You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSO PERMANENTE DE SELEO PROCESSO SELETIVO SERIADO PROVA DE ACOMPANHAMENTO I 2007

ATENO! PARA A QUESTO DE REDAO, LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO E SIGA-AS RISCA.
FAA A REDAO NO MOMENTO QUE QUISER DENTRO DAS QUATRO HORAS DE QUE VOC DISPE.

1. A folha que voc recebeu para fazer a redao constituda de duas partes. NO AS DESTAQUE. 2. Na parte superior, personalizada, a qual voc deve assinar em local prprio, voc pode, se quiser, fazer um rascunho da redao (usando caneta ou lpis). 3. Na parte inferior, na qual voc deve escrever a verso definitiva da redao, usando caneta com tinta azul ou preta, no pode r haver qualquer identificao, sob pena de a redao no ser considerada.

ESCOLHA UMA DAS PROPOSTAS ABAIXO PARA ELABORAR SUA REDAO, EM PROSA, COM NO MXIMO 17 LINHAS, COLOCANDO UM TTULO

PROPOSTA I
O que dizem as leis sobre as responsabilidades dos proprietrios de animais domsticos Qualquer pessoa que tenha ou tome conta de um animal domstico tem a obrigao legal de impedir que ele possa ferir algum ou danificar uma propriedade alheia. Se o animal o fizer se morder algum, por exemplo, ou se correr na frente de um carro e provocar um acidente , voc pode ser processado e ter que indenizar a vtima.
Adaptado da obra de Carlos Oliveira. Emergncia : o que fazer em uma emergncia. (traduo) Reader's Digest Brasil. 2006. p.210

Elabore um texto narrativo em que fiquem evidenciadas a irresponsabilidade de um proprietrio de animal domstico e as conseqncias de seu ato.

PROPOSTA II
GENTE DE ESTRADA Edio 206 "Vida de caminhoneiro no Brasil no fcil", diz Alexandre, lembrando que "hoje temos que enfrentar alm das estradas ruins o perigo de ser assaltado". J Manoel Robson Pinto aponta esse como um dos motivos pelos quais prefere viajar sem a esposa e seus trs filhos. "Eles esto no meu corao, mas prefiro deix-los seguros na minha casa", diz Robson, que trabalha h 19 anos como caminhoneiro. No entanto, Robson reclama mesmo dos pedgios: "Fica difcil trabalhar com tantos pedgios espalhados pelas estradas brasileiras", fala o pernambucano, que reside em Jequi (BA).
Adaptado de http://www,revistacaminhoneiro.com.br/revista206gente.htm

Elabore um texto narrando uma viagem realizada por um caminhoneiro e o(s) problema(s) por ele enfrentado(s).

QUESTES OBJETIVAS
01 Sobre os quadrinhos abaixo, assinale a alternativa correta.

(VOCSA, junho de 2007, p. 57)

No ltimo quadrinho, o presente revelado: cotonetes, o que permite inferir que a palavra "presentinho" foi empregada no sentido denotativo no segundo quadrinho. b) Da fala do primeiro quadrinho infere-se que a informao contida na primeira orao j era partilhada pelos trs personagens naquele momento, mas a informao presente na segunda orao foi nova para o chefe. c) A orao "Por isso compramos este presentinho para melhorar a nossa comunicao" apresenta uma relao semntica de causalidade com a orao anterior. d) No segundo quadrinho, o emprego do diminutivo re-fora a idia de bom relacionamento entre o chefe e seus funcionrios. e) No segundo quadrinho, a interjeio, "Puxa!", expressa o sentimento de desinteresse do chefe pelo presente. __________________________________________________________________________________________________________ a) TEXTO PARA AS QUESTES 02 A 04 O CAPITALISMO MAIS REACIONRIO Tragdia em um ato Personagens o patro e o empregado poca atual ATO NICO Empregado: Patro, eu queria lhe falar sinceramente. H quarenta anos que trabalho na empresa e at hoje s cometi um erro. Patro: Est bem, meu filho, est bem. Mas de agora em diante tome mais cuidado. (Pano bem rpido)
(Texto extrado do livro Trinta anos de mim mesmo, de Millr Fernandes)

__________________________________________________________________________________________________________ 02 Em relao ao texto dado, assinale a alternativa correta. No discurso do patro fica subentendido que ele se preocupa com o bem-estar do empregado. No discurso do patro fica subentendido que ele condescendente com os erros do empregado. O uso de "meu filho" no contexto do dilogo sugere uma atitude protetora do patro. No discurso do empregado fica subentendida uma atitude de insubordinao e displicncia. No texto subentende-se uma crtica aos costumes, uma vez que ele apresenta um retrato da explorao de classe: o patro espera do empregado servido plena e impecvel. __________________________________________________________________________________________________________ 03 Com relao pontuao no texto dado, assinale a alternativa correta. a) Os parnteses foram empregados para indicar continuidade. b) As vrgulas depois de "Patro" e "meu filho" isolam expresses explicativas. c) Os dois travesses, no segundo segmento do texto, poderiam ser suprimidos, uma vez que o discurso indireto. d) Os travesses depois de "Personagens" e "poca" poderiam ser substitudos por dois pontos. e) As vrgulas depois de "Patro" e "meu filho" indicam a excluso de termos na orao. __________________________________________________________________________________________________________ 04 Assinale a alternativa em que a reescrita do perodo "H quarenta anos que trabalho na empresa e at hoje s cometi um erro" est de acordo com as normas de concordncia. a) Fazem quarenta anos que trabalho na empresa e at hoje s cometi um erro. b) Faz quarenta anos que trabalho na empresa e at hoje s cometi um erro. c) Foi quarenta anos que trabalho na empresa e at hoje s cometi um erro. d) Teve quarenta anos que trabalho na empresa e at hoje s cometi um erro. e) Perfazem quarenta anos que trabalho na empresa e at hoje s cometi um erro. __________________________________________________________________________________________________________ a) b) c) d) e)

