You are on page 1of 16

A subsistncia humana: moradia, sade, trabalho decente, meio ambiente saudvel

Evaniele Antonia de Oliveira Santos

A subsistncia humana: moradia, sade, trabalho decente, meio ambiente saudvel


Evaniele Antonia de Oliveira Santos

Ao final da leitura deste material, espera-se que o aluno cursista seja capaz de: Desconstruir o conceito de subsistncia humana; Elaborar um raciocnio crtico em relao aos problemas polticos e sociais do nosso pas; Estabelecer uma conexo entre a Constituio Brasileira e a realidade do Brasil e do mundo; Despertar para a necessidade de ter um papel mais atuante, enquanto cidado, para a construo de uma sociedade mais pacfica e digna. Certamente voc j deve ter se deparado na sua rua, no seu bairro, na sua escola ou faculdade, no seu trabalho ou na TV com pessoas passando necessidades de vrios tipos. Pode ter sido algum que, por algum motivo, no tinha um teto para morar ou que sofreu ou at morreu por no ter tido atendimento mdico de qualidade, algum parente que passou por situao de desemprego ou simplesmente o fato de voc mesmo presenciar alguma agresso ao meio ambiente. Agora, voc deve estar se perguntando: o que todas essas coisas possuem em comuns? Neste fascculo iremos refletir sobre os conceitos de subsistncia e dignidade humana, que esto dispostos na Constituio Federativa da Repblica do Brasil e em outros diplomas oficiais que auxiliam a afirmar a necessidade e a importncia de levar uma vida digna, de como isso fundamental para a construo da nossa realizao enquanto seres humanos, e de como essas conquistas so essenciais para a edificao de uma cultura de paz na vida em sociedade. Vamos pensar um pouco sobre o conceito de subsistncia humana. Ser que voc j pensou, com profundidade, o que essa ideia quer nos transmitir? Ser que falar sobre existncia humana e subsistncia humana a mesma coisa? E o que ser, propriamente, humano? Iremos, agora, pensar juntos sobre essas questes. Qual a diferena entre as palavras existir e subsistir? Sabemos que tudo aquilo que podemos captar pelos nossos sentidos possui uma existncia1, e nisso se engloba os objetos e os seres vivos. Por outro lado, subsistir2 se refere, exclusivamente, aos seres dotados de vida. A subsistncia um estado ou uma particularidade daquilo que capaz de subsistir, ou seja, de sobreviver. A subsistncia de modo geral significa um conjunto de necessidades essenciais para a preservao ou manuteno da vida como um todo. Se pensarmos em uma planta, por exemplo, o que fundamental para que ela possa subsistir? Um solo bem adubado, gua e luz solar! Se pensarmos nos animais ditos irracionais, podemos dizer que a subsistncia deles assegurada por meio de condies bsicas disponveis na prpria natureza e que garantem a sua sobrevivncia. Mas o que podemos dizer dos animais ditos
Universidade Aberta do Nordeste

1. A existncia um atributo ou uma qualidade de tudo aquilo que possui uma realidade concreta. Devemos supor tambm a existncia de realidades invisveis. 2. A subsistncia diz respeito aos seres vivos. S subsistem aqueles que nascem e morrem.

114

racionais e, alm de tudo, tambm humanos? Ser que desde o surgimento do homem, se vive do mesmo jeito? Ser que o homem j nasceu humano? O que significa ento ser humano? Voc j parou para refletir sobre isso? Vamos tentar buscar uma resposta na Histria. Se fizermos uma pesquisa em nossos livros ou na internet, iremos nos deparar com a informao de que a espcie mais antiga de homindeo3 catalogada foi o Australopithecus e que eles surgiram na frica h cerca de 3,5 milhes de anos. Depois disso, se passaram muitas eras e milhares de anos at aparecer a raa humana e, ao longo desse grande espao de tempo, sabemos que as coisas mudaram bastante. Diferente dos outros animais, os homens foram capazes de desenvolver as suas potencialidades racionais e interagir com a natureza e, nessa interao, os homens foram pouco a pouco superando os obstculos e se beneficiando com isso. Ao contrrio de outros animais, os homens foram se tornando cada vez mais aptos para o planejamento e execuo de suas ideias, mais capazes de elaborar novas solues para os seus problemas e de transformar a natureza conforme seus objetivos particulares e preestabelecidos. Respondendo a nossa pergunta inicial, ser humano no significa apenas pertencer ao gnero humano. No conceito de humano esto implcitos milhares de anos de histria e, com tudo isso, hbitos, valores, sentimentos, desejos e necessidades que esto sempre se modificando conforme a cultura e o passar do tempo. Agora j temos mais informaes sobre a nossa questo inicial, ou seja, a questo da subsistncia humana propriamente dita. J sabemos que existem grandes diferenas entre a subsistncia animal e a subsistncia humana, pois o homem, ao contrrio de outros animais, capaz de transformar a natureza e a realidade ao seu redor com finalidades que correspondam aos seus interesses particulares. Sabemos tambm que, ao longo do tempo, o homem deixou de ser nmade4 e foi se sedentarizando graas agricultura e se habituando ao conforto de possuir um lar. Foi capaz de constituir famlia, criar valores e costumes, viver em sociedade e inventar o Estado. Vamos fazer um breve parntese e falar um pouco sobre o Estado, sua origem e seu papel como garantidor da igualdade e da cidadania, da promoo da dignidade humana e da paz e, mais adiante, retornaremos ao tema da subsistncia humana.

