You are on page 1of 10

O E-COMMERCE E AS NOVAS CONJUNTURAS DO EMPREGO E RENDA

TAUFFER, Juliana1 MADUREIRA, Eduardo Miguel Prata2 KRACK, Jerson3 RADAELLI, Patrcia Barth4 RESUMO Esse presente trabalho analisou os possveis efeitos que o comercio eletrnico trar aos empregos formais no Brasil. Esse tipo de comrcio vem crescendo de forma bastante evidente nos ltimos dez anos e em razo da racionalidade das empresas, a busca pela diminuio dos custos gerar uma diminuio no nmero de lojas fsicas e uma maior concentrao de lojas virtuais, impactando num continente crescente de desempregados do setor, que podero apresentar dificuldades para se inserirem novamente no mercado de trabalho. PALAVRAS-CHAVE: Globalizao, Comrcio Eletrnico, Emprego E-COMMERCE AND THE CHANGES IN THE CONCEPTION OF EMPLOYMENT ABSTRACT This study examined the possible effects that the e-commerce will bring to formal jobs in Brazil. This kind of trade has been growing quite evident in the last ten years and because of the rationality of the companies, the search for lower costs will generate a decrease in physical stores and a greater concentration of stores, impacting on a continent growing unemployed sector, which may present difficulties to be inserted back into the labor market. KEYWORDS: Globalization, E-commerce, Employment

1. INTRODUO

A globalizao um fenmeno que modifica as relaes comerciais e culturais em todo o mundo, que em sua concepo econmica, visa homogeneizar padres de beleza e consumo. Sendo a internet uma das principais ferramentas de proliferao da globalizao, o comrcio eletrnico uma de suas ramificaes mais importantes. A cada um nmero maior de pessoas aderem s compras pela internet das compras coletivas aos leiles virtuais, s pequenas lojas de esquina, at as grandes lojas de departamento, muitos so atrados pelo comercio eletrnico. Para constituir uma empresa so necessrios uma srie de elementos burocrticos que so contabilizados e se incorporam ao seu custo. Entre eles esto impostos, materiais de expediente, salrios, energia eltrica, telefone, estoques, maquinrio, transporte, etc. Dessa forma, sabe-se que ao se constituir um site de comrcio eletrnico, tais custos diminuem consideravelmente, uma vez que no necessrio de uma loja fsica a ser visitada pelos clientes. No havendo a estrutura fsica, no h, tambm, a necessidade de um showroom5, bem como de vendedores, nem to pouco de compra de grandes imveis ou pagamento de aluguis, nem ainda de todos os custos a eles relacionados (energia eltrica, limpeza, telefone, cobrana, credirio, etc.) No que tange a isso, a teoria microeconmica relata que as empresas operam pela racionalidade, ou seja, pela constante minimizao dos custos e consequente maximizao dos lucros. A concorrncia, por sua vez, est engendrada nesse processo forando s demais empresas a baratearem seus custos no intuito de amealhar mais clientes. Mesmo nos dias atuais, sabe-se que muitas pessoas no compram pela internet por receio de serem lesadas, ou ainda porque preferem visitar a loja fsica e tocar nos produtos desejados antes da compra. Porm, nesse sentido, a microeconomia tambm relata que quando se trata da Lei da Demanda6, os consumidores sempre vo tentar pagar o menor preo possvel para adquirir a maior quantidade de produtos. Tem-se que a cada ano cresce o nmero de usurios da internet que utilizam a rede para adquirir produtos, pagando com seus cartes de crdito ou boletos bancrios e incorporando o preo do frete sua fatura. Nesse sentido, acredita-se que em um futuro prximo as grandes lojas de departamento fecharo boa parte de suas lojas fsicas e concentraro suas atividades no comrcio eletrnico. Sendo assim, este trabalho justifica-se pois, tal processo acabar
Publicitria graduada pela Faculdade Assis Gurgacz. jtauffer@live.com Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agronegcio e Desenvolvimento Regional (GEPEC) da UNIOESTE Campus de Toledo/PR. e-mail: eduardo@fag.edu.br 3 Aluno do Programa de Mestrado em Administrao. jk@fag.edu.br 4 Mestre em Letras pela Unioeste. Professora da Faculdade Assis Gurgacz. patriciab@fag.edu.br 5 Local onde os produtos vendidos pela loja esto disponveis para que os clientes possam manuse-los. 6 A Lei da Demanda afirma que preo e quantidade demandada so inversamente proporcionais, ou seja, quanto menor for o preo mais as pessoas estaro dispostas a comprar do produto, por outro lado, quanto maior for o preo, menor ser a procura pelo produto. Maiores informaes ver Vasconcellos e Garcia (2004).
2 1