POEMA PARA A QUESTO 05 Lira III PARTE III Tu no vers, Marlia, cem cativos Tirarem o cascalho e a rica terra, Ou dos cercos dos rios caudalosos, Ou da minada serra. No vers separar ao hbil negro Do pesado esmeril a grossa areia, E j brilharem os granetes de ouro No fundo da bateia. No vers derrubar os virgens matos; Queimar as capoeiras ainda novas; Servir de adubo terra a frtil cinza, Lanar os gros nas covas. No vers enrolar negros pacotes Das secas folhas do cheiroso fumo; Nem espremer entre as dentadas rodas Da doce cana o sumo. Vers em cima da espaosa mesa Altos volumes de enredados feitos; Ver-me-s folhear os grandes livros, E decidir os pleitos. Enquanto revolver os meus consultos, Tu me fars gostosa companhia, Lendo os fatos da sbia mestra histria, E os cantos da poesia. Lers em alta voz a imagem bela, Eu vendo que lhe ds o justo apreo, Gostoso tornarei a ler de novo O cansado processo. Se encontrares louvada uma beleza, Marlia, no lhe invejes a ventura, Que tens quem leve mais remota idade A tua formosura.
(Tomas Antonio Gonzaga. Marlia de Dirceu)

__________________________________________________________________________________________________________

05 A respeito deste poema, assinale a alternativa correta.


O poema enuncia que a ateno de Marlia (a musa) estar voltada para a atividade do poeta, em torno dos inmeros v olumes dedicados s Leis, Histria e Literatura. b) O ambiente essencialmente pastoril e buclico. c) O poeta se preocupa com a efemeridade dos valores terrenos e convida Marlia a valorizar o momento presente. d) Percebe-se o sentimento de melancolia e de angstia do poeta diante da beleza de Marlia. e) A beleza de Marlia sucumbe diante da atividade jurdica desenvolvida pelo poeta. __________________________________________________________________________________________________________ POEMA PARA A QUESTO 06 Reprovaes Se sois homem valoroso, Dizem que sois temerrio, Se valente, espadachim, E atrevido, se esforado. Se resoluto, arrogante, Se pacfico, sois fraco, Se precatado, medroso, E se o no sois, confiado. [...] E assim no pode viver Neste Brasil infestado, Segundo o que vos refiro Quem no seja reprovado.
Gregrio de Matos

a)

__________________________________________________________________________________________________________

06 Em relao a este poema da esttica barroca, assinale a alternativa correta.


a) A poesia lrica e nos apresenta uma riqussima faceta satrica e burlesca da sociedade. b) A poesia satrica e estabelece uma severa crtica a uma sociedade marcada pela desonestidade. c) A poesia satrica e est impregnada por uma viso de mundo conservadora e preconceituosa. d) A poesia satrica e mostra a realidade presente, que sempre inferior a um passado ideal. e) A poesia lrica e repleta de antteses que servem para reforar a dualidade da sociedade aristocrtica, porm piedosa. __________________________________________________________________________________________________________

07 As figuras abaixo, na ordem em que elas se encontram, representam, respectivamente, as artes

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3

Fig. 4

a) romana, pr-histrica, grega e neoclssica. b) grega, barroca, egpcia e renascentista. c) renascentista, pr-histrica, egpcia e neoclssica. d) romana, barroca, egpcia e neoclssica. e) grega, pr-histrica, egpcia e renascentista. __________________________________________________________________________________________________________

08 A respeito do ponto como elemento visual na composio plstica, analise as seguintes afirmaes.
I O ponto como elemento visual pode ser estudado e analisado segundo diferentes aspectos, como tamanho, forma, quantidade, agrupamento e ordenao. II Num trabalho de artes visuais, para se conseguir a sensao de volume ou de profundidade, aplicam-se os pontos mais dispersos para as zonas de luz e os mais concentrados para as sombras. III A pintura feita com pontos chamada de divisionista, neo-impressionista ou pontilhista. Assinale a alternativa correta. a) Apenas a afirmao I correta. b) Apenas as afirmaes I e II so corretas. c) Apenas as afirmaes I e III so corretas. d) Apenas as afirmaes II e III so corretas. e) Todas as afirmaes so corretas. __________________________________________________________________________________________________________

09 A respeito do conceito de espao cnico, marque as afirmaes abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ( ( ( ) Espao cnico o espao ocupado pelos atores durante uma representao diante do pblico. ) O espao cnico no sofreu qualquer modificao ao longo do tempo. ) O espao cnico limita-se a teatros cobertos. ) Praas, igrejas, ruas e outros locais podem ser utilizados ou transformados em espaos cnicos.

A seqncia correta obtida : a) V F V F b) V V F F c) F V V F d) F F V V e) V F F V __________________________________________________________________________________________________________

10 A respeito da arquitetura gtica, identificada em algumas das grandes catedrais do mundo, marque as afirmaes abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso). ( ( ( ( ( ) O colorido dos vitrais permite uma distribuio especial da luz nas paredes das catedrais gticas. ) As rosceas so elementos arquitetnicos caractersticos do estilo gtico. ) Os arcos ogivais permitiram a construo de igrejas mais altas. ) A Catedral de Notre-Dame figura entre as maiores igrejas gticas do mundo. ) Algumas catedrais gticas so obra de Oscar Niemeyer.

