You are on page 1of 5

1

PUCMINAS Curso de Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao

Sistema microcontrolado para monitoramento residencial


Cludio Manoel Paloma de Oliveira Leandro Marcelo Jean Lucas Henrique Miranda Diogo Veras
Resumo Neste projeto foram aplicados os conhecimentos em linguagem C, circuitos eltricos e eletrnica digital para programar um microcontrolador da famlia PIC que realiza um controle de 3 sensores que devero indicar o estado da luminosidade, temperatura e vazamento de gs de um ambiente, e dependendo da situao o microcontrolador age ligando um ventilador, uma lmpada e um exaustor. Foram explorados conceitos como o funcionamento de um conversor analgico/digital para a leitura dos sensores e o divisor de tenso como um mtodo de condicionamento de sinais de sensores que variam a sua resistncia em funo de uma varivel ambiental como a luminosidade por exemplo.

II.

DESENVOLVIMENTO

A. O microcontrolador

Figura 1 O microcontrolador PIC16F877A Um microcontrolador um computador em um chip. Contendo alm dos componentes lgicos e aritmticos usuais de um microprocessador de uso geral, o

microcontrolador integra elementos adicionais em sua estrutura interna, como memria de leitura e escrita para
Palavras-chave: Automao. Domtica. Sensores. Sistema de controle.

armazenamento de dados, memria somente de leitura para armazenamento armazenamento de programas, de EEPROM dados, para

I.

INTRODUO

permanente

dispositivos

perifricos como conversores analgico/digitais (ADC) e Este artigo tem como objetivo mostrar o funcionamento de um sistema microcontrolado para monitoramento residencial onde um microcontrolador da famlia PIC dever receber informaes vindas de 3 sensores e converte-las usando seu conversor analgico/digital interno e a partir dos dados coletados, dever atuar de maneiras diferentes de acordo com o estado atual dos sensores. No modelo de estaremos microcontrolador utilizando o escolhido conversor (PIC16F877A), interfaces de entrada e sada de dados.

analgico/digital e seus pinos de entrada e para ler o estado dos sensores e ativar alguns equipamentos quando necessrio. B. O sensor de gs MQ-6 O sensor composto por um micro tubo cermico de AL2O3(oxido de alumnio) e uma camada sensvel de SnO2 (dixido de estanho). Ao ser ligada a sua alimentao, uma bobina de aquecimento acionada para facilitar a reao

2
PUCMINAS Curso de Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao

entre o gs e os elementos sensveis. Ele funciona fazendo com que uma variao do nvel de gs no ambiente gere uma diferena na condutncia eltrica do mesmo, que dada pela equao: G=1/R, sendo medido em Siemens [S]. Se aplicarmos condutncia a funo inversa, em podemos transformar e para

resistncia. O LDR no tem pinagem, com isso seus terminais podem ser ligados de qualquer forma.

So compostos por sulfeto de cdmio (CdS) , um material semicondutor que disposto num traado onduloso na superfcie do componente . Esse material tem a propriedade de diminuir sua resistncia passagem de corrente eltrica.

eltrica

resistncia

eltrica

transformarmos uma variao de resistncia em uma variao de tenso, podemos ligar o sensor em um divisor de tenso para que a variao de tenso que ser gerada pelo sensor consiga ser lida pelo microcontrolador.

Num ambiente escuro a resistncia do LDR alta , podendo chegar a valores prximos ou superiores a 1 M. Se a intensidade da luz incidida sobre ele for aumentada gradativamente sua resistncia diminui, com seus valores podendo chegar prximos de 1k. Devemos ressaltar que os valores dependem de vrios fatores , como componente utilizado , a quantidade de luz como j foi citado.

