You are on page 1of 13

Criatividade: entre tantas vozes, um dilogo com Bergson

Isabel Orestes Silveira


Dra. Comunicao e Semitica PUC/SP Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e-mail:isasilveira@mackenzie.br

Resumo Este artigo se prope a discorrer de forma sucinta sobre as diversas contribuies tericas sobre o fenmeno criativo, que ao longo do tempo foram e ainda esto sendo feitas em torno dessa temtica to rica. Nosso enfoque terico ser embasado por alguns pressupostos do filsofo francs Henri-Louis Bergson (1859-1941), que aponta para o carter no determinista ou imprevisvel da criatividade, na sua viso algo inseparvel do processo de viver. Para o filsofo, o lan vital um impulso ou uma fora que move o desenvolvimento e a expanso do universo, mas tambm move os processos criativos e impulsiona o pensamento, alimenta a experincia pessoal, possibilita o trabalho, amplia a prtica e reinsere nas produes diversas os contornos histricos e culturais do sujeito.

Palavras-chave: Tempo, Mudana, Durao, memria

Abstract: The present paper proposes a brief discussion on several theoretical contributions on the creative phenomenon that, along time, have been made concerning such rich theme. The aim is to point to our theoretical target which will be based in some assumptions by French philosopher, Henri-Louis Bergson (1859-1941), who alludes to the non-determinist or unpredictable character of creativity that, according to his point of view, accompanies the living process. The philosopher also indicates the vital elan as an impulse or force which moves the development and expansion of the universe, but also moves the creative processes and gives impulse to thought, feeds personal experience, makes work possible, broadens practice and re-inserts in several productions the historical and cultural outlines of any subject.

Keywords: time; change; duration; memory

Nmero 2 - Dezembro de 2011

27

Introduo
Pesquisar a criatividade , sem dvida, uma tarefa intensa. A comear porque, apesar de a busca por uma definio do termo remontar aos tempos da antiguidade, at hoje os estudiosos sofrem com falta de um conceito que d conta de explic-la. Devido complexidade do tema, inmeras correntes tentaram chegar a um conceito, ou seja, o fenmeno criativo passou por vrios esforos de definio ao longo do tempo e as contribuies para o avano em estud-la ora anulavam o conhecimento existente, ora se sobrepunham ao mesmo. Conscientes do desafio em revisitar tal assunto, arriscamo-nos a faz-lo na tentativa de contribuir com as pesquisas que investigam esse universo to vasto, mesmo sob o risco de percorrer os caminhos j trilhados pelos tericos que, no passado, se debruaram exaustivamente sobre ele. Nossa inteno, ainda que modesta, ser realizar um esforo intelectual para compreender as possibilidades e as limitaes da potncia criativa que revela ser impactante na resoluo de problemas e na expresso da originalidade humana. Para isso, fizemos a opo metodolgica de, primeiramente, discorrer de forma sucinta sobre as diversas contribuies tericas sobre a criatividade, deixando claro, de partida, que no poderemos tentar uma simplificao desse assunto, reduzindo nos apontamentos que se seguiro todas as pesquisas que j foram e ainda esto sendo feitas em torno do fenmeno criativo. Pretendemos avanar nesse territrio com uma nota de humildade, pois nosso intuito despertar no leitor a conscincia de como vasta a discusso dessa temtica. Em seguida, vamos apresentar nosso enfoque, embasado em alguns dos pressupostos tericos do filsofo francs Henri-Louis Bergson (1859-1941). Dialogaremos, ento, com um personagem que foi crtico do pensamento dogmtico e, entre o fim do sculo 19 e o incio do 20, falou do movimento criativo como um fenmeno primordial na nossa experincia de vida consciente. Dada profundidade do pensamento do autor, optamos por refletir a criatividade lanando luz em algumas associaes que Bergson desenvolve sobre a durao, bem como a prpria vida, como sendo um constante processo dinmico criativo de transformao impulsionado por um lan vital. Esse impulso vital justifica a evoluo da vida e sua complexidade cada vez maior, vulnervel e crescente. Na tentativa de compreender suas ideias, levaremos em conta sua viso sobre o modelo de um universo que est em contnua mutao, ou seja, tudo est mudando o tempo todo, a expanso do macro sugere o aparecimento do novo. Ento, nesse fluxo contnuo, nesse impulso vital, nessa fora evolutiva, ao qual Bergson deu o nome de durao, poderemos pensar o tempo - que se constitui tema fundamental do pensamento desse autor - como sucesso, continuidade, mudana, memria e criao.