A seqncia correta obtida : a) V F V V V b) F V F V F c) V F V F V d) V V V V F e) F V F F V __________________________________________________________________________________________________________ 11 A respeito da arte romnica, marque as afirmaes abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso). ( ( ( ( ( ) Arte romnica o nome do estilo artstico que se desenvolveu na Europa entre os sculos XI e XIII. ) A Torre de Pisa a mais famosa construo romnica do mundo. ) Vitrais e mosaicos so representaes tpicas do estilo romnico. ) Os artistas que praticavam a arte romnica eram altamente reconhecidos em sua poca. ) A arte romnica era completamente desvinculada da Igreja.

A seqncia correta obtida : a) V V V F F b) F V V V F c) F F V V V d) V F F V V e) V V F F V __________________________________________________________________________________________________________ 12 Sobre a escultura grega, marque as afirmaes abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso). ( ( ( ( ) O escultor grego Praxteles foi o primeiro artista a esculpir um nu feminino. ) Como os egpcios, os gregos, que esculpiam em grandes blocos de mrmore, passaram a trabalhar com o bronze, mat erial que favorece a expresso de movimento na figura humana. ) A obra "Piet" de Michelangelo uma escultura grega. ) Grande parte das esculturas gregas se perdeu, mas existem cpias romanas de vrias delas.

A seqncia correta obtida : a) F V V V b) V F V V c) V V F V d) V V F F e) V F V F __________________________________________________________________________________________________________ 13 Cludio Barbosa, em seu livro Educao Fsica Escolar (1997), afirma que "o professor de educao fsica que centra sua prtica apenas no movimento est baseado no senso comum", uma vez que o movimento corporal deve contemplar, sobretudo, o aspecto a) social. b) esportivo. c) tcnico. d) de rendimento. e) cientfico. __________________________________________________________________________________________________________ 14 No atletismo, as provas so divididas em a) corridas e revezamentos. b) provas de pista e provas de campo. c) salto em altura e salto em distncia. d) arremesso de peso e lanamento de dardo. e) provas individuais e provas em equipe. __________________________________________________________________________________________________________

15 A respeito dos fundamentos e das jogadas que caracterizam os diferentes esportes, associe as duas colunas, numerando os itens da coluna direita. 1) cabeada 2) jump 3) passagem de basto 4) progresso 7 passos 5) saque viagem ( ( ( ( ( ) atletismo ) basquetebol ) futebol ) handebol ) voleibol

A seqncia correta obtida : a) 1 5 3 2 4 b) 2 1 4 3 5 c) 3 2 1 4 5 d) 4 1 2 5 3 e) 3 5 4 1 2 __________________________________________________________________________________________________________

16 Que alimentos se situam na base da pirmide alimentar?


a) frutas b) verduras c) massas d) carnes e) doces __________________________________________________________________________________________________________

17 So condies necessrias para uma vida saudvel:


Utilizar creches e locais de recreao. Morar em residncia salubre e prestar servios assistenciais. Viver em regies arborizadas. Ter boa alimentao e desenvolver atividade fsica equilibrada e no exaustiva tanto profissionalmente como no lazer/esporte. e) Freqentar locais de lazer e utilizar indumentria adequada. __________________________________________________________________________________________________________ a) b) c) d)

18 Elementos presentes nos alimentos que apresentam todos os aminocidos essenciais e que, portanto, quanto a esse aspecto,
so chamados de completos: a) vitaminas b) sais minerais c) protenas d) carboidratos e) lipdios __________________________________________________________________________________________________________

19 Uma reportagem da revista poca de 25 de junho de 2007, intitulada "Clulas-Tronco: por dentro dos novos tratamentos para o
corao, o crebro, o fgado, o pncreas e os ossos" conceitua clulas-tronco como aquelas que tm o potencial de se transformar em diferentes tecidos do corpo humano. Segundo esse texto, no intestino, clulas-tronco produzem milhares de novas clulas intestinais a cada dia, substituindo clulas danificadas durante o processo de digesto. J nos msculos, as clulastronco regeneram msculos que sofreram traumas e leses provocadas pelo excesso de exerccio. De que tecido muscular formado o intestino? a) tecido muscular estriado esqueltico b) tecido muscular no estriado c) tecido cartilaginoso d) tecido linftico e) tecido muscular estriado cardaco __________________________________________________________________________________________________________

20 A respeito de doenas causadas pela carncia de vitaminas, associe as duas colunas, numerando os itens da coluna direita.
1) vitamina A 2) vitamina K 3) vitamina D 4) vitamina C 5) vitamina E ( ( ( ( ( ) escorbuto (hemorragias generalizadas, anemia, intensa fraqueza) ) esterilidade de machos e aborto em alguns animais ) hemeralopia (cegueira noturna) ) hemorragias (por deficincia na coagulao sangunea) ) raquitismo (ossos moles, dentio defeituosa, crescimento retardado, m absoro de clcio e fsforo

A seqncia correta obtida : a) 1 5 4 3 2 b) 2 4 1 5 3 c) 4 5 1 2 3 d) 4 2 5 1 3 e) 2 1 4 3 5 __________________________________________________________________________________________________________

