You are on page 1of 5

O ANO LITRGICO

Chama-se Ano Litrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Atravs do ciclo anual, a Igreja comemora o mistrio de Cristo, desde a Encarnao ao dia de Pentecostes e espera da vinda do Senhor" (NUALC n 43 e SC n 102). Ano Litrgico , pois, um tempo repleto de sentido e de simbolismo religioso, de essncia pascal, marcando, de maneira solene, o ingresso definitivo de Deus na histria humana. o momento de Deus no tempo, o "kairs" divino na realidade do mundo criado. Tempo, pois, aqui entendido como tempo favorvel, "tempo de graa e de salvao", como nos revela o pensamento bblico (Cf. 2Cor 6,2; Is 49,8a). As celebraes do Ano Litrgico no olham apenas para o passado, comemorando-o. Olham tambm para o futuro, na perspectiva do eterno, e fazem do passado e do futuro um eterno presente, o "hoje" de Deus, pela sacramentabilidade da liturgia (Cf. Sl 2,7; 94(95); Lc 4,21; 23,43). Aqui, enfatiza-se ento a dimenso escatolgica do Ano Litrgico. O Ano Litrgico tem como corao o Mistrio Pascal de Cristo, centro vital de todo o seu organismo. Nele palpitam as pulsaes do corao de Cristo, enchendo da vitalidade de Deus o corpo da Igreja e a vida dos cristos.

Quando se inicia o Ano Litrgico?


Diferente do ano civil, mas, como foi dito, no contrrio a ele, o Ano Litrgico no tem data fixa de incio e de trmino. Sempre se inicia no primeiro Domingo do Advento, encerrando-se no sbado da 34 semana do Tempo Comum, antes das vsperas do domingo, aps a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Esta ltima solenidade do Ano Litrgico marca e simboliza a realeza absoluta de Cristo no fim dos tempos. Da, sua celebrao no fim do Ano Litrgico, lembrando, porm, que a principal celebrao litrgica da realeza de Cristo se d sobretudo no Domingo da Paixo e de Ramos. Mesmo sem uma data fixa de incio, qualquer pessoa pode saber quando vai ter incio o Ano Litrgico, pois ele se inicia sempre no domingo mais prximo de 30 de novembro. Na prtica, o domingo que cai entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro. A data de 30 de novembro colocada tambm como referencial,

porque nela a Igreja celebra a festa de Santo Andr, apstolo, irmo de So Pedro, e Santo Andr foi, ao que tudo indica, um dos primeiros discpulos a seguir Cristo (Cf. Jo 1,40).

Ano Litrgico e Dinmica da Salvao


Tendo como centro o Mistrio Pascal de Cristo, todo o Ano Litrgico dinamismo de salvao, onde a redeno operada por Deus, atravs de Jesus Cristo, no Esprito Santo, deve ser viva realidade em nossas vidas, pois o Ano Litrgico nos propicia uma experincia mais viva do amor de Deus, enquanto nos mergulha no mistrio de Cristo e de seu amor sem limites.

O Domingo, Fundamento do Ano Litrgico


O Conclio Vaticano II (SC n 6), fiel tradio crist e apostlica, afirma que o domingo, "Dia do Senhor", o fundamento do Ano Litrgico, pois nele a Igreja celebra o mistrio central de nossa f, na pscoa semanal que, devido tradio apostlica, se celebra a cada oitavo dia. O domingo justamente o primeiro dia da semana, dia da ressurreio do Senhor, que nos lembra o primeiro dia da criao, no qual Deus criou a luz (Cf. Gn 1,3-5). Aqui, o Cristo ressuscitado aparece ento como a verdadeira luz, dos homens e das naes. Todo o Novo Testamento est impregnado dessa verdade substancial, quando enfatiza a ressurreio no primeiro dia da semana (Cf. Mt 28,1; Mc 16,2; Lc 24,1; Jo 20,1; como tambm At 20,7 e Ap 1,10). Como o Trduo Pascal da Morte e Ressurreio do Senhor derrama para todo o Ano Litrgico a eficcia redentora de Cristo, assim tambm, igualmente, o domingo derrama para toda a semana a mesma vitalidade do Cristo Ressuscitado. O domingo , na tradio da Igreja, na prtica crist e na liturgia, o "dia que o Senhor fez para ns" (Cf. Sl 117(118),24), dia, pois, da jubilosa alegria pascal.

