You are on page 1of 5

CURSO: LICENCIATURA EM MATEMTICA EMENTA DAS DISCIPLINAS

COMUNICAO NA DOCNCIA Ementa: Estudo da Linguagem: aplicao e seus diferentes usos- leitura e produo de texto oral( tcnicas de oratria, uso em diferentes contextos,. Leitura e produo de textos tcnicocientficos e oficiais. INTRODUO EDUCAO MATEMTICA Ementa: A cincia moderna e o paradigma emergente da cincia na atualidade. Fundamentos Filosficos e Epistemolgicos da Matemtica e da Educao Matemtica. Tendncias da Educao Matemtica. METODOLOGIA CIENTFICA Ementa: Pressupostos tericos da pesquisa em Educao Matemtica. A pesquisa em Educao matemtica. Procedimentos metodolgicos da pesquisa em educao matemtica. Objeto e contexto de anlise da pesquisa. Elaborao de projetos referentes a DESENHO GEOMTRICO Ementa: Escalas. Retas, segmentos e ngulos, tringulos e quadrilteros, propores grficas, polgonos, circunferncia e cnicos, concordncia, curvas geomtricas: traado preciso por partes e aproximado por arcos e circunferncia, semelhana homognica e homolgica. Superfcies geomtricas. Hiperbloide. Parabloide. Cilindrides e Conides. Superficies de revoluo. O desenho nas escolas de ensino fundamental e mdio. Aspectos sociais e culturais do desenho geomtrico. FUNDAMENTOS DA AVALIAO DA APRENDIZAGEM EM MATEMTICA Ementa: Concepes de avaliao, Obstculos da avaliao da aprendizagem da matemtica na Educao Bsica, Tcnicas, instrumentos e prticas avaliativas da Aprendizagem em Matemtica. FUNDAMENTOS DE MATEMTICA ELEMENTAR I Ementa: Seqncias, Progresso Aritmtica, Progresso Geomtrica, Lgica Matemtica. Funes. Matemtica Financeira. Conjuntos. FUNDAMENTOS DE MATEMTICA ELEMENTAR II Ementa: Anlise Combinatria. Binmio de Newton. Trigonometria, Nmeros Complexos, Polinmios e Equaes polinomiais.

ESTATSTICA E PROBABILIDADE Ementa: A cincia estatstica. Fases do trabalho cientfico. Apresentao de dados. Distribuio de freqncia. Medidas GEOMETRIA EUCLIDIANA Ementa: ngulos, Tringulos, perpendicularidade, polgonos, quadrilteros notveis, pontos notveis do tringulo, circunferncia e crculo, ngulos na circunferncia, Teorema de Tales, semelhana de tringulos, tringulo retngulo, polgonos regulares, rea das superfcies planas. Paralelismo, perpendicularismo, diedros, triedros, poliedros convexos, prismas, pirmide, cilindro, cone, esfera, troncos. Retas e Planos no Espao. Poliedros. Slidos de revoluo. FSICA GERAL Ementa: nfase na aplicabilidade da Matemtica Fsica. Movimento. Dinmica da partcula. Trabalho e energia. HISTRIA DA MATEMATICA Ementa: A histria da Matemtica e suas implicaes sociais, culturais e polticas. O ensino da Matemtica na histria da civilizao e suas implicaes. A Matemtica no oriente. A Matemtica Grega. A Matemtica Medieval. Renascena. A matemtica do Sculo XVII. Newton. A Renovao do fim do Sculo XIX. A Matemtica abstrata no Sculo XX. Histria da Matemtica relacionada ao ensino fundamental e mdio. CLCULO I Ementa: A derivada de uma funo. O calculo das derivadas. Noes de limites. Aplicaes das derivadas. Integrais indefinidas. Aplicaes da integrao. Mtodos de integrao. Formas indeterminadas e integrais imprprias. Funes de vrias variveis. Integral mltipla. CALCULO II Ementa: Equaes diferenciais ordinrias. Anlise Vetorial. INGLS INSTRUMENTAL Ementa: Tcnicas de traduo de leitura e traduo de textos em lngua Inglesa. Aspectos morfossinttico, semntico, gramatical e cultural da lngua Inglesa. INSTRUMENTAO PARA O ENSINO DA MATEMTICA I Ementa: Objetivos da Educao Matemtica na Escola de ensino fundamental. Caractersticas da Educao Matemtica na Escola de Ensino fundamental. Recursos para o ensino da Matemtica. Alternativas metodolgicas para o Ensino da aritmtica. Alternativas

metodolgicas para o Ensino da Geometria. Alternativas metodolgicas para o Ensino da lgebra. INSTRUMENTAO PARA O ENSINO DA MATEMTICA II Ementa: Objetivos da Educao Matemtica na Escola de ensino mdio. Caractersticas da Educao Matemtica na Escola de Ensino mdio. Recursos para o ensino da Matemtica. Alternativas metodolgica para o Ensino de funes. Alternativas metodolgicas para o ensino da Geometria. Alternativas metodolgicas para o Ensino da Combinatria. Alternativas metodolgicas para o Ensino da Estatstica. Alternativas metodolgicas para o Ensino de Matemtica Financeira. Alternativas metodolgicas para o Ensino de Matrizes e Sistemas Lineares. GEOMETRIA ANALTICA Ementa: Sistemas de Coordenadas. Estudo do Ponto, da Reta e do Plano em coordenadas. Estudo das cnicas e quadricas. Estudo da equao geral do 2 grau. Vetores no plano e no espao. Estudo Vetorial da Reta e do Plano. LGEBRA I Ementa: Matrizes, determinantes e sistemas de equaes lineares. Espao vetorial. Transformao linear. Autovalores e autovetores. Espao com produto interno. LGEBRA II Ementa: Lei de Composio Interna. Grupos. Anis. Corpos. Mdulos. Relao e aplicao. Homomorfismos.