21 Sim ou no? Est aberta a discusso sobre a legalizao do aborto no Brasil, um dos temas mais polmicos na nossa socied ade. A revista poca de 16 de abril de 2007 apresenta depoimentos de pessoas que fizeram aborto, com estatsticas, e destaca aspectos positivos e negativos deste tipo de interveno. Enfim, trata-se de uma leitura informativa que poderia levar voc a ter sua prpria opinio sobre o assunto. Do ponto de vista biolgico, a natureza, para proteger o embrio dos seres vivos at o seu nascimento, desenvolveu anexos embrionrios, cada qual com sua funo especfica. O que faz o anexo embrionrio placenta? a) Forma uma cavidade para acondicionar o lquido amnitico. b) Nutre o embrio, promove trocas respiratrias, elimina excretas e produz progesterona (funo hormonal). c) Contribui para a fixao do embrio na parede uterina. d) Permite as trocas de gases respiratrios entre o embrio e o ambiente. e) Armazena substncias nutritivas para o embrio. __________________________________________________________________________________________________________

22 "Comparando a clula com uma cidade hipottica, a membrana plasmtica seria a muralha que a cerca, com portas que deixam
entrar e sair pessoas credenciadas e produtos de importao e exportao. O citoplasma, com suas organelas, corresponderia s usinas de energia de fbricas de produtos destinados a variadas funes. O ncleo seria a prefeitura, de onde emanam as ordens necessrias para que tudo ocorra de acordo com o plano urbano existente nos arquivos. Essa metfora mostra que, na clula, como em uma cidade, a primeira aparncia catica, mas, estudando-se os processos em curso, compreende-se como cada um essencial para a manuteno da vida." (Texto extrado do livro Biologia: volume I, de Oswaldo Frota Pessoa) Em relao s organelas citoplasmticas, qual a funo dos lisossomos? a) Secretar substncias. b) Absorver energia luminosa. c) Promover a digesto intracelular. d) Armazenar substncias. e) Produzir energia. __________________________________________________________________________________________________________

23 Nos seres pluricelulares, quais so as funes desempenhadas pelas organelas mitocndria, retculo endoplasmtico, complexo
golgiense e membrana plasmtica, nesta ordem? Produo de energia para atividades celulares, por meio da respirao celular auxlio na diviso celular e na formao de clios e flagelos armazenamento e secreo de substncias sntese de protenas. b) Produo de energia para atividades celulares, por meio da respirao celular sntese de protenas armazenamento de protenas seleo de substncias que devem passar do meio extracelular para o meio intracelular. c) Absoro da energia luminosa sntese de protenas movimentao e sustentao das organelas citoplasmticas armazenamento e secreo de substncias. d) Digesto intracelular absoro da energia luminosa produo de energia para atividades celulares, por meio da respirao celular armazenamento e secreo de substncias. e) Promoo da digesto intracelular absoro da energia luminosa movimentao e sustentao das organelas citoplasmticas promoo da sntese de protenas. __________________________________________________________________________________________________________ a)

24 Sob o ttulo "Do fermento clonagem", a revista Galileu, em sua edio de julho de 2007, traz um artigo que destaca algumas importantes contribuies cientficas ao longo da histria da Biologia, como a fermentao do po e da cerveja no Egito (4000 2000 a.C.), inaugurando a biotecnologia, o uso da mosca da fruta nos primeiros estudos de genes (1900) e a clonagem de uma ovelha a partir de uma clula adulta (1997), entre outras. A respeito das contribuies cientficas que marcaram o desenvolvimento da Biologia, associe as duas colunas, numerando os itens da coluna direita. 1) Charles Darwin 2) Gregor Mendel 3) Robert Hooke 4) Robert Brown 5) Sheleiden e Schwann ( ( ( ( ( ) enunciao da teoria celular ) primeira visualizao da clula ) descoberta de que as clulas vegetais possuem ncleo ) publicao da Teoria da Evoluo das Espcies pela Seleo Natural ) descoberta de que as caractersticas genticas so passadas de pai para filho

A seqncia correta obtida : a) 2 5 3 1 4 b) 3 1 4 2 5 c) 3 4 2 5 1 d) 4 3 1 5 2 e) 5 3 4 1 2 __________________________________________________________________________________________________________ 25 Assinale a alternativa em que as duas medidas so equivalentes. a) 1 mm = 10 km 2 3 2 b) 1 km = 10 m 3 6 3 c) 1 m = 10 cm 4 d) 1 hm = 10 m 2 1 2 e) 1 dm = 10 m __________________________________________________________________________________________________________ 26 No choque mecnico unidimensional, o coeficiente de restituio e determinado pela razo entre a velocidade relativa de afastamento e a velocidade relativa de aproximao. A respeito deste assunto, assinale a alternativa correta. a) Se e = 1, o choque elstico, e a energia mecnica no conservada. b) Se 0 e 1, o choque parcialmente elstico, e a quantidade de movimento conservada. c) Se e = 0, o choque inelstico, e a energia mecnica conservada. d) Se e 1, o choque elstico, e a quantidade de movimento no conservada. e) Se e = 0, o choque inelstico, e a energia mecnica e a quantidade de movimento so conservadas. __________________________________________________________________________________________________________ 27 Sobre o atrito entre duas superfcies, assinale a alternativa correta. a) A fora de atrito depende da rea das superfcies em contato. b) A intensidade da fora de atrito inversamente proporcional intensidade da fora normal. c) O coeficiente de atrito uma grandeza adimensional. d) A fora de atrito depende da normal, e esta igual ao mdulo da fora peso. e) O sentido da fora de atrito igual ao sentido do movimento. __________________________________________________________________________________________________________ 28 A respeito do grfico abaixo, assinale a alternativa correta.
4

a) b) c) d) e)

Representa um movimento uniforme, e a velocidade numericamente igual tangente do ngulo formado entre a reta tr ajetria com o eixo t. No instante t = 0, a velocidade nula. Representa um movimento retrgrado. Representa um movimento retilneo uniformemente variado. No instante t = 0, a posio nula.

