao. e) O RIMA ser acessvel ao pblico, permanecendo cpia no NATURATINS e Prefeitura do municpio diretamente afetado pelo empreendimento. f) O prazo mximo de anlise dos presentes estudos e demais documentos apensados ao processo de licenciamento ambiental ser de 12 (doze) meses, conforme estabelecido no Anexo II da Resoluo COEMA 006/2004, contados a partir de sua formalizao no Setor de Protocolo, salvo pela entrega de documentao incompleta ou situaes imprevisveis, onde o prazo de contagem ser suspenso aps a comunicao oficial ao interessado.

g) Todos os projetos devero estar assinados pelos responsveis tcnicos cadastrados no NATURATINS e interessado, devendo os mesmos estar registrados no CREA-TO com cpia das ARTs, para protocolo no NATURATINS. h) A qualquer momento da anlise tcnica do projeto o NATURATINS poder solicitar outras informaes, caso sejam necessrias. i) O prazo de validade das licenas ambientais a serem emitidas pelo NATURATINS estar vinculado ao previsto no Anexo III da Resoluo COEMA n. 006/2004. j) A implantao do empreendimento somente poder ocorrer aps a emisso da Licena de Instalao (LI) pelo NATURATINS. k) Os empreendimentos, obras ou atividades j implantados, sem a devida regularizao ambiental, esto sujeitos aos procedimentos e rotinas de controle ambiental estabelecidos na Resoluo COEMA 006/2004.

C:\Meusdocumentos\NATURATINS\Apresentaes\SeminrioSaneamento\TerdeReferncia\EIA.RIMA.ETE's.Gde.Porte\TOR.EIA.RIMA.ETE'S.Gde.Porte.doc

You might also like