You are on page 1of 10

Inserindo IHC em Empresas Brasileiras de Informtica: Relato, Discusso e Lies Aprendidas

Antnio Marcos Endler PROCERGS (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) Praa Aorianos S/N Porto Alegre - RS antonio-endler@procergs.rs.gov.br Marcelo Soares Pimenta Instituto de Informtica UFRGS Caixa Postal 15.064 91.501-970 Porto Alegre RS Brazil mpimenta@inf.ufrgs.br

RESUMO

INTRODUO

A integrao de IHC (Interao Humano-Computador) com a prtica de desenvolvimento de software em uma organizao um problema ao mesmo tempo tcnico e gerencial e ainda h pouco material disponvel na literatura nacional sobre este tema. Neste artigo so descritas e discutidas algumas das atividades de sensibilizao e capacitao de equipes, modificao de processo de desenvolvimento e insero de princpios, mtodos e padres em IHC, reunidas a partir de experincias e prticas das equipes de desenvolvimento de uma empresa pblica de informtica. Essas experincias foram convertidas em dicas e recomendaes que podem servir de subsdio para outras instituies com objetivos similares.
ABSTRACT

Como possvel introduzir conceitos, mtodos e tcnicas de IHC (Interao Humano-Computador) no processo de desenvolvimento de software em uma empresa de informtica de grande porte? Quais mudanas so necessrias no processo de desenvolvimento de software para introduzir esses conceitos, mtodos e tcnicas? Que atividades precisam ser realizadas para sensibilizao e capacitao de equipes? Buscando respostas para estas perguntas, desde 1996 a PROCERGS Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul realiza esforos no sentido de consolidar uma cultura de desenvolvimento de sistemas que privilegie os aspectos de IHC. Com este objetivo, atuou-se em trs reas estratgicas: capacitao dos tcnicos da empresa; mudana nos processos de desenvolvimento das interfaces grficas dos sistemas; e introduo de (novos) mtodos, tcnicas e ferramentas para dar suporte s mudanas nos processos. Neste perodo, a experincia da empresa acumulou-se atravs do emprego de aes vinculadas s 3 estratgias mencionadas. Isso produziu conhecimentos prticos a respeito da aplicao dos conceitos, mtodos e tcnicas em IHC que sero apresentados neste trabalho na forma de recomendaes. Elas podem auxiliar aqueles desenvolvedores de sistemas de informao que pensam em introduzir um novo mtodo de IHC, alterar os procedimentos de projeto, introduzir novos papis no processo ou mesmo qualificar os tcnicos participantes dos projetos. Por isso, este artigo detalha na segunda seo algumas das aes realizadas ao longo dos ltimos anos, destacando entre elas: composio de equipes multidisciplinares em projetos de interface; desenvolvimento de padres de interface com nfase na usabilidade;

The integration of HCI (Human Computer Interaction) aspects in actual business software development practices is a very interesting problem, including both technical and management topics. Particularly, as interactive systems became more and more sophisticated, we identified the need for an approach to effectively integrate concepts, techniques, methods and practices from software engineering and HCI in order to develop systems considering at same time quality criteria of these two domains. However, surprisingly there is not enough published work reporting experiences in companies and discussing results, lessons and problems. This article relates some integration activities accomplished day-by-day in a public software development company. In addition, it presents some lessons, difficulties and recommendations we consider useful as a discussion basis or aid for institutions with similar goals.
Palavras chaves

Integrao entre IHC e Engenharia de Software, desenvolvimento de sistemas interativos, relatos de experincias.

VI Simpsio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais Mediando e Transformando o Cotidiano. Hotel Bourbon, Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004. UFPR, CEIHCSBC.

desenvolvimento prototipagem;

de

mtodos

ferramentas

de

desenvolvimento ergonmico de um sistema com grande nmero de usurios;

91

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

uso de mtodos de avaliao de interfaces. Na terceira seo proporcionada uma discusso sobre as principais aes realizadas, onde apresentada uma lista de recomendaes para os desenvolvedores de sistemas. A lista pode ser bastante til pois apresenta aprendizados prticos para aqueles que desejam implantar ou estejam em processo de implantao de IHC em suas empresas, instituies ou mesmo laboratrios acadmicos que prestem servios comunidade. Na quarta seo so expostas as concluses tiradas das experincias ao longo do perodo em que a empresa vem tentando consolidar a IHC no desenvolvimento dos sistemas.
IHC NO DIA-A-DIA DE UMA EMPRESA DE INFORMTICA

