You are on page 1of 93

HISTRIA DO BRASIL Professor LUCIANO DE PAULA

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.

PLANISFRIO DE 1502 Os mapas eram chamados de Portulanos, pois eram feitos atravs da observao dos navegadores.
A mais antiga carta nutica portuguesa conhecida, mostrando o resultado das viagens de Vasco da Gama ndia, Colombo Amrica Central, Gaspar Corte Real Terra Nova e Pedro lvares Cabral ao Brasil, com meridiano de Tordesillas assinalado. Biblioteca estense universitria de Modena.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de viagens e exploraes martimas realizadas pelos portugueses entre 1415 e 1543 que comearam com a conquista de Ceuta na frica. Os descobrimentos resultaram na expanso portuguesa e deram um contribuio essencial para delinear o mapa do mundo, impulsionados pela Reconquista e pela procura de alternativas s rotas do comrcio no Mediterrneo. Com estas descobertas os portugueses iniciaram a Era dos Descobrimentos europeus que durou do sculo XV at ao XVII e foram responsveis por importantes avanos da tecnologia e cincia nutica, cartografia e astronomia, desenvolvendo os primeiros navios capazes de navegar em segurana em mar aberto no Atlntico.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


Terminada a Reconquista, o esprito de conquista e Cristianizao dos povos muulmanos subsistia. Os portugueses dirigiram-se ento para o Norte de frica, de onde tinham vindo os mouros que se haviam estabelecido na Pennsula Ibrica. Avanando progressivamente pelo Atlntico ao longo das costas do continente africano, passaram o Cabo da Boa Esperana e entraram no Oceano ndico movidos pela procura de rotas alternativas ao comrcio Mediterrnico. Chegaram ndia em 1498, simultaneamente exploraram o Atlntico Sul e aportaram nas costas do Brasil em 1500, navegando no extremo da sia chegaram China em 1513 e ao Japo em 1543.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


A conquista de Ceuta em 1415 geralmente referida como o incio dos "descobrimentos Portugueses". Nela participaram todos os infantes de Portugal e entre eles vemos o Infante D. Henrique a partir de ento a ser dirigido para impulsionar as primeiras expedies no Atlntico, como investimento do Reino de Portugal atravs da Templria Ordem de Cristo e do seu prprio patrimnio pessoal. As primeiras navegaes esto associadas sua figura a partir da base que, saindo do porto de Castro Marim que tinha sido a primeira sede da referida ordem militar e da qual ele era o gro-mestre, estabeleceu em Lagos e na Sagres, onde foi acompanhado por um grupo de cartgrafos, astrnomos e pilotos. Alm dos interesses materiais, o prncipe ambicionava ao estabelecer uma aliana com o Preste Joo, um prncipe cristo que governava as terras da Etipia. Graas a essa aliana, pensava-se recomear as Cruzadas, mas numa escala planetria, alcanar o Paraso (o den) do qual esse rei africano era o guardio, e expulsar os muulmanos da Terra Santa para alcanar a Idade do Ouro e Jerusalm Celeste. Por trs deste movimento, como dirigente governativo, estava o seu irmo Infante D. Pedro, 1. duque de Coimbra assim como um grupo vasto de religiosos cristo e judeus, mercadores e armadores profissionais, interessados e participantes nas navegaes, responsveis por uma srie importante de iniciativas a que o navegador aderiu. Entre eles o seu aventureiro sobrinho navegador, Infante D. Fernando, duque de Beja, pai de D. Manuel I, que deu toda a continuidade a esses intentos.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


A Escola de Sagres constitui um dos grandes mitos da histria portuguesa, resultante de deficientes interpretaes de crnicas antigas. Com base no pressuposto de que o infante D. Henrique convidou um cartgrafo catalo para se colocar ao seu servio, muitos consideraram a partir logo do sculo XVI, com Damio de Gis), que teria havido uma escola nutica em Sagres, fundada pelo Infante D. Henrique, por volta de 1417, no Algarve. A escola, centro da arte nutica, teria assim formado grandes descobridores, como Vasco da Gama e Cristvo Colombo

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


A ilha da Madeira - Em 1418, ainda no reinado de D. Joo I, e sob comando do Infante D. Henrique d-se o redescobrimento da ilha de Porto Santo por Joo Gonalves Zarco e mais tarde da ilha da Madeira por Tristo Vaz Teixeira. Os Aores - Em 1427, do-se os primeiros contactos com o arquiplago dos Aores por Diogo de Silves. Ainda nesse ano descoberto o grupo oriental dos Aores, So Miguel e Santa Maria. A costa oeste de frica - Mapa da costa oeste africana representando a feitoria da "A mina", sc. XVI Em 1434 Gil Eanes contornou o Cabo Bojador, dissipando o terror que este promontrio inspirava. No ano seguinte, navegando com Afonso Gonalves Baldaia descobriram Angra de Ruivos e este ltimo chegou ao Rio de Ouro, no Saara Ocidental. Entretanto, aps a derrota portuguesa de Tnger em 1437, os portugueses adiaram o projeto de conquistar o Norte de frica.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


A ligao do Atlntico com o ndico - Em 1487, D. Joo II envia Afonso de Paiva e Pro da Covilh em busca do Preste Joo e de informaes sobre a navegao e comrcio no Oceano ndico. Nesse mesmo ano, Bartolomeu Dias, comandando uma expedio com trs Caravelas, atinge o Cabo da Boa Esperana. Estabeleciase assim a ligao nutica entre o Atlntico e o Oceano ndico. O projeto para o caminho martimo para a ndia foi delineado por D. Joo II como medida de reduo dos custos nas trocas comerciais com a sia e tentativa de monopolizar o comrcio das especiarias. A juntar cada vez mais slida presena martima portuguesa, D. Joo almejava o domnio das rotas comerciais e expanso do reino de Portugal que j se transformava em Imprio Porm, o empreendimento no seria realizado durante o seu reinado. Seria o seu sucessor, D. Manuel I que iria designar Vasco da Gama para esta expedio, embora mantendo o plano original.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


Esta imagem ilustra a viagem de Vasco da Gama (a preto) bem como as viagens de Pro da Covilh (laranja) e Afonso de Paiva (azul). O caminho percorrido antes de se separarem encontra-se a verde.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


A chegada ndia - Nos anos que se seguiram assinatura do
Tratado de Tordesilhas (1494) Portugal prosseguiu no seu projecto de alcanar a ndia, o que foi finalmente alcanado pela frota de Vasco da Gama, na sua primeira viagem de 1497-1499. Mantendo o plano de D. Joo II, o rei D. Manuel I mandou aparelhar as naus e escolheu Vasco da Gama, cavaleiro da sua casa, para capito desta armada. Segundo o plano original, D. Joo II teria designado seu pai, Estvo da Gama, para chefiar a armada; mas a esta altura j ambos tinham falecido. A 8 de Junho de 1497 iniciou-se a expedio semi-planetria que terminaria dois anos depois com a entrada da nau Brrio pelo rio Tejo adentro, trazendo a boa-nova. Neste dia parte do Restelo a armada chefiada por Vasco da Gama. Tratava-se de uma expedio comportando trs embarcaes. a partir da viagem de Vasco da Gama que se introduzem as naus. A 20 de Maio de 1498 Vasco da Gama chega a Calecute. Estabelecia-se assim o caminho martimo para a ndia.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI.


