You are on page 1of 16

Liberdade, identidade, solidariedade e o respeito diversidade e dignidade humana

Ilana Viana do Amaral

10

Liberdade, identidade, solidariedade e o respeito diversidade e dignidade humana


Ilana Viana do Amaral

Objetivos:
Compreender o surgimento do indivduo moderno com base no surgimento da sociedade e do Estado modernos; Identificar o conceito moderno de liberdade individual como fundamento do conceito de diferena, compreendendo a sua relao com as noes de identidade e solidariedade; Pensar as lutas em torno do direito diferena e os conflitos entre diferentes experincias de construo de identidades; e Apresentar os conceitos de igualdade e tolerncia como conceitos-chave para a compreenso do Direito diferena.

Introduo
Neste fascculo iremos discutir o Direito diferena. Partiremos da diferena entre comunidade e sociedade para pensar a constituio das noes de liberdade, identidade e solidariedade no Estado-nao moderno. Com base na constituio dos indivduos modernos e de seus direitos, abordaremos o processo de organizao destes indivduos em grupos de identidade, explicitando que tais identidades constituem, ao mesmo tempo, diferenas. Tais grupos, em sua luta por direitos iguais para as diferentes identidades (tais como identidades de gnero, tnicas, lingusticas, geracionais) tiveram e tm que lutar, em razo de situaes histricas de excluso, pelo reconhecimento da sua igualdade diante dos demais grupos sociais. Apresentando alguns momentos dessa histria da luta pelo direito diferena buscaremos pensar a constituio de noes como igualdade, tolerncia e diversidade.

Liberdade e Direitos: de todos ou de alguns?


A frase com a qual se inicia a Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado apresenta as noes modernas de liberdade e igualdade. A partir de tais noes podemos pensar o direito diferena, tema deste fascculo. Diz a frase inicial: Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Se voltarmos nosso olhar para o tratado sobre a poltica do filsofo grego Aristteles, veremos uma afirmao bastante diferente desta. Ele diz que os homens dividem-se, por natureza, entre homens livres e escravos. possvel perceber que estas duas frases afirmam no apenas algo diferente, mas oposto?
Universidade Aberta do Nordeste

146

A frase da Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado pode ser considerada a melhor expresso do Estado moderno sob o ponto de vista da noo de liberdade individual. Ao afirmar que todos os homens nascem livres e iguais, a Declarao apresenta a mais importante caracterstica poltica da experincia dos homens modernos: a ideia de que qualquer homem, ao nascer, e s por pertencer ao gnero humano, possui direito liberdade. Tal direito liberdade faz todos os homens iguais entre si. Esta Declarao tornou instituies como a escravido ou a excluso de mulheres da vida poltica inaceitveis. A Declarao foi escrita em 1789, durante a Revoluo Francesa, quando foi destrudo o Estado absolutista francs, chamado de Antigo Regime. Ela inspirou a noo de Direitos Humanos e instituies que pretendem garantir a igualdade de direitos no mundo inteiro. No Antigo Regime, apenas alguns possuam direitos. A revoluo, que passou por vrias fases e tinha muitos grupos, tornou os direitos, que eram apenas de alguns, como votar e ser votado, direitos universais, isto , direitos de todos e de cada um. O Estado que substituiu o Antigo Regime, a repblica, era um Estado democrtico, onde todos tinham o direito de participao poltica e escolha. Essa democracia o que podemos chamar de democracia moderna, e seu fundamento mais geral so esses direitos universais. Falar de democracia depois da Revoluo Francesa passou a significar que os direitos dizem respeito a todos os homens que so considerados como igualmente livres. A frase de Aristteles, por sua vez, foi escrita na Grcia, no sculo IV antes de Cristo. A Grcia, nesta poca, diferente do que ocorre hoje, quando ela um Estado democrtico moderno como a Frana ou o Brasil, era composta por vrias pequenas cidades-estado. O nome grego dessas cidades-estado polis, de onde vem a palavra poltica. A mais conhecida destas cidades-estados gregas era Atenas, na qual surgiu a primeira forma de democracia, nome que entendemos sabendo um pouco mais sobre Atenas: a polis ateniense possua vrios Demos, divises internas da cidade nas quais grupos de homens livres se organizavam. Da vem a palavra democracia, que era o governo dos demos, dos homens livres. Ao contrrio do que acontece nas democracias modernas, o homem grego no escolhia representantes a cada quatro ou cinco anos. As decises eram feitas em assembleias, reunies dos homens livres que aconteciam numa praa no centro de Atenas, a gora. As mulheres, os escravos e os estrangeiros no eram considerados cidados e no podiam, assim, participar da democracia grega.

