You are on page 1of 29

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Mdulo 1

ARTE

MDULO 1

CEESVO

ORIENTAO INICIAL DE ARTE ENSINO MDIO


Caro aluno (a), seja bem-vindo (a). Voc est iniciando uma nova etapa em sua vida: seus estudos. Juntos estaremos, iniciando o curso de ARTE. importante que voc tenha conscincia da necessidade de estudar, de produzir, criar suas atividades com bastante seriedade e dedicao. O seu bom desempenho depender muito de voc. Para isso, o importante no copiar os desenhos, nem exemplos dados, eles so apenas auxiliares. Observe atentamente tudo que o rodeia. Depois, crie e sinta a satisfao de criar. Ao elaborar estes mdulos foi estabelecida uma seqncia de ligaes tericas e prticas, com exerccios referentes linguagem plstica e histria da arte. 1. Material de estudo. 1.1 Esto divididos em 2 mdulos. Em alguns mdulos sero solicitadas atividades paralelas para serem produzidas em casa. 1.2 - No faa seus exerccios nos mdulos, pois ele ser trocado por outro da srie seguinte. A troca s ser feita se estiver em perfeito estado. 1.3 Se no entender alguma atividade fique vontade para esclarecer suas dvidas junto ao professor, pois isso vai lhe ajudar e muito.

Roteiro:
Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 1 srie do Ensino Mdio. 2 srie do Ensino Mdio. 3 srie do Ensino Mdio.

ARTE

MDULO 1

CEESVO

A arte o meio de amar, ver e sentir o belo como os nossos olhos vem e o corao sente. Este mdulo muito pouco para seu mrito, mas o incio que se bem feito, dar ao seu final uma autonomia para vos longnquos ou talvez eternos. Se por acaso algumas vezes voc sentir dificuldades em algumas das tarefas a serem realizadas, no desanime, pois enfrentar obstculos e venc-los nos ajuda muito a crescer. Portanto leia e procure reproduzir o que lhe foi pedido com muita organizao, capricho e criatividade. O FUTURO PERTENCE QUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DE SEUS SONHOS. BOA SORTE!

Expressar por meio de atividades artsticas, as vivncias emocionais como forma pessoal de expresso. Desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estticos, de usar a criatividade, a iniciativa no senso de individualidade e confiana no seu discernimento ao experimentar, criar, julgar e avaliar. Adquirir e desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimenso, espao e harmonia.

ARTE

MDULO 1

CEESVO

LETRA E NMERO MODULAR.


1. Em papel quadriculado escreva seu nome, utilize o mdulo abaixo fazendo uso do lpis e rgua. Pinte com capricho.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Entendemos por design os objetos produzidos em srie pelas indstrias. A idia inicial de um produto, as etapas at a fase final chamam-se design. Os produtos do design nascem de uma colaborao entre o desenhista projetista e a indstria. O objeto vem definido, projetado em todas as suas partes. estudado o material, a forma, a funcionalidade, a matria-prima e o uso do produto em srie. Os objetos idealizados pelo design so diferentes dos objetos artesanais que tm produo limitada, j aqueles produtos feitos em srie, pela forma esttica e funcional atendem cultura e ao gosto popular. A finalidade do design era produzir industrialmente com grandes tiragens, objetos esteticamente bonitos, com preciso de uso, preo baixo de fcil acesso a todas as camadas da sociedade de consumo. Para comearmos a criar, precisamos conhecer as etapas pelas quais o designer costuma seguir que so: rafe, leiaute e artefinal. 1. Rafe significa esboo, rascunho ou croqui. O rafe passa uma idia igual do que ser feito, depois, ele apenas indica os elementos importantes que devero aparecer no anncio.

Primeiro, ele faz um rascunho (o rough, ou rafe). a hora de planejar, fazer tentativas e refazer.
5

ARTE

MDULO 1

CEESVO

2. Leiaute trabalho mais elaborado que o rafe. Contm todos os elementos visuais do anncio: tipo de letra, ilustrao, cores etc. Pelo leiaute sabemos claramente como ser o trabalho final.

Quando achar que j est bom, o artista faz um desenho mais acabado, o layout. s vezes, o cliente v o projeto nessa fase. Algumas modificaes ainda podem acontecer. 3. Arte-final o acabamento final, definitivo do trabalho de arte. a etapa da montagem do anncio, preparando-o para reproduo e impresso.