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

40

por mudar a forma com que o emprego tratado por essas grandes empresas, e que gerar, em um primeiro momento, uma grande massa de desempregados, principalmente vendedores que encontraro dificuldades de se realocar no mercado de trabalho. Assim, o objetivo geral deste trabalho demonstrar em que medida a evoluo do comrcio eletrnico poder alterar o funcionamento das lojas bem com a relao dessas com o emprego. Para tanto, utilizar-se- a pesquisa bibliogrfica versando sobre os custos de produo, emprego e comrcio eletrnico; tambm, utilizar-se- de estatsticas sobre o crescimento do comrcio eletrnico para sustentar a hiptese de que com sua evoluo a relao com o emprego ir se modificar. Para uma melhor leitura, este artigo foi dividido em quatro partes: na primeira parte encontra-se a introduo; na segunda encontra-se a metodologia utilizada. Em seguida se tem o referencial terico, o qual ser demonstrado os conceitos de Globalizao, Custos e Emprego Formal; na quarta parte encontram-se os resultados e as discusses sobre a pesquisa. Por fim esto descritas s concluses apuradas.

2. METODOLOGIA CIENTFICA

Para a confeco deste trabalho se utilizou a pesquisa bibliogrfica, segundo Barros e Lehfeld (2000, p. 83) A pesquisa bibliogrfica necessria para que se tenham trabalhos inditos, para isso indispensvel o levantamento e seleo de uma bibliografia, sendo pr-requisito para elaborao das caractersticas de um objeto de estudo. Corroborando com isso, Cervo e Bervian (2002, p. 69), por sua vez, consideram que a pesquisa bibliogrfica tem a funo de:
[...] explicar um problema a partir de referencias tericas publicadas em documentos. Pode ser realizada independente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientificas do passado existente sobre um determinado assunto, tema ou problema.

3. REFERENCIAL TERICO

3.1 DA GLOBALIZAO

O advento da internet modificou a forma com que se buscam as informaes, bem como a maneira com que se vive. A globalizao foi extremamente influenciada e maximizada pela internet e configura-se como um processo de integrao econmica, social, cultural e poltica. Assim, pode-se consider-la como um efeito do capitalismo, uma vez que procura a expanso dos mercados, bem como a homogeneizao da produo e do consumo. A globalizao facilitou a interao entre os pases bem como a aproximao das pessoas em praticamente todas as partes do mundo. Durante o perodo mercantilista que se estendeu do sculo XV at o XVIII, as grandes navegaes possibilitaram o descobrimento do novo continente, alm de baratear o custo dos transportes, tambm criaram novas possibilidades de negcios. A globalizao comeou a se desenvolver a partir da revoluo industrial, uma vez que os produtos antes feitos artesanalmente eram comercializados no mercado interno dos pases, e com a manufatura, tiveram seus custos reduzidos e puderam ser exportados a muitos pases. A segunda guerra mundial, por sua vez, foi responsvel por levar um enorme contingente de pessoas dos pases que pertenciam a coalizo, a outros pases e isso gerou uma troca cultural importantssima.

3.2 DO MERCADO

O termo mercado tem como origem o latim - utilizado para diferenciar o local onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens. Com base nisso, considera-se mercado o local em que os agentes econmicos7 transacionam entre si e constituem o funcionamento do sistema econmico. Entende-se por mercado um local ou
7 Por Agente econmico considera-se o indivduo ou a pessoa que atua no mercado. Em economia considera-se o Governo, as Empresas e as Famlias como os agentes econmicos principais. Maiores Informaes ver Rossetti (2003).