147

Direitos Humanos e Gerao de Paz

J vimos que poltica e democracia so duas palavras que vm de polis e demos, e que os gregos entendiam por poltica e democracia algo muito diferente do que ns hoje entendemos quando ouvimos estas palavras. Sabemos que a democracia grega, ao contrrio das modernas, no considerava todos os homens livres. A frase de Aristteles, no tratado sobre a poltica, deixa isso muito claro. Nela, ao contrrio da afirmao sobre a igualdade da liberdade dos homens, feita na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, podemos ver que Aristteles afirma a diferena de natureza entre os homens. Notemos bem: Aristteles afirma que os homens se diferenciam, segundo a sua natureza, como livres e escravos. A liberdade, nesse contexto, no algo que pertence a todos igualmente, mas apenas aos nascidos livres e tais diferenas, entre homens livres e escravos, pertencem natureza humana. So essas diferenas naturais entre os homens que Aristteles considera como fundamento da vida poltica. Plato, outro filsofo grego, mestre de Aristteles, dizia em seu livro A Repblica muitas ideias bem diferentes das de Aristteles, inclusive sobre a escravido. Mas, sob o aspecto que agora nos interessa, Plato diz nA Repblica algo muito prximo do que diz Aristteles: ele afirma que a justia se realiza num Estado que reconhece que as diferenas de natureza entre os homens so o seu fundamento. Segundo Plato, s ser justo um Estado que reconhea que os indivduos so diferentes por natureza e que cada um deles deve ser tratado no de modo igual, mas segundo suas diferentes aptides, segundo a diversidade da sua natureza. H um trao comum nos escritos dos dois que os diferencia muito da Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado: como gregos, eles partilham uma noo de poltica muito diferente da noo moderna. Para eles, o homem, como indivduo, impensvel fora de sua relao com o todo, com o Estado. Esse , talvez, o elemento mais difcil de entender sobre a experincia grega para ns, modernos. Para ns, o fato de que somos indivduos e de que a verdade de cada um de ns nossa vida natural (a partir da qual somos dotados de direitos, isso mesmo que afirmado na Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado), parece bvio. Para um grego (ou para um indgena nas Amricas ou um africano), ao contrrio, o indivduo s se compreendia como parte de um todo maior, que era experimentado na vida comunitria e se expressava nos diferentes tipos de Estado de cada uma dessas comunidades.

Comunidade e sociedade
Se atentarmos para as palavras comunidade e sociedade, veremos nelas a distino entre as experincias pr-modernas e moderna, fundamental para entendermos a inveno histrica da liberdade individual e dos direitos do indivduo. A experincia grega, assim como a de outras comunidades pr-modernas, uma experincia comunitria, isto , nela, o comum, o todo, o elemento mais importante.
Universidade Aberta do Nordeste

148

Na sua obra Poltica, Aristteles afirma que o homem um animal poltico, querendo com isso dizer que o lugar do homem a polis, a cidade, isto , que o homem tem sua existncia diretamente dependente de sua natureza poltica, da vida em comum. Isso significa, em outras palavras, que numa comunidade um indivduo s existe como indivduo porque antes ocupa certo papel na comunidade em que vive, papel que existe antes dele como indivduo. Assim, quando um grego nascia homem e livre, ele sabia que possua um papel a desempenhar, que certas atividades eram esperadas. Sua formao, como indivduo, dependia justamente disso, do lugar que ele ocupava. Sua formao e papel eram muito diferentes daqueles dados a uma mulher ou a um escravo. Nas sociedades modernas, o indivduo passa a existir por si mesmo, independentemente de sua filiao a um gnero, classe ou casta. O indivduo passa a ser a base da vida social, ao contrrio das castas ou classes fechadas s experincias pr-modernas. A palavra socius, que est na raiz da palavra sociedade, bem descreve esse carter: basta que pensemos em associao, scio, todas essas palavras que tm socius na sua raiz etimolgica. Cada uma delas supe uma ao de juntar-se a um companheiro, a um outro indivduo. Na modernidade, a comunidade substituda pela sociedade, ou seja, o todo resultado da soma das partes, da associao dos indivduos. A vida social (e a sua organizao poltica) agora vivida tomando por fundamento esses indivduos, cuja vida, agora, anterior ao todo. No por acaso que, diferente do que ocorre com Aristteles ou Plato, para os quais o todo precede as partes, ou seja, para os quais a cidade e o cosmos1 precedem os indivduos, os filsofos modernos apresentam a vida poltica a partir do conceito de contrato, ou seja, pensam o Estado, a vida social e poltica como uma forma de associao voluntria entre indivduos. Essa figura jurdica, o contrato (que todos conhecemos bem nos diversos tipos de relaes comerciais), passa a ter importncia em toda a vida social moderna, justamente, porque o indivduo, em sua vida isolada, passa a ser o ponto de partida da vida social. Apresentamos a diferena, em termos mais gerais, entre a liberdade na sociedade moderna e nas comunidades pr-modernas. Para isso, partimos das caractersticas da experincia pr-moderna, na qual a relao entre homem e Estado tem sua origem no Estado, sendo por isso impossvel falar de indivduo nestas experincias, seno, como uma parte deste todo. Em seguida, apresentamos a liberdade dos modernos, justamente como oposta a esse ponto de partida comunitrio. Ao contrrio do homem da comunidade, o indivduo moderno o ponto de partida da vida poltica, que agora se expressa sob a forma do contrato, isto , de uma associao de indivduos para constituir o todo poltico.

