You are on page 1of 3

O QUE SER COMPETENTE?

- com os ps que se sobe o degrau da escada da vida? -Sim e com a cabea! Ningum nasce sabendo, no entanto, preciso ter competncia profissional, competncia pessoal, disposio para aprender e sabedoria para aproveitar o perodo de experincia do aprendizado para entrar na profisso com humildade. Para um bom desempenho profissional preciso estar psicologicamente preparado. Mas o que ter competncia profissional? a escolher a profisso certa, fazer cursos extracurriculares e de atualizao, ter amor pelo que faz ser capaz de aceitar desafios para no ter grandes problemas com o sucesso. Alguns atributos profissionais solicitados pelo mercado: 1- Ter esforo constante: com uma dosagem certa de ambio para obter conquistas e grandes progressos; motivao para fazer sempre o melhor e no cair na rotina. Dedicao: entregar-se por inteiro, e no pela metade; ter amor, carinho e respeito pela profisso. 2- Ser Organizado: pessoal e profissionalmente; a organizao contribui para o desenvolvimento de critrios sobre prioridades (o trabalho agilizado quando se cria e se desenvolve mtodo prtico e simples). 3- Ter Agilidade: capacidade de desenvolver e atender com preciso, rapidez e perfeio, satisfazendo, conscientemente, a empresa e o cliente. 4- Ser responsvel: no cumprimento dos deveres, horrios, normas e regulamentos, na realizao do trabalho sem a superviso constante de superiores. Na hora de aceitar desafios, sentir-se merecedor da oportunidade e tendo-a como uma honra para poder desenvolver o seu potencial e a sua capacidade. 5- Ter fidelidade: empresa, ao chefe, ao trabalho e profisso, no se deixando influenciar pela obsesso, por troca de favores ou por propinas.

6- Ser caprichoso: fazer ou desenvolver um trabalho ou atendimento com zelo, presteza e amor, representando no s a instituio, mas o carter de quem faz o melhor. 7- Ter iniciativa: para colaborar, sugerir, no esperar uma nova responsabilidade ser dada, assumindo-a na primeira oportunidade; a iniciativa deve ser moderada para no ser mal interpretada, passando por cima de outros profissionais ou superiores. 8- Ser discreto: com isso que se ganha credibilidade e, acima de tudo, confiana, pois qualquer deslize pode ser prejudicial carreira profissional; deve-se saber guardar segredo, permanecer calado e sempre pensando no propsito do velho ditado: "No vi, no ouvi e no sei". 9- Ter personalidade: para transparecer confiana, seriedade e respeito mtuo, para atuar de forma correta, para se sobressair sem se impor, para mudar de opinio quando necessrio e para lutar por seus objetivos, ideias, ideais ou pontos de vista. 10- Ser compreensivo: para cativar as pessoas e cultivar bons relacionamentos, transmitindo boa imagem profissional e da empresa, para cultivar um ambiente de trabalho respeitoso e saudvel. 11- Ter distino: o maior atributo qualitativo do ser humano a distino que nos torna pessoas respeitveis. 12- Ser sensvel: desenvolver todos os sentidos, perceber os sentimentos dos outros e us-los para liderar e trabalhar em grupo e ter percepo para agir em diversas situaes corretamente. 13- Ter Percepo: para perceber tudo o que acontece consigo e em sua volta, para agir positivamente, se relacionar e adivinhar no s as necessidades do cliente, mas tambm o que ele pensa. 14- Ter cultura: para manter bons relacionamentos e se entrosar com facilidade, falando com todos e sobre tudo; os estudos e muita leitura sobre diversos assuntos contribuem para o desenvolvimento cultural. 15- Prudncia: para agir corretamente e julgar o que fazer diante de determinadas situaes pessoais e profissionais. 16- Ser sensvel: desenvolver todos os sentidos, perceber os sentimentos dos outros e us-los para liderar e trabalhar em grupo e ter percepo para agir em diversas situaes corretamente. 17- Ter percepo: para perceber tudo o que acontece consigo e sem sua volta, para agir positivamente, se relacionar e adivinhar no s as necessidades do cliente, mas tambm o que ele pensa. 18- Ser compreensivo: para poder trabalhar em grupo, para uma melhor convivncia, para que haja humanismo e companheirismo. 19- Ter Memria: para aprender sem grandes dificuldades e progredir; a memria contribui e garante

xitos quando aliada organizao.


20- Ser atencioso: saber tratar com carinho e respeito no s os superiores, como tambm os mais

simples e humildes, manter um padro de prestatividade e excelncia no atendimento, sem se tornar intransigente ou com atenes exageradas; a cortesia no dita sexo, idade, posio social ou hierrquica.
21- Ter bom senso: para decidir na medida certa, no s como ou onde, mas por que agir. 22- Ser prestativo: ser eficiente e eficaz, ser til, gentil e proveitoso nos pequenos gestos.

Equilbrio: sentir-se completo, em sintonia com os trs mundos (fsico, mental e espiritual) para desenvolver qualidades criativas e intuitivas e manter o equilbrio. Saiba tambm separar os problemas pessoais dos profissionais.

23- Ter liderana - a sintonia e o equilbrio devem estar desenvolvidos. 24- Ser tico agir dentro dos padres convencionais, proceder bem, no prejudicar o prximo. Ser

tico cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.


25- Ter tica profissional o indivduo cumprir com todas as atividades de sua profisso, seguindo os princpios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. Como profissionais jamais podemos desrespeitar essas regras do ser e do ter. Para sermos profissionais competentes e para trabalhamos o ser profissional, temos que tambm trabalhar a tica Profissional, que nada mais o conjunto de normas que formam a conscincia do profissional e representam imperativos de sua conduta. tica uma palavra de origem grega (thos), que significa propriedade do carter.

You might also like