ser utilizados mais freqentemente pelos cidados, ocasionando maior preocupao em relao a facilidade de uso desses servios. Em buscas realizadas nos anais de eventos como o IHC e em revistas setoriais pode-se perceber que no Brasil ainda so poucas as publicaes existentes que relatam casos prticos sobre a introduo dos conceitos de IHC no processo de desenvolvimento das empresas de informtica. Academicamente, a IHC ganhou impulso nos anos 90 com o surgimento de eventos especficos sobre o assunto que incentivaram a publicao de pesquisas e reflexes. Foi neste perodo que surgiram centros de pesquisa como LabiUtil/UFSC, SERG, COMUNIHC e que as primeiras disciplinas de IHC foram ministradas em cursos de graduao e ps-graduao. Novos profissionais oriundos de outras reas, como os designers grficos, os publicitrios, os jornalistas e outros, passaram a participar dos projetos junto com analistas de sistemas, demandando mtodos que integrassem diferentes perfis, papis e pontos-de-vista ao processo de desenvolvimento de sistemas. O cenrio descrito acima retrata o ambiente vivenciado pelas empresas e instituies nos ltimos anos e tambm pela PROCERGS, sendo que hoje a empresa vem se destacando na integrao de equipes multidisciplinares, no uso de muitos dos mtodos e ferramentas surgidos no decorrer deste perodo e nos investimentos em capacitao de seu pessoal atravs da realizao de cursos especialmente adaptados as suas necessidades. Na Tabela 1 possvel observar as aes concretizadas que ajudaram no desenvolvimento de uma cultura de IHC na PROCERGS.

At o final dos anos 80, a informtica esteve restrita aos grandes Centros de Processamento de Dados (CPDs), num ambiente dominado por poucos e grandes fornecedores de software e hardware, onde predominavam as interfaces orientadas a caractere. Com o crescimento do ambiente Windows, a partir dos anos 90, observou-se o aumento da demanda por projetos de sistemas com interfaces grficas. Linguagens de programao como o Visual Basic e o Delphi deram suporte criao de sistemas com interfaces grficas mais elaboradas. Em agosto de 1993 foi apresentado o primeiro aplicativo multimdia (com recursos de udio, animao e vdeo) desenvolvido inteiramente no Estado do Rio Grande do Sul para a Expointer (Exposio Internacional Agropecuria). Em outubro de 1995, iniciou a operao da Internet Comercial do RS, atravs do provedor de acesso Via RS. A Internet, a partir deste momento, passou a ser um importante agente impulsionador da demanda por projetos de interface grfica. Os sites passaram a oferecer servios atravs de sistemas que comearam a
Tipo de Ao
Formao/Capacitao

Tabela 1. Atividades desenvolvidas em IHC na PROCERGS Descrio da Ao Instituio Responsvel Perodo


1995 1996 1996 1997 Formao de um grupo interno de interesse sobre a rea de IHC de auto- PROCERGS aprendizagem. Formao/Capacitao Curso sobre Ergonomia de software ministrado por Walter de Abreu Cybis LabiUtil/UFSC U (UFSC) em Porto Alegre para os tcnicos da PROCERGS. Melhoria no processo de Desenvolvimento do Padro PROCERGS de interfaces grficas Windows. PROCERGS desenvolvimento Formao/Capacitao Realizao do Seminrio de Interfaces Grficas com palestras, debates e PROCERGS apresentaes de vdeos com depoimentos de tcnicos da PROCERGS sobre a importncia das interfaces grficas para os clientes. Formao/Capacitao Distribuio de publicao interna com 4 artigos escritos por funcionrios PROCERGS da prpria empresa. Aplicao de mtodos e Desenvolvimento do sistema PROCERGS Escola de acordo com as PROCERGS tcnicas em IHC diretrizes contidas no padro PROCERGS de interface grfica Windows. Aplicao de mtodos e Avaliao ergonmica do software PROCERGS Escola. LabiUtil/UFSC tcnicas em IHC Melhoria no processo de Elaborao do manual de desenvolvimento de cones para sistemas que Curso de Desenho Industrial desenvolvimento utilizam o padro Windows. UFSM Universidade Federal de Santa Maria Formao/Capacitao Curso de desenvolvimento de cones para os designers da PROCERGS. Curso de Desenho Industrial UFSM Formao/Capacitao Curso de Ergonomia de interfaces com exerccios prticos, ministrado pela PUCRJ Pontifcia professora Ana Maria de Morais (PUC-RJ) para os funcionrios da Universidade Catlica do Rio PROCERGS e para os mestrandos da Engenharia de Produo/UFRGS( de Janeiro. Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Formao/Capacitao Incentivo aos funcionrios para realizao de mestrado e de participao PROCERGS/UFRGS como alunos especiais ou ouvintes nas disciplinas na rea de IHC.