Chegada ao Brasil - Em 1499, aps o retorno de Vasco da Gama,
Pedro lvares Cabral foi nomeado capito-mor da armada que se dirigiria ndia. A sua misso era a de estabelecer relaes diplomticas e comerciais com o Samorim, promovendo a imagem de Portugal e instalando um entreposto comercial ou feitoria, retornando com o mximo de mercadorias. A sua foi a mais bem equipada armada do sculo XV, integrada por dez naus e trs caravelas, transportando de 1.200 a 1.500 homens, entre funcionrios, soldados e religiosos. Era integrada por navegadores experientes, como Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho, tendo partido de Lisboa a 9 de maro de 1500, aps missa solene na ermida do Restelo, qual compareceu o Rei e toda a Corte. Mas Pedro lvares Cabral, por alturas de Cabo Verde, desvia-se da rota. Tendo-se afastado da costa africana, a 22 de abril de 1500, aps quarenta e trs dias de viagem, avistou o Monte Pascoal no litoral sul da Bahia. No dia seguinte, houve o contato inicial com os indgenas. A 24 de abril, seguiu ao longo do litoral para o norte em busca de abrigo, fundeando na atual baa de Santa Cruz Cabrlia, nos arredores de Porto Seguro, onde permaneceu at 2 de maio.

A expanso Ultramarina Portuguesa dos sculos XV e XVI. Chegada dos portugueses ao Brasil

O SISTEMA COLONIAL
O Perodo Pr-Colonial A fase do pau-brasil (1500 a 1530) - Neste perodo no houve a colonizao do Brasil, pois os portugueses no se fixaram na terra. Aps os primeiros contatos com os indgenas, muito bem relatados na carta de Caminha, os portugueses comearam a explorar o pau-brasil da Mata Atlntica. O pau-brasil tinha um grande valor no mercado europeu, pois sua seiva, de cor avermelhada, era muito utilizada para tingir tecidos. Para executar esta explorao, os portugueses utilizaram o ESCAMBO, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento at as caravelas).

O SISTEMA COLONIAL
O Perodo Pr-Colonial
O escambo foi utilizado durante a colonizao do Brasil, uma vez que os ndios no conheciam Qualquer forma de dinheiro.

O SISTEMA COLONIAL
O sistema colonial portugus na Amrica A estrutura poltico-administrativa A estrutura scio-econmica A escravido (as formas de dominao econmico-sociais) As formas de atuao do Estado Portugus na Colnia A ao da Igreja, as invases estrangeiras A expanso territorial, interiorizao e formao das fronteiras, As reformas pombalinas As rebelies coloniais Os Movimentos e tentativas emancipacionistas

O SISTEMA COLONIAL
O Perodo Pr-Colonial Nestes trinta anos, o Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras recm descobertas em 1494). Os corsrios ou piratas tambm saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal. O medo da coroa portuguesa era perder o territrio brasileiro para um outro pas. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedies GuardaCostas, porm com poucos resultados. Os portugueses continuaram a explorao da madeira, construindo as feitorias no litoral que nada mais eram do que armazns e postos de trocas com os indgenas. No ano de 1530, o rei de Portugal organizou a primeira expedio com objetivos de colonizao. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o territrio brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-deacar no Brasil.

O SISTEMA COLONIAL
O chamado Sistema Colonial Tradicional desenvolveuse , na Amrica, entre os sculos XVI e XVIII. Sua formao est intimamente ligada s Grandes Navegaes e seu funcionamento obedece aos princpios do Mercantilismo.
As prticas mercantilistas, buscava o acmulo de capitais e as colnias iro contribuir de forma decisiva para este processo. Assim, atravs da explorao colonial os Estados Metropolitanos se enriquecemcomo tambm sua burguesia. O Sistema Colonial Tradicional conheceu dois tipos de colnias: a Colnia de Povoamento e a Colnia de Explorao.

O SISTEMA COLONIAL
Colnia de Povoamento: caracterstica das zonas temperadas da Amrica do Norte e marcada por uma organizao econmicosocial que buscava manter semelhanas com suas origens europias: predomnio da pequena propriedade, desenvolvimento do mercado interno, certo desenvolvimento urbano, valorizao dos princpios de liberdade ( religiosa, econmica, de imprensa ), utilizao do trabalho livre, desenvolvimento industrial e desenvolvimento do comrcio externo. Colnia de Explorao: tpica das zonas tropicais da Amrica, onde predomina a agricultura tropical escravista e monocultora. No houve desenvolvimento de ncleos urbanos nem do mercado interno, ficando esta rea dependente da Metrpole. A principal caracterstica desta rea foi a Plantation- latifndio, monocultor escravocrata.

O SISTEMA COLONIAL
A fase do Acar (sculos XVI e XVII ) O acar era um produto de muita aceitao na Europa e alcanava um grande valor. Aps as experincias positivas de cultivo no Nordeste, j que a cana-de-acar se adaptou bem ao clima e ao solo nordestino, comeou o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comrcio do acar, alm de comear o povoamento do Brasil. A mo-obra-obra escrava, de origem africana, foi utilizada nesta fase

O SISTEMA COLONIAL
A Pirmide Social Colonial A Casa Grande

CAPITANIAS HEREDITRIAS
A instalao das primeiras capitanias no litoral nordeste brasileiro traz consigo uma consequncia trgica: os conflitos com os ndios do litoral que - se at ento foram aliados de trabalho, neste momento passam a ser um entrave, uma vez que disputavam com os recm chegados o acesso s melhores terras. Destes conflitos entre portugueses e ndios o saldo a mortandade indgena causada por conflitos armados ou por epidemias diversas.

CAPITANIAS HEREDITRIAS
O FORAL - OBRIGAES DOS DONATRIOS Criar vilas e distribuir terras a quem desejase cultiv-las. Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte. Escravizar os ndios, obrigando-os a trabalhar na lavoura. Tambm podiam enviar ndios como escravos para Portugal, at o limite de 30 por ano. Receber a vigsima parte dos lucros sobre o comrcio do Pau-Brasil. O donatrio era obrigado a entregar 10% de todo o lucro sobre os produtos da terra ao rei de Portugal. 1/5 dos metais preciosos encontrados nas terras do donatrio deveria ser entregue a coroa portuguesa. O monoplio do Pau-brasil.

CAPITANIAS HEREDITRIAS
O sistema de capitanias implantado no Brasil no original. Baseiase em experincias anteriores de concesso de direitos reais nobreza para engaj-la nos empreendimentos do Estado portugus nas ndias, na frica, nas ilhas do Atlntico e no prprio reino.
Nas Cartas de Doao fixado o carter perptuo e hereditrio das concesses. Em troca do compromisso com o povoamento, a defesa, o bom aproveitamento das riquezas naturais e a propagao da f catlica em suas terras, o rei atribui aos donatrios inmeros direitos e isenes. Cabe aos donatrios distribuir sesmarias - terras incultas ou abandonadas - aos colonos, fundar vilas com as respectivas cmaras municipais e rgos de justia, alm do direito de aprisionar ndios. So tambm isentos do pagamento de tributos sobre a venda de pau-brasil e de escravos

CAPITANIAS HEREDITRIAS
Em sua maior parte, as capitanias brasileiras no conseguem desenvolver-se por falta de recursos ou por desinteresse de seus donatrios. No final do sculo XVI, apenas as capitanias de Pernambuco (de Duarte Coelho) e de So Vicente (de Martim Afonso de Souza) alcanam certa prosperidade com o cultivo da cana-de-acar. esse quadro pouco animador que leva a Coroa portuguesa a instituir, em 1548, um governo mais centralizado e capaz de uma ao mais direta - o governo-geral. No sculo XVII, outras capitanias so criadas para ocupar a Regio Norte. Cada vez mais enfraquecidas e progressivamente retomadas pela Coroa, as capitanias so extintas em 1759. Mas deixam sua marca na ocupao do territrio, sobretudo da faixa litornea, e na formao poltica do pas. Alm de fixar o nome de muitos dos atuais estados brasileiros, as capitanias do origem a uma estrutura de poder regional que ainda se mantm atuante.