3. Homindeo o mamfero primata cuja existncia originou a raa humana. 4. Nmade se refere aos povos que no possuem habitao xa e que vivem mudando, de acordo com a necessidade, de lugar. 5. Estado o conjunto de organizaes ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e, por conseguinte, dos indivduos, mostram-se de interesse social, uma vez que reetem experincias quantitativas e qualitativas dos processos socioeconmicos.

A origem do Estado
Vamos agora buscar entender um pouco melhor sobre uma das mais complexas instituies5 sociais criadas e desenvolvidas pelo ser humano ao longo da sua existncia, ou seja, o Estado.

115

Direitos Humanos e Gerao de Paz

6. Sociedades aptridas so aquelas que no possuem regimento do Estado. Nessas sociedades h pouca centralizao da autoridade e tais autoridades possuem poder limitado de atuao. 7. Trabalho de modo genrico, se refere s diversas formas em que o ser humano produz e reproduz a vida. A primeira forma de diviso do trabalho diz respeito ao modo como o trabalho era estabelecido, ou seja, por idade e por sexo. Posteriormente, o termo foi ganhando complexidade graas s transformaes do mundo do trabalho e dos sistemas econmicos.

A palavra Estado vem da palavra latina status, que quer dizer estar firme, modo atual de ser, conjunto de circunstncias em que se est e permanece, disposio ou posio e, para o que nos interessa aqui, significa dizer sobre a permanncia de uma situao de convivncia humana ligada a uma sociedade poltica. Talvez voc esteja se perguntando: se o Estado uma criao propriamente humana, como ele se formou e por qu? A pergunta pode parecer simples ou tola para alguns, mas de fato, merece ateno. Na verdade, as circunstncias especficas que puderam originar o Estado nas vrias sociedades humanas que temos notcias um assunto que levanta muitas especulaes ao longo da nossa histria. Para a maioria dos estudiosos e pensadores, o Estado nem sempre existiu. Sabe-se que em vrias sociedades, tanto do passado como do presente, alguns grupos humanos puderam se organizar sem essa instituio. A justificativa para essa afirmao se baseia na observao de que algumas sociedades humanas puderam existir sem que as funes polticas estivessem previamente definidas e formalizadas em uma determinada instncia de poder. Essas sociedades so chamadas de aptridas6, pois elas no so regidas por um Estado e no possuem concentrao de autoridade. No entanto, em determinado momento da histria da maioria das sociedades humanas, com o desenvolvimento da diviso social do trabalho7, certas funes poltico-administrativas e militares terminaram por ser assumidas por um grupo especfico de pessoas, e esse grupo passou a ser o detentor do poder e estabelecer as normas vida coletiva. Deste modo, teria sido assim que surgiu o governo e, atravs dele, se desenvolveu o Estado.
Mas para que serve, no m das contas, o Estado? Voc j pensou sobre isso? Tem alguma opinio formada? Se possvel, faa uma reexo com os seus colegas ou com a sua famlia.

Sobre a funo do Estado em relao ao povo, temos a compreenso de que o Estado deve agir como um mediador ou apaziguador dos conflitos e discordncias existentes entre os diversos grupos sociais existentes. O papel do Estado, nesse sentido, o de promover a conciliao entre os grupos sociais, diminuir a intensidade dos choques entre os diferentes setores da sociedade com o objetivo de minimizar e evitar a desagregao ou diluio da prpria sociedade com a finalidade de deter a violncia. Podemos dizer, ento, que a finalidade do Estado , portanto, promover

Universidade Aberta do Nordeste

116

a harmonia e a paz entre as diferentes camadas da sociedade e preservar, antes de tudo, os interesses do bem comum. Retomando um pouco o contedo do fascculo anterior, podemos nos perguntar: Qual instrumento garante esse compromisso do Estado em relao ao povo? A resposta para essa indagao a Constituio. A Constituio de um Estado representa um conjunto de leis que tem por finalidade regular os direitos, deveres e garantias dos cidados em relao ao prprio Estado e a organizao poltica do pas. A Constituio do nosso pas leva o nome de Constituio da Repblica Federativa do Brasil e traz em seu prembulo8 o compromisso de assegurar o exerccio dos direitos individuais e sociais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias. Em resumo, podemos concluir afirmando que o papel do Estado garantir o bem-estar e a dignidade de cada cidado.

