You are on page 1of 12

[GLOSSARIO][FAQ] - Android

Busquei uma FAQ ou Glossario mais completo o possivel para quem tem duvidas ou esta chegando agora neste mundo Android, a mais completa foi a FAQ Brasil Droid, todos os crditos so deles.

Esta FAQ uma adaptao da FAQ deles.

ndice da FAQ

A - Android bsico, conceitos e terminologia 1) O que ROM? 2) Quais so os principais componentes de uma ROM? 3) O que um kernel? 4) O que bootloader? 5) O que Recovery? 6) O que modo Download? 7) O que ClockWorkMod, ou CWM? 8) Como o Android gerencia a memria interna? 9) O que significa "mover aplicativos para o armazenamento USB" e como faz-lo? 10) Quais so as verses do Android e o que muda em cada uma delas? 11) O que significa wipe e quais tipos de wipe existem?

B - Customizando o seu aparelho 1) O que Root, quais as vantagens/riscos e como faz-lo? 2) O que brick?

3) Como aplicar uma ROM customizada? 4) Qual a melhor ROM? 5) Como fazer um Backup da ROM original antes de aplicar uma ROM custom? 6) O que o ADB e como us-lo? 7) Verificando a integridade de arquivos (ROM, kernel, tema, etc.) baixados da Internet 8) O que uma ROM AOSP?

C - Personalizando o visual do seu aparelho 1) O que um tema? 2) O que bootlogo e bootanimation? 3) O que Launcher? 4) Qual a diferena entre ROM Odexada e Deodexada?

D - Demais perguntas 1) Como otimizar o consumo de bateria do meu Android? 2) Porque a bateria indica carregada 100% e quando tiro mostra 97 ou 98%? 3) Perdi o 3G depois de aplicar uma ROM customizada, o que fazer? 4) Por que no consigo mais encontrar alguns aplicativos no Market depois de ter aplicado uma ROM custom? 5) Meu Android consume muita bateria, por que??? 6) Como fazer com que os aplicativos usem o SD Card externo ao invs do interno? 7) Como configurar um proxy no Android? 8) Qual a diferena entre H e 3G? 9) O que so as APNs e como configur-las?

E - FAQ Especfica do aparelho Galaxy SIII

A - Android bsico, conceitos e terminologia A - Android bsico, conceitos e terminologia

1) O que ROM? ROM (Read Only Memory) , de uma maneira bem resumida, o software que roda em seu aparelho. Tambm chamado de firmware, que significa um software que executado a partir de um dispositivo de memria um chip, que em teoria no precisa de atualizaes constantes (por isso Read Only). Por isso, atualizar um firmware tambm conhecido por flashear no uma operao to simples como copiar um arquivo para um disco.

Importante! Tecnicamente, uma ROM tambm inclui outros componentes, como o kernel, o bootloader (explicados mais abaixo) e outros. Para efeitos dessa FAQ, chamaremos de ROM a parte do sistema operacional que faz a interface com o usurio e os aplicativos nativos, ou seja, a camada mais alta do sistema.

Existem ROMs stock (as que vm no aparelho) e as custom (customizada por desenvolvedores, para dar mais performance, ou mais funcionalidade, etc). ROMs stock geralmente vm com bootloader e kernel, enquanto que as custom, no.

2) Quais so os principais componentes de uma ROM? Geralmente, uma ROM composta de trs partes: - O cdigo em si (tambm chamado PDA). Ali esto todos os programas bsicos do sistema, mais os aplicativos nativos. - O Modem (tambm chamado de Phone, ou baseband verso de banda de base) o rdio de seu aparelho, responsvel pelo Wi-Fi, Bluetooth, GPS e 3G/2G/GSM. Modems diferentes podem ter impacto na qualidade do sinal de GPS, recepo de sinal 3G, consumo de bateria, etc. - o CSC (Customer Specific Customization) so as customizaes especficas para a rede de celular daquela pas/regio, mais alguns aplicativos/tradues especficos para uma lngua/regio.

3) O que um kernel?

Kernel o componente do sistema operacional responsvel pela interface com o hardware, ou seja, a camada mais baixa do sistema. No caso do Android, o kernel um Linux. Assim como a ROM, existem kernel stock e custom.

4) O que bootloader? o primeiro cdigo a ser executado quando o aparelho ligado e executa uma funo simples: carregar o kernel. Problemas no bootloader podem brickar o aparelho.

5) O que Recovery? Recovery pode ser considerado um boot alternativo do Android, que leva a um terminal com funes avanadas de recuperao e manuteno do dispositivo. No Recovery, possvel realizar funes como: - backup e restore completo (e parcial) do sistema e dos dados - Wipe (ou factory reset): apagar todos os dados e aplicativos instalados no dispositivo, retornando-o a um estado limpo. - aplicar uma nova ROM, ou um novo tema - limpar os caches do sistema - e outros

6) O que modo Download? um boot alternativo (como o Recovery), que habilita o aparelho a receber uma atualizao, estando conectado a um PC.

