You are on page 1of 8

ORALIDADE E ESCRITA: UMA QUESTO DE LETRAMENTO

Autor: Gercleide Gomes da Silva Departamento de Letras e Artes UnP / UFRN

RESUMO

O presente trabalho, intitulado Oralidade e escrita: uma questo de letramento consiste, em um estudo a respeito da linguagem como um sistema em constante mudana. Neste estudo, fazemos uma abordagem dos usos oral e escrito da linguagem como prtica de letramento. Levando em considerao os estudos realizados sobre oralidade e escrita, existiu uma poca que o ato de falar era bem mais importante do que escrever bem, pois a escrita servia apenas para registrar os acontecimentos histricos. Para melhor compreender esse universo, foi realizada uma reviso de literatura e a anlise de textos produzidos por alguns alunos do primeiro ano do ensino mdio, para observarmos os traos de oralidade presentes nos textos escritos pelos mesmos. O processo letramento do indivduo est relacionado a suas prticas sociais, as suas vivncias de leitura e de escrita nos mais variados eventos sociais. Nesse sentido, como o aluno est inserido em diferentes contextos sociais, que demandam prticas diversas de letramento, necessrio que o professor saiba quais so essas prticas, bem como que respeite as mesmas.

Palavras chave: oralidade, escrita, letramento, prticas sociais.

Para a maioria das pessoas, no h nenhuma distino entre os termos linguagem, lngua e fala, no entanto do ponto de vista lingstico, esses termos no podem ser confundidos. Segundo Koch (KOCK apud XAVIER, 2005, p.142), linguagem a capacidade do ser humano de se expressar atravs de um conjunto de signos, de qualquer conjunto de signos. Linguagem um sistema de sinais convencionais usados no ato comunicativo. Ela pode ser: verbal e no-verbal. A linguagem verbal a utilizada atravs da palavra, seja oral ou escrita. A linguagem no-verbal corresponde a linguagem utilizada atravs de sinais, o caso dos sinais de trnsito, linguagem dos surdos mudo. Com base na compreenso da linguagem como prtica social pode se dizer quer a lngua corresponde ao sistema gramatical, pertencente ao grupo de indivduos de uma instituio social, no entanto, s realizada atravs da fala.

Fala um conjunto de sons sistematicamente articulados e significativos. Ela uma forma de produo textual para fins comunicativo. (MARCHUSCHI, 2001, p.25) Para Saussure, lngua um conjunto de convenes necessrias, seguidas por um corpo social para permitir o exerccio da linguagem (SAUSSURE apud TERRA, p. 13). A fala particular, cada falante tem sua lngua e a utiliza dentro das regras preestabelecidas pelo seu convvio social. Mesmo que cada falante seja proprietrio de sua fala, o uso da lngua atravs da fala sofre restries intrnsecas e extrnsecas. A restrio intrnseca a derivada da estrutura da lngua, que limita as vrias possibilidades de uso atravs de regras. J a restrio extrnseca so as restries impostas pelos grupos de falantes, ou por pessoas que ditam regras para seu uso (TERRA, 1997, p. 20). A preocupao com a linguagem no apenas da poca da existncia da escola, segundo Manacorda essa preocupao vem desde a antiguidade do antigo Egito. claro que vrias respostas so dadas ao longo da histria e sempre esto entrelaadas aos momentos vividos em cada civilizao. Manacorda comenta que:
O falar bem , ento, contedo e objetivo do ensinamento. Mas o que significa exatamente este falar bem? Creio que seria totalmente errado consider-lo em sentido esttico-literrio, e que, sem medo de forar o texto, se possa afirmar que, pela primeira vez na histria, nos encontramos perante a definio da oratria como arte poltica [...] (MANARCORDA apud GERALDI, 2006, p.29).