GOVERNADORES GERAIS
Criao do sistema Em funo do desempenho insatisfatrio do sistema de Capitanias Hereditrias, D. Joo III, rei de Portugal resolveu criar o GovernoGeral no Brasil no ano de 1549. Era uma forma de centralizar o poder na colnia e acabar com a desorganizao administrativa.
Governadores Gerais Os trs governadores gerais do Brasil que mais se destacaram foram Tom de Souza, Duarte da Costa e Mem de S.

Resultados Como resultados da implantao deste sistema poltico-administrativo no Brasil, podemos citar: catequizao de indgenas, desenvolvimento agrcola e incentivo vinda de mo-de-obra escrava africana para as fazendas brasileiras.
Este sistema durou at o ano de 1640, quando foi substitudo pelo Vice-Reinado

GOVERNADORES GERAIS
Os resultados inexpressivos obtidos com o sistema de capitanias hereditrias motivaram a Coroa Portuguesa a tomar uma nova postura em relao administrao colonial. Dessa forma, conforme estabelecido no Regimento de 1548, a Coroa Portuguesa instituiu o cargo de governador-geral para aperfeioar os meios de legitimao da autoridade poltica da Coroa e reforar os interesses envolvendo o processo colonizador em terras brasileiras.
Em meio a esse processo de natureza centralizadora, a capitania da Bahia de Todos os Santos foi escolhida como a primeira sede do governo-geral. Por isso, foi criada em 1549 a cidade de Salvador, considerada a primeira capital do Brasil Colnia. Entre outras diversas funes, o governador-geral deveria resolver as contendas com os ndios por meio de guerra ou aliana; criar feiras que possibilitassem o desenvolvimento econmico da colnia e garantir o monoplio real sob a explorao do pau-brasil.

GOVERNADORES GERAIS
Alm disso, um governador tambm deveria combater a ao de piratas nas terras coloniais, ampliar a colonizao com a criao de novas vilas, construir embarcaes e fortes, promover o plantio da cana-de-acar, realizar a prospeco de metais preciosos e defender a populao colonial. De fato, podemos perceber que as tarefas de um governador-geral eram inmeras e, por isso, outros cargos administrativos foram criados para auxili-lo em tais obrigaes. Os cargos que estavam abaixo do governador-geral eram ao todo quatro e correspondiam aos postos de ouvidor-mor, capito-mor, alcaide-mor e provedor-mor. O capito teria como funo principal cuidar das questes jurdicas no interior da colnia. O capito tinha importante funo de defesa ao ser responsvel pelo controle das regies litorneas. Nesse mesmo mbito, o alcaide deveria comandar as tropas encarregadas da defesa. E, por fim, o provedor cuidava das finanas do governo-geral.

GOVERNADORES GERAIS
Ao longo do sculo XVI, destacamos as aes tomadas pelos trs primeiros Governadores Gerais nomeados por Portugal. O primeiro deles foi Tom de Souza, que assumiu o posto entre 1549 e 1553. Aps pedir sua sada do posto, o governo-geral Tom de Souza foi assumido por Duarte da Costa, que durante sua administrao ocorrida entre 1553 e 1558 enfrentou problemas com as populaes nativas (Confederao dos Tamoios) e a invaso dos franceses (Frana Antrtica).
Para controlar tais problemas, Duarte da Costa foi substitudo pelo governador Mem de S, que tomou controle da colnia entre 1558 e 1572. Depois disso, a Coroa Portuguesa tentou viabilizar a administrao com a diviso da colnia em dois governos: o governo do Norte, com capital em Salvador; e o governo do Sul, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A diviso acabou sendo abolida em 1578 e, at 1808 ano da chegada da famlia real portuguesa o governo-geral vigorou na administrao da colnia.

AS INVASES ESTRANGEIRAS

AS INVASES ESTRANGEIRAS
AS INVASES FRANCESAS A primeira expedio francesa foi comandada por Nicolau Durand de Villegaignon que chegou na Baa do Rio de Janeiro em 10 de novembro de 1555. Eles fundaram a Frana Antrtica, que se destinava a receber os "Calvinistas", protestantes religiosos. O povoado serviria de bases para o comrcio do pau-brasil e de outros produtos que por ventura encontrasse no pas. Villegaignon conquistou a amizade dos ndios tamoios, que foram os seus aliados na luta contra os portugueses. O Governador-geral, Duarte da Costa, no conseguiu expulsar os franceses por falta de recursos, somente Mem de S, iniciou a luta contra eles, e foram expulsos doze anos depois da invaso, em 1567. No entanto, eles no desistiram. Em 1612, comandados por Daniel de La Touche, invadiram o Maranho e fundaram a Frana Equinocial. O forte construdo nessa poca deu origem cidade de So Luis, atual capital do Maranho.

AS INVASES ESTRANGEIRAS
Em 1624, a chega na Bahia uma esquadra holandesa comandada por Jacob Willekens. O governador da Bahia, Diogo de Mendona Furtado, foi preso e os holandeses tomaram conta da cidade de Salvador. Em 1625, os moradores de Salvador, com auxilio dos portugueses e dos espanhis, cercaram a cidade por terra e por mar e expulsaram os holandeses. Entre os anos de 1630 e 1654, o Nordeste brasileiro foi alvo de ataques e fixao de holandeses. Interessados no comrcio de acar, os holandeses implantaram um governo em nosso territrio. Sob o comando de Maurcio de Nassau, permaneceram l at serem expulsos em 1654. Nassau desenvolveu diversos trabalhos em Recife, modernizando a cidade.

AS INVASES ESTRANGEIRAS
SEGUNDA INVASO A segunda invaso ocorreu em 1630. O local escolhido foi Pernambuco (Recife e Olinda, por serem reas canavieiras). A esquadra holandesa, de mais de 50 navios, chegou em Pernambuco com cerca de 8 mil homens, entre marinheiros, trabalhadores e soldados. Os holandeses tomaram conta de Recife e de muitos engenhos da regio. O governador de Pernambuco, Matias de Albuquerque, fugiu para o interior e fundou o arraial do bom Jesus, de onde comandava uma luta de emboscadas contra os holandeses. Em 1632, porm, com auxlio do mameluco Domingos Fernandes Calabar, rompem o cerco formado pelos portugueses e, em sucessivas vitrias, dilatam o domnio holands em solo brasileiro. Em janeiro de 1637, o governo holands julga seu domnio firmado e escolhe um local onde fundam Recife como sede de seus domnios no Brasil, por ter, nessa localidade, a segurana que no dispunham em Olinda. A Recife holandesa possua rios e canais muito similares aos que os holandeses estavam acostumados em sua ptria. Olinda situa-se e regio montanhosa, muito semelhante as cidades portuguesas. O Conselho dos XIX da Companhia das ndias Ocidentais enviam, ento, um prncipe da famlia reinante, o conde Joo Maurcio de Nassau-Siegen, para ocupar a funo de governador-geral do Brasil Holands.