__________________________________________________________________________________________________________

29 A respeito dos movimentos executados pelos ponteiros de um relgio que marca horas, minutos e segundos, assinale a alternativa correta. a) Os perodos dos ponteiros so iguais. b) A velocidade angular do ponteiro que marca os minutos menor que a velocidade angular do ponteiro que marca as horas. c) As velocidades escalares dos ponteiros so iguais. d) A freqncia do ponteiro que marca os minutos doze vezes maior que a do ponteiro que marca as horas. e) O perodo do ponteiro que marca as horas igual freqncia do ponteiro que marca os minutos. __________________________________________________________________________________________________________

30 Uma pequena esfera de massa m cai no interior de um lquido, e a partir de uma altura h, sua velocidade torna-se constante. A
respeito deste evento, e a partir da altura h, assinale a alternativa correta. a) A energia cintica da esfera aumenta progressivamente. b) A energia mecnica do sistema varia, ao passo que as energias cintica e potencial se mantm constantes. c) A energia potencial da esfera se mantm constante. d) A energia mecnica do sistema diminui progressivamente. e) A energia cintica da esfera se mantm constante. __________________________________________________________________________________________________________

31 A metionina, um aminocido essencial em nossa dieta alimentar, apresenta a frmula molecular C 5H11SO. Sabendo que 30 g
de um determinado leite de soja em p contm 0,119 g de metionina, assinale a alternativa correta. Dados: C = 12; H = 1; S = 32; O = 16 a) 10 g desse leite contm 12,04 10 tomos de carbono. b) A concentrao de metionina nesse leite pode ser expressa como 1,19 mg/g de leite em p. 23 c) 30 g desse leite contm 6,02 10 molculas de metionina. d) 30 g desse leite contm 0,001 mol de metionina. e) A massa de enxofre representa 50% da massa de metionina em 10 g desse leite. __________________________________________________________________________________________________________
23

32 A respeito dos tomos representados abaixo, considerando todos em seu estado fundamental, assinale a alternativa correta.

138 56

Ba

56 26

Fe

16 8

a) O tomo de ferro apresenta 30 eltrons. b) O nmero atmico do brio 56, ou seja, o brio apresenta 56 prtons. c) A distribuio eletrnica para o oxignio revela quatro eltrons no ltimo nvel energtico. d) Em todos os tomos representados, o nmero de nutrons igual ao nmero de prtons. e) O tomo de ferro, que apresenta seis eltrons na camada de valncia, pertence famlia 6A. __________________________________________________________________________________________________________

33 O ltimo eltron de um tomo neutro apresenta o seguinte conjunto de nmeros qunticos: n = 3 = 1 m = 1 S = +1/2
Convencionando-se que o primeiro eltron a ocupar um orbital apresenta S = 1/2, assinale a alternativa correta a respeito desse tomo. a) Possui 14 eltrons quando no estado fundamental. b) Pertence famlia dos halognios. c) Forma ctions divalentes. d) Apresenta quatro camadas eletrnicas. e) Seu nmero atmico igual a 16. __________________________________________________________________________________________________________

34 Sobre os xidos e suas propriedades, assinale a alternativa correta.


Dados os nmeros atmicos: Na = 11; Mg = 12; C = 6; N = 7; O = 8 xidos anfteros no reagem quando em contato com gua. Na2O e MgO so compostos moleculares. CO2 e NO2 so compostos inicos. SO3 e CO2 so xidos cidos que reagem com gua, formando os cidos correspondentes. xidos neutros comportam-se como xidos bsicos em presena de um cido, e como xidos cidos em presena de uma base. __________________________________________________________________________________________________________ a) b) c) d) e)

35 A respeito dos elementos representados abaixo, assinale a alternativa correta.

23 11

35 17

a) X e Z so elementos de transio. b) Z apresenta tendncia em formar nions divalentes. c) X forma ligaes covalentes com Z. d) Os compostos formados entre X e Z tm frmula X2Z. e) X apresenta tendncia em formar ctions monovalentes. __________________________________________________________________________________________________________

36 A respeito dos seguintes compostos, assinale a alternativa correta. HC


I

H2SO4
II

NaOH
III

Ca(OH)2
IV

a) A reao entre I e III classificada como de neutralizao total. b) III e IV so bases pouco solveis em meio aquoso. c) I e II so cidos monoprticos de Arrhenius. d) A reao entre II e IV forma xido de clcio e gua. e) I e II possuem apenas um hidrognio ionizvel. __________________________________________________________________________________________________________

37 Se A

{x

/ 2x 5

7}

e B

{x

/ x2

0} , ento A

a) {x / 3 x 3} b) {x / 3 x 1} c) {x / x 3} d) {x /x 3} e) {x / 1 x 3} __________________________________________________________________________________________________________

38 Dadas as funes f ( x)
1 8

1 2

x 1
e g(x) = log2(x + 1), correto afirmar que

a)

f g3

b) g(1) = 2 c) d) e)

1 2

1
1

gf 0

f(2) = g(2)

__________________________________________________________________________________________________________

39 Para x
a) b) c) 1
1 2

, qual o valor numrico da expresso A

cos 4x sen

x x tg sec 2x ? 3 2

0 1 d) 2 e) 1 __________________________________________________________________________________________________________

