You are on page 1of 8

1

A TEORIA FUNDAMENTADA COMO MTODO DE PESQUISA

PINTO, CNDIDA MARTINS Universidade Catlica de Pelotas Instituto Federal Farroupilha Campus So Vicente do Sul candida_mp@yahoo.com.br
RESUMO Este artigo busca fazer uma reconstruo terica acerca da Teoria Fundamentada e apresentar uma discusso sobre suas vantagens, bem como uma anlise crtica sobre sua utilizao como mtodo de pesquisa. PALAVRAS-CHAVE Teoria Fundamentada; Mtodo; Pesquisa.

1 INTRODUO

Inovaes oferecidas pelas tecnologias de comunicao tm potencial para impulsionar uma mudana no comportamento humano e, por conseguinte, no paradigma educacional. A internet um agente de mudanas nas relaes humanas com efeitos no comrcio, na comunicao e, principalmente na educao. O mundo virtual (tambm chamado de ciberespao) , pois, essencialmente, o espao da experincia em conjunto. A internet, dessa maneira, refora a natureza social do conhecimento e cria o espao do saber coletivo tanto por ser produzido de forma coletiva como por estar aberto a todos (PAIVA, 2010). Nesse sentido, a educao est se beneficiando da coletividade ao proporcionar aos estudantes oportunidades para se engajarem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), ou seja, redes eletrnicas de comunicao interativa autodefinida, organizadas em torno de um interesse ou finalidade compartilhada (MUSSOI, s/ano), como vem acontecendo em cursos de graduao a distncia. Paralelamente a esse novo processo de ensino-aprendizagem, esto os desafios para a prtica educativa principalmente em relao a qual mtodo fazer uso para verificar, por exemplo, como o conhecimento est sendo construdo interativamente e colaborativamente entre colegas e professores. Leffa (2005)

discute que um dos problemas na aprendizagem mediada por computador tem sido a falta de embasamento terico, capaz no s de orientar o trabalho desenvolvido pelo professor, mas tambm e, principalmente, explicar a investigao conduzida pelo pesquisador. Para o autor, faz-se uma transposio muito rpida da sala de aula tradicional para os AVAs, sem levar em considerao que interagir com um aluno atravs do computador diferente de uma conversa face a face; no necessariamente mais rica ou mais podre em condies de aprendizagem, mas diferente. Para no perder a presena fsica do outro, os AVAs oferecem diversos recursos de interatividade, como os fruns de discusso, que auxiliam no dilogo entre alunos e professores. Com o intuito de averiguar como essa interao ocorre, o professor pode fazer uso da Teoria Fundamentada (ou fundada; no original Grounded Theory) no intuito de analisar os dados de modo a entender determinada situao e como e por que seus participantes agem de determinada maneira, j que se parte dos dados para se chegar a uma teoria sobre o fenmeno analisado, a partir de uma sistemtica observao, comparao, classificao e anlise de similaridades e dissimilaridades (FRAGOSO, RECUERO & AMARAL, 2011, p. 83). Portanto, o objetivo deste texto apresentar e discutir as contribuies da teoria fundamentada (ou teoria fundada), enquanto perspectiva de pesquisa para aprimoramento da Educao a Distncia, principalmente em relao a ambientes virtuais de aprendizagem. Para tanto, discute-se a Teoria Fundamentada, seus princpios e suas caractersticas para que se perceba como a teoria pode ser

colocada em prtica no intuito de auxiliar professores e pesquisadores em EAD.

2 PERSPECTIVAS SOBRE TEORIA FUNDAMENTADA

A cincia tenta compreender e explicar os fenmenos sociais e naturais e, para isso, utiliza-se de metodologias quantitativas e/ou qualitativas para focalizar e conhecer esses fenmenos. A abordagem qualitativa, foco deste estudo, implica, nas palavras de Denzin e Lincoln (2006), uma nfase sobre as qualidades das entidades e sobre os processos e os significados, ressaltando a natureza socialmente construda e o que estudado, e as limitaes situacionais que influenciam a investigao. A pesquisa qualitativa enfatiza a natureza repleta de