Tudo decidido, o artista faz a arte final, j com as cores e caractersticas tcnicas do produto, como a relao do material necessrio e as medidas da pea.
6

ARTE

MDULO 1

CEESVO

1. Olhe a sua volta e escolha um objeto que voc gostaria de recriar. Faa o rafe, o leiaute e arte-final. Se voc no entendeu a proposta, no se preocupe, procure orientao com seu professor. 2. Cole em seu caderno a figura de um produto que voc usa no dia-a-dia. Observe-a e faa comentrios sobre o design. prtico? Por qu? Como voc se sente ao us-lo? Seria melhor fazer alguma alterao? Qual? moderno ou tradicional? Elegante? Simples? Escolha as caractersticas que voc considerar mais importante. 3. Creio que voc j entendeu o que seja design. Ento, faa o projeto de uma luminria. Pense no material que voc vai usar, no formato, tamanho da pea e onde voc encaixar o bocal para a lmpada. Desenhe ou escreva as suas idias aqui. Depois s executar.
ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

Como voc j aprendeu sobre design, agora ns vamos falar sobre publicidade. A publicidade nasceu praticamente no sculo XIX, quando o sistema de produo em srie ganhou fora. A publicidade acabou se tornando um mecanismo milionrio, que envolve tambm muitas pessoas e pode ser aplicada em vrios setores.
7

ARTE

MDULO 1

CEESVO

A publicidade tem seus aspectos positivos e negativos: Aspectos positivos: quando lana produtos ou faz chamadas de ordem social, moral e poltica. Aspectos negativos: quando passa mensagens de violncia, de produtos que fazem mal sade, como o fumo e o lcool. Para que serve a publicidade? A publicidade responde a duas necessidades bsicas: 1. Informar os consumidores da existncia de um produto. 2. Persuadir o consumidor a comprar o produto. Chamamos de publicidade tudo o que uma agncia usa para divulgar um produto e estimular o seu consumo. A finalidade da publicidade vender um produto. As tcnicas usadas para as realizaes publicitrias so as mais variadas e dependem do tipo de comunicao a ser utilizado, podendo ser: grficas, fotogrficas, televisivas, cinematogrficas, radiofnicas, etc... Ento agora que voc j leu sobre publicidade, vamos criar uma campanha publicitria?

1. Imagine que voc abriu uma agncia de publicidade e tem que atender a um cliente que quer lanar um perfume. Comece sua campanha dando: a. nome do perfume b. forma do frasco c. organize a campanha publicitria faa o slogan, desenhe a forma do frasco, ou seja, desenhe a embalagem com nome do perfume e contedo. Voc pode fazer uma fotomontagem. Seja bastante criativo.

ARTE

MDULO 1

CEESVO

2. Agora, eu lhe dou o slogan, e voc criar o produto para ser comercializado, ou seja, far o desenho da embalagem. Preste ateno no tipo de letra que voc ir usar e a cor. Pegue um produto como exemplo e crie o seu produto. a. Flor Gard dentes sob controle O creme dental que desinfeta e possui placa antibacteriana. Recomendado para gengivas delicadas. 3. Quando voc assiste TV, voc convive com vrios anncios publicitrios; escolha um que voc gosta, um que voc no gosta e justifique.
ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

Nosso globo ocular capaz de alcanar profundidades diferentes. Elas so projetadas na nossa mente como figuras maiores e menores, dependendo da distncia em que nos encontramos do objeto observado. Por exemplo, se voc estiver em uma praia e avistar um barco em alto-mar ele lhe parecer pequeno. medida que ele for se aproximando, ficara cada vez maior, at voc enxerg-lo em tamanho real. Para se fazer um desenho de uma paisagem, por exemplo, dando a sensao de longe e de perto, devemos observar sempre: a. Em primeiro plano, o que est mais perto do observador. b. Em segundo plano, o que est mais distante do observador. J para se fazer uma colagem, voc dever elaborar um fundo se ela no tiver. Se for sobre o mar voc primeiro colocar o cu, o mar, depois barcos, gaivotas e assim sucessivamente; no esquea de antes de colar a sua paisagem procure fazer uma distribuio proporcional, isto , o que vem em 1 e 2 plano.

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Ou ento procure uma paisagem parecida com a que voc teve idia e v desenhando ou fazendo uma colagem igual a ela, ou seja, oriente-se por ela.

Van Gogh. A carroa azul (1888)

1. Faa de conta que a janela da prxima pgina a janela de sua casa. atravs dela que voc far o seu desenho de Primeiro e Segundo Plano. Escolha um local que voc ache mais adequado e olhe demoradamente a paisagem, perceba o que est mais prximo ou o que est mais longe, comece a fazer traos leves, um esboo, tenha calma; afinal desenhar deve ser um ato de prazer. Se voc gosta de boa msica coloque um som
10 10

ARTE

MDULO 1

CEESVO

s para voc, alm de criar um bonito desenho, quando terminar voc estar bem leve e relaxado.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

A luz e sombra so elementos fundamentais da linguagem visual. Com a luz e a sombra, podemos criar nas imagens efeitos de volume e espao. Um objeto no transparente luz determina uma sombra. A sombra prpria de cada objeto sobre si mesmo chamada de sombra natural. A sombra provocada por um foco de luz chamada de sombra projetada. Para dar o efeito de luz e sombra nos desenhos, ns utilizamos o lpis 6B, para criar o efeito claro e escuro. Direo de procedncia da luz e a sombra relativa. Veja um mesmo objeto (vaso) visto com sombra e a direo de onde vem a luz.
11 11

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Aparecimento da luz lateral Na parte central do vaso h uma zona de penumbra; o outro lado permanece na sombra.