Existiu uma poca que o ato de falar bem era mais importante do que escrever bem. A escrita servia apenas para registrar os acontecimentos histricos. Com o passar do tempo o aprendizado da palavra que convence (oratria) deixou de ser objeto principal e passou a ter como foco a orientao para outros ensinamentos. Seria a universalidade da lngua esquecendo o poder do convencimento do discurso, pois todos instrudos, ou seja, em uma sociedade de escolarizados, daria uma abertura para possuir outros conhecimentos. Lngua e escrita tambm no podem ser confundidos, pois trata de dois sistemas distintos. A escrita um ato posterior ao da fala. Muitas pessoas fazem uso da lngua atravs da fala e no sabem escrever. Mesmo que a linguagem falada seja a mais utilizada pelas pessoas. No mundo existem muitos pases grafos, isto , lnguas que no so representadas por nenhuma forma de escrita. So aproximadamente 3 mil lnguas e apenas 110 possuem a escrita. Segundo Fvero (2005, p.10), historicamente, a escrita era considerada a verdadeira forma de linguagem e a fala, por ser mais flexvel, no constitua objeto de estudo. S depois de 1960 que a linguagem falada deixou de ser considerada uma mera verbalizao. A lngua um processo inacabado, resultado das construes do passado e do presente, e passou a ser incorporada as anlises textuais. Observando as condies de cada atividade interacional. Como afirma Geraldi:
A lngua, enquanto produto desta histria e enquanto condio de produo da histria presente vem marcada pelos seus usos e pelos espaos sociais destes usos. Neste sentido a lngua nunca pode ser estudada ou ensinada como produto acabado, pronto, fechado em si mesmo [...] (GERALDI, 2006, p.28).

No existe uma sociedade sem lngua. O conhecimento da lngua permite que o indivduo torne-se um cidado capaz de se integrar num processo educativo. Segundo Koch:
[...] para mim sociedade e cultura se imbricam necessariamente. Ento quando eu digo que a lngua o lugar de interao dos membros de uma coletividade, so os membros de determinada cultura. Ento claro que lngua, sociedade e cultura so intimamente ligadas [...] linguagem e pensamento so mutuamente constitutivos. E o pensamento humano construdo no interior da cultura em que se vive (KOCK apud. XAVIER, 2005, p.124).

A relao entre lngua e sociedade vista como uma organizao social, sendo mutvel necessitando da linguagem para a sobrevivncia, pois como existiria a sociedade sem linguagem? A linguagem surge num contexto da construo da organizao social, existindo pela sua prpria construo. Como afirma Geraldi o processo de construo da linguagem permite a construo do pensamento (GERALDI apud XAVIER, 2005, p.79). Se a lngua fosse vista como fixa e pronta, um fenmeno acabado seria morta, pois ela est num processo contnuo de construo e reconstruo. Segundo Geraldi:
os estudos da linguagem, da lngua, do pensamento e da cultura no pode distanciar-se sob pena de excluir elementos que lhes so prprios e constitutivos. Esse sistema de referncias no de categoria somente, mas tambm de modos de relao entre essas categorias (GERALDI apud XAVIER, 2005, p.80).

Para Geraldi existe uma interao entre lngua, linguagem e cultura, elas se entrelaam entre si, sendo uma dependente da outra. Concordando com Marcuschi (MARCUSCHI apud XAVIER, 2005, p. 132) a linguagem se configura na prtica social como forma de expresso, seria uma faculdade mental instalada no crebro, prpria da espcie humana, permitindo uma atividade de smbolos. A relao existente entre linguagem e sociedade dada atravs da cultura e da situao em que as pessoas vivem. A escrita considerada um bem social indispensvel para o nosso cotidiano, seja nos centros urbanos, ou na zona rural. A importncia dessa modalidade da nossa Lngua to grande, que sua prtica e avaliao social so consideradas para sociedade status 1 de educao, desenvolvimento e poder. Para Marcuschi (2003, p.17) sob o ponto de vista mais central da realidade humana, seria possvel definir o homem como um ser que fala e no como um ser que escreve. Porm, no podemos considerar a fala como superior, pois tanto escrita como oralidade so prticas importantes da lngua, cada uma com suas prprias caractersticas.
1 De acordo com kury Status significa 1. Posio social. 2. prestgio renome. 1

A fala possui fenmenos como prosdia, gestualidade, movimentos do corpo e dos olhos. J a escrita tambm possui elementos prprios como: tamanho e tipo de letras, cores, formato, elementos pictricos, que operam como gestos, mmicas e prosdia graficamente representados. Segundo Fvero (2005, p.09) a escrita tem sido vista como de estrutura complexa, formal e abstrata, enquanto a fala, de estrutura simples ou desestruturada, informal, concreta e dependente do contexto. Mesmo sendo o uso da fala mais abrangente que o da escrita no significa que uma mais importante que a outra, j que nos utilizamos de ambas para expressar nosso raciocnio, exposio formal e informal, variaes estilsticas e sociais. No entanto, o uso da escrita para a sociedade tem um valor social superior. A norma padro ou norma culta possui relevncias, pois utilizada em livros, jornais, revista, livros cientficos, sendo a linguagem ensinada nas escolas. importante analisar a oralidade nos diferentes contextos sociais. Conforme Marcuschi:
[...] a oralidade seria uma prtica social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob vrias formas ou gneros textuais fundados na realidade sonora; ela vai desde uma realizao mais informal mais formal nos mais variados contextos de uso (MARCUSCHI, 2001, p.25).

