You are on page 1of 42

1

APOSTILA DE FILOSOFIA
2 ano do Ensino Mdio
-

1 PARTE -

FILOSOFIA DA CINCIA
Prof. Laerte Moreira dos Santos

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SO PAULO

So Paulo, 1 Semestre de 2001

FILOSOFIA DA CINCIA
1. Pensando filosoficamente sobre o Conhecimento Cientfico A cincia tem um grande prestgio no mundo de hoje. As grandes empresas principalmente as grandes multinacionais tm o seu laboratrio prprio para desenvolver as suas pesquisas. No capitalismo de hoje a cincia j reconhecida como um fora de produo, como elemento importante da acumulao e ampliao do capital. Est na base de toda esta tecnologia avanada do nosso mundo de hoje. Por isso, a filosofia que no tem um objeto prprio, ou seja, tudo pode ser objeto da filosofia, mas que tem um modo de analisar, de investigar especfico, no poderia deixar de lanar as suas perguntas sobre a cincia, sobre o conhecimento cientfico. O QUE ? COMO ? POR QUE ? MAS QUAL A IDIA QUE TEMOS DO CIENTISTA? aquele que, justamente, tem o conhecimento cientfico que lhe permite revelar a verdade sobre as coisas e por isso pode falar com autoridade e a ns compete aceitar o que ele afirma. Todos esto atentos s palavras dos cientistas em todos os campos do saber: ouve-se o psiclogo, ouve-se o pedagogo, ouvese o fsico, ouve-se o qumico, etc. Acreditamos que o cientista chega verdade graas a procedimentos rigorosos que inclui entre outras coisas o mtodo, a observao dos fatos, a experincia. E tudo isto com uma postura totalmente neutra. Oras, pensando assim no estamos transformando o cientista em um mito? Alm dos mais, h tanta certeza assim no conhecimento cientfico das coisas? Se o cientista segue um mtodo, observa os fatos, faz experincias, o que o mtodo, o que so fatos, o que fazer experincias? O trabalho cientfico realmente neutro ou perpassado por interesses polticos? Estas perguntas so de carter filosfico. No de competncia dos cientistas saber o que a cincia, o que distingue este conhecimento dos outros, o que o mtodo, o que a verdade, qual a relao entre os fatos e o sujeito que conhece, o que a chamada objetividade cientfica, porque o cientista um mito. Estes podem at dedicar-se a esta reflexo mas a partir deste momento esto agindo como filsofos e no como cientistas. VAMOS DAR ALGUNS EXEMPLOS DE QUESTIONAMENTOS FILOSFICOS NO MBITO DA CINCIA:

Quanto objetividade cientfica: existe realmente a chamada objetividade cientfica? Qual a relao entre o sujeito que Quanto observao dos fatos: observo passivamente os fatos ou os vejo de acordo com os meus projetos? Ser que no
conhece e o objeto a conhecer? vejo as coisas de na medida em que elas corresponderem a determinado interesse? Os fatos acontecem independentemente de mim ou eu de certa forma crio os fatos? Quanto aos fatos em si: ser que toda teoria cientfica se apoia em fatos? Se assim por que h teorias diferentes no campo cientfico sobre uma mesma realidade? Os fatos falam por si? Ser que verdade que contra fatos no h argumento? Existe a neutralidade no conhecimento cientfico ou ele est marcado por relaes polticas? Quais os interesses polticos que perpassam pelo conhecimento cientfico? Qual a relao entre cincia e poder? Quanto ao fato de o cientista ter virado um mito na nossa poca: Isto no perigoso? Rubem Alves, consciente deste perigo, afirma: "Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivduos so liberados da obrigao de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam."(Op. Cit. Pg. 11)

Estes questionamentos filosficos nos revelam o quanto importante a reflexo filosfica sobre a cincia pois ela nos ajuda a lutar contra o cientificismo que se prope como saber absoluto sobre as coisas e o homem. Mas ao mesmo tempo estes questionamentos evidenciam o papel da imaginao, do sujeito no processo do conhecimento cientfico. O conhecimento cientfico algo profundamente humano.

3 A cincia revela o homem como criador. Mas o que queremos que essa criao seja direcionada para fazer com que o mundo seja cada vez melhor para o homem e no para a sua destruio. 2. O senso comum e o conhecimento cientfico Para sabermos o que cincia, o que conhecimento cientfico, precisamos distingui-los do chamado senso comum. Iniciamos com as perguntas abaixo:

Como duvidar que o sol seja menor do que a Terra se, todo dia, vemos um pequeno crculo de cor vermelha percorrendo Como duvidar que a terra seja imvel se diariamente vemos o sol nascer, percorrer o cu e se pr? Cada espcie de animal no surgiu tal como o conhecemos? Como imaginar um peixe tornar-se rptil ou um pssaro? A
Bblia no nos ensina que Deus criou em um nico dia todos os animais? Certezas como esta esto presentes na nossa vida e expressam o que ns chamamos de "senso comum". Porm a astronomia nos revela que o sol muitas vezes maior do que a Terra e que a Terra que se move em torno dele. J a biologia nos ensina que as espcies de animais se formaram a partir de modificaes de microorganismos extremamente simples e isto ao longo de milhes de anos. Voc, com certeza, j deve ter ouvido algum dizer: "Dize-me com que andas que eu te direi quem s"; ou: "Mais vale um pssaro na mo do que dois voando". Esses dois exemplos nos mostram com o senso comum se manifesta atravs dos ditos populares, das crenas do povo. um verdadeiro receiturio para o homem resolver os seus problemas da vida diria. um saber no-sistematizado mas muito til para guiar o homem na sua vida cotidiana. obtido geralmente pelas observaes realizadas pelos sentidos. A bela letra desta msica abaixo, de Ivan Lins e Vitor Martins, deixa isto claro : Daquilo que eu sei nem tudo me deu clareza Nem tudo foi permitido nem tudo foi concebido Daquilo que eu sei nem tudo foi proibido Nem tudo me foi possvel, nem tudo me deu certeza No fechei os olhos, no tapei os ouvidos Cheirei, toquei, provei. Ah! Eu usei todos os sentidos S no lavei as mos e por isso que eu me sinto Cada vez mais limpo... (Ivan Lins e Vitor Martins. In: Lins, Ivan. Daquilo que eu sei. Rio de Janeiro: Polygram/Philips,1981) o cu?

H, pois, uma grande diferena entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento cientfico. Diramos que o senso comum no se caracteriza pela investigao, pelo questionamento, ao contrrio da cincia. Fica no imediato das coisas, caracteriza-se pela subjetividade. ditado pelas circunstncias. subjetivo, isto , permeado pelas opinies, emoes e valores de quem o produz: "Quem ama o fio, bonito lhe parece" e "Nossa amiga que rouba cleptomanaca; o trombadinha ladro e marginal!"

J O CONHECIMENTO CIENTFICO:

desconfia de nossas certezas, de nossa adeso imediata s coisas, da ausncia de crtica. Onde o senso comum v muitas vezes fatos e acontecimentos, o conhecimento cientfico v problemas e obstculos. Ele busca leis gerais para os fenmenos Ex.: a queda dos corpos explicada pela lei da gravidade. No acredita em generalizador, pois rene individualidades sob as mesmas leis, sob as mesmas medidas. Ex.: a qumica nos revela que
milagres mas acredita na regularidade, constncia, freqncia dos fenmenos.

a enorme variedade de corpos se reduz a um nmero limitado de corpos simples que se combinam de modos variados. Aspira objetividade enquanto o senso comum se caracteriza pela subjetividade. Dispe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos so definidos de modo a evitar qualquer ambigidade. quantitativo: busca medidas, padres, critrios de comparao e de avaliao para coisas que parecem ser diferentes. Por isto, a matemtica se constitui em instrumento importante de vrias cincias. Tem mtodo rigoroso para a observao , experimentao e verificao dos fatos. Diferentemente do Senso Comum que muitas vezes marcado pelo sentimento, o conhecimento cientfico se pretende racional.

Mas no so somente os cientistas, aqueles que tiveram uma formao especfica para pensar cientificamente, que so capazes de agir de forma cientfica. No nosso cotidiano nos deparamos com determinados problemas e tentamos solucion-los atravs de rudimentos cientficos que todos ns temos. Vamos dar um exemplo: - Voc est guiando um automvel e de repente ele para.

No h possibilidade de chamar o mecnico ou outra pessoa para lhe ajudar. O que voc far? Descreva o seu raciocnio em uma folha de papel.
Como resolveria o problema? Talvez voc ficasse desesperado. Mas com certeza tentaria resolver o problema. Neste caso particular voc precisaria ter um conhecimento mnimo a respeito do funcionamento do motor do automvel. E a experincia mostra que a maioria das pessoas que dirigem o tem. Se voc, por exemplo, abrir a tampa do motor, verificar se h algum fio solto ou dar umas pequenas batidas nas peas, isto j revela um certo conhecimento do motor apesar de parecer bem primrio. O que revelam estas pequenas batidas? Que voc sabe que a gasolina passa por canos e estes eventualmente podem estar entupidos. Ento as pequenas batidas tm o objetivo de desentupir, revelando um ato racional e sensato. No caso da verificao de fios soltos, esta atitude revela que voc sabe que a eletricidade, necessria ao carro, circula por fios, o que no acontece quando os fios esto quebrados ou desligados. Enfim estas duas atitudes revelam que voc possui um MODELO do motor, embora rudimentar. Um MODELO que com certeza no seria o mesmo para um indgena. Se porventura coubesse a ele a resoluo deste problema o seu modelo seria a feitiaria. Esta situao revela uma coisa muito importante. Foi o defeito que fez voc agir. Se no houvesse problemas com o carro, se o carro no enguiasse, voc seguiria viagem sem nem sequer pensar que os automveis tem motor. O QUE NO PROBLEMTICO NO PENSADO. Podemos, ento, com outras palavras, afirmar que todo pensamento comea com um PROBLEMA. "Quem no capaz de perceber e formular problemas com clareza no pode fazer cincia".( Rubem Alves, Filosofia da Cincia, pg. 23) Por isso, Jos Saramago, escritor portugus afirma: "Tudo no mundo est dando respostas, o que demora o tempo das perguntas" ________________________________________________________________________________ Vamos agora dar uma pequena parada nesta leitura e promover uma reflexo:

5 - O ensino na escola se preocupa mais com a capacidade de resposta do aluno ou com a sua capacidade de formulao de problemas? Qual a sua opinio? Quais as conseqncias para o ensino da cincia? _______________________________________________________________________________ Mas voltemos ao problema do automvel. O motor do automvel foi feito para funcionar e com perfeio. resultado de um esquema, de um plano. Se se respeitar o esquema, o plano, no tem porque no funcionar. Isto significa o seguinte: voc s pode resolver o problema do automvel se reconstruir idealmente, ou seja, na sua mente, o plano do automvel. Vamos ento reconstruir um MODELO bem simplificado do motor do automvel. Com certeza, a grande maioria das pessoas sabe que o motor funciona por conta de uma exploso numa cmara fechada. H dois fatores imprescindveis para que ocorra a exploso: combustvel e eletricidade. Uma presso produzida por esta exploso e isto faz o carro andar. Ento, voc pode concluir: sem gasolina e/ou sem eletricidade o motor no funciona. Veja a figura:

No circuito 1, a gasolina sai do tanque t e chega


at cmara onde acontece a exploso por conta da fasca eltrica. J no circuito 2, a eletricidade vai da bateria b at a mesma cmara onde se d a exploso e.

Este modelo lhe possibilita ento trs hipteses para o fato de o carro ter enguiado: 1 Hiptese: falta gasolina. 2 Hiptese: falta eletricidade. 3 Hiptese: falta gasolina e eletricidade. O carro pra em qualquer um destes casos. Note que houve uma seleo das hipteses. Em princpio voc poderia formular mil e uma hipteses. Por exemplo, poderia formular a hiptese de que a carro enguiou porque Deus o castigou. Poderia tambm atribuir ao destino. Mas se voc descarta esta hiptese e outras semelhantes porque voc no acredita em intervenes sobrenaturais na natureza. As suas hipteses surgem a partir de algo que possa ter existncia real, e isto, do MODELO de motor. As suas hipteses surgem ligadas intrinsecamente a este MODELO. Agora voc precisa fazer aquilo que os cientistas chamam de PESQUISA: voc precisa testar as suas HIPTESES. _______________________________________________________________________ HIPTESES so construes mentais na busca de explicao para determinado problema, como se fosse uma resposta antecipada para o problema, eu imagino antes de comprovar pela experincia qual seria a explicao. ______________________________________________________________________ Vamos retomar agora todo o processo de sua ao para resolver o problema do automvel:

1. 2. 3. 4.

Voc se deparou com um problema que o fez pensar, faz suas observaes. Voc recorreu ao modelo da mquina. Voc criou hipteses sobre a causa do defeito. Por fim, voc testou as suas hipteses.

Este um caminho, um processo semelhante ao seguido pelo cientista. J podemos adiantar que voc seguiu um MTODO. O MTODO um caminho para se chegar explicao das coisas. O MTODO uma ordem que se segue na investigao de alguma coisa para se atingir um fim determinado. Etimologicamente, vem de meta, "ao longo de", e hods, "via, caminho".

6 imprescindvel no processo do conhecimento, em todos os campos de saber, seja no da Filosofia seja nos das cincias. Vamos ilustrar este processo de descoberta cientfica que chamamos de MTODO, com um exemplo histrico no mbito da investigao das cincias da sade. um fato acontecido no Hospital Geral de Viena (ustria) em 1844. Refere-se descoberta da causa da febre puerperal pelo mdico suo Iguaz Semelweiss. "Este hospital possua dois servios de maternidade. No Primeiro Servio da Maternidade desse Hospital, das 3.157 mulheres internadas para os procedimentos do parto, 260 (ou seja, 8% delas) morriam de febre puerperal (doena infecciosa que pode atacar as mulheres aps o parto. Em 1845, esse percentual foi de 6% e, em 1846, ele chegou a 11, 4%. Esse nvel de mortalidade tornava-se mais alarmante com a constatao de que os ndices de mortalidade, pela mesma doena, no Segundo Servio de Maternidade do Hospital, eram bem menores. No caso, 2,3% para 1844; 2,9% para 1845 e 2,7% para 1846. A estava o desafio para Semelweiss. A estava a realidade, o aspecto oculto da realidade que ele desconhecia: o que causa nvel to alto de mortalidade nas parturientes do Primeiro servio, que no atinge as gestantes do Segundo Servio? Atormentado pelo terrvel problema, Semelweiss esforou-se para resolv-lo seguindo um caminho que ele mesmo veio a descrever mais tarde em livro que escreveu sobre a causa e a preveno da febre puerperal. Comeou considerando vrias explicaes ento em voga; algumas rejeitou logo por serem incompatveis com fatos bem estabelecidos; outras, passou a submeter a verificaes especficas. Uma idia amplamente aceita na poca atribua as devastaes da febre puerperal a "influncias epidmicas", vagamente descritas como mudanas "csmico-atmosfricas" espalhando-se sobre bairros inteiros e causando febre nas mulheres internadas. Mas, raciocina Semelweiss, como poderiam tais influncias afetar o Primeiro Servio durante anos e poupar o Segundo? E como poderia conciliar-se essa idia com o fato de estar a febre grassando no Hospital sem que praticamente ocorresse outro caso na cidade de Viena ou em seus arredores? Uma epidemia genuna, como a clera, no poderia ser to seletiva. Finalmente, Semelweiss nota que algumas das mulheres admitidas no Primeiro servio, residindo longe do hospital, vencidas pelo trabalho de parto ainda em caminho, tinham dado luz em plena rua; pois, a despeito dessas condies desfavorveis, a taxa de morte por febre puerperal entre esses casos de "parto de rua" era menor que a mdia no Primeiro Servio. Segundo outra opinio, a causa da mortalidade no Primeiro servio era o excesso de gente. Mas Semelweiss observa que esse excesso era ainda maior no segundo servio, o que em parte se explicava como resultado dos esforos desesperados das pacientes para evitar o Primeiro Servio, j mal-afamado. Ele rejeita tambm duas conjeturas semelhantes, ento correntes, observando que no havia diferena entre os dois Servios quanto dieta e ao cuidado geral com as pacientes. Em 1846, uma comisso nomeada para investigar o assunto atribua a predominncia da doena no Primeiro Servio a danos causados pelo exame grosseiro feito pelos estudantes de Medicina, que recebiam seu treino em obstetrcia apenas no Primeiro Servio. Semelweiss observa, refutando esta opinio, que:

1. os danos resultantes naturalmente do processo de parto so muito mais extenso que os que poderiam ser causados
por um problema grosseiro;

2. parteiras que recebiam seu treino no segundo servio examinavam suas pacientes quase do mesmo modo, mas sem 3.
os mesmos efeitos nocivos; quando, em conseqncia do relatrio da comisso, o nmero dos estudantes de Medicina ficou diminudo metade e os seus exames nas mulheres foram reduzidos ao mnio, a mortalidade, depois de breve declnio, elevou-se a nveis ainda mais altos do que antes.

Vrias explicaes psicolgicas tinham sido tentadas. Uma delas lembrava que o Primeiro Servio estava disposto de tal modo que um padre, levando o ltimo sacramento a uma moribunda, tinha que passar por cinco enfermarias antes de alcanar o quarto da doente: o aparecimento do padre, precedido por um auxiliar soando uma campainha, produziria um efeito aterrador e debilitante nas pacientes dessas enfermarias e as transformava em vtimas provveis da febre. No Segundo Servio, no havia esse fator prejudicial porque o padre tinha acesso direto ao quarto da doente. Para verificar esta conjetura Semelweiss convenceu o padre a tomar um outro caminho e no soar a campainha, chegando ao quarto da doente silenciosamente e sem ser observado. Mas a mortalidade no Primeiro servio no diminuiu. Observaram, ainda, a Semelweiss, que no Primeiro servio as mulheres, no parto, ficavam deitadas de costas e, no Segundo servio, de lado. Mesmo achando a idia inverossmil, decidiu, como um nufrago se agarra a uma palha, verificar se a diferena de posio poderia ser significante. Introduzindo o uso da posio lateral no Primeiro Servio, a mortalidade no se alterou. Finalmente, no comeo de 1847, um acidente deu a Semelweiss a chave decisiva para a soluo do problema. Um colega, Kolletschka, feriu-se no dedo com o bisturi de um estudante que realizava uma autpsia e morreu depois de uma agonia em que se revelaram os sintomas observados nas vtimas da febre puerperal. Apesar de nessa poca no estar ainda reconhecido o papel desempenhado nas infeces pelos microorganismo, Semelweiss compreendeu que "a matria cadavrica", introduzida na corrente sangnea de Kolletschka pelo bisturi que causara a doena fatal do seu colega. As semelhanas entre o curso da doena de Kolletschka e o das mulheres em sua clnica levaram Semelweiss concluso de que suas pacientes morreram da mesma espcie de envenenamento do sangue: ele, seus colegas e

7 os estudantes tinham sido o veculo do material infeccioso, pois vinham s enfermarias logo aps realizarem dissecaes na sala de autpsia e examinavam as mulheres em trabalho de parto depois de lavarem as mos apenas superficialmente, muitas vezes retendo o cheiro nauseante. Novamente, Semelweiss submeteu sua idia a um teste. Raciocinou que, se estivesse certo, ento a febre puerperal poderia ser prevenida pela destruio qumica do material infeccioso aderido s mos. Ordenou, ento, que todos os estudantes lavassem suas mos numa soluo de cal clorada antes de procederem a qualquer exame. A mortalidade pela febre logo comeou a decrescer, caindo, em 1848, a 1,27% no Primeiro Servio, enquanto que no segundo era de 1,33%. Justificando ainda mais suas idias ou sua HIPTESE, como tambm diremos, Semelweiss observou que ela explicava o fato de ser a mortalidade do Segundo Servio mais baixa: l, as pacientes eram socorridas por parteiras cujo treino no inclua instruo anatmica por dissecao dos cadveres. E a hiptese tambm explicava a menor mortalidade entre os casos de "parto de rua", pois as mulheres que j chegavam trazendo seus bebs ao colo raramente eram examinadas aps a admisso e tinham, assim, melhor sorte de escapar infeco. Finalmente, a hiptese explicava o fato de serem vtimas de febre os recm-nascidos cujas mes tinham contrado a doena durante o trabalho de parto, pois ento a infeco podia ser transmitida criana antes do nascimento, atravs da corrente sangnea comum me e ao filho, o que era impossvel quando a me permanecera sadia. (Cipriano Carlos Luckesi e Elizete Silva Passos. Introduo Filosofia aprendendo a pensar. pg. 20-24)

claro que hoje sabemos que a febre puerperal causada por microorganismos. Semelweiss no chegou verdadeira causa. Porm em um primeiro momento conseguiu diminuir o nmero de mortes. Aps a leitura deste longo texto faamos uma reflexo em grupo:

Faa com seus colegas um esquema do processo seguido por Semelweiss at a descoberta da causa da febre
puerperal e tire as suas concluses sobre o processo do conhecimento cientfico.

BIBLIOGRAFIA

1. ALVES, RUBEM. Filosofia da Cincia - Introduo ao jogo e suas regras. Editora Brasiliense. 1981. So Paulo 2. CHAU, MARILENA. Convite Filosofia. Editora tica. 1994. So Paulo 3. .LUCKESI, CIPRIANO CARLOS e PASSOS, ELIZETE SILVA. Introduo Filosofia - aprendendo a pensar. Cortez
Editora. 2 Edio. 1996. So Paulo

4. FOUREZ, GRARD. A construo das cincias - introduo filosofia e tica das Cincias. Editora Unesp. 1995. So
Paulo

5. STIRO, ANGLICA e WUENSCH, ANA MIRIAM. Pensando melhor Iniciao ao filosofar. Editora Saraiva. 1997.
So Paulo 3. Modelo, Organizao de Dados e Cincia Um elemento importante do conhecimento cientfico o MODELO. Modelo pode ser uma maquete, um esboo, ou at uma teoria. Por exemplo, temos o modelo mecnico de Newton, o modelo heliocntrico de Ptolomeu, o modelo da seleo natural de Darwin ou o modelo atmico. O modelo o que possibilita a organizao dos dados com os quais o cientista se depara. O modelo no dado de forma imediata, no fornecido pelos dados. Depende muito da imaginao do Cientista. O que ele v so dados esparsos. necessrio organizar estes dados, inseri-los dentro de um todo. O modelo vai possibilitar tal empreitada. Para ilustrar esta afirmao vamos nos valer da chamada psicologia da forma (ou gestltica; na lngua alem Gestalt significa forma). Esta psicologia nos diz que a percepo um ato que nos possibilita a organizao de dados soltos e isolados em totalidades significativas. As partes s tem sentido se fizerem parte de um todo.