7) O que ClockWorkMod, ou CWM? ClockworkMod (CWM) o programa mais utilizado nos kernels custom para executar as funes de recovery. Sua interface uma tela preta com letras verdes, como um terminal de computador antigo. Praticamente todos os kernels custom j vm com CWM, mas os kernels stock no.

8) Como o Android gerencia a memria interna? MEMORIA RAM - onde os aplicativos trabalham de forma semelhante ao computador PC.

MEMORIA DE DISCO (tipo HD) que pode ser interna, no seu caso (16GB) MEMORIA DE DISCO (tipo HD) que pode ser at 32 GB, com um microSD.

9) O que significa "mover aplicativos para o armazenamento USB" e como faz-lo? Essa funcionalidade, tambm conhecida como "mover aplicativos para o SD Card" est disponvel desde o Froyo (2.2). Anteriormente, era necessrio utilizar ferramentas auxiliares (conhecidas como "App2SD") para isso. O objetivo mover aplicativos para um espao prdeterminado do SD Card, liberando espao da memria interna. Nem todos aplicativos podem ser movidos, isso depende do desenvolvedor. Caso disponvel, no momento da instalao oferecida a oportunidade de mov-la.

Como mover os aplicativos j instalados? V em "Configuraes", "Aplicaes", "Gerencias Aplicaes". Ao escolher um aplicativo, o boto "Mover para armazenamento USB" estar disponvel ou no, conforme o caso.

10) Quais so as verses do Android e o que muda em cada uma delas? Veja todo o histrico de verses aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Android_version_history

11) O que significa wipe e quais tipos de wipe existem? Wipe, em ingls, significa limpar. Em linguagem Android, significa apagar dados de uma ROM (ou kernel), seja para corrigir erros, seja para instalar uma nova ROM. O wipe executado no recovery.

De uma maneira simplificada, esses so os trs tipos de wipe mais usados (os nomes podem mudar um pouco): - Wipe data (ou factory reset) - apaga todos os dados do usurio (programas e dados), voltando o aparelho situao original de fbrica. Essa operao no reversvel! - Wipe cache partition - apaga a rea de dados temporria do Android (no h perda de dados do usurio). Essa rea reconstruda automaticamente medida em que o Android vai sendo executado. a primeira opo de correo de comportamento anormal de um aparelho Android. - Wipe Dalvik cache - apaga a rea de dados temporria da Dalvik Virtual Machine (um componente do sistema operacional Android). Essa rea reconstruda automaticamente no

primeiro boot subsequente. recomendvel quando for aplicado um tema ou qualquer operao que instale/atualize aplicativos via recovery.

Esses trs wipes so sempre recomendveis antes da instalao de uma nova ROM. Exceo para o caso em que o desenvolvedor disser explicitamente que no necessrio.

Alm deles, existem mais trs tipos de limpeza no Android, que no so chamados de wipe. - Format /system - esse comando do recovery formata a partio do sistema, apagando toda a ROM existente, e utilizado antes de instalar uma nova ROM. Cuidado pois, uma vez feito no ser mais possvel bootar no Android (somente em recovery), portanto deve ser imediatamente seguido da instalao de uma nova ROM. - Limpar o cache de um aplicativo - essa uma opo dentro do menu de Configuraes / Aplicativos. Serve para limpar a rea de trabalho temporria daquele aplicativo especfico, e usada para corrigir comportamento anormal daquele aplicativo. No h perda de dados do usurio. - Limpar os dados de um aplicativo - localizada no menu de Configuraes / Aplicativos. Nesse caso, todos os dados do usurio daquele aplicativo so zerados (o cache do aplicativo tambm) e o mesmo volta ao estado em que estava quando foi instalado, sem dados.

B - Customizando o seu aparelho B - Customizando o seu aparelho

1) O que Root, quais as vantagens/riscos e como faz-lo? Root (raiz, em ingls), significa conceder acesso de administrador (ou superuser SU) ao sistema. Com esse acesso, possvel ter controle total e realizar alteraes no funcionamento do Android, como: - Excluso de aplicativos nativos indesejados - Aplicao de ROMs custom e temas - Execuo de atividades como: backup da ROM, overclock e underclock da CPU, tethering (usar o celular como roteador do sinal 3G para outros equipamentos) - E outros

As desvantagens do Root so: - Um aparelho no rooteado j foi testado pelo fabricante naquela configurao e igual ao utilizado por milhares de outras pessoas. Um rooteado, por ser aberto a modificaes no corao do sistema, quase que individual. Consequentemente, tende a ser menos estvel que um no rooteado. - Possvel perda da garantia. Por isso a pergunta sobre fazer backup da ROM original, mais abaixo. - Perda da possibilidade de upgrades oficiais (mas existem solues para isso) - Possibilidade de fazer uma grande besteira (veja brick, abaixo) O acesso root definido no kernel. Portanto, a melhor maneira de habilitar o root trocar de kernel.