AS INVASES ESTRANGEIRAS
Nassau Incrementou Fundou o Favoreceu Deu fez um bom governo: a economia canavieira: jardim botnico e o zoolgico a vinda de artistas; liberdade religiosa.

Com essas medidas de Nassau, as relaes entre holandeses e pernambucanos melhoraram muito. Em 1644, Nassau foi chamado de volta, a partir de ento os pernambucanos reiniciaram a luta contra os holandeses. Essa luta ficou conhecida como Insurreio Pernambucana. Em 1654, os holandeses foram definitivamente expulsos do Brasil.

A INFLUNCIA DA IGREJA

A INFLUNCIA DA IGREJA
Os jesutas faziam parte de uma ordem religiosa catlica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a f catlica pelo mundo, os padres jesutas eram subordinados a um regime de privaes que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem s mais adversas condies. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populaes indgenas do territrio colonial.

A INFLUNCIA DA IGREJA
Incumbidos dessa misso, promoveram a criao das misses, onde organizavam as populaes indgenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ao submeterem as populaes aos conjuntos de valor da Europa, minavam toda a diversidade cultural das populaes nativas do territrio. Alm disso, submetiam os mesmos a uma rotina de trabalho que despertava a cobia dos bandeirantes, que praticavam a venda de escravos indgenas.
Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesutas foram responsveis pela fundao das primeiras instituies de ensino do Brasil Colonial. Os principais centros de explorao colonial contavam com colgios administrados dentro da colnia. Dessa forma, todo acesso ao conhecimento laico da poca era controlado pela Igreja. A ao da Igreja na educao foi de grande importncia para compreenso dos traos da nossa cultura: o grande respaldo dado s escolas comandadas por denominaes religiosas e a predominncia da f catlica em nosso pas.

A INFLUNCIA DA IGREJA
Alm de contar com o apoio financeiro da Igreja, os jesutas tambm utilizavam da mo-de-obra indgena no desenvolvimento de atividades agrcolas. Isso fez com que a Companhia de Jesus acumulasse um expressivo montante de bens no Brasil. Fazendas de gado, olarias e engenhos eram administradas pela ordem. Ao longo da colonizao, os conflitos com os bandeirantes e a posterior redefinio das diretrizes coloniais portuguesas deram fim presena dos jesutas no Brasil.

A INFLUNCIA DA IGREJA
No ano de 1750, um acordo estabelecido entre Portugal e Espanha, dava direito de posse aos portugueses sobre o aldeamento jesuta de Sete Povos das Misses. Nesse mesmo tratado ficava acordado que os jesutas deveriam ceder as terras administrao colonial portuguesa e as populaes indgenas deveriam se transferir para o Vice-Reinado do Rio Prata. Os ndios resistiram ocupao, pois no queriam integrar a fora de trabalho da colonizao espanhola; e os jesutas no admitiam perder as terras por eles cultivadas.

A INFLUNCIA DA IGREJA
O conflito de interesses abriu espao para o incio das Guerras Guaranticas. Os espanhis e portugueses, contando com melhores condies, venceram os ndios e jesutas no conflito que se deflagrou entre 1754 e 1760. Depois do incidente o ministro portugus Marques de Pombal ordenou a sada dos jesutas do Brasil. Tal ao fazia parte de um conjunto de medidas que visavam ampliar o controle da Coroa Portuguesa sob suas posses.

A expanso do territrio brasileiro


A partir do sculo XVI, por conta das frentes de penetrao (Entradas e Bandeiras) e da Unio Ibrica (1580-1640), o Meridiano de Tordesilhas (1494) que partilhava o mundo entre Portugal e Espanha com a beno do espanhol Alexandre VI (Bula Inter Coetera), caduca. Aps a restaurao da soberania lusa, emergem na Amrica Latina conflitos entre portugueses e espanhis na regio do Rio da Prata, e no Amap com os franceses que buscavam ocupar toda a margem esquerda do Rio Amazonas.

A expanso do territrio brasileiro

A expanso do territrio brasileiro


A expanso da pecuria, a explorao das drogas do serto, as misses jesuticas e as bandeiras foram fatores que impulsionaram a colonizao portuguesa para o interior, ultrapassando os limites de Tordesilhas. A expanso da pecuria promoveu a ocupao do interior do Nordeste. Martim Afonso trouxe as primeiras cabeas de gado para a regio de So Vicente, e Tom de Sousa, primeiro governador-geral, introduziu rebanhos no Nordeste. O gado foi criado inicialmente prximo regio canavieira da Bahia e de Pernambuco.

A expanso do territrio brasileiro


Com o crescimento dos rebanhos, novas reas iam sendo alcanadas. Da Bahia, o gado atingiu o interior, at o vale do Rio So Francisco. Seguindo o curso do rio, chegou s regies que correspondem aos atuais Estados do Piau, do Maranho e do Cear. A pecuria pernambucana estendeu-se por grande parte do territrio dos atuais Estados da Paraba, do Rio Grande do Norte e do Ceara. Os colonos portugueses e as misses jesuticas ocuparam grande parte da regio amaznica, incorporando aos domnios de Portugal uma vasta rea que, pelo Tratado de Tordesilhas, pertencia Espanha. Os colonos dedicaram-se explorao das chamadas drogas do serto, que eram produtos naturais colhidos na floresta (cacau, anil-bravo, cravo, baunilha, castanha-do-par, ervas medicinais e aromticas). Tambm fizeram o apresamento de indgenas, usados na extrao dos produtos ou vendidos para o Maranho, onde havia se instalado a agroindstria do acar.

A expanso do territrio brasileiro


As misses religiosas eram aldeamentos indgenas chefiados pelos padres jesutas. Nelas os nativos recebiam formao religiosa crist e aprendiam a trabalhar de acordo com a disciplina dos brancos. A regio que corresponde ao Rio Grande do Sul pertencia Espanha, mas Portugal foi ocupando-a com a criao de gado, as misses jesuticas e a fundao de uma colnia, que recebeu o nome de Colnia do Sacramento. No desbravamento do interior do Brasil tambm se destacaram as bandeiras. A maioria delas partiu da capitania de So Vicente, mais particularmente da cidade de So Paulo. Essas expedies armadas tiveram como objetivo inicial o apresamento de indgenas para o escravismo e, posteriormente, dedicaram-se a procura do ouro. Partindo em vrias direes, as bandeiras chegaram ao Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil.

A expanso do territrio brasileiro


A fundao pelos portugueses (1680) da Colnia do Santssimo Sacramento (atualmente terras uruguaias) tem como contrapartida espanhola a fundao jesutica dos Sete Povos das Misses (1687) e a ocupao da Colnia do Sacramento.A tentativa de amenizar os conflitos na Amrica do Sul do origem ao Tratado de Utrecht (1713), onde a Frana reconhece, no extremo Norte, o Oiapoque como limite entre a Guiana e o Brasil. No Sul os espanhis devolvem a Colnia do Sacramento aos portugueses (1715).

