You are on page 1of 3

Dez alimentos para aumentar a imunidade

Frutas ctricas, alho, gengibre e batata yacon devem ser consumidos De acordo com a mdica ortomolecular Anna Bordini, da Clnica Bertolini, leite e derivados, acar refinado, cafena, sal, lcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunolgico ou deixar a recuperao mais lenta de quem pegou uma doena. A seguir, saiba quais alimentos consumir para dar um up no seu sistema imunolgico:

Alho Tem funo imunoprotetora e uma boa dose de selnio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenas. Pode ser consumido no tempero das preparaes e adicionado cru para temperar o tofu, por exemplo, explica Lucianna Jardim, nutricionista especialista em cincia dos alimentos.

Cebola Segundo Lucianna Jardim, a quercitina presente no alimento um potencializador da funo imune, prevenindo doenas virais e alrgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada. Lichia Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades antiinflamatrias. Recomenda-se o consumo de uma poro (cerca de 100 gramas) por dia, diz a nutricionista Lucianna Jardim. Gengibre Lucianna Jardim explica que o gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ao bactericida, alm de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou servir para fazer ch (2 colheres de sopa de gengibre fresco para 1 litro de gua). Termognicos: gengibre tambm ajuda a emagrecer

Cogumelo shitake O shitake rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produo das clulas de defesa (macrfagos e linfcitos) e aumentar a imunidade. Utilizado em larga escala na comida japonesa, tem sido cada vez mais prescrito, graas aos seus aminocidos e funo imunoprotetora. Recomenda-se o consumo de cerca de 100g por dia, orienta Lucianna. Castanha-do-Par

Segundo Lucianna Jardim, a castanha-do-Par rica em selnio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que tambm turbina o sistema imunolgico. Consumir uma ou duas por dia suficiente para suprir as necessidades dirias de selnio. Batata yacon De acordo com a nutricionista, a batata yacon contm frutooligossacardeos (FOS) importantes para a sade intestinal, e consequentemente, para imunidade. Vegetais verde-escuros Brcolis, couve, couve de Bruxelas, rcula e espinafre so fontes importantes de cido flico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturao das clulas imunes, ajudando na resistncia s infeces, diz a ortomolecular Anna Bordini. A nutricionista Lucianna Jardim completa: Estes alimentos tambm so ricos em cido flico, nutriente que participa da formao de glbulos brancos, responsveis pela defesa do organismo. Frutas ctricas Laranja, acerola, limo, kiwi, e morango so ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonides e propriedades antiinflamatrias. As frutas ctricas aumentam a imunidade so importantes para a preveno do cncer e doenas cardiovasculares.

TRS PRTICAS PARA AUMENTAR SUA IMUNIDADE NATURAL, SEGUNDO HIROMI SHINYA Publicado em maio 23, 2013 Hiromi Shinya, um gastroenterologista norte-americano, de origem japonesa, autor do livro A dieta do futuro, prope em Imunidade Natural, algumas prticas para revitalizar a sade das clulas e do organismo. Confira abaixo o guia prtico de Shinya para aumentar a capacidade imunolgica inata ao corpo saudvel.

1) Pequeno jejum Shinya A base para se elevar o poder imunolgico natural a induo da desintoxicao intracelular por meio do jejum. Voc deve faz-lo da seguinte maneira: Termine seu jantar no mximo s 19h; Ao acordar tome 2 a 3 copos de gua; Em lugar do caf da manh, coma algumas frutas. Um suco de enzimas, composto de mas, couve, suco de cenouras, tambm recomendado; Beba 2 a 3 copos de gua antes do almoo; importante no consumir nenhum alimento aquecido ou cozido durante o perodo da manh. Tambm tome gua antes do jantar. Recomendo um consumo dirio de 6 a 8 copos de gua;

Aprenda a gostar da sensao de estar com fome. A fome uma indicao de desintoxicao alimentar.

2) Desintoxicao intestinal Pratique a desintoxicao intestinal para obter mais efeito. A desintoxicao de resduos, refugo e substncias prejudiciais dentro do intestino levar desintoxicao intracelular e revitalizar as funes das clulas. O trs mtodos que seguem so recomendados: Enema de caf ou enema de flores de caf (para saber mais sobre enema de caf clique aqui); Bebida de flores de caf. Existem cpsulas de botes de flores de caf para pessoas mais ocupadas; Massagem no intestino durante 5 a 10 minutos por dia.

3) Sade pela alimentao no estilo Shinya Alm do jejum e da desintoxicao intestinal recomendo uma dieta bsica de gros integrais e legumes. Coma 85% dos alimentos cujas fontes so plantas e 15% de produtos de origem animal. Reduza o consumo de carne e aumente a ingesto de vegetais e frutas at 85% do total dos alimentos; Coma alimentos fermentados e cogumelos. Gros de soja fermentados, vegetais em conserva e cogumelos iro elevar sua imunidade; Alm dos trs pontos anteriores, tente praticar a respirao profunda pelo nariz. Entre tambm em contato com a natureza: caminhadas no campo, cultivo de vegetais e cuidados com o jardim elevam sua imunidade natural; Lembre-se de que a maior parte dos nosso poder imunolgico se inicia em nosso intestino e que nossa sade tem por base a vitalidade das clulas. Ponha em prtica esses trs pontos para edificar um corpo capaz de se defender de doenas! Retirado do livro Imunidade Natural, do mdico Hiromi Shinya.

You might also like