40 Com base no grfico abaixo, em que esto representadas as funes lineares f(x) =
nativa correta.

2 x+4 3

e g(x) = ax + b, assinale a alter-

a) b) c) d) e)

ab=

1 3

a+b=2 a +b =
2 2 2 2

4 9

a b =4 a.b =
2 3

__________________________________________________________________________________________________________

41 O que representa a regio hachurada no diagrama abaixo?

a) (B A) (B C) b) (B A) (B C) c) (A B) (B C) d) (A B) (B C) e) (B A) (B C) __________________________________________________________________________________________________________

42 Em relao s funes g(x) = x2 mx + 2 e h(x) = 3x2 + 6x + n, considerando que g(x) assume um valor mnimo em x = 4 e que
h(x) tem duas razes iguais, quanto vale a soma de m + n? a) 11 b) 5 c) 3 d) 5 e) 3 __________________________________________________________________________________________________________

43 Tendo como referncia a diviso da Pr-Histria em paleoltico, neoltico e idade dos metais, quais foram os fatores que contriburam para que o homem se tornasse sedentrio? a) A inveno da roda e o desenvolvimento da fala. b) A fabricao de armas e o uso do fogo. c) A organizao de grupos sociais e a inveno da escrita. d) A coleta de frutos e o surgimento da religio. e) A prtica da agricultura e a domesticao de animais. __________________________________________________________________________________________________________

44 A respeito da religio dos povos gregos na Antiguidade, assinale a alternativa correta.


Acreditavam na vida aps a morte e praticavam a mumificao dos corpos. Eram monotestas e buscavam seguir os Dez Mandamentos. Eram politestas e seus deuses tinham formas de animais, como touros, crocodilos, serpentes, etc. Eram politestas e seus deuses combinavam caractersticas humanas e divinas. Eram politestas, seus cultos eram marcados pela magia e pela astrologia, e tinham como principais deuses Anu ( deus do cu) e Ishtar (deusa do amor). __________________________________________________________________________________________________________ a) b) c) d) e)

45 Os conflitos relacionados s diferenas sociais constituram um importante aspecto da histria de Roma. A respeito das reformas
que os irmos Tibrio e Caio Graco implementaram com vistas a solucionar problemas sociais (133132 a.C.), assinale a alternativa correta. a) Autorizaram o casamento entre patrcios e plebeus. b) Decretaram a elaborao de um cdigo de leis que garantia a igualdade jurdica entre patrcios e plebeus. c) Proibiram a escravizao de romanos por dvidas. d) Eliminaram a obrigatoriedade do servio militar. e) Promoveram uma distribuio de terras entre os camponeses. __________________________________________________________________________________________________________

46 A respeito da estrutura social no Egito antigo, assinale a alternativa correta.


a) Os egpcios se organizavam em comunidades tribais, comandadas por chefes chamados patriarcas. b) Somente os escribas tinham algum tipo de privilgio. c) No topo da estrutura social estavam o fara e sua famlia. d) Os cidados egpcios tinham direitos polticos, participavam do governo e constituam a maioria da populao. e) A posio mais elevada pertencia aos juizes, que detinham poderes militares, polticos e religiosos. __________________________________________________________________________________________________________

47 Em seus estudos sobre a ocupao do continente americano, uma das fontes de que os estudiosos se valem so montes artificiais formados por conchas de moluscos e restos de outros animais que antigos habitantes do continente depositavam em d eterminados locais. Como so chamados esses vestgios? a) jardins suspensos b) tumbas c) zigurates d) sambaquis e) elevaes __________________________________________________________________________________________________________

48 Na Roma antiga, em que local eram promovidos espetculos populares com lutas envolvendo animais ferozes e gladiadores?
a) Partenon b) Coliseu c) Templo de Jerusalm d) Acrpole e) Templo de Palas Atena __________________________________________________________________________________________________________

49 O relevo da superfcie terrestre pode ser explicado pela ao de agentes endgenos (internos) e agentes exgenos (externos).
Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente agentes endgenos que atuam como fora modeladora do relevo terrestre. a) tectonismo, terremotos e vulcanismo b) cobertura vegetal, terremotos e vulcanismo c) temperatura, microrganismos e vulcanismo d) tectonismo, dobramentos e chuvas e) homem, rios e ventos __________________________________________________________________________________________________________

50 As conferncias sobre populao e desenvolvimento promovidas pela ONU tm discutido o controle de natalidade nos pases
pobres, a partir do forte argumento do esgotamento dos recursos naturais do planeta. Alguns grupos contestam essa pro posta. Identifique um dos argumentos utilizados nessa contestao. As altas taxas de crescimento vegetativo em pases pobres compensam as baixas taxas de crescimento vegetativo de pases ricos. b) Os maiores consumidores dos recursos do planeta no so as populaes pobres da frica ou do sul da sia, que crescem mais, e sim as populaes dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e do Japo. c) O desenvolvimento tecnolgico garante a qualidade de vida da populao dos pases pobres. d) A religiosidade da populao impede o uso de mtodos anticoncepcionais. e) As atuais aes de preservao do meio ambiente garantem a manuteno dos recursos naturais para todos os pases. __________________________________________________________________________________________________________ a)

51 Do incio dos anos 1970 at 2005, o crescimento da populao mundial caiu de 2,1% para 1,2% ao ano. Porm, em 2005, o
planeta contava com cerca de 6,5 bilhes de habitantes, e se o ritmo de crescimento se mantiver, a populao d o planeta ser de 9 bilhes em 2050. Que fatores determinam o crescimento demogrfico de uma determinada rea? a) A expectativa de vida e a taxa de migrao. b) As inovaes tecnolgicas e o controle da mortalidade infantil. c) O crescimento vegetativo e a taxa de migrao. d) A concentrao de rendas e o IDH (ndice de desenvolvimento humano). e) A produo de alimentos e o crescimento vegetativo. __________________________________________________________________________________________________________