1. Cosmos: Para os gregos, a natureza e tudo o que existe era ordenado, organizado. A noo de Kosmos quer dizer justamente essa ordem. Para os gregos, a vida das cidades e dos indivduos no podia ser separada da ordem do todo maior, do Kosmos. Assim, Plato, nA Repblica, dir que a alma (que constitui a especificidade de cada indivduo), a cidade e o Kosmos precisam estar em perfeita harmonia, isto , que uma cidade justa s poder existir se respeitar a natureza, diferente de cada alma, natureza, que por sua vez se situa nessa ordem mais ampla que o cosmos.

149

Direitos Humanos e Gerao de Paz

O trabalho assalariado, a liberdade e a sociedade civil como fundamentos dos direitos individuais
possvel falar de modernidade em vrios sentidos: cultural, poltico, filosfico. Moderno, alis, uma palavra que faz parte, com muita frequncia, do nosso vocabulrio e a empregamos sempre por oposio ao antigo. Assim, falamos, por exemplo, de ideias modernas para dizer ideias mais novas. Esse mais novo tem tambm, frequentemente, o sentido de mais avanado. Mas nem sempre assim, pois h muitas ocasies em que o mais novo ou moderno ainda mais antigo que o mais velho. Mas esse um raciocnio mais complexo, ao qual voltaremos depois. Por ora, esse sentido da palavra moderno como produo de novidade em relao ao antigo nos interessa para pensarmos o elemento decisivo do processo de constituio da sociedade moderna: a economia. Quando abordamos, anteriormente, a liberdade moderna e a quebra do sentido tradicional da vida comunitria, enfatizamos o aspecto poltico desse processo. Se nosso objetivo tornar possvel a compreenso acerca do surgimento de noes como diversidade, diferena e igualdade de direitos, mais do que compreensvel que nos atenhamos a estes aspectos polticos da vida social. S conseguiremos, entretanto, entender adequadamente o processo de modernizao se pudermos pensar o processo econmico que se realiza na modernidade, pois , de fato, este processo que reunir todos os demais elementos: sociais, polticos, culturais, etc. A mais importante novidade do mundo moderno em relao s comunidades tradicionais chama-se trabalho assalariado. Por toda parte do mundo, mesmo naqueles lugares onde o Estado demorou a se modernizar, isto , em que ele demorou a reconhecer os direitos universais do homem (Estados que no construram formas democrticas) e mesmo naqueles onde este reconhecimento ainda hoje acontece apenas parcialmente (como os Estados que preveem expressamente em suas constituies a excluso da cidadania de grupos sociais determinados, como mulheres ou homossexuais), houve um processo, ainda que parcial, de modernizao. Esse processo implicava o reconhecimento de pelo menos um direito: o direito liberdade e propriedade do homem sobre seu prprio corpo. Isso significa que o indicador mais universal da modernizao foi a constituio do trabalho assalariado, isto , a transformao do prprio trabalho do corpo e do tempo do trabalhador em algo que pode ser comprado e vendido. Esta caracterstica que tornou possvel a constituio da moderna noo de indivduo. Estado moderno e capitalismo se constituram juntos e foram inseparveis no processo histrico de construo do mundo moderno. A substituio de formas de trabalho pr-modernas, como o trabalho servil ou escravo, ocorreu onde chegaram as relaes capitalistas. Esse processo precisou, em toda parte e de diferentes maneiras, do Estado para acontecer. A substituio das relaes de escravido e servido por relaes livres de assalariamento significou que os trabalhadores, agora no mais
Universidade Aberta do Nordeste

