You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE DIREITO PRIMEIRO PERODO DIREITO DIURNO TURMA A (2013/2) PROF.

F. WILLIAM RICARDO DE S BRENO DEL-FRARO XIMENES

Texto Por que o governo deve interferir na economia (Marcos Mendes) : Questo 1 ) Qual o papel do governo na economia de mercado? Uma das funes da existncia do governo diz respeito garantia dos direitos dos cidados, de modo que haja um estado de ordem e de segurana para os constituintes de uma sociedade. Em relao economia, o papel do governo o mesmo: da garantia de condies necessrias ao funcionamento da dinmica econmica. Desse modo, o governo atua tanto na preveno de situaes indesejveis quanto na retificao de condies semelhantes. No que diz respeito preveno, por parte do governo, pode haver a garantia de direitos como da propriedade privada e de cumprimento de contratos, fatores que permitem uma segurana para o estabelecimento dos mercados. J na retificao, o Estado interfere na economia para alterar uma situao prejudicial ao funcionamento do mercado, como no caso de restries competio, de existncia de bens pblicos e de assimetria de informao.

Questo 2) Explique pelo menos trs falhas de mercado cuja soluo se d pela interveno do governo. Uma das chamadas falhas de mercado relevantes a situao da restrio de competio. Essa condio ocorre quando h um

desequilbrio de poder entre comprador e vendedor. Isso significa que os mecanismos da competio (poder equilibrado, regulado pela lei da oferta e da procura) esto defeituosos. Como exemplos, citam-se os oligoplios e os monoplios. Outra falha de mercado a existncia dos bens pblicos, que so aqueles que apresentam uma dificuldade em relao aos mecanismos automticos do mercado. So os bens cuja utilizao se d em grande amplitude, de modo que ou so consumidos generalizadamente ou no so consumidos, como segurana nacional e abastecimento de gua. A terceira falha de mercado so as chamadas externalidades, que se definem como as consequncias a terceiros decorrentes de aes econmicas. Elas acabam gerando uma preocupao para o governo pelo fato de as consequncias no serem consideradas importantes por parte daqueles que a geraram, visto que no os atinge diretamente.

Questo 3) Explique trs formas de interveno do governo em relao a falhas de mercado. Uma das formas de interveno a criao de leis, de regulamentos em relao a aspectos do mercado. Isso ocorre na tentativa de se impedir que uma situao persista mediante a falta de interesse de agentes econmicos em resolv-la, mediante possveis vantagens para determinados agentes, entre outros. Outra forma de interveno a estatizao da produo de um bem ou de um servio. Isso ocorre em casos em que ocorre um monoplio natural, em produo de bens pblicos e at em estmulos de externalidades positivas. Uma forma de interveno se d por meio dos impostos. Nesse caso, os impostos visam conseguir estimular uma produo seja em virtude de externalidades positivas ou em virtude de necessidade de abastecimento ou desestimular tal aspecto de modo que um efeito negativo seja amenizado ou resolvido.

Texto Por que a interveno do governo pode gerar prejuzos sociedade? (Marcos Mendes): Questo 1) Quais as diferenas entre o processo de deciso individual e coletiva? O processo de deciso individual leva em conta somente interesses, valores, benefcios e custos relativos a uma pessoa. Com isso, torna-se relativamente fcil analisar-se os possveis resultados de tal escolha. J no que diz respeito a decises coletivas, h interesses extremamente diversos, valores distintos, e custos e benefcios tm que ser analisados em relao ao todo. Todo, esse, que heterogneo e que se manifesta de formas distintas. Alm disso, mesmo que a manifestao de interesses fosse eficiente e plenamente possvel, ainda haveria dificuldades em se decidir, visto que h uma tendncia de expanso de gastos pblicos e de intensificao da interveno governamental na economia.

Questo 2) Explique as dificuldades do processo de deciso coletiva. O processo de deciso coletiva, enfrentado pelo governo na realizao de escolhas para toda uma sociedade, diferentemente das decises individuais, envolve interesses distintos por parte dos eleitores. Estes, mesmo sendo representados por polticos, no so atendidos plenamente, bem como tm interesses distintos, o que dificulta ainda mais o processo de deciso. Alm disso, tal processo sofre uma tendncia ao aumento do gasto pblico, decorrente da distribuio de renda assimtrica em que a maior parte dos eleitores tem uma renda inferior renda mdia. Com isso, h uma tendncia ao interesse de se expandir os servios pblicos e, consequentemente, um aumento nos gastos pblicos.

Questo 3) Explique quais so as falhas de governo mais comuns resultantes da interveno deste organismo na economia.

A primeira das falhas a relativa a decises coletivas, explicitadas na questo anterior. Outra falha de governo diz respeito situao de informao assimtrica, em que os representantes da sociedade, tanto os polticos como os agentes servidores, sabendo da ocultao de seus atos perante o todo social, negam-se a buscar o bem coletivo e se empenham na busca do interesse individual. Alm disso, a busca do bem coletivo pelo agente governamental no estimulada, haja vista que no h incentivos e que seus atos so realizados mediante recursos que no so pertencentes a eles. Isso causa uma falta de estmulo para que se tenha uma eficincia nos servios pblicos. Outro aspecto das falhas diz respeito aos lobbies, que condicionam uma busca do interesse especfico em detrimento do bem coletivo. Isso ocorre principalmente por meio da dificuldade de aprovao de leis respectivas a melhorias sociais que prejudicam os interesses privados.

You might also like