Nmero 2 - Dezembro de 2011

28

Um breve panorama sobre as pesquisas sobre a criatividade


O processo de criao foi concebido ora como inspirao divina, ora como loucura. Em outros momentos, foi tido como espontaneidade ou como resultado de experincias vivenciadas. Foi considerado como estmulo-resposta e at como busca por solues de uma gestalt (a forma percebida pelos sentidos). Outras vezes, ainda, experimentou os postulados da psicanlise, cuja nfase valorizava a afetividade e os estados emocionais inconscientes. Nesse alto nvel de generalizao introdutria, no poderamos desconsiderar os postulados de Sigmund Freud (1856-1939) e sua contribuio sobre a constituio psquica humana, com obras que tambm focalizavam a questo da criatividade. Nos conceitos freudianos, v-se que a criatividade pode estar associada ao devaneio ou fantasia, que na dimenso ldica prev a atividade do brincar. A imaginao, no artista, estaria sendo concretizada pela obra de arte (um substituto do brincar). Em Carl Gustav Jung (1875-1961), a arte no expresso de um complexo pessoal. Ao observarmos sua noo de imagem primordial, presente no psiquismo coletivo, que tambm chamou de arqutipo, podemos entender que, para Jung, a capacidade de criao estaria contida no inconsciente impessoal, coletivo, de onde emerge o novo (JUNG, 1985). Posteriormente, Gaston Bachelard (1884-1962) encontrou em Jung a noo de arqutipo e de inconsciente coletivo para fundamentar suas concepes acerca do psiquismo e do carter arquetpico da imagem artstica. Tantas outras correntes sugiram. Umas tentando explicar a criatividade do ponto de vista cognitivista, ou seja, pela estrutura do intelecto chegaram ao conhecido pensamento divergente, que poderia estar associado fluncia, flexibilidade e originalidade, entre outras atributos do indivduo criativo. Em outros momentos no decorrer da histria, esse tema to rico encontrou respaldo nas consideraes de Vygotsky (1898-1934), que apontava para a origem da criatividade nas brincadeiras infantis. Em Jean Piaget (1896-1880), a criatividade envolvia dois pontos de vista e argumentava: O primeiro problema das origens ou causas da criatividade. O segundo o do mecanismo: como acontece? Qual o processo de um ato criativo? Como algum cria algo novo? Sem existir antes, como algo novo pode surgir? (VASCONCELOS, 2001:11 a 15). Quanto ao problema da origem, Piaget assumia a posio de que se tratava de um mistrio, sendo, ento, inexplicvel. O psiclogo dizia que o novo, ainda que modesto, surgia a partir de esforos pessoais. Em relao ao segundo problema, ou seja, ao mecanismo da criatividade ou como ela acontece, Piaget enfatizava que a psicologia da inteligncia poderia auxiliar na busca por respostas. Ento, sua hiptese era: [...] a criao do novo ocorre devido a um processo de abstrao reflexiva. Dito de outro modo, Piaget percebia, nas pesquisas com crianas em desenvolvimento, que a ao reflexiva ocorria quando a criana adquiria em suas experincias a conscincia da totalidade de seus atos, ou seja, estava refletindo sobre sua ao total.
Nmero 2 - Dezembro de 2011 29

Ainda citamos Donald W. Winnicott (1971), tido como referncia por estudiosos contemporneos da criatividade. Ele evoca a temtica da criatividade como sinnimo da atividade ldica e livre do brincar, tanto na criana quanto no adulto. Podemos, ento, constatar a relevncia desta temtica, que, com o passar do tempo, faz surgir novas pesquisas e abordagens. A discusso da criatividade encaminhou o assunto para uma nova direo. De uma modalidade individual para uma modalidade coletiva. E encontrou em Maslow (1908- 1970) a nfase nas necessidades bsicas humanas do ponto de vista hierrquico. Tambm deu lugar para o estudo de alguns especialistas que imprimiram a nfase de inmeros modelos que deveriam estimular o processo criativo e orientar o planejamento estratgico em empresas, como foi o caso de Alex Osborn (1953), o criador do brainstorming (tempestade de ideias) e de tantos outros que no caberia citar nesse curto espao, mas que valorizaram a eficincia da criatividade e da liderana criativa. Vale destacar que essa valorizao dos grupos criativos pela motivao dos vrios membros de uma determinada equipe ou pela liderana da organizao passou a estar vinculada ao aspecto lucrativo da empresa (nfase da sociedade de consumo). Afinal, um grupo criativo geralmente apresenta um perfil especulativo e empreendedor. Ento, reiteramos que so muitas as contribuies para a compreenso da criatividade trazidas por reas do saber como psicologia, psiquiatria, sociologia, educao, neurocincia e por tantas vozes que at hoje se dedicam a analisar seus processos. Dando sequncia ao fascinante estudo da criatividade, passaremos a dialogar com Bergson e a levar em conta alguns de seus pensamentos, que podero somar a tantos estudos j feitos. Nosso recorte sugere pensarmos a dinmica da criatividade de modo mais alargado. No se trata de valorizar a criatividade do ponto de vista individual ou grupal somente, mas do ponto de vista sistmico, pois Bergson prope uma analogia da criatividade conectada com todas as formas de vida. Para isso, parte de um lan vital, que para ele est embasado num fluxo contnuo da prpria vida.