A expanso do territrio brasileiro


Mas nem sempre a diplomacia consegue eliminar as disputas das populaes locais e a latncia das tenses, apesar da importncia do Tratado de Madri (1750), onde Alexandre de Gusmo garantiu para Portugal, pelo princpio do usucapio (Uti Possidetes - a posse pelo uso), a legalizao das incorporaes territoriais lusobrasileiras, definindo o atual contorno do Brasil. Por este tratado, foi assegurada Espanha a posse da Colnia do Sacramento, tendo sido garantida para os portugueses os Sete Povos das Misses. A permanncia dos conflitos na Regio Platina, levam a alteraes em 1761 do Tratado de Madri, com a assinatura do Tratado de Santo Idelfonso, cujos limites nunca foram demarcados, arrastando-se at 1801 (aps a Guerra Ibrica entre Portugal e Espanha), quando o Tratado de Badajs incorpora definitivamente os Sete Povos das Misses Portugal.

A administrao colonial
Administrao Colonial Para melhor organizar a colnia, o rei resolveu dividir o Brasil em Capitanias Hereditrias. O territrio foi dividido em faixas de terras que foram doadas aos donatrios. Estes podiam explorar os recursos da terra, porm ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-acar. No geral, o sistema de Capitanias Hereditrias fracassou, em funo da grande distncia da Metrpole, da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas. As capitanias de So Vicente e Pernambuco foram as nicas que apresentaram resultados satisfatrios, graas aos investimentos do rei e de empresrios. Aps a tentativa fracassada de estabelecer as Capitanias Hereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o Governo-Geral. Era uma forma de centralizar e ter mais controle da colnia. O primeiro governador-geral foi Tom de Souza, que recebeu do rei a misso de combater os indgenas rebeldes, aumentar a produo agrcola no Brasil, defender o territrio e procurar jazidas de ouro e prata. Tambm existiam as Cmaras Municipais que eram rgos polticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietrios que definiam os rumos polticos das vilas e cidades. O povo no podia participar da vida pblica nesta fase. A capital do Brasil neste perodo foi Salvador, pois a regio Nordeste era a mais desenvolvida e rica do pas.

A administrao colonial
Quanto mo-de-obra necessria para o empreendimento, contava-se com os indgenas e principalmente com os negros africanos que Portugal h muito escravizava. A instalao da empresa aucareira no Brasil exigia a aplicao de imensos capitais para a compra de escravos, o plantio da cana-deacar e a instalao dos Engenhos, onde se moa a cana e se fabricava o acar. Alm disso, o transporte e a distribuio do produto para a Europa, a parte mais lucrativa do empreendimento, era uma tarefa gigantesca, para a qual Portugal no tinha recursos suficientes. Os portugueses associaram-se, ento, aos holandeses que, em troca do financiamento para a instalao da empresa aucareira na colnia, ficariam com o direito de comercializao do produto final, o acar, na Europa. Dessa forma, foi a Holanda que financiou a instalao dos engenhos no Brasil. Na colnia, organizou-se a produo aucareira, sujeita s exigncias metropolitanas de produo de riquezas, num processo de dependncia denominado pacto colonial.

A administrao colonial
A economia colonial A base da economia colonial era o Engenho de Aucar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. Utilizava a mo-de-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do acar para o mercado europeu. Alm do acar destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo. As plantaes ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um nico produto, utilizando mo-de-obra escrava e visando o comrcio exterior. O PACTO COLONIAL imposto por Portugal estabelecia que o Brasil s podia fazer comrcio com a metrpole.

SOCIEDADE COLONIAL
A sociedade Colonial A sociedade no perodo do acar era marcada pela grande diferenciao social. No topo da sociedade, com poderes polticos e econmicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada mdia formada por trabalhadores livres e funcionrios pblicos. E na base da sociedade estavam os escravos de origem africana. Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos. A casa-grande era a residncia da famlia do senhor de engenho. Nela moravam, alm da famlia, alguns agregados. O conforto da casa-grande contrastava com a misria e pssimas condies de higiene das senzalas (habitaes dos escravos).

SOCIEDADE COLONIAL
Quanto mo-de-obra necessria para o empreendimento, contava-se com os indgenas e principalmente com os negros africanos que Portugal h muito escravizava. A instalao da empresa aucareira no Brasil exigia a aplicao de imensos capitais para a compra de escravos, o plantio da cana-deacar e a instalao dos Engenhos, onde se moa a cana e se fabricava o acar. Alm disso, o transporte e a distribuio do produto para a Europa, a parte mais lucrativa do empreendimento, era uma tarefa gigantesca, para a qual Portugal no tinha recursos suficientes. Os portugueses associaram-se, ento, aos holandeses que, em troca do financiamento para a instalao da empresa aucareira na colnia, ficariam com o direito de comercializao do produto final, o acar, na Europa. Dessa forma, foi a Holanda que financiou a instalao dos engenhos no Brasil. Na colnia, organizou-se a produo aucareira, sujeita s exigncias metropolitanas de produo de riquezas, num processo de dependncia denominado pacto colonial.

SOCIEDADE COLONIAL
Latifndio, monocultura e escravido Toda a vida colonial girava em torno das relaes econmicas com a Europa: buscava-se produzir o que interessava metrpole nas maiores quantidades possveis e pelo menor custo. Assim, o cultivo da cana-de-acar desenvolveu-se em grandes propriedades, chamadas latifndios, originadas das sesmarias distribudas pelos donatrios e Governadores Gerais.

SOCIEDADE COLONIAL
Contando com o solo argiloso comum no litoral e nas margens dos rios, o Nordeste transformou-se no principal plo aucareiro do Brasil, tendo frente as regies de Pernambuco e Bahia. Nos grandes engenhos s se plantava cana-de-acar, usando-se mo-de-obra escrava, o que caracterizava como monocultores e escravistas. No latifndio, conhecido como engenho, somente uma pequena parte das terras destinava-se ao cultivo de itens agrcolas para subsistncia, como mandioca, milho, feijo, etc. Constituindo por extensas reas desmatadas de florestas, seguidas de plantaes de cana, o engenho tinha como ncleo central a casa-grande, onde residia o proprietrio e sua famlia e concentrava-se toda a administrao. Prximo a ela, ficava a capela e, mais distante, situava-se a senzala, um grande barraco miservel onde se alojavam os escravos. Alguns engenhos maiores chegaram a possuir centenas de escravos, que viviam amontoados na senzala. O engenho propriamente dito, onde se frabricava o acar, era composto pela moenda, a casa das caldeiras e a casa de purgar. Na moenda, a cana era esmagada, extraindo-se o caldo; na casa das caldeiras, esse caldo era engrossado ao fogo em grandes tachos; finalmente, na casa de purgar, o melao de cana era colocado em frmas de barro para secar e alcanar o "ponto de acar".

SOCIEDADE COLONIAL
Senhores e escravos Durante o ciclo da cana-de-acar, a sociedade colonial se definia a partir da casa-grande e da senzala. Formando o poderoso grupo socio-econmico da colnia, havia os brancos colonizadores, donos dos engenhos, que habitavam as casas-grandes. O poder dessa aristocracia canavieira ia alm de suas terras, expandindo-se pelas vilas, dominando as Cmeras Municipais e a vida colonial.