8. Relatrio que precede uma lei, um decreto, uma portaria. Diz-se prembulo, aquilo que precede ou que preliminar.

Falando um pouco sobre o cidado e a cidadania


Como vimos acima, o papel do Estado garantir os direitos e os deveres do cidado. Devemos imaginar que a compreenso que temos dessa definio no surgiu do nada, que o ttulo de cidado no pode ser adquirido como uma mercadoria ou que se produzem cidados do dia para a noite. Devemos entender que a cidadania um produto social, ou seja, resultante de um processo histrico-social e que, para existir como a conhecemos, foram necessrios muitos e muitos sculos. A cidadania no depende dela mesma para existir, por isso, ela no nem autnoma nem soberana. No longo percurso histrico, ela interage com outras entidades e processos sociais como a cultura, o desenvolvimento econmico e poltico. Nessa interao, somos levados a esperar que ela se expanda e ganhe cada vez mais garantias plurais para existir. Por outro lado, temos que conceber a possibilidade da estagnao e da regresso. Como isso pode acontecer?
Ela expande-se, seja quando estende direitos j disposio de grupos restritos a novos segmentos sociais, seja quando cria novos direitos que so incorporados ao status que ela representa. prpria cidadania a dinmica na busca sempre crescente de melhoria das condies de vida dos cidados. Os estorvos, porm, so muitos, podendo levar, paradoxalmente, emergncia de desigualdade dentro dos seus prprios limites; quando isso ocorre, alguns se tornam cidados

117

Direitos Humanos e Gerao de Paz

de primeira classe, enquanto outros, muitos outros, convertem-se em cidados menores, de segunda classe. (HAGUETTE, Teresa M. F., O Cidado e o Estado)

9. Qualidade do que subserviente; servilismo; bajulao 10. A subservincia e o conformismo de que estamos falando, se refere aos da populao brasileira, ou seja, a uma cultura que foi herdada dos colonizadores e implementada pelos senhores de escravo que passaram a ideologia da classe dominante ser melhor que os outros, ou seja, o povo.

No caso do Brasil e de outros pases, a condio cidad pode se expandir quando o Estado capaz de estabelecer a igualdade perante o exerccio de direitos iguais entre os cidados. A condio cidad se estagna ou regride quando estabelece a desigualdade a partir do momento que beneficia uma minoria do todo ou quando se esbarra na cultura da subservincia9, do conformismo10, da corrupo e do chamado jeitinho brasileiro. Nesse sentido, podemos perceber uma coisa: apesar de a Constituio brasileira estabelecer o pleno exerccio dos direitos civis, polticos e sociais e ter por objetivo maior a satisfao das necessidades fundamentais do homem e proporcionar, se possvel, a sua felicidade, ser que essa diretriz garante o que prope? Como vimos a pouco, j podemos imaginar que a resposta no, pois constantemente nos deparamos com situaes que comprovam o descaso com a populao, mas por outro lado, devemos pensar: O que devemos fazer, enquanto cidados, para garantir a efetivao e a realidade dos nossos direitos? nosso dever nos conscientizarmos que como cidados no possumos apenas direitos perante a sociedade e o Estado, antes de tudo, devemos cumprir os nossos deveres da melhor maneira possvel. Devemos cultivar, no nosso dia a dia, exerccios de conscientizao, devemos praticar com sabedoria a nossa cidadania para sermos capazes de reivindicar da melhor maneira possvel os nossos direitos. Isso significa tomarmos a postura de verdadeiros cidados, no nos conformando diante dos erros (tanto os nossos, como os dos outros e do prprio Estado) e fazermos aquilo que correto e legal. Esse o primeiro passo para podermos vislumbrar, minimamente, uma cultura de paz.

Direitos bsicos para a subsistncia humana que promovem a dignidade da pessoa humana
Sabemos que a Constituio de um pas a Carta Magna, ou seja, a Carta Maior que estabelece as normas entre o Estado e o povo. Sendo assim, a Constituio possui o poder de legitimar tanto os deveres do Estado em relao ao povo, como os nossos direitos e deveres enquanto cidados. Tudo o que est estabelecido na Constituio de um pas leva em considerao no apenas a satisfao das necessidades. Mais do que satisfazer as necessidades dos homens, a Constituio tem por objetivo proporcionar (atravs do cumprimento de suas obrigaes) a dignidade e o bem-estar do povo. A Constituio do nosso pas prev o estabelecimento de trs tipos de direitos, a saber: os direitos civis, os direitos polticos e os direitos sociais. Os direitos civis se referem s protees e aos privilgios pessoais dados a todos os cidados por lei. Os direitos polticos constituem um conjunto de regras que se referem participaUniversidade Aberta do Nordeste