41

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

contexto em que compradores (que compem o lado da procura) e vendedores (que compem o lado da oferta) de bens, servios ou recursos estabelecem e realizam transaes (PASSOS e NOGAMI, 2003, p.16). Nesse contexto, a figura do comprador constituda por consumidores que buscam bens e servios. As empresas so compradoras de recursos produtivos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial) que sero utilizadas para a produo. Os vendedores so aqueles que disponibilizam para a compra de bens e servios aos consumidores. Entretanto, h que se levar em considerao que o conceito de mercado numa anlise econmica, no tem a necessidade de apresentar um espao geogrfico pr-definido para a realizao das transaes, uma vez que possvel observar a estrutura de mercado em feiras, lojas, bolsas de valores e at mesmo na internet. Em qualquer situao em que houver venda e a compra de produtos e servios o conceito de mercado estar inserido (ROSSETTI, 2003). Segundo Passos e Nogami (2003), os mercados, quanto quantidade de empresas envolvidas e a homogeneidade dos produtos, podem ser classificados em: De Concorrncia Perfeita: mercado com um nmero grande de compradores e vendedores, em que um vendedor isoladamente no consegue afetar o nvel da oferta, nem tampouco o preo de equilbrio. Esse tipo de mercado basicamente terico; De Monoplio: quando o mercado controlado por um nico produtor representativo, o fator concorrncia minimizado e os preos so fixados unilateralmente; De Concorrncia Monopolista: mercado atomizado e dinmico com muitos vendedores e compradores. Tipo mais comum de mercado; De Oligoplio: nmero reduzido de empresas domina o mercado, assim controlam a oferta de um determinado produto, podendo ser um produto homogneo ou diferenciado. Nesse sistema costumam-se constituir cartis entre as empresas participantes para estipular os preos. Independente do tipo de mercado em que empresa a ser analisada est inserida, fator determinante para o capitalismo a racionalidade da empresa, uma vez que ela opera na expectativa do lucro. Nesse sentido, o preo um fator extremamente importante, uma vez que precisa ser capaz de pagar todos os custos envolvidos na produo, bem como gerar uma parcela de lucro para o empresrio.

3.3 DO PREO

Este nada mais do que a demonstrao monetria do valor de um bem ou servio no mercado. Uma das principais questes analisadas pela economia o mecanismo utilizado para entender o comportamento dos preos de mercado. A teoria econmica considera que o valor de um bem resultante das presses exercidas pela demanda e pela oferta. A demanda a quantidade de bens e servios que o consumidor est disposto a adquirir num dado tempo; j a oferta diz respeito quantidade de e bens e servios que os vendedores esto dispostos a vender em dado tempo (VASCONCELLOS e GARCIA, 2004). Quando um produto encontrado em vrios lugares, e normalmente com preos distintos, considera-se um mercado competitivo (concorrncia monopolista como visto anteriormente). Quanto menor for o preo de venda ao consumidor, mais a loja ir vender. Nesse sentido, a viso clssica econmica tende a admitir que o mecanismo de preos opera de forma automtica, como que guiado por uma mo invisvel8 equacionando preos e configurando um Darwinismo9 Econmico, em que as empresas eficientes sobrevivem e as ineficientes so eliminadas. E, a relao entre preo e quantidade demandada pode ser estabelecida da seguinte forma: Demanda: inversamente proporcional quando o preo aumenta a quantidade demandada diminui. Os consumidores, sempre desejam comprar a maior quantidade de produtos pelo menor preo; Oferta: diretamente proporcional quando o preo aumenta a quantidade ofertada tende a aumentar. Os vendedores estaro dispostos a ofertar uma maior quantidade de produtos sempre que h aumentos de preo. A relao estabelecida entre a oferta e demanda por produtos est diretamente ligada quantidade desses no mercado. Quando a oferta excede muito a procura, seu preo tende a cair (excesso de oferta), por sua vez quando a demanda passa a ser superior a sua oferta, a tendncia o aumento dos preos (excesso de demanda ou escassez). A figura 1 a seguir demonstra graficamente essa relao.
8 Mo invisvel foi o termo que Adam Smith introduziu em A Riqueza das Naes, descrevendo uma economia de mercado, mesmo contendo uma inexistncia de uma entidade coordenadora do interesse comunal, a interao dos indivduos resulta em uma determinada ordem, como se tivesse uma mo invisvel que orientasse. 9 Inferncia a respeito teoria da Evoluo de Charles Darwin.