A Oralidade adquirida nas relaes sociais do nosso dia-a-dia, desde o nosso nascimento. Somos participantes de situaes sociais e, cabe a ns nos comportamos de um modo diferente em cada situao comunicativa. O contexto que determina o tipo de linguagem que devemos utilizar. Por isso, a prtica da oralidade uma forma de incluso cultural e de socializao. Fvero (2005, p.21) afirma que o texto conversacional criao coletiva e se produz no s interacionalmente, mas tambm de forma organizada, ou seja, para a atividade comunicativa oral so indispensveis habilidades e competncias que vo alm do conhecimento gramatical. necessrio que o texto tenha uma organizao para que possa existir uma compreenso dos participantes e, que assim, o ato seja concretizado. Faz parte dessa organizao do discurso fatores como: interao entre, pelos menos, dois interlocutores, uma seqncia lgica do pensamento, um tempo e um objetivo. J a escrita fruto de um aprendizado escolar, num contexto mais formal da lngua, por isso que ela considerada, pela sociedade, um bem cultural de prestgio. A escrita em conjunto com a oralidade usada nos diferentes contextos sociais bsicos da nossa vida: como no trabalho, na escola, no dia a dia, na famlia, na vida burocrtica e na vida intelectual. Mas para cada situao comunicativa h objetivos diversificados em relao ao uso da escrita quanto da oralidade. Como caracteriza Marcuschi:
So os usos que fundam a lngua e no o contrrio, defende-se a tese de que falar ou escrever bem no ser capaz de adequar-se s regras da lngua, mas usar adequadamente a lngua para produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situao (MARCUSCHI, 2001, p.9).

A linguagem muito dinmica, podemos dizer que ela est em constante transformao, pois ao mesmo tempo vem modificando e sendo modificada pelos que a utilizam, os quais vo se apropriando dela e inserindo-a num processo de construo e reconstruo contnua. Para entender melhor o universo da Oralidade e da Escrita se faz necessrio apoiar-se em uma palavra recm chegada ao vocabulrio da Educao e das cincias lingsticas: o letramento. O termo letramento est associado ao termo alfabetizao, no existe um grau de letramento zero. Para termos uma noo sobre letramento necessrio sabermos qual o significado de alfabetizao para podermos entender o termo melhor. A definio que encontramos nos dicionrios sobre analfabeto, segundo Kury (2002, p.56) aquele que no conhece o alfabeto, que no sabe ler e escrever. J a pessoa dita alfabetizada aquele que sabe ler e escrever, mas isso no significa dizer que essas pessoas ditas alfabetizadas adquiriram a competncia para usar a leitura e a escrita de forma apropriada. Como afirma Soares:
As pessoas se alfabetizam, aprendem a ler e a escrever, mas no necessariamente incorporam a prtica da leitura e da escrita [...] no lem livros, jornais, revistas, no sabem redigir um ofcio, um requerimento [...] (SOARES, 2002, p. 46).

Letramento, traduo da palavra inglesa literacy, que significa letrado e no latim littera (letra), em portugus foi acrescentado o sufixomento, o que d a idia de ao. Letramento de acordo com Soares:
O resultado da ao de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condio que adquiri um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter - se apropriado da escrita (2006, p.18).

O Letramento como prtica social est relacionado ao uso da escrita, esta modalidade representa uma manifestao formal dos mais variados tipos de Letramento. Dessa forma, existem vrias pessoas que sabem ler e escrever, porm no possuem uma compreenso do que est escrito, ou seja, elas conseguem decodificar as palavras, mas no as compreende. J o letramento possui outra conotao. O indivduo pode no ser alfabetizado e ser uma pessoa letrada, todas as pessoas possuem um tipo de letramento. Este Letramento pode ser mltiplo, no necessariamente em um nvel especfico de conhecimento, mas de conhecimentos variados. Dominamos prticas diferentes, o letramento se torna, portanto, relativo. No podemos confundir letramento com alfabetizao, pois embora os termos estejam relacionados, possuem noes bastante diferentes. A alfabetizao um termo designado para o indivduo que apenas aprendeu a ler e a escrever, mas que no consegue interagir atravs do uso dessas competncias. J letramento cultural, algo influenciado pela sociedade, pois a leitura visual, as vrias linguagens podem levar a um letramento.