1997 1998 1998 1998

1998 1998

1999/ 2000

92

Mediando e Transformando o Cotidiano

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

Aplicao de mtodos e Desenvolvimento da interface grfica do software Direto de acordo com o PROCERGS tcnicas em IHC mtodo do Design Macroergonmico ( Fogliatto & Guimares, 1999) envolvendo a participao dos usurios e especialistas durante o processo de concepo e testes. Melhoria no processo desenvolvimento Melhoria no processo desenvolvimento Melhoria no processo desenvolvimento Melhoria no processo desenvolvimento Formao/Capacitao de Desenvolvimento do Padro Web de interfaces grficas para sistemas transacionais. de Definio de processos de prototipao de interfaces de sistemas transacionais na web. de Criao e descrio de novos papis no desenvolvimento de software com responsabilidades especficas sobre questes de IHC. de Desenvolvimento da Aplicao Modelo para sistemas transacionais na web, integrando as atividades dos designers e dos programadores. Realizao do Curso de projeto de Interfaces Grficas ministrado pelo Professor Marcelo Soares Pimenta para os tcnicos da PROCERGS. PROCERGS PROCERGS PROCERGS PROCERGS UFRGS

1999/ 2000

2001 2001 2001/ 2002 2002 2003

As atividades acima permitiram a elaborao de um conjunto de recomendaes que julgamos relevantes para qualquer instituio que esteja em processo de criao de uma cultura de IHC no desenvolvimento de sistemas interativos. Algumas das atividades mostradas acima, selecionadas a partir do grau de importncia e contribuio para os resultados gerados no dia-a-dia da empresa, so discutidas a seguir:
Melhorias no processo Equipes Multidisciplinares de desenvolvimento

Papis Gerente do Projeto Analista de Sistemas Projetista de Interface Designer Programador de interface

As equipes de desenvolvimento da empresa contavam at o incio dos anos 90 apenas com programadores e analistas de sistemas. Com o aumento da demanda por sistemas com interface grfica outros papis tornaram-se necessrios. A PROCERGS uma empresa de economia mista sujeita a uma legislao que obriga a realizao de concurso pblico para o ingresso de novos profissionais. Em funo disso, foi uma das primeiras empresas pblicas de informtica a realizar concurso pblico para a funo designer sendo que at hoje foram realizados trs concursos pblicos para preencher vagas nas equipes de trabalho. No total a empresa possui 11 designers atuando em projetos de interface grfica, todos com formao superior em Desenho Industrial e reas afins. O papel de projetista de interface tambm foi introduzido na empresa e atualmente exercido oficialmente por 2 analistas com formao na rea de informtica, sendo que as equipes de projeto so idealmente formadas por gerentes de projeto, analistas de sistemas, designers, projetistas de interface, e programadores, embora esta seja uma mudana implementada ainda gradualmente na rea de desenvolvimento. claro que outros perfis como, por exemplo, documentadores e testadores tambm participam dos projetos, mas este trabalho procura focar o relato nas experincias relacionadas ao projeto de interfaces. As inter-relaes entre esses diferentes papis podem ser observadas de forma simplificada na Figura 1. Tambm foi criada, para dar suporte s demandas dessas equipes, a funo de consultor para projetos de interfaces e usabilidade exercida atualmente por 2 tcnicos, um com formao superior em Desenho Industrial e o outro com formao em Informtica.

Coleta de. informaes

Desenvolvimento de prottipos

Implantao 1 Verso

Etapas de desenvolvimento

Figura 1 Papis no desenvolvimento PROCERGS

A funo dos designers a de prospectar, projetar, especificar e desenvolver solues de design grfico (diagramao, cores, estilos, desenhos, etc...) para os sistemas de informao em desenvolvimento ou manuteno. Os projetistas de interface so responsveis pela elaborao da interface (dilogo e apresentao), os analistas pela arquitetura do sistema e pelas definies tecnolgicas e o gerente de projeto pela coordenao e acompanhamento do projeto. Esses papis no implicam que a equipe deva ser composta necessariamente por vrios profissionais pois, dependendo do porte do projeto, um profissional poder exercer mais de um papel ao mesmo tempo.
Melhorias no processo de desenvolvimento Processo de Prototipao e Definio de Padres

A definio de padres de interface para os sistemas transacionais na empresa vem proporcionando maior velocidade no desenvolvimento de interfaces grficas, alm de garantir consistncia de estrutura e procedimentos entre diferentes sistemas, reduzindo a curva de aprendizado dos usurios e dos desenvolvedores no mdio prazo. Os padres de interface definem diretrizes aplicveis s principais transaes encontradas nos sistemas como incluso, excluso, pesquisa e edio. As diretrizes recomendadas pelos padres de interface da empresa seguiram orientaes existentes de autores como, Righi, Parizotto, Nielsen [13, 12, 8], do LabiUtil [6] e das normas ISO 9241. Essas diretrizes preocuparam-se tambm em adequar os conceitos e

Mediando e Transformando o Cotidiano

93

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

normas s tecnologias disponveis na instituio, resultando em um padro para sistemas transacionais em plataforma desktop (doravante denominado padro desktop) e em um padro em plataforma web (doravante denominado padro Web). A estrutura bsica do padro web pode ser observada nas Figuras 2 e 3 . A Figura 2 mostra o sequenciamento de dilogo mais comum existente em sistemas transacionais da empresa.