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

42

FIGURA 1 Comportamento das Curvas de Oferta e Demanda

Fonte: Adaptado de Passos e Nogami (2003) Assim, uma empresa s poder estipular com eficincia seus preos se dominar seu processo de custos, uma vez que esse processo fundamental para a realizao do lucro.

3.4 DOS CUSTOS DE PRODUO

O objetivo bsico de uma empresa a maximizao dos seus resultados quanto realizao de suas atividades produtivas. Sendo assim a empresa sempre vai buscar obter a mxima produo possvel com certas combinaes de fatores produtivos (VASCONCELLOS e GARCIA, 2004). Assim, a otimizao de resultados advm de dois objetivos bsicos a serem alcanados: a) A maximizao da produo para um dado custo total; ou b) A minimizao o custo total para um dado nvel de produo. Quando a firma atinge uma dessas situaes, estar maximizando ou otimizando seus resultados, pois ela estar numa situao denominada pela teoria econmica de equilbrio de firma. Vasconcellos e Garcia (2004) atentam para um dos custos que muitas vezes negligenciado pelos empresrios: o custo de oportunidade. Este representa os custos que so implcitos no processo produtivo, mas que muitas vezes no esto descritos na contabilidade da empresa, pois no envolvem desembolso monetrio visvel. considerado como custo total de produo, todas as despesas existentes em uma empresa com a utilizao da combinao entre os fatores produtivos para a obteno do produto final. Assim, pode-se representar os custos totais de produo com a seguinte frmula: CT= CVT + CFT Onde: CT = Custos totais de produo CVT = Custos variveis totais CFT = Custos fixos totais Os custos variveis totais (CVT) so os custos que apresentam variao conforme o nvel produtivo se altera. Custos como matria-prima e transporte, necessariamente se modificam conforme o nvel produtivo aumenta ou diminui. Na contabilidade so chamados de custos diretos. Por custos fixos totais (CFT) consideram-se os custos que no variam de acordo com o nvel de produo. Independentemente da quantidade produzida, seus valores sero os mesmos. Aluguis, depreciao, folha de pagamento, so exemplos de custos fixos, que na contabilidade so conhecidos como custos indiretos.

43

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

Considerando-se que a mo de obra um custo fixo e, como prope este trabalho, a expanso do comrcio eletrnico se d em razo da busca pela de sua diminuio, faz-se necessrio uma reflexo sobre o papel do emprego na economia.