valores de investigao, busca solues para as questes que realam o modo como a experincia social criada e adquire significado. Para isso, o observador/pesquisador deve estar situado no mundo, para que o conjunto de prticas materiais e interpretativas d visibilidade a esse mundo. Essas prticas envolvem o estudo do uso e a coleta de uma variedade de materiais empricos (estudo de caso, entrevista, textos e produes, textos observacionais, etc.) que descrevem momentos e significados rotineiros e problemticos na vida dos sujeitos com o intuito de compreender melhor o assunto que est ao seu alcance (DENZIN e LINCOLN, 2006) Entre as vrias abordagens e mtodos qualitativos de pesquisa, aqui se enfatiza a metodologia denominada Teoria Fundamentada1. (Grounded Theory) doravante TF. A TF foi inicialmente proposta por Glaser e Strauss (1967) no livro The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. uma metodologia indutiva que se aproxima do assunto a ser investigado sem uma teoria a ser testada. Usada no desenvolvimento de uma teoria fundada em dados sistematicamente coletados e analisados, a teoria evolui durante a pesquisa real e o faz devida contnua interao entre anlise e coleta de dados (STRAUSS & CORBIN, 1997). O pesquisador analisa os dados de modo a entender determinada situao e como e por que seus participantes agem de determinada maneira, como e por que determinado fenmeno ou situao se desdobra deste ou daquele jeito (GLASER & STRAUSS, 1967). Por meio de mtodos variados de coletas de dados, rene-se um volume de informaes sobre o fenmeno observado. Comparando-as, codificando-as, extraindo as regularidades, enfim, seguindo detalhados mtodos de extrao de sentido destas informaes, o pesquisador termina, ento, nas suas concluses, com algumas teorias que emergiram dessa anlise rigorosa e sistemtica. Nessa perspectiva, teoria aquilo com que o pesquisador encerra seu trabalho e no como o principia. No aquilo que vai ser testado, mas o que se conclui depois de uma pesquisa e da anlise comparativa dos dados dela resultantes. Assim, por ser um mtodo geral de anlise comparativa constante, a TF citada frequentemente como mtodo comparativo (GASQUE, 2007).

A Teoria Fundamentada uma teoria geral, aplicvel tanto a estudos qualitativos quanto a quantitativos. Neste texto, entretanto, salienta-se o carter qualitativo da teoria.

Gasque (2007, p. 107), citando Glasser e Strauss (1967, p. 7) afirma que a TF foi desenvolvida com trs objetivos definidos: proporcionar uma base lgica para a teoria com a inteno de contribuir para fechar a lacuna entre teoria e pesquisa emprica; propor padres e procedimentos mais adequados para descoberta da teoria; e validar a pesquisa qualitativa como mtodo adequado e especfico designado para gerar uma teoria. Diferentemente das teorias formais que fornecem os conceitos e hipteses necessrias explicao do fenmeno, na TF, o pesquisador construir uma teoria a partir da observao especfica do fenmeno a no pela aplicao de uma teoria pr-estabelecida para explic-lo (DICK, 2005), como elucidam Strauss e Corbin (1990, p. 23):
Uma TF aquela derivada indutivamente do estudo do fenmeno que representa. Isto , ele descoberto, desenvolvido e provisoriamente verificado por meio de sistemtica coleta e anlise de dados. Portanto, a coleta de dados, anlise e teoria possuem relao recproca entre si. No se comea com uma teoria para prov-la. Comea-se com uma rea de estudo em que se permite a emerso do que relevante.

Uma das vantagens discutidas por Fragoso, Recuero e Amaral (2011) o fato da TF valorizar o contato do pesquisador com o objeto e estimular a criao de uma sensibilidade para os dados. Experimentar o campo emprico permite ao pesquisador tambm observar os novos elementos e construir suas percepes por meio da anlise e reflexo sistemticas dos dados encontrados em campo. Essa valorizao dos dados ser possvel a partir de um processo que inclui trs etapas principais ocorridas simultaneamente: coleta dos dados, codificao e redao da teoria. Esses itens sero descritos no subcaptulo a seguir.