Inteligncia e intuio como processo da vida


Para Bergson, por meio dos sonhos que as lembranas ou a memria se evidenciam e se manifestam, sendo indispensvel funo do inconsciente e do consciente para o entendimento do fenmeno da natureza do homem. Ns vivenciamos esse fluxo por meio de nossos sentidos e, ento, agimos, decidimos e temos nosso livre-arbtrio pelo conhecimento imediato e intimo que possumos, ou seja, com o que Bergson denomina de nossa intuio. O tema da intuio se torna relevante nos dias atuais, especialmente quando constatamos que a sociedade clama por uma alternativa de compreenso do humano, na esperana de que os valores socioculturais se deem de forma mais integral, capaz de equilibrar a presena de

Nmero 2 - Dezembro de 2011

30

uma racionalidade exacerbada, que valoriza o pensamento lgico e os mecanismos de apreenso do conhecimento, com uma conscincia pautada na sensibilidade. O conceito intuio j de longa data foi visto pelos filosficos gregos com um termo de mltiplos sentidos. Interessa-nos o fato de que o termo vem da palavra latina intuitus: inem, dentro, e tuitus, do verbo particpio passado de tueri - olhar, ou seja, um olhar para dentro ou, simplesmente, olhar dentro (MUNIZ, 1988). Bergson (1974) diz que o esprito objeto da intuio e, por meio dele, possvel apreender a realidade. Trata-se de uma percepo imediata, voltada para dentro de si. Sem a interveno de mediadores, podemos, de forma sinttica, imediata e ancorada na experincia, obter uma percepo sensvel e peculiar pela intuio. No se trata de uma experincia sobrenatural. Mas aquele que sente intui com uma dimenso espiritual, com uma sensibilidade que o habilita a juntar os pensamentos dispersos e prepara o sujeito a responder com uma ideia nova (mediante sua experincia acumulada e seu conhecimento prvio) diante de determinados contingentes da vida prtica. Ento, para Bergson, o conhecimento prev duas formas que caminham para direes na atividade do pensamento: inteligncia e intuio.
A intuio ope-se inteligncia. No que a inteligncia seja intil: ela serve para fabricar, principalmente geomtrica, tcnica [...]. O mundo tecnolgico sua obra. Mas a intuio no serve para agir, e sim para compreender. No se compreende nada da vida quando se pensa atravs de conceitos que so destinados a agir sobre a matria (conceitos matemtico-fsicos...), preciso partir da intuio, da experincia de ser vivos, do movimento da prpria vida. E isto vale para todas as coisas. A intuio , pois, mtodo de conhecimento, e ela tambm libertao, j que sem ela somos condenados a viver apenas num mundo til. (MONTEBELLO, 2007, p.18)

Na vida prtica, a inteligncia consiste na eficcia da satisfao de interesses materiais, estando atenta exatido e s abstraes. A inteligncia nesse sentido reelabora as ideias preconcebidas. Por caminhar numa perspectiva de que o real j est dado, essa inteligncia intelectual percebe da realidade somente os momentos fixos e corre no equivoco de no levar em conta a realidade como processo contnuo de fluxos e transformaes. A inteligncia, por isso, torna-se uma iluso, sendo incapaz de compreender a natureza do esprito, que consiste em fluir. A intuio, no entanto, leva em conta a durao, a passagem do tempo, que um dado da realidade que consiste em um fluxo de criao no qual cada momento nico. Essa viso desafia nossa vivncia pessoal, pois convida a ressignificar o modo como percebemos a realidade. Encoraja-nos a voltarmo-nos para dentro de ns mesmos a fim de estarmos totalmente comprometidos com o momento, com o aqui e agora, e plenamente conscientes do presente que passa. A intuio nos auxilia a manter a sintonia com nosso interior, trazendo tona os estados inconscientes, que nos impulsionam e nos capacitam a criar algo inteiramente novo.