118

o do povo no processo poltico, em outras palavras, dizem respeito atuao do cidado na vida pblica de seu pas. J os direitos sociais so fundamentais e essenciais e tm por finalidade garantir a existncia concreta da pessoa humana digna e promover a justia social. Esses trs tipos de direito visam estabelecer um Estado que garanta a igualdade, a liberdade e a fraternidade entre os homens visando felicidade e a convivncia pacfica entre os povos. Vamos nos deter agora a analisar os direitos sociais. Buscaremos entender o motivo pelo qual eles so compreendidos como sendo fundamentais e essenciais para o cidado. A nossa Constituio comea a falar dos direitos sociais no captulo II. O Art. 6 diz: So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados. Tais direitos so imprescindveis e extremamente necessrio que sejam respeitados para que possa existir a dignidade e o bem-estar coletivo.
Voc acredita que no seu pas, no seu Estado e na sua cidade esses direitos so respeitados? Acha que pode melhorar? De que forma voc pode contribuir com essa melhora? O que pode fazer ou tem feito para melhorar?

O direito a moradia
O direito a moradia digna, como vimos, um direito previsto pela Constituio Federal e caracterizado por ser um direito social bsico e essencial do cidado. Os direitos humanos contribuem para que se tenha uma compreenso ainda mais humanizada desse direito que pertence a todo homem, a toda mulher, a todo jovem e a toda criana. O acesso a uma habitao digna essencial para atingir uma vida satisfatria e a realizao da vida humana. Devemos compreender que esse direito ultrapassa aquilo que podemos entender como simples sobrevivncia. Nesse sentido, o direito a moradia no deve se estabelecer limitado a ideia de um simples abrigo que seja apenas suficiente para proteger o homem das foras da natureza. A moradia o espao, por excelncia, onde as pessoas podem ter segurana e satisfazer as suas necessidades psicolgicas ao terem posse de um lugar pessoal, privado e inviolvel. O direito a moradia constitucionalizado estabelece que a residncia seja um lugar adequado s necessidades bsicas do sujeito, que seja capaz de oferecer de maneira adequada e suficiente a dignidade da pessoa humana com conforto e qualidade. por essas razes que a construo precria de casas ou habitaes em local de risco se torna uma preocupao do Estado e, sendo assim, o Poder Pblico tem compromisso com o cuidado e com a segurana, de modo preventivo, para evitar quaisquer tragdias em relao aos cidados que residem nas zonas de risco.

119

Direitos Humanos e Gerao de Paz

No nosso atual cenrio, voc acredita na ecincia do Estado para solucionar ou, pelo menos, minimizar essa situao? Soube de alguma ocasio em que o Poder Pblico moveu foras em benefcio de algum? Voc conhece alguma poltica pblica ou programa governamental voltados para a resoluo desse tipo de problema?

Devemos saber que alm da Constituio existem outras resolues que regulamentam o direito a moradia nas esferas federais, estaduais, municipais e distrital (em Braslia). No nosso pas (nas vrias esferas administrativas de gesto, ou seja, do mbito federal ao municipal), existem programas habitacionais voltados ao atendimento daqueles cidados mais necessitados ou menos favorecidos. Ex: Sistema Financeiro de Habitao, Programa de Arrendamento Residencial, Programa Minha Casa, Minha Vida, regimes de mutiro, etc. Infelizmente, no caso do Brasil, a questo habitacional parece estar longe de ser resolvida, rotineiramente vemos nos noticirios as pssimas condies em que se encontra a populao brasileira e o descaso com esse direito to fundamental a ns.
No Brasil, a carncia habitacional mais grave nas famlias onde a renda mensal mdia de at trs salrios mnimos, o que corresponde a 90% da carncia habitacional do pas.

Devemos saber que, apesar de todas as dificuldades e limitaes que enfrentamos ao longo da histria, importante que ns, enquanto cidados, possamos nos unir socialmente e politicamente, sermos conscientes da importncia da nossa atuao na vida civil, na comunidade e, inclusive, na nossa prpria casa como agentes transformadores da realidade. Devemos nos comportar no apenas como simples merecedores de direitos, devemos ir alm e buscar novos caminhos e solues para os nossos problemas, acreditarmos que possumos foras para lutar diante das situaes. Devemos saber que cada um de ns pode fazer a diferena. Vamos agora observar um caso que ocorreu em janeiro de 2013, na cidade de Teresina. Uma vereadora anunciou que iria solicitar o apoio da populao para recriar a Secretria de Habitao e Regulao Fundiria com o objetivo de reduzir o dficit habitacional.
Durante a votao da reforma administrativa da Prefeitura de Teresina, a vereadora Teresa Britto (PV) anunciou que vai iniciar um movimento para coletar assinaturas que formatem um projeto de lei de iniciativa popular recriando a Secretaria de Habitao e Regularizao Fundiria. O rgo ser extinto aps a sano dos projetos de lei que formam a reforma administrativa aprovada nessa sexta-feira (18) na Cmara Municipal.
Universidade Aberta do Nordeste