Veja como fazer o Root Clique Aqui

2) O que brick? Brick significa tijolo em ingls, e o termo usado quando um aparelho tem problemas ao ser flasheado e fica irremediavelmente intil, s servindo como peso de papel...

3) Como aplicar uma ROM customizada? Pelo Recovery ou atravs de uma conexo com um PC, rodando um aplicativo especfico para aquele aparelho. Veja as instrues especficas da ROM que voc quer aplicar.

4) Qual a melhor ROM? No existe melhor ROM! Existe a melhor para o seu uso e s voc pode dizer isso: algumas pessoas privilegiam o aspecto visual, outras preferem mais velocidade, etc. Experimente e decida.

5) Como fazer um Backup da ROM original antes de aplicar uma ROM custom? Por que fazer isso? Para que, caso seja necessrio levar o aparelho para a assistncia tcnica, no haja problema de perda de garantia por ter mudado a ROM original (da Claro, Vivo, etc). Para simplificar, no se preocupe em fazer backup de sua ROM stock, e sim em saber se algum j disponibilizou isso.

6) O que o ADB e como us-lo? ADB (Android Debug Bridge), que como o nome diz uma ponte para debugar o sistema Android. Como ele possvel realizar vrias operaes: instalar aplicativos, trocar arquivos entre o aparelho e o computador, utilizar o shell (linha de comando do linux) entre outras operaes.

7) Verificando a integridade de arquivos (ROM, kernel, tema, etc.) baixados da Internet Ao baixarmos um arquivo da Internet, possvel que por algum motivo o arquivo venha corrompido. Se for uma foto, por exemplo, pode ser que alguns pixels fiquem com a cor errada. Mas se for uma ROM, isso pode causar comportamentos imprevisveis no aparelho. Para isso, importante verificar a integridade do arquivo antes de aplic-lo em seu aparelho.

8) O que uma ROM AOSP? ROMs AOSP (Android Open Source Project) so aquelas derivadas do cdigo-fonte original do Android, ou seja sem customizaes de qualquer fabricante; so mais parecidas com as do Nexus S. Como exemplo temos a do CyanogenMod 7 e a MIUI 2.3.4. J as ROMs stock so derivadas do cdigo-fonte de cada fabricante e com as customizaes destes.

C - Personalizando o visual do seu aparelho C - Personalizando o visual do seu aparelho

1) O que um tema? um conjunto de atributos visuais (cores, tipos de fontes, cones e outros) que permitem alterar o visual de uma ROM. Temas so normalmente aplicados via Recovery e nem todas as ROMs permitem a aplicao de temas.

2) O que bootlogo e bootanimation? Bootlogo uma imagem esttica exibida assim que o aparelho ligado. A alterao do bootlogo normalmente envolve alterar o bootloader, o que deve ser feito com cuidado. Cada aparelho possui um procedimento especfico.

Bootanimation uma animao, executada logo aps o bootlogo. Cada ROM normalmente tem a sua prpria bootanimation personalizada.

3) O que Launcher? Launcher o aplicativo que d a "cara" da tela principal do Android. ele que exibe os aplicativos de forma organizada para o usurio, pode permitir diversas telas, atalhos, etc. Toda ROM vem com um Launcher, que pode ser substitudo.

no Launcher que temos a maior parte de nossa interao com o Android, portanto voc deve escolher um que se adapte melhor ao seu jeito de utilizar o aparelho, no o contrrio. Existem dezenas de Launchers disponveis, basta procurar no Android Market.

Uma vez escolhido e instalado o Launcher, esse aplicativo no aparece para ser executado como os demais aplicativos do seu Android. Para execut-lo, a primeira ao apertar o boto de Home. Se aparecer uma tela perguntando qual aplicativo voc deseja executar, escolha o seu novo Launcher e divirta-se.

Entretanto, nem sempre essa tela de seleo aparece. A soluo ento ir em Configurao / Aplicaes / Gerenciar aplicaes. Localize o seu Launcher default. Voc talvez precise ir na aba "Todos" para encontra-lo (o Twlauncher aparece como "com.sec.android.app.twlauncher"). Uma vez encontrado, clique em "Limpar padres". Volte at a tela principal e aperte o boto Home.

Se quiser voltar ao Launcher default, basta seguir os passos acima e limpar os padres do novo Launcher.

4) Qual a diferena entre ROM Odexada e Deodexada? Em um sistema Android, os aplicativos vm empacotados em arquivos com extenso .apk. Dentro desses .apk, existem arquivos .odex, que so algo como pedaos da aplicao, prcarregados antes do boot. Isso chamado de ROM odexada.