Nmero 2 - Dezembro de 2011

31

Trata-se, portanto, de um conhecimento intuitivo, advindo dos sentidos, de uma emoo arrebatadora, da sensibilidade que no descarta a razo, ao contrrio. A razo, nesses termos, estaria a servio da intuio, dando lugar aos sentimentos. Mas a intuio de Bergson aponta para alm da personalidade psquica individual, ela apreende, sim, o modus vivendi psicolgico, que consiste em produzir atos livres, mas tambm desvela que o universo um movimento de expanso cujo germe est baseado em uma intuio espontnea, num lan, numa potncia ativa e se torna uma fora evolutiva que possibilita a criao.

lan vital e Processo de criao


Seria uma tarefa impossvel, nesse artigo, compreender toda a complexidade do pensamento de Bergson, mas para direcionar nossa ateno sobre a criatividade, julgamos ser oportuno esclarecer o conceito de lan vital, que remete ao processo evolutivo dos seres vivos, em carter individual ou coletivo. O conceito de lan vital diz respeito potncia que consiste na criao, no ato de gerar em meio a um constante esforo direcionado ao fazer surgir. Bergson admite que o processo criador se revela nas atitudes individuais e no dinamismo interno do ser, bem como no campo das cincias, das tcnicas e das artes. Na sua concepo, todavia, o ato criativo adquire sentido quando compreendido como movimento criador que se enraza na fora de um lan (ardor, fervor). A criatividade, ento, deve ser compreendida luz do aspecto dinmico, em que pode ser encontrada em toda a parte, no todo ampliado da vida, na histria do universo marcado pela mudana e pela temporalidade que lhe constitutiva. Logo, toda existncia deve ser entendida como um processo contnuo de mudanas em que o novo surge. Bergson sugere que o lan vital seja uma fora virtual e vital, presente em toda forma de vida. O lan pode ser percebido pelo esforo das espcies em se manter e em lutar pela vida. O lan motiva a perseguio de um propsito que se expressa e se afirma, tal qual um motor que impulsiona o pensamento sendo inerente vida. Por isso, o responsvel pelas mudanas constantes que se operam na natureza e pelas diferenciaes existentes na vida biolgica que nos cerca. Vida que se v marcada pela criao e pela imprevisibilidade, mas principalmente pela durao. O ser humano, na condio de espcie, tenta adaptar-se ao meio ambiente, buscando sempre autonomia e memria, com objetivo de permanecer e durar no tempo (VIEIRA, 2008b, p. 19). No dizer de Bergson: O universo dura. Quanto mais aprofundarmos a natureza do tempo, melhor compreenderemos que a durao significa inveno, criao de formas, elaborao contnua do absolutamente novo (BERGSON, 2005, p. 12).

Nmero 2 - Dezembro de 2011

32

Como o universo em seu conjunto, como cada ser consciente tomado em separado, o organismo que vive algo que dura. Seu passado prolonga-se inteiro no seu presente, nele permanece atual e atuante (BERGSON, 2005, p. 16).

Se at aqui nos parece claro o conceito de lan, penso que precisamos de um tempo maior para meditar sobre o que Bergson quis dizer a respeito de mudana e durao. Seu pensamento encharcado de uma profundidade - e no podemos avanar nossa reflexo sem compreender o significado desses conceitos. Menos til seria nos adiantarmos sem conseguir aplicar tais conceitos nossa rea de interesse, a saber: a criatividade. Segue ento um lan, que pode ser entendido aqui como um mpeto nosso, que caminha na tentativa de esclarecer o que pensava Bergson.

Tempo: Mudana, Durao e Memria.


Desde que Albert Einstein (1879-1955) argumentou em defesa da teoria da relatividade, j se tornou sabido que h uma ntima conexo entre tempo e espao, portanto um espao-tempo. Henri Bergson, por razes filosficas, foi duramente criticado por se recusar a aceitar tais noes. Hoje, no entanto, ele valorizado justamente por haver apontado uma viso que avana para alm do amlgama espao-tempo. Dentre os cientistas que reconheceram o alcance do pensamento de Bergson, encontra-se Ilya Prigogine, que valorizou as intuies bergsonianas em relao ao tempo. Nas palavras de Ilya:
Com efeito, uma cincia que tenta, a partir de um real inteligvel, mas intemporal, reconstruir a verdade objetiva dos fenmenos certamente no poder compreender a experincia ntima do tempo de Bergson (PRIGOGINE E STENGERS, 1992, p. 35).