120

Teresa Britto informou que os vereadores no tm a prerrogativa de criar rgos e que ser necessrio o apoio de 5% do eleitorado de Teresina para elaborar o projeto de iniciativa popular. A parlamentar lembrou ainda que pedir o apoio de todos os parlamentares que votaram contra o projeto de lei que extinguiu a Secretaria de Habitao, como Dudu, Rosrio Bezerra, Paixo, Incio Carvalho, Graa Amorim e Paulo Roberto da Iluminao. Esse projeto de iniciativa popular para que ns possamos recriar a Secretaria de Habitao e Regularizao Fundiria que est sendo extinta na reforma do prefeito Firmino Filho. A Secretaria muito importante para a cidade devido ao grande problema habitacional em Teresina, tanto com o dficit habitacional como pelo problema da necessidade de regularizao fundiria, explicou a vereadora. Agora, a Habitao se transformar em uma Coordenao da nova Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitao, que ser gerida por Marco Antonio Ayres.
FONTE: http://www.cidadeverde.com/teresa-tentara-recriar-secretariade-habitacao-por-iniciativa-popular-123161)

O texto acima comprova que as pessoas unidas podem se organizar e fazer a diferena. Podemos ter a capacidade de influenciar positivamente e transformar a realidade. O que voc acabou de ler apenas um exemplo da fora transformadora que todos os cidados potencialmente possuem. Se pararmos para pensar, o direito a moradia muito importante para uma sociedade mais digna e pacfica, pois na casa que as pessoas podem vivenciar os laos da famlia humana que, por sua vez, se configura como a unidade constitutiva da sociedade. a partir do seio familiar que recebemos as bases da nossa educao, dos nossos princpios e dos nossos valores. na famlia que construmos o nosso carter, aprendemos aquilo que certo e o que errado. no lar tambm que podemos nos deparar com os primeiros conflitos da nossa vida, mas, ao mesmo tempo, aprendemos a medir quem errou e quem exagerou, fazer julgamentos sensatos, adquirir o bom senso, aprender a lidar com as diferenas, a perdoar, a conviver pacificamente e valorizar as pessoas que esto ao nosso redor. Uma moradia digna e uma famlia que nos ame so muito importantes para que possamos nos lanar no mundo como sujeitos completos e realizados. Sabemos que nem todos possuem o privilgio dessa realidade, mas, por outro lado, a ausncia dessas circunstncias, consideradas perfeitas, no devem justificar comportamentos negativos para com o prximo ou at para si mesmo. Devemos batalhar pela nossa dignidade de maneira consciente, responsvel e atuante mesmo que as adversidades estejam sempre presentes na nossa vida.

121

Direitos Humanos e Gerao de Paz

O Direito a Sade
Como vimos, a sade tambm compe um dos direitos sociais bsicos do cidado. Em relao ao direito a sade, como tambm ocorre com outros direitos sociais, existem vrios documentos auxiliares que certificam, reafirmam e legitimam a importncia da participao do Estado na promoo da sade acessvel a todos como um dos critrios bsicos para a efetivao real da dignidade humana. No uma exclusividade do nosso pas, portanto, o interesse pelo direito de todos ao acesso livre, pblico e de qualidade sade, muito pelo contrrio, um interesse universal. Em 1978, em Alma-Ata, ocorreu a Conferncia Internacional sobre Cuidados Primrios de Sade. Essa conferncia teve por finalidade expressar ao mundo a necessidade de uma ao emergencial de todos os governos do mundo e de todos que trabalham no campo da sade, do desenvolvimento e da comunidade mundial para que a sade fosse promovida e garantida para todos os povos do mundo. Essa conferncia definiu a sade da seguinte maneira:
A sade, estado completo de bem-estar fsico, mental e social, e no simplesmente a ausncia de doena ou enfermidade, um direito fundamental, e a consecuo do mais alto nvel possvel de sade a mais importante meta social mundial, cuja realizao requer a ao de muitos setores sociais, econmicos, alm do setor da sade.

O Art. 196 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil dispe que: A sade dever de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco a doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. O Art. 197 da Constituio afirma, tambm, que cabe ao Estado regulamentar, fiscalizar e controlar as aes e os servios de sade e estabelece que tais servios devam integrar uma rede regionalizada e hierarquizada compondo um sistema nico. Alm disso, a Constituio considera que fundamental a participao da comunidade em todos os nveis do Sistema nico de Sade, o SUS. No entanto, devemos atentar que nem sempre foi assim. At 1978, antes de a nossa Constituio existir de maneira formal, a sade pblica era um privilgio exclusivo apenas de quem estava inscrito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Felizmente, desde o fim da dcada de 1970, foi estabelecido que todos os brasileiros, sem exceo, pudessem usufruir dos servios de sade. Devemos observar que essa modificao no ocorreu de modo espontneo ou aleatrio, muito pelo contrrio, se deveu a um grande histrico de lutas e mobilizaes sociais, e por isso que devemos sempre acreditar na nossa capacidade de transformar a realidade. Tambm temos que ter a sensibilidade de analisar que
Universidade Aberta do Nordeste