52 A respeito da poluio, que a degradao das condies ambientais do planeta, e dos poluentes, que so os agentes que
provocam a poluio, analise as seguintes afirmaes e assinale a alternativa correta. I A chuva cida, que se manifesta por meio de precipitaes de gua atmosfrica carregada de cido sulfrico e cido ntrico, constitui um poluente. II Os problemas ocasionados pela poluio afetam diretamente a qualidade de vida das aglomeraes humanas. III O acmulo de lixo e de esgotos, congestionamentos, poluio sonora e poluio visual degradam as condies ambientais do planeta. IV O Protocolo de Kyoto, tratado internacional que prev que os pases industrializados reduzam, at 2012, a emisso de g ases que produzem o efeito estufa, acabou gerando o chamado "crdito de carbono", por meio do qual as economias desenvolvidas ou ricas "compram" dos pases pobres o direito de poluir mais, compensando assim a sua no -reduo da emisso de carbono ou outros gases que produzem o efeito estufa. a) Apenas as afirmaes I e II so corretas. b) Apenas as afirmaes I, II e III so corretas. c) Apenas as afirmaes I, III e IV so corretas. d) Apenas as afirmaes II, III e IV so corretas. e) Todas as afirmaes so corretas. __________________________________________________________________________________________________________

53 As coordenadas geogrficas so formadas por uma rede de linhas imaginrias, chamadas paralelos e meridianos, que perm item localizar qualquer ponto na superfcie terrestre por meio de dois tipos de medidas: a latitude e a longitude. A respeito deste assunto, assinale a alternativa correta. O Meridiano de Greenwich, que divide o globo nos hemisfrios leste e oeste, permite a determinao da latitude. A Linha do Equador corresponde ao crculo mximo da esfera, traado num plano perpendicular ao eixo terrestre, e dete rmina a diviso do globo em dois hemisfrios: o leste e o oeste. c) A latitude, distncia medida em graus a partir do Equador, pode variar de 0 O a 180O, tanto para o norte quanto para o sul. d) A Linha do Equador corresponde ao crculo mximo da esfera, traado num plano perpendicular ao eixo terrestre, e dete rmina a diviso do globo em dois hemisfrios: o norte e o sul. e) A longitude, distncia determinada a partir do Meri-diano de Greenwich, vai de 0O a 90O de Leste a Oeste. __________________________________________________________________________________________________________ a) b)

54 A partir do sculo XX os pases desenvolvidos passaram a encarar as migraes como um grande problema demogrfico. Com
relao aos argumentos que sustentam essa tese, assinale as seguintes alternativas com V (verdadeiro) ou F (falso). ( ( ( ( ) O aumento de desemprego nos pases desenvolvidos a partir da dcada de 1980. ) Os altos salrios exigidos pelos imigrantes. ) A influncia cultural dos imigrantes, que, ao manterem seus hbitos e idiomas, so considerados, para alguns, uma am eaa unidade nacional. ) A distncia dos familiares e da terra natal geram problemas emocionais.

A seqncia correta obtida : a) V V F F b) V F V F c) V F F V d) F F V V e) F V F V __________________________________________________________________________________________________________

OPO ESPANHOL
TEXTO PARA AS QUESTES 55 A 59 El estrs causa acn Es sabido que una molesta erupcin ocasional en el rostro puede ser fuente importante de tensin. Pero qu causa a la inversa? Aunque los cientficos han sospechado por algn tiempo que la tensin emocional puede causar o empeorar el acn, la evidencia ha sido dbil, pues proviene en gran parte de informes anecdticos y de algunos estudios pequeos. Pero la respuesta parece bastante clara ahora. Un estudio llevado a cabo este ao, el ms grande hasta la fecha, no slo confirma la relacin, sino que tambin proporciona una explicacin posible. La investigacin, conducida por la Universidad Wake Forest, observ a 94 estudiantes de secundaria y preparatoria con acn leve o moderado por varios meses. El acn se asocia generalmente a altos niveles del sebo, la sustancia aceitosa que cubre la piel y protege el pelo. Como es bien sabido que los niveles de grasa aumentan y disminuyen con respecto al clima, el estudio se realiz donde la temperatura y la humedad raramente cambian: Singapur. Usando una medida estndar de estrs, los investigadores demostraron que en periodos de tensin emocional elevada, c omo antes de exmenes importantes, los estudiantes eran 23% ms propensos a experimentar erupciones. Al mismo tiempo, su produccin de sebo no vari mucho si estaban bajo mucha o poca tensin, lo cual es un indicador de que los niveles de la sustanc ia tenan poco o nada que ver. En cambio, los resultados pueden tener mayor relacin con la inflamacin. Otros estudios han demostrado que el estrs llega a provocar inflamacin, y el acn es una enfermedad inflamatoria. En conclusin, la investigacin sugiere que el estrs provoca problemas de piel.
(http://publicalpha.com/el-estres-causa-acne/18/09/2007)

__________________________________________________________________________________________________________

55 Com relao ao estudo de que este texto trata, marque as seguintes afirmaes com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ( ( ( ( ) ) ) ) ) A escolha de Singapura como local do estudo foi baseada em critrios cientficos. Trata-se do maior estudo at hoje feito a respeito da acne. O estudo foi feito com estudantes que apresentavam acne em estado agudo. O estudo aponta que o estresse afeta a produo de sebo na pele. Trata-se do primeiro estudo a associar a acne com estresse, o que o torna original.