OBSERVE AS FIGURAS ABAIXO:

O que voc percebeu? Voc reuniu detalhes dentro de um todo. Voc tinha na mente o modelo de determinada figura e encaixou os detalhes dentro deste. Assim procede a cincia: esta dispe de um modelo. A partir deste que investigar o real que se apresenta como um quebracabeas. O cientista ter que organizar estes pedaos e s o far imaginando um modelo. Alis no jogo chamado "quebra-cabeas" tambm agimos de forma semelhante: aos nos depararmos com as peas espalhadas tentamos imaginar a figura que elas formam. Mas voc deve ter reparado tambm que dependendo da perspectiva voc v uma figura ou outra. Por que acontece isto? Os dados, os detalhes se alteraram? De forma nenhuma. Esta experincia demonstra que a nossa percepo no foi produzida pelos dados, pelos detalhes. Estes foram pistas. A nossa mente os organizou em totalidades (modelos) e eles passam a ter sentido. Outra pergunta: possvel ver as duas figuras ao mesmo tempo? Voc verificar que no. A viso de uma implica que eu fique cego para a outra.

9 Assim acontece na processo cientfico. Sempre interpreto dentro de um modelo. Se algo me escapa dentro deste modelo terei que criar um outro. Na histria da psicanlise isto pode ser constatado: antes de Freud a psicologia considerava os sonhos e lapsos destitudos de significao. Simplesmente eram ignorados. O modelo que organizava os dados psicolgicos no os levava em considerao. Oras, Freud comeou a achar que eram importantes, que tinham significado. Para isto teve que criar outro modelo terico.

"Se os cientistas, e outras pessoas preocupadas com o saber, tivessem conscincia deste fato, seriam mais humildes em suas afirmaes e compreenderiam que as verdades que lhes parecem to claras, to bvias, so resultados da perspectiva especfica que adotam." (Introduo filosofia da Cincia, Rubem Alves, 1981, Ed. Brasiliense, pg. 158)

BIBLIOGRAFIA

1. ALVES, RUBEM. Filosofia da Cincia - Introduo ao jogo e suas regras. Editora Brasiliense. 1981. So 2. 3.
Paulo FOUREZ, GRARD. A construo das cincias - introduo filosofia e tica das Cincias. Editora Unesp. 1995. So Paulo ARANHA, MARIA LCIA DE ARRUDA. Filosofando, Introduo Filosofia. Editora Moderna'. 1986. So Paulo

4. Cincia, fatos, observao Vamos repetir a observao sobre as figuras j apresentadas para entender a relao entre os fatos e a observao. Os fatos se revelam atravs da minha observao. Eu observo os fatos. J vimos que a observao j uma organizao da viso. No se d de forma passiva. Somente posso dizer que h uma folha sobre a escrivaninha se j tiver uma idia do que seja uma folha de papel. Se observo os desenhos citados, dependendo da forma como organizo a minha viso, a minha observao, ora vejo um coelho, ora vejo um pato, uma escada vista de cima ou de baixo, uma velha ou uma moa. Na observao eu j utilizo uma srie de noes que eu j possua antes. Para observar sempre preciso relacionar aquilo que se v com noes que j se possua anteriormente. UMA OBSERVAO UMA INTERPRETAO. OBSERVAR OS FATOS INTERPRETAO. O FATO NO FALA POR SI. PRECISA SER INTERPRETADO. Ns, de certa forma, participamos da construo dos fatos. Claude Bernard j dizia: Um fato nada por si, ele s vale pela idia que se vincula a ele. (citado por Claude Chrtien em A cincia em ao, pg.89) Podemos dizer que construmos os fatos porque a significao dos fatos dada por ns atravs de nossas idias, de nossas teorias, de nosso modelo. Observa-se de uma forma adequada ao projeto que se possui. Ou seja a observao conduzida. OBSERVAR SEMPRE RELACIONAR. A OBSERVAO NO DEPENDE SOMENTE DE UM DADO, MAS DE UMA ATIVIDADE DO SUJEITO QUE OBSERVA. Por isso no podemos dizer simplesmente que o conhecimento cientfico se baseia em fatos. Isto uma meia verdade. Notou que Semelweiss buscou os fatos que eram decisivos para a confirmao ou negao de seu modelo de explicao?

10 Os cientistas s buscam os fatos que so decisivos para a confirmao ou negao de suas teorias. (in Alves, Rubens. Filosofia da Cincia, pg. 42) Podemos nos lembrar tambm de Galileu Galilei. Criticava-se Galileu porque ele no respeitava os fatos. Este com um certo ar arrogante, sugeria que as diferenas, os detalhes, o especfico, no tinham importncia alguma. O que interessava eram as regularidades e uniformidades. A o invs da partir da realidade e sua imensa variedade, impunha sobre ela uma camisa-de-fora, obrigando as diferenas a se dissolveram nos caldeires das identidades matemticas. Tudo , em nossa experincia, diz que a tendncia de todos os movimentos o repouso. Galileu, em nome de exigncias matemticas, afirma que a tendncia de todos o movimento continuar indefinidamente em movimento. E surge a idia da inrcia, um conceito que no , de forma alguma, derivado da observao, mas imposto sobre ela. Vejam como raciocinava Galileu: fingia experimentos e os realizava pela imaginao apenas, pois que a natureza no apresentava nenhuma situao em que as condies por eles exigidas pudessem ser observadas.

Imaginemos trs planos, como no desenho.

No primeiro deles a bola lanada, ao atingir o plano inclinado que sobe andar cada vez mais devagar, at atingir velocidade igual a zero, e da voltar. No terceiro plano a situao oposta, porque o plano inclinado descendente, e a bola ficar com velocidade cada vez maior. No primeiro caso, acelerao negativa. No segundo caso, acelerao positiva. A partir destes dois casos imaginemos uma situao intermediria: um plano que, ao final, no possui nem plano inclinado ascendente, nem descendente. Para se obter tal situao, basta usar um artifcio matemtico. Vamos comear a baixar o plano inclinado ascendente. J desacelerao ficar cada vez menor. Faamos o inverso com o terceiro plano. A acelerao ficar, de forma idntica, cada vez menor. At a situao-limite, em que o superior se encontra com o inferior. Que obtemos nesta situao-limite, imaginria? Obtemos uma bola com acelerao igual a zero, ou seja, movimento retilneo uniforme. Est assim definido, por pura reflexo matemtica, o princpio da inrcia. A questo se se pode violentar assim a observao, a evidncia dos olhos, aquilo que a natureza nos diz diretamente, sem rodeios. E da a exigncia dos adversrios de Galileu: necessrio descrever a natureza nos seus mnimos detalhes, com absoluta fidelidade aos dados, respeitando as diferenas, fazendo justia s nuanas. Ao fazer filosofia natural nome que se dava cincia temos de copiar, classificar fielmente os dados concretos. No estaremos fazendo justia a estes dados se, ao invs de observar a natureza atravs de todas e cada uma de suas manifestaes particulares, tentarmos convert-la num sistema de relaes gerais e abstraes (Ernst Cassirer. El Problema del conocimiento v. I.. p. 349)

11 Que que voc acha destas afirmaes? Esto certas? Esto erradas? Se voc achar que elas esto certas , elabore um argumento em sua defesa. Se voc achar que esto erradas, refute-as. (in Alves, Rubens. Filosofia da Cincia, pg. 81 e 82)

Kant, filsofo que viveu no sculo XVIII disse: A razo no pode deixar-se arrastar pela natureza. Ao contrrio, ela que deve mostrar o caminho (...) obrigando a natureza a dar respostas s questes que ela mesma propes. (... ) A razo (...) se aproxima da natureza (...) como um juiz que obriga a testemunha a responder questes que ele mesmo formulou. O que Kant quer significar que o cientista no uma pessoa muda perante os fatos. Em si no falam, no significam nada. So cegos e mudos. O cientista o juiz. Faz perguntas. E pergunta porque a sua razo s se satisfaz ao compreender o compl, a trama, a teia de relaes que torna os fatos inteligveis (o . cit. Pg. 132) Vamos imaginar que estamos perante um jri. No bancos dos rus est um assassino. Sabemos que Joo matou Pedro. Joo foi a causa da morte de Pedro. Estes so os fatos. Quanto a isto, os promotores e os advogados de defesa esto de acordo. Podemos at imaginar que o ru tenha confessado. Ento h a realidade do crime praticado, h o fato do crime. Mas, a questo que os fatos por si s no explicam o ocorrido. Por isso perguntamos: Por que razo Joo matou Pedro? Foi um acidente? Para roubar? Vingana? Por amor: eram homossexuais?.... Veja: o fato de ter Joo matado Pedro adquire sentidos totalmente diferentes dependendo do contexto explicativo em que colocado. PARAR AO NVEL DOS FATOS PODE EVITAR OS CONFLITOS. MAS NOS DEIXA AQUM DA EXPLICAO. --------------------------------------Ento os fatos so o ponto de partida, a partir da problematizao, para um teoria cientfica. O conhecimento cientfico no uma simples cpia do real. O cientista no um escriba da natureza que apenas registra fatos. A cincia um dilogo com o real que nos apresenta problemas que pedem solues. As perguntas feitas determinam as respostas. E porque isto? Porque o homem no se confunde com o mundo natural. No somos coisa. O homem separado do mundo real e s chega a ele atravs do discurso, da linguagem, da interpretao que so elementos profundamente humanos. J nossa experincia em relao ao real nos mostra que ele se d e se furta. Se o real no se d plenamente ento cabe a ns imaginarmos como ele deveria ser entrando no campo das interpretaes. Mas tendo bem claro que nunca teremos certeza de que a nossa interpretao a verdadeira realidade. Leiamos o que nos diz Einstein escrevendo a respeitos dos conceitos fsicos: Os conceitos fsicos so livres criaes do esprito humano e no, so, como se poderia acreditar, determinados exclusivamente pelo mundo exterior. No esforo que fazemos para compreender o mundo, assemelhamo-nos um pouco ao homem que tenta entender o mecanismo de um relgio fechado. Ele v o mostrador e os ponteiros em movimento, ouve o tique-taque, mas no tem como abrir o estojo. Se for engenhoso, poder formar alguma imagem do mecanismo que ele tornar responsvel por tudo o que observa, mas nunca estar seguro de que sua imagem seja a nica capaz de explicar suas observaes. Nunca estar em condies de comparar sua imagem com o mecanismo real, e nem mesmo pode se representar a possibilidade ou o significado de uma tal comparao. (citado por Claude Chrtien, no livro A cincia em ao, pg. 43-44)

12 Conclumos que nunca teremos a certeza do que o real. A cincia no oferece cpias do real. Ela nos d apenas teorias provisrias, interpretaes do que seja o real. Nenhuma teoria verdadeira no sentido que se identifica plenamente com o real. Seria se tivssemos acesso direto realidade, mas sabemos que isto no possvel. Na bela expresso do filsofo Rubem Alves, o cientista um caador do invisvel. Ou lembrando Saint Exupery: o essencial invisvel aos olhos. Ento nos cabe imaginar, interpretar, criar teorias. ____________________________________________________________________________________________________ OBSERVAO: todo o texto que vem a seguir, entre aspas, do filsofo Rubem Alves, no livro Filosofia da Cincia, pg. 94-103 o sublinhado, itlico, negrito so do professor Laerte

"Poderamos comparar teorias com redes. Se o pescador faz suas redes com fios, o cientista faz suas redes com palavras. Estas redes tem o nome de teorias." Teorias so enunciados sobre o comportamento dos objetos do interesse do cientista. Mas o valor da rede tem muito a ver com o tamanho das malhas. Se voc s deseja peixes grandes mas usa uma rede que traz tudo, sua rede no adequada." "Uma rede vale no s pelo que pega mas tambm pelo que deixa passar. " Por exemplo: a psicologia tradicional pensava que a sua lagoa s continha peixe que nadavam nas guas do consciente e do racional. quaisquer fenmenos que se desviassem da conscincia e da racionalidade eram simplesmente classificados como perturbaes irrelevantes, que no deviam ser levadas em considerao. Ela se comportava frente aos fenmenos mentais da mesma forma como um ouvinte de msica se comporta, com o seu rdio de ondas curtas ligado. Junto com a msica parece uma srie de bips curtos, que no so fala, nem msica, nem coisa nenhuma. Ele ignora os tais rudos e concentra sua ateno na bela pera que ouve... Um outro ouvinte, que conhea cdigo morse, pode perceber que aquilo que o amante da msica escutou sem dar ouvidos uma importante mensagem. A psicologia tradicional ignorava os lapsos, os sonhos, os comportamentos neurticos e psicticos, como sendo destitudos de significao. Por isto sus redes propositadamente deixavam que eles passassem: eram peixes que os cozinheiros de planto no sabiam preparar... Freud elaborou uma nova teoria e os peixes antes rejeitados como repulsivos passaram a ser procurados com empenho. Lapsos, sonhos, sintomas neurticos so os ingredientes da nova receita e, por isto mesmo, pescados por suas redes. " "Lembremo-nos a caada de Semmelweis:" "Qual era o problema? Havia um criminoso solta numa das alas do hospital. Curioso que ele s atacasse as mulheres que eram tratadas pelos mais competentes e mais bem preparados mdicos e estudantes de medicina." "Eis o caminho seguido por Semmelweis:" "Antes de mais nada ele fazia uma hiptese. Lembre-se de que uma hiptese uma afirmao feita por ns e que depois pedimos para a natureza confirmar ou negar." "Depois de feita a hiptese, preparava a rede ou a armadilha. bvio que as redes ou armadilhas (a que a gente d o nome de mtodos) variam conforme a hiptese. Elas so especficas para o bicho a ser pego. Se o bicho vegetariano, no adianta preparar isca de carne. Se carnvoro, isca de banana no adianta." "Primeira hiptese: a alta taxa de mortalidade devida a condies epidmicas. Se esta rede fosse boa, entretanto, ela deveria pescar numa ala do hospital o mesmo nmero de mulheres que na outra. Mas na ala as enfermeiras morria muito menos gente." "Segunda hiptese: no lado das enfermeiras as mulheres do luz de lado, e no lado dos mdicos do luz de costas. Armadilha fcil. s fazer com que as mulheres da ala mdica dem a luz de lado. Se a taxa de mortalidade decrescer, o assassino foi preso." "E assim foi, at que, por acidente, o criminoso cometeu um erro. Matou quem no devia matar: um homem, mdico. Dissecando uma mulher que morrera, cortou-se com bisturi."

13 "Concluiu Semmelweis: assim que o criminoso age. Ele anda da matria cadavrica para a matria viva. Como os mdicos e estudantes fazem dissecaes para depois examinar as parturientes, eles funcionam como cmplices do criminoso. O criminoso anda nas suas mos. " "Esta a hiptese. Semmelweis tem, agora, de fazer a pergunta natureza: Isto verdade? E agora que ele tem de preparar a armadilha. Se o criminoso anda nas mos dos mdicos, basta que o capturemos neste lugar." "Ele preparou uma soluo que, segundo o seu julgamento, provocaria uma limpeza completa de matria cadavrica. E todas as mos tiveram que ser lavadas. O criminoso foi preso na arapuca." "Qual a resposta da natureza?" Sim, sua hiptese verdadeira. "Mas lembremo-nos que os sim da natureza so sempre um talvez." "Na verdade, a hiptese de Semmelweis funcionou bem, resolveu o problema, deu conta do recado, e temos tendncia de pensar que, quando uma coisa funciona bem, ela deva ser verdadeira. Mais tarde se percebeu que a soluo de Semmelweis, embora funcionasse bem e funciona at hoje! no era verdadeira. Ela no contava o que realmente acontecia. As redes de Semmelweis no podiam pescar germes..." "Note que cada rede preparada para um tipo especfico de criminoso." "Na cincia redes preparadas para um certo peixe deixam passar todos os outros."

5. Mtodo dedutivo, indutivo e cincia Com o nascimento da cincia moderna comeou a se valorizar o chamado mtodo indutivo. O mtodo dedutivo que vinha desde os gregos comeou a ser desprezado. Segundo filsofos e cientistas ele no criava coisas novas. Veja um exemplo de mtodo dedutivo: Todo homem mortal Joo um homem Logo ele mortal Note que o mtodo dedutivo vai do geral para o particular. No se criou com este exemplo de deduco algo novo. J o mtodo indutivo surge com a crena de que a partir dele se cria algo novo. Levantou-se contra a cincia da Idade Mdia. A deduo no serve para ampliar conhecimento. S serve para garantir o rigor do caminho seguido pelo pensamento. Por isso poderia at argumentar com algo absurdo que o rigor argumentativo estaria garantido. Preste ateno neste argumento dedutivo: Todos os homens so quadrpedes . Joo um homem. Logo ele quadrpede. Absurdo? Do ponto de vista do real, sim. Mas o argumento est certo. A demonstrao est correta. Ento, por tudo isto, a cincia moderna comeou a adotar o mtodo indutivo porque acreditava que esta alm de criar coisas novas tem fundamento emprico, ou seja parte de experincias com o real. Este parte do particular, ou de um conjunto de particulares e partir da generaliza, cria leis gerais. Estas leis tem a pretenso de ser vlidas para o passado, presente e futuro e para todo o universo. Ento o objetivo da induo era se basear nos fatos e partir da chegar a verdade. Pretendia-se com isto um caminho seguro, prova de erros. Vamos dar alguns exemplos de induo: "Por exemplo, colocamos gua no fogo e observamos que ela ferve e se transforma em vapor; colocamos leite no fogo e vemos tambm que ele se transforma em vapor; colocamos vrios tipos de lquidos no fogo e vemos sempre suas transformao em vapor. Induzimos desses casos particulares que o fogo possui uma propriedade que produz a evaporao dos lquidos. Essa propriedade o calor. Verificamos, porm, que os diferentes lquidos no evaporam sempre na mesma velocidade; cada um deles, portanto, deve er propriedades especficas que os fazem evaporar em velocidades diferentes. Descobrimos, porm, que a velocidade da evaporao no o fato a ser observado e sim quanto de calor cada lquido precisa

14 para comear a evaporar. Se considerarmos a gua o nosso padro de medida, diremos que ela ferve e comea a evaporar a partir de uma certa quantidade de calor que essa quantidade de calor eu precisa ser conhecida. Podemos, a seguir, verificar um fenmeno diferente. Vemos que gua e outros lquidos, colocados num refrigerados, endurecem e se congelam, mas que, como no caso do vapor, cada lquido se congela ou se solidifica em velocidades diferentes. Procuramos, novamente, a causa dessa diferena de velocidade e descobrimos que depende tanto de certas propriedades de cada lquido quanto da quantidade de frio que h no refrigerador. Percebemos, finalmente, que essa quantidade que devemos procurar. Com essas duas srie de fatos (vapor e congelamento), descobrimos que os estados dos lquidos variam (evaporao e solidificao) em decorrncia da temperatura ambiente (calor e frio) e que cada lquido atinge o ponto de evaporao ou de solidificao em temperaturas diferentes. Com esses dados podemos formular uma teoria da relao entre os estados da matria - slido, lquido e gasoso - e as variaes de temperatura, estabelecendo uma relao necessria entre o estado de um corpo e a temperatura ambiente. Chegamos, por induo, a uma teoria." (Do livro: Convite Filosofia, Marilena Chau, Ed. tica, 2000, pg. 67 e 68) Simples, no? No. As coisas no so to simples como parece. A verdade no est garantida pela induo. Como que se pode pular do alguns para o todos? Como posso afirmar que no futuro as generalizaes vo continuar valendo? O alguns no contm, logicamente, o todos. No h lgica em passar do particular para o todo. O conhecimento de regularidades (no caso da gua apagar o fogo) no me garante que elas possam ser observadas em todo o universo e para sempre. O que podemos afirmar h grande probabilidade de se repetir o fenmeno. No h a certeza absoluta. E acreditamos nesta probabilidade porque temos f na regularidade dos fenmenos da natureza.

6. Teorias nas Cincias Sociais (Do Livro: Filosofia da Cincia Introduo ao jogo e suas regras . Rubem Alves. Editora Brasiliense. So Paulo, 1981, pg. 97-101)

Nas cincias sociais h um sem-nmero de redes. Aqui existe pouco acordo acerca dos peixes a serem pescados, das redes a serem empregadas e dos mtodos-arapucas a serem armados. Cientistas das chamadas cincias exatas freqentemente se riem dos seus companheiros das cincias humanas e chegam mesmo a perguntar se tais cincias so mesmo cincias. A questo, entretanto, est mal colocada. O rigor das cincias da natureza no se deve, em absoluto, a que elas sejam mais rigorosas e seus mtodos mais precisos. Acontece que o bicho com que elas lidam muito domstico, manso, destitudo de imaginao, faz sempre as mesmas coisas, numa rotina enlouquecedora freqenta os mesmos lugares. Tanto assim que possvel prever onde estaro Terra, Sol e Lua daqui a 100 000 anos. Se eu lhe desse duas tarefas:

(1) Desenhe os movimentos de uma rvore. (2) Desenhe os movimentos de uma bailarina, danando bal.
Qual dos dois desenhos seria mais preciso? Evidentemente o da rvore. Por qu? Porque voc possui mtodos mais rigorosos para lidar com a rvore? No. Porque a rvore no sai do lugar, no muda de idia. Voc pode anotar: o rigor de uma cincia diretamente proporcional rotina do objeto. Rotina? Isto mesmo. Num linguajar mais sofisticado: leis.

15 Leis so enunciados da rotina, da falta de imaginao, da monotonia, do eterno retorno, da igualdade, dos objetos. Mas tambm as cincias do homem buscam regularidades e monotonias. Um objeto que fosse novo a cada instante seria absolutamente incognoscvel Todos somos montonos: o comportamento ocorre em cima de leis, da mesma forma como a aranha anda sobre sua teia. Freqentemente se diz das pessoas extremamente montonas que elas tm carter. Carter vem de um verbo grego (charasso) que significa gravar. Charakter significa um gravador, um instrumento para gravar, uma coisa impressa ou gravada. Em outras palavras: algo fixo, sem vida previsvel. De fato, as pessoas de carter so totalmente previsveis. Uma rvore tem mais carter que uma bailarina. Uma pedra tem mais carter que a rvore. Digamos que, na natureza, todos so soldados em ordem unida e que nunca erram o passo. As leis so absolutas. No h excees. medida que a realidade vai se tornando mais complexa, medida que emergimos do mundo fsico-qumico para o mundo da vida, das amebas, das borboletas, e da para o mundo das canes, poemas, linguagem, arte, religio, revolues, o rufar dos tambores da ordem unida fica quase inaudvel, porque tudo parece diferente. As coisas fixas, marcadas pelo carter e pela lei, so deslocadas por um comportamento caleidoscpio, num mundo em que cada pessoa parece diferente da outra. isto que torna to difcil fazer uma cincia rigorosa do mundo humano. O problema no est nem nas teorias, nem nos mtodos. O problema est na prpria natureza do objeto. Mas, a despeito disto, a cincia tem a ver com a busca da ordem unida, da regularidade, dos hbitos da caa. Ela no se interessa pela diferena mas pelo comum. A lei o comum. Por ser o comum tambm o universal. Aqui voc j pode perceber uma curiosa caracterstica das redes usadas pelas cincias humanas. Se o que lhes interessa o que comum e universal acerca do homem, suas malhas tm de ser largas o bastante para no prender nelas nenhum indivduo. Um indivduo um ser nico. Sobre ele no se pode fazer cincia. Mas o fato que todos os indivduos se encontram localizados em certas entidades sociais, que so sociais exatamente por serem comuns e universais. Por exemplo:

Cada um tem um papel. Voc j notou como uma jovem me, de zona rural, ao ter seu primeiro filho, assume um

comportamento tpico? Um p frente do outro, para permitir o gingado oscilante do corpo, enquanto joelhos e braos funcionam como molas, para adormecer o bebezinho? Este comportamento faz parte do papel de me, tal como definido em certas regies. Assumimos papis de pais, mes, crentes piedosos, professores, cientistas, escritores, guardas de trfego. O papel se deriva do script que a sociedade nos d, de acordo com as coisas que temos de fazer. Estamos dentro de um classe social, somos obrigados a falar uma certa linguagem, habitamos o mundo do trabalho, participamos do jogo econmico na medida em que ganhamos e gastamos dinheiro... Todas estas palavras que usamos indicam complicadas coreografias: existe ordem, bem verdade, mas muito complicado prever o prximo passo da bailarina. Nas cincias da natureza, tudo to dominado pela rotina que tudo previsvel. Assim, com o auxlio das cincias da natureza o cientista se transforma num profeta. Na verdade, neste campo uma teoria se confirma por seus poderes para predizer o futuro.

