You are on page 1of 7

CONVENO 148 DA OIT

Conveno aprovada pelo Decreto-Legislativo n. 56, de 8 de outubro de 1981 e promulgada pelo Decreto n. 93.413, de 15 de outubro de 1986 (DOU de 16.10.86 e retif. de 17.10.86). Parte I - Campo de Aplicaes e Definies Parte II - Disposies Gerais Parte III - Medidas de Preveno e de Proteo Parte IV - Medidas de Aplicao Conveno sobre o Meio Ambiente de Trabalho (Contaminao do Ar, Rudo e Vibraes), 1977 Conveno sobre a Proteo dos Trabalhadores contra os Riscos Profissionais devidos Contaminao do Ar, ao Rudo e s Vibraes no Local de Trabalho. A Conferncia Geral da Organizao Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra pelo Conselho de Administrao da Repartio Internacional do Trabalho, e tendo-se ali reunido em 1 de junho de 1977, em sua sexagsima terceira reunio; Lembrando as disposies das Convenes e Recomendaes Internacionais do Trabalho pertinentes, e, em especial, a Recomendao sobre a proteo da Sade dos Trabalhadores, 1953; a Recomendao sobre os Servios de Medicina do Trabalho, 1959; a Conveno e a Recomendao sobre Proteo contra as Radiaes, 1960; a Conveno e a Recomendao sobre a Proteo da Maquinaria, 1963; a Conveno sobre as Prestaes em Caso de Acidentes de Trabalho e Enfermidades Profissionais, 1964; a Conveno e a Recomendao sobre a Higiene (Comrcio e Escritrios), 1964; a Conveno e a Recomendao sobre o Cncer Profissional, 1974; Depois de haver decidido adotar diversas propostas relativas ao meio ambiente de trabalho: contaminao atmosfrica, rudo e vibraes, questo que constitui o quarto ponto da Agenda da reunio, e Depois de haver decidido que as referidas propostas tomassem a forma de uma Conveno Internacional, Adota, aos vinte de junho do ano de mil novecentos e setenta e sete, a presente Conveno, que poder ser mencionada como a "Conveno sobre o Meio Ambiente de Trabalho (Contaminao do Ar, Rudo e Vibraes), 1977":

PARTE I - CAMPO DE APLICAES E DEFINIES Art. 1 - 1. A presente Conveno aplica-se a todos os ramos de atividade econmica. 2. Todo Membro que ratifique a presente Conveno, depois de consultar as organizaes representativas de empregadores e de trabalhadores interessadas, se tais organizaes existirem, poder excluir de sua aplicao os ramos de atividade econmica em que tal aplicao apresente problemas especiais de certa importncia. 3. Todo Membro que ratifique a presente Conveno dever enumerar, no primeiro relatrio que apresente sobre a aplicao da Conveno, de acordo com o art. 22 da Constituio da Organizao Internacional do Trabalho, os ramos que houvessem sido excludos em virtude do pargrafo 2 deste artigo, explicando os motivos da referida excluso, e indicando em relatrios subseqentes o estado da legislao e da prtica sobre os ramos excludos e o grau em que se aplica ou se prope a aplicar a Conveno a tais ramos. Art. 2 - 1. Todo Membro poder, em consulta com as organizaes representativas de empregadores e de trabalhadores, se tais organizaes existirem, aceitar separadamente as obrigaes previstas na presente Conveno, no que diz respeito: a) contaminao do ar; b) ao rudo; c) s vibraes. 2. Todo Membro que no aceite as obrigaes previstas na Conveno a respeito de uma ou vrias categorias de riscos dever indic-las no instrumento de ratificao e explicar os motivos de tal excluso no primeiro relatrio sobre a aplicao da Conveno, que submeta nos termos do art. 22 da Constituio da Organizao Internacional do Trabalho. Nos relatrios subseqentes dever indicar o estado da legislao e da prtica sobre qualquer categoria de riscos que tenha sido excluda, e o grau em que se aplica ou se prope aplicar a Conveno a tal categoria. 3. Todo Membro que, no momento da ratificao, no tenha aceito as obrigaes previstas na Conveno relativas a todas as categorias de riscos, dever posteriormente notificar o Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho, quando julgue que as circunstncias o permitem, que aceita tais obrigaes com respeito a uma ou vrias das categorias anteriormente excludas. Art. 3. Para fins da presente Conveno: a) a expresso "contaminao do ar" compreende o ar contaminado por substncias que, qualquer que seja seu estado fsico, sejam nocivas sade ou contenham qualquer outro tipo de perigo; b) o termo "rudo" compreende qualquer som que possa provocar uma perda de audio ou ser nocivo sade ou contenha qualquer outro tipo de perigo; c) o