3.5 DO EMPREGO

Para Souza (1981), o termo emprego reflete a relao entre o indivduo e a organizao em que uma tarefa produtiva realizada, pela qual aquele recebe rendimentos, e cujos bens ou servios so passveis de transaes no mercado. O emprego at chegar aos moldes atuais passou por inmeras transformaes. Atualmente, em se tratando de Brasil, os trabalhadores so amparados por leis que garantem seus rendimentos, bem como alguns benefcios como dcimo terceiro salrio e frias remuneradas. Historicamente, o trabalho escravo deu lugar ao trabalho assalariado por decorrncia da revoluo industrial. O barateamento dos custos e o aumento das vendas geravam um contingente de produtos que precisavam ser comercializados para a realizao dos lucros. No trabalho escravo o patro era dono do escravo e no da sua fora de trabalho, assim, este no lhe pagava um salrio, mas era responsvel pela manuteno do mesmo. No capitalismo, estipula-se um salrio que dever remunerar a fora de trabalho por hora, sendo que a manuteno do trabalhador dever ser retirada do salrio que recebe (ANTUNES, 2004). Assim, ao receber o salrio, o trabalhador adquirir os produtos que necessita no mercado, impulsionando-o. De acordo com Rossetti (2003), no capitalismo as pessoas so livres para trabalhar onde quiserem e se quiserem. Porm caso optem por no trabalhar, tambm no tero recursos para adquirir os produtos de que necessitam. Segundo Rifkin (1995), o valor do trabalho tornou-se uma mercadoria, e esta, por sua vez, torna-se cada vez mais tangencial e irrelevante, em um mundo mais e mais automatizado. Nesse sentido, as novas tecnologias proporcionam uma mudana na dimenso do trabalho. O trabalho braal passa a dar lugar ao trabalho intelectual. Ento, a educao, que sempre se mostrou como um fator de melhora produtiva, passa a ser indispensvel. Previses feitas na dcada de 90 consideravam que o avano tecnolgico substituiria os trabalhadores por mquinas. Em algumas situaes, isso aconteceu de forma muito evidente. Robs substituem o ser humano nas indstrias, os softwares diminuram a necessidade de mo de obra em muitos escritrios - principalmente os bancos, que vem diminuindo consideravelmente seu contingente de trabalhadores em funo da evoluo tecnolgica (HANDY, 1995). O capitalismo nas ultimas dcadas vem sendo responsvel por grandes mudanas no mercado de trabalho, mudanas que afetam diretamente na globalizao das finanas, a reduo de empregos em indstrias, o deslocamento geogrfico, e pela extino de alguns cargos, que resulta, muitas vezes, em um aumento no desemprego. Segundo Marx (2002), a figura do desemprego inerente ao capitalismo, em razo das foras de mercado. O pleno emprego10 daria fora aos sindicatos e estes tenderiam a lutar pela elevao dos salrios. Nesse sentido fundamental para a maximizao dos lucros do capitalista manter um exrcito industrial de reserva, ou seja, uma parcela de trabalhadores desempregados para que no haja presses para aumentos de salrio. Nesse sentido, Passos e Nogami (2003) expem a existncia de quatro tipos de desemprego, sendo eles: Desemprego Friccional (ou desemprego natural): situao em que a pessoa encontra-se temporariamente desempregada, a procura de um emprego, em mudana de emprego; Desemprego Estrutural: desemprego causado pela estrutura capitalista em que as pessoas que apresentam um nvel educacional muito baixo e que no correspondem a atual demanda capitalista no conseguem se adequar s novas tecnologias; Desemprego Involuntrio: mesmo quando se sujeitando a trabalhar por valores de salrio inferiores aos praticados no mercado, o indivduo no encontra emprego; Desemprego Sazonal: em funo da sazonalidade de determinados fatores econmicos que causam variaes adversas durante o ano, esse caso ocorre quase sempre na agricultura.

10

Expresso Keynesiana que simbolizava a plena utilizao dos fatores de produo. Maiores Informaes ver Keynes (1996)

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

44

3.6 DO COMRCIO ELETRNICO

Segundo OBrien (2004), uma definio clara e rpida de comrcio eletrnico uma transao comercial feita por uma tecnologia disponvel atravs da internet por meio de um computador. chamado tambm de e-commerce ou comrcio virtual. Seu funcionamento simples: uma transao entre o vendedor e o cliente final por intermdio de um site. A cada ano vem aumentando os nmeros de pessoas que aderem a essa modalidade de compra pela sua facilidade, em contrapartida a rejeio ainda significativa. A segurana em relao s operaes realizadas ainda desmotiva muitas pessoas.
A preocupao com a segurana e a privacidade transacional, referente a fraudes e ao mau uso de informaes financeiras pessoais como as do carto de crdito; e A preocupao com a privacidade no transacional, referente ao mau uso por terceiros de informaes pessoais, aos vrus de computador indesejveis, ao recebimento de e-mails sem autorizao, ao excesso de propaganda, entre outros (LIMEIRA, 2003, p.94).