Nas cincias humanas, como no bal, impossvel prever o prximo passo. Mas, uma vez dado, a gente percebe que ele se integra perfeitamente no estilo da msica. Parece que, aqui, a gente s pode ser sbio depois que as coisas acontecem... De fato, quem se move em meio s coisas humanas est proibido de ter as certezas e por que no dizer? a arrogncia que se encontra em muitos cientistas da natureza, equivocadamente orgulhosos de seu poder para prever o prximo passo da tropa em ordem unida. Voc compreende que mais fcil montar uma armadilha para uma tropa em ordem unida que para um bailarino?... Usando uma linguagem filosfica, poderamos dizer que no mundo humano se encontra esta coisa que ningum sabe bem o que e que se chama liberdade... e isto que torna o rigor to problemtico. Voc compreender, seguindo um caminho mental inverso, que quanto mais cientificamente planejada for uma sociedade, tanto mais previsvel e cognoscvel ela ser. Tanto mais prxima da ordem unida, da rotina, do carter, do determinismo...

16 As teorias me do informaes sobre os hbitos comportamentais de certas classes, tipos de entidades. Veja uma coisa curiosa: No campo da fsica e da qumica os tipos se identificam com os indivduos. Assim,

cido sulfrico sempre cido sulfrico, seja aqui, seja na China, seja puro, seja misturado na gua. No existe um A luz, no importa onde ela se encontre, sempre luz, sempre brinca de onda, sempre brinca de partcula. esta uniformidade que torna muito fcil a tarefa dos cozinheiros, nesta rea. Cientistas so, de certa forma,
cozinheiros. Artigos cientficos so receitas. E quando um pesquisador resolve testar a receita do outro para ver se as coisas se do do jeito como so relatadas, ele est se comportando como uma cozinheira que experimenta uma receita nova. Se a receita no d certo, entretanto ele nunca pode alegar, como o fazem as cozinheiras, que a farinha no estava boa ou que as claras no foram batidas. Porque, nas cincias chamadas exatas, os ingredientes tm qualidade e uniformidade garantida. No que a cincia seja exata. O que ocorre que no h variaes. No campo da biologia, as coisas se complicam um pouco: cido sulfrico diferente. Se for diferente, ter um nome diferente.

Samambaias so as mesmas, em qualquer parte do mundo, mas h samambaias viosas e tristes... Ces so ces em qualquer parte do mundo, mas enquanto alguns so amigos, outros so ferozes... E os homens? De forma idntica so homens em todos os lugares. Mas quo diferentes so suas manifestaes: msica,
guerra, ternura, sadismo... Estamos perante a possibilidade de variaes. Nas cincias fsicas s existe anormalidade. No se observam casos de um raio de luz, um tomo, um cido, enfermos. Quando surge a vida, entretanto, aprece que a natureza comea a brincar de compor. Na verdade ela j compunha antes, mas suas melodias se pareciam com o samba de uma nota s.

Ao nvel humano as coisas se tornam mais fantsticas ainda. E isto porque temos a capacidade de inventar temas novos, que nem mesmo a natureza chegou a sugerir. O mundo humano, por isto mesmo, no parte da natureza, da mesma forma como a nossa roupa no um prolongamento natural d pele. O mundo da cultura uma inveno. E dentro dele os indivduos adquirem a mxima variao. E a variao to grande que eles podem mesmo se decidir a ser diferentes do que so. Isto no ocorre no nvel biolgico. No h casos de revolues entre colnias de samambaias, decididas a se transformarem em roseiras. Nem casos de girassis que tivessem cometido suicdio. Os indivduos, ao contrrio, se caracterizam por este fato trgico e grandiosos: sua deciso de serem diferentes do que so. Isto os torna dolorosamente e maravilhosamente particulares neurticos e sofredores capazes de criar a arte, de amar, de se sacrificar, de fazerem revolues e se entregarem s causas mais loucas, de cometerem suicdio. Mas so estas variaes, entretanto, que jazem fora do campo da cincia. Porque a cincia, em sua busca de leis e uniformidades s pode lidar com tipos. verdade que eu posso ter hbitos comportamentais muito meus. Mas, querendo ou no, perteno classe dos homens de meia-idade, ao tipo dos professores, prateleira dos intelectuais classe mdia; e estes fatores permitem que eu seja includo dentro de regularidades comuns e mim e a muitos outros que habitam os mesmos compartimentos. Estamos aqui frente teia sobre a qual o bailarino pode danar. Mas, quaisquer que sejam os seus saltos, o cientista sabe que seus ps nunca se desviaro dos fios, as leis do mundo em que ele se encontra. isto o que faz a teoria, para qualquer cientista, das exatas s inexatas: ela diz dos hbitos comportamentais da classe. A partir da fica fcil preparar as armadilhas, manipular, controlar... ATENO: note a relao entre conhecimento e controle. Aqui se encontra o potencial poltico da cincia. Preparamos armadilhas no apenas para entidades fsico-qumicas, como tambm para pessoas. (Observao: o negrito e o sublinhado so do professor Laerte)

17

7. Cincia e poder
(Do Livro: fundamentos da Filosofia, Gilberto Cotrim, Editora Saraiva, 2001, pg. 253-255) No s em relao possibilidade de verdade das teorias cientficas que a filosofia da cincia deve se debruar. Outras questes ainda surgem no mundo contemporneo em relao cincia. Elas dizem respeito ao sentido, ao valor e aos limites ticos do conhecimento cientfico.... Nos filsofos da Escola de Frankfurt essa crtica foi formulada, pelo menos por Adorno e Horkheimer, juntamente com a crtica da prpria razo contempornea, dominadora e manipuladora, uma razo instrumental. A partir dos ideais iluministas, essa razo apresentava-se como libertadora, mas passou a servir dominao e destruio da natureza. Em um texto de autoria de Horkheimer e Adorno, A dialtica do esclarecimento, de 1947, os dois fazem dura crtica o Iluminismo, que estimulou o desenvolvimento dessa razo controladora e instrumental que predomina na sociedade contempornea. Denunciam tambm o desencantamento do mundo, a deturpao das conscincias individuais, a assimilao dos indivduos ao sistema social dominante. Em resumo, Horkheimer e Adorno denunciam a morte da razo critica, asfixiada pelas relaes de produo capitalista. A vida dos indivduos tambm foi submetida a mecanismo de racionalizao, como a especializao do trabalho nas indstrias, que se apresentou como cientfica, quer dizer, neutra, desinteressada. Por trs dessa aparente neutralidade e imparcialidade, esse cientificismo escondia interesses bastante concretos. Outro filsofo que denunciou os mecanismo de controle social atravs da induo racional e cientfica dos comportamento foi Foucault. Ele mostrou que o saber especializado usado como forma de convencimento racional das pessoas em geral, exercendo poder sobre elas. Essa utilizao do discurso cientfico s possvel a partir do mito do cientificismo, ou seja, a crena no poder da cincia de tudo explicar e, sobretudo, a crena na neutralidade da cincia, a idia de que o conhecimento cientfico desinteressado e imparcial. Tomemos apenas um exemplo que, por suas dimenses e caractersticas nos d uma idia precisa do que pode ser o uso "interessado" da tecnologia. A filsofa e sociloga de origem alem naturalizada norte-americana Hannah Arendt (1906-1975), em seu livro Eichmann em Jerusalm, investigou a brutalidade do regime nazista, apontando como uma das sua principais caractersticas a forma racionalizada com que foi feito o extermnio de seis milhes de judeus nos campos de concentrao. O emprego da tecnologia, ou seja, das cmaras de gs e dos fornos crematrios, era um procedimento frio, burocratizado, uma operao feita por funcionrios pblicos. Eichmann o nome de um desses funcionrios de Hitler, a quem Arendt identificou como um produto tpico do regime nazista. Analisando as condies em que se tornou possvel o extermnio de um nmero to grande de pessoas, Hannah Arendt concluiu que isso se deveu banalizao do mal, obtida atravs de uma prtica cientificamente programada e racionalizada. Em nossos dias, nos deparamos com situaes semelhantes nos "ataques cirrgicos" que caracterizam as guerras atuais. Resultado do refinamento da tecnologia de armamentos, essas guerras distncia tambm banalizam o mal, uma vez que quem aperta um boto no v, no presencia, no vive diretamente o horror da guerra que passa a ser assistida comodamente numa telinha de TV. Por isso importante o reconhecimento de que os avanos cientficos e tecnolgicos atendem a interesses que muitas vezes fogem do campo propriamente cientfico. Os cientistas envolvidos na construo da bomba atmica, por exemplo, no detinham o controle do uso de seu produto. O fsico norte-americano Julius Robert Oppenheimer (1904 -1967), diretor do centro de pesquisas nucleares de Los Alamos durante parte dos trabalhos das pesquisas relativas a tal projeto, redigiu uma declarao na qual revelou sua ignorncia poltica, ou seja, os desconhecimento do uso previsto para as suas pesquisas.

18 Muitos pases dependem economicamente da indstria armamentista, pois ela responsvel por grande parte do produto interno bruto mundial. Isso faz com que se invistam mais recursos nesse tipo de tecnologia em detrimento de outros, pois esto envolvidos interesses de dominao poltica e econmica. Conforme disse Albert Einstein: O pensamento cientfico tem um olho aguado para mtodos e instrumentos, mas cego quanto a fins e valores. Fruto do intelecto, a cincia pode determinar como as coisas so, mas no o que devem ser. Assim, o desenvolvimento tecnolgico, que traz em si a possibilidade de ser fator de emancipao da humanidade traz tambm em si a possibilidade de ser instrumento de dominao e legitimao do sistema. Marcuse, um dos filsofos da Escola de Frankfurt, disse a esse respeito: O mtodo cientfico, que levou dominao cada vez mais eficaz da natureza, passou assim a fornecer tanto os conceitos puros, como os instrumentos para a dominao cada vez mais eficaz do homem pelo homem atravs da dominao da natureza (...) Hoje a dominao se perpetua e se estende no apenas atravs da tecnologia, mas enquanto tecnologia, e esta garante a formidvel legitimao do poder poltico em expanso que absorve todas as esferas da cultura. (...) Assim, a racionalidade tecnolgica protege, em vez de suprimir , a legitimidade da dominao e o horizonte instrumentalista da razo se abre sobre uma sociedade racionalmente totalitria" (Marcuse, H. Apud HABERMAS, Tcnica e cincia enquanto "ideologia", p. 315-316. De acordo com Marcuse, a tecnologia consegue submeter os indivduos pelo seu poder real de ampliar as comodidades da vida. E essa sua capacidade utilizada pelo sistema capitalista para "vender" a sua imagem de "sistema mais racional", que proporciona maior progresso (entendido aqui como maior capacidade de produo aliada liberdade de consumo). Para isso ele lana mo dos prprios recursos tecnolgicos (a mdia, pro exemplo) e de outros mecanismos de racionalizao j apontados por Foucault e outros filsofos. Levando-se tudo isso em considerao, percebemos que a cincia no pode ser pensada como um setor da sociedade no qual um grupo de pessoas trabalha desinteressadamente no desenvolvimento do conhecimento humano. A cincia est atrelada a interesses econmicos polticos que norteiam sua prpria ao, seja pela definio do que vai ser pesquisado, seja pela escolha das reas que sero beneficiadas com recursos para possibilitar as pesquisas. No cabe, enfim, nenhuma iluso a esse respeito: um redefinio dos rumos do desenvolvimento tecnolgico implicar, necessariamente, uma reorientao global da estrutura social.

3. TEXTOS SOBRE A QUESTO DO CONHECIMENTO CIENTFICO

TEXTO I - O PESO DOS FATOS A polmica entre Pasteur e Pouchet


(Do livro A cincia em Ao , Claude Chrtien. Papirus Editora, 1994 - pg. 90-93) ... Para os hagigrafos que contam a lenda dourada da epopia cientfica, Pasteur o smbolo do cientista rigoroso e generoso, zeloso da verdade e benfeitor da humanidade. Mesmo quando no se atm ao santinho com a figura do velho cientista condodo com o pastorzinho alsaciano que acaba de salvar da raiva, eles nos apresentam um Pasteur descobrindo os agentes microbianos das fermentaes e derrotando o obscurantismo que se exprimia na teoria da gerao espontnea. Ora, sobre este ltimo ponto, a histria menos simples que a lenda. Em primeiro lugar, a vitria de Pasteur, consagrada pelo veredicto de uma Comisso da Academia de Cincias em 1864, nada atem de decisiva, visto que a polmica prosseguir ainda por alguns anos com Bastian, Tyndall ou Cohn. Em seguida, o principal adversrio de Pasteur, Archimde Pouchet, no um esprito medocre; um professor eminente e rigoroso, um experimentador metdico. As duas teses em confronto so, conforme confessa o prprio Pasteur, igualmente racionais e plausveis. Pouchet afirma que, num frasco hermeticamente fechado, matria orgnica em decomposio gera espontaneamente microorganismos. O que significa que existe uma fora vital difusa na matria e capaz de criar a qualquer momento novos seres vivos. Para Pasteur, se animlculos se desenvolvem e aparecem, porque foram introduzidos em germe no frasco e ele questiona a vedao deste. A vida s se reproduz a partir de seres semelhantes, e os semens invisveis dos micrbios que pululam no frasco devem ter sido introduzidos pelo ar, no qual estavam em suspenso. Entre as duas teses, s os fatos podem decidir. Cada um dos adversrios admite isso, o que refina suas prprias experincias e desafia o outro a produzir a contraprova: uma questo de fato, diz Pasteur em sua conferncia Academia das Cincias em 7 de abril de 1864; eu a abordei sem idia preconcebida, to disposto a declarar, se a experincia me impusesse a confisso disto, que existem geraes espontneas, quanto estou convencido, hoje, de que aqueles que as afirmam esto com os olhos vendados.

19 Mas que dizem os fatos? Eles so antes indecisos e, a priori, menos favorveis a Pasteur que a Pouchet: na verdade, basta para este ltimo, produzir em um frasco vedado uma infuso turvada pela presena microbiana, enquanto Pasteur deve manter estreis todos os bales de ensaio, ou pelo menos constatar sua contaminao por agentes externos. Ora, em Paris como em Rouen, nos laboratrios tanto de um como do outro, a maioria dos frascos se turva... A vida pulula no laboratrio dos anos 1860. Se Pouchet quer fatos, ele os recolhe a plenos frascos. Sabe-se que nas alturas o ar mais puro... Pasteur vai a Montenvers, perto de Chamonix, e, a dois mil metros, consegue uma infuso lmpida. No seja por isso! Pouchet sobre a trs mil metros, no pico da Maladetta, nos Pirineus, e, com os mesmos frascos de pescoo de cisne, suas infuses se turvam... Para que lado pende portanto a balana dos fatos? Historiadores e socilogos das cincias demonstraram depois que, no prato de Pasteur, outros elementos, scio-ideolgicos, pesaram com um peso determinante. O fato no mais puro e estril que os frascos! Ele prenhe (e forte) de idias ou interesses adventcios que indispensvel desvendar. Antes de mais nada, a controvrsia sobre a gerao espontnea est ligada, nos espritos da poca, ao escndalo provocado pela teoria darwiniana da evoluo. Pasteur admite isso no incio de sua conferncia de 1864: se a vida pode surgir espontaneamente da matria, eis um ngulo suplementar a favor da tese anticriacionista, materialista e atia dos darwinianos. Ora, Pasteur um bom catlico, bem estabelecido na intelligentsia, goza da considerao do imperador, e a seu conservantismo repugna a idia de que a vida possa no se reproduzir de maneira idntica, mas gerar subitamente seres diferentes. Por outro lado, por trs desse caso de micrbios, enfileiram-se interesse industriais e econmicos que nada tm de microscpico. Pasteur foi orientado para essas questes microbianas por uma solicitao de cervejeiros de Lille, inquietos ao verem sua cerveja azedar aps a fermentao. Ele demonstrar, atravs de uma srie de experincias, que as fermentaes (da cerveja, do vinagre, do leite...) resultam de agentes biolgicos, e no de reaes qumicas e que a cada uma delas corresponde um fermento especfico. As doenas ou acidentes constatados pelos industriais provm de fermentos estrangeiros cuja ao perturba aquela do fermento normal. Procedendo segregao dos micrbios e isolando um fermento puro, evita-se estes inconvenientes. Ora, a teoria de Pouchet, que introduz a heterogenia (a palavra dele), sito , a gerao de um organismo a partir de um tronco dissemelhante, volta a semear a desordem nesta bela ordem biolgica e econmica restaurada. Que se pode fazer com uma teoria dessas? Nada: ela ruinosa antes de ser falsa. Pasteur confessa, alis, aps os primeiros resultados experimentais que invalidam suas hipteses: No tornei pblicas essas experincias pois as conseqncias que seria preciso deduzir delas eram graves demais para que eu no receasse alguma causa de erro escondida, apear do cuidado que eu tivera para torn-las irrepreensveis. Daquilo que o futuro dar razo a Pasteur, no vamos deduzir que ele s se curva ante a evidncia dos fatos e a sano do real.... TEXTO II - O QUE FOI O POSITIVISMO O positivismo uma corrente filosfica surgida na primeira metade do sculo XIX atravs de Auguste Comte (1798-1857). "O positivismo se originou do "cientificismo", isto , da crena no poder exclusivo e absoluto da razo humana para conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Essas leis seriam a base da regulamentao da vida do homem, da natureza como um todo e do prprio universo. Seu conhecimento pretendia substituir as explicaes teolgicas, filosficas e de senso comum por meio das quais at ento o homem explicava a realidade. O positivismo reconhecia que os princpios reguladores do mundo fsico e do mundo social diferiam quanto sua essncia: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores aos homens; os outros, a questes humanas. Entretanto, a crena na origem natural de ambos teve o poder de aproxim-los. Alm disso, a rpida evoluo dos conhecimentos das cincias naturais fsica, qumica, biologia - e o visvel sucesso de suas descobertas no incremento da produo material e no controle das foras da natureza atraram os primeiros cientistas sociais para o seu mtodo de investigao. Essa tentativa de derivar as cincias sociais das cincias fsicas patente nas obras dos primeiros estudiosos da realidade social. O prprio Comte deu inicialmente o nome de "fsica social" s sus anlises da sociedade, antes de criar o termo Sociologia. Essa filosofia social positivista se inspirava no mtodo de investigao das cincias da natureza, assim como procurava identificar na vida social as mesmas relaes e princpios com os quais os cientistas explicavam a vida natural. A prpria sociedade foi concebida como um organismo constitudo de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo fsico ou mecnico. Por isso o positivismo foi chamado tambm de organicismo. Podemos apontar, portanto, como primeiro princpio terico dessa escola a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus mtodos e elaborar seus conceitos luz das cincias naturais, procurando dessa maneira chegar mesma objetividade e ao mesmo xito nas formas de controle sobre os fenmenos estudados." (Cristina Costa, Sociologia: Introduo cincia da sociedade, Editora Moderna , So Paulo, 1997, pg. 46 e 47) --------------"Ao equiparar o estudo da sociedade ao estudo da natureza, toma como modelo a cincia natural e, mais especificamente, a Biologia. Desta , advm muitos dos conceitos que marcam a Fsica social, ou a Sociologia, como os de hierarquia, consenso,