POLTICAS PBLICAS E EDUCAO Ementa: Princpios atuais da Gesto de Instituies Educacionais. Noes sobre sistemas, sistemas de ensino nacional. A escola como sistema escolar, rgos administrativos do ensino nacional. Antecedentes da Lei 5.692/71. A aplicao da Lei 5.692/7 1 nas escolas de 1 e 2 graus: conceituao e aplicao nas escolas. A lei 7.044/82 e a preparao para o trabalho. O ensino supletivo. A formao de professores especialistas. nfase ao desenvolvimento de projetos, objetivando dar ao aluno, uma viso da realidade das escolas do Estado. DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAO Ementa: A psicologia como cincia: seus aspectos histrico-filosficos. O desenvolvimento humano como rea de delimitao terico-conceitual. A contribuio diferentes abordagens tericas da psicologia para a compreenso do indivduo como ser multidimensional, contextualizado scio-historicamente e suas implicaes para o processo ensino-aprendizagem situado no cotidiano da sala de aula. Psicologia e Educao Matemtica.

DIDTICA GERAL E ESPECIAL Ementa: Anlise das teorias educacionais e de ensino voltadas para a integrao e para a promoo de aprendizagem significativa na perspectiva heurstica. Sistematizao do ensino. nfase no ensino para a descoberta e na soluo de problemas. Estudo dos efeitos do ensino integrador sobre os alunos a partir de experincias de ensino reflexivo e simulado. Tendncias atuais da avaliao do ensino na realidade brasileira. nfase ao enfoque cientfico. A didtica da matemtica e sua especificidade. CLCULO NUMRICO Ementa: Sistema numrico e Erros. Resoluo numrica de equaes no lineares. Interpolao e ajustamento de curvas. Derivao e Integrao numrica. Sistemas de equaes lineares. COMPUTAO Ementa: Introduo Cincia da Computao, com noes de: de organizao de computadores, hardware, software e redes de computadores. Sistemas Operacionais para microcomputadores, processadores de texto, algoritmos, linguagens de programao e utilizao da Internet. INFORMTICA APLICADA EDUCAO MATEMTICA Ementa: Novas tecnologias e educao: pressupostos tericos; aplicao de ferramentas tecnolgicas no processo de construo do conhecimento; usos da Internet nos meios Educacionais; abordagem das ferramentas eletrnicas utilizadas na rea da matemtica. EDUCAO MATEMTICA E INCLUSO Ementa: Delimitaes conceituais da Educao Especial: consideraes terminolgicas e metodolgicas em Educao Especial, o movimento da Escola Inclusiva. Tipos de Necessidades Educacionais Especiais. Os profissionais frente diversidade. Diversificao curricular, estratgias de ateno diversidade em sala de aula: sistema Braille processo de leitura-escrita; Sorob, Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS; Tadoma; recursos, tcnicas e tecnologias para o ensino da Matemtica em Educao Especial. PRTICA DE ENSINO DE MATEMTICA I Ementa: Experincias em educao matemtica na sala de aula e o ensino relacionado pesquisa. O exerccio docente na formao do professor de matemtica. A observao e o diagnstico da realidade escolar no ensino fundamental. Planejamento, execuo e avaliao mdulos de ensino atravs de atividades para o ensino de matemtica no nvel fundamental. PRTICA DE ENSINO DE MATEMTICA II Ementa:

Experincias em educao matemtica na sala de aula e o ensino relacionado a pesquisa.. O exerccio docente na formao do professor de matemtica. A observao e o diagnstico da realidade escolar no ensino mdio. Planejamento, execuo e avaliao mdulos de ensino atravs de atividades para o ensino de matemtica no nvel mdio. TEORIA DOS NMEROS Ementa: Induo Matemtica, Divisibilidade, Mximo Divisor Comum, Algoritmo de EuclidesMnimo Mltiplo Comum, Nmeros Primos, Equaes Diofantinas Lineares, Congruncias, Congruncia Lineares, Sistemas de Congruncias Lineares, Teorema de Fermat e Wilson, Divisores de Um Inteiro e Funes Aritmticas. ANLISE REAL Ementa: Nmeros Reais; Sequncias e Sries; Funes; Continuidade; Diferenciabilidade e Integrao. ORIENTAO DE TCC I Ementa: Orientaes para elaborao e execuo do projeto de TCC, Coleta de dados; pesquisa bibliogrfica; orientaes para elaborao do TCC. ORIENTAO DE TCC II Ementa: Orientaes para elaborao do TCC. Elaborao do TCC. Apresentao do TCC ATIVIDADES COMPLEMENTARES Ementa: Atividades terico-prticas relacionadas com a formao do licenciado em Matemtica. Oficina sobre Tcnica Vocal Aplicada a Educao; Cursos de curta durao sobre Ingls Instrumental; Fruns de discusses sobre Polticas Educacionais, Educao Inclusiva, Projetos Educacionais. Participao e/ou apresentao de trabalhos em eventos de natureza didtico-cientfica como congressos e seminrios sobre Matemtica ou Educao Matemtica.

You might also like