O quadro abaixo ilustra os principais riscos no comrcio eletrnico. Quadro 1 - Principais Riscos do Comrcio Eletrnico Tipo de Risco Descrio Refere-se a um resultado que comprometa financeiramente o consumidor, Risco ou seja, uma determinada compra que o deixe em m situao financeira Financeiro Refere-se a quo bem um determinado produto executa suas funes Risco de tcnicas requeridas Desemprego ou Funcional Risco de que o produto no seja seguro; Alguns produtos podem Risco Fsico representar perigos sade ou segurana do consumidor quando falham, construindo o risco fsico. Relativo percepo que o consumidor tem da maneira como outras Risco Social pessoas reagiro sua compra Referente forma como o consumidor se percebe aps realizar uma Risco compra, em termos de sua auto-imagem ou auto-conceito. Psicolgico Refere-se perda que ocorre quando um produto falha e necessita-se Risco de Tempo consert-lo ou troc-lo por outro. Relativo expectativa de um produto melhor ou com um custo mais Risco do Custo baixo passar estar disponvel no futuro. de Oportunidade No incio do comrcio eletrnico, a falta de mecanismos de segurana acabou por lesar um grande nmero de usurios. Porm foram desenvolvidas inmeras ferramentas que otimizam as transaes e garantem, em grande parte, a segurana do processo. Um mecanismo utilizado nesse sentido o SET (Secure Eletronic Transaction), desenvolvido a partir de uma parceria entre a VISA e a MASTERCARD, grandes operadoras de cartes de crdito que se tornaram lderes nesse setor e sinnimo de confiana em suas transaes. O SET garante a segurana em todas as etapas do processo, com ele, o vendedor, as instituies financeiras e o cliente verificam todas as informaes pertinentes antes de finalizar a compra (CRUZ, 2000). A transao realizada por meio de uma carteira eletrnica que um software plugin que d acesso a um servidor da operadora do carto de crdito, em que esto armazenados dados como os nmeros dos cartes de crdito dos usurios e os respectivos certificados digitais. No site ficam armazenados os certificados digitais das lojas sob a responsabilidade da empresa de carto de crdito. Outro mecanismo o protocolo Secure Socket Layer (SSL), criado pela empresa Netscape, na qual sua funo encriptar todas as informaes da transao de maneira que apenas as partes envolvidas possam ter acesso a elas, o que tor a operao mais confivel (LIMEIRA, 2003). Corroborando com o supracitado, Limeira (2003), contabiliza quatro tipos de riscos mais percebidos pelos consumidores na hora da compra: 1. Risco de tempo: o cliente fica por um bom tempo na internet procura de um determinado produto e no final no acha nada que agrade;

45

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

2.

3. 4.

Risco que o sistema seja falso: esse risco est relacionado falta de credibilidade com a empresa, e a falta de contato pessoal caso o produto d algum problema, risco que a empresa no exista, ou nem mesmo que o sistema seja realmente o que diz ser; Risco de segurana: relacionando quando as pessoas tm o medo de que seus dados sejam utilizados por uma empresa e as faa de vtimas em algum tipo de crime pelo mau uso das suas informaes; Risco de privacidade: O mau uso das suas informaes pessoais e a questo de que seus dados possam ser vendidos para terceiros.

3.7 DO CONSUMIDOR VIRTUAL

Com o avano do comrcio eletrnico tem-se um novo tipo de consumidor. Kotler (1999) chama esses novo pblico de e-consumer, ou consumidor eletrnico. Para Martin (1999), existem trs caractersticas bsicas inerentes aos e-consumers: So bem informados: a maioria dos consumidores online est acostumado a realizar pesquisas na internet, tendo acesso a uma ilimitada gama de informaes sobre inmeras reas de interesse, inclusive sobre produtos e servios para compra. O e-consumer tem disposio ferramentas por toda a rede que o direciona para as melhores ofertas do produto que deseja; So mais exigentes: a maioria dos e-consumers afirma que preos mais baixos e convenincia so as duas razes mais importantes para comprarem online, seguidas de perto pela variedade. Alm disso, o prazo de entrega outro fator crtico na hora de decidir entre fazer a compra online ou no. Comparam suas informaes com as de outros consumidores: cada vez mais os e-consumers se valero de informaes de outros e-consumers na hora da compra. Salas de bate-papo e pginas pessoais na hora da compra so utilizadas para esse fim.