150

escravos ou servos, puderam escolher a quem venderiam seu trabalho, se a este ou quele patro. Tal relao aconteceu sob a forma de um contrato no qual as partes (patro e empregado) trocavam trabalho por salrio. S compreendemos bem o trabalho assalariado quando entendemos que ele uma forma de tornar o prprio trabalho uma mercadoria, isto , algo que pode ser vendido e comprado, forma que torna o trabalhador um proprietrio. como proprietrio de seu corpo que o indivduo moderno tem a sua liberdade assegurada. Quando o trabalho se transforma em mercadoria, todas as demais coisas que o homem produz podem ser vendidas e compradas. o fato de o prprio trabalho ser uma mercadoria (que produz todas as demais mercadorias) que permite que todos comprem as mercadorias, pois faz com que o dinheiro recebido pelo trabalhador faa toda a engrenagem girar: o trabalhador produz mercadorias e recebe um salrio com o qual pode comprar, por sua vez, as coisas de que necessita, repondo assim, permanentemente, o processo de produo de mercadorias. Quem come do No difcil perceber, deste modo, que foi o trabalho asmeu piro, leva do salariado que verdadeiramente tornou possvel a constituio do indivduo moderno como indivduo livre. Quem come do meu cinturo! meu piro, leva do meu cinturo. Provavelmente, todo cearense conhece este ditado popular. Ele normalmente usado pela famlia, pelos pais, para dizer a quem depende financeiramente deles que este no tem liberdade, que tem que seguir suas regras, no ? frequente que um adolescente ao escutar esse ditado, pense imediatamente que, caso consiga um emprego, poder ento comer do seu prprio piro e assim livrar-se do cinturo dos pais, isto , que ele pense que poder, tendo dinheiro, ser finalmente livre. Pensando assim, fica fcil compreender a relao entre trabalho assalariado e a liberdade do indivduo moderno, no? Afinal, nas comunidades pr-modernas, o indivduo tinha de obedecer no apenas aos pais, mas a regras e papis j existentes, papis que ele no podia escolher, pois, como vimos, nas comunidades pr-modernas um filho de artesos jamais poderia vir a ser aristocrata ou um escravo vir a ser livre. Talvez voc lembre de ter estudado em Histria que, no Brasil, era comum, durante o imprio, comerciantes ricos comprarem ttulos da aristocracia. Essa prtica, tambm comum em outros pases, s passou a acontecer na passagem das comunidades tradicionais para a modernidade, e isso ocorreu justamente porque j era a classe moderna dos burgueses que podia comprar esses ttulos, quando a sociedade moderna j estava se formando e o Estado ainda no havia se transformado completamente, mantendo ainda os privilgios de certos grupos sociais, como a aristocracia.

151

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Quando os franceses fizeram sua Revoluo (em 1789) e proclamaram a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, tratava-se de construir uma forma de vida poltica e direitos que no fossem exclusivos de uma camada social, mas que tratasse a todos os indivduos como livres, excluindo dos direitos os privilgios de alguns. Tratava-se, ento, como vimos, de tornar todos iguais perante a lei. Um conceito-chave para entendermos a sociedade e o Estado moderno e sua relao com o direito diferena o conceito de sociedade civil. Talvez voc j conhea a expresso sociedade civil. comum, por exemplo, l-la em notcias de jornal. A sociedade civil, reunida, exigia do Congresso Nacional a imediata instalao de uma CPI para investigar as denncias um exemplo de notcia que certamente voc lembra de j ter ouvido ou lido. A sociedade civil o nome que se d esfera da vida social na qual os indivduos, dotados cada qual de seus interesses particulares, se organizam em vrios grupos de indivduos que possuem certos interesses particulares em comum. Sua associao ocorre para que, junto com outros indivduos, com os quais possui identidades, possa melhor fazer valer esses interesses. Sindicatos (de patres e empregados), associaes de profissionais, de moradores, de consumidores, de mulheres, de negros, de homossexuais, de surdos, de cegos, de cadeirantes so alguns dos exemplos de grupos que se formam nessa esfera da sociedade civil. A sociedade civil somente pde aparecer quando os indivduos foram reconhecidos como livres e iguais. Afinal de contas, somente quando cada indivduo teve a sua liberdade reconhecida que houve espao para a associao entre eles. A igualdade dos indivduos, isto , o fato de todos serem considerados livres, possibilitou o reconhecimento destes mesmos indivduos como diferentes entre si, j que indivduos diferentes compem grupos diferentes. T ais grupos, s vezes, so no apenas diferentes, mas antagnicos. Basta pensarmos em um sindicato de empregados e outro de patres, um lutando por maior salrio e menor jornada de trabalho e outro defendendo uma posio contrria, j que maiores salrios e menor jornada de trabalho significam menores lucros. Tais grupos, portadores de interesses contrrios, se dirigem ao Estado que deve cumprir o papel de mediador nesses embates. Assim, por exemplo, h uma justia do trabalho que deve julgar quem tem razo numa determinada disputa quando patres e empregados no chegam a um acordo. Supe-se que tal julgamento do Estado seja feito segundo interesses gerais, que no privilegiam um ou outro lado do conflito. Adiante veremos, ao olharmos um pouco mais de perto a luta por direitos e pelo direito diferena que, no estando o Estado fora dos conflitos, mas em meio a eles, tais interesses do Estado terminam no sendo verdadeiramente gerais, mas dos grupos que o dominam.
Universidade Aberta do Nordeste

