You are on page 1of 3

SADE INDIVIDUAL X SADE COLETIVA:

Doenas infecto-contagiosas

por Ester Pinheiro Santana Turma TM 121 Gabriela Marino Turma TM 121 Julia Lages Turma TM 121 Lucas Villas Turma TM 121 Lucas Souza Turma TM 121 Gabriel Garcez Turma TM 121

Trabalho apresentado em cumprimento s exigncias da disciplina Educao Fsica II, ministrada pelo professor Roberto Soares, como quesito para a obteno do grau G1.

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio de Janeiro (2013.1)

O estado psicolgico, mental, emocional, espiritual e at mesmo fsico depende do meio social que o indivduo vive. Promover a sade ao prevenir a doena deve ser uma prioridade da sociedade. No se pode compreender ou transformar a situao de sade de um indivduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela produzida nas relaes com o meio fsico, social e cultural. A humanidade j dispe de conhecimentos e de tecnologias que podem melhorar bastante a qualidade da vida das pessoas. No entanto, muitos deles no so aplicados por falta de priorizao de polticas sociais. Os servios de sade desempenham papel importante na preveno, na cura ou na reabilitao e na minimizao do sofrimento de pessoas portadoras de enfermidades ou de deficincias. Deveriam funcionar como guardies da sade individual e coletiva, at mesmo para reduzir a dependncia com relao a esses servios, ou seja, aumentando a capacidade de autocuidado das pessoas e da sociedade. Um exemplo da (falta de) sade que vai do individual para o coletivo so as doenas infecto-contagiosas. Elas podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por contato com a pele, atravs de fluidos corporais, em alimentos ou bebidas contaminados, por partculas do ar que contenham microrganismos, e por picadas de insetos tambm. De doena para doena a facilidade transmisso varia. Os dois tipos mais comuns de doenas infecciosas so as infeces bacterianas e as virais. O HPV, sigla pela qual conhecido o papilomavrus humano, j infectou pelo menos 12% da populao mundial. E ele costuma ser silencioso. Em geral, o problema no d sinal algum e somente com exames possvel saber que se est infectado. A questo que nos homens o HPV no causa grandes estragos - e muitos nem sabem que tm. Mas nas mulheres pode levar ao cncer de colo de tero. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles so classificados entre de baixo risco de cncer e de alto risco de cncer. Somente os de alto risco esto relacionados a tumores malignos. Segundo dados do Instituto Nacional do Cncer, de dez a doze mulheres morrem por dia de cncer do colo do tero e 75% dos casos so causados por dois tipos de HPV, o 16 e o 18, alguns dos mais agressivos entre os cem tipos existentes. O diagnstico subclnico das leses causadoras do cncer do colo do tero, produzidas pelos papilomavrus, feito atravs do exame citopatolgico (exame preventivo de Papanicolaou). O diagnstico confirmado atravs de exames laboratoriais de diagnstico molecular, como o teste de captura hbrida e o PCR. H fatores que aumentam o potencial de desenvolvimento do cncer de colo do tero em mulheres infectadas pelo papilomavrus: nmero elevado de gestaes, uso de contraceptivos orais (plula anticoncepcional), tabagismo, pacientes tratadas com imunossupressores (transplantadas), infeco pelo HIV e outras doenas sexualmente transmitidas (como herpes e clamdia).

A maioria dos indivduos (>90%) consegue eliminar o vrus naturalmente em cerca de 18 meses, sem que ocorra nenhuma manifestao clnica. Em um pequeno nmero de casos, o vrus pode se multiplicar e ento provocar o aparecimento de leses, como as verrugas genitais (visveis a olho nu) ou "leses microscpicas" que s so visveis atravs de aparelhos com lente de aumento. O vrus pode permanecer "adormecido" (latente) dentro da clula por vrios anos, sem causar nenhuma manisfetao clnica e/ou subclnica. A diminuio da resistncia do organismo pode desencadear a multiplicao do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de leses clnicas e/ou subclnicas. Reduzir o nmero de parceiros sexuais, ou usar consistente e corretamente preservativos diminuem a chance de adquirir o papolomavrus.

Bibliografia
http://www.jusbrasil.com/topicos/458421/doenca-infecto-contagiosa http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf

You might also like