122

o Brasil ainda um pas em desenvolvimento e que possui potencialidades ainda desconhecidas pela maioria dos seus cidados, mas, por outro lado, devemos nos conscientizar da existncia de uma cultura de corrupo que infelizmente ainda assombra a gesto pblica e corrompe o pensamento de alguns cidados. Talvez voc deva estar se perguntando sobre o que devemos fazer como maiores interessados pela melhoria dos servios pblicos destinados sade em nosso pas, e por isso que devemos, antes de tudo, conhecer a nossa histria de luta e as nossas leis, no que tange aos nossos direitos e deveres; devemos tambm nos engajar na causa e estarmos atentos e denunciar as irregularidades. Temos o direito e a obrigao de participarmos ativamente em todos os sentidos, no que diz respeito aos nossos interesses como um todo. Se abraarmos as nossas causas cidads e desempenharmos o papel que nos cabe como sujeitos transformadores da realidade, possvel vislumbrarmos um futuro diferente do nosso presente. Temos o dever de exigir as mudanas e estar sempre atentos. Com certeza, realizar essa tarefa sozinho, parece impossvel e justo, por essa razo, temos a obrigao de conscientizar aqueles que esto ao nosso redor com conversas, dilogos e exemplos. Poder, a princpio, ser um pequeno passo, mas certamente ajudar a fazer a diferena.

Meio ambiente saudvel


O captulo VI da nossa Constituio se refere ao meio ambiente no que diz respeito aos direitos, deveres do cidado e do Estado. Sendo assim, o Art. 225 nos diz que: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. A prpria Constituio define que papel do Poder Pblico, ou seja, obrigao do Estado assegurar a efetividade do direito a um meio ambiente saudvel e digno. Mas como isso ocorre? A Constituio diz que o Poder Pblico tem a obrigao bsica de preservar e restaurar o sistema ecolgico e a sua diversidade, proteger a fauna e a flora e promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente. Voc acredita que isso ocorre na prtica ou s mais uma determinao que est escrita e no tem validade? Se formos parar para pensar, ao longo da nossa vida, certamente, em algum momento, fomos conscientizados de como devemos agir perante a natureza e o meio ambiente. Certamente voc j aprendeu algo sobre isso em sua escola, viu alguma campanha publicitria, algum familiar deve ter comentado sobre isso. Caso nenhuma dessas situaes lhe aconteceu, pense um pouco, o material que voc est tendo acesso neste momento representa um esforo do Estado e da sociedade civil em transmitir esses valores to importantes para voc, para seus amigos e para todos.

123

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Infelizmente, existem algumas pessoas que no do a mnima importncia para a natureza e para o meio ambiente, acreditam que jogar um papelzinho no cho no faz a diferena, que s mais um papelzinho toa e ainda usam a desculpa: J est to sujo mesmo ento, tanto faz. necessrio que ns nos conscientizemos de nossas obrigaes. impossvel que o Poder Pblico cumpra, sozinho, essa tarefa, esse dever. Uma cidade limpa, um meio ambiente saudvel e digno depende muito de ns e do cumprimento dos nossos deveres enquanto cidados. Devemos saber tambm que lesar a natureza (tanto a fauna, como a flora) crime! O terceiro pargrafo do artigo 225 impe que: As condutas e as atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Agora vamos ver na prtica! Em 2010, uma emissora nacional resolveu fazer um teste para eleger as cidades mais sujas do Brasil. O teste consistiu em uma solicitao das companhias municipais de limpeza pblica para que parassem de limpar algumas ruas pesquisadas em um determinado trecho de 1 km, durante o horrio comercial de um dia. Ao final do dia, as companhias de limpeza retornariam para coletar o lixinho toa e colocar na balana o peso da nossa negligncia. O resultado foi o seguinte:
1 lugar: Salvador = 1.200 kg (campe da sujeira) 2 lugar: Fortaleza = mais de 1.000 kg 3 lugar: Belm = 710 kg 4 lugar: Rio de Janeiro = 680 kg 5 lugar: So Paulo = 540 kg

Na pesquisa, Curitiba foi considerada a cidade mais limpa. Produziu 33 kg. O resultado da pesquisa alarmante e assustador. O pior que, na maioria das vezes, as pessoas inventam as mais variadas desculpas para justificar as suas falhas. Alguns dizem que no viram a lixeira, outros dizem que no tinha. At quando iremos agir dessa maneira? Est na hora de mudar! No apenas devido s penalidades que o crime ambiental impe que devemos nos interessar pela preservao do meio ambiente. A nossa conduta deve ir alm da penalidade, antes de tudo, deve ter por finalidade a nossa prpria preservao, pois vivemos no planeta Terra e fundamental que possamos zelar por ele. Como seres humanos, fazemos parte da natureza, somos tambm natureza. Preservar a natureza preservar a vida humana, a dignidade e auxiliar na construo de um mundo mais harmnico e pacfico.