20 rgo, funo, esttica, dinmica, enfim, as idia de fenmenos interdependentes dentro de um sistema funcional, organicamente composto. Essa identificao do estudo da sociedade ao estudo da natureza, que leva a primeira busca de leis sociais anlogas s leis da Fsica (entende-se aqui uma interpretao esttica desta cincia), elimina o papel da prtica social como elemento gerador de mudanas na sociedade. "a prtica social, especialmente no que se refere transformao do sistema social, fora assim suprimida pela fatalidade. A sociedade era concebida por leis racionais que funcionavam com necessidade natural." (Marcuse, Razo e Revoluo, Rio de Janeiro, Ed. Saga, 1969, p. 310) A sociedade tem uma ordem natural que no muda e qual o homem deve submeter-se. Essa posio de submisso aos princpios das leis invariveis da sociedade leva a uma posio de resignao grandemente enfatizada na obra de Comte. A considerao de que "o esprito positivo tende a consolidar a ordem pelo desenvolvimento racional de uma sbia resignao diante dos males polticos incurveis" (Morais Filho, Auguste Comte: sociologia, So Paulo, tica, 1983, p. 31) revela bem que isso. A pregao da resignao facilita a aceitao de leis naturais que consolidam a ordem vigente, justificadora da autoridade reinante e facilitadora da proteo dos interesses riqueza e poder hegemnicos naquele momento histrico. Os fenmenos econmicos so muitas vezes apontados por Comte como expresso dessas leis sociais naturais invariveis, por coincidncia, referindo-se, principalmente, ao caso da concentrao de capital. Com o objetivo de fortalecimento da ordem social combate-se qualquer doutrina revolucionria e todas as foras se concentram numa renovao moral da sociedade. A mudana da sociedade passa fundamentalmente por um refazer dos costumes, uma reforma intelectual do homem, e menos pela transformao de suas instituies. A sociedade se modifica atravs da viso de PROGRESSO como um mecanismo da prpria ORDEM, sem destruio da ordenao vigente, num processo evolutivo. Como afirma Marcuse: "o positivismo est, pois, interessado em ajudar a transformar a agitao poltica em uma cruzada filosfica que suprimiria tendncias radicais que eram afinal de contas incompatveis com qualquer sadia concepo da histria" (Marcuse, p. 312). O citado autor continua, buscando mostrar que o progresso , em si, ordem no revoluo, mas evoluo. A idia de ORDEM e PROGRESSO (lema de nossa bandeira), em Comte, vem de sua viso dos fenmenos da sociedade. Para ele, todo ser vivo pode ser estudado sob uma dimenso esttica e uma dinmica, que apreciaram a sociedade em repouso e em movimento. Relaciona essas duas dimenses anatomia e fisiologia. A viso de ordem tem sua origem na noo de ESTTICA, que estuda a existncia, suas condies e a estrutura que a gera. Corresponde compreenso da existncia naquilo que ela oferece de fixo, de estrutural. ("famlia, religio, propriedade, linguagem, direito etc. seriam responsveis pelo movimento esttico da sociedade", in: Cristina Costa, op. Cit., pg. 51) A Sociologia dinmica se preocupa com o entendimento do movimento, do desenvolvimento, da atividade da vida coletiva, correspondendo noo de PROGRESSO. Essa dimenso da dinmica social o que vai distinguir, marcadamente, a Sociologia da Biologia, ou seja, "a idia-me do progresso contnuo ou, antes, do desenvolvimento gradual da humanidade". (Morais Filho, p. 134). Em ltima instncia, torna-se necessrio melhorar as condies de vida das classes menos favorecidas, sem incomodar a ordem econmico-poltica da sociedade. O desenvolvimento histrico d-se portanto, pela evoluo organizada, regida por leis naturais, ou seja, PROGRESSO HISTRICO ORDEM. A lei dos trs estados de Comte demonstra essa viso do desenvolvimento histrico da sociedade. Para ele, essa grande lei explica o "desenvolvimento total da inteligncia humana em suas diversas esferas de atividade", destacando que essa e todos os conhecimentos passam sucessivamente por trs estados histricos distintos: o teolgico, o metafsico, ou abstrato, e o cientfico, ou positivo. Esses trs estados se expressam no apenas nas formas por que, sucessivamente, toda investigao passa, como tambm pela prpria evoluo da humanidade. Assim se expressa Comte: "(...) ora, cada um de ns contemplando sua prpria histria, no se lembra de que foi sucessivamente, no que concerne s noes mais importantes, telogo em sua infncia, metafsico em sua juventude e fsico na sua virilidade". No estado teolgico, predominam as criaes espontneas, no sujeitas prova; no metafsico, a dominncia das abstraes e de princpios racionais e, no positivo, o alicerce est numa apreciao firme da realidade externa , enunciando-se as relaes entre os fenmenos. Assim, tanto a determinao das leis naturais e eternas como agora, a viso de evoluo da sociedade e da histria sob a tica positivista aniquilam a prtica social dos homens, transformadora da sociedade. Esta idia dos trs estgios combinada com a transposio de teses do Darwinismo para a sociedade originou o que ficou conhecido como Darwinismo social. No campo da Biologia Darwin afirmava que as diversas espcies de seres vivos se transformam continuamente com a finalidade de se aperfeioar a garantir a sobrevivncia. Em conseqncia, os organismos tendem a se adaptar cada vez melhor ao ambiente, criando formas mais complexas e avanadas de existncia, que possibilitam, pela competio natural, a sobrevivncia dos seres mais aptos e evoludos. Tais idias, transpostas para a anlise da sociedade, resultaram no DARWINISMO SOCIAL, isto , o princpio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido e que tais transformaes representariam sempre a passagem de um estgio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoludo, mais adaptado e mais complexo. Esse tipo de mudana garantiria a sobrevivncia dos organismos sociedades e indivduos mais fortes e mais evoludos. Estava criada assim o suporte terico para justificar no sculo XIX o domnio colonialista de naes europias sobre povos da Amrica, da frica, da Oceania e da sia. Os principais cientistas sociais positivistas, combinando as concepes organicistas e evolucionistas inspiradas na perspectiva de Darwin, entendiam que as sociedades tradicionais encontradas nos continentes citados acima no eram seno "fsseis vivos", exemplares de estgios anteriores, "primitivos", do passado da humanidade. Assim, as sociedades mais simples e de tecnologia menos avanada deveriam evoluir em direo a nveis de maior complexidade e progresso na escala da evoluo social, at atingir o "topo": a sociedade industrial europia. Porm essa explicao aparentemente "cientfica"

21 para justificar a interveno europia nesses continentes era, por sua vez, incapaz de explicar o que ocorria na prpria Europa. L, os frutos do progresso no eram igualmente distribudos, nem todos participavam igualmente das conquistas da civilizao. Como o positivismo explicava essa distoro?"

(Consuelo Quiroga, Invaso Positivista no Marxismo: manifestaes no ensino da Metodologia no servio Social , Cortez Editora, So Paulo, 1991, pg. 49-52)

TEXTO III - DIFICULDADES METODOLGICAS DAS CINCIAS HUMANAS (do Livro: Filosofando Introduo Filosofia, de Maria Lcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, Editora Moderna, So Paulo, pg. 167 e 168) Enquanto doas as outras cincias tm como objeto algo que se encontra fora do sujeito cognoscente, as cincias humanas tm como objeto o prprio ser que conhece. Da ser possvel imaginar as dificuldades da economia, da sociologia, da psicologia, da geografia humana, da histria para estudar com objetividade aquilo que diz respeito ao prprio homem to diretamente. Vejamos quais so as dificuldades enfrentadas pelas cincias humanas. A complexidade inerente aos fenmenos humanos, sejam psquicos, sociais ou econmicos, resiste s tentativas de simplificao. Em fsica, por exemplo, ao estudas as condies de presso, volume e temperatura, possvel simplificar o fenmeno tornando constante um desses fatores. O comportamento humano, entretanto, resulta de mltiplas influncias como hereditariedade, meio, impulsos, desejos, memria, bem como da ao da conscincia e da vontade, o que o torna um fenmeno extremamente complexo. J pensou o que significa avaliar a deciso de votos dos cidados numa eleio presidencial? Ou procurar explicar o fenmeno do linchamento ou da vaia? Ou examinar as causas que determinam a escolha da profisso? Outra dificuldade da metodologia das cincias humanas encontra-se na experimentao. Isso no significa que ela seja impossvel, mas difcil identificar e controlar os diversos aspectos que influenciam os atos humanos. Alm disso, a natureza artificial dos experimentos controlados em laboratrio podem falsear os resultados. A motivao dos sujeitos tambm varivel, e s instrues do experimentador podem ser interpretadas de maneiras diferentes. Da mesma forma, a repetio do fenmeno altera os efeitos, pois nunca uma repetio se far sem modificaes, j que, para o homem, enquanto ser consciente e afetivo, a situao sempre ser vivida de maneiras diferentes. Certos experimentos oferecem restries de carter moral, j que no se pode submeter o ser humano, indiscriminadamente, a experincias que arrisquem sua integridade fsica, psquica ou moral. Por exemplo: as reaes de pnico num grupo de pessoas presas numa sala em chamas ou as relaes entre a superpopulao num condomnio e a variao do ndice de violncia s podem ser objeto de apreciao eventual quando ocorrerem acidentes desse tipo. Jamais poderiam ser provocados. Tambm preciso saber o que ser observado: se o comportamento externo do indivduo ou grupo, ou apenas o relato do que sentiram. Essa tcnica , chamada introspeco (olhar par dentro), pode ser falseada pelo indivduo voluntariamente, quando mente, ou involuntariamente, por motivos que precisariam ser detectados. Por isso, mesmo que a instrospeco seja usada, h quem a considere uma abordagem inadequada. Outra questo refere-se matematizao. Se a passagem da fsica aristotlica para a fsica clssica de Galileu se deu pela transformao das qualidades em quantidades, pode-se concluir que a cincia ser to rigorosa quanto mais for matematizvel. Ora, esse ideal problemtico com relao s cincias humanas, cujos fenmenos so essencialmente qualitativos. Por isso, quando possvel aplicar a matemtica, so utilizadas tcnicas estatsticas e os resultados so sempre aproximativos e sujeitos a interpretao. Resta ainda a dificuldade decorrente da subjetividade. As cincias da natureza aspiram objetividade, que consiste na descentrao do eu no processo de conhecer, na capacidade de lanar hipteses verificveis por todos, mediante instrumentos de controle; e na descentrao das emoes e da prpria subjetividade do cientista. Mas, se o sujeito que conhece da mesma natureza do objeto conhecido, parece ser difcil a superao da subjetividade. Imagine como analisar o medo, sendo o prprio analista uma pessoa sujeita ao medo; ou interpretar a histria, estando situado numa dada perspectiva histrica; ou analisar a famlia, fazendo parte de uma; ou ser economista, vivendo num sistema econmico e de um sistema econmico... Por fim, se a cincia supe o DETERMINISMO ou seja, o pressuposto de que na natureza tudo que existe tem uma causa como fica a questo da liberdade humana? Por haver REGULARIDADES na natureza, possvel estabelecer leis e por meio delas prever a incidncia de um determinado fenmeno. Mas como isso seria possvel, se admitssemos a liberdade do homem? E caso ele esteja realmente submetido a determinismos, seria da mesma forma e intensidade que para os seres inertes? Tais dificuldades foram levantadas no com a inteno de mostrar que as cincias humanas so inviveis, pois elas a esto, procurando o seu espao. Quisemos apenas acentuar as diferenas de natureza e os problemas que tm encontrado at o momento. TEXTO IV - A VISO CIENTFICA UMA VISO MESQUINHA DO MUNDO F. Nietzsche, A gaia Cincia

22 O mesmo ocorre com esta f com a qual se satisfazem hoje tantos cientistas materialistas que acreditam que o mundo deve Ter sua medida em nossas pequenas escalas, e seu equivalente em nosso pequeno pensamento; eles acreditam num mundo verdadeiro onde nossa pequena razo humana poderia finalmente ser bem-sucedida... Em suma, gostaramos realmente de deixar assim degradar a existncia? Rebaix-la ao nvel de composio de clculo, fazer dela uma pequena lio de casa para matemticos? preciso, primeiro, recusar, a qualquer preo despoj-la de seu carter protico.* o bom gosto que o exige, senhores, o respeito a tudo o que ultrapassa o vosso horizonte! Que s valha uma interpretao do mundo que d razo a vs, uma interpretao que autorize a procurar e a dar prosseguimento a trabalhos no sentido que vs considerais cientfico (e vs pensais mecanicamente, no?), que s valha uma interpretao do mundo que no mais que permita contar, calcular, pesar, enxergar e tocar, estupidez e ingenuidade, seno demncia ou idiotia. No provvel, ao contrrio, que a primeira coisa, e talvez a nica, que se possa atingir da existncia, o que ela tem de mais superficial, mais exterior, mais aparente? Sua epiderme, apenas? Suas manifestaes concretas? Uma interpretao cientfica do mundo, tal como a entendeis, senhores, poderia portanto ser uma das mais tolas, das mais estpidas de todas as possveis: que isto seja dito a vosso ouvido, a vossa conscincia, mecanicistas da nossa poca que vos misturais de to bom grado aos filsofos e que imaginais que vossa mecnica a cincia das leis primeiras e ltimas e que toda existncia deve basear-se nelas como num fundamento necessrio. Um mundo essencialmente mecnico! Mas este seria um mundo essencialmente estpido! Se se avaliasse o valor de uma msica por aquilo que se pode calcular e contar, pelo que se pode traduzir em nmeros... quo absurda seria esta avaliao "cientfica"! Que se haveria apreendido, compreendido, conhecido de uma melodia assim apreciada? Nada, e literalmente nada, daquilo que faz justamente sua "msica"!..." (Observao do digitador: Protico: de Proteu, personagem da mitologia que no se deixava prender pois assumia formas mltiplas. Nietzsche designa por este termo a complexidade e a mobilidade da natureza que extrapola todos os esquemas nos quais gostaramos de encaix-la;

TEXTO V - TEORIA MATERIALISTA DO CONHECIMENTO E FORMAO DA IDEOLOGIA Karl Marx e F. Engels, in " A ideologia Alem" A produo das idias, das representaes, da conscincia est, primeira vista, diretamente associada atividade e ao comrcio materiais do homem: ela a linguagem da vida real. Aqui, a maneira de imaginar e de pensar, o comrcio intelectual dos homens ainda aparecem como a emanao direta de sua conduta material. O mesmo ocorre com a produo intelectual, como ela se manifesta na linguagem da poltica, das leis, da moral, da religio, da metafsica, etc., de um povo. Os homens que so os produtores de suas representaes, de suas idias etc., mas os homens reais, laboriosos, condicionados por um desenvolvimento determinado de suas foras produtivas e do comrcio que corresponde a elas at em suas formas mais extensas. A conscincia nunca pode ser algo alm do ser consciente, e o ser dos homens o seu processo de vida real..... ... No partimos do que os homens dizem, imaginam, representam, nem tampouco do que se diz, se pensa e se imagina e se representa a respeito deles, para chegarmos ao homem de carne e osso; considerando-se os homens realmente ativos e seu processo de vida real que expomos o desenvolvimento dos reflexos e das ressonncias ideolgicos desse processo. As brumosas formaes do crebro humano tambm so necessrias sublimaes do processo material da vida delas, empiricamente verificvel e ligado a circunstncias materiais prvias. Por conseguinte, a moral, a religio, a metafsica e todo o resto da ideologia, assim como as formas de conscincia que correspondem a elas, no conservam mais seu semblante de independncia. Elas no tm nem histria nem desenvolvimento; ao contrrio, so os homens que, ao mesmo tempo que desenvolvem sua produo e sua comunicao materiais, transformam, com esta realidade que lhes prpria, seu pensamento e os produtos deste. No a conscincia que determina a vida, a vida que determina a conscincia.

TEXTO VI - ECONOMIA E ASTRONOMIA *Frei Betto (Publicado no site: http://www.correiocidadania.com.br) Na Semana da Ptria, a CNBB promove, em todo o pas, com apoio de movimentos sociais, o plebiscito sobre a dvida externa, que hoje consome 65% dos recursos do Brasil. O escritor Salman Rushdie, fazendo eco aos apelos do papa Joo Paulo II, pediu aos credores internacionais um "presente cristo" aos pases mais pobres: a anulao de suas dvidas, sob pena de os mais ricos terem de arcar com um mundo entregue barbrie.

23 O "perdo" da dvida a pases pobres continua, at agora, s na conversa. Em julho, o G-8, que rene os chefes de Estado das oito naes mais poderosas do mundo, reuniu-se em Okinawa, no Japo. Esperava-se um gesto significativo em prol da anulao das dvidas das naes mais pobres. A reunio terminou com a deciso de ajudar aquelas naes a superar a "excluso digital". Leia-se, transform-las em mercados consumidores de produtos de alta tecnologia. Em protesto, a Coalizo pelo Alvio da Dvida ps fogo num microcomputador, alertando que "os pobres, quando tm fome, no podem comer bolos virtuais". Em 1998, as 41 naes mais empobrecidas deviam US$ 205 bilhes. Entre 1982 e 1988, os pases perifricos pagaram, em conjunto, mais de quatro vezes o que deviam. Mesmo assim, em 1998, o montante da dvida era trs vezes e meia maior do que em 1982! Os credores internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, ditam suas condies aos pases endividados. Ampliam os planos de "ajuste estrutural", uma ferramenta para domesticar os pases de Terceiro Mundo e o Leste Europeu. Isso implica o aumento do desemprego; a reduo drstica dos gastos sociais; a acelerao das privatizaes; a degradao da sade e da educao; o desajustamento das relaes de trabalho; a multiplicao do nmero de pessoas que vivem abaixo do nvel da pobreza absoluta. Em maio, a dvida externa do Brasil estava em US$ 231,346 bilhes. Segundo o Banco Mundial, nosso endividamento externo pior que o do Camboja, Haiti, Ruanda, Rssia e Congo. Equivale a 30% do nosso PIB e a 366% das nossas exportaes. Isso explica por que a renda do brasileiro caiu 7,1% em dez anos. Descontada a inflao, a renda mdia do brasileiro em 1999 era de R$ 525. Em 1989, de R$ 560 (IBGE, Pnad 99). A pobreza atinge, no Brasil, 50,1 milhes de pessoas e, a misria, 21 milhes. Diante desse quadro, polticos e economistas que sustentam o governo FHC parecem astrnomos. A analogia do economista Jos Juliano de Carvalho Filho, professor da USP. A astronomia a cincia da observao, da previso e da descrio dos corpos celestes. Estuda a constituio, a posio e o movimento dos astros. Mas, ao contrrio da biogentica e da engenharia, no pode interferir no curso da natureza. Economistas e polticos fernandistas observam a globocolonizao e as oscilaes do mercado, prevem o fluxo e refluxo das taxas de juros, descrevem as contradies do neoliberalismo, como o desemprego, mas no admitem que o movimento social possa interferir e modificar o rumo das coisas. Acreditam mesmo que, apesar dos pesares, este o melhor dos mundos. mera iluso sonhar com um mundo diferente deste. Um astrnomo um cientista desprovido de juzo moral acerca do que observa. Jamais dir que a exploso de uma supernova fere princpios ticos. Ele constata o fenmeno, descreve-o, pesquisa causas e efeitos, mas sabe que no pode interferir no Sol e impedir que o nosso astro-rei prossiga queimando a metade do combustvel que lhe resta. Polticos e economistas neoliberais abrem mo de um atributo essencial liberdade: o juzo de valor. Para eles, a mecnica celeste do mercado global um fenmeno astrofsico que ultrapassa o alcance da razo moral. Resta acat-lo. Ainda que isso signifique, a olhos vistos, o aumento da misria no mundo e da concentrao de riquezas e recursos em mos de uma minoria. Para os nobres da Repblica, o darwinianismo social to inquestionvel quanto o natural. Sobretudo porque quase todos ganharam na loteria biolgica, nascidos no bero da elite, o que lhes assegura um lugar especial entre os mais fortes predadores do ecossistema planetrio. Outros, roubam os cofres pblicos. Por capricho dos deuses, jamais conheceram a penria, a humilhao da fome e do desemprego. E ainda ousam proclamar que o salrio mnimo de R$ 151 "d e ainda sobra". Isso, sim, tripudiar sobre a nao. De tal modo esto imbudos de presuno, que se acreditam dotados do poder de desligar o motor da histria. No h mais futuro, pensam eles, apenas o perene aperfeioamento do presente. Os ciclos que regulam o mercado so como as estaes do ano. Ora faz calor ou venta, ora faz frio ou chove, mas h sempre uma primavera aps cada inverno. Pelo menos nos jardins deles. Na cabea desses "astrnomos", o capitalismo neoliberal o pice da histria humana. Alis, no nova a convico de que um determinado momento da histria est fadado a eternizar-se. Esteve presente na cabea de Alexandre Magno, quando conquistou o mundo; na cabea da Igreja, quando instituiu a cristandade medieval; na cabea de Napoleo, quando dominou parte da Europa; na cabea de Hitler, quando sonhou com o Terceiro Reich; na cabea de Stlin, quando expandiu o imprio sovitico.

24 O governo FHC assumiu o Brasil, em 1994, com uma dvida, interna e externa, de US$ 65 bilhes, e elevou-a para US$ 500 bilhes! Deu um rombo de R$ 13 bilhes no Banco Central, para bancar a desvalorizao do real, enquanto o IBGE informa que a renda familiar per capita de 19,9% da populao de, no mximo, meio salrio mnimo por ms! Agora que a galxia do poder resvala para o buraco negro da impopularidade e da corrupo em escalas astronmicas, convm lembrar que a diferena entre os economistas oficiais e os astrnomos , entre outras, que estes ltimos tm mais cincia e conscincia. E sabem que o centro do Universo situa-se em cada ser humano, digno de po, paz e prazer. *Frei Betto escritor, autor do romance sobre excluso social "Hotel Brasil" (tica), entre outros livros. TEXTO VII - O ESPRITO CAPITALISTA *Frei Betto (artigo publicado no jornal "Estado de So Paulo", 14/06/2000) O sistema capitalista, que deita razes na quebra da sociedade feudal e no advento da manufatura, alavancou-se com a revoluo industrial, no sculo 19. Expandiu-se, acelerou a pesquisa cientfica e o progresso tcnico. Aumentou a produo e agravou a desigualdade na distribuio de bens. De seu ventre contraditrio surgiu o socialismo, que aprimorou a distribuio sem conseguir desenvolver a produo. A onda neoliberal derrubou o socialismo europeu qual castelo de areia. Hoje, o capitalismo vitorioso para as naes da Unio Europia e da Amrica do Norte (excluindo o Mxico). No resto do mundo, deixa um lastro de misria e pobreza, conflitos e mortes, salvando-se as elites que, em seus respectivos pases, gerenciam os negcios segundo o velho receiturio colonial, agora prescrito pelo FMI: tudo para o benefcio da metrpole. Em plena globocolonizao, o capitalismo tambm vitorioso em coraes e mentes. Mas no em todos. H ricos, remediados e pobres que no tm esprito capitalista. So pessoas generosas, altrustas, capazes de se debruar perante o sofrimento alheio e de estender a mo em solidariedade a causas coletivas. A tendncia do esprito capitalista aguar o egosmo; dilatar ambies de consumo; ativar energias narcsicas; tornarnos competitivos e sedentos de lucro. Criar pessoas menos solidrias, mais insensveis s questes sociais, indiferentes misria, alheias ao drama de ndios e negros, distantes de iniciativas que visam a defender os direitos dos pobres. Aos poucos, o esprito capitalista molda em ns esse estranho ser que aceita, sem dor, a desigualdade social; assume a cultura da glamourizao do ftil; diverte-se com entretenimentos que exaltam a violncia, banalizam a pornografia e ridicularizam pobres e mulheres, como so exemplos certos programas de humor na TV. O capitalismo promove tamanha inverso de valores em nossa conscincia que defeitos qualificados pelo cristianismo de "pecados capitais" so tidos como virtudes: a avareza, o orgulho, a luxria, a inveja e a cobia. O capitalismo irmo gmeo do individualismo. Ao exaltar como valores a competio, a riqueza pessoal, o acmulo de posses, interioriza em ns ambies que nos afastam do esforo coletivo de conquista de direitos para nos mergulhar na iluso pessoal de que, um dia, tambm galgaremos, como alpinistas sociais, o pico da fortuna e do sucesso. A magia capitalista dissolve, pelo calor de sua seduo, todo conceito gregrio, como nao ou povo. O que h so indivduos atomizados, premiados pela loteria biolgica por no terem nascido entre os pobres ou pela roda da fortuna, que os fez ascender miraculosamente para o universo em que os sofrimentos morais so camuflados sob o brilho da opulncia. O esprito capitalista no faz distino de classe: inocula-se no favelado e na empregada domstica, no campons e no motorista de txi. E induz ricos, remediados e pobres apropriao privada, no apenas de bens materiais, mas tambm de bens simblicos: oro para alvio dos meus problemas e a cura de minhas doenas; voto no candidato que melhor corresponde s minhas ambies; adoto um comportamento que reala a minha figura e o meu prestgio. Esse espectro de ser humano no conhece a cooperao e a gratuidade; considera a generosidade uma humilhao; encara a pobreza insubmissa como caso de polcia; faz da funo de mando uma segunda pele; trata os subalternos com desdm. O mundo centra-se em seu umbigo. Ainda que no tape as orelhas ao ouvir falar em "amor ao prximo", do outro ele se faz prximo quando esto em jogo seus interesses. Mas prefere distncia se o outro sofre, decai socialmente ou mergulha em fracasso. Seu espelho o da bruxa que indaga: "H algum to bem-sucedido quanto eu?" Se a resposta for positiva, ento quer conhec-lo, adul-lo, idolatr-lo, como a um cone religioso do qual se esperam graas e proveitos. Capitalista no apenas o banqueiro, o Tio Patinhas. tambm o Donald, que se submete a seus caprichos. O mundo , para ele, um jogo de espelhos, no qual se v projetado nas mais variadas dimenses. Ele inveja os que esto acima dele e nutre dio por quem o ameaa como concorrente. Quando se faz religioso, para ganhar o Cu, j que a Terra lhe pertence. D esmolas, mas no direitos; acende velas, nunca esperanas; prega a mudana de corao, no da sociedade; capaz de reconhecer Cristo na eucaristia, jamais no rosto de quem padece fome, sem-terra ou sem-teto.