termo "vibraes" compreende toda vibrao transmitida ao organismo humano por estruturas slidas e que seja nociva sade ou contenha qualquer outro tipo de perigo. PARTE II - DISPOSIES GERAIS Art. 4 - 1. A legislao nacional dever dispor sobre a adoo de medidas no local de trabalho para prevenir e limitar os riscos profissionais devidos contaminao do ar, ao rudo e s vibraes, e para proteger os trabalhadores contra tais riscos. 2. Para a aplicao prtica das medidas assim prescritas poder-se- recorrer adoo de normas tcnicas, repertrios de recomendaes prticas e outros meios apropriados. Art. 5 - 1. Ao aplicar as disposies da presente Conveno, a autoridade competente dever atuar em consulta com as organizaes interessadas mais representativas de empregadores e de trabalhadores. 2. Os representantes dos empregadores e dos trabalhadores estaro associados na elaborao das modalidades de aplicao das medidas prescritas de acordo com o art. 4. 3. Na aplicao das medidas prescritas em virtude da presente Conveno, dever ser estabelecida colaborao a mais estreita possvel, em todos os nveis, entre empregadores e trabalhadores. 4. Os representantes do empregador e os representantes dos trabalhadores da empresa devero ter a possibilidade de acompanhar os agentes de inspeo no controle da aplicao das medidas prescritas de acordo com a presente Conveno, a menos que os agentes de inspeo julguem, luz das diretrizes gerais da autoridade competente, que isso possa prejudicar a eficcia de seu controle. Art. 6 - 1. Os empregadores sero responsveis pela aplicao das medidas prescritas. 2. Sempre que vrios empregadores realizarem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, tero o dever de colaborar para aplicar as medidas prescritas, sem prejuzo da responsabilidade de cada empregador quanto sade e segurana dos trabalhadores que emprega. Nos casos apropriados, a autoridade competente dever prescrever os procedimentos gerais para efetivar esta colaborao.

Art. 7 - 1. Dever obrigar-se aos trabalhadores a observncia das normas de segurana destinadas a prevenir e a limitar os riscos profissionais devidos contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho, e a assegurar a proteo contra tais riscos. 2. Os trabalhadores ou seus representantes tero direito a apresentar propostas, receber informaes e orientaes, e a recorrer a instncias apropriadas, a fim de assegurar a proteo contra riscos profissionais devidos contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho. PARTE III - MEDIDAS DE PREVENO E DE PROTEO Art. 8 - 1. A autoridade competente dever estabelecer os critrios que permitam definir os riscos da exposio contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho, e a fixar, quando cabvel, com base em tais critrios, os limites de exposio. 2. Ao elaborar os critrios e ao determinar os limites de exposio, a autoridade competente dever tomar em considerao a opinio de pessoas tecnicamente qualificadas, designadas pelas organizaes interessadas mais representativas de empregadores e de trabalhadores. 3. Os critrios e limites de exposio devero ser fixados, completados e revisados a intervalos regulares, de conformidade com os novos conhecimentos e dados nacionais e internacionais, e tendo em conta, na medida do possvel, qualquer aumento dos riscos profissionais resultante da exposio simultnea a vrios fatores nocivos no local de trabalho. Art. 9. Na medida do possvel, dever-se- eliminar todo risco devido contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho: a) mediante medidas tcnicas aplicadas s novas instalaes e aos novos mtodos no momento de sua elaborao ou de sua instalao, ou mediante medidas tcnicas aduzidas s instalaes ou operaes existentes, ou quando isto no seja possvel; b) mediante medidas complementares de organizao do trabalho. Art. 10. Quando as medidas adotadas em conformidade com o art. 9 no reduzam a contaminao do ar, o rudo e as vibraes no local de trabalho a limites especificados de acordo com o art. 8, o empregador dever proporcionar e conservar em bom estado o equipamento de proteo pessoal apropriado. O empregador no dever obrigar um trabalhador a trabalhar sem equipamento de proteo pessoal previsto neste Artigo.