Atualmente, quase todos os projetos de novos sistemas transacionais da empresa, que usam as tecnologias da web, utilizam-se dos conceitos, mtodos e ferramentas definidos pelo Padro Web PROCERGS que sugere uma prototipao composta por 4 nveis:
Prototipao em papel - Esboos da navegao geral

Tela Inicial

Tela de pesquisa

Lista de ocorrncias do objeto

Edio/visualizao do objeto

Figura 2 - Estrutura Geral de Navegao

A primeira consiste na elaborao de esboos no papel (ver Figura 5 ) para a definio do fluxo de navegao. Nesta etapa os analistas de sistemas, designers e projetistas de interface definem questes bsicas sobre como o usurio ter acesso aos sistemas e como poder sair dele. possvel discutir nesta fase qual ser a tarefa crtica a ser escolhida para detalhamento sendo que o padro web recomenda que a escolha recaia para a tarefa mais utilizada ou a mais complexa do sistema.

Embora sugerida sua adoo generalizada, esta estrutura de navegao do padro pode ser alterada de acordo com as caractersticas de cada sistema. Se, por exemplo, um sistema apresentar poucas ocorrncias para um objeto, o padro permite que seja exibida a tela de lista de ocorrncias do objeto sem que o usurio necessite realizar uma pesquisa prvia. Essa flexibilidade foi um dos principais requisitos do projeto que definiu o padro web.
rea de navegao geral para outros sites e sistemas

rea Aes com botes, abas e nome da transao Menu de Navegao dos objetos

rea de Dados com a exibio de campos, listas, textos e imagens.

Figura 5 Esboos no papel para definio da navegao geral Prototipao em papel principais dilogos

Figura 3 reas do Padro Web

A partir da definio de uma estrutura de navegao e de reas especficas foi possvel detalhar e aplicar as diretrizes propostas em cada dilogo e posteriomente, com o objetivo de aumentar a produtividade no desenvolvimento, foram construdos modelos de interface para os projetistas utilizarem nas etapas de prototipao (Figura 4) tambm sugeridas pelo padro web. Segundo Kelley [5], a prototipagem soluciona problemas e pode-se fazer prottipos de qualquer coisa um novo produto, servio ou promoo especial. O que conta seguir em frente, atingindo parte de sua meta.
Etapas de prottipos

Neste momento o analista de sistemas e o projetista de interface utilizam-se de um modelo (ver Figura 6 ) que permite que informaes e lgicas de funcionamento e uso dos dilogos necessrios para a concluso da tarefa crtica sejam discutidas e organizadas no papel sem a necessidade de conhecimento prvio de nenhuma ferramenta de programao.

1
Papel

2
Starimpress/ PwerPoint

3
HTML

4
Programao 2 e 3 camada

Figura 6 Modelo para prototipao em papel

Figura 4 Etapas de prototipao

94

Mediando e Transformando o Cotidiano

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

O analista ou o projetista de interface imprime vrias cpias do modelo e depois a lpis inclui o nome dos itens de menu, os nomes de botes especficos do sistema, as abas de relacionamentos e os campos necessrios para o entendimento dos dilogos pertencentes s tarefas crticas do sistema. Esse recurso permite que a equipe de projeto possa ter uma visualizao rpida das possveis alternativas de soluo.
Prototipao em Starimpress ou Powerpoint

Esta etapa do trabalho recomendada no momento em que a equipe de trabalho definiu algumas questes cruciais referentes aos dilogos e serve como importante instrumento de documentao visual do projeto. Os analistas e projetistas de interface podem realizar essa etapa sem necessitar de conhecimentos aprofundados em ferramentas de apresentao como o powerpoint ou o starimpress. Os desenvolvedores tm a sua disposio modelos prontos (ver Figura 7 ) nessas ferramentas para os principais dilogos (pesquisa, incluso, excluso e edio) e necessitam apenas inserir, de acordo com as definies do prottipo em papel, as informaes especficas do projeto.