Bergson fala de um tempo vivido, tempo que diz respeito nossa experincia imediata, aquele diferente do tempo mensurvel pela fsica ou do tempo estanque como o mtodo cientfico que se prope a explicar a realidade. Segundo Bergson, o tempo dos filsofos e dos cientistas oculta a natureza do tempo real, pois o tempo da experincia vivida sucesso, continuidade, mudana, memria e criao, ou seja, est vinculado aos acontecimentos fsicos e psicolgicos. Reforamos que o tempo foi alvo das reflexes de Bergson: De que serve o tempo? [...] O tempo o que impede que tudo seja dado de uma s vez. Ele atrasa, ou antes, ele o atraso. Deve, pois, ser elaborao. No seria, ento, o veculo de criao e escolha? A existncia do tempo no provaria que h certa indeterminao nas coisas? (BERGSON apud PRIGOGINE, 1996, p.22). Ainda ficamos com as interrogaes: Por que, ento, as questes que envolvem o tempo so to sedutoras para ns? E por que foi para Bergson? Por que pensar as questes do tempo nos remete criatividade? Primeiramente, porque quando se pensa na intensidade da vida, no fluxo da histria, no cotidiano, no comportamento e nas aes humanas, valorizamos intensamente o instante, as horas, os dias, a durao, o tempo, enfim.

Nmero 2 - Dezembro de 2011

33

[...] sabido desde a prpria origem do pensar filosfico que o tempo um enigma e um desafio insolvel que se coloca ante a nossa capacidade de compreenso. [...] A experincia do tempo penetrante, ntima e imediata [...] o tempo um componente de todas as formas de conhecimento humano, de todos os modos de expresso e est associado s funes da mente. tambm um aspecto funcional do Universo. (WHITROW, 2005, p. 9).

Todavia, constatamos que o tempo foi e ainda compreendido de vrias maneiras. Pode ser entendido como fenmeno, mensurado em antes e depois, ou tambm dado a priori. Com efeito, percebemos no senso comum o tempo imerso no cotidiano pelo uso da linguagem e tambm da sensibilidade:
[...] A sensibilidade est sempre em atraso em relao s aquisies da inteligncia, e ainda hoje somos levados ancestralmente a pensar que o sol se ergue mesmo que j faa trs sculos e meio que nossos antepassados aprenderam na escola que o sol no se move. (ECO, 2005, p. 158).

Fica claro que o tempo se comunica com todas as reas da vida humana, estabelecendo, a partir da percepo e do modo como ele compreendido, o princpio da ao na vida pessoal e coletiva. O processo de criao, que est inserido no tempo, , igualmente, um estado de tempo particular para cada sujeito. A hiptese que se aventa caminha na direo de haver diferentes temporalidades (internas e subjetivas) durante os procedimentos e as aes criativas. Bergson prope pensarmos o tempo como um fluxo ou mesmo como uma durao, ou seja, as coisas duram, mas tambm mudam. Isso implica dizer que a sucesso contnua, mas tambm passvel de mudana, por isso a mudana heterognea. Para Bergson, toda mudana o mesmo que memria. Ento, Bergson reflete sobre o tempo durao como sendo um movimento interno, ininterrupto, indivisvel e contnuo, onde a memria prolonga o passado no presente. A evoluo do ser vivo, como a do embrio, implica um registro contnuo da durao, uma persistncia do passado no presente, e, consequentemente, pelo menos uma aparncia de memria orgnica (BERGSON, 1991, p. 510).
A memria, como procuramos prov-la, no uma faculdade de classificar recordaes em uma gaveta ou de inscrev-la em um registro, no h gaveta, no h aqui, propriamente falando, sequer uma faculdade, pois uma faculdade se exerce intermitentemente, quando quer ou quando pode, ao passo que o amontoamento do passado prossegue sem trgua. Na verdade, o passado conserva-se por si mesmo, automaticamente. Inteiro, sem dvida, ele nos segue a todo instante: o que sentimos, pensamos, quisemos desde a nossa primeira infncia est a, debruado sobre o presente que a ele ir juntar-se, forando a porta da conscincia que gostaria de deix-lo para fora. O mecanismo cerebral feito exatamente para recalcar a quase totalidade do passado no inconsciente e introduzir na conscincia apenas aquilo que de natureza a iluminar a situao presente, a ajudar a ao que se prepara, a restaurar enfim, num trabalho til. (BERGSON, 2005, p. 05).