Figura 2 - O sensor de gs MQ-6 Para se fazer a medida da luminosidade do ambiente atravs do LDR , preciso fazer com que a variao da C. O sensor LM35 O sensor LM35 um sensor de preciso, que apresenta uma sada de tenso linear relativa temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tenso de 4-20Vdc e GND, tendo em sua sada um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura. O LM35 no necessita de qualquer calibrao externa para fornecer com exatido, valores de temperatura entre 55C 150C. Sua interface de leitura simples, podendo ser ligado direto ao microcontrolador, tornando o sistema bem menor em funo disso. E. O divisor de tenso Um divisor de tenso consiste em dois resistores associados em srie num circuito eltrico, dimensionados para se obter uma dada frao da tenso fornecida pela bateria ou fonte de tenso aos terminais de um deles, sabend o que a tenso aos terminais de cada um Figura 3 - O sensor de temperatura LM35 dos resistores diretamente proporcional sua resistncia eltrica.Se a tenso de entrada for Ventrada e os resistores tiver D. O LDR Sensor dependente de luz. um componente no qual uma variao de luz sobre ele resulta na variao de sua em resistncias eltricas R1 e R2, ento atenso de sada Vsad
a,

resistncia do componente , seja convertida numa variao de tenso, para este fim utilizado o divisor de tenso.

Figura 4 - O sensor LDR

medida aos terminais do resistor R2, dada pela seguinte e

quao: Vsada =Ventrada*R2 / (R1 + R2).

3
PUCMINAS Curso de Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao

bobina, o ncleo torna-se imantado e atrai a armadura. A armadura desloca os contatos eltricos ligando os contatos. Os contatos so localizados numa placa isolada. Quando a corrente no flui na bobina, uma mola volta armadura para a posio dez energizada, na Figura 6-a. Os smbolos dos contatos do rel so tambm indicados na Figura 6- a. Quando o rel no for energizado, h contato entre A e C e Figura 5 - O divisor de tenso Quando um resistor varivel, ou potencimetro, utilizado num divisor de tenso, a tenso de sada pode variar continuamente entre zero e valor da tenso de entrada.Dispositivos deste tipo so utilizados em equipame nto eletrnico para controlar funes como o no h contato entre A e B. O rel energizado fechando o interruptor; isto est indicado na Figura 6-b.

volume, a tonalidade ou o brilho.

F. O funcionamento do conversor analgico/digital

Os fenmenos do mundo real normalmente so analgicos. Em contradio, a tecnologia de Figura 6 - O rel O ncleo magnetizado atrai a armadura, a armadura desloca os contatos e o diagrama mostra que h contato eltrico entre os terminais A e B. Neste momento, no h contato entre os terminais A e C. Os contatos A e C so chamados normalmente fechados porque na posio normal do rel dez energizadas eles fazem contato. Os terminais A e B so chamados normalmente abertos, porque quando o rel est na posio dez energizada no existe contato entre eles. Voc pode pensar que nada realizado usando o rel. Voc poderia simplesmente ter ligado os terminais A, B e C diretamente ao invs de usar uma chave para controlar um rel. Porm, existem vrias vantagens com o sistema de rels. Uma delas que a corrente da bobina do rel pode ser bastante pequena de modo que uma chave pequena possa ser usada no circuito da bobina. Porm, os contatos do rel podem ser ligados em circuitos de alta corrente ou alta tenso que requerem grandes contatos de ligao. Assim, usando um rel voc pode operar uma chave pequena e G. O rel O rel uma chave operada eletricamente. A Figura 6 mostra como funciona um rel simples. A Figura 6-a mostra que o rel do tipo batente possui uma bobina enrolada sobre um ncleo de ao-doce magntico. Quando a corrente flui na H. O transistor fechar um circuito de alta potncia, neste projeto os equipamentos de maior potncia que sero ligados so uma lmpada e um ventilador.

processamento digital est cada vez mais presente no nosso dia a dia. Assim, so necessrias interfaces que convertem informaes analgicas para dados digitais que so processados, e em seguida convertidas para forma analgica. Um dos exemplos mais comuns nos dias de hoje so os aparelhos que tocam musicas em formato MP3, convertendo informaes digitais ( a msica codificada digitalmente) para a forma

analgica (o som gerado em alto-falantes). Os sensores utilizados nesse projeto no so diferente, pois eles geram sinais analgicos (de 0v a 5v), mas o microcontrolador necessita de sinais digitais, para isso, o mesmo possui um conversor analgico/digital de 10 bits, podendo ento transformar um sinal analgico de 0v a 5v para um sinal digital de 0 a 1023 bits, que consegue ser manipulado facilmente por um programa em linguagem C.