Figura 08 Aplicao que integra atividades de design e programao

Este prottipo pode ser utilizado para dar seqncia ao trabalho de programao da 2 e da 3 camadas permitindo o uso de diferentes linguagens de programao. A partir dele, todos os demais dilogos do sistema podem ser construdos (programao das regras de negcio e do acesso ao banco de dados), mas no propsito deste artigo o detalhamento das fases de programao.
A capacitao dos desenvolvedores

De acordo com Cybis [1], os problemas da no ergonomia so apontados por longos tempos de aprendizado, altas taxas de erro, aborrecimentos e frustraes. Por isso, nos ltimos anos, tm sido feitos esforos para melhorar o nvel de conhecimento dos profissionais da PROCERGS quanto aos conceitos ergonmicos, visando a melhoria da qualidade dos sistemas por ela desenvolvidos. Foram realizadas diversas iniciativas para a capacitao do corpo funcional como: a realizao de eventos e de cursos, o incentivo a participao em eventos (p.ex. IHC2000 e IHC2001) , a contratao de consultorias, a publicao de artigos e a promoo de palestras customizadas para cada grupo participante de algum projeto novo da empresa. Somente nos 5 cursos ministrados por professores de instituies como PUCRJ, UFSC, UFRGS e UFSM foi atingido um nmero de cerca de 50 tcnicos da empresa que representam aproximadamente 12,5% dos 400 desenvolvedores. Sempre que possvel procura-se realizar novas palestras sobre o assunto IHC.
Desenvolvendo sistemas com IHC em mente - O software Direto

Figura 7 Dilogo modelo para o retorno de uma pesquisa Prototipao em html atravs da aplicao modelo

Para esta etapa foi construda uma aplicao modelo (ver Figura 8) com os principais dilogos propostos no padro web. Seu desenvolvimento teve como princpio a integrao das atividades realizadas por designers e programadores na camada de interface. Os designers so responsveis pela personalizao do projeto de interface (estilo grfico, cores, textos, cones, etc...) e os programadores pelo comportamento da interface (programao de primeira camada em html e javascript) e pela incluso dos campos dos dilogos. Nesta etapa possvel apresentar os principais dilogos da interface para o cliente e para os usurios e submet-los a um primeiro processo de avaliao.

O Direto, um sistema de correio e agenda corporativos, baseado em protocolos abertos e totalmente direcionado ao ambiente Web, possui atualmente cerca de 15 mil usurios somente no estado do Rio Grande do Sul sendo que o produto tambm est sendo implantado em outros estados brasileiros. Por tratar-se de um produto de uso geral e amplo, a empresa decidiu dispensar esforos especiais concepo ergonmica da interface grfica. Neste projeto foram

Mediando e Transformando o Cotidiano

95

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

utilizados diversos mtodos ergonmicos. Entre eles est o Design Macroergonmico [4] que ajudou na definio e na priorizao dos itens demandados pelos usurios atravs da mensurao dos ndices de importncia e de satisfao. O DM ofereceu anlises estatsticas que permitiram quantificar e hierarquizar os itens de design que deveriam ser melhorados, apoiando as decises projetuais da equipe de desenvolvimento. A metodologia sugerida pelo DM e seu processo de utilizao na concepo e nos testes com usurios do Direto j foram amplamente discutidos em outras publicaes [2, 3]. Alm do DM, pode-se destacar a utilizao de Diretrizes de Design [12], de Diretrizes Ergonmicas [6], da Avaliao Heurstica [10] e das Listas de Verificao [6] que apoiaram a construo e a reviso da usabilidade e das funcionalidades da interface do Direto. Estes mtodos complementaram-se no processo de desenvolvimento da interface e apontaram problemas ergonmicos, sugerindo solues para as futuras verses do sistema, sem deixar de avaliar os esforos necessrios para implement-las.
Avaliao de usabilidade das interfaces projetadas