Na viso de Bergson, toda histria que vivemos desde o nosso nascimento torna-se presente: [...] Sem dvida, pensamos apenas com uma parte do nosso passado, mas com nosso passado inteiro, inclusive nossa cultura de alma original, que desejamos, queremos, agimos. O autor continua: Nosso passado, portanto, manifesta-se-nos in-

Nmero 2 - Dezembro de 2011

34

tegralmente por seu impulso e na forma de tendncia, ainda que apenas uma sua diminuta parte se torne representao (BERGSON, 2005, p. 06). Ento, essa viso considera todo fenmeno que se passa na histria como um fenmeno de conjunto, isto , as relaes dinmicas ocorrem na interdependncia entre o cultural, o histrico e o biolgico, legitimando esse emaranhado de aes humanas no tecido social, que se d ao longo de um tempo, supondo uma realidade em movimento, ou seja, instvel, em constante transformao. Seus pressupostos dizem respeito ao tempo que constri o caminhar dos homens, demarcando geraes, criando ritmos que regulam suas vidas, seus trabalhos e suas linguagens. Os acontecimentos e as determinaes passadas interferem no presente, tornando possvel como diz Bergson: a continuidade do que no mais no que . Isso significa que o passado de uma pessoa pode se conservar na memria desta e, de alguma forma, influenciar o presente e criar possibilidades de futuro. O filsofo continua: A verdade, no h percepo que no esteja impregnada de lembranas. Aos dados imediatos e presentes de nossos sentidos misturamos milhares de detalhes de nossa experincia passada.
Na maioria das vezes, estas lembranas deslocam nossas percepes reais, das quais no retemos ento mais que algumas indicaes, simples signos, destinados a nos trazerem memria antigas imagens. [...] Por mais breve que se suponha uma percepo, com efeito, ela culpa sempre uma certa durao, e exige consequentemente um esforo da memria, que prolonga, uns nos outros, uma pluralidade de momentos. Mesmo a subjetividade das qualidades sensveis, como procuraremos mostrar, consiste, sobretudo em uma espcie de contrao do real, operada por nossa memria. Em suma, a memria sob essas duas formas enquanto recobre com uma camada de lembranas um fundo de percepo imediata, e tambm enquanto ela contrai uma multiplicidade de momentos, constitui a principal contribuio da conscincia individual na percepo, o lado subjetivo de nosso conhecimento das coisas. (BERGSON, 2006, p.30,31)

Dito de outro modo, o passado pode ser matria de um possvel potencial criativo. Ele coexiste

com o presente, pois incide no presente que passa e projeta o futuro. A conscincia torna-se, ento, um campo em que atuam a percepo do real e a memria, o mesmo que presente e passado atuando em um fluxo contnuo que jamais se encerra estaticamente. Os tempos filtrados pelo sujeito se fundem, constituindo a historicidade do processo criativo, e se tornam a memria que permite estabelecer relao com seu passado vivido (repertrio) e com o presente quando se prope a criar. Cada experincia possui seu tempo diferente, o que favorece a adaptabilidade, a criatividade e mais: como resultado de uma expresso criativa, podemos notar a relao entre continuidade e mudana. algo novo que surge, mas tambm a continuidade imbricada pelo passado que no mais. A semelhana do lan que move o desenvolvimento e a expanso do universo, o lan que move a criatividade, impulsiona o pensamento, alimenta a experincia pessoal, possibilita o trabalho, amplia a prtica, mas reinsere nas produes diversas os contornos histricos e culturais do sujeito. Ento, as condies de resistncia e conflito com o prprio tempo, na experincia criativa e

Nmero 2 - Dezembro de 2011

35

sob o movimento particular das emoes, disperses e ideias, fazem o processo de criao fluir no seu prprio ritmo, por entre pausa, descanso, acelerao, reflexo, instabilidade, interrupes, mudanas e retomadas. Trata-se de uma multiplicidade de momentos ou de temporalidades vivenciadas pelo sujeito que realiza, projeta, cria, sempre em busca da durao: A durao o processo contnuo do passado [...] (BERGSON, 2005, p 05). Pode ser considerado como um fluxo contnuo de mudana, de transformao ininterrupta.
A durao interior a vida contnua de uma memria que prolonga o passado no presente, seja porque o presente encerra distintamente a imagem incessantemente crescente do passado, seja, mais ainda, porque testemunha a carga sempre mais pesada que arrastamos atrs de ns medida que envelhecemos. Sem essa sobrevivncia do passado no presente, no haveria durao, mas somente instantaneidade. (BERGSON, 1993b, p.200)

Em ltima instncia, criamos o novo com os pressupostos do passado, com as experincias acumuladas na nossa histria pessoal, com o contexto biolgico e cultural no qual estamos inseridos. Criamos com uma temporalidade psquica distinta, que pode ser representada como um espao ideal, onde supomos alinhados todos os acontecimentos passados, presentes e futuros [...] (BERGSON, 1993a, p.9).