Universidade Aberta do Nordeste

124

Voc tem alguma opinio sobre que ao o Estado deve exercer para garantir que o nosso direito seja cumprido em sua plenitude? Voc tambm se sente responsvel pelo meio ambiente? Ser que em algum momento da sua vida voc j desrespeitou o meio ambiente? Voc j viu algum prejudicando o meio ambiente? Voc teve alguma reao?

Trabalho decente
A preocupao jurdica com o mundo do trabalho e com a necessidade de assegurar algum bem-estar nesse setor da vida humana surge em decorrncia das indignas condies de trabalho existentes no sculo XVIII, com a chamada Revoluo Industrial. Em uma realidade completamente desumana, a rotina de trabalho era extremamente rgida, podendo durar de 14 a 16 horas. Com o objetivo de obter o lucro mximo, os donos das indstrias aplicavam as mais variadas formas de explorao. Os homens trabalhadores se deparavam com baixssimos salrios, o que no dava, minimamente, para manter a famlia. A soluo encontrada pelos homens foi a de envolver as suas esposas e suas crianas no mundo do trabalho. Tais condies puderam afetar e desequilibrar, de maneira drstica, a vida em famlia. Podemos sentir um pouco a realidade dessa poca atravs do seguinte fragmento:

O controle do tempo e a explorao do trabalhador


O depoimento a seguir mostra como a opresso estava baseada no medo do desemprego.
(...) na realidade, no havia horas regulares: os mestres e os gerentes faziam conosco o que desejavam. Os relgios nas fbricas eram frequentemente adiantados de manh e atrasados noite; em vez de serem instrumentos para medir o tempo, eram usados como disfarces para encobrir o engano e a opresso. Embora isso fosse do conhecimento dos trabalhadores, todos tinham medo de falar, e o trabalhador tinha medo de usar o relgio, pois no era incomum despedirem aqueles que ousavam saber demais sobre a cincia das horas. (Annimo da cidade de Dundee. In: THOMPSON, E. T. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 294).

Esse trecho nos coloca diante de uma realidade dura e cruel. Percebemos, em ambos os textos, a angustiante situao tanto de quem no consegue encontrar um trabalho, como a de quem at possui um, mas no consegue vivenci-lo ele com dignidade. Essa realidade desumana e indigna repercutiu fortemente no sculo XVIII e, em consequncia dela, surge a necessidade de que o Estado possa intervir e estabelecer parmetros mais razoveis e favorveis efetivao da justia social e a promoo da dignidade humana no que diz respeito ao trabalho. T odos ns temos conscincia da importncia de uma vida digna, e principalmente, de um trabalho que nos possibilite a vivncia material, emocional e espiritual dessa dignidade. No nosso dia a dia, se pararmos para pensar um pouco e tentarmos conceituar, em uma frase, o que significa a palavra dignidade, possvel que tenhamos dificuldades para

125

Direitos Humanos e Gerao de Paz

encontrar uma definio. Mas, por outro lado, reconhecer uma situao onde a dignidade de algum esteja sendo violada algo muito fcil. Basta que recorramos histria e observemos as vrias situaes desumanas a que os homens j foram expostos no mundo do trabalho. Felizmente, as constantes lutas e a participao popular conseguiram transformar aos poucos a realidade e reduzir tais situaes. A Constituio Brasileira impe que um emprego digno deve garantir que o ser humano possa desfrutar do sentimento de realizao e da sua dignidade em todas as suas dimenses, mas, como sabemos, infelizmente, existem vrias situaes em que os sujeitos podem vir a se sentir desvalorizados e desconsiderados. Por mais que voc possa pensar que no, essa sensao muito negativa para o ser humano, pode provocar grandes alteraes no humor e na sade, pode desencadear um processo depressivo e, em casos extremos, o suicdio, e por esse motivo que o trabalho vai se tornando assunto de extrema preocupao do Estado e de suas polticas pblicas. claro para ns que, apenas o ser humano capaz de raciocinar e ter conscincia do seu papel no mundo, e por isso mesmo que as pessoas esperam ser tratadas como pessoas humanas e no como meras mquinas ou coisas que servem apenas para atingir uma finalidade pontual. Tratar as pessoas com humanidade, em qualquer situao, e inclusive no ambiente de trabalho, valorizar esse aspecto que fundamental para a nossa realizao plena. Basicamente, podemos dizer que um trabalho digno aquele em que o trabalhador no exposto a situaes de indignidade, no qual o salrio possa ser suficiente para garantir o bem-estar da famlia como um todo. Felizmente, no apenas em outros lugares do mundo, mas tambm no Brasil, as questes trabalhistas ganharam grande respaldo, prova disso foi o surgimento do Direito do T rabalho como um ramo autnomo do Direito, que se configura como um conjunto de regras e princpios jurdicos que possuem como funo essencial proteger as relaes trabalhistas e as relaes de emprego. Para auxiliar na nossa compreenso sobre o trabalho digno, podemos observar o que a Declarao Universal dos Direitos do Homem tem a nos dizer:
Toda a pessoa tem direito a um nvel de vida suficiente para lhe assegurar e sua famlia a sade e o bem-estar, principalmente quanto alimentao, ao vesturio, ao alojamento, assistncia a msica e ainda quanto aos servios sociais necessrios, e tem direito segurana no desemprego, na doena, na invalidez, na viuvez, na velhice ou outros casos de perda de meios de subsistncia por circunstncias independentes da sua vontade. (Art 25, n 1).