Isso resulta em otimizao do tempo de boot. Por outro lado, o fato de ter pedaos dos aplicativos espalhados, faz com que seja muito difcil alter-los uma vez instalados no aparelho. E exatamente isso que um tema faz: alterar um aplicativo no aparelho.

Para resolver esse problema, existe o processo de deodexar uma ROM. Isso significa reempacotar os arquivos .odex de volta para dentro dos respectivos .apks.

Em resumo, a principal vantagem de uma ROM deodexada a possibilidade de aplicar temas. A desvantagem o maior tempo de boot (na verdade, apenas no primeiro boot aps aplicao da ROM ou aps limpar o Dalvik Cahe; os boots subsequentes no so impactados).

J para a ROM odexada, as vantagens/desvantagens so exatamente invertidas.

D - Demais perguntas D - Demais perguntas

1) Como otimizar o consumo de bateria do meu Android? (ATENO, ESTE TESTE FOI REALIZADO COM UM GALAXY SI)

1 - (USO) V em (Aplicaes/ Conexes sem fio e rede/Redes moveis/Modo de rede (escolha apenas GSM (2G), d para ficar conectado via Messenger, whatsapp e google talk, funciona sem crise em 2G (GSM apenas)), (3G = vilo de gasto); 2 - (USO) V em (Aplicaes/Config/Contas e sincronizao (outro vilo de consumo 15% de gasto de bateria durante a noite)/Dados em segundo plano (desmarquei) 3 - (USO) Desabilitei login automtico no Gtalk ao ligar 9se tiver interesse)... tb deu uma aliviada no consumo 4 - Desinstalao do aplicativo OTA Updater (se tiver); 5 - Apagar Telocationprovider.apk - desinstalao do aplicativo "Telocation Provider" se houver 6 - Desabilite o firewall 7 - Qdo usar o wifi, desligue a conexo de dados! Pois o SGS preferencialmente usa o wifi, mas ele deixa o 3g ativo em 2o plano gastando mais bateria! 8 - (Usurio avanado essa) Desabilitar o HSDPA e deixar somente o 3G ativo no cel disk esse code: *#301279# e escolha: Click [2] CHANGE HSPA REVISION

Click [1] RELEASE 99 (HSPA OFF) Then you should see something like: CHANGE_R99 HSDPA OFF, HSUPA OFF 9 (USO) Desative os wallpapers animados (podem dar problema alm de consumir bateria); 10 - (USO) Desative a opo vibrar ao tocar na tela do celular.

2) Porque a bateria indica carregada 100% e quando tiro mostra 97 ou 98%? Uma hiptese possvel: O desenvolvedor programou que o aparelho exiba o valor de 100% de carga independente da leitura do sistema porque o usurio poderia aguardar que o aparelho atingisse 100% de carga (o que nunca aconteceria). Assim, o procedimento de se efetuar a "calibragem" da bateria quando seu nvel inferior a 100% por desgaste enganar ao sistema e a si mesmo.

3) Perdi o 3G depois de aplicar uma ROM customizada, o que fazer? instale o APN Brasile resolva o problema...

4) Por que no consigo mais encontrar alguns aplicativos no Market depois de ter aplicado uma ROM custom? Existem duas opes: - Isso pode ser causado pelo filtro de contedo do Android Market, e depende do nvel de filtro default dessa ROM. V no aplicativo Market, entre em Configuraes e ajuste o filtro de contedo (provavelmente para o nvel mais alto). - Um erro nos parmetros da ROM. Veja como consertar aqui: http://brasildroid.com.br/galaxy-s-i...html#post39033

5) Meu Android consume muita bateria, por que??? Sera postado posteriormente

6) Como fazer com que os aplicativos usem o SD Card externo ao invs do interno? Alguns aparelhos Android possuem um SD Card interno (fixo) e outro externo (removvel). O SD Card interno, que o padro, pode ser pequeno para alguns aplicativos grandes, que no tm flexibilidade quanto localizao dos arquivos de dados (Ex.: jogos da gameloft, GPS Sygic Aura, etc).

7) Como configurar um proxy no Android? Ser Informado posteriormente

8) Qual a diferena entre H e 3G? "H+" significa HSDPA+ (rede 3.5G, em alguns pases vendida como 4G) "3G" pode significar qualquer coisa entre o HSDPA+ e EDGE "E" significa EDGE (2.5G) "G" significa GPRS (2G)

9) O que so as APNs e como configur-las? APN significa Access Point Name. Em resumo, um identificador que permite a um dispositivo mvel se conectar Internet. Cada operadora de celular tem seus APNs pr-definidos, os aparelhos comprados das operadores j vm configurados. Sem APNs devidamente configuradas, impossvel acessar a rede de dados ou enviar mensagens multimdia.

You might also like