4
PUCMINAS Curso de Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao

O principio do transistor poder controlar a corrente. Ele montado numa estrutura de cristais semicondutores, de modo a formar duas camadas de cristais do mesmo tipo intercaladas por uma camada de cristal do tipo oposto, que controla a passagem de corrente entre as outras duas. Cada uma dessas camadas recebe um nome em relao sua funo na operao do transistor, As extremidades so chamadas de emissor e coletor, e a camada central chamada de base, que aonde ligado o microcontrolador para comandar o transistor.

para abrigar todos os componentes necessrios para o funcionamento do sistema e antes da placa ser montada, todo o sistema foi simulado. Tanto para a simulao, quanto para o projeto da placa, o software Proteus, verso 7.8 SP2 da empresa Labcenter Eletronics, (www.labcenter.com) foi utilizado.

Figura 8 - Vista dos componentes

Figura 7 - O transistor bipolar I. Funcionamento do sistema Utilizando a linguagem C, construmos um programa que foi gravado em um microcontrolador, que recebe os valores lidos pelos 3 sensores descritos acima (LDR,LM35 e MQ-6) e atua ligando uma lmpada, um exaustor ou um ventilador. O estado do LDR deve indicar se est claro ou escuro, caso esteja escuro o microcontrolador dever enviar um comando para ligar a lmpada at que fique claro novamente. O estado do LM35 dever indicar a temperatura, e caso ela passe dos 30C um ventilador ser acionado para resfriar o ambiente. O estado do MQ-6 indica se existe vazamento de gs no local, e em caso positivo, um exaustor ir ser ligado para retirar o gs do ambiente. Todas as informaes descritas acima sero mostradas em tempo real em um display de LCD. Foi projetada uma placa utilizando os conhecimentos obtidos durante as aulas de projeto assistido por computador O LDR est ligado em serie com outros 2 resistores, formando um divisor de tenso, com isso, ao ser variada a luminosidade em cima do LDR, ele ir variar a sua resistncia e como ele est em um divisor de tenso, ele acabar variando a tenso sobre ele. Essa variao de tenso lida pelo conversor analgico/ digital do microcontrolador, fazendo com que esse valor de tenso se torne uma varivel do programa gravado no microcontrolador. O sensor MQ-6 assim como o LDR, necessita de um divisor de tenso para que possamos ler o seu estado, J. Como os sinais so lidos pelo microcontrolador
Figura 9 - Vista das trilhas

5
PUCMINAS Curso de Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao

para isso o sensor foi ligado em serie com um resistor, para que quando gs for detectado, o sensor ir responder como uma variao de tenso exatamente como o sensor LDR que foi descrito acima. O sensor LM35 no necessita de nenhuma ligao especial como o divisor de tenso do LDR e do MQ-6, pelo contrario ele foi ligado diretamente ao microcontrolador,pois por se tratar de um sensor de juno, consegue responder diretamente em tenso.

lgico alto, os terminais E (emissor) e C (coletor) se fecham ,e ao ser conectado um rel entre esse terminais, fazemos com que o transistor energize o rel e por consequncia acaba ligando o equipamento conectado ao rel. III. CONCLUSO

Ao finalizarmos o trabalho conseguimos na pratica ver de que maneira as disciplinas tericas nos ajudam a resolver problemas e como devemos utiliza-las para entender o

K. Como fazer o microcontrolador ligar equipamentos de 127 v O microcontrolador um componente que funciona em 5v, portanto no podemos liga-lo na mesma alimentao de equipamentos como uma lmpada ou um ventilador por exemplo, pois ele se queimaria no mesmo instante que fosse energizado. Sabendo disso, temos de isola-lo dos outros equipamentos e deixar que outros componentes liguem equipamentos que demandem uma maior correte e tenso, e

funcionamento de um sistema de controle.

IV.

REFERNCIAS

[1]

SOUZA,

David o

Jos; PIC

NICOLS,

Csar

Lavnia. Conectando

16F877A: recursos

avanados. 3.ed. So Paulo: rica, 2006.

[2] MALVINO, Albert Paul. Eletrnica. 4. ed. So Paulo: ento fazer com que o microcontrolador comande esses Makron Books do Brasil, 1997. componentes. [3] TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S.; MOSS, Para este fim, estamos usando transistores que atuam como chaves. Ao energizar a base do transistor com o nvel Gregory L. Sistemas digitais: princpios e aplicaes. 11. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

You might also like