152

A liberdade formal de todos os indivduos, possibilitada pela formao da sociedade civil, e caracterstica da sociedade moderna, permitiu o surgimento de uma grande diversidade de possibilidades aos indivduos. Isso ocorreu na medida em que a liberdade formal de assalariar-se trouxe a possibilidade, que no existia nas comunidades tradicionais, de desenvolvimento de vrios papis antes inaceitveis. E quando essa liberdade universal abriu a possibilidade de que os indivduos criassem novos papis para si, no qual antes s era possvel viver a vida j prevista pelos lugares fixos, lugares que cada indivduo apenas deveria ocupar, os quais ele no tinha qualquer possibilidade de criar. Assim, por exemplo, se s mulheres eram reservadas as funes domsticas nas comunidades tradicionais, se seu destino era um casamento determinado pelos pais de acordo com certos lugares sociais, a sociedade moderna tornou possveis outras escolhas. Se no Brasil, quando o Estado no havia se modernizado, era impossvel aos negros e mulheres terem participao na vida poltica, a necessidade de constituio da liberdade trazida pelo trabalho assalariado abriu tais possibilidades. A constituio do indivduo formalmente livre do Estado moderno e o processo de constituio da sociedade civil possibilitou a constituio de identidades, at ento socialmente invisveis nas experincias tradicionais. O indivduo que rompia a norma prevista nas comunidades tradicionais era comumente segregado, expulso ou morto. Essa excluso dos elementos socialmente minoritrios2, como mulheres, homossexuais, minorias tnicas (como negros e indgenas no Brasil e nas Amricas), surdos, cegos etc., foi formalmente impedida na medida em que o Estado passou a pressupor a liberdade universal dos indivduos. Neste tpico retomamos o problema da liberdade dos modernos, agora para mostrar a relao do indivduo livre moderno com a economia, destacando a a conexo entre o direito do indivduo ao prprio corpo e o trabalho assalariado. Com base nessa discusso, buscamos desenvolver a relao histrica entre o Estado (no mbito dos direitos) e a economia na constituio da experincia moderna no sentido de explicitar os nexos entre o indivduo enquanto portador de direitos e o proprietrio da mercadoria fora de trabalho. Em seguida, procuramos mostrar a constituio da esfera da sociedade civil como fundamento do direito diferena, mostrando como a experincia do indivduo moderno cria muitas e contraditrias facetas e grupos de identidade.

2. Identidades socialmente minoritrias so identidades marginais, postas margem pela ordem, norma mais geral da vida comunitria. Nas comunidades tradicionais, tais grupos, conforme mencionamos em relao aos escravos e mulheres, tinham sua situao de excluso formalmente demarcada. Nas sociedades modernas, ainda que na maior parte dos casos de modo inteiramente formal, parte das minorias sociais conseguiu inscrever suas reinvindicaes sob a forma de direitos. O princpio formal da liberdade do indivduo serviu como base.

Direito contra Direito: diversidade, diferena, antagonismo


Mencionamos no tpico anterior, o antagonismo entre alguns grupos da sociedade civil, como aquele existente entre patres e empregados. Se olharmos para o mundo contemporneo poderemos ver que estes antagonismos se multiplicam. Uma breve olhada na histria dos sculos XIX e XX nos permitir melhor compreender o problema do direito diferena e sua relao com tais antagonismos.