3.1 Teoria Fundamentada: coleta de dados, codificao e redao da teoria

Pesquisas prvias de Fragoso, Recuero e Amaral (2011) indicam que, apesar de no ser um mtodo simples, a TF interessante para quem deseja pesquisar o ciberespao, pois prope a atuao da anlise em conjunto com o processo de coleta de dados, de forma a permitir que a teoria aflore do emprico. A proposta da TF, ento, construir uma teoria confivel que seja capaz de iluminar a rea de estudo. Para tanto, alguns critrios do mtodo devem ser seguidos de forma criteriosa: coleta dos dados; codificao/categorizao e redao da teoria.

Primeiramente, portanto, faz-se necessria uma breve descrio da ferramenta antes de iniciar a coleta dos dados, pois a aproximao do campo um dos momentos cruciais da TF (FRAGOSO, RECUERO e AMARAL, 2011, p. 89). Gasque (2007) defende que, nessa metodologia, o pesquisador deve, inicialmente, deixar seu conhecimento em estado de suspenso para que a teoria possa emergir, ou seja, deve-se estar aberto ao novo e ao inesperado. Muitas tcnicas de coleta de dados podem ser utilizadas na TF, como a observao participante, entrevistas, discursos, cartas, biografias, autobiografias, pesquisas na biblioteca (DICK, 2005). O que se enfatiza nessa teoria que coleta e anlise dos dados so processos concomitantes e devem acorrer at a saturao terica, ou seja, at que dados novos ou relevantes no sejam mais encontrados ou que comecem a repetir. Para Fragoso, Recuero e Amaral (2011, p. 92), a anlise dos dados vai auxiliando a refinar o prprio processo de coleta dos mesmos. Tratase de um processo de retroalimentao constante entre o emprico e a anlise. O passo seguinte compe o processo de codificao, em que os dados so examinados cuidadosamente. Para Flick (2004), a interpretao dos dados o centro da pesquisa qualitativa, cuja funo desenvolver a teoria, servindo de deciso sobre quais dados sero trabalhados. A codificao refere-se, ento, aos procedimentos utilizados para rotular e analisar os dados coletados e envolve comparaes constantes entre fenmenos, casos e conceitos, as quais conduzem ao desenvolvimento de teorias por meio da abstrao e relaes entre os elementos. Os processos de codificao so denominados de codificao aberta, axial e seletiva que devem ser entendidos, nas palavras de Gasque (2007), como formas diferentes de tratar os dados, muito mais do que etapas firmemente demarcadas, claramente distintas e temporalmente separadas. A codificao aberta, segundo Strauss e Corbin (1990), o processo analtico pelos quais os conceitos so identificados e desenvolvidos em relao a suas propriedades e dimenses. Esse processo envolve as atividades de quebrar, examinar, comparar, conceituar e categorizar os dados que sero sumarizados em uma linha ou cdigos e categorias. Atravs da codifica o aberta, o pesquisador deve fazer comparaes perguntas que vo gui-lo no campo emprico como, por exemplo: O que est acontecendo? Em quais categorias esses dados se enquadram? O que os dados expressam? (FRAGOSO, RECUERO e AMARAL, 2011, p. 96).

A segunda etapa consiste na codificao axial, que aprimora e diferencia as categorias resultantes da codificao aberta. O pesquisador, dessa forma, seleciona as categorias mais relevantes e as coloca como fenmeno central para estabelecer relaes entre as categorias e subcategorias. Os dados, portanto, so agrupados atravs das conexes entre as categorias. Durante o processo de codificao, o pesquisador pode alterar entre codificao aberta e axial, pois as categorias devem ser constantemente verificadas pelos dados que as compem e que podem ser reorganizadas. Na terceira e ltima etapa, a codificao seletiva ou redao da teoria tem por objetivo integrar e refinar categorias em um nvel mais abstrato. A tarefa elaborar a categoria essencial, em torno da qual as outras categorias desenvolvidas passam ser agrupadas e pelas quais so integradas (GASQUE, 2007). Para Yunes e Szymanski ( 2005), um nvel mais abstrato de anlise do que a codificao axial. Strauss & Corbin (1990) denominam essa etapa de elaborao da histria, que consiste numa narrativa descritiva sobre o fenmeno central do estudo, o que se torna bastante difcil, pois requer habilidade de fazer diversos recortes e selecionar o que realmente importa no desenvolvimento do modelo terico representativo do fenmeno pesquisado. Descobrir a categoria central, definida por Strauss & Corbin (1990) como o fenmeno central, ao redor do qual todas as outras categorias se integram, significa sintetizar toda a histria construda a partir dos dados obtidos e ser capaz de explicar diferenas e semelhanas encontradas nas experincias.