4. RESULTADOS E DISCUSSES

A utilizao da internet como meio de pesquisa, comunicao, entretenimento, bem como comrcio, vem crescendo a cada ano, no mundo e tambm no Brasil. No que tange a isso, a tabela a seguir representa o crescimento dos usurios da internet no Brasil. Tabela 1 Quantidade de Pessoas Conectadas internet no Brasil
Data Pesquisa 2011 /jun 2008 / dez 2007 / dez 2006 / dez 2005 / jan 2004 / jan 2003 / jan 2002 / ago 2001 / set 2000 / nov 1999 / dez 1998 / dez 1997 / dez Internautas Milhes 75,98 67,51 42,6 30,01 25,9 20,05 14,32 13,98 12,04 9,84 6,79 2,35 1,30 % da Populao Brasileira 37,40% 34,30% 22,80% 17,20% 13,90% 11,50% 8,10% 7.9% 7.0% 5.8% 7.1% 1.4% 0.8%

Fonte: Site E-Commerce (2012), organizado pelos autores. De acordo com a tabela, os dados so bastante significativos. Em dezembro de 1997 apenas 0,8% da populao brasileira tinha acesso internet; em junho de 2011 um total 37,40%. Essa variao representa um crescimento de 4.575%.

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

46

Nota-se que esse crescimento expressivo se d no somente no nmero de usurios, mas configura-se, consequentemente, em termos de comrcio eletrnico tambm. O grfico a baixo representa o crescimento do setor entre os anos de 2001 e 2011. Grfico 1 Faturamento Anual do E-Commerce no Brasil Bilhes

Fonte: Site E-Commerce (2012) Assim, possvel observar o crescimento exponencial do comrcio eletrnico, principalmente no perodo aps 2005. Entre 2001 e 2011 houve uma variao positiva de 3.640%, o que demonstra que o aumento no nmero de usurios da internet gerou um respectivo aumento no comrcio eletrnico. V-se que, mesmo com todos os problemas e reclamaes oriundas das compras pela internet, cada vez maior o nmero de usurios que declara utilizar-se do comrcio eletrnico. O Grfico 2 apresenta esse crescimento.

Grfico 2 E-Consumidores no Brasil Milhes

Fonte: Site E-Commerce (2012) Dessa forma, nota-se que o nmero de consumidores acompanha os demais dados sobre a internet. De pouco mais de um milho de consumidores em 2001, chegou-se a quase 32 milhes em 2011, um crescimento de 2.781,81%. Esses consumidores, segundo o site E-Commerce (2012), compram principalmente: Eletrodomsticos (15%), Informtica (12%), eletrnicos em geral (8%), Sade e Beleza (7%), moda e acessrios (7%). H que se destacar que desses produtos, que representam mais de 50% de todo o comrcio eletrnico brasileiro, grande parte encontrada nas grandes lojas de varejo brasileiras. O que pode comprovar nossa hiptese inicial de que, num futuro no muito longnquo essas grandes empresas, buscando a diminuio dos custos fixos, acabaro por encerrar suas atividades nas lojas fsicas e concentra-las no comrcio eletrnico. Nesse sentido, a tabela a seguir apresenta as dez maiores lojas virtuais do Brasil. 47 Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

Tabela 2 Maiores Sites de Comrcio Eletrnico no Brasil


Americanas Submarino Saraiva Netshoes Magazine Luiza Shoptime Ponto Frio Extra Casas Bahia Compra Fcil 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Fonte: Site E-comrcio Brasil organizado pelos autores Destaque-se que das empresas citadas Submarino, Netshoes, Shoptime e Compra Fcil nunca ofertaram seus produtos em lojas tradicionais, apenas no comrcio eletrnico. De forma contrria, a Saraiva possui lojas fsicas, porm, que vendiam apenas livros, e hoje vendem uma gama de produtos bastante diversificada. As demais lojas, Americanas, Magazine Luiza, Ponto Frio, Extra e Casas Bahia so gigantes do comrcio varejista e esto se tornando importantes no comrcio eletrnico o que, mais uma vez, sugere a diminuio de suas atividades em lojas tradicionais.

