You are on page 1of 4

1) Fixismo era uma doutrina ou teoria filosfica bem aceita no sculo XVIII.

O fixismo propunha na biologia que todas as espcies foram criadas tal como so por poder divino, e permaneceriam assim, imutveis, por toda sua existncia, sem que jamais ocorressem mudanas significativas na sua descendncia. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francs Georges Cuvier. A teleologia tambm conhecida por finalismo, propunha que todos os processos da natureza teriam um proposito e um fim determinado. O exemplo mais comum era o desenvolvimento dos organismos, cujos ovos fertilizados deveriam passar por diversas fases para chegar a sua meta final: o individuo adulto.

2- A) Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais: Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Lei da transmisso dos caracteres adquiridos : alteraes provocadas em determinadas caractersticas do organismo, pelo uso e desuso, so transmitidas aos descendentes. A teoria de Lamarck no aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro bsico: as caractersticas adquiridas no so hereditrias. Verificou-se que as alteraes em clulas somticas dos indivduos no alteram as informaes genticas contida nas clulas germinativas, no sendo, dessa forma, hereditrias.

B) Os princpios bsicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo: Os indivduos de uma mesma espcie apresentam variaes em todos os caracteres, no sendo, portanto, indenticos entre si.

Todo organismo tem grande capacidade de reproduo, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam idade adulta. O nmero de indivduos de uma espcie mantido mais ou menos constante ao longo das geraes. Assim, h grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivduos poucos atingem a maturalidade, o que mantm constante o nmero de indivduos na espcie. Na "luta" pela vida, organismos com variaes favorveis s condies do ambiente onde vivem tm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variaes menos favorveis. Os organismos com essas variaes vantajosas tm maiores chances de deixar descendentes. Como h transmisso de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variaes vantajosas. Assim , ao longo das geraes, a atuao da seleo natural sobre os indivduos mantm ou melhora o grau de adaptao destes ao meio. C) Com a viagem ao redor do Mundo, Darwin pde observar a grande variabilidade de espcies, dando-lhe uma viso diferente da natureza e sugerindo-lhe idias bsicas sobre a evoluo. Ele visitou diversas regies do globo terrestre e teve condies de perceber uma interessante relao entre fsseis e espcies viventes na poca e mecanismos de adaptao de espcies relacionados ao ambiente e ao modo de vida destes.

D) O Gafanhoto verde porque vive na grama uma ideia de Lamark , pois seguindo esse raciocnio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa caracterstica para os descendentes. J para Darwin seria O Gafanhoto vive na grama porque verde! Segundo esse raciocnio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas caractersticas.

3) A) Um fssil qualquer vestgio de um ser vivo que habitou o nosso planeta em tempos remotos, como uma parte do corpo, uma pegada e uma impresso corporal. O estudo dos fsseis permite deduzir o tamanho e a forma dos organismos que os deixaram, possibilitando a reconstruo de uma imagem, possivelmente parecida, dos animais quando eram vivos.

B) rgos homlogos so rgos que tm origem embrionria semelhante, porm podem ou no desempenhar as mesmas funes. Isso nos leva a crer que diferentes seres vivos tiveram um ancestral comum, que, conforme evolua, originou novas espcies, desenvolvendo e adaptando os rgos de acordo com suas necessidades. Por exemplo: brao humano, asas de morcego, nadadeiras anteriores de um golfinho. rgos anlogos so rgos que tm a mesma funo em diferentes tipos de seres vivos, mas que possuem origem embrionria e estruturas diferentes. Exemplo: Espinhos nos cactos e nas eufrbias; asas nos insetos e nas aves; corpo alongado nas cobras e lampreias; nadadeiras em tubares e golfinhos; e patas posteriores nos sapos e gafanhotos. rgos vestigiais so aqueles que, em alguns organismos, encontram-se com tamanho reduzido e geralmente sem funo, mas em outros organismos so maiores e exercem funo definitiva. Um exemplo bem conhecido de rgo vestigial no homem o apndice vermiforme

C) Os rgos vestigiais podem indicar que estes rgos foram importantes em nossos ancestrais remotos e, por deixarem de ser vantajosos ao longo da evoluo, regrediram durante tal processo. Estes rgos podem, tambm, estar presentes em determinadas espcies e ausentes em outras, mesmo ambas existindo em um mesmo perodo.

D) Porque comparando o padro de construo de diversos organismos, muitas vezes possvel determinar o grau de parentesco e a seqncia

evolutiva entre eles. A anatomia comparada tambm apresenta outra evidncia, que so os rgos vestigiais ou rudimentares aqueles que esto em via de desaparecer, pois perderam a importncia inicial para a sobrevivncia da espcie.

E) Frequentemente encontra-se em diferentes espcies protenas iguais, mas com apenas alguns aminocidos trocados, isto , protenas em que a sequncia de aminocidos a mesma excepto para dois ou trs casos. Isto ocorre devido a mutaes que o DNA sofreu, as quais so lidas pelo RNA, sendo este quem vai transmitir a informao para que a protena seja sintetizada. Deste modo, e uma vez que cada 3 bases do DNA vo dar origem a um aminocido, uma alterao de uma dessas bases, ou de mais, poder dar origem a um novo aminocido. Isto leva a crer que as protenas tiveram origem num ancestral, e que se foram alterando, depedendo da evoluo sofrida pelos indivduos. A partir disto pode afirmar-se que quanto maior for a semelhana entre as protenas de indivduos de diferentes espcies, maior tambm o grau de parentesco. Como j foi referido, o DNA, ao longo dos tempos vai sofrendo alteraes a nvel das suas bases. Embora a maioria das mutaes que ocorram no DNA sejam malficas, existem algumas que so benficas, e outras que no alteram as protenas. Isto , embora muitas vezes a ocorrncia de uma mutao traga problemas adaptativos, por vezes a alterao das "ordens" do DNA fazem mais sentido do que aquelas originais. So estas alteraes que so passadas aos descendentes e prosperam.

4) Uma adaptao qualquer caracterstica ou comportamento natural evoludo que torna algum organismo capacitado a sobreviver e a se reproduzir em seu respectivo habitat. Por exemplo, o desenvolvimento de maior capacidade pulmonar em pessoas que se mudam para regies montanhosas onde h menos oxignio

You might also like