Ainda que haja uma apropriao de uma ideia, de uma representao de outrem ou do prprio sujeito, a criatividade que traduz algo em forma de representao simblica no o faz baseado na repetio ou na cpia de impressos anteriores, pois a mudana constitutiva do real. Bergson, diz: [...] creio na mutabilidade da realidade [...] (BERGSON, 1979, p.08).
O pensamento recolhe, organiza, sintetiza uma ideia e a cada instante acolhe o que til e rejeita o suprfluo. Essa mudana contnua e heterognea memria propiciadora de imprevisibilidade e novidade. Bergson introduz um elemento de incerteza na previso do futuro, demonstrando, desse modo, o carter no determinista da criatividade. E assume que a criatividade inseparvel do processo de viver. Afinal: [] aquilo que fazemos depende do que somos; mas impe-se acrescentar que somos, at certo ponto, o que fazemos, e que criamo-nos a ns mesmos continuamente (BERGSON, 2005, p. 07). Essa dinmica que envolve o processo criativo pode revelar-se nos indivduos, mas, antes de tudo, essa perspectiva leva em considerao o fato de que a criatividade humana como expresso singular comum a todos os nveis da natureza, ou seja, a criao revela-se na evoluo da vida que se mostra criadora e faz com que a realidade surja como um jorro ininterrupto de novidades. o lan vital que prevalece na totalidade do mundo.

Consideraes finais
Com essa breve descrio, procuramos tecer uma rede cujos fios em forma de rizoma apenas deixam ainda mais aparente a ideia do potencial que a criatividade e da complexidade que envolve seus conceitos.
36

Nmero 2 - Dezembro de 2011

Para aqueles que se identificam com as premissas dessa temtica, nosso intuito foi o de aproximar o leitor ao movimentado pensamento de Bergson, pinando desse autor o que tange a sua viso sistmica especialmente quando este deixa de lado as dicotomias entre processos biolgicos e processos cognitivos, pois acreditava na unidade entre vida e conceitos e apontava para uma teoria do conhecimento sendo inseparvel de uma teoria da vida. Com o conceito de lan vital, Bergson reafirma a tendncia que a vida tem para a mudana e para a diferenciao, e abre a possibilidade para que a novidade e a criatividade surjam em todas as esferas da vida. Bergson evidencia a criao como processo ativo e prope o tempo subjetivo que reafirma a produo de uma multiplicidade de histrias, as quais revelam a expanso e as possibilidades de novas criaes. A inteno foi apontar o fato de que o tempo articula a experincia humana da vida com o tempo do universo e da histria, que compreendem os processos humanos e os do universo imbricados numa relao dinmica. Essa viso nos fora a uma leitura da realidade do fenmeno cultural na dimenso de um lan, que se oferece no contexto da histria lugar em que se permite a comunicao, a experincia vivida, as trocas e os envolvimentos interativos com outros tipos de sociedade e com as vrias linguagens, mas principalmente possibilita o surgimento do novo, isto da criatividade. Dessa forma contextual, os resultados de produo e do pensamento humano, bem como a experincia vivida, a cultura e o meio ambiente estaro sujeitos a alterao e a gesto de coisas novas. Esperamos ter sido possvel considerar nesse curto dilogo com Bergson o processo de criao como um fenmeno contnuo, sendo a semelhana da histria e do universo um infinito campo de imprevisibilidade, de incertezas e de contradies que envolvem a ordem e a desordem, as aproximaes e as distncias, e toda complexidade que, movida pela intensidade da fora propulsora de um lan, propicia a singularidade do psquico, mas tambm da prpria vida. Por fim, diante de toda vibrao do pensamento de Bergson, ou ficamos paralisados ou aceitamos o desafio de tatear por um territrio cuja hipercomplexificao de conceitos se faz rica a cada leitura. Nossa inteno foi aceitar primeiramente a dupla proposta de Bergson: a necessidade de um voltar-se para dentro e a sua insistncia em afirmar que s existem percepo e pensamento a partir do movimento e na medida em que este gera movimento. Movimentamo-nos na busca do novo e nos deparamos com a capacidade ativa, que se efetiva com a criatividade humana, mas trazendo sempre mente o sentido da potncia do lan vital, que despe o ser humano de todo orgulho quando este supe ser superior a todos os outros seres da natureza. Na imensido de um Cosmos infinito e em devir, compreendemos a nossa pequenez e a nossa insignificncia. Conscientes da nossa incompletude, podemos pensar que a nossa busca por conhecer conNmero 2 - Dezembro de 2011 37