5. CONSIDERAES FINAIS

Este trabalho buscou analisar o crescimento do comrcio eletrnico e sua implicao nos empregos formais, principalmente nas grandes lojas varejistas. Nesse sentido, h que se considerar que:
As novas tecnologias e as novas formas de organizao e de gesto introduzidas no comrcio so destruidoras de postos de trabalho e de emprego, em vrias sees e departamentos da empresa. E, numa dimenso mais ampla, at no segmento atacadista, apesar de estar excluda da integrao varejo-fornecedores, a gerao de emprego vem sendo menor diante da intensificao do comrcio eletrnico, particularmente do intercmbio eletrnico de dados (DIEESE, 1999, p. 27).

Pelo crescimento do setor do comrcio eletrnico, fica evidente que num futuro prximo a lojas do setor varejista comearo a diminuir suas atividades em lojas fsicas e utilizaro mais o comrcio eletrnico, principalmente em razo da queda nos custos fixos. Nesse sentido, cabe ao governo, na figura do Ministrio do Trabalho e do Emprego (MTE), buscar, previamente, solues que minimizem esses efeitos na economia quando essa transio comear a acontecer. Por fim, no foi pretenso desse trabalho encerrar o assunto, simplesmente limitou-se a discorrer sobre o futuro do emprego no setor varejista. Dessa forma, deixa aberta uma lacuna a ser preenchia por futuros pesquisadores sobre o tema. A inteno, nesse momento, foi que a pesquisa atingisse os objetivos propostos, obtendo um corpus suficiente para o desenvolvimento do trabalho, para que no futuro essa temtica seja ampliada e aprimorada.

REFERNCIAS

ALBERTIN, A. L. Comrcio eletrnico. 6 Ed. So Paulo: Atlas, 2010, ANTUNES. R. A Dialtica do Trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2004. BARROS, Aidil Jesus da Silveira Barros e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia. So Paulo, Markron Books, 2000. CERVO, Amado Luiz e BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Cientfica. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. CRUZ, T. Sistemas de Informaes gerenciais: Tecnologia da informao e a empresa do sculo. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2000.

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

48

DIEESE. Reestruturao Tecnolgica e Emprego no Comrcio em Santa Catarina. Boletim n 211, Jan. e Fev. 1999. HANDY, Charles. A era do paradoxo: dando um sentido para o futuro. So Paulo: Markron Books, 1995. KEYNES, J. M. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. So Paulo: Nova Cultural, 1996. KOTLER, P. Administrao de Marketing. 4 Ed. So Paulo: Atlas 1999. LIMEIRA, T.M.V. E-marketing: O marketing no internet com casos brasileiros. So Paulo: Saraiva, 2003. MARTIN, Chuck. O Futuro da Internet: Como se Posicionar Estrategicamente para a Conquista de Mercados e Clientes em um Novo Mundo Interligado pela Internet. So Paulo: MAKRON Books, 1999. MARX, K. O Capital. Livro 1 Vol. 1. 20 Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira: 2002. OBRIEN, James A. Sistemas de Informao e as Decises Gerenciais na Era da Internet. 2. Ed. So Paulo: Saraiva, 2004. PASSOS, C. R. M.; NOGAMI, O. Princpios de Economia. 4. Ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 632 p. ROSSETTI, J. P. Introduo a Economia. 20 Ed. So Paulo: Atlas, 2003. RIFKIN, J. O fim dos empregos: O Declnio Inevitvel dos Nveis dos Empregos e a Reduo da Fora Global de Trabalho. So Paulo: Makron, 1995. SINGER PAUL. Globalizao e Desemprego Diagnstico e Alternativas. 4 Ed. So Paulo: Contexto, 2000. VASCONCELLOS, M. A. S.; GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2004. 246 p.

49

Anais do Simpsio Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Cincias Sociais 2013 ISSN 2318-0633

You might also like