Art. 11 - 1. O estado de sade dos trabalhadores expostos ou que possam estar expostos aos riscos profissionais devidos contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho dever ser objeto de controle, a intervalos apropriados, segundo as modalidades e nas circunstncias fixadas pela autoridade competente. Este controle dever compreender um exame mdico anterior ao emprego e exames peridicos, conforme determine a autoridade competente. 2. O controle previsto no pargrafo 1 do presente Artigo no dever implicar em despesa para o trabalhador. 3. Quando, por razes mdicas, seja desaconselhvel a permanncia de um trabalhador em uma funo sujeita exposio contaminao do ar, ao rudo ou s vibraes, devero ser adotadas todas as medidas compatveis com a prtica e as condies nacionais para transferi-lo para outro emprego adequado ou para assegurar-lhe a manuteno de seus rendimentos, mediante prestaes da previdncia social ou por qualquer outro meio. 4. As medidas tomadas para aplicar a presente Conveno no devero afetar desfavoravelmente os direitos dos trabalhadores previstos na legislao sobre a previdncia social ou seguros sociais. Art. 12. A atualizao de processos, substncias, mquinas ou materiais que sero especificados pela autoridade competente que impliquem em exposio dos trabalhadores aos riscos profissionais devidos contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho, dever ser comunicada autoridade competente, a qual poder, conforme o caso, autoriz-la, de conformidade com as modalidades determinadas ou proibi-la. PARTE IV - MEDIDAS DE APLICAO Art. 15. Segundo as modalidades e nas circunstncias fixadas pela autoridade competente, o empregador dever designar pessoa competente ou recorrer a servio especializado, comum ou no a vrias empresas, para que se ocupe das questes de preveno e limitao da contaminao do ar, do rudo e das vibraes no local de trabalho. Art. 16. Todo Membro dever: a) adotar, por via legislativa ou por qualquer outro mtodo conforme a prtica e as condies nacionais, as medidas necessrias, includo o estabelecimento de sanes apropriadas, para dar efeito s disposies da presente Conveno;

b) promover servios de inspeo apropriados para velar pela aplicao das disposies da presente Conveno ou certificar-se de que se exerce uma inspeo adequada. Art. 17. As ratificaes formais desta Conveno devero ser comunicadas ao Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho para registro. Art. 18 - 1. Esta conveno ser obrigatria apenas para aqueles Membros da Organizao Internacional do Trabalho cujas ratificaes tenham sido registradas junto ao Diretor-Geral. 2. Esta Conveno entrar em vigor 12 meses aps a data em que tenham sido registradas junto ao Diretor-Geral as ratificaes de dois Membros. 3. A partir de ento, esta Conveno entrar em vigor para cada Membro, doze meses aps a data em que sua ratificao tenha sido registrada. Art. 19 - 1. Todo Membro que tenha ratificado esta Conveno poder, no trmino de um perodo de dez anos, a partir da data em que entrou em vigor pela primeira vez, denunciar a Conveno em seu conjunto ou uma ou vrias das categorias de riscos a que se refere o Artigo 2, atravs de um ato comunicado ao Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho, para registro. Tal denncia surtir efeito um ano depois da data em que tenha sido registrada. 2. Todo Membro que tenha ratificado esta Conveno e que no exera, durante o ano seguinte expirao do perodo de dez anos mencionado no pargrafo anterior, o direito de denncia previsto neste Artigo, estar obrigado por outro perodo de dez anos e, a partir de ento, poder denunciar esta Conveno ao trmino de cada perodo de dez anos, nos termos previstos neste Artigo. Art. 20 - 1. O Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho dever comunicar a todos os Membros da Organizao Internacional do Trabalho o registro de todas as ratificaes, declaraes e denncias comunicadas pelos Membros da Organizao. 2. Ao comunicar aos Membros da Organizao o registro da segunda ratificao, o Diretor-Geral chamar a ateno dos Membros para a data em que a Conveno entrar em vigor. Art. 21. O Diretor-Geral da Repartio Internacional do Trabalho comunicar ao Secretrio-Geral das Naes Unidas, para fins de registro e de conformidade com o Artigo 102 da Carta das Naes Unidas, uma informao completa sobre todas as ratificaes, declaraes e atos de denncia registrados por ele, de acordo com os termos dos Artigos precedentes.

Art. 22. Toda vez que julgue necessrio, o Conselho de Administrao da Repartio Internacional do Trabalho apresentar Conferncia um relatrio sobre a aplicao da Conveno e examinar a convenincia de ser colocada na Agenda da Conferncia a questo de sua reviso total ou parcial. Art. 23 - 1. Caso a Conferncia adote nova Conveno que modifique total ou parcialmente a presente Conveno, ento, a menos que a nova Conveno determine em contrrio: a) a ratificao por um Membro da nova Conveno modificativa implicar, ipso jure, na denncia imediata da presente Conveno, no obstante as determinaes do Artigo 19, quando a nova Conveno modificativa tenha entrado em vigor; b) a partir da data da entrada em vigor na nova Conveno modificativa, a presente Conveno deixar de estar aberta ratificao pelos Membros. 2. Esta Conveno entrar em vigor, em sua forma e contedo originais, para aqueles Membros que a tenham ratificado, mas que no tenham ratificado a Conveno modificativa. Art. 24. As verses em ingls e francs do texto desta Conveno so igualmente autnticas.

You might also like