Dificuldades encontradas

Um processo de implantao de novos conceitos e mtodos acaba por modificar a forma como as pessoas trabalham. Por isto, muitas delas apresentam um grau elevado de resistncia e ceticismo num primeiro momento. Talvez este seja um dos aspectos mais difceis de ser gerenciado na implantao de IHC no dia-a-dia de trabalho, principalmente em empresas (como a PROCERGS) onde os tcnicos j possuem crenas consolidadas ao longo de vrios anos de experincia. A falta de disciplinas de IHC nos cursos de graduao de informtica e de design tambm retardou o processo de adoo, j que foi preciso dispensar esforos adicionais na sensibilizao dos tcnicos sobre o assunto. Outra dificuldade refere-se ao fluxo de definio e aprovao dos projetos, que na maioria das vezes realizada pelo cliente sem o envolvimento direto dos usurios finais. Como consequncia, quem acaba avaliando a implementao das tarefas pelo sistema no so os usurios reais desse sistema. Assim, muitos dos problemas de interface acabam sendo identificados no processo de implantao, resultando em custos mais elevados na sua correo do que se tivessem sido identificados na fase inicial de prototipao. No incio foi difcil aplicar os padres de interface apenas com documentao e treinamento, pois muitos desenvolvedores foram modificando a interface, ocasionando diferenas entre o sistema e as recomendaes existentes no padro web da empresa. Somente aps a implementao dos dilogos em HTML e Javascript que o volume de alteraes em relao ao padro web foi reduzido. Mesmo assim, muitos desenvolvedores pressionaram as equipes de infraestrutura da empresa para que construssem geradores automticos de interface com cdigo visando agilizar ainda mais o seu trabalho. Os ganhos de qualidade e produtividade nos projetos de interface aconteceram efetivamente aps a implementao de ferramentas que auxiliaram na etapa de prototipao. A presso dos clientes por prazos menores muitas vezes obrigava os desenvolvedores a buscarem as solues mais rpidas que, necessariamente, no eram as mais adequadas, acarretando em perdas na qualidade da usabilidade dos sistemas. Multiplicavam-se, desta maneira, muitas formas diferentes de fazer as interfaces e que formavam uma barreira natural ao processo de aprendizagem e disseminao do conhecimento em IHC. A inexistncia na empresa de um processo de auditoria das interfaces fez com que muitos projetos fossem alterados ao longo do tempo e perdessem as caractersticas conceituais iniciais. Em alguns projetos o gerenciamento das equipes multidisciplinares foi complexo, pois havia a necessidade

Sabe-se que a Avaliao de Usabilidade um nome genrico para um grupo de mtodos baseados na avaliao e inspeo ou no exame relacionado com aspectos de usabilidade da interface com o usurio [7]. Devido ao custo envolvido no processo de avaliao e ao tempo e estrutura necessrios para pr os mtodos de avaliao em prtica apenas alguns produtos-chave da empresa participaram de um processo sistemtico de avaliao de usabilidade. Em 1998 o PROCERGS Escola (software de gerncia escolar) foi submetido a avaliao com especialistas do LabiUtil. Este sistema tornou-se um ponto de referncia para outros sistemas da organizao pois a partir da avaliao de sua usabilidade e funcionalidade foi possvel construir o padro desktop que define diretrizes da empresa para projetos de interface . O primeiro produto que foi submetido avaliao de usabilidade com usurios foi o Direto devido a sua importncia estratgica e aos riscos envolvidos em um projeto deste porte. Atualmente a aplicao modelo, que implementa as diretrizes propostas no padro web, est sendo submetida a um processo de avaliao heurstica e ensaios de interao [10], realizada por instituio externa e independente, com o objetivo de que problemas ainda no detectados possam ser corrigidos.
DISCUSSO: DIFICULDADES ENCONTRADAS , LIES APRENDIDAS E ALGUMAS RECOMENDAES

Nesta seo so discutidas algumas dificuldades encontradas durante os esforos empreendidos nesse perodo que resultaram em experincias fundamentais para o processo de aprendizado corporativo.

96

Mediando e Transformando o Cotidiano

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

de conciliar e mediar diversos pontos de vista em relao s solues para os problemas de IHC.
Lies aprendidas

e consigam colocar em prtica novos mtodos e tcnicas. Em projetos-chave utilize os servios de avaliao de usabilidade realizados por instituies externas independentes. Elas aumentam a credibilidade interna do que foi proposto e reduzem disputas internas, evitando o efeito santo de casa no faz milagre. Primeiro experimente e depois melhore. Tome muito cuidado com o excesso de preciosismo. Faa diversos prottipos e, na dvida, prototipe ainda mais. Muitos problemas acabam se perpetuando sem que ningum tenha feito prottipos para valid-los. Inicie discutindo primeiro o fluxo geral e depois discuta questes especficas utilizando o papel e o lpis para fazer isso. O prottipo de papel o que tem a melhor relao custo-benefcio. No se preocupe em desenvolver 100% das tarefas. Resolva sempre a tarefa crtica (a mais usada ou a mais complexa) que o restante das tarefas acaba se encaixando nas suas definies, salvo, claro, excees que podem ser tratadas caso-a-caso. Apresente prottipos ao cliente e aos usurios o mais rpido possvel e evolua o projeto junto com eles atravs de um processo participativo [5]. Discuta aspectos crticos e dvidas diretamente com clientes e usurios atravs do esboo. Faa apresentaes para os desenvolvedores dos novos mtodos em IHC de forma individualizada e de acordo com a necessidade das equipes, pois mais eficiente do que palestras para grandes pblicos. No pequeno grupo muitos dos tcnicos ficam mais a vontade para solucionar suas dvidas. Capacite, sempre que possvel, dois profissionais vindo de reas de formao distintas para trabalhar em projetos de maior complexidade ou para a prestao de servios internos de assessoria aos projetos. Isso agregar pontos de vista distintos sobre as solues tornando-as mais abrangentes. Construa e oferea ferramentas, pois o desenvolvimento de padres deve ser seguido pelo uso de ferramentas que os implementem. Sem ganhos de produtividade reais muito difcil mudar uma cultura de desenvolvimento. Mantenha perfis diferentes de profissionais nas equipes de trabalho. Contrate designers, especialistas em IHC, e tenha especialistas no negcio do cliente participando do desenvolvimento da interface grfica. Priorize a utilizao de mtodos flexveis, baratos e fceis de usar. Antes de adotar um mtodo de IHC importante observar: a experincia anterior bem sucedida na aplicao do mtodo, a disponibilidade de