Luz frontal Aparece iluminado o centro do vaso. As partes laterais esto na sombra. A zona sombreada ns no vemos, porque fica atrs do vaso. 12 12

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Luz que vem do alto Fica mais clara a parte superior do vaso. A zona central fica sombreada e a base, quase que totalmente na sombra.

Luz colocada atrs do objeto Neste caso, dizemos que contra-luz. O objeto aparece totalmente escuro. 13 13

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Faa no seu caderno. 1. Sombreie os desenhos escolhendo trs tons de luz e sombra. Imagine para o vaso maior um foco de luz lateral (azul), para o vaso menor um foco de luz frontal (vermelho) e para o vaso redondo um foco de luz que vem do alto (preto). Se voc no entendeu o exerccio, releia o texto e procure o professor para orientao. Utilize lpis de cor.

14 14

ARTE

MDULO 1

CEESVO

2. Coloque luz e sombra nos desenhos abaixo; escolha entre lateral, frontal, do alto ou de trs.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO. 15 15

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Perspectiva o modo de representar objetos com volume e paisagem com profundidade em uma superfcie plana. Os objetos parecem menores medida que se afastam da vista do observador. No desenho abaixo, observe que medida que as margens do lago se afastam dos nossos olhos, so apresentados cada vez menores, at se encontrarem em um ponto l longe.

Ponto de fuga (PF) quando voc olha para uma paisagem, ou ambiente etc. Seus olhos se direcionam automaticamente para um nico ponto, mas sem perder a imagem do todo. Este ponto para onde nossos olhos se dirigem chamado de Ponto de fuga.

Ponto de fuga
16 16

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Linha do horizonte (LH) quando voc est na praia e olha para o mar, voc tem a impresso de que o mar e o cu se encontram. Essa linha imaginria de encontro entre cu e mar, por exemplo, chamada de Linha do horizonte.

Linha do horizonte Na figura abaixo voc perceber melhor a linha do horizonte e o ponto de fuga dando a voc a noo do que seja perspectiva.

Podemos utilizar a perspectiva nas letras tambm. Como voc ver no exemplo abaixo, com estas letras voc poder fazer cartaz, capa de trabalho etc.

17 17

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Voc j leu o texto sobre perspectiva, e acredito que tenha entendido. Ento vamos fazer alguns exerccios para testar o seu aprendizado. Se voc no estiver conseguindo, ou no estiver entendendo no desanime, procure a orientao do seu professor.

1. Copie em seu caderno as letras abaixo, e utilizando o ponto de fuga (P.F) faa a perspectiva das mesmas. PF

PF

18 18

ARTE

MDULO 1

CEESVO

2. Agora que voc j entendeu o que perspectiva vamos completar a sala: o seu ponto de fuga a maaneta da porta, de l que voc ir traar, para obter a sensao de profundidade. Ento vamos tarefa: voc ir criar do lado direito: 1 um sof com dois lugares; 2 um quadro; 3 um tapete no centro da sala. Pinte o quadro, use sua criatividade e faa um trabalho bonito.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

19 19

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Portinari Mulher com filho morto.

Foto Sebastio Salgado.

20 20

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Em seu caderno responda: 1. H semelhana entre as figuras da pgina anterior? Comente. 2. As caractersticas do lugar que aparece na foto de Sebastio Salgado a mesma da obra de Portinari? 3. Para onde voc imagina que as mulheres da foto esto indo? Por qu? 4. O que as mulheres da foto podem estar carregando no saco, sobre a cabea? 5. A obra de Portinari foi pintada em 1944, observando a foto e a obra, voc acredita que as mes possam ser comparadas? Comente. 6. Em quais estados ou regies do Brasil a foto poderia ter sido tirada? 7. Voc percebe a semelhana do cu presente nas duas imagens. Isto pode ser motivo de felicidade ou de tristeza? Por qu? 8. Que nome voc daria a cada obra?