25 Horroriza-nos pensar que, outrora, a sociedade praticou o canibalismo. Qui alimentar-se com a carne do semelhante, em vez de entreg-la ao repasto dos vermes, seja mais saudvel e tico do que, hoje, exclu-lo do direito de ser, simplesmente, humano. (Frei Betto, escritor, autor de Cotidiano e Mistrio (Olho D'gua), entre outros livros)

TEXTO VIII - SOBRE O BVIO

Darcy Ribeiro
(No livro "A paixo pela Razo - Descartes", Mrio Srgio Cortella, Ed. FTD, 1988, pg. 64-68) Nosso tema o bvio. Acho mesmo que os cientistas trabalham com o bvio. O negcio deles - nosso negcio - lidar com o bvio. Aparentemente, Deus muito treteiro, faz as coisas de forma to recndita e disfarada que se precisa desta categoria de gente - os cientistas - para ir tirando os vus, desvendando, a fim de revelar a obviedade do bvio. bvio, por exemplo, que todo santo dia o sol nasce, se levanta, d sua volta pelo cu, e se pe. Sabemos hoje muito bem que isto no verdade. Mas foi preciso muita astcia e gana para mostrar que a aurora e o crepsculo so tretas de Deus. No assim? Geraes de sbios passaram por sacrifcios, recordados por todos, porque disseram que Deus estava nos enganando com aquele espetculo dirio. (...) Outra obviedade, to bvia quanto esta ou mais bvia ainda, que os pobres vivem dos ricos. Est na cara! Sem os ricos o que que seria dos pobres? Quem que poderia fazer uma caridade? Me d um empreguinho a! Seria impossvel arranjar qualquer ajuda. Me d um dinheirinho a! Sem rico o mundo estaria incompleto, os pobres estariam perdidos. Mas vieram uns barbados dizendo que no, e atrapalharam tudo. Tiraram aquela obviedade e puseram outra oposto no lugar. Alis, uma obviedade subversiva. Uma terceira obviedade que vocs conhecem bem, por ser patente, que os negros so inferiores aos brancos. Basta olhar! Eles fazem um esforo danado para ganhar a vida, mas no ascendem como a gente. Sua situao de uma inferioridade social e cultural to visvel, to evidente, que bvia. Pois no assim dizem os cientistas. No assim, no. diferente! Os negros foram inferiorizados. Foram e continuam sendo postos nessa posio de inferioridade por tais e quais razes histricas. Razes que nada tm a ver com suas capacidades e aptides inatas mas, sim, tendo que ver com certos interesses muito concretos. A Quarta obviedade, mais difcil de admitir -, e eu falei das anteriores para vocs se acostumaram com a idia -, a Quarta obviedade a obviedade doda de que ns, brasileiros, somos um povo de Segunda classe, um povo inferior, chinfrim, vagabundo. Mas t na cara! Basta olhar! Somos 100 anos mais velhos que os estadunidenses, e estamos com meio sculo de atraso com relao a eles. A verdade, todos sabemos, que a colonizao da Amrica do Norte comeou 100 anos depois da nossa, mas eles hoje esto muito adiante. Ns, atrs, trotando na histria, trotando na vida. Um negcio horrvel, no ? Durante anos, essa obviedade que foi e continua sendo bvia para muita gente nos amargurou. Mas no conseguamos fugir dela, ainda no. A prpria cincia, por longo tempo, parecia existir somente para sustentar essa obviedade. A Antropologia, minha cincia, por exemplo, por demasiado tempo no foi mais do que uma doutrina racista, sobre a superioridade do homem branco, europeu e cristo, a destinao civilizatria que pesava sobre sues ombros como um encargo histrico e sagrado. Nem foi menos do que um continuado esforo de erudio para comprovar e demonstrar que a mistura racial, mestiagem, conduzia a um produto hbrido inferior, produzindo uma espcie de gente-mula, atrasada e incapaz de promover o progresso. (...) O mais grave, porm, que alm de ser um povo mestio - e, portanto, inferior e inapto para o progresso - ns somos tambm um povo tropical. E tropical no d! Civilizao nos trpicos, no d! Tropical, demais. Mas isto no tudo. Alm de mestios e tropicais, outra razo de nossa inferioridade evidente - demonstrada pelo desempenho histrico medocre dos brasileiros -, alm dessa razes, havia a de sermos catlicos, de um catolicismo barroco, no ? Um negcio atrasado, extravagante, de rezar em latim e confessar em portugus. Pois alm disso tudo a nos puxar para trs, havia outras foras, ainda piores, entre elas, a nossa ancestralidade portuguesa. Esto vendo que fala de sorte? Em lugar de avs ingleses, holandeses, gente boa, logo portugueses... Lusitanos! Est na cara que este pas no podia ir para frente, que este povo no prestava mesmos, que esta nao estava mesmo condenada: mestios, tropicais, catlicos e lusitanos dose para elefante. Bom, estas so as obviedades com que convivemos alegre ou sofridamente por muito tempo. Nos ltimos anos, porm, descobrimos meio assombrados - descoberta que s se generalizou a pelos anos 50, mais ou menos -, descobrimos realmente ou comeamos a atuar como quem sabe, afinal, que aquela bvia inferioridade racial inata, climtico-telrica, asnal-lusitana e catlico-barroca do brasileira era como a teta diria do sol que todo dia faz de conta que nasce e se pe. Havamos descoberto, com mais susto do que alegria, que luz das novas cincias nenhuma daquelas teses se mantinha de p. Desde ento, tornando-se impossvel, a partir delas, explicar confortavelmente todo o nosso atraso, atribuindo-o ao povo, samos em busca de outros fatores ou culpas que fossem as causas do nosso fraco desempenho neste mundo. Nesta indagao - vejam como ruim questionar! - acabamos por dar uma virada prodigiosa na roleta da cincia. Ela veio revelar que aquela obviedade de sermos um povo de Segunda classe no podia mesmo se manter, porque escondia uma outra obviedade mais bvia ainda. Esta nova verdade nos assustou muito, levamos tempo para engolir a novidade. Sobretudo ns, universitrios, sobretudo ns, inteligentes. Sobretudo ns, bonitos. Falo da descoberta de que a causa real do atraso brasileiro, os culpados de nosso subdesenvolvimento somos ns mesmos, ou melhor, a melhor parte de ns mesmos: nossa

26 classe dominante e seus comparsas. Descobrimos tambm, com susto, luz dessa nova obviedade, que realmente no h pas construdo mais racionalmente por uma classe dominante do que o nosso. Nem h sociedade que corresponda to precisamente aos interesses de sua classe dominante como o Brasil. Assim que, desde ento, lamentavelmente, j no h como negar dois fatos que ficaram ululantemente bvios. Primeiro, que no nas qualidades ou defeitos do povo que est a razo do nosso atraso, mas nas caractersticas de nossas classes dominantes, no seu setor dirigente e, inclusive, no seu segmento intelectual. Segundo, que nossa velha classe tem sido altamente capaz na formulao e na execuo do projeto de sociedade que melhor corresponde a seus interesses. S que este projeto para ser implantado e mantido precisa de um povo faminto, xucro e feio. Nunca se viu, em outra parte, ricos to capacitados para gerar e desfrutar riquezas, e para subjugar o povo faminto no trabalho, como os nossos senhores empresrios, doutores e comandantes. Quase sempre cordiais uns para com os outros, sempre duros e implacveis para com subalternos e insaciveis na apropriao dos frutos do trabalho alheio. Eles tramam e retramam, h sculos, a malha estreita dentro da qual cresce, deformado, o povo brasileiro, deformado e constringido e atrasado. (...) A primeira evidncia a ressaltar que nossa classe dominante conseguiu estrutura o Brasil como uma sociedade de economia extraordinariamente prspera. Por muito tempo se pensou que ramos e somos um pas pobre, no passado e agora. Pois no verdade. Esta uma falsa obviedade. ramos e somos riqussimos! A renda per capita dos escravos de Pernambuco, da Bahia e de Minas Gerias - eles duravam em mdia uns cinco anos no trabalho - era, ento, a mais alta do mundo. Nenhum trabalhador, naqueles sculos, na Europa ou na sia, rendia em libras - que eram os dlares da poca - como um escravo trabalhando num engenho no Recife; ou lavrando ouro em Minas Gerias.; ou, depois, um escravo, ou mesmo um imigrante italiano, trabalhando num cafezal em So Paulo. Aqueles empreendimentos foram um sucesso formidvel. Geraram alm de um PIB prodigioso, uma renda per capita admirvel. Ento, como agora, para uso e gozo de nossa sbia classe dominante. A verdade verdadeira que, aqui no brasil, se inventou um modelo de economia altamente prspera, mas de prosperidade pura. Quer dizer, livre de quaisquer comprometimentos sentimentais. A verdade, repito, que ns, brasileiros, inventamos e fundamos um sistema social perfeito para os que esto do lado de cima da vida. (...) A outra faanha da velha classe foi sua extraordinria capacidade de enfrentar e vencer todas as revolues sociais que se desencadearam no pas. Essa eficincia repressiva lhes permitia esmagar todos os que reclamavam o alargamento das bases da sociedade, para que mais gente participasse do produto do trabalho e, assim, reafirmar e consolidar sua hegemonia. Posteriormente, coroaram tal feito com outro ainda maior, que foi o de escrever a histria dessas lutas sociais como se elas fossem motins. Recentemente descobrimos, outra vez assustado - desta vez, graas perquiries de Jos Honrio -, que o Brasil no to cordial como quereria o nosso querido Srgio. Durante o perodo das revoltas sociais anteriores e seguintes Independncia, morreram no Brasil mais de cinqenta mil pessoas, inclusive uns sete padres enforcados. O certo que nossos cinqenta mil mortos so muito mais mortos do que todos que morreram nas lutas de independncia da Amrica Espanhola, tidas como das mais cruentas da histria. Os nosso, porm, foram surrupiados da histria oficial das lutas sociais por serem vtimas de meros motins, revoltas e levantes e, como tal, no merecem entrar na crnica historiogrfica sria da sabedoria classista. (...) A eficcia total, entretanto, eficcia diante da qual devemos nos declinar - aquela que realmente o grande feito que ns, brasileiros, podemos ostentar diante do mundo como nico - a faanha educacional da nossa classe dominante. Esta realmente extraordinria! E por isto que eu no concordo com aqueles que, olhando a educao de outra perspectiva, falam de fracasso brasileiro no esforo por universalizar o ensino. Eu acho que no houve fracasso algum nesta matria, mesmo porque o principal requisito de sobrevivncia e de hegemonia da classe dominante que temos era precisamente manter o povo xucro. Um povo xucro, neste mundo que generaliza tonta e alegremente a educao, , sem dvida, fenomenal. Mantido ignorante, ele no estar capacitado a eleger seus dirigentes com riscos inadmissveis de populismo demaggico. Perpetua-se, em conseqncia, a sbia tutela que a elite educada, ilustrada, elegante, bonita, exerce paternalmente sobre as massas ignaras. Tutela cada vez mais necessria porque, com o progresso das comunicaes, aumentam dia a dia os riscos de nosso povo ser ver atrado ao engodo comunista ou fascista, ou trabalhista, ou sindical, ou outro. Assim se v o equvoco em que recai quem trata como fracasso do Brasil em educar seu povo o que de fato foi uma faanha. Pedro II, por exemplo, nosso preclaro imperador, nunca se equivocou a respeito. Nos dias em que a Argentina, o Chile e o Uruguai generalizavam a educao primria dentro do esprito de formar cidados para edificar a nao, naquelas eras, nosso sbio Pedro criava duas nicas instituies educacionais: o Instituo de Surdos e Mudos e o Instituto Imperial dos Cegos. (...) O que ocorre com a universidade no Brasil mais ou menos o que sucederia com uma vaca se, quando bezerra, ela fosse encerrada numa jaula pequenina. a vaca mesmo est crescendo naturalmente, mas a jaula de ferro a est, contendo, constringindo. Ento o que cresce um bicho raro, estranho. Este bicho nunca visto o produto, o fruto, a flor acadmica dessa classe dominante sbia, preclara, admirvel que temos, que nos serve e a que servimos patrioticamente contritos. Cremos haver demonstrado at aqui que no campo da educao que melhor se concretiza a sabedoria das nossa classes dominantes e sua extraordinria astcia na defesa de seus interesses. De fato, uma minoria to insignificante e to claramente voltada contra os interesses da maioria, s pode sobreviver e prosperar contando com enorme sagacidade. (Palestra no Simpsio sobre Ensino Pblico, na 29 Reunio da SBPC, realizada em So Paulo, em julho de 1977)

TEXTO IX - O ALIENISTA: LOUCURA, PODER E CINCIA Roberto Gomes

27 (parte de artigo sobre livro de Machado de Assis: "O alienista") - Revista de Sociologia da USP, Vol. 5 - n 1-2, Nov. de 1994, pg. 145-169 ........... Assim, no se fala da loucura ou dos loucos, por mais que o Alienista tente faz-los atuar. De resto, os loucos e sua loucura so uma presena apaziguadora e at cmica ao longo do texto. Fala-se, isso sim, deste homem e de seu discurso que capaz de produzir a loucura. Pois esta a parbola descrita pelo texto: no incio da narrativa, no h loucos em Itagua, cidade que tinha o "ruim costume", segundo o Alienista, "de no fazer caso dos dementes". Estes, quando mansos, andavam solta, e, quando furiosos, ficavam trancafiados em casa. De resto, eram poucos e no criavam maiores problemas. Quer dizer: no havia loucos em ltagua, no havendo quem levantasse a questo cientfica da loucura. este mau costume que o Alienista deseja consertar, introduzindo a esquecida cidadezinha no sculo da cincia e da razo. To logo inicia sua empreitada, eis o que ocorre: uma verdadeira "torrente de loucos". Eles surgem de toda parte monomanacos, loucos por amor, vtimas de mania de grandeza. E, diante da perplexidade geral, simbolizada pelo espanto ingnuo de Pe. Lopes, a quantidade de loucos s faz aumentar na medida em que o Alienista segue em seus estudos e amplia o poder de seus conceitos. No auge, 4/5 da populao da cidade est trancafiada dentro dos muros da Casa Verde. Mas isso no tudo. Seguindo o curso da parbola, e em funo das novas descobertas que faz, Simo Bacamarte desiste de buscar o germe da loucura nos outros, voltando-se para si mesmo como objeto de investigao. "Reno em mim mesmo a teoria e a prtica", conclui ele, descobrindo-se sujeito e objeto da cincia nascente. Desta forma, cessando a atividade produtiva da loucura por parte do Alienista, j no h loucos em ltagua. Ou h um s. Parbola em trs tempos. Um: antes da interveno do psiquiatra no existem loucos. Dois: sua ao desencadeia uma torrente de loucos. Trs: saindo de cena o cientista, haver no mximo um louco, ele prprio, que decide assim se constituir. No est em questo, portanto, a natureza da loucura ou de algurna teoria cientfica,. O texto claro: no h em ltagua loucura alguma, exceto a daquele que a produz. 6. A produo da loucura Simo Bacamarte exercita a produo da loucura - e isso que est em cena. Gera os loucos antes inexistentes, decreta normas que incluem ou excluem certos indivduos do continente da loucura. Ao final se imagina o nico capaz de sofrer e conhecer a loucura. Teoria e prtica. Experincia e vida. Deixa de ser um simples gerador para transformar-se na encarnao da loucura: sua paixo, sua ao. Seu universo e seu emprego nico. Sujeito e Objeto. Trata-se de um ardil, claro. A cincia investigao constante, ele repete. Este homem no cede loucura seno para melhor submet-la ao domnio possvel da cincia. Ardil enlouquecido, no entanto: atrai para si o malefcio que ir afrontar. Quando todas as experincias falharam, quando todas as teorias foram refutadas, lana o ltimo golpe - "plus ultra!" exclama - e se converte em sujeito e objeto, trancafiando-se em definitivo na Casa Verde. S assim o ideal cientfico de unificao entre sujeito e objeto poder se realizar: Simo Bacamarte a cincia e aquilo sobre o que a cincia falar. Realizao vivaz e irnica da imagem positivista: estar janela e ver-se passando na rua. Seu domnio, para nos referirmos a Foucault, subentende a "reduplicao transcendental". A loucura da cincia se revela por inteiro. Estamos em pleno domnio do Alienista, seu continente ilhado. Mas, alm do delrio cientificista, encontramos no texto outro recorte mais radical do sonho de constante investigao cientfica: finalmente isolado - aps trancafiar 34/5 da populao dentro da Casa Verde - ele termina por trancafiar o mundo fora da Casa Verde. E mergulha na ltima viagem, da qual no haver retomo: "Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e cura de si mesmo. Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses, no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcanar nada" (p. 288). O delrio racionalista da investigao constante conduz ao isolamento. A sede de uma explicao definitiva e universal conduz morte. Simo Bacamarte morre "no mesmo estado em que entrou" e sem "alcanar nada". Em termos de parbola, absolutamente perfeito. Literariamente exato, redondo, definitivo. Nada sobra neste final - e nada mais precisa ser dito.

7. A loucura do sculo E claro que podemos investigar os caminhos que levaram a este final desastroso. Por exemplo: o que movia este produtor de loucura? Que impulso o lanava adiante? O que o tomava apto a produzir a "torrente de loucos"? No que se escudava para estar acima do bem e do mal, longe das mesquinharias midas em que o vulgo se perdia sua volta? E mais: o que lhe concede privilgios e imunidades tais que o autorizam a trancafiar 4/5 da cidade e, ao final, trancafiar ao mundo inteiro fora da Casa Verde, mergulhando no nada e mantendo de si a mesma "imagem viva" e triunfante do cientista que ir desvendar plus ultra!- o ltimo segredo da mente humana? A loucura do Alienista no a loucura de Simo Bacamarte. Ele, que tem de si uma imagem de ser nico e predestinado acima do vulgo - no na verdade este ser exclusivo que, na frente de batalha, luta como indivduo raro em prol da felicidade dos povos. Simo Bacamarte enlouquece, verdade. Em sua loucura est contido, desde o incio, o final trgico. Mas no enlouquece sozinho e nem enlouquece a si mesmo. enlouquecido. Ele, que tem uma viso deformada da prpria liberdade de criar um mundo novo, est desde o incio vivendo uma tragdia coletiva, esta sim, a raiz da loucura que interessa a Machado: a grande loucura cientificista e positivista, que irnplica na busca dos limites entre razo e desrazo. A loucura de se pretender alcanar uma explicao exaustiva e racional para a "mente humana". A est a origem e o fundamento das imunidades e privilgios que o Alienista a si concede. So as imunidades e privilgios que o sculo concede

28 cincia, particularmente cincia mdica em sua busca de administrao da vida. O Alienista, portanto, no se escolhe louco. O sculo o constitui assim. Aquilo de que se fala, portanto, deste saber que, pretendendo esgotar - de forma objetiva e rigorosa - o conhecimento a respeito da mente humana, apoia-se numa pretenso de conhecimento total do mundo e, portanto, se destina Fracasso que no ser devido apenas exagerada pretenso. Antes a um esquecimento que a cincia, de m f, realiza: seu grande triunfo apresentar-se como forma objetiva e racional (portanto, incontestvel, exceto dentro do prprio sistema que institui) de conhecimento - ou seja: como algo fora das fraquezas humanas, fora do vulgo, das coisas midas. Eis porque esta metfora do que est dentro e fora essencial e sempre se repete: a cincia inclui e exclui num s ato: valida e desqualifica num mesmo momento - quer dizer: ou se est fora ou dentro da Casa Verde, no interior ou no exterior do continente; eis porque necessrio se colocar fora do mundo para que se possa estar dentro da Casa Verde (sntese institucional das pretenses cientficas) e, :a, realizar a grande investigao final. A cincia decreta assim sua prpria insanidade - que levar morte ao isolamento, ao nada - no momento em que se pretende acima do bern e do mal, reivindicando para si uma iseno de tudo aquilo que no for a simples razo (j suposto o racional como o verdadeiro), ou seja, como se seu poder derivasse de uma lgica metafsica embutida no real e na razo - vistos como pares complementares -, lgica da qual seria insnia tentarmos escapar. Ao fazer isso, a cincia apresenta-se como desinteressada - o que eqivale a dizer: como no representando interesses fora daqueles que s prprios busca da pura verdade. Nisso reside sua insensatez. 8. O poder da cincia Desta forma, em O Alienista se fala da cincia, mas de uma forma indita at ento: no se fala da cincia enquanto tal, seus mtodos, sua validade, sua pretenso de conhecimento, seu rigor lgico, suas tendncias, sua extenso. No h a nenhuma epistemologia no sentido clssico, muito menos alguma filosofia da cincia. No se fala, pois, da cincia - o que seria usual e fastidioso para a poca; fala-se do poder da cincia - o que representa uma raridade para aquele momento. Machado est preocupado em colocar diante de nossos olhos a pergunta fundamental do ponto de vista da poltica do saber: que poder este que emana da cincia, no que se funda, qual a razo das imunidades e privilgios que o Alienista toma para si? Em suma: nenhum poder inocente; todo poder deve ter contestadas suas razes. Eis porque Machado no est preocupado com outro modo de conceber a loucura - que seria mais "verdadeiro" - nem se preocupa com outro tratamento aos asilados - que seria mais "humano". Por isso o texto no contm denncias ou reivindicaes. No h preocupao com outro caminho para a cincia patolgica e no se coloca em questo a competncia de Simo Bacamarte enquanto cientista: ele , ao contrrio, o mais rigoroso e conseqente dos cientistas, coerncia que lhe cobrar a razo e a vida. A tenso fundamental do texto est noutro lugar: o poder da cincia que a retrica cientfica pretende mascarar. Machado est alm de seu sculo no apenas por questionar a concepo racionalista e positivista de cincia, mas por questionar o poder de todo e qualquer saber que pretenda apresentar-se como rigorosamente objetivo e com pretenses universais. No h, portanto, razes para sermos otimistas quanto razo e cincia. No entanto, mesmo no momento de crtica radical, Machado no se coloca na mesma linha de tiro de seus alvos. Ele no desespera da cincia enquanto conhecimento, resultado, investigao. Nem a razo lhe parece um mal. O que Machado mira, por detrs da hipocrisia humanitria do positivismo, da sede de esgotar as razes do universo e da vida humana, a insnia do exerccio de poder inerente concepo de conhecimento (e ao tipo de fundamentao do conhecimento), que a razo e a cincia positivistas enaltecem. O alvo em mira o poder, essa coisa escorregadia, que no diz seu nome, que gera as mil mscaras por atrs das quais se esconde. 9. A disciplina do corpo Simo Bacamarte descreve uma trajetria de desastre - rodeado pela mediocridade, intriga, inveja, hipocrisia - mas, em meio a tudo isso, no deixa um s momento de fazer de seu corpo a "imagem vivaz do gnio". A idia da cincia , de fato, sua nica ocupao. Mas ela no est apenas, em sua cabea ou em sua biblioteca. Ela percorre todo seu corpo, suas vestes, suas falas, seus gestos: transformou seu corpo na expresso acabada de seu ideal e nada nele escapa a esta determinao obsessiva. De todos os continentes, o corpo que deve ser conquistado em primeiro lugar, pois ele o objetivo, o lugar e o instrumento de luta. Desde o incio no Simo Bacamarte quem vive - a cincia que molda seu corpo com sua disciplina. Ao lado das metforas geogrficas - que comprovam que Simo Bacamarte est numa guerra e se porta como audaz estrategista - as referncias cincia so as mais freqentes ao longo do texto. Desprezando os negcios da Corte, o Alienista elege seu universo, ltagua, e seu "emprego nico": "entregou-se de corpo e alma ao estudo da cincia" (p. 253). Seu projeto est lanado, Tanto o corpo quanto a alma esto desde o incio envolvidos neste negcio. A cincia cobra de seus amantes no apenas a mente, mas tambm o corpo, que ser moldado aos poucos e decididamente, em busca da "imagem vivaz do gnio". No se trata de uma escolha acadmica - neste caso teria preferido os benefcios da Corte - j que no se importa com vantagens monetrias ou honrarias que sobrem na periferia do poder monrquico. uma escolha de vida, a opo por um poder que no ser perifrico nem ocasional, rnas de um poder mais alto, que a seus olhos se apresenta como a possibilidade de colocar ltagua e o universo " beira de uma revoluo". Um poder, no entanto,, que vai lhe cobrar o controle e o domnio pleno de seu corpo. Assim, no ser segundo diretrizes midas e vulgares que selecionar sua esposa. A escolha de D. Evarista ser feita segundo os princpios de uma demonstrao racional. Trata-se de uma mulher despida de atrativos, 11 mal composta de feies"....... no bonita, nem simptica" (p. 253-254). Mas que importncia tem isso para um