153

Direitos Humanos e Gerao de Paz

J nos referimos escravido e opresso das mulheres, caracterstica marcante das experincias comunitrias desde os gregos. Embora ao longo da Histria sempre tenha havido rebelies, vamos nos concentrar nos movimentos de antagonismo modernos, que tm relao direta com o direito diferena. No Brasil dos tempos do imprio e nas Amricas, um intenso movimento abolicionista demarcou, ainda no sculo XIX, a luta por direitos iguais. Movimentos contra a escravido e contra a opresso da mulher foram constantes. Frequentemente, grupos identitrios diferentes, como mulheres e trabalhadoras, tinham os mesmos protagonistas. A greve de operrias que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de maro, um exemplo disso. Indivduos que eram mulheres e, ao mesmo tempo, trabalhadoras. Esse exemplo nos permite retomar a questo da constituio do indivduo moderno, agora para apontar um outro aspecto: a pluralidade de papis desempenhada por cada indivduo. Basta que pensemos nessas operrias que foram mortas na greve da fbrica no 8 de maro. Elas eram mulheres, eram trabalhadoras, eram mes, esposas. Se olharmos para o sculo XX e para o nosso sculo XXI, veremos mulheres que alm de se organizarem na sociedade civil como trabalhadoras, mes, eleitoras, se organizam ainda como negras, consumidoras, lsbicas, surdas, cegas, jovens ou ancis e outras tantas identidades. Uma nica mulher, no mundo moderno, poderia se identificar com todas estas diferenas. Essa pluralidade de identificaes uma expresso dos desenvolvimentos da sociedade civil. O que vale para mulheres, vale tambm para homens, transexuais, indgenas etc. O indivduo no mundo contemporneo desenvolveu tantas capacidades de identificar-se com diferentes grupos tantos sejam os papis por ele desempenhados. Tais papis se multiplicam e, com frequncia, apresentam contradies ao prprio indivduo. Assim, por exemplo, um mesmo indivduo pode ter um interesse como jovem (de ter acesso educao superior), que oposto ao seu interesse como trabalhador, (de ter acesso educao profissional) e ambos os interesses serem contraditrios com seu interesse como indgena, de permanecer ligado sua cultura e terra. Com esse exemplo queremos enfatizar que a diversidade e a multidimensionalidade passam a fazer parte da experincia humana, no mais apenas no que se refere s relaes entre indivduos e experincias culturais distintas, mas mesmo em relao a um mesmo indivduo. Podemos, olhando apenas para os dois ltimos sculos e meio, dizer que a modernidade colocou em contato, por meio das relaes mercantis, diferentes etnias, distintas nacionalidades e lnguas. Tais relaes quase nunca, at aqui, foram relaes pacficas. Elas foram antes relaes de opresso tnicas (contra as quais movimentos como os de negros, indgenas ou ciganos se organizaram, afirmando suas identidades contra tais opresses histricas), assim como igualmente o fizeram, e fazem, grupos de identidade de gnero, como mulheres, homossexuais, transexuais igualmente submetidos a uma situao de opresso social.
Universidade Aberta do Nordeste

154

Surdos, organizados em defesa de sua lngua de sinais, assim como indgenas empenhados em resgatar sua identidade lingustica como parte de seu resgate da cultura indgena ou ativistas dos direitos da infncia ou do idoso so exemplos que se multiplicam a cada instante e tais organizaes e lutas apresentam um desafio: possvel compatibilizar tantos e to distintos interesses? Que respostas o ponto de vista do Estado moderno e dos Direitos do homem apresentam a esta pergunta? Os filsofos do sculo XVIII na Frana, alguns dos quais inspiraram a Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado, formulavam um conceito que era quase um programa poltico daquele que ficou conhecido como Sculo das Luzes. O conceito era o de tolerncia. Talvez a maior inspirao histrica desse conceito tenha sido a descoberta das Amricas, nos sculos anteriores, e a colonizao, responsvel pela primeira grande srie de contatos entre muitas e to diferentes culturas. Com a colonizao das Amricas, a Europa culta e ilustrada se deparou com diferenas culturais que exigiram uma ampliao do conceito de homem que o tornasse capaz de comportar toda a multiplicidade dos tipos humanos e culturas que agora estavam em contato. A noo de tolerncia justamente umas das formas de pensar que surge como fruto deste contato civilizador do branco europeu na tentativa de se impr s demais culturas. A noo de tolerncia, antes de pretender justificar a opresso de outras culturas, afirma que mesmo diante da mais estranha forma de cultura preciso haver respeito, pois se os homens tm igual direito liberdade, tal direito exige que as diferenas, mesmo as maiores, sejam toleradas como respeito aos diferentes modos de ser. Durante a Revoluo Francesa, conta-se, era comum ouvir a culpa de Voltaire, a culpa de Rousseau. Estes eram dois dos mais importantes pensadores franceses do sculo XVIII e, de maneiras diferentes, foram importantes inspiradores do igualitarismo e da tolerncia. Mas basta apenas olharmos nossa volta para ver que entre o discurso e a realidade da tolerncia cava-se um imenso abismo. J nos sculos XVIII e XIX, o discurso que pregava uma liberdade universal e o direito tolerncia podia se converter, como ao dos estados democrticos inspirados nos belos ideais de tolerncia, em mquinas assassinas. Agora mesmo, enquanto voc l este fascculo, os Estados Unidos ou Israel, dois modelos de Estados democrticos, bombardeiam os que so diferentes deles no Afeganisto e na Palestina. Assim, diante de indgenas que praticavam antropofagia3, os Estados democrticos e comprometidos com os Direitos Humanos, no hesitaram em dizimar muitos diferentes no lugar de toler-los. O discurso da tolerncia tem sido, historicamente, inseparvel da experincia de colonizao e, com ela, do olhar civilizado sobre o selvagem. Os debates filosficos e polticos, antropolgicos e culturais em torno de situaes como essa da antropofagia ou da infibulao4 de mulheres so talvez um bom caminho para formularmos algumas questes acerca das pretenses, dos limi-