4 CONCLUSO

Com a implementao das tecnologias de informao e comunicao na educao, o ensino a distncia tomou um novo rumo devido s facilidades de emisso e distribuio de contedos, interao com informaes, recursos e pessoas. Os ambientes virtuais de aprendizagem corroboram para apresentar as informaes pertinentes de maneira organizada e no momento apropriado, facilitando, assim, interaes e produo de textos de forma colaborativa. Por possurem uma densa rede de inter-relaes entre pessoas, prticas, valores, hbitos, crenas e tecnologias em um contexto de aprendizagem, faz-se necessrio perceber como as prticas sociais envoltas no AVA acontecem e como professores

e tutores, conscientes dessas prticas, podem auxiliar os estudantes na construo do conhecimento. Diante disso, a TF, utilizada neste estudo como um mtodo de pesquisa para AVA, auxilia para a compreenso de determinada situao, pois uma teoria de anlise de dados sensvel ao contexto. De acordo com Fragoso, Recuero e Amaral (2011, p. 106):
um ponto fundamental da TF a criao de uma sensibilidade terica. Trata-se de um processo de sensibilizao do pesquisador para com as informaes que os dados esto oferecendo. Isso significa que o pesquisador precisa exercitar sua capacidade de perceber as idiossincrasias oferecidas pelo campo emprico, questionando-se permanentemente e construindo uma sensibilidade para a pesquisa.

Neste texto pretendeu-se discutir acerca da Teoria Fundamentada como mtodo de pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagem. Para tanto, partiu-se de uma contextualizao terica para aps um estudo de caso, que mostrou que as aes desenvolvidas por estudantes e professores direcionam a um aprendizado coletivo. A TF, como apontado por muitos autores (DICK, 2005; GARQUE, 2007; FLICK, 2004) possui limitaes. Dentre elas o fato de que no existem critrios rgidos para a saturao, sendo uma deciso do pesquisador quanto seleo e encerramento, o que pode resultar em muitos cdigos e comparaes. Entretanto, a TF configura-se como uma metodologia complexa com diretrizes, estratgias e abordagens que podem ser adequadas ao objeto de estudo. Diante disso, acredita-se que a TF pode contribuir com as pesquisas em educao a distncia, visto que nessa metodologia o pesquisador forado a questionar e rever criticamente as prprias intervenes durante a pesquisa, possibilitando desenvolver uma teoria de grande densidade conceitual.

REFERNCIAS DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introduo: a disciplina e a prtica da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. DICK, B. Grounded Theory: a thumbnail sketch. 2005. Disponvel em: http://www.scu.edu.au/schools/gcm/ar/arp/grounded.html; acesso em 20 de fevereiro de 2012.

DUARTE, S. K. S. O uso do frum em EAD: contribuies pedaggicas. Monografia. Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010, 51p. FLICK, U. Uma introduo pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004. FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Mtodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. GARQUE, K. C. G. D. Teoria Fundamentada: nova perspectiva pesquisa exploratria. In: MUELLER, S. P. M. (org.) Mtodos para a pesquisa em Cincias da Informao. Braslia: Thesaurus, 2007, p. 107-142. GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. New York: Aldine de Gruyter, 1967. LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada por computador luz da Teoria da Atividade. Calidoscpio, So Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005. MUSSOI, E. M. et al. Comunidades virtuais um novo espao de aprendizagem. Disponvel em: www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8aEunice.pdf ; acesso em 26 de maio de 2011. PAIVA, V. M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicaes epistemolgicas. Educao em Revista. Belo Horizonte; v.26; p. 353-370; 2010. STRAUSS, A.; CORBIN, J. Metodologia da Teoria Fundamentada. 1997. Traduzido por Frederico Jos Andries Lopes. Disponvel em: STRAUSS, A.; CORBIN, J. Metodologia da Teoria Fundamentada; acesso em 28 de outubro de 2011. STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Basics of Qualitative Research: Grounded Theory, Procedures and Techniques. Newbury: SAGE, 1990.

You might also like