You are on page 1of 4

Lista de Exerccios N 01 - Fsica

01- (Fafi-MG) Dizer que a carga eltrica quantizada significa que ela: a) s pode ser positiva b) no pode ser criada nem destruda c) pode ser isolada em qualquer quantidade d) s pode existir como mltipla de uma quantidade mnima definida e) pode ser positiva ou negativa 02- (Unitau-SP) Uma esfera metlica tem carga eltrica negativa de valor igual a 3,2 . 10 C. Sendo a carga do eltron igual a 1,6 . 10 a) 2 . 10 eltrons b) 200 eltrons c) um excesso de 2 . 10 eltrons d) 2 . 10 eltrons e) um excesso de 2 . 10 eltrons 03- (Unimep-SP) Analise as afirmaes abaixo: I. Cargas eltricas de sinais diferentes se repelem. II. Cargas eltricas de mesmo sinal se repelem. III. Cargas eltricas de sinais diferentes se atraem. IV. A carga eltrica dos corpos so mltiplos e submltiplos da carga do eltron. V. A carga eltrica dos corpos s pode ser mltiplo inteiro do valor da carga do eltron. Esto corretas as afirmativas: a) I, II e III b) I, III e IV c) II, III e V 04- (UNI-RIO) Trs esferas idnticas, muito leves, esto penduradas por fios perfeitamente isolantes, num ambiente seco, conforme mostra a figura. Num determinado instante, a esfera A (QA = -20 C) toca a esfera B (QB = -2 C); aps alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (QC =-6 C), retornando posio inicial. d) III, IV e V e) I, IV e V
10 10 15 15 -19 -4

C, pode-se concluir que a esfera contm:

Aps os contatos descritos, as cargas das esferas A, B e C so, respectivamente, iguais a (em C):

a) QA = 1,5 b) QA = 1,5 c) QA = 2,0 d) QA = 9,0 e) QA = 9,0

QB = 9,0 QB = 11 QB = -2,0 QB = 9,0 QB = 9,0

QC = 1,5 QC = 9,0 QC = -6,0 QC = 9,0 QC = 1,5

05- (Efoa-MG) Um sistema constitudo por um corpo de massa M, carregado positivamente com carga Q, e por outro corpo de massa M, carregado negativamente com carga Q. Em relao a este sistema pode-se dizer que: a) sua carga total -Q e sua massa total 2M b) sua carga total nula e sua massa total 2M c) sua carga total -2Q e sua massa total 2M d) sua carga total -Q e sua massa total nula e) sua carga total nula e sua massa total nula 06- (PUC-SP) No possvel eletrizar uma barra metlica segurando-a com a mo, porque: a) a barra metlica isolante e o corpo humano bom condutor b) a barra metlica condutora e o corpo humano isolante c) tanto a barra metlica como o corpo humano so bons condutores d) a barra metlica condutora e o corpo humano semicondutor e) tanto a barra metlica como o corpo humano so isolantes 07- (Fuvest-SP) Aproxi-mando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuio de cargas esquematizada na figura abaixo.

Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, remove-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situao final, a figura que melhor representa a distribuio de cargas nas duas esferas :

08- (UEPI) Um pndulo eletrosttico sofre atrao eltrica por um basto A e repulso eltrica por outro basto, B, conforme indica a figura.

Assinale, entre as alternativas adiante, qual a que melhor representa a relao entre as cargas eltricas dos bastes A e B e do pndulo eletrosttico. a) O pndulo pode estar eletricamente neutro. b) Se A for eletricamente positivo, o pndulo pode ser positivo ou neutro. c) Se A for negativo, o pndulo pode ser positivo. d) Se B for negativo, o pndulo pode ser negativo ou neutro. e) A e B podem ter cargas de mesmo sinal e o pndulo ser neutro. 09- (ITA-SP) Um objeto metlico carregado positivamente, com carga +Q, aproximado de um eletroscpio de folhas, que foi previamente carregado negativamente com carga igual a -Q.

I. medida que o objeto for se aproximando do eletroscpio, as folhas vo se abrindo alm do que j estavam. II. medida que o objeto for se aproximando, as folhas permanecem como estavam. III. Se o objeto tocar o terminal externo do eletroscpio, as folhas devem necessariamente fechar-se. Nesse caso, pode-se afirmar que: a) somente a afirmativa I correta b) as afirmativas II e III so corretas c) as afirmativas I e III so corretas d) somente a afirmativa III correta e) nenhuma das afirmativas correta 10- (FEI-SP) Duas cargas eltricas puntiformes Q1 e Q2 = 4Q1 esto fixas nos pontos A e B, distantes 30 cm. Em que posio (x) deve ser colocada uma carga Q 3 = 2Q1 para ficar em equilbrio sob ao somente de foras eltricas?

a) x = 5 cm b) x = 10 cm
-6

c) x = 15 cm d) x = 20 cm

e) x = 25 cm

11- Calcule a intensidade da fora eltrica de repulso entre duas cargas puntiformes 3. 5.10 que se encontram no vcuo, separadas por uma distncia de 15 cm.

(Unifor-CE) Um fio condutor, de seco constante, percorrido por uma corrente eltrica constante de 4,0 A O nmero de eltrons que passa por uma seco reta desse fio, em um minuto, : (Dado: carga elementar = 1,6 . 10
21 20 18 17 -19

C)

a) 1,5 . 10 b) 4,0 . 10 c) 2,5 . 10

d) 1,5 . 10 e) 4,0 . 10

19

You might also like