SOCIEDADE COLONIAL A autoridade do senhor de casa-grande era absoluta: em famlia a obedincia lhe

era incondicional e o respeito como chefe superior, indiscutvel, estando as mulheres submetidas a um papel subordinado, complementar. A sociedade aucareira teve, assim, um carter explicitamente patriarcal. Os escravos, considerados simples mercadorias, formavam a base econmica dessa sociedade indgena e, principalmente, negros africanos eram responsveis pela quase totalidade dos trabalhos braais executados na colnia, constituindo "as mos e ps do senhor". Os escravos, em sua maioria , trabalhavam de sol a sol na lavoura e na produo de acar, vigiados por um feitor, sofrendo constantes castigos fsicos. Alguns exerciam trabalhos domsticos na casa-grande como cozinheiras, arrumadeiras, amas de crianas, moleques de recados, etc. Formando uma pequena parcela da populao, havia os homens livres, plantadores de cana com poucos recursos, que no possuam instalaes para produzir o acar (engenhos), sendo obrigados a vender a cana a um senhor de engenho. A essa camada intermediria pertenciam tambm os feitores, capatazes, comerciantes, artesos, padres, militares e funcionrios pblicos,moradores das poucas vilas e cidades da poca.

SOCIEDADE COLONIAL
Atividades complementares da economia aucareira Embora a economia do perodo colonial tenha se baseado num nico produto, que concentrava quase completamente o interesse e as atividades de toda a colnia, havia algumas atividades secundrias, realizadas para complementar as necessidades da populao. Sendo assim, havia, dentro do prprio engenho, uma paquena produo de aguardente e rapadura, utilizada no consumo interno da colnia e tambm no escambo de escravos africanos. Ao mesmo tempo, iniciou-se a criao do gado que se desenvolveu no Nordeste, prximo aos engenhos, penetrando depois no interior. Sendo uma atividade complementar, importncia comercial da criao de gado era muito menor que a da produo de acar. Entretanto, alm de servir para mover as moendas e transportar o acar, o gado era fonte de alimentao e fornecia o couro que era usado na confeco de roupas, calados, mveis e outros utenslios. Na criao de gado, quase no havia escravos, predominando o trabalho livre, principalmente dos indgenas.

SOCIEDADE COLONIAL
O gado era criado de forma extensiva, ou seja, solto nas terras, sempre procura de melhores pastagens. Dessa forma, o gado penetrou no interior, alcanado, j no sculo XVII, o Maranho e o Cear, ao norte, e, mais ao sul, as margens do rio So Francisco. Originaram-se, assim, diversas fazendas no interior, o que acabou levando ao desbravamento da atual regio Nordeste. Alm da criao e gado, havia o cultivo de alguns produtos agrcolas complementares, como a mandioca que constitua a base da alimentao da populao colonial, principalmente dos escravos. O fumo ou tabaco era produzido principalmente para ser trocado por negros escravos na costa africana, onde era muito valorizado. Sua produo desenvolveu-se mais na Bahia e em Alagoas. J o cultivo de algodo desenvolveu-se mais no Maranho e visava apenas produo de tecidos rsticos usados na confeco das roupas dos escravos, j que, para os senhores de engenho e suas famlias, as vestimentas vinham da Europa.

Atividades complementares

Atividades complementares
As primeiras atividades complementares implementadas na colnia foram o cultivo da mandioca e atividades pecuaristas. A mandioca era um item alimentar primordial entre os colonos, principalmente os escravos. Sua importncia era tamanha que a Coroa Portuguesa chegou a exigir que parte das terras dos senhores de engenho fosse destinada a esse tipo de cultura. Muitos deles no aceitavam perder recursos e mo-de-obra nesse tipo de atividade, tendo em vista os melhores lucros obtidos na explorao aucareira.

Atividades complementares
A pecuria tpica nas regies nordeste e sul trouxeram o surgimento de outras classes sociais e a ampliao dos territrios coloniais. No nordeste, o gado era criado em regies fora das reas de plantao aucareira. Criado de forma livre, o gado avanou em regies do Maranho, Cear e ao longo do Rio So Francisco. No sul, as pradarias gachas tambm propiciaram o desenvolvimento da atividade pecuarista, que atingiu seu auge com o comrcio do charque destinado s regies mineradoras.

Atividades complementares
Alm de abastecer as populaes coloniais, a pecuria tambm representou um peculiar instrumento de mobilidade social. Ao contar com brancos no-proprietrios de terras, mestios e mulatos a pecuria remunerava-os com parte dos restos das tropas de gado. De tal maneira podiam usufruir de uma melhor condio financeira.
Na regio do Recncavo Baiano, o fumo era plantado por pequenos lavradores que comercializavam a produo obtida com a metrpole portuguesa. Tal atividade era de suma importncia na realizao do escambo entre as tribos africanas que aprisionavam os escravos a serem comercializados no Brasil. A produo de aguardente e rapadura foram outras duas atividades que tambm se desenvolveram com esse mesmo intuito.

As reformas Pombalinas
Durante a segunda metade do sculo XVIII, a Coroa Portuguesa sofreu a influncia dos princpios iluministas com a chegada de Sebastio Jos de Carvalho aos quadros ministeriais do governo de Dom Jos I. Mais conhecido como Marqus de Pombal, este super-ministro teve como grande preocupao modernizar a administrao pblica de seu pas e ampliar ao mximo os lucros provenientes da explorao colonial, principalmente em relao colnia brasileira.

As reformas Pombalinas
Esse tipo de tendncia favorvel a reformas administrativas e ao fortalecimento do Estado monrquico compunha uma tendncia poltica da poca conhecida como despotismo esclarecido. A chegada do esclarecido Marqus de Pombal pode ser compreendida como uma conseqncia dos problemas econmicos vividos por Portugal na poca. Nessa poca, os portugueses sofriam com a dependncia econmica em relao Inglaterra, a perda de reas coloniais e a queda da explorao aurfera no Brasil.

As reformas Pombalinas
Buscando ampliar os lucros retirados da explorao colonial em terras brasileiras, Pombal resolveu instituir a cobrana anual de 1500 quilos de ouro. Alm disso, ele resolveu tirar algumas atribuies do Conselho Ultramarino e acabou com as capitanias hereditrias que seriam, a partir de ento, diretamente pelo governo portugus. Outra importante medida foi a criao de vrias companhias de comrcio incumbidas de dar maior fluxo s transaes comerciais entre a colnia e a metrpole.
No plano interno, Marqus de Pombal instituiu uma reforma que desagradou muitos daqueles que viviam das regalias oferecidas pela Coroa Portuguesa. O chamado Errio Rgio tinha como papel controlar os gastos do corpo de funcionrios reais e, principalmente, reduzir os seus gastos. Outra importante medida foi incentivar o desenvolvimento de uma indstria nacional com pretenses de diminuir a dependncia econmica do pas.

As reformas Pombalinas
Outra importante medida trazida com a administrao de Pombal foi a expulso dos jesutas do Brasil. Essa medida foi tomada com o objetivo de dar fim s contendas envolvendo os colonos e os jesutas. O conflito se desenvolveu em torno da questo da explorao da mo-de-obra indgena. A falta de escravos negros fazia com que muitos colonos quisessem apresar e escravizar as populaes indgenas. Os jesutas se opunham a tal prtica, muitas vezes apoiando os ndios contra os colonos.
Vendo os prejuzos trazidos com essa situao, Pombal expulsou os jesutas e instituiu o fim da escravido indgena. As terras que foram tomadas dos integrantes da Ordem de Jesus foram utilizadas como zonas de explorao econmica atravs da venda em leilo ou da doao das mesmas para outros colonos. Com relao aos ndios, Pombal pretendia utiliz-los como fora de trabalho na colonizao de outras terras do territrio.