Alguns dos aprendizados ocorridos durante o perodo em que a PROCERGS investiu na consolidao de IHC esto listados abaixo. Importncia da documentao: alguns dos participantes do projeto Direto saram da empresa e com eles foi uma parte significativa dos conhecimentos necessrios para a resoluo dos problemas de interface. Muitas das solues discutidas no foram devidamente documentadas o que resultou em perdas significativas de tempo no aprendizado dos desenvolvedores que substituram aqueles que deixaram a empresa; Importncia do comprometimento da equipe: foi necessrio dispor de tempo para convencer os novos participantes das equipes dos projetos a respeito da importncia dada pela empresa para a usabilidade dos sistemas. Sem o convencimento das equipes muito difcil implementar na prtica qualquer conceito ou mtodo novo; Importncia da integrao entre mtodos: os mtodos de concepo e avaliao em IHC devem estar integrados aos mtodos existentes de desenvolvimento de sistemas como a orientao a objetos. O mtodo de desenvolvimento deve incorporar em suas etapas os mtodos de concepo e avaliao em IHC; Importncia das equipes multidisciplinares: a formao de equipes multidisciplinares com a presena de designers, consultores em IHC, analistas de sistemas e programadores permitiu que as discusses fossem enriquecidas com a insero de diversos pontos de vista a respeito de como implementar a usabilidade e isso contribuiu para o resultado final;

Importncia das ferramentas: sem elas muito difcil


modificar procedimentos j existentes por cada equipe de projeto. As equipes tendem a ser menos resistentes no momento em que percebem reais vantagens na reduo de tempo das suas atividades e na melhoria da qualidade final dos produtos.
Dicas teis e recomendaes

A sntese das questes expostas neste trabalho est listada a seguir sob a forma de dicas e recomendaes para aqueles que desejam consolidar IHC em suas instituies. Os esboos realizados no projeto de interface devem ser guardados em uma pasta especfica e somente os esboos principais so digitalizados, pois constituemse em uma importante documentao sobre muitas decises tomadas durante os projetos. Tenha pacincia no processo de mudana cultural no desenvolvimento de interfaces de sistemas, pois leva tempo at que as pessoas assimilem os conhecimentos

Mediando e Transformando o Cotidiano

97

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

recursos fsicos e equipamentos, o custo para a aplicao dos mtodos, o tempo disponvel dentro do cronograma de desenvolvimento, a flexibilidade do mtodo na sua adaptao ao projeto, a facilidade de aplicao do mtodo por outros profissionais na empresa, a possibilidade de estender para outros produtos de forma simples, a possibilidade de envolvimento e participao dos usurios e o Knowhow necessrio para uma boa conduo do mtodo. Se o mtodo no atender a esses requisitos deve-se optar por outro que satisfaa as necessidades da empresa com a melhor relao custo-benefcio.
CONCLUSES E PERSPECTIVAS

instituies que disponham de uma infra-estrutura de laboratrio de usabilidade. Este trabalho relata as aes prticas no dia a dia de uma empresa de informtica que vem tentando consolidar uma cultura de IHC. A maioria dos problemas (e conseqentemente das solues) e argumentaes valem para uma ampla classe de organizaes que enfrentam o desafio da insero de IHC nas suas prticas de desenvolvimento de software interativo. Espera-se que o compartilhamento dessas experincias seja til para outras instituies que estejam planejando o mesmo e que isso favorea, por conseqncia, uma melhor qualidade das interfaces de sistemas e dos conhecimentos conceituais e metodolgicos produzidos hoje no pas.
REFERNCIAS