As Divises do Ano Litrgico


Os mistrios sublimes de nossa f, como vimos, so celebrados no Ano Litrgico, e este se divide em dois grandes ciclos: o ciclo do Natal, em que se celebra o mistrio da Encarnao do Filho de Deus, e o ciclo da Pscoa, em que celebramos o mistrio da Paixo, Morte e Ressurreio do Senhor, como

tambm sua ascenso ao cu e a vinda do Esprito Santo sobre a Igreja, na solenidade de Pentecostes. O ciclo do Natal se inicia no primeiro domingo do Advento e se encerra na Festa do Batismo do Senhor, tendo seu centro, isto , sua culminncia, na solenidade do Natal. J o ciclo da Pscoa tem incio na Quarta-Feira de Cinzas, incio tambm da Quaresma, tendo o seu centro no Trduo Pascal, encerrando-se no Domingo de Pentecostes. A solenidade de Pentecostes o coroamento de todo o ciclo da Pscoa. Entremeando os dois ciclos do Ano Litrgico, encontra-se um longo perodo, chamado "Tempo Comum". o tempo verde da vida litrgica. Aps o Natal, exprime a florao das alegrias natalinas, a aparecendo o incio da vida pblica de Jesus, com suas primeiras pregaes. Aps o ciclo da Pscoa, este tempo verde anuncia vivamente a florao das alegrias pascais. Os dois ciclos litrgicos, com suas duas irradiaes vivas do Tempo Comum, so como que as quatro estaes do Ano Litrgico.

O Santoral ou o Prprio dos Santos


Em todo o Ano Litrgico, exceto nos chamados tempos privilegiados (segunda parte do Advento, Oitava do Natal, Quaresma, Semana Santa e Oitava da Pscoa), a Igreja celebra a memria dos santos. Se no Natal e na Pscoa, Deus apresenta Igreja o seu projeto de amor em Cristo Jesus, para a salvao de toda a humanidade, no Santoral a Igreja apresenta a Deus os copiosos frutos da redeno, colhidos na plantao de esperana do prprio Filho de Deus. So os filhos da Igreja, que seguiram fielmente o Cristo Senhor na estrada salvfica do Evangelho. Em outras palavras, o Santoral a resposta solene da Igreja ao convite de Deus para a santidade.

As Cores do Ano Litrgico


Como a liturgia ao simblica, tambm as cores nela exercem um papel de vital importncia, respeitada a cultura de nosso povo, os costumes e a tradio. Assim, conveniente que se d aqui a cor dos tempos litrgicos e das festas. A cor diz respeito aos paramentos do celebrante, toalha do altar e do ambo e a outros smbolos litrgicos da celebrao. Pode-se, pois, assim descrev-la: Roxo: Usa-se: No Advento, na Quaresma, na Semana Santa (at Quinta-Feira Santa de manh), e na celebrao de Finados, como tambm nas exquias.

Branco: Usa-se: Na solenidade do Natal, no Tempo do Natal, na Quinta-Feira Santa, na Viglia Pascal do Sbado Santo, nas festas do Senhor e na celebrao dos santos. Tambm no Tempo Pascal predominante a cor branca. Vermelho: Usa-se: No Domingo da Paixo e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixo, no Domingo de Pentecostes e na celebrao dos mrtires, apstolos e evangelistas. Rosa: usado no terceiro Domingo do Advento (chamado "Gaudete") e no quarto Domingo da Quaresma chamado "Laetare"). Esses dois domingos so classificados, na liturgia, de "domingos da alegria", por causa do tom jubiloso de seus textos. Preto: Pode-se usar na celebrao de Finados Verde: Usa-se: Em todo o Tempo Comum, exceto nas festas do Senhor nele celebradas, quando a cor litrgica o branco.

Se uma festa ou solenidade tomar o lugar da celebrao do tempo litrgico, usa-se ento a cor litrgica da festa ou solenidade. Exemplo: em 8 de dezembro, celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceio. Neste caso, a cor litrgica o branco, e no o roxo do Advento. Este mesmo critrio aplicvel para a celebrao dos dias de semana.

ESTRUTURA CELEBRATIVA E PEDAGGICA DO ANO LITRGICO

Como se v neste grfico, o Ano Litrgico se divide em dois grandes ciclos: Natal e Pscoa. Entre eles situa-se o Tempo Comum, no os separando, mas os unindo, na unidade pascal e litrgica. Em cada ciclo h trs momentos, de grande importncia para a compreenso mais exata da liturgia. So eles: um, de preparao para a festa principal; outro, de celebrao solene, constituindo assim o seu centro; e outro ainda, de prolongamento da festa celebrada. No centro do Ano Litrgico encontra-se Cristo, no seu Mistrio Pascal (Paixo, Morte e Ressurreio). o memorial do Senhor, que celebramos na Eucaristia. O Mistrio Pascal , portanto, o corao do Ano Litrgico, isto , o seu centro vital. O crculo um smbolo expressivo da eternidade, e o Mistrio Pascal de Cristo, no seu centro, constitui o eixo fundamental sobre o qual gira toda a liturgia.

You might also like