29 sbio? Importam, isso sim, as condies fisiolgicas e anatmicas da esposa, o fato de dormir regularmente e digerir com facilidade. De resto, sendo feia a esposa, teria um motivo a menos para se afastar das nobres ocupaes dignas de um sbio. "No corria o risco de preterir os interesses da cincia na contemplao exclusiva, mida e vulgar da consorte" (p. 254). A alma e o corpo do Alienista - do qual, alis, D. Evarista no passa de um apndice necessrio apenas reproduo biolgica - parecem estar em harmonia. Mas surge um pequeno problema: D. Evarista, apesar dos remdios e das carnes de porco que lhe receita o marido, incapaz de gerar filhos - a isso "devemos a total extino dos Bacamartes" (p. 254). O sbio no se abala, porm. A cincia, reflete, tem o "dom de curar todas as mgoas" (p. 254) e o Alienista mergulha mais e mais nos estudos, sua verdadeira misso, descobrindo neste momento o setor da medicina que deve merecer seus esforos: "A sade da alma, bradou ele, a ocupao mais digna do mdico" (p. 254). H dois recortes, novamente: o do Alienista e o do texto de Machado. o Alienista v nesta mida desgraa um sinal a mais a projet-lo na direo das inve,5tigaes cientficas, agora que localizou onde exerc-las. Machado assinala, como o far ao longo de todo o texto, a atabalhoada atitude do Alienista, sempre negando os desastres de sua vida em troca dos delrios de um sbio. H , um homem que sofre e se frustra por ver extinta a "dinastia dos Bacamartes", e h um homem que entrega seu corpo e sua alma cincia. Dai decorrem duas vertentes na narrativa: de um lado, o elogio solene da cincia e da razo; de outro, o progressivo desastre afetivo-corporal em que se converte o Alienista. Sufocadas, suas paixes, medos, ansiedades e dvidas, vo ressecando seu carter, esmagando qualquer manifestao de fraqueza ou afeto. Quando D. Evarista despede-se para viajar ao Rio, o Alienista vai ao bota-fora na maior indiferena, pois, "homem de cincia, e s de cincia, nada o consternava fora da cincia" (p. 259). Um homem s de cincia, alm de no se comover, no perde a ocasio para vasculhar a multido, com um "olhar inquieto e policial, verificando se por acaso algum demente no poderia ter se misturado com a gente de juzo. Seu corpo idealizado sofre apenas as paixes prprias de um sbio. Diante de um relato que lhe parece rico em sugestes psiquitricas, tomado de "uma volpia cientfica". Quando do regresso do D. Evarista - que, vulgar, desmaia em seus braos - Bacamarte permanece indiferente, "frio como um diagnstico, sem desengonar por um instante a rigidez cientfica" (p. 286). Assim, vai conquistando corpo a "imagem vivaz do gnio". Nos delrios de Bacamarte, temos um investigador permanente, um sbio alheio s coisas menores da vida, o olhar preso no horizonte a vasculhar o futuro, pensando teorias, dedicando-se a seu emprego nico. No tecido do texto de Machado, porm, vai surgindo um corpo dilacerado, que se compraz em ser frio como um diagnstico e cientificamente rgido. J no prximo do final - de sua "ltima verdade" - meditar solitrio, passeando pela vasta sala onde tem sua biblioteca e compondo esta triste figura: "Um amplo chambre de damasco, preso cintura por um cordo de seda, com bordas de ouro (presente de uma universidade) envolvia o corpo majestoso e austero do ilustre alienista. A cabeleira cobria-lhe uma extensa e nobre calva adquirida nas cogitaes quotidianas da cincia. Os ps, no delgados e femininos, no grados e mariolas, mas proporcionados ao vulto, eram resguardados por um par de sapatos cujas fivelas no passavam de simples e modesto lato. Vede a diferena: - s se lhe notava luxo no que era de origem cientfica; o que propriamente vinha dele trazia a cor da moderao e da singeleza, virtudes to ajustadas pessoa de um sbio" (p. 286) o corpo falante, submisso ao discurso cientfico. A cincia disciplina, sabe Machado. Poder e disciplina. Enquanto conjunto de ensinamentos e enquanto normatizao que se cristaliza num corpo. Assim, embora de incio pudesse parecer o contrrio, no h no Alienista um separao entre um ideal cientfico exaltado e um corpo relegado s coisas irrelevantes. Se corpo e sua mente, seus ideais e seus afetos, so uma coisa s: "reno - poder ele dizer ento - em mim mesmo a teoria e a prtica". Esta uma questo cientfica e, tomado por ela, mergulhar em nova investigao, rumo "ltima verdade", em busca "de uma doutrina nova, cujo primeiro exemplo sou eu" (p. 288). Mas que ltima verdade? Neste momento final da narrativa, Machado dissolve a dualidade com a qual vinha trabalhando, tomando o cuidado de preservar, no entanto, a distncia irnica: no h uma ltima verdade para o Alienista, posto que nada encontrou, exceto a morte. Mas haver uma ltima verdade do texto - afinal, o Alienista vivia de refutar-se continuamente. Quem sabe no ter provado alguma coisa? l 0. O corpo da disciplina A loucura do Alienista no uma tragdia somente pessoal. Ele assumiu em seu corpo, coerentemente, todos os projetos cientficos da poca - e isso o levou ao desastre. Mas uma coisa certa: eram projetos cientficos. Enlouquecidos, talvez, mas colados ao discurso positivista. Tratava-se de "estudar profundamente a loucura, os seus diversos graus, classificar-lhe os casos, descobrir, enfim, a causa do fenmeno e o remdio universal" (p. 256). Projeto partilhado por inmeros colegas de Bacamarte, tanto de ontem quanto de hoje. Projeto elevado, acima de interesses pessoais ou busca de honrarias: "trata-se de coisa mais alta, trata-se de uma experincia cientfica" (p. 260). Experincia assumida com todos os cuidados e escrpulos exigidos pela cincia:

30 "Digo experincia, porque no me atrevo a assegurar desde j a minha idia; nem a cincia outra coisa, Sr Soares - (diz ele ao boticrio Crispim) - seno uma investigao constante. Trata-se, pois, de uma experincia, mas uma experincia que vai mudar a face da terra. A loucura, objeto de meus estudos, era at agora uma ilha perdida no oceano da razo; comeo a suspeitar que um continente " (p. 260). A cincia, adverte o texto, no est livre de pretenses enlouquecidas, que no so exclusivas de Simo Bacamarte, alis. No se trata apenas de investigar (um investigar sem pretenso e metafsico), mas de conquistar. A ilha perseguida se revela um continente - o universo acanhado de ltagua se amplia, universaliza-se ao toque mgico da abstrao cientfica. E, metfora geogrfica, diante deste continente o Alienista se coloca como um cavaleiro andante. Mesmo que se queira evitar, em vrios momentos nos invade a mente a imagem do Quixote. E nem lhe falta um Sancho Pana na figura servil, medrosa e ch de Crispim Soares, que seria a imagem vivaz do vulgo. Em seus combates, Bacamarte cruza lanas no contra moinhos de vento ou cavaleiros andantes, mas contra teorias e idias vulgares - as quais, submetidas a seu esprito privilegiado, acabam se revelando igualmente fantasmagricas. Desastrado e delirante como Quixote, sua empreitada tambm terminar em morte. Mal erguia seu prprio mito, a cincia j encontrava um quixote-alienista para lhe apontar seu final (enquanto meta e enquanto morte) - mas, no caso, os quixotes eram multido triunfante, no s na cincia, mas tambm na poltica e nas artes. Enquanto o sculo delirava, Machado limitava-se a compor seu texto. E, nele, o projeto do Alienista ganha corpo: "Supondo o esprito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr Soares, ver se posso extrair a prola, que a razo; por outros termos, demarquemos definitivamente os limites da razo e da loucura. A razo o perfeito equilbrio de todas as faculdades; fora da, insnia e s insnia" (p. 261). Pe. Lopes, a quem o Alienista confia a nova teoria, v nela um absurdo, ou, pelo menos, uma tarefa colossal. Mas nada pode resistir ao triunfo da cincia. Para o esperto e assustado padre, a tarefa do Alienista tem dupla face: absurda, pois assim a v do ngulo da teologia crist, certamente alarmado com o pecado que a pretenso de se desvendar a ltima razo dos mistrios da mente humana: soberba e sacrilgio, desejo satnico de ser Deus. Mas, manhoso, o bom padre dependura na sua frase um adendo estratgico: tarefa colossal. Certamente lhe era difcil duvidar da cincia neste sculo de tantos prodgios. No absurdo, portanto - apenas colossal. Tarefa grande demais para um homem. O cuidado se explica: quem sabe do que ser capaz a cincia? A religio declinante rende sua tmida homenagem cincia. E o que esta faz? Diz o0 texto: "A cincia contentou-se em estender a mo teologia, com tal segurana, que a teologia no soube enfim se devia crer em si ou na outra" (p. 262). Entre teologia e cincia, o abismo estava cavado e o cumprimento condescendente e superior do Alienista unia e separava duas eras. "Itagua e universo beira de uma revoluo" (p. 262). 11. "A cincia coisa sria" O poder da cincia se instala definitivamente. "Tudo era loucura" (p. 279). Poder sobre o sculo, poder frente teologia, poder junto cmara de vereadores de ltagua - poder sobre o continente conquistado. No s poder de desenvolver um discurso explicativo a respeito da mente humana, mas algo mais radical: poder de estabelecer os limites entre razo e loucura e, feito isso trancafiar aqueles que, por um "ruim costume, eram deixados solta. E mais: poder de colocar-se alm do vulgo, que medocre, e dos interesses dos mortais comuns, que distorcem a verdade. O Alienista insuspeito: seus atos jamais denunciaro impureza, mesquinharias, vinganas, escolhas polticas; sero sempre os atos de um sbio. "0 marido era um sbio (raciocina D. Evarista quando da 'torrente de loucos') - no recolheria ningum Casa Verde sem prova evidente de loucura" (p. 266). Nem mesmo o poder da Cmara prevalecer sobre o Alienista, pois "a cincia no podia ser emendada por votao administrativa". Sequer o povo - ainda que seja em nome dos benefcios humanidade que Bacamarte lute - poder se pronunciar. Movimentos de rua no podem contestar a cincia, o que prova a trada Revolta dos Canjicas. Ou seja: "A cincia a cincia", repete o Alienista diante de dvidas, ataques, desconfianas, imaginando se seu opositor no ser mais um caso a trancafiar. A cincia no deve explicaes a ningum, tem suas prprias normas de auto-avaliao, o que compete apenas a ela prpria discutir. Acima do bem e do mal, imune s suspeitas, o sbio (encarnao da cincia) no tem por onde ser contestado. Diante da Revolta dos Canjicas, o Alienista discursa multido: "- Meus senhores, a cincia coisa sria, e merece ser tratada com seriedade. No dou razo dos meus atos de alienista a ningum, salvo aos mestres e a Deus. Se quereis emendar a administrao da Casa Verde, estou pronto a ouvir-vos; mas, se exigis que me negue a mim mesmo, no ganhareis nada. Poderia convidar alguns de vs em comisso dos outros a vir ver comigo os loucos reclusos; mas no o fao, porque seria dar-vos razo do meu sistema, o que no farei a leigos nem a rebeldes" (p. 272). difcil encontrarmos discurso mais perfeito sobre as imunidades e privilgios que a cincia a si mesmo concede, ancorada nas instituies que falam em seu nome. O nico tribunal do cientista so mestres (igualmente cientistas, claro) e Deus (que no costuma interferir em polmicas deste tipo). Dar razo de seu sistema seria negar-se; e isso fcil entender: o poder decorrente do saber cientfico no um anexo que lhe seja acrescentado em certas condies; tal poder est no interior

31 mesmo da concepo e do projeto cientfico. Quer dizer: Simo Bacamarte no delira por ter sado dos limites da cincia, mas por ter entrado neles. No quebra nenhuma norma cientfica; desastrado e cego, quer cumpri-las todas com rigorosa coerncia. Disso encontramos a melhor ilustrao na Revolta dos Canjicas, comandada pelo barbeiro Porfrio, e, como se no bastante, no levante seguinte, liderado por Joo Pina, outro barbeiro. Nos dois casos, com o detalhe de que o segundo golpista faz a cpia fiel da declarao do primeiro, resulta a confirmao de um poder que permanece inabalvel: o poder de Simo Bacamarte e da Casa Verde. " matria de cincia", diz Porfrio, respeitando a instituio que, antes de vitorioso, jurara destruir. As duas revoltas, que se destinavam a derrubar a tirania do Alienista, s fizeram fortalec-lo, permitindo que trancafiasse a Porfrio e outros cinqenta e tantos indivduos que declarou mentecaptos, alm do pobre Crispim Soares, punido por sua covardia. "0 terror tambm pai da loucura", declara o Alienista, ele que, sabemos pelo texto de Machado, instaurara o terror. A partir deste ponto, instaladas em ltagua as foras do vice-rei, o poder do Alienista total. "Tudo era loucura" - inclusive o apego de D. Evarista s sedas, veludos e rendas. Diagnosticada como portadora de "mania sunturia", tambm foi trancafiada. Assim, colocando os ditames da cincia acima dos laos de casamento e afeto que o ligavam a D. Evarista, o Alienista superou-se como homem a quem s a cincia importava. "Ningum mais tinha o direito de resistir-lhe - menos ainda o de atribuir-lhe intuitos alheios cincia" (p. 280). Novamente os dois discursos confluem para o mesmo ponto. O desastre afetivo e humano que Simo Bacamarte rene-se ao triunfante homem de cincia que o Alienista. Ao trancafiar a prpria esposa, impondo ao mido sentimento de amor os compromissos para com a cincia, o Alienista j se encontra alm dos limites daquilo que simplesmente humano. E ter sido este um dos limites entre razo e loucura que no lhe ocorreu investigar.

TEXTO X - COMO CONFIAR EM FOTOGRAFIAS *Peter Burke Costumava-se dizer que "as cmaras no mentem". De fato, um dos motivos do entusiasmo pela fotografia na poca de sua inveno foi exatamente a sua objetividade. No sculo 109 a fotografia era considerada o produto do "lpis da natureza", pois os prprios objetos deixam traos na chapa fotogrfica quando ela exposta luz, sem outras intervenes da parte do fotgrafo. Desde aquela poca , a objetividade da fotografia tem sido muito criticada. Lewis Hine, um norte-americano famoso por sua "fotografia social" de trabalhadores imigrantes e cortios, disse que, "embora as fotografias no possam mentir, os mentirosos podem fotografar". Mas a iluso de ver o mundo diretamente quando se olha para fotografias - o "efeito realidade", como o chamou Roland Barthes (1915-1980) - continua difcil de evitar. Esse efeito, parte do que Barthes chamou de "retrica da imagem", explorado nas imagens de fatos recentes que aparecem nos jornais e na televiso e a particularmente vvido no caso de antigas fotos de ruas das cidades. Quando essas fotos so ampliadas, como no caso de algumas fotografias de So Paulo exibidas numa mostra na avenida Paulista alguns atrs ou como as fotos da cidade feitas por Claude Lvi Strauss nos anos 30 e expostas h alguns meses, difcil resistir sensao de que estamos realmente parados no lugar onde o fotgrafo esteve e que podemos entrar na fotografia e caminhar pela rua no passado. Um dos motivos para a dificuldade de nos afastarmos desse efeito de realidade sem duvida a "cultura do instantneo ": nossa prtica cotidiana de tirar fotografias da vida, registrando a histria de nossa famlia e de amigos e tambm, claro, moldando nossas lembranas dessa histria. Ento por que no devemos confiar nos fotgrafos? Afinal, os tribunais consideram as fotos e os vdeos provas cabais de furto, assassinato ou violncia policial (como no notrio caso em Los Angeles alguns anos atrs). O escritor francs Paul Valry (1871-1945) sugeriu que nossos prprios critrios de veracidade histrica passaram a incluir a pergunta: "Poderia tal fato, assim como narrado, ter sido fotografado? Ele no teria ficado surpreso ao saber que os historiadores esto cada vez mais conscientes de que as fotografias, pinturas, filmes e outras imagens podem ajud-los em suas tentativas de reconstruo do passado. Por exemplo, um historiador norte-americano do Brasil, Robert Levine, publicou vrios livros de fotografias com comentrios sobre sua possvel utilidade para escrever histria social. Outros, como Robert Rosenstone, defendem a "escrita" da histria por meio da realizao de filmes, o que foi chamado de "historiofotia", substituindo ou se aliando "historiografia'. Alguns estudiosos defendem com entusiasmo essa tendncia, enquanto outros a rejeitam, alegando que a cmara no confivel. Nesse debate, minha opinio que o uso crescente de fotografias e outras imagens como fontes histricas pode enriquecer muito nosso conhecimento e nossa compreenso do passado, desde que possamos desenvolver tcnicas de "crtica da fonte" semelhantes s que foram desenvolvidas h muito tempo para avaliar depoimentos escritos. Como j notou o crtico ingls John Ruskin no sculo 19, o depoimento de fotografias, assim como o de testemunhas no tribunal, " muito til se soubermos fazer um exame cruzado". Enquanto aguardamos a elaborao de uma crtica sistemtica das evidncias fotogrficas e cinemticas, vale a pena lembrar cinco pontos, no apenas aos historiadores, amas a qualquer pessoa tentada a ver nas fotografias registros precisos do passado. Comecemos pelos casos mais extremos. Como sugeriu Hine, "os mentirosos podem fotografar". Eles podem retocar as fotos ou manipul-las de outras maneiras - montagem, por exemplo - para enganar o observador.

1. Um 2.

3.

4.

5.

32 caso famoso de manipulao um filme feito pelos socialistas alemes que "mostra" o kaiser Guilherme conversando com Krupp, o maior fabricante de armas da poca, para demonstrar a ligao entre o capitalismo e o militarismo alemo na poca da Primeira Guerra Mundial. Os fotgrafos que no desejam enganar os observadores podem entretanto desejar incentiv-los a assumir certas posies. Por exemplo, podem querer convencer o pblico a ver a guerra, ou uma determinada guerra, como gloriosa, enfatizando a coragem e as vitrias, ou terrvel, mostrando crianas vietnamitas nuas fugindo de um ataque de napalm. Ou podem estar envolvidos num projeto de "conscientizao" do pblico sobre determinados problemas sociais. O prprio Hine, como seus contemporneos Dorothea Lange e Margaret Bourke-White, fez "fotografias sociais" como publicidade para campanhas de reforma social. Os trs fotgrafos trabalharam para instituies que tentavam mudar a sociedade, como a Charity Organization Society, o National Child Labour Committee e a California State Emergency Relief Administration. Da a sua nfase ou o seu "enfoque" nos acidentes de trabalho, na vida nos cortios, no sofrimento das mes e nos olhos mortios de crianas que trabalharam demais e comeram de menos. Os fotgrafos que no desejam enganar os espectadores ou induzi-los a determinadas concluses ainda podem intervir nas cenas sociais que desejam registrar, arranjando-as para que paream mais autnticas. Na Inglaterra vitoriana, um fotgrafo de crianas de rua contratou um menino para se vestir com farrapos e sujou seu rosto com fuligem para tornlo mais "autntico". Sabe-se que alguns fotojornalistas que chegaram a campos de batalha depois da remoo dos mortos pediram a soldados vivos que se deitassem e sem fingissem de cadveres, como no caso da mais famoso foto da batalha de Gettysburg, na Guerra Civil dos EUA. No mnimo, eles dizem s pessoas onde se colocar e se devem ou no fazer gestos. Amadores e profissionais que no arranjam as cenas que fotografam tambm podem ser influenciados - consciente ou inconscientemente - por suas lembranas de outras fotografias ou mesmo de quadros, seja na escolha de termas ou de ngulos. Por exemplo, j se cogitou que as fotografias do sculo 19 dos engenhos do Recife so reminescentes dos quadros de Frans Post (1612-1680), enquanto as imagens da vida rural na Inglaterra do sculo 19 foram influenciadas por pinturas holandesas do sculo 17, muito populares entre as classe mdia vitoriana. Esses so apenas dois exemplos entre vrios possveis de como as imagens podem influenciar o modo como todos ns percebemos a realidade. Uma lembrana dessa influncia a palavra "pitoresco", originalmente empregada para significar que certas paisagens ou cenas da vida social eram to bonitas ou interessantes quanto uma pintura. Ainda esperamos que o mundo real se assemelhe a determinadas fotografias, como as praias nos folhetos tursticos, sempre ensolaradas e limpas e nunca apinhadas de gente. No caso dos chamados "documentrios", precisamos de uma crtica da narrativa visual assim como das fotografias individuais, examinando por que o filme comeou e terminou com determinadas imagens, por exemplo, e prestando ateno aos padres de justaposio, repeties, contrastes e - no menos importantes - omisses.