Universidade Aberta do Nordeste

126

Podemos, agora, fazer uma pequena reflexo sobre o que a Constituio e a Declarao Universal dos Direitos do Homem nos acenam sobre o direito ao trabalho digno. Voc acredita que, de acordo com o cenrio atual, o trabalho digno um direito que respeitado no nosso pas? Voc considera algum pas cumpridor desses direitos?

Sntese do fascculo
O presente fascculo aborda questes relacionadas aos direitos sociais bsicos do cidado que correspondem subsistncia humana e digna e que so garantidos e legitimados pela Constituio da Repblica Federativa do Brasil e endossados por outros documentos auxiliares e imprescindveis. Para a construo terica desse texto nos baseamos em perspectivas filosficas, sociolgicas, jurdicas e psicolgicas com a finalidade de explorar, de maneira multidimensional, os vrios olhares que o prprio tema nos impe. Podemos, ao longo da leitura, perceber os nossos direitos e o que podemos esperar do Estado, mas, tambm, os nossos deveres e obrigaes. Vimos que a moradia, a sade, o trabalho decente e o meio ambiente constituem direitos bsicos e fundamentais para promover uma cultura de bemestar, de realizao e de paz, e de como importante que os seres humanos sejam incentivados a participar ativamente das questes sociais, a observar o mundo como seu prprio lar e aprender a zelar por ele.

Atividades
1. Como voc interpreta o conceito de subsistncia humana? Voc considera que

2.

3. 4. 5. 6.

esse conceito definitivo ou vive em constante transformao? Justifique a sua resposta. Qual a sua opinio em relao ao Estado brasileiro e a sua atuao enquanto garantidor do bem-estar e da dignidade do homem? Voc acredita que o nosso pas consegue cumprir o que a Constituio prope? Justifique. O que voc entende por cidadania? Como o cidado pode contribuir para auxiliar o Estado a instituir uma gerao de paz? Como se definem os direitos bsicos? Dos direitos sociais bsicos que estudamos, voc considera que existe um mais essencial do que o outro? Voc acredita que possvel listar uma escala em nveis de importncia ou ambos esto no mesmo patamar? Justifique a sua resposta.

127

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Referncias
BRASIL, Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF. Senado, 1998. BRAICK, Patrcia Ramos; MOTA, Myriam Becho. Histria: das cavernas ao terceiro milnio. So Paulo: Moderna, 2006. CONFERNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS CUIDADOS PRIMRIOS DE SADE. Declarao de Alma-Ata. URSS, 1978. In. CMDSS. Disponvel em: <cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/ Declarao-Alma-Ata.pdf> Acesso em: 28 fev. 2013. COSTA, Maria Amlia. Moradia Digna na Cidade. In. CONPEDI. Disponvel em: <http://www.conpedi. org.br/manaus/arquivos/anais/bh/maria_amelia_da_costa.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2013. COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosoa. So Paulo: Saraiva, 2010. HAGUETTE, Teresa Maria Frota. O Cidado e o Estado: a construo da cidadania brasileira. Fortaleza: Edies UFC, 1994. MIRAGLIA, Lvia Mendes Moreira. O direito do trabalho e a dignidade da pessoa humana pela necessidade de afirmao do trabalho digno como direito fundamental. In. CONPEDI. Disponvel em: <www. conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3828.pdf> Acesso em: 28 fev. 20013. NETTO, Jos Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Poltica: uma introduo crtica. So Paulo: Cortez, 2011. SOARES, Laura Tavares, O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Autora
Evaniele Antonia de Oliveira Santos: Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Cear (UECE), em 2008, com mestrado em Filosofia, em 2012, tambm pela UECE, nas linhas de pesquisa: tica Fundamental e Teoria Social e Poltica, onde atualmente leciona.

Expediente

ISBN: 978-85-7529-572-4

Presidente Luciana Dummar | Coordenao do Curso Rosamaria de Medeiros Arnt | Coordenao Acadmico-Administrativa | Ana Paula Costa Salmin | Editora Regina Ribeiro | Editor Adjunto Raymundo Netto | Coordenador de Produo Editorial Srgio Falco | Editor de Design Amaurcio Cortez | Projeto Grco e Capas Amaurcio Cortez e Welton Travassos | Ilustraes Karlson Gracie | Editorao Eletrnica Welton Travassos | Reviso Tarcila Sampaio | Catalogao na Fonte Kelly Pereira

Realizao

Apoio Cultural

Apoio

You might also like