3. Literalmente, antropfagos so comedores de homens. Vrias etnias indgenas, nas Amricas como em outras partes do mundo, acreditavam que ingerir o corpo de um inimigo morto em combate, por exemplo, ou de uma criana de tenra idade, daria fora quele que o comesse. A questo colocada por estas experincias desafia o conceito de tolerncia, na medida em que parece fazer chocar direito contra direito. 4. Infibulao: Muitas tribos Africanas possuem um ritual que consiste em decepar o clitris das meninas.

155

Direitos Humanos e Gerao de Paz

tes e dos problemas contidos nessa questo do direito diferena e de sua relao com os direitos humanos. Podemos dizer que quando pensamos uma questo como a da infibulao, e tomamos como ponto de partida a Declarao dos Direitos do Homem, nos vemos diante de um problema: o direito das tribos africanas parece apresentar uma reivindicao to justa e legtima frente noo da igualdade de direitos quanto o o direito das meninas integridade do seu corpo. A questo que apresentamos aqui apenas um exemplo do que h mais de um sculo ocupa a diplomacia internacional e organismos, como a Organizao das Naes Unidas (ONU). No interior de um Estado moderno como os Estados Unidos ou o Brasil, questes semelhantes se apresentam quase diariamente. Uma legislao em defesa dos direitos dos animais pode, por exemplo, ser sugerida contra um ritual religioso que realize sacrifcios de animais. O direito ao culto, que parte importante da liberdade do indivduo, deve ser restringido pela legislao que protege animais? Ou, antes, o direito s prticas religiosas que deve predominar? A questo que pode ser sempre reposta a do direito contra direito. Os problemas levantados pelo confronto entre o paradigma da diferena, presente no multiculturalismo, que defende sempre a pluralidade das culturas e um paradigma universalista, como o dos direitos humanos, que tender sempre a perguntar qual , entre os direitos em confronto, o mais universal, tende, de certa maneira, a trazer para o debate problemas muito antigos. To antigos, alis, quanto as culturas pr-modernas que, em um ponto de vista mais universalista, como o de um filsofo alemo contemporneo, chamado Jurgen Habermas, no hesitaria em chamar de brbaros. Por outro lado, quando olhamos de perto as democracias ocidentais e aqueles conflitos de um jovem indgena apontado por ns acima, somos levados a perguntar se no mais moderno, que so as muitas facetas e diferenas que cada indivduo moderno capaz de comportar, no encontramos de novo o mais antigo. Os conflitos to pouco universais entre um eu que e no pode ser ao mesmo tempo, ndio, estudante, trabalhador. Tambm aqui parece que ser possvel apresentar um direito contra outro, mas no ser possvel abolir o carter contraditrio, a oposio, permanecendo nesse confronto entre direitos. Considerando a ausncia de uma posio nica a respeito de problemas suscitados por essa discusso que situa a diferena no mbito do Direito, do Estado, podemos nos limitar a experimentar algumas perguntas: os limites dos Estados, do Direito, podem ser ampliados para comportar tais diferenas? Ou, ao contrrio, podemos perguntar se tais diferenas, uma vez que sejam afirmadas com base na

Universidade Aberta do Nordeste

156

relao de indivduos com o mercado, no seriam falsas diferenas? No seria, sob esse ponto de vista, o universalismo dos direitos a outra face do universalismo do mercado? No seramos, como produtores de mercadorias, na ndia, numa aldeia do Xingu, numa tribo africana ou numa grande cidade em qualquer parte do mundo todos iguais, igualmente produtores de mercadorias? E, nesse caso, como fica a diferena? Podemos falar em diferenas reais? Se sim, como tratar tais diferenas? Nesta ltima parte, depois de apresentar alguns conceitos fundamentais para compreender a constituio do problema do direito diferena, retomamos a relao entre sociedade civil e direito para explicitar como, no mundo moderno, baseado naquela relao entre economia e Estado que expusemos nos tpicos anteriores, o problema da diferena se v atravessado e confundido pelo da identidade. Apresentamos o problema da diversidade (tnica, de gnero, lingustica etc.) e o surgimento do conceito de tolerncia, em conexo com o processo histrico, para problematizar a relao entre universalismo e multiculturalismo com base no Estado moderno e nos conflitos que tal relao produz no mbito dos Direitos.
Como voc articula a questo da pluralidade das identidades propiciadas pela experincia moderna questo da identidade? Como entender o conceito de tolerncia e qual sua relao com a modernidade? Como voc entende os conflitos entre os paradigmas da diferena (multiculturalismo e universalismo) e qual a relao de ambos com o Estado moderno?