Para no sermos enganados por fotografias, sejam fixas ou mveis, precisamos - assim como no caso dos textos - prestar ateno mensagem e ao remetente, perguntando quem est tentando nos dizer o qu e por que motivos. Numa sociedade como a nossa, saturada de imagens, as escolas poderiam dar uma grande contribuio democracia e responsabilidade cvica ensinando aos estudantes uma espcie de "crtica da imagem", revelando as tcnicas das agncias de publicidade e de fotojornalismo e as intenes das instituies que as contratam.

*Peter Burke historiador ingls, autor de "Variedades de Histria Cultural" (Ed. Civilizao Brasileira) e "O Renascimento Italiana" (Ed. Nova Alexandria,), entre outros. TEXTO XI - RACISMO COMO FORMA DE PLANEJAMENTO RACIAL (Do Livro: "Modernidade e Holocausto", Zygmunt Bauman, Jorge Zahar Editor, 1989, pg. 88-95) O racismo atua segundo as especificaes no contexto de um projeto de sociedade perfeita e da inteno de realizar esse projeto atravs de um esforo planejado e consistente. No caso do Holocausto, o projeto era o Reich de mil anos - o reino do Esprito Alemo liberado. Um reino que s tinha lugar para o Esprito Alemo. No tinha lugar para os judeus, uma vez que os judeus no podiam ser convertidos a abraar o Geist do Volk alemo. Essa incapacidade espiritual foi elaborada como atributo da hereditariedade, do sangue - substncia que pelo menos naquela poca incorporavam o outro lado da cultura, o territrio que a cultura no podia sonhar em cultivar, um serto que jamais se tornaria objeto de jardinagem. (As perspectivas da engenharia gentica ainda no eram seriamente consideradas.) A revoluo nazista foi um exerccio de engenharia social em grandiosa escala. O "gado racial" era o elo-chave na cadeia das medidas de planejamento. No conjunto de metas oficiais da poltica nazista, publicadas em ingls por iniciativa de Ribbentrop com o propsito de propaganda internacional e por essa razo expressa sem linguagem cautelosa e cuidadosamente moderada, o dr. Arthur Gutt, chefe do Departamento Nacional de Higiene do Ministrio do Interior, define como principal tarefa do governo nazista "uma poltica ativa que busca consistentemente a preservao da sade racial" e explica a estratgia que isso necessariamente implicava:

33 "Se facilitarmos a reproduo do gado saudvel com a seleo sistemtica e a eliminao de elementos doentios, poderemos melhorar os padres fsicos, no talvez da atual gerao, mas daquelas que nos sucedero." Gutt no tinha dvida de que a seleo e eliminao que tal poltica contemplava ia "de par com as linhas universalmente adotadas em conformidade com as pesquisas de Koch, Lister, Pasteur e outros cientistas famosos", constituindo portanto uma extenso lgica - com efeito, uma culminao - do avano da cincia moderna. O dr. Walter Gross, chefe do Bureau de Instruo sobre Poltica Populacional e Bem-Estar Racial, explicou detalhadamente o lado prtico da poltica racial: reverter a tendncia de "natalidade declinante ente os habitantes mais ajustados e de reproduo desenfreada dos incapazes hereditrios, dos mentalmente deficientes, dos imbecis e criminosos hereditrios etc." Como escreve para um pbico internacional improvavelmente simptico s polticas dos nazistas, no estorvados como era por coisas to irracionais como a opinio pblica ou o pluralismo poltico de ver as realizaes da cincia e tecnologia modernas levadas a suas ltimas conseqncias, Gross no se aventura alm da necessidade de esterilizar os incapazes hereditrios. A realidade da poltica racial era, no entanto, muito mais horripilante. Ao contrrio do que dava a entender Gutt, os lderes nazistas no viam razo para restringir suas preocupaes queles "que nos sucedero". De acordo com os recursos disponveis, puseram-se a melhorar a gerao presente. A estrada imperial para esse objetivo passava pela remoo forada de unwertes Leben (vida intil). Tudo era usado para alcanar essa meta. Dependendo das circunstncias, falava-se em "eliminar", livrar-se de", "evacuar" ou "reduzir" (leia-se "exterminar"). Seguindo as ordens de Hitler de 1 de setembro de 1939, foram criados centros em Brandeburgo, Hadamar, Sonnenstein e Eichberg que se disfaravam sob duas mentiras: eram chamados boca apequena, entre os iniciados, de "institutos de eutansia", mas para ao amplo consumo apresentados sob nomes ainda mais enganadores e ilusrios, como Centro de Caridade para "Cuidados Institucionais" ou "transporte de doentes" - ou mesmo o inofensivo cdigo "T4" (do endereo rua Tiergarten 4, Berlim, onde ficava o escritrio de coordenao de toda a operao de morticnio). Quando a ordem teve que ser anulada em 28 de agosto de 1941 em funo da grita de eminentes autoridades da Igreja, o princpio de "administrar ativamente as tendncias populacionais" no foi de modo algum abandonado. Apenas desviou o foco, como a tecnologia do gs que a campanha de eutansia ajudou a desenvolver, para um alvo diferentes: os judeus. E para locais diferentes, como Sobibor ou Chelmno. O tempo todo o alvo foi a unwertes Leben. Para os planejadores nazistas da sociedade perfeita, o projeto que perseguiam e estavam decididos a realizar atravs da engenharia social dividia a vida humana em til e intil, com ou sem valor, aquela a ser amorosamente cultivada e receber Lebensraum (espao vital), a outra a ser "afastada" ou - se o afastamento se revelasse infactvel - exterminada. Os simplesmente aliengenas no eram objeto de poltica estritamente racial: a eles podiam ser aplicadas velhas e provadas estratgias tradicionalmente associadas inimizade competitiva - deviam ser mantidos alm de fronteiras estreitamente vigiadas. Os deficientes fsicos ou mentais eram um caso mais difcil e exigiam uma poltica nova, original: no podiam ser expulsos ou colocadas atrs de cercas, uma vez que no pertenciam de direito a nenhuma das "outras raas", embora indignos tambm de participar do Reich de mil anos. Os judeus constituam caso essencialmente similar. No eram uma raa como as outras; eram uma anti-raa, uma aa que minava e envenenava todas as outras, que solapava no apenas a identidade de qualquer raa em particular, mas a prpria ordem racial . (Lembrem-se dos judeus como a "nao sem nacionalidade', como o inimigo incurvel da ordem nacional como tal.). Com aprovao e prazer, Roseberg cita o conceito autodepreciativo de Weiniger para os judeus como "uma invisvel rede coesiva de fungo limoso (plasmdio) que existe desde tempos imemoriais e se espalha por toda a terra". Assim, o isolamento dos judeus s podia ser um paliativo, ume estgio no caminho para a meta final. A questo possivelmente no seria resolvida com a simples extirpao dos judeus da Alemanha. Mesmo vivendo bem longe das fronteiras alems, os judeus continuariam a produzir eroso e desintegrao da lgica natural do universo.

34 Ao ordenar as sua tropas que lutassem pela supremacia da raa alem, Hitler acreditava que a guerra que ele desencadeava travava-se em nome de todas as raas, era em suma um servio que prestava humanidade racialmente organizada. Nessa concepo de engenharia social como obra cientificamente fundada com vistas instituio de uma nova e melhor ordem (obra que necessariamente implica a conteno ou, de preferncia, a eliminao de quaisquer fatores de ruptura ), o racismo refletia de fato a viso de mundo e a prtica da modernidade. E isso pelo menos em dois aspectos vitais. Primeiro, com o Iluminismo, foi entronizada uma nova divindade, a Natureza, junto com a legitimao da cincia como seu nico culto ortodoxo e dos cientistatas como seus profets e sacerdotes. Tudo, em princpio, fora aberto investigao objetiva; tudo podia, em princpio ser conhecido de forma confivel e verdadeira. A verdade, a bondade e a beleza, aquilo que e o que devia ser, tudo tornou-se objeto legtimo de observao sistemtica e precisa. Por outro lado, s podiam legitimar-se pelo conhecimento objetivo que resultaria de tal observao. Como George L. Mosse resumiu sua histria do racismo, documentada de modo bastante convincente, " impossvel separar os questionamentos filosficos do Iluminismo sobre a natureza e o exame que fez da moralidade e do carter humano... (Desde) o incio... a cincia natural e os ideais morais e estticos dos antigos se deram as mos.". Da forma em que foi moldada pelo Iluminismo, a atividade cientfica era marcada por uma "tentativa de determinar o lugar exato do homem na natureza atravs da observao, mensuraes e comparaes entre grupos de homens e animais" e da "crena na unidade do corpo e da mente". Esta ltima "supostamente se expressava de forma tangvel, fsica, que podia ser medida e observada". A frenologia (arte de medir o carter pelas medidas do crnio) e o fisiognomonia (medir o carter pela aparncia facial) resumiam muito bem a confiana, a estratgia e a ambio da nova era cientfica. O temperamento, o carter , a inteligncia, os talentos estticos e at as inclinaes polticas do homem eram determinados pela Natureza; de forma que exatamente podia-se descobrir pela diligente observao e comparao do "substrato" visvel, material, mesmo do mais esquivo ou encoberto atributo espiritual. As fontes materiais das impresses sensoriais eram outras tantas chaves dos segredos da Natureza, sinais a serem lidos, registros feitos num cdigo que a cincia tem que desvendar. O que restava ao racismo era meramente postular uma distribuio sistemtica e geneticamente reproduzida de atributos materiais do organismo humano responsveis por traos de carter, morais, estticos ou polticos. Mesmo essa tarefa, porm, j tinha sido executada para eles por respeitveis e justamente respeitados pioneiros da cincia que raramente ou quase nunca so citados entre os luminares do racismo. Observando sine ira et studio a realidade tal como a encontraram, dificilmente poderiam deixar de perceber a palpvel, concreta, material, indubitavelmente "objetiva" superioridade desfrutada pelo ocidente sobre o resto do mundo habitado. Assim, o pai da taxinomia cientfica, Lineu, registrou a diviso entre os habitantes da Europa e os da frica com a mesma e escrupulosa preciso que usou para definir a diferena entre crustceos e peixes. S podia descrever e descreveu a raa branca como "inventiva, engenhosa, organizada e governada por leis... em contraste com os Negros, dotados de todas as qualidades negativas que faziam deles um canhoto da raa superior: eram considerados preguioso, desonestos e incapazes de governar a si mesmos." O pai do "racismo cientfico", Gobineau, no teve que usar grande inventiva para definir os negros como uma raa de pouca inteligncia, embora superdotada de sensualidade e portanto de um poder bruto aterrador (exatamente como a multido desgovernada), e os brancos como uma raa que ama a liberdade, a honra e tudo o que espiritual. Em 1938, Walter Frank descreveu a perseguio aos judeus como a saga da "cultura alem em luta contra a Judiaria Mundial". Desde o primeiro dia do regime nazista, as instituies cientficas dirigidas por professores universitrios de renome em biologia, histria e cincia poltica, foram colocadas para investigar "a questo judaica" segundo os "padres internacionais da cincia avanada". O Reichinstitut fur Geschichte des neuen Deutschlands (Instituto Imperial para a Pesquisa da Nova Alemanha), o Institut zum Studium der Judenfrage (Instituto para o Estudo da Questo Judaica), o Institut zur Erforschung des judischen Einflusses auf das deutsche kirchliche Leben (Instituto para Investigao da Influncia Judaica na Vida eclesistica alem) e o famoso Institut zur Erforschung der Judenfrage , de Rosenberg, foram apenas alguns dos centros cientficos que atacaram questes tericas e prticas da "poltica judaica" aplicando uma metodologia culta e que nunca tiveram falta de pessoal qualificado, com credenciais acadmicas. Uma tpica exposio de princpios de sua atividade dizia que:

35 Toda a vida cultura, durante dcadas, esteve mais ou menos sob a influncia do pensamento da biologia, particularmente a partir de medos do sculo passado, com os ensinamentos de Darwin, Mendel e Galton, e depois desenvolvido pelos estudos de Plotz, Schallmayer, Correns, de Vries, Tschermak, Baur, Rudin, Fischer, Lenz e outros... Admitiu-se que as leis naturais descobertas para as plantas e animais deviam tambm ser vlidas para o homem... Alm disso, a partir do Iluminismo o mundo moderno se caracterizou por uma posio ativa, planejada, em relao natureza e a si mesmo. A cincia no devia ser praticada por si mesmo; passou a ser vista, antes e acima de tudo, como um instrumento de poder tremendo que capacita seu detentor a melhorar a realidade, a mold-la de acordo com os projetos e interesses humanos e a contribuir para o seu auto-aperfeioamento. A jardinagem e a medicina davam os arqutipos da postura construtiva, enquanto a normalidade, a sade e o saneamento forneciam as arquimetforas para as tarefas e estratgias humanas na conduo dos negcios humanos. A existncia e a coexistncia humanas viraram objeto de planejamento e administrao; como plantas num jardim ou um organismo vivo, no podiam ser abandonadas prpria conta, do contrrio seriam infestadas de ervas daninhas ou destrudas por tecido cancergeno. A jardinagem e a medicina so formas funcionalmente distintas da mesma atividade de separar elementos teis destinados a viver e prosperar, isolando-os de elementos perigosos e mrbidos que devem ser exterminados. O discurso, a linguagem de Hitler era carregada de imagens de doena, infeco, infestao, putrefao, pestilncia. Ele comparava o cristianismo e o bolchevismo sfilis e peste, falava dos judeus como bacilos, micrbios da decomposio, vermes. "A descoberta do vrus judaico", disse a Himmler em 1942, "foi uma das grandes revolues que tiveram lugar no mundo. A batalha em que estamos empenhados hoje semelhante que travaram, no sculo passado, Pasteur e Koch. Quantas doenas tm sua origem no vrus judaico... S recobraremos a sade eliminando o judeu.". Em outubro do mesmo ano, Hitler proclamou: "Exterminando a peste, estaremos servindo humanidade." Os executores da vontade de Hitler falaram do extermnio dos judeus como Gesundung (cura) da Europa, Selbstreinigung (autopurificao), Judensauberung (expurgo dos judeus). Num artigo em Das Reich publicado em 5 de novembro de 1941, Goebbels saudou a adoo do smbolo da estrela de Davi para marcar os judeus como uma medida "higinica profiltica". Isolar os judeus de uma comunidade racialmente pura era "regra elementar de higiene, racial, nacional e social". Havia pessoas boas e pessoas ms, argumentava Goebbels, assim como h bons e maus animais. "O fato de que o judeu ainda vive entre ns no significa que ele pertence ao meio, assim como uma mosca no vira animal domstico pelo fato de viver na casa." A questo judaica, nas palavras do assessor de imprensa do Ministrio do Exterior, era "eine Frage der politischen Hygiene" ("uma questo de higiene poltica"). Dois cientistas alemes de reputao mundial, o bilogo Erwin Baur e o antroplogo Martin Stammler, colocaram na linguagem comum e precisa da cincia aplicada o que os lderes da Alemanha nazista expressavam com freqncia no vocabulrio emotivo e passional da poltica: Todo fazendeiro sabe que se abater os melhores animais, sem deixar que procriem, continuando a criar em vez disso espcimes inferiores, seu gado vai inevitavelmente degenerar. Tal erro, que nenhum fazendeiro cometeria com seus animais e plantas de cultivo, permitimos que em larga medida persista no nosso meio. Por considerao nossa humanidade atual, devemos cuidar para que essa pessoas inferiores no se reproduzam. Simples operao executada em poucos minutos torna isso possvel sem mais demora... Ningum mais favorvel do que eu s novas leis de esterilizao, mas devo repetir e insistir que constituem apenas um comeo... A extino e a salvao so os dois plos em torno dos quais gira todo o cultivo da raa, os dois mtodos com os quais tem que trabalhar... Extino a destruio biolgica do hereditariamente inferior atravs da esterilizao, da represso quantitativa dos doentes e indesejveis... A tarefa consiste em proteger o povo de uma reproduo excessiva de ervas daninhas. Resumindo: bem antes das cmaras de gs, os nazistas tentaram, por ordem de Hitler, exterminar seus prprios compatriotas com deficincias fsicas ou mentais recorrendo ao "assassinato de misericrdia" (falsamente chamado de "eutansia") e criar uma raa superior atravs da fertilizao de mulheres racialmente superiores por homens racialmente superiores (eugenia).

36 semelhana dessas tentativas, o assassnio de judeus foi um procedimento de administrao racional da sociedade. E um esforo sistemtico de colocar a seu servio a postura, a filosofia e os preceitos da cincia aplicada.

TEXTO XII - GENOCDIO ADICIONAL (Do Livro: "Modernidade e Holocausto", Zygmunt Bauman, Jorge Zahar Editor, 1989, pg. 11-117) O assassinato em massa no uma inveno moderna. A histria est cheia de antagonismos entre comunidades e seitas, sempre mutuamente prejudiciais e potencialmente destrutivos, muitas vezes degenerando em aberta violncia, que por vezes leva ao massacre e, em alguns casos, ao extermnio de populaes e culturas inteiras. Diante disso, parece negar-se a singularidade do Holocausto. Em especial, sua ntima ligao com a modernidade, a "afinidade eletiva" entre o Holocausto e a civilizao moderna. O fato sugere, ao contrrio, que o dio comunitrio mortfero sempre esteve entre ns e provavelmente nunca deixar de existir; e que nesse ponto a nica importncia da modernidade foi que, ao contrrio do que prometia e da expectativa generalizada, no aparou suavemente as arestas sabidamente speras da coexistncia humana e portanto no ps um fim definitivo desumanidade do homem para com o homem. A modernidade no cumpriu o prometido. Ela falhou. Mas no responsvel pelo Holocausto, uma vez que o genocdio acompanha a histria da humanidade desde o incio. No esta, porm, a lio contida no Holocausto. Sem dvida o Holocausto foi mais um episdio na extenso srie de tentativas e na srie bem mais curta de xitos em matria de assassinatos em massa. Tambm tem aspectos que no compartilha com nenhum dos casos de genocdio anteriores. So esses aspectos que merecem especial ateno. ELES TIVERAM UM NTIDO SABOR MODERNO. Sua presena sugere que a modernidade contribuiu para o Holocausto mais de forma direta do que por sua prpria fraqueza e inpcia. Sugere que o papel da civilizao moderna na perpetrao e extenso efetiva do Holocausto foi um papel ativo, no passivo. Sugere que o Holocausto foi tanto um produto como um fracasso da civilizao moderna. Como tudo o mais que se faa maneira moderna - racional, planejada, cientificamente fundamentada, especializada, eficientemente coordenada e executada - o Holocausto superou e esmagou todos os seus supostos equivalentes prmodernos, expondo-os comparativamente como primitivos, perdulrios e ineficientes. Como tudo o mais na nossa sociedade moderna, o Holocausto foi um empreendimento em todos os aspectos superior, se medido pelos padres que esta sociedade pregou e institucionalizou. Paira bem acima de episdios anteriores de genocdio, da mesma forma que a fbrica moderna est muito acima da antiga oficina do arteso ou que a fazenda mecanizada, com seus tratores, ceifeiras-debulhadoras e pesticidas, supera em muito a velha roa, com seu arado puxado a cavalo e a capina de enxada. Em 9 de novembro de 1938, teve lugar na Alemanha um acontecimento que passou para a histria com o nome de Kristallnacht (Noite dos Cristais). Lojas, lares e templos judeus foram atacados por uma multido desgovernada, embora oficialmente encorajada e sub-repticiamente controlada. Houve destruio, incndios, vandalismo. Cerca de cem pessoas foram mortas. A Noite dos Cristais foi o nico pogrom em larga escala ocorrido nas cidades da Alemanha durante todo o Holocausto. Foi tambm o nico episdio do Holocausto que seguiu a tradio secular da violncia de turba contra os judeus. No diferiu muito dos pogroms anteriores; praticamente nada a destaca na extensa lista de violncia desse tipo que vai da Antigidade, passando pela Idade Mdia, at as quase contemporneas mas ainda em grande parte pr-modernas Rsssia, Polnia ou Romnia. Se o que os nazistas fizeram com os judeus tivessem sido apenas Noites de Cristal e coisas do gnero, s teriam acrescentado mais um pargrafo, um captulo no mximo, crnica em vrios volumes de emoes que degeneram em violncia, grupos de linchamento, soldados que saqueiam e estupram ao invadir cidades. Mas no foi isso que aconteceu. E no foi o que aconteceu por uma simples razo: por mais Kristallnachte que ocorressem, no se poderia conceber nem realizar dessa forma o assassinato em massa na escala do Holocausto. Vejam os nmeros. O Estado alemo exterminou seis milhes de judeus aproximadamente. mdia de 100 por dia, isso levaria quase 200 anos. A violncia de turba assenta-se numa base psicolgica errada, na emoo violenta. As pessoas podem ser manipuladas at a fria, mas a fria no pode ser mantida por 200 anos. As emoes e sua base psicolgica tm uma durao natural; a luxria, mesmo a da sede de sangue, em algum momento saciada. Alm disso, as emoes so notoriamente instveis, podem mudar. No se pode confiar em uma multido de linchadores, por vezes eles podem ser

37 movidos pela simpatia - digamos, pelo sofrimento de uma criana. Para se exterminar uma "raa" essencial matar as suas crianas. O assassinato integral, abrangente, exaustivo exigia a substituio da turba por uma burocracia. A substituio da raiva grupal pela obedincia autoridade. A burocracia requerida seria eficiente, quer exercida por anti-semitas extremados, quer por moderados, o que ampliava consideravelmente o espectro de possveis funcionrios; as aes deles no seriam dirigidas pela paixo, mas por rotinas de organizao; ela s faria distines para as quais estivesse programada, no as que os funcionrios fossem tentados a fazer, digamos, entre crianas e adultos, doutor e ladro, inocente e culpado; seria sensvel vontade da autoridade ltima por meio de uma hierarquia de responsabilidades - fosse qual fosse aquela vontade. A raiva e a fria so deploravelmente primitivas e ineficazes como instrumentos de extermnio em massa. Elas normalmente se exaurem antes que se conclua a tarefa. No se podem erguer grande projetos sobre essa base. Certamente no projetos que visem para alm de efeitos momentneos como uma onda de terror, a ruptura de uma velha ordem, abrindo terreno para uma nova. Gengis Khan e Pedro, o eremita, no precisavam de tecnologia moderna nem de mtodos cientficos modernos de coordenao e administrao. Stlin e Hitler precisavam. So aventureiros e diletantes como Gengis Kahn e Pedro, o Eremita, que foram desacreditados por nossa sociedade racional, moderna, e postos de lado. Foi para os praticantes de genocdio frio, completo e sistemtico como Stlin e Hitler que a moderna sociedade racional preparou o caminho. O mais notvel nos casos modernos de genocdio , simplesmente, sua escala. Em nenhuma outra oportunidade, fora os regimes de Hitler e Stlin, tanta gente foi assassinada em to pouco tempo. Esta no foi, porm, a nica novidade, talvez nem mesmo uma novidade bsica, mas apenas um subproduto de outras caractersticas mais fundamentais. O assassnio em massa contemporneo caracteriza-se , por um lado, pela ausncia quase absoluta de espontaneidade e, por outro, pelo predomnio de um projeto cuidadosamente calculado, racional. marcada pela quase completa eliminao da contingncia e do acaso, assim como pela independncia face s emoes grupais e as motivaes pessoais. Sobressai-se pelo papel marginal ou de mera tapeao, dissimulado ou decorativo, da mobilizao ideolgica. Mas, antes e acima de tudo, destaca-se pelo propsito. As motivaes homicidas em geral, e as do extermnio em massa em especial, tm sido muitas e variadas. Vo do puro clculo a sangue-frio e um lucro competitivo at o dio igualmente puro e desinteressado, quer dizer, a heterofobia. A maioria das rivalidades comunitrias e campanhas genocidas contra aborgenes est seguramente entre esses dois plos. Se acompanhada de uma ideologia, a heterofobia no vai muito alm de uma viso de mundo que se resume na frmula "ou eles ou ns" e no preceito "no h lugar para os dois", ou "ndio bom ndio morto". Espera-se que o adversrio siga princpios-modelo apenas se isso lhe for permitido. A maioria das ideologias genocidas assenta-se numa simetria tortuosa de falsas intenes e aes. O genocdio realmente moderno diferente. genocdio com um propsito. Livrar-se do adversrio no um fim em si. um meio para atingir determinado fim, uma necessidade que decorre do objetivo ltimo, um passo que se deve dar caso se queira chegar um dia meta final. O fim em si mesmo a viso grandiosa de uma sociedade melhor e radicalmente diferente. O genocdio moderno um elemento de engenharia social, que visa a produzir uma ordem social conforme um projeto de sociedade perfeita. Para os que lanam e executam genocdios modernos, a sociedade objeto de planejamento e projeto conscientes. Pode e deve-se fazer mais pela sociedade do que mudar um ou vrios dos seus detalhes, melhor-la aqui e ali, curar algumas das suas aflies mais problemticas. Podem e devem ser estabelecidas metas mais ambiciosas e radicais; a sociedade pode e deve ser refeita, forada a conformarse a um plano geral cientificamente concebido. possvel criar uma sociedade objetivamente melhor do que a que "apenas existe" - isto , a que existe sem interveno consciente. Invariavelmente, h uma dimenso esttica nesse projeto: o mundo ideal a ser criado conforma-se aos padres de uma beleza superior. Uma vez construdo, ser imensamente satisfatrio, como uma obra de arte perfeita; ser um mundo que, nas imortais palavras de Alberti, nenhum, acrscimo, reduo ou alterao poder melhorar.

