You are on page 1of 3

LEI PENAL NO TEMPO Tempus regit actum - a lei rege em geral, os fatos praticados durante a sua vigncia.

H uma regra que domina o conflito de leis penais no tempo, a da IRRETROATIVIDADE da lei penal, sem a qual no haveria nem segurana nem liberdade na sociedade, uma vez que se poderiam punir fatos lcitos aps sua realizao, com a abolio do postulado consagrado no art. 2 do Cdigo Penal. Temos, assim, dois princpios que regem os conflitos de direito intertemporal: Regra: a irretroatividade da lei; Exceo : retroatividade da lei mais benigna. Esses dois princpios podem reduzir-se a um: o da retroatividade da lei mais benigna. Por expressa disposio legal, possvel, reconhecer a extratividade, que possibilidade de aplicao de uma lei a fatos ocorridos fora do mbito de sua vigncia. Extratividade realizase sob 2 ngulos: - retroatividade: aplicao da lei penal benfica a fato acontecido antes do perodo de sua vigncia (art. 5, XL, CF). - ultratividade: aplicao da lei penal benfica, j revogada, a fato ocorrido aps o perodo da sua vigncia. Entre o fato e a extino da punibilidade, toda e qualquer lei penal benfica, desde que possvel a sua aplicao, deve ser utilizada em favor do ru. HIPTESES DE CONFLITO DE LEIS PENAIS NO TEMPO Novatio legis incriminadora: lei nova que torna tpico fato anteriormente no incriminado. Nessa hiptese, lei penal irretroativa. Quando autores desses fatos, que no estiverem descritos em lei, no podero ser alcanados pela nova lei, enquanto praticados antes do inicio da vigncia. Abolitio criminis (abolio do delito): Fenmeno que ocorre quando uma lei posterior deixa de considerar crime determinado fato (ex.: adultrio, seduo e rapto consensual no so mais crimes, devido a edio da Lei n 11.106/2005). Quando acontece abolitio criminis , segundo art. 107, III, CP, entingue-se a punibilidade do ru. Deve ser imadiatamente aplicada a retroatividade da norma. ainda apagado todo o registro constante da folha de antecedentes. Novatio legis in mellius (lei nova mais favorvel, pode retroagir): Modificao benfica da lei penal. Essa modificao pode ocorrer diretamente em um tipo penal especfico, como pode envolver um contexto genrico, valendo para vrios tipos penais. Novatio legis in pejus (lei posterior mais severa, assim no retroage): Transferncia de uma conduta delituosa para outro tipo incriminador, por vezes aumentada a pena e h

tambm modificao na descrio do preceito primrio. Ex.: aparente abolio do crime de rapto. Lei 11.106/2005 transferiu parte da conduta para o art. 148, 1, V, CP. LEI INTERMEDIRIA: no caso de vigncia de trs leis sucessivas, sempre ser aplicada a mais benigna. A posterior ser retroativa quanto s anteriores e a antiga ser ultrativa em relao quelas que a sucederem. Se entre as leis que se sucedem, surge uma intermediria mais favorvel, embora no seja nem a do tempo do crime, nem daquele em que a lei vai ser aplicada, essa lei mais favorvel deve ser aplicada (art. 2, p.u., CP). LEIS INTERMITENTES: So normas penais feitas para ter curta durao. Leis Temporrias: vigncia previamente fixada pelo legislador; em casos de calamidade pblica, guerras, revolues, cataclismos, epidemias etc. Leis Excepcionais: as que vigem durante situaes de emergncia; So as que possuem vigncia previamente fixada pelo legislador. Este determina que a lei ter vigncia at certa data. Essas espcies de lei, tm ultratividade, ou seja, aplicam-se a fatos cometidos no seu imprio, mesmo depois de revogadas, pelo decurso de tempo ou cessadas as causas emergenciais. A razo evidente. Se o criminoso soubesse antecipadamente que estivessem destinadas a desaparecer aps um determinado tempo, perdendo a sua eficcia, lanaria mo de todos os meios para iludir a sano, principalmente quando iminente o trmino de sua vigncia pelo decurso de seu perodo de durao ou de suas circunstncias determinadoras. CONCLUINDO: Lei penal - mais benigna - tem extratividade : retroativa - ultrativa. Lei penal - mais grave - no tem extratividade : no retroativa - no ultrativa.

Havendo dvida sobre qual a lei mais benfica, considerar-se- mais favorvel aquela que amplia os direitos de liberdade . S pode-se aplicar a lei mais benfica, depois de sua entrada em VIGOR. TEMPO DO CRIME CONCEITO: Tempo do crime o momento em que ele se considera cometido. CP. Artigo 4. - necessrio saber-se o tempo de crime ou seja a ocasio em que foi praticado o delito - para a aplicao da lei penal o seu autor. Teorias: TEORIA DA ATIVIDADE: tempo do crime o momento da conduta - ao ou omisso - pouco importa a consumao. TEORIA DO RESULTADO (OU EFEITO): tempo de crime o momento da sua consumao, no levando em conta a ocasio em que o agente praticou a ao.

TEORIA MISTA: considera o tempo de crime tanto o momento da conduta como o resultado.

Nosso legislador adotou a TEORIA DA ATIVIDADE, que evita a incongruncia de o fato se considerado como crime em decorrncia da lei vigente na poca do resultado quando no o era no momento da ao ou omisso. Quanto ao termo inicial da prescrio - no se aplica a teoria da atividade mas sim do resultado. CRIME PERMANENTE: Nele, em que o momento consumativo se alonga no tempo sob a dependncia da vontade do sujeito ativo, se iniciado sob a eficcia de uma lei e prolongado sob outra, aplica-se esta, mesmo que mais severa. Crime habitual: D-se a mesma soluo. CRIME CONTINUADO: Podem ocorrer trs hipteses: O agente praticou a srie de crimes sob o imprio de duas leis, sendo mais grave a posterior: aplica-se a lei nova, tendo em vista que o delinqente j estava advertido da maior gravidade da sanctio juris, caso "continuasse" a conduta delituosa; Se cuida de novatio legis incriminadora, constituem indiferente penal os fatos praticados antes de sua entrada em vigor. O agente responde pelos fatos cometidos sob a sua vigncia a ttulo de crime continuado, se presentes os seus requisitos; Se trata de novatio legis supressiva de incriminao, a lei nova retroage, alcanando os fatos ocorridos antes de sua vigncia. Quanto aos fatores posteriores, de aplicarse o princpio de reserva legal. LUGAR DO CRIME Para determinar o lugar do crime (onde?), a doutrina criminal tem apresentado trs teorias, quais sejam, a teoria da atividade, do resultado e da ubiqidade (mista).

TEORIA DA ATIVIDADE: o crime ocorre no lugar em que foi praticada a ao ou omisso, ou seja, a conduta criminosa. Ex.: o crime de homicdio praticado no lugar em que o agente dispara a arma de fogo com a inteno de matar a vtima; TEORIA DO RESULTADO: o crime ocorre no lugar em que ocorreu o resultado. Ex.: o crime de homicdio praticado no lugar em que a vtima morreu, ainda que outro tenha sido o lugar da ao; TEORIA DA UBIQIDADE: tambm conhecida por teoria mista, j que para esta teoria, o crime ocorre tanto no lugar em que foi praticada a ao ou omisso (atividade) como onde se produziu, ou deveria se produzir o resultado (resultado).

Nosso Cdigo Penal adotou esta ltima, ou seja, a teoria da ubiqidade, j que nos termos do seu artigo 6o, assim dispe: considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

You might also like