Para refletir:
Veja abaixo uma carta do subcomandante Marcos, do Exrcito Zapatista de Libertao Nacional (EZLN). O EZLN uma organizao dos indgenas de Chiapas, no Mxico, que luta pela autonomia indgena em seus territrios. Marcos gay em So Francisco, negro na frica do Sul, asitico na Europa, hispnico em San Isidro, anarquista na Espanha, palestino em Israel, indgena nas ruas de San Cristbal, roqueiro na cidade universitria, judeu na Alemanha, feminista nos partidos polticos, comunista no Ps-Guerra Fria, pacifista na Bsnia, artista sem galeria e sem portflio, dona de casa num sbado tarde, jornalista nas pginas anteriores do jornal, mulher no metropolitano depois das 22h, campons sem terra, editor marginal, operrio sem trabalho, mdico sem consultrio, escritor sem livros e sem leitores e, sobretudo, zapatista no sudoeste do Mxico.
(disponvel em www.ezln.org.mx).

157

Direitos Humanos e Gerao de Paz

O EZLN apareceu pela primeira vez ao mundo em 1 de janeiro de 1994, dia em que comearia a vigorar o NAFTA, tratado econmico de livre comrcio da Amrica do Norte. Tomaram a cidade de San Cristbal de las Casas, cobrindo o rosto para melhor mostrar sua cara ao mundo. Os indgenas mexicanos apresentam, atravs do subcomandante Marcos (ele subcomandante porque no indgena e s indgenas so comandantes), um texto bastante interessante e provocativo para pensarmos o problema das diferenas no mundo contemporneo. Como voc relaciona o texto do subcomandante com os temas discutidos neste fascculo? Voc escreveria um texto dizendo ser outra pessoa para mostrar solidariedade se sentisse que ela sofre opresso por sua condio, seja de mulher, de gay, de negro ou de palestino? E, voc, se sente de alguma maneira alvo de alguma opresso?

Sntese
Neste fascculo discutimos a questo do Direito diferena. Para compreend-lo buscamos situar o surgimento da moderna noo de indivduo, situando o surgimento da multidimensionalidade do indivduo e dos grupos sociais nesse processo histrico. Partindo da diferena entre experincia moderna e experincias pr-modernas buscamos apontar a especificidade da experincia moderna justamente em relao ao surgimento dessa individualidade que se separa do todo social, se emancipa da tutela da vida comunitria e inaugura uma vida individual na qual a liberdade subjetiva. A diferenciao de papis possibilitada pela sociedade civil burguesa apresentada, assim, como fonte da moderna noo de diferena e articulada ao processo histrico moderno, ao contato entre culturas, ao qual se vinculam noes como a igualdade de direitos e a tolerncia. Buscamos, ao final do fascculo, interrogar a respeito das contradies presentes neste processo com base em alguns problemas contemporneos, tal como a oposio entre universalismo e multiculturalismo.

Universidade Aberta do Nordeste

158

Atividades
1. Como voc explicaria a diferena entre comunidade e sociedade? 2. Qual a relao entre a diferena e a igualdade de antigos e modernos? 3. Como voc explica a conexo entre economia e Estado na constituio da

modernidade? da diferena?

4. Como voc explicaria o conceito de sociedade civil? 5. Como voc entende a relao entre a formao da sociedade civil e a questo

Autora
Ilana Viana do Amaral graduada em Cincias Sociais pela UFC, mestre em Filosofia pela UFPB e doutora em filosofia pela PUC-SP . professora de filosofia na graduao e no mestrado da Universidade Estadual do Cear (nas linhas de tica, filosofia social e poltica e tica e esttica), onde coordena o grupo de pesquisa em dialtica e teoria crtica.

159

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Expediente

ISBN: 978-85-7529-572-4

Presidente Luciana Dummar | Coordenao do Curso Rosamaria de Medeiros Arnt | Coordenao Acadmico-Administrativa | Ana Paula Costa Salmin | Editora Regina Ribeiro | Editor Adjunto Raymundo Netto | Coordenador de Produo Editorial Srgio Falco | Editor de Design Amaurcio Cortez | Projeto Grfico e Capas Amaurcio Cortez e Welton Travassos | Ilustraes Karlson Gracie | Editorao Eletrnica Welton Travassos | Reviso Tarcila Sampaio | Catalogao na Fonte Kelly Pereira

Realizao

Apoio Cultural

Apoio

You might also like