38 a viso de um jardineiro, projetada em tela de tamanho planetrio. Os pensamentos, sentimentos, sonhos e impulsos dos projetistas desse mundo perfeito so conhecidos de todo jardineiro digno desse nome, embora talvez em escala um tanto menor. Alguns jardineiros odeiam as ervas daninhas que estragam seus projetos - uma feira no meio da beleza, desordem na serena ordenao. Outras no so nada emocionais: trata-se apenas de um problema a ser resolvido, uma tarefa a mais. O que no faz diferena para as ervas: ambos os jardineiros as exterminam. Se indagados e com tempo para refletir, os dois concordariam que as ervas devem morrer no tanto pelo que so, mas pelo que deve ser o belo e organizado jardim. A cultura moderna um canteiro de jardim. Define-se como um projeto de vida ideal e uma arranjo perfeito das condies humanas. Constri sua prpria identidade desconfiando da natureza. Com efeito, define a si mesma e natureza, assim como a distino entre as duas, por sua desconfiana endmica em relao espontaneidade e seu anseio por uma ordem melhor, necessariamente artificial. parte o plano geral, a ordem artificial do jardim precisa de instrumentos e matrias-primas. Tambm precisa de proteo contra a ameaa implacvel de - bvio - uma desordem. A ordem, concebida originalmente como um projeto, determinam o que um instrumento, o que matria-prima, o que intil, o que irrelevante, o que perigoso, o que uma erva daninha e o que uma praga. Classifica todos os elementos do universo pela relao que tm com ela. Tal relao o nico sentido que lhes concede e tolera - e a nica justificativa para os atos do jardineiro, diversos como as prprias relaes. Do ponto de vista do plano geral, todas as aes so instrumentais, enquanto todos os objetos de ao so coisas que facilitam ou estorvam o plano. O genocdio moderno, como a cultura moderna em geral, um trabalho de jardineiro. apenas uma das muitas tarefas que precisam empreender as pessoas que tratam a sociedade como um jardim. Se o projeto de um jardim define o que erva daninha, h ervas daninhas em todo jardim. E ervas daninhas devem ser exterminadas. Elimin-las no uma tarefa destrutiva, mas criativa. Que no difere em essncia de outras atividades que se somam para a construo e manuteno de um perfeito jardim. Todas as vises da sociedade como um jardim definem parte da populao como ervas daninhas. Que, como quaisquer ervas daninhas, devem ser segregadas, contidas, impedidas de proliferar, removidas e mantidas fora dos limites da sociedade; se todos esses meios se revelarem insuficientes, elas devem ser mortas. As vtimas de Hitler e de Stlin no foram mortas para a conquista e colonizao do territrio que ocupavam. Muitas vezes foram mortas de uma maneira mecnica, enfadonha, sem o estmulo de emoes humanas - sequer do dio. Foram mortas por no se adequarem, por uma outra razo ao esquema de uma sociedade perfeita. Sua morte no foi um trabalho de destruio, mas de criao. Foram eliminadas para que uma sociedade humana objetivamente melhor - mais eficiente, mais moral, mais bela - pudesse ser criada. Uma sociedade Comunista. Ou uma sociedade ariana, racialmente pura. Nos dois casos, um mundo harmonioso, livre de conflitos, dcil aos governantes, ordeiro, controlado. Pessoas manchadas pela inerradicvel praga do seu passado ou origem no podiam se adequar a esse mundo impecvel, saudvel e brilhante. Como ervas daninhas, sua natureza no podia ser alterada. Elas no podiam ser melhoradas ou reeducadas. Tinham que ser eliminadas por razes de hereditariedade gentica ou ideolgica - por razo de um mecanismo natural, resistente, imune ao processamento cultural. Os dois casos mais notrios e extremos de genocdio moderno foram fiis ao esprito da modernidade. No se desviaram da rota principal do processo civilizador. Foram as mais consistentes e desinibidas expresses desse esprito. Tentaram alcanar os objetivos mais ambiciosos do processo civilizador , que a maioria dos outros processo apenas beirou, no necessariamente por falta de boa vontade. Mostraram o que os sonhos de racionalizao, planejamento e controle e o que os esforos da moderna civilizao so capazes de realizar se no forem abrandados, refreados ou neutralizados.

39 Esses sonhos e esforos tm estado conosco h muito tempo. Eles fizeram proliferar o vasto e poderoso arsenal de tecnologia e tcnicas gerenciais. Deram origem a instituies que servem ao nico propsito de instrumentalizar o comportamento humano a tal ponto que qualquer objetivo pode ser perseguido com eficincia e vigor, com ou sem dedicao ideolgica ou aprovao moral da parte dos que o perseguem. Legitimizam o monoplio dos governantes sobre os fins e o confinamento dos governados ao papel de meios. Definem a maioria das aes como meios e os meios, como subordinao - ao fim ltimo, queles que o estabelecem, suprema vontade, ao saber supra-individual. Enfatizemos que isso no significa que vivemos todos, no dia-a-dia, segundo os princpios de Auschwitz. Pelo fato de o Holocausto ser moderno, no segue que a modernidade um Holocausto. O holocausto um subproduto do impulso moderno em direo a um mundo totalmente planejamento e controlado, uma vez que esse impulso deixe de ser controlado e corra solta. A maior parte do tempo, a modernidade impedida de chegar a esse ponto. Suas ambies chocam-se com o pluralismo do mundo humano; elas no se realizam por falta de um poder absoluto suficientemente absoluto e de um agente monopolista suficientemente monopolista para conseguir desprezar, deixar de lado ou esmagar toda a fora autnoma e portanto compensatria e suavizante.

TEXTO XIII - A QUEM PERTENCE O CONHECIMENTO? Philippe Quau* (Publicado originalmente no Le Monde Diplomatique e apresentado no "Frum Social Mundial" realizado em Porto Alegre em janeiro de 2001) A maioria das inovaes e invenes baseia-se em idias que so parte do bem comum da humanidade. Por isso inaceitvel limitar o acesso informao e ao conhecimento para proteger interesses particulares.

Longe de ser uma mera adaptao tcnica "sociedade da informao", a evoluo do direito da propriedade intelectual uma aposta poltica. Com efeito, tomando como pretexto a "revoluo multimdia", certos lobbies mobilizaram-se para pedir uma reviso do direito da propriedade intelectual, fortalecendo-o em proveito de seus detentores. Conseguiram um prolongamento da durao de proteo s obras, a criao de novos direitos de propriedade intelectual (como o assim chamado direito sui generis, que protege a atividade, no inventiva, de constituio de bases de dados a partir de elementos pr-existentes), a limitao das excees legais (como o uso legal das obras protegidas, chamado fair use), o questionamento de direitos adquiridos (caso das bibliotecas pblicas) e at a possibilidade de patentear programas de computador. Em 1985, todos os dados do programa pblico americano de observao da Terra por satlite Landsat foram concedidos EOPSat, uma associada da General Motors e da General Electric. Resultado: o acesso aos dados ficou vinte vezes mais caro. As instituies universitrias no podiam mais conseguir essas informaes custosas que, no entanto, foram obtidas graas a um financiamento inteiramente pblico. Sua explorao favoreceu sobretudo as grandes companhias petrolferas, que assim receberam um subsdio direto. Por trs desta mudana, delineia-se um remodelamento da correlao de foras entre Estados -- os puramente exportadores e os importadores de produes intelectuais -- e entre grupos sociais com interesses contrrios (acionistas de empresas, professores, educadores, pesquisadores, usurios). Impe-se, portanto, uma reflexo sobre a noo de "interesse geral", para evitar que os grupos dominantes faam pender para seu lado a balana do direito da propriedade intelectual A maioria das inovaes e invenes baseia-se em idias que fazem parte do bem comum da humanidade. portanto uma aberrao limitar o acesso informao e ao conhecimento que constituem esse bem comum, por fora de um direito excessivamente preocupado em proteger interesses particulares. Ofensiva restritiva, a pretexto da "revoluo multimdia" Garantir a proteo de um "domnio pblico" mundial da informao e do conhecimento um aspecto importante da defesa do interesse geral. Alm disso, o mercado se aproveita dos "bens pblicos mundiais" atualmente disponveis, como o conhecimento pertencente ao domnio pblico ou as informaes e pesquisas financiadas por verbas pblicas, mas no

40 contribui diretamente para sua promoo e defesa. As organizaes internacionais, em contrapartida, teriam tudo para fazlo. A "revoluo multimdia" serviu de detonador e de pretexto para iniciar um ciclo de reviso do direito de propriedade intelectual que comeou em 1976, com a reviso da lei do direito autoral (Copyright Act) nos Estados Unidos. As diretrizes europias sobre as bases de dados, 1 ou sobre a proteo a programas de computador, 2 os dois tratados da Organizao Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) assinados em 1996 -- Tratado sobre Interpretaes, Execues e Fonogramas e Tratado sobre o Direito Autoral -- , o Digital Millennium Copyright Act (Lei do Direito Autoral para o Milnio Digital) ou o Sonny Bonno Copyright Term Extension Act (Prolongamento da Durao do Direito Autoral) assinados em outubro de 1998, nos Estados Unidos, o TRIPS 3, etc., so prova de uma forte voracidade jurdica. Note-se particularmente que, se ingressar na OMC, a China ser forada a aceitar os termos desse acordo.

Antes do TRIPS, pases como a China, o Egito ou a ndia concediam e reconheciam patentes de procedimentos farmacuticos, mas no de produtos finais. Isto permitiu a fabricao local de medicamentos genricos com uma considervel reduo de custos. Como salientava o relatrio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 1999, o preo dos medicamentos pode ser at 13 vezes mais alto no Paquisto, que aceita as patentes sobre os produtos, do que na ndia. exemplar o caso da frica do Sul, que est prestes a autorizar a fabricao de medicamentos contra a AIDS pela indstria farmacutica local, embora companhias americanas ou europias detenham as patentes ( ler o artigo de Martine Bulard, nesta edio). Num mundo em que a cincia permanece como uma prerrogativa dos pases ricos, enquanto os pobres continuam morrendo, ningum duvida de que os refinamentos da propriedade intelectual paream menos convincentes do que a realidade social. As empresas transnacionais e as instituies dos pases ricos patenteiam tudo o que podem, do genoma humano s plantas tropicais, exercendo um verdadeiro seqestro sobre o bem comum da humanidade. Consenso euro-americano preciso refletir coletivamente sobre a defesa e o financiamento dos "bens pblicos mundiais" sem os quais a humanidade se ver reduzida a uma mirade de interesses corporativos. No momento em que os operadores privados tentam ampliar seu domnio de apropriao da informao, urgente reavivar, fortalecer e proteger a noo de "domnio pblico" contra a voracidade dos interesses particulares Consideremos, por exemplo, a propriedade dos dados brutos e dos fatos. Por toda a parte o Estado se "desobriga" e entrega a gesto de vrias bases de dados pblicos a terceiros, que assumem , dessa forma, os direitos de explorao desses dados. Foi assim que a Securities and Exchange Comission -- SEC, o "guarda-costas da Bolsa" americana -- viu-se forada a recomprar seus prprios dados de uma empresa comercial, que agora "proprietria" deles. A publicao das leis privatizada O Ministrio da Justia norte-americano cedera os direitos de publicao das leis federais West Publishing. Uma verso comercial desta publicao possua uma numerao de pginas que fora utilizada para ndices de referncia em processos posteriores: a West Publishing pde ento reivindicar um "direito de propriedade intelectual" da ntegra da base de dados das leis federais, com base nesse pretenso "valor agregado". Durante a 104 sesso do Congresso americano, a West Publishing chegou inclusive a tentar inserir uma clusula especial no Paperwork Reduction Act, assinado em maio de 1995, que lhe teria permitido garantir seu monoplio de fato sobre a publicao das leis federais. Esta manobra s foi impedida graas ao envio macio de cartas de protesto de uma associao de contribuintes. Na Frana, a ORT explora no sistema de rede Minitel e na Internet as bases de dados dos registros de comrcio -- balanos de empresas, lanamentos contbeis -- no mbito de uma misso de servio pblico concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta concesso exclusiva rende empresa um volume de negcios de cerca de quase 50 milhes de dlares por ano e um lucro aproximado de 1,2 milhes de dlares. O Estado, que lhe fornece os dados, um de seus maiores clientes. Em 9 de dezembro de 1999, o grupo Reuters confirmou a compra da ORT. As informaes contidas nas bases de dados pblicas no pertencem, de pleno direito, ao domnio pblico? Se o Estado detm o monoplio da coleta dessas informaes, ele no pode abrir mo delas sem prejuzo do cidado. Alm disso, esse tipo de transferncia da propriedade pode afetar o direito informao, condicionando o acesso aos dados pblicos a um pagamento e a uma autorizao privados e arbitrrios. Tal mudana fruto de um consenso entre os Estados Unidos e a Europa, camuflado pelo debate recorrente, porm necessrio, sobre a "exceo cultural". A comissria europia para a Educao e Cultura, Viviane Reding, relatava assim seu encontro com M. Jack Valenti, presidente da Motion Picture Association of America, que representa os interesses de Hollywood: "Os americanos () consideram nossa inquietao quanto "diversidade cultural" completamente ultrapassada. A preocupao deles com a pirataria, com a proteo ao direito autoral nas novas mdias. Disseram que no atacariam nossas cotas e subvenes, mas querem que pensemos como podemos enfrentar juntos estes novos desafios. Se subsidiarmos a produo e a difuso, mas depois as obras forem roubadas graas s novas tecnologias, ser o nosso sistema inteiro que ter caducado. Em vez de lutarmos contra os americanos, devemos tentar preservar juntos nossa diversidade cultural." 4

41 As patentes contra o Sul Mas quem so os "piratas", esses "ladres"? A resposta pode ser encontrada numa recente nota da Comisso Europia sobre os Aspectos do Direito de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comrcio (ADPICs): "Deve-se esperar", lemos nela, "certa resistncia por parte de alguns pases em desenvolvimento, membros da Organizao Mundial do Comrcio. Eles consideram que a proteo dada pela Conveno Internacional para a Proteo das Novas Variedades Vegetais 5 beneficia demais seus proprietrios e no leva em conta as necessidades dos agricultores tradicionais. A mesma nota termina lembrando um "problema estratgico": "Os pases em desenvolvimento vo resistir ao incio das negociaes substanciais sobre a proteo propriedade intelectual. Podero at lanar um debate sobre a relao entre os ADPICs e outros aspectos como a concorrncia, o meio-ambiente, bem como seu impacto sobre a sade e o bem-estar. Deve-se resistir a esse intento, a fim de preservar os interesses de todas as partes." 6 Qual a finalidade da proteo propriedade intelectual? Trata-se por acaso, conforme o expresso no princpio em que ela se funda, de proteger o interesse geral, garantindo a difuso universal do conhecimento e das invenes, em troca de um monoplio da explorao concedido aos autores por um perodo de tempo limitado? A extenso do monoplio sobre a explorao das obras, at 95 anos depois da morte do autor -- como no caso americano, depois do Sonny Bono Copyright Act --, no essencialmente favorvel criao. Tende mais a incentivar os editores a viverem de seu catlogo de autores consagrados, que a estimular a busca de novos talentos. O ser humano, animal mimtico O que est em jogo o estmulo criao, seu resgate, e no apenas a proteo dos detentores dos direitos. Se a sociedade concede certa proteo ao inventor, isto se d em troca de contrapartidas, concebidas segundo "os altos interesses da humanidade": fazer com que a inveno por fim caia no domnio pblico, que seja descrita com preciso e publicada, para que todos possam dela se apropriar mais vantajoso para a humanidade fazer circular livremente as idias e o conhecimento que restringir essa circulao. Aristteles afirma que o homem o animal mimtico por excelncia. O Iluminismo retomou esta idia, assim como o filsofo francs Etienne Bonnot de Condillac (1715-1780): "Os homens terminam sendo to diferentes porque comearam sendo copistas e continuam a s-lo." Alm disso, uma proteo demasiadamente forte da propriedade intelectual abala a "livre concorrncia", viga mestra do funcionamento do mercado. O decreto de Allarde e Le Chapelier, expedido no ano revolucionrio de 1791, expressa o princpio da liberdade de comrcio e de indstria e, portanto, o direito de concorrncia. Implica, por definio, na possibilidade de oferecer ao mercado o mesmo produto que outro e, por conseguinte, a liberdade de copiar. Existem a duas tendncias contraditrias: a vontade de desregulao e de "concorrncia leal", por um lado, e a escalada potencial dos oligoplios e monoplios, por outro. Por ltimo, direitos fundamentais como o acesso informao e a liberdade de expresso devem ser levados em conta quando se estende a propriedade intelectual informao. Nos Estados Unidos, a noo de acesso pblico informao remonta aos patriarcas e em particular a Thomas Jefferson, idealizador do conceito de "biblioteca pblica" e da doutrina do fair use, que permite o uso didtico e as citaes com fins universitrios de textos protegidos. 7 Por uma "justia social mundial" Embora alguns tericos liberais, como Friedrich Hayek, considerem a "justia social" como um "tolo encantamento", uma "superstio quase religiosa", 8 fundamental compreender que os prprios fundamentos de um direito to importante como o da propriedade intelectual na sociedade mundial da informao no podem ser analisados sem uma reflexo sobre o que poderamos denominar "justia social mundial". No final de 1997, a Organizao Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) decidia reduzir em cerca de 15% as taxas impostas s empresas desejosas de depositar patentes industriais. O motivo? O nmero crescente dos pedidos de depsito, que passaram, em apenas 10 anos, de alguns milhares por ano a mais de 50 mil em 1997. Em funo disso, a organizao atingiu supervits considerveis, sem saber o que fazer com eles. O fato de uma organizao internacional ganhar muito dinheiro , hoje em dia, rarssimo. E o que no falta so idias para destinar ao interesse geral tais fundos, vindos continuamente de uma das fontes financeiras mais vastas que existem. As patentes industriais e, de forma mais geral, todas as produes intelectuais protegidas pelas leis da propriedade intelectual utilizam, em grande parte, um fundo comum de informao, saberes e conhecimentos que pertencem, como um todo, humanidade inteira. Seria justo, portanto, do ponto de vista do "bem comum mundial", utilizar os rendimentos obtidos pela OMPI graas ao depsito das patentes, para, por exemplo, estimular a criao de uma biblioteca pblica virtual mundial, constituda somente de textos pertencentes ao domnio pblico e, portanto, acessveis a todos gratuitamente. Isto seria ainda mais justo porque, em organizaes internacionais como a OMPI, o poder pblico combinado dos pases membros que posto a servio da defesa dos interesses privados dos depositantes. Quem arca inteiramente com os custos da infra-estrutura jurdica e policial que permite o fortalecimento efetivo da propriedade intelectual so, de fato, os fundos pblicos. Uma parte dos fundos arrecadados junto aos titulares de patentes tambm poderia servir para financiar pesquisas negligenciadas por sua falta de interesse para o "mercado", como sugere um recente relatrio do PNUD. 9 Estas somas

42 poderiam ser alocadas nas agncias das Naes Unidas notoriamente sub-financiadas, que desempenhariam ento muito melhor o papel que delas se espera, de reguladoras da pesquisa em nvel planetrio -- papel este que o mercado por si mesmo absolutamente incapaz de desempenhar. (Traduzido por Rbia Prates Goldoni) *Philippe Quau diretor da Diviso de Informao e Informtica da UNESCO.

Notas 1. Diretriz 96/9/CE do Parlamento e do Conselho, de 11/03/1996. 2. Diretriz 91/250 do Conselho, de 14/05 /1991. 3. Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comrcio, objeto do anexo 1C do acordo que instituiu a Organizao Mundial do Comrcio (TRIPS em ingls). 4. Libration, 29/10/1999. 5. Conveno Internacional para a Proteo das Novas Variedades Vegetais, ratificada em maro de 1991, vigente a partir de abril de 1998. Ver http://www.upov.int/eng/convntns/1991/content.htm. 6. Nota de 24/02/1999, DG 1, Comisso Europia. 7. "Offensive insidieuse contre le droit du public l'information", Le Monde Diplomatique, fev. 1997. 8. Friedrich A. Hayek, Droit,lgislation, et libert, tomo 2, Le mirage de la justice social, PUF, Paris,1982. 9. Inge Kaul, Isabelle Grunberg, Marc A. Stern (ed.), Global public Good: International Cooperation in the 21st Century . PNUD-Oxford University Press, Nova York e Oxford, 1999.

You might also like