You are on page 1of 6

Mdulo Vidros

Ref. 00XLP-K0000

Esquema de Montagem Procedimento de instalao Manual Utilizador

V1.11

Contedo da caixa: 1 Mdulo de vidros 00XLP-K0000 1 Cablagem instalao universal Procedimento de Instalao.
1. Antes de proceder a qualquer operao desligue a ignio e retire a chave do canho, em viaturas com sistema smart entry retire a chave do interior da viatura. 2. Localize na viatura pontos de acesso aos sinais referidos no diagrama de instalao, tipicamente ser necessrio aceder ao interior da porta do condutor, aos conectores que se encontram nas embaladeiras laterais da viatura junto aos ps do condutor e do outro lado junto aos ps do passageiro e aos conectores do cabo espiral junto coluna de direco. 3. Para ligar os fios Laranja, Azul e Cinzento em viaturas SEM Smart Entry, aceda aos esquemas elctricos no techdoc, seleccione interior do veculo e o esquema Comando distncia (s/ sistema Smart Entry & Start). Caso tenha acesso a manuais em Ingls, dever seguir, Vehicle Interior, e o esquema Wireless Door Lock Control (w/o Entry & Start System) ou Body Electrical e depois o esquema Wireless Door Lock Control (LHD w/o Entry & Start System) Nota: o fio cinzento deve ser ligado ao terminal RDA COM Smart Entry aceda aos esquemas elctricos no techdoc seleccione Interior do veculo e o esquema, Sistema Smart Entry & Start (* Comando distncia) Para manuais em ingls escolher: Vehicle Interior e depois o esquema Entry & Start System (* Wireless Door Lock Control) ou ENGINE e depois o esquema Entry & Start System (LHD) (* Wireless Door Lock Control) Nota: o fio cinzento deve ser ligado ao terminal RSSI Tipicamente o sinal do receptor do controlo remoto (fio cinzento do mdulo vidros) encontrase num conector na embaladeira junto aos ps do passageiro excepto no modelo IQ que se encontra junto aos ps do condutor. Os sinais do fecho e abertura das portas esto junto da embaladeira do lado do condutor. 4. Para ligar o fio AMARELO aceda aos esquemas elctricos no techdoc e seleccione Exterior do veculo e o esquema Buzina. Em ingls seleccione Vehicle Exterior ou BODY ELECTRICAL e depois o esquema Horn. Nota: O sinal de accionamento da buzina encontra-se junto coluna de direco no conector do cabo espiral. 5. Para ligar os fios VIOLETA, BRANCO e VERDE aceda ao esquema elctrico no techdoc seleccione Exterior do veculo e o esquema Vidro elctrico. Em ingls seleccione Vehicle Exterior ou BODY e o esquema Power Window Nota: Estes 3 fios tm que passar para o interior da porta do condutor pois os sinais de subir/descer o vidro da porta do condutor e de LIN esto no conector do Master Switch.

6. Efectue todas as ligaes (em paralelo e sem cortar nenhum dos sinais), soldando os fios e isolando devidamente. 7. O mdulo dispe de 3 jumpers de configurao identificados na figura 1 com os nmeros de 1 a 3. Os jumpers definem o modelo da viatura e o nmero de portas a controlar.

Figura 1 Jumpers mdulo vidros

Modelo IQ Prius Outros modelos de 2 portas Outros modelos de 4 portas Tabela 1 Seleco de modelo de viatura

Colocar Jumpers na posio 1 1e3 2 3

IMPORTANTE: Para alterar a posio do jumper tem que desligar o mdulo da ficha.

Cr Fio Vermelho Preto Cinzento Laranja Azul Amarelo Verde Branco Violeta Castanho

Tipo Alim. Alim. Entrada Entrada Entrada Sada Sada Sada Sada Entrada Alimentao (Massa)

Descrio Alimentao (12V constante)

Sinal Viatura B GND RSSI ou RDA Consoante Modelo UL L HO - Spiral Cable Up Down LIN1 Alarme

Informao controlo remoto Sinal do motor de fecho das portas (sinal de abrir) Sinal do motor de fecho das portas (sinal de fechar) Aviso falha de fecho/abertura de vidros (buzina) Ordem para Subir o Vidro do Condutor Ordem para Baixar o Vidro do Condutor Sinal LIN Entrada de Alarme para activar o mdulo (fechar vidros) Caso este fio no seja utilizado tem que ser ligado massa