Diversos desafios ainda permeiam o desenvolvimento das interfaces grficas com usabilidade, sendo que a consolidao dos conceitos de IHC passa pelo domnio de mtodos e tcnicas que muitas vezes est restrito a um grupo de especialistas, enquanto os outros profissionais ainda no dominam a maioria dos procedimentos. uma grande meta atingir um nmero maior de projetos e de profissionais, incluindo sempre os usurios do processo de desenvolvimento de software. Como fazer isso um dos grandes desafios da empresa daqui para frente. Sabendo da necessidade de construo de ferramentas que agilizem o processo de desenvolvimento das interfaces a PROCERGS est investindo em 2004 no desenvolvimento de um gerador dinmico de interfaces que implementar o cdigo a partir das diretrizes existentes no padro web e das caractersticas de cada sistema. Alm disso, a empresa deve investir ainda mais em avaliaes sistemticas de usabilidade em seus produtos-chave. Norman [11] afirmou que cada vez mais os problemas existentes nos computadores devem migrar para outros dispositivos. urgente a realizao de pesquisas com enfoque em IHC ou IHT (Interao Humano-Tecnologia) sobre o uso de sistemas transacionais em outros dispositivos (celular, palms, etc...). As empresas necessitam realizar projetos piloto com usurios para validar e adaptar as diretrizes existentes hoje a esses dispositivos, para tornar vivel a construo de ferramentas que garantam produtividade aos prximos projetos, num futuro no muito distante. A montagem de um laboratrio de usabilidade deve ser averiguada, pois ele pode ser usado em avaliaes heursticas e na realizao de testes com grupos de usurios. Segundo Nielsen [9] esses laboratrios foram implantados nas companhias desenvolvedoras de software mais fortemente a partir de 1989. O autor sugere que no preciso comear com uma grande estrutura para um laboratrio e que o importante comear para crescer depois. Enquanto o laboratrio no uma realidade deve-se procurar alternativas que minimizem a falta de um ambiente especialmente preparado, como a observao informal dos usurios durante a realizao das atividades no computador e o compartilhamento de recursos atravs de convnios com

1.

Cybis, W.A..; Pimenta, Marcelo Soares; Silveira, M.C.; Gamez, L. Uma Abordagem Ergonomica para o Desenvolvimento de Sistemas Interativos. In: Anais do I Workshop Brasileiro Sobre Fatores Humanos Em Sistemas Computacionais, IHC 98, 1998. Endler, Antnio M. Mtodo do Design Macroergonmico aplicado ao Desenvolvimento de um Software Corporativo de Correio e Agenda na Web. Dissertao de Mestrado, PPGEP/UFRGS Programa de Ps-graduao em engenharia de produo/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. Endler, A. M., Fogliatto, F. S., Guimaraes, L. B. M. Design Ergonmico de Software de Correio e Agenda Corporativos na Web In: IHC 2001, 2001, Florianpolis. IHC 2001 4 Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. , 2001. v.1. p.96 107 Fogliatto, Flvio.; Guimares, Lia B.M. Design Macroergonmico: uma proposta metodolgica para projeto de produto. Produto & Produo Porto Alegre, v.3, n.3, 1999. Kelley, Tom; Litman, Jonathan A Arte da Inovao - Lies de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design Ed Futura. So Paulo, 2001. Labiutil/Ufsc - Laboratrio de Utilizabilidade/ Universidade Federal de Santa Catarina. Web ErgoList. http://www.labiutil.inf.ufsc.br/ergolist, (documento recuperado em 29/04/1999). Mack, Robert L, e Nielsen, Jakob. Usability inspection methods: rapport on a workshop held at chi'92. Monterey, CA, maio,1992. SIGCHI Bulleting, pag. 28-33MARCUS, Aeron. Graphical User interfaces. In HELANDER, M. Hand book of Human Computer-Interaction. 2ed . Elsevier, 1997. pag 423-440. Nielsen, Jakob. Ten good deeds in Web Design. http://www.useit.com/alertbox/991003.html,

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

98

Mediando e Transformando o Cotidiano

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

outubro, 1999 28/08/2000). 9.

(documento

recuperado

em

Nielsen, Jakob. Usability laboratories. Behaviour & Information Technology 13, 1&2, 3-8, 1994.

10. Nielsen, Jakob. Technology Transfer of Heuristic Evaluation and Usability Inspection. In IFIP Interact 95 Lillehammer, Norway, junho, 1995. http://www.useit.com/papers/heristic/learning_inspe ction.html (documento recuperado em 17/04/2000). 11. Norman, Don. Palestra convidada do IHC2001 Gramado-RS, 2001.

12. Parizotto, Rosamelia. Elaborao de um Guia de Estilos para Servios de Informao em Cincia e Tecnologia via Web. Dissertao de Mestrado, PPGEP/UFSC - Programa de Ps-graduao em engenharia de produo/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1997. 13. Righi, Carlos A. R. Aplicao de Recomendaes Ergonmicas ao Componente de Apresentao da Interface de Softwares Interativos. Dissertao de Mestrado, PPGEP/UFSC - Programa de Psgraduao em engenharia de produo/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1993.

Mediando e Transformando o Cotidiano

99

IHC 2004 Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004

100

Mediando e Transformando o Cotidiano

You might also like