As pessoas que possuem letramento, alm de ler e escrever sabem inserir a leitura e a escrita no contexto das prticas sociais de maneira adequada. Soares (2006, p.58) afirma tambm que o nvel de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas prticas scias. Portanto, o aluno um produto do meio em que vive ele tem sua cultura, letramento, e tudo isso precisa ser respeitado. Segundo Marcuschi:
O letramento no o equivalente aquisio da escrita. Existem letramentos sociais que surgem e se desenvolve marquem da escola,no precisando por isso serem depreciados (MARCUSCHI,2001,P.19).

O letramento se constitui de um conjunto de prticas sociais, e estas podem ser mediadas por textos escritos. O letramento muito mais que alfabetizao, pois muitos sabem ler e escrever, ou seja, so alfabetizados. Mas, atravs do letramento que o individuo capaz de preencher formulrios, escrever um telegrama, uma carta, procurar por uma informao no ndice telefnico, encontrar informaes numa uma bula de remdio, numa conta de luz, ou at mesmo realizar diversas tarefas no dia-a-dia. O indivduo pode no ser alfabetizado, no ler nem escrever, entretanto possui um tipo de letramento. Por exemplo, quando algum que no sabe ler, nem escrever, ao ditar uma carta para outra pessoa ele est se utilizando de estruturas lingsticas prprios da escrita. Uma pessoa alfabetizada, mesmo sabendo ler e escrever, pode no ser letrada, isso acontece quando ela no utiliza as prticas de leitura e escrita, no lendo jornais, revistas ou no capaz de interpretar um texto lido. O que se pode observar uma mudana, uma nova concepo de lngua e texto, passando os mesmo a serem vistos como um conjunto de prticas sociais. Esta virada em relao a oralidade e escrita acontece a partir dos anos 80, sendo uma reao as dcadas anteriores, pois as mesmas eram vistas como opostas. Conforme Marcuschi:
Considerava-se a relao oralidade e letramento como dicotmica, atribuindo-se escrita valores cognitivos intrnsecos no uso da lngua, no se vendo nelas duas prticas sociais. Hoje [...] predomina a posio de que se pode conceber oralidade e letramento como atividades interativas e complementares no contexto das prticas scias e culturais. (MARCUSCHI, 2002, p.16)

Aos Professores competem observar a linguagem falada como parceira da linguagem escrita, tentando mostrar aos alunos que existe uma distino entre elas, no podendo ser concebidas de forma separada, pois uma influencia a outra constantemente e vice-versa.

REFERNCIAS

ANTUNES, Irand. Aula de portugus: encontro&interao. So Paulo: Parbola Editorial, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da Criao verbal. So Paulo, Martins Fontes, 2003. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (PCNEM).Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/index.php? oppion=content&task=view&ide=265&Itemid=255. acesso em:04.jan.2008. CONRAD, David. Minidicionrio escolar de Ingls: Ingls-portugus, portugusIngls. So Paulo: DCL, 2005. DIONSIO, ngela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didtico de Portugus: mltiplos olhares. 2 ed.Rio de Janeiro:Lucerna,2003. FVERO, Leonor Lopes; ANDRADE Maria Lcia C.V. O; AQUINO, Zilda G.O Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de lngua materna. 5.ed. So Paulo: Cortez, 2005. FREGONEI, Durvali Emilio. Aconteceu a virada no Ensino de Lngua Portuguesa? IN: Revista do GELNE. Grupo de Estudos Lingsticos do Nordeste. Ano 1,n. 2.Fortaleza: 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, M.T. A; COSTA, R.(Org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autntica, 2006. GERALDI, Joo Wanderley. Linguagem e Ensino: exerccio de militncia e divulgao. Campinas, So Paulo: Mercado de Letras: associao de Leitura do Brasil, 1996. KURY, Gama. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo: FTD, 2002. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Da fala para escrita: atividades de retextualizao. 4 ed. So Paulo: Cortez,2003.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2006.

TERRA. Ernani. Linguagem, lngua e fala. So Paulo: scipione, 1997.

XAVIER, Antonio Carlos; CORTEZ, Suzana. Conversas com Lingistas. Rio de Janeiro, Parbola Editorial, 2005.

You might also like