A seqncia correta obtida : a) V V F F F b) V F F V V c) F V F V F d) F V V V F e) V V V F F __________________________________________________________________________________________________________

56 A respeito da acne, de acordo com o que o texto informa, marque as seguintes afirmaes com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ( ( ( ( ) ) ) ) ) A acne uma doena de natureza inflamatria. A acne se restringe a adolescentes. A incidncia da acne guarda uma relao direta com o tipo de alimento ingerido. De um modo geral, a acne se vincula presena de uma grande quantidade de sebo na pele. O sebo na pele prejudicial.

A seqncia correta obtida : a) F F V V F b) V V F F F c) F F F V V d) V F F V F e) V V F V F __________________________________________________________________________________________________________

57 Assinale a nica alternativa em que a palavra sublinhada no um advrbio.


a) "En cambio, los resultados pueden tener mayor relacin con la inflamacin." b) "El acn se asocia generalmente a altos niveles del sebo [...]." c) "Como es bien sabido que los niveles de grasa aumentan y disminuyen [...]." d) "[...] el estudio se realiz donde la temperatura y la humedad raramente cambian: Singapur." e) "Pero la respuesta parece bastante clara ahora." __________________________________________________________________________________________________________

58 Assinale a alternativa em que se reescreve a sentena seguinte, sem alterar-lhe o significado: "En conclusin, la investigacin
sugiere que el estrs provoca problemas de piel". a) Aunque el estrs provoque problemas de piel, la investigacin no es conclusiva. b) Sin embargo, el estrs provoca problemas de piel segn una investigacin. c) Adems, la investigacin dice que el estrs aumenta los problemas de piel. d) Concluyendo, de acuerdo com la investigacin, problemas de piel pueden ser provocados por el estrs. e) La inestigacin concluy que el estrs provoca problemas de piel. __________________________________________________________________________________________________________

59 Assinale a alternativa em que todos os verbos esto conjugados no presente do indicativo. a) aumentan es sugiere b) puede causar proviene c) parece llevado eran d) conducida cubre protege e) llega asocia usando __________________________________________________________________________________________________________ 60 Com base nos seguintes quadrinhos com a personagem Mafalda, assinale as afirmaes com V (verdadeiro) ou F (falso).

(http://mafalda.dreamers.com/18/9/2007)

( ( ( (

) ) ) )

A cena se passa no incio do dia. Em seu dirio, Mafalda faz previses sobre seu estado de nimo durante o dia. Mafalda tem certeza de que est sendo preparada uma sopa para o almoo. Mafalda prev uma alterao em seu estado de nimo por causa do prato que ser possivelmente servido na hora do almoo.

A seqncia correta obtida : a) V F V V b) V V F V c) F V V F d) F V V V e) V V V F __________________________________________________________________________________________________________

OPO INGLS
FIGURA PARA AS QUESTES 55 E 56

(http://www.glasbergen.com/images/fam37.gif)

__________________________________________________________________________________________________________ 55 A figura acima sugere uma conversa entre: a) dois amigos. b) um pai e seu filho. c) dois estudantes. d) um estudante e seu colega de escola. e) um professor e um pai de aluno. __________________________________________________________________________________________________________ 56 O que revela a legenda da figura? a) b) c) d) e) O menino e o homem tm preferncias diferentes com relao msica. O menino gosta de msica, mas o homem no. Ambos so peritos em computao. Meninos geralmente baixam msicas pela Internet, por se tratar de uma atividade ilegal. A Internet um bom lugar para baixar msicas.

__________________________________________________________________________________________________________ TEXTO PARA AS QUESTES 57 A 60 Thomas Edison: A strategy for genius Thomas Edison took a long time to invent the first light bulb. Rumour has it that he made over 2000 experiments to perfect it . At the press conference to launch his new invention, a pushy journalist put the knife in: Say, Mr Edison, how did it feel to fail to make a light bulb two thousand times? Young man, said Edison, I didnt fail to make a light bulb two thousand times; I merely found one thousand, nine hundred a nd ninety-nine ways how NOT to make a light bulb.
(Nick Owen. The Magic of Metaphor)

__________________________________________________________________________________________________________

57 De acordo com o texto, o que foi Thomas Edison?


a) um jornalista b) um compositor c) um maestro d) um inventor e) um eletricista __________________________________________________________________________________________________________

58 Com base nas informaes contidas no texto, assinale a alternativa correta.


a) O jornalista que entrevistou Thomas Edison era um homem muito sbio. b) Thomas Edison conseguiu inventar a lmpada eltrica aps algumas tentativas. c) Thomas Edison foi provavelmente um homem muito persistente. d) Thomas Edison no conseguiu inventar a lmpada eltrica. e) Thomas Edison no gostava de jornalistas. __________________________________________________________________________________________________________

59 Na sentenca: Rumour has it that he made over two thousand experiments to perfect it, os pronomes he e it referem-se,
respectivamente, a a) the journalist e strategy. b) the inventor e press conference. c) Thomas Edison e knife. d) the journalist e light bulb. e) Thomas Edison e light bulb. __________________________________________________________________________________________________________

60 Qual a pergunta correta para a resposta Thomas Ed ison took a long time to invent the first light bulb?
a) How long did Thomas Edison take to invent the first light bulb? b) Why did Thomas Edison take a long time to invent the first light bulb? c) Did Thomas Edison invent the first light bulb? d) How did Thomas Edison invent the first light bulb? e) What did Thomas Edison invent? __________________________________________________________________________________________________________

You might also like