You are on page 1of 4

SEV Suporte Emergncia a Vida L.T.A.C. - Leso Torcica, Abdominal e Cranianas.

. Causas Externas Ocasiona enfermidade ou morte, cuja origem no patolgica e nem natural, ou seja, que ocorre por fatores independentes de idade, sexo, predisposio, gentica e infeces. As causas externas ocupam no Brasil, a 2 colocao, atrs apenas das doenas circulatrias. Definies do L.T.A.C. Leso; Trauma; Traumatismo; Vsceras. Leso um ferimento ou contuso no tecido causado pela alterao estrutural ou funcional devido a uma agresso ou doena. Traumas toda leso produzida por um agente: Mecnico Faca, ... Fsico Rudo, Sol, ... Qumico cidos, Bases, medicamentos, ... Traumatismo o estado enfermo produzido por um ferimento ou contuso. Vsceras qualquer rgo que esteja dentro de uma das cavidades de nosso corpo qualquer rgo.

Tipos de Traumas Trauma Aberto; Trauma Fechado.

Prof. Benito prof.piruk@gmail.com

SEV Suporte Emergncia a Vida Trauma Aberto uma leso que rompe a pele expondo o interior do nosso organismo ao meio externo. Trauma Fechado um tipo de leso onde no ocorre o rompimento da pele. Pneumotrax Quer dizer a presena de ar na cavidade pleural. A cavidade pleural um espao virtual normalmente preenchido por pequena quantidade de lquido (60ml). No existe ar no espao pleural. Quando esse se surge no espao pleural temos o pneumotrax. Primeiros Socorros Curativo de trs pontas Verificar os Sinais Vitais; Fechar o Ferimento; Aplicar o Curativo de trs Pontas; Ateno para o Estado do Choque; e Chamar o Resgate. OBS: Se no tiver nada para fazer o curativo, usar a mo com a luva.

Leses Cranianas

O que fazer Em pancadas na Cabea: o Observar se h sonolncia ou alguma leso; Em lacerao do couro cabeludo: o Lavar, fazer curativo e levar para o hospital; Em leso a base de crnio (linha do nariz): o Ateno ao sinal de GUAXIMIN. o Sangue saindo pelo ouvido o Membrana de baixo dos olhos roxeadas

Prof. Benito prof.piruk@gmail.com

SEV Suporte Emergncia a Vida Sempre manter o bom senso; o Manter a pessoa acordado por 5 6 horas. Eviscerao Ocorre quando uma ou mais vsceras saem de uma das cavidades de nosso corpo; Nunca recolocar a vscera de volta cavidade. Primeiros Socorros Cobrir com Plstico; Cobrir com Pano; Enfaixar; Inclinar as pernas 30. Monitorar os Sinais Vitais; Usar luvas ou em ultimo caso colocar sacos plsticos nas mos; Retirar ou cortar a roupa; Manter a vitima deitada e com pernas elevadas; Cobrir os rgos com um plstico limpo; Colocar sobre o plstico um pano limpo e seco; Colocar uma camiseta ou faixa sobre o pano no apertar; e Chamar o Resgate. Enucleao Sada do olho para fora Primeiros Socorros Cobrir os olhos com um copo se possivel com gua mineral; Cobrir o outro olho; Passar uma faixa entorno da cabea; Chamar o Resgate. Objetos Transfixados A vitima encontra-se com um objeto perfurante, como uma faca, estilete, canivete, chave de fenda fixado em qualquer parte do corpo. Primeiros Socorros Cobrir com pano o objeto e no deixar o objeto andar caminhar Passar a faixa em volta do objeto.

Prof. Benito prof.piruk@gmail.com

SEV Suporte Emergncia a Vida o No retirar ou movimentar o objeto; o Fixar o objeto; o Passar faixas. Amputao Arrancamento cirrgico ou traumticos de um ou mais membros. Primeiros Socorros Tamponar a Hemorragia e elevao do membros. Como transportar o membro amputado Colocar num saco com soro ou gua mineral; Colocar um pano em volta; Embrulhar em uma sacola; Colocar no gelo o evitar a queimadura com gelo

Cuidado com a parte amputada Recipiente adequado, envolver com plstico + pano + gua mineral ou soro fisiolgico e gelo no recipiente; Cuidado com o coto: Tamponamento, elevao do membro, pinamento, garrote em ultimo caso torniquete.

Prof. Benito prof.piruk@gmail.com

You might also like