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO. 21 21

ARTE

MDULO 1

CEESVO

No final da Idade Mdia (sculo XIV e XV), graas a ascenso de alguns centros comerciais italianos, houve um grande desenvolvimento nas navegaes, pois os comerciantes precisavam de novos mercados. Com o fortalecimento do comrcio, o Feudalismo entrou em decadncia e muitos comerciantes adquiriram verdadeiras fortunas. Eles encontraram nas letras e nas artes uma forma de prestgio, mas sempre com o intuito de ostentar o poder. Foi assim que os mecenas, nobres comerciantes que protegiam os artistas e empregavam suas riquezas nas artes e nos estudos, promoveram um grande desenvolvimento intelectual. O que importava era voltar s fontes da cultura clssica e fazer renascer (da o nome Renascimento) o esplndido legado deixado pelos gregos e romanos humanidade. Entre as redescobertas da cultura greco-romana o homem renascentista organiza o ideal do humanismo, movimento intelectual que colocava o homem como centro do Universo. Os artistas renascentistas criaram obras de arte magnficas, enfatizando a beleza fsica do homem e da mulher. A preciso do desenho, a tcnica do sfumato e a presena da perspectiva proporcionaram pintura renascentista maior realismo. Esse movimento que floresceu na Itlia difundiu-se por quase toda a Europa.

Leonardo da Vinci (1452-1519).


Foi o talento mais verstil do Renascimento. Desenhista, pintor, escultor, engenheiro e arquiteto, realizou vrios trabalhos e pesquisas aprofundando-se nos mais diversos setores do conhecimento humano entre eles anatomia, botnica, mecnica, hidrulica, ptica, arquitetura e astronomia.
22 22

ARTE

MDULO 1

CEESVO

Nas artes, seus estudos de perspectiva so considerados insuperveis. O sfumato, tcnica de uso de tons claros e escuros, foi utilizado em suas obras de forma magistral.

La Gioconda ou Monalisa Leonardo da Vinci leo sobre madeira. 77x53 cm Museu do Louvre Paris

23 23

ARTE

MDULO 1

CEESVO

A espiral uma linha curva, aberta, plana e infinita, formada por arcos concordantes. A espiral pode ser dextrogira e sinistrogira. Dextrogira: gira no mesmo sentido dos ponteiros do relgio. Sinistrogira: gira no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. Espiral bicntrica dextrogira.

Espiral bicntrica sinistrogira.

A espiral tambm foi utilizada na pintura na poca do barroco.

Rubens
24 24

1. Pinte a espiral a seu gosto, para que possamos fazer uma bonita obra plstica.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

Esta atividade tem como objetivo mostrar voc como aparecem as imagens na tela da televiso. Como voc poder perceber que ficar um bonito trabalho. Agora voc ir receber as instrues de como proceder para realizar este trabalho.

Para o material: - uma folha de papel vegetal - durex, tesoura, rgua - uma folha de sulfite - uma figura de revista - lpis ou caneta de ponta bem fina. Procedimento para realizar a atividade: Fixar a figura na mesa com o durex, colocar sob a figura a folha de papel vegetal e fixa-la apenas em um dos lados. Com o auxlio da rgua, traar retas paralelas. Fazer traos fortes quando a sombra for muito escura e fazer traos leves ou deixar sem traos quando a sombra for mais leve. As retas devem ser bem juntas com o mnimo de espao possvel. Se voc no entendeu a atividade, tire suas dvidas com o professor. Voc ir perceber que o tipo de imagem formado na tela da televiso deve-se quantidade de linhas que ela contm, e que medida que aproximamos as retas, a imagem torna-se cada vez mais ntida. Parabns, voc ir produzir um bonito trabalho.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

Releitura ler novamente, interpretar com estilo prprio uma determinada obra de arte, podendo ser ela msica, pintura, desenho, escultura, etc... Uma obra de arte sempre um desafio para ns, observadores. Cor, tema, desenho podem estimular a criao de uma nova obra baseada na que nos instigou. Isso releitura. Quando fazemos a releitura, no podemos nos esquecer de que a idia original do autor da obra que vamos reler deve permanecer. A releitura um recurso que est presente em todas as manifestaes de arte, isso porque cada ser humano tem um modo prprio de ver e interpretar a realidade. Releitura no uma reproduo e sim uma recriao.

Um ano sentado no cho (1645) Velzquez

Voc far a releitura da obra As nadadoras- de Vicente do Rego Monteiro. 1. Faa a cpia (como est na obra) e pinte com lpis de cor. 2. Faa agora a sua releitura, copie novamente e coloque na obra o seu prprio estilo. Observe e veja o que voc vai mudar, lembre de equipamentos adequados ao esporte.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

CEESVO ELABORAO DA APOSTILA Prof. Nanci Abreu Duarte

PROF. DE ARTE EM 2006 Mrcia Camargo de Castro

DIREO Elisabete Marinoni Gomes Maria Isabel R. de C. Kupper

COORDENAO PCP - Neiva Aparecida Ferraz Nunes

APOIO. Prefeitura Municipal de Votorantim.

You might also like