tinua em processo sempre aberto sem o fundamento dogmtico das certezas. Nosso desafio em dialogar com Bergson amplia o conceito de criatividade ao incorporar o conhecimento racional acumulado, o intuitivo que imprevisvel e base para toda existncia. Existir supe ao criativa, supe durao. Compreender tal dimenso exige, sobretudo, uma atitude de despojamento diante das ideias preconcebidas. Como diz Caeiro: Isso exige um estudo profundo/Uma aprendizagem de desaprender. (PESSOA, 2005, p. 49)

Referncias Bibliogrficas
BACHELARD, G. A potica do espao. In: Os pensadores. So Paulo, Abril Cultural, 1978. BERGSON, Henri. Cartas, conferncias e outros escritos. So Paulo: Abril Cultural, 1979. BERGSON, Henri. Essai sur les Donnes Immdiates de la Consciente. In: Oeuvres. 5 dition. Paris: PUF, dition du Centenaire, 1991. BERGSON, Henri. Matria e memria. Ensaio sobre a relao do corpo com o esprito. Coleo Trpicos, Martins Fontes. So Paulo, 2006. BERGSON, Henri. La pense et le mouvant. Paris: PUF, 1993 BERGSON, Henri. Lnergie spirituelle. Paris: PUF, 1993b. BERGSON, H. Introduo metafsica. So Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores). BERGSON, Henri. Trad. Bento Prado Neto. A evoluo criadora. So Paulo, SP: Martins Fontes, 2005. CAEIRO, A. O Guardador de Rebanhos. In: PESSOA, F. Poesia completa de Alberto Caeiro. Ed. Cabral Martins. So Paulo: Cia. das Letras, 2005.

DELEUZE, Gilles. Cinema A Imagem-Movimento. So Paulo: Brasiliense, 1985.


ECO, Umberto. A obra Aberta: Formas e indeterminao nas poticas contemporneas. Trad. Giovanni Cutolo. So Paulo: Perspectiva, 2005. JUNG, C.G. Relao da psicologia analtica com a obra de arte potica. In: O esprito na arte e na cincia. Petrpolis, Vozes, 1985. ( Obras selecionadas v. XV) MONTEBELLO, Pierre. A evoluo criadora, de Henri Bergson Sua atualidade cem anos depois. IHU on-line. Revista do Instituto Unisinos. So Leopoldo, 24 de setembro de 2007 | edio 237. Disponvel em: http://www.

ihu.unisinos.br/uploads/publicacoes/edicoes/1190665307.34pdf.pdf
Acesso em: 15/06/2011 MUNIZ, J. R. Intuio: um ensaio terico. Inform. Psiquiatrica, v.7, n.3, p. 99-104, 1988.

Nmero 2 - Dezembro de 2011

38

PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. Entre o tempo e a eternidade. So Paulo, Companhia das Letras, 1992. PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. Traduo de Roberto L.Ferreira. So Paulo: Editora UNESP, 1996. SILVA, Franklin Leopoldo e, Bergson: intuio e discurso filosfico (So Paulo: Loyola, 1994). VASCONCELOS, Mario Srgio (Org). Criatividade. Psicologia, Educao e Conhecimento do Novo. So Paulo: Moderna, 2001. VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento arte e cincia uma viso a partir da complexidade. Fortaleza: Expresso, 2008b. WHITROW, Gerald James. Uma viso clssica sobre a natureza do tempo. Trad. Maria Ignez Duque Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Como citar este artigo


SILVEIRA, Isabel Orestes. Criativdade: entre tantas vozes, um dilogo com Bergson. Tessituras & Criao. No. 2 Dez 2011 [suporte eletrnico] Disponvel em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/tessitura>. Acesso em dia/ms/ano.

Nmero 2 - Dezembro de 2011

39

You might also like