Tabela 2 Diagrama de ligaes Descrio geral das ligaes. O mdulo deve ser ligado num ponto com alimentao contnua, protegido por fusvel da viatura. Os pontos B e GND do body ECU ou do Master Switch so adequados. Em relao ao controlo remoto, consoante o modelo da viatura estar presente um dos sinais acima referidos. No caso de viaturas com Smart Entry estar presente o sinal RSSI. Em viaturas sem Smart Entry estar presente o sinal RDA. Ambos se encontram no esquema do door lock receiver. Os sinais de fecho/abertura de portas devem ser retirados dos fios de comando de um dos motores de trancar a porta, para simplificar a ligao pode ser retirado do comando do motor da porta do condutor (ver esquema do door lock control) uma vez que estes sinais se encontram na embaladeira lateral junto aos ps do condutor. O sinal de aviso de falha de fecho/abertura de vidros deve controlar o rel de accionamento da buzina da viatura. Acessvel no conector do cabo espiral e visvel no esquema Horn. A porta do condutor necessita de sinais extra para subir e descer o vidro. Esses sinais so controlados pelo mdulo usando os fios verde e branco que devem ser passados at dentro da porta do condutor e ligados aos sinais up/down do Master Switch. (Ver esquema dos vidros elctricos) O sinal LIN pode ser ligado em qualquer ponto da cablagem Lin do sistema de vidros. (Ver esquema dos vidros elctricos). A entrada para o sinal de alarme permite que um alarme d uma ordem de fecho de vidros ao mdulo. Para tal basta que o alarme mude o estado desta entrada. Nota Importante: O fio castanho pode ser usado para fechar os vidros a partir do alarme. Uma qualquer mudana de estado no sinal deste fio provoca o imediato fecho dos vidros. Caso no seja usado este fio deve ser ligado massa.

Procedimento de Verificao: 1. Ligue o mdulo no conector branco da cablagem fornecida depois de todas as ligaes completas. Manualmente coloque todos os vidros da viatura a meio curso. Pressione o controlo remoto da viatura. O LED deve acender assim que pressiona o controlo remoto. Se mantiver o boto pressionado por mais de 1 segundo ento o LED deve passar a piscar rapidamente e os vidros devem fechar/abrir consoante esteja a fechar/abrir a viatura. Quando os vidros fecham/abrem completamente o LED deve continuar a piscar rapidamente durante alguns segundos apagando de seguida. Se algum dos vidros no fechar/abrir completamente ao fim de trs tentativas a buzina deve activar por 3 vezes.

2. 3.

4.

Resoluo de problemas: Sintoma: LED no liga quando se pressiona o comando. Causa: Mdulo desligado, sinal do controlo remoto ligado no local errado. Soluo: Verificar alimentao do mdulo, verificar ligao fio cinzento. Sintoma: Vidro do condutor sobe quando outros descem. Causa: Sinais de controlo do vidro do condutor invertidos. Soluo: Verificar ligao do fio verde e do fio branco. Sintoma: Vidros funcionam invertidos (abrem quando devem fechar e vice-versa). Causa: Sinais do motor de fecho de portas invertido. Soluo: Verificar ligao do fio laranja e do fio azul. Sintoma: Num carro de 4 portas os vidros mexem um pouco e param ou funcionam de forma intermitente e errnea. Causa: Jumper de configurao de nmero de portas mal colocado. Soluo: Verificar jumper 3 de acordo com manual. Sintoma: Num carro de 2 portas os vidros sobem/descem mas buzina sempre. Causa: Jumper de configurao de nmero de portas mal colocado. Soluo: Verificar jumper 3 de acordo com manual. Sintoma: LED liga e pisca mas vidros no se mexem. Causa: Jumpers de configurao de modelo mal colocados. Ordem dada aos vidros tenta fechar vidros fechados ou abrir vidros abertos. Soluo: Verificar jumper 1 e 2 de acordo com manual. Colocar vidros a meio do curso e verificar novamente. Sintoma: LED liga depois apaga e no pisca e vidros no se mexem. Causa: Fio de LIN mal ligado. Soluo: Verificar a ligao do fio Violeta.

Manual de Utilizador Pressionar o controlo remoto para abrir/fechar a viatura e manter boto pressionado durante pelo menos 1 segundo. Os vidros devem comear a abrir/fechar de acordo com o boto pressionado. Em caso de falha de abertura/fecho de um dos vidros emitido um aviso sonoro pela buzina da viatura. O sistema de anti-entalamento da viatura funciona durante a subida dos vidros, assim se um qualquer dos vidros for interrompido durante a subida, o mdulo inicia a sua subida novamente. Este processo repete-se por 3 vezes, depois o mdulo desiste e avisa com a buzina que o vidro no subiu.

You might also like