As reformas Pombalinas
Mesmo pretendendo trazer diversas melhorias para a Coroa, Pombal no conseguiu manter-se no cargo aps a morte de Dom Jos I, em 1777. Seus opositores o acusaram de autoritarismo e de trair os interesses do governo portugus. Com a sada de Pombal do governo, as transformaes sugeridas pelo ministro esclarecido encerraram um perodo de mudanas que poderiam amenizar o atraso econmico dos portugueses.

Rebelies Coloniais e tentativas emancipacionistas.

Rebelies Coloniais e tentativas emancipacionistas.


Entrincheiramento de Iguape Guerra dos Emboabas Guerra de Iguape Guerra dos Mascates Guerras Guaranticas Revolta de Felipe dos Santos Revolta de Beckman Inconfidncia Mineira Conjurao Baiana

HISTRIA DO BRASIL Professor LUCIANO DE PAULA

A expanso territorial
Durante o sculo XVI, a colonizao portuguesa no Brasil limitava-se ao litoral brasileiro, regio onde se concentrava os engenhos para a produo do acar, e onde se realizava a extrao do pau-brasil. No sculo XVII tem incio o processo de expanso territorial, ou seja, a interiorizao da colonizao. Contriburam para este processo a pecuria, o bandeirantismo, a Unio Ibrica, as misses jesuticas e a minerao.

A expanso territorial
PECURIA
Atividade econmica inicialmente ligada atividade aucareira, o gado expandiu-se em direo ao serto nordestino- dada a necessidade de pastagens. Deve-se recordar que a pecuria era uma atividade complementar e essencial por ser fonte de alimentao, fora motriz, meio de transporte. O gado tambm era usado para a confeco de calados, roupas, mveis e outros utenslios. A pecuria efetiva a ocupao do Vale do rio So Francisco - o rio dos currais - e o serto nordestino.

A expanso territorial
Com a descoberta do ouro, a regio de Minas Gerais passa a conhecer a criao de gado, para abastecer a enorme concentrao populacional. Na parte sul da colnia, o Rio Grande do Sul, tem a pecuria desenvolvida, tendo como principal mercado a regio mineradora.
A mo-de-obra da pecuria, como j dissemos, era predominante livre -a figura do vaqueiro e do tropeiro. No entanto, na regio das minas os rebanhos no eram criados de foram extensiva, ou seja, soltos nos pastos. Nesta regio o gado vivia cercado, sendo utilizada a mo-de-obra escrava. Desta forma, a pecuria favoreceu a ocupao do interior brasileiro e foi uma importante atividade de integrao econmica, ao interligar as diversas regies.

A expanso territorial
OS BANDEIRANTES
Fenmeno vinculado a regio de So Vicente, onde, diferentemente das reas coloniais nordestina, praticava-se uma economia de subsistncia. So Vicente era uma rea de muita misria e pobreza. A expanso dos bandeirantes foi motivada pela necessidade de procurar riquezas no interior, tais como metais preciosos e mo-deobra indgena. A partir de So Vicente, os colonos iniciam a ocupao do interior do planalto paulista, sendo esta ocupao marcada pela predominncia de atividades econmicas de subsistncia. A expanso patrocinada pelos bandeirantes pode ser observada nos chamados "ciclos".

A expanso territorial
O ciclo de apresamento indgena
Em virtude da pobreza na regio e dado o alto preo do escravo africano, foram organizadas expedies para obteno de mo-de-obra escrava indgena, visando atender as necessidades da pequena lavoura paulista e tambm vend-la para regies prximas. Com a ocupao dos holandeses no nordeste brasileiro, a prtica de apresamento indgena aumenta. Isto em virtude da ocupao da regio fornecedora de negros -Angola -pelos mesmos holandeses. A dificuldade de se conseguir mo-deobra africana, leva os grandes proprietrios da Bahia a optar pela mo-deobra escrava indgena. Aps o fim do domnio espanhol, o trfico negreiro com a frica normalizado e a atividade de apresamento entra em decadncia.

A expanso territorial
O ciclo de apresamento indgena
Ao longo deste ciclo, houve um intenso choque do bandeirantes com os jesutas, que tinham por misso a catequizao indgena. Os bandeirantes tinham por alvos preferenciais as misses jesuticas. O bandeirante Manuel Preto foi o responsvel pela destruio das misses jesuticas de Guair, onde 60.000 indgenas foram aprisionados.

A expanso territorial
O ciclo do sertanismo de contrato
Bandeirantes eram contratados para recapturar negros foragidos e que viviam em Quilombos. Destaque para a expedio do bandeirante Domingos Jorge Velho, que destruiu o Quilombo de Palmares. As bandeiras contriburam, de forma significativa, para a ocupao e povoamento do interior do Brasil. Porm, foram responsveis pela dizimao de muitos grupos indgenas.

A expanso territorial
O ciclo do ouro

As expedies destinadas procura de metais preciosos tinham apoio da metrpole, principalmente aps o declnio da atividade aucareira nordestina. A expanso bandeirante desta etapa resultou na descoberta de ouro na regio de Minas Gerais, Mato Grosso e Gois. Antnio Rodrigues de Arzo, em 1693, encontrou ouro em Catagases ( Minas Gerais ), Antnio Dias de Oliveira, em 1698 descobriu ouro em Vila Rica e em 1700, Borba Gato encontrou ouro em Sabar. Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro em Cuiab, no ano de 1719 e Bartolomeu Bueno Filho achou em Gois, em 1722.

A expanso territorial
A UNIO IBRICA (1580/1640)
A Unio Ibrica favoreceu o processo de expanso territorial em virtude do fim do Tratado de Tordesilhas e pela necessidade de expulso de estrangeiros que invadiram o Brasil durante este perodo. A Espanha sustentava longas guerras contra a Inglaterra, a Frana e a Holanda.

A expanso territorial
A presena inglesa
A Inglaterra no reconhecia o Tratado de Tordesilhas, ocorrendo longas batalhas contra a Espanha, s quais resultaram na destruio da Invencvel armada espanhola. Com o domnio espanhol sobre Portugal e as proibies, por parte dos reis espanhis, a qualquer comrcio que no fosse ibrico, os ingleses iniciaram uma srie de ataques ao Brasil. O porto de Santos foi saqueado duas vezes, como tambm Salvador e Recife.

A expanso territorial
AS MISSES JESUTICAS

Os jesutas estavam no Brasil para, entre outras coisas, catequizar os indgenas. Isto dava nas chamadas misses, que eram aldeamentos indgenas. Tais misses localizavam-se, em sua grande maioria, no interior da colnia.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


O Imprio no Brasil vai de 1822 a 1889, e o Primeiro Reinado, compreende o perodo de 1822 a 1831, nove anos apenas, o mesmo tempo em que durou o Perodo Regencial, que vai de 1931 a 1940 Durante o Primeiro Reinado, no houve mudanas significativas na sociedade, nem mesmo na economia, visto que o ato da Independncia do Brasil fora mais um arranjo poltico articulado entre D. Pedro I e as classes poderosas e dominantes da poca. Faltava capital, e predominava o sistema rural, escravista e agroexportador

Movimentos e tentativas emancipacionistas


Na sociedade, existia a classe privilegiada, que era a aristocracia, e os mais pobres, entre eles: brancos, pobres e mestios, que viviam na misria constante e sem direito ao voto. A poltica no Brasil, pelo que se v, desde aquela poca, sempre foi menos afeta aos menos aquinhoados, e mais vinculada aos interesses dos brasileiros mais endinheirados.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


Rebelies Nativistas As rebelies (revoltas) nativistas. Movimentos caracterizados por rebeldias contra o aumento do fiscalismo portugus aps a Restaurao (1640). Para sair da crise financeira imposta pelo domnio espanhol, Portugal enrijece o pactocolonial, com a criao do Conselho Ultramarino. contra esta nova poltica que os colonos se posicionam.
Os movimentos nativistas foram de carter local e no reivindicavam a independncia da colnia. Refletem o conflito entre os interesses da metrpole - o chamado centralismo - e os interesses dos colonos o chamado localismo. A Insurreio Pernambucana tida como a responsvel pelo despertar do sentimento nativista, visto que, ao longo de sua ocorrncia registraram-se divergncias entre os colonos e os interesses da Metrpole.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


ACLAMAO DE AMADOR BUENO (1641)

Movimento onde Amador Bueno da Ribeira foi aclamado rei de So Paulo. Este fato est relacionado como uma ameaa aos interesses espanhis na regio.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


A REVOLTA DE BECKMAN (1684)

Ocorrida no Maranho e liderada pelos irmos comerciantes, Manuel e Toms Beckman, contra a Companhia de Comrcio do Maranho, que exercia o monoplio do comrcio e do trfico negreiro. A Companhia no cumpria seus objetivos, levando os colonos a suprirem a falta de mo-de-obra escravizando os ndios. Isto gerou um novo conflito, desta vez com a Companhia de Jesus.

A GUERRA DOS EMBOABAS ( 1708/1709)

Ocorrida em Minas Gerais, resultado das rivalidades entre os colonos paulistas e os "emboabas" - forasteiros que, sob proteo da metrpole, exerciam o monoplio de diversas atividades comerciais.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


A GUERRA DOS MASCATES (1710) Desde a expulso dos holandeses de Pernambuco, a aristocracia rural de Olinda estava em decadncia econmica. No entanto, Olinda continuava a controlar a capitania de Pernambuco atravs de sua Cmara Municipal. Enquanto Olinda passava por uma crise econmica, o povoado de Recife submetido autoridade da Cmara de Olinda -estava prosperando, graas ao crescimento da atividade comercial. O comrcio era exercido por portugueses, conhecidos por mascates. Estes emprestavam dinheiro a juros aos proprietrios de terras de Olinda. Em 1703 o povoado de Recife conquista o direito de vila, tendo sua autonomia poltica em relao a Olinda. No aceitando a nova situao os proprietrios de terras atacaram Recife e destruram o pelourinho- smbolo da autonomia.

Os conflitos estenderam-se at 1711 quando a regio foi pacificada e Recife passou a ser a sede administrativa de Pernambuco.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


A REVOLTA DE VILA RICA (1720)
Tambm conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, ocorreu em Minas Gerais contra o excessivo fiscalismo portugus, marcado pelos aumentos dos impostos e pela criao das Casas de Fundio. As rebelies nativistas, como se viu, no defendiam a emancipao poltica do Brasil em relao a Portugal. No entanto, ao longo do sculo XVIII, motivados pelo desenvolvimento interno da colnia e por fatores externos, a colnia ser palco dos chamados movimentos emancipacionistas, que tinham como principal meta a busca da independncia.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


Os movimentos emancipacionistas.
Foram influenciados pelo desenvolvimento interno da colnia e por fatores externos, tais como o Iluminismo, com seu ideal de liberdade, igualdade e fraternidade; a Independncia dos EUA, que servir de inspirao a toda Amrica colonial; a Revoluo Industrial ocorrida na Inglaterra, e a necessidade de ampliar mercados consumidores e fornecedores, surgindo o interesse de acabar com os monoplios; a Revoluo Francesa, que ps fim ao Antigo Regime e a chamada Era Napolenica, perodo de consolidao dos ideais burgueses.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


INCONFIDNCIA MINEIRA (1789) Movimento que ocorreu em Minas Gerais e teve forte influncia do Iluminismo e da independncia dos Estados Unidos da Amrica. Este movimento separatista est relacionado aos pesados impostos cobrados por Portugal, especialmente a decretao da derrama. Os conjuras, em sua maioria, pertenciam a alta sociedade mineira. Entre os mais ativos encontram-se Cludio Manuel da Costa, Toms Antnio Gonzaga, Incio Jos Alvarenga, Jos de Oliveira Rolim e o alferes Joaquim Jos da Silva Xavier. Entre os objetivos estabelecidos pelos conjuras estavam a criao de um regime republicano, tendo a Constituio dos Estados Unidos como modelo, o apoio a industrializao e a adoo de uma nova bandeira, tendo ao centro um tringulo com os dizeres: Libertas quae sera tamen, quem em latim, significa "Liberdade ainda que tardia". Quanto questo da escravido nada ficou definido. O movimento ficou apenas nos planos das idias, pois ele no aconteceu. Alguns de seus participantes denunciou o movimento, em troca do perdo de seus dvidas.

O governador - visconde de Barbacena - suspendeu a derrama e iniciou a priso dos conspiradores, que aguardaram o julgamento na priso. Apenas Tiradentes assumiu integralmente a responsabilidade pela conspirao, sendo por isto, condenado morte no ano de 1792, sendo enforcado no dia 21 de abril, na cidade do Rio de Janeiro.
Outros conspiradores foram condenados ao desterro e Cludio Manuel da Costa enforcou-se na priso. Acredita-se que tenha sido assassinado pelos carcereiros.

CONJURAO CARIOCA (1794)


Inspirada pela Revoluo Francesa, os conjuras fundaram a Sociedade Libertria para divulgao dos ideais de liberdade. O movimento no ultrapassou de poucas reunies intelectuais, que contavam com a presena de Manuel Incio da Silva Alvarenga e Vicente Gomes. Foram denunciados e acusados de criticarem a religio e o governo metropolitano.

Movimentos e tentativas emancipacionistas


A INCONFIDNCIA BAIANA (1798) No sculo XVIII, em virtude da decadncia da economia aucareira e da transferncia da capital da colnia para o Rio de Janeiro, em 1763, a Bahia passava por uma grave crise econmica, atingindo toda a populao baiana, especialmente as camadas inferiores, constituda por ex-escravos, pequenos artesos e mestios. Contra esta situao haviam manifestaes, atravs de ruaas e motins. No ano de 1797 fundada, em Salvador, a primeira loja manica do Brasil - Loja dos Cavaleiros da Luz -, que se propunha a divulgar os "abominveis princpios franceses"; participavam das reunies os nomes de Cipriano Barata e Francisco Muniz Barreto. Os intelectuais contaram com grande apoio de elementos provenientes das camadas populares, destacando as figuras de Joo de Deus do Nascimento, Lucas Dantas e Lus Gonzaga das Virgens. A partir de 1798, circulam panfletos dirigidos populao, conclamando a todos a uma revoluo e a proclamao da Repblica Baiense. Os panfletos defendiam a igualdade social, a liberdade de comrcio, o trabalho livre, extino de todos os privilgios sociais e preconceito de cor. Este movimento apresenta um forte carter social popular, sendo por isto tambm conhecido como a "Conjurao dos alfaiates". O Estado portugus no Brasil. No ano de 1808, a famlia real portuguesa chega ao Brasil, inaugurando uma nova era polticaadministrativa na colnia e abrindo caminho para a ruptura definitiva dos laos entre metrpole e colnia.

You might also like