You are on page 1of 72

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Processo n. Ao Autor Rus

0001134-48.2005.8.20.0101 Ao Civil Pblica Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte 3 Promotoria BRICOL Brita Indstria, Comrcio e Construes Civis Ltda e outros

_______________________________________________________________________

SENTENA

EMENTA: PROCESSO CIVIL COLETIVO. DIREITO CONSTITUCIONAL E AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. REPARAO DE DANOS AMBIENTAIS. NEXO DE CAUSALIDADE. INSUFICINCIA DE PROVAS. EXTRAO DE GRANITO MEDIANTE EXPLOSIVOS EM REA CONTGUA AO PERMETRO URBANO. IMPRESCINDIBILIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA/RIMA) E DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANA (EIV) PARA A CONCESSO DE LICENA DO IDEMA E DO MUNICPIO. PROCEDNCIA EM PARTE.

1. RELATRIO Trata-se de AO CIVIL PBLICA ajuizada pelo Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte em face, inicialmente, da Brita Indstria, Comrcio e Construes Civis Ltda (BRICOL), e depois com a incluso dos litisconsortes Dantas, Gurgel e Cia Ltda (Britador Caic) e Instituto de Desenvolvimento Sustentvel e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), todas as partes j qualificadas nos autos do processo em epgrafe, cujo objeto consiste na defesa e na reparao do meio ambiente e preveno de agravos sade e vida da populao caicoense com deveres de fazer e no fazer. Aduziu o autor que a sociedade empresria BRICOL Brita Indstria, Comrcio e Construes Ltda desenvolve atividade mineradora consistente na extrao de BRITA e AREIA numa rea de 10 (dez) hectares, localizada no Municpio de Caic/RN, sendo que a atividade industrial desenvolvida pela requerida reconhecidamente poluidora e degradadora, como evidencia o art. 225, 3, da 1
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Constituio Federal de 1988. Segundo narrao da exordial, a atividade desenvolvida pela sociedade empresria requerida, alm de destruir a vegetao dos 10 hectares explorados, tem provocado abalos ssmicos ou microsssmicos, pela utilizao dos explosivos, comprometendo a estrutura de praticamente todas as residncias situadas ao longo da rocha sedimentada (cristalino) que tem incio na sede da extrao e se prolonga, pelo menos, pelo Conjunto Vila do Prncipe e Bairros Castelo Branco, Nova Descoberta, Penedo e at o Centro da Cidade de Caic/RN. Conforme o autor, as queixas da populao caicoense somente tiveram incio com as exploses sendo que, apesar de negar o liame causal entre as exploses que realiza e os danos fsicos causados s residncias em Caic/RN, a aludida empresa BRICOL reconheceu ter formalizado acordo com os moradores do Conjunto Vila Altiva com o fim de reparar os danos fsicos e reforar as estruturas de suas residncias, sendo que, com a continuidade da atividade mineradora e notadamente o uso de explosivos, os danos voltaram a ocorrer e cada vez mais comprometem a estrutura fsica dos imveis, no s do mencionada Conjunto Residencial Vila Altiva, mas tambm de inmero outros sediados ao longo dos Bairros Castelo Branco, Nova Descoberta, Penedo e Centro da Cidade, atingindo indistintamente um nmero indeterminado de pessoas. Asseverou o Parquet que a Guia de Utilizao n 09/02-14 DR/MNE e a Licena de Operao n 06/2000-IDEMA esto vencidas desde 12/11/2002 e que no fora exigido da promovida nem o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) nem o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), como preceitua a prpria Constituio Federal e a Lei n 6.938/81. No entedimento do Ministrio Pblico, no s o meio ambiente natural est sendo atingido, inclusive pela no execuo da recomposio da vegetao determinada pelo IDEMA, mas tambm o meio ambiente artificial est sendo seriamente comprometido pela atividade industrial e econmica da sociedade empresria BRICOL, razo pela qual esta deve recuperar e indenizar os danos causados, como bem acentuado no art. 14, 1, c/c art. 4, I, VI e VII, da Lei n 6.938/81. Em concluso, requereu, liminarmente, a cessao da atividade mineradora at a efetiva realizao do Estudo de Impacto Ambiental e de Vizinhana e, ao final, a procedncia da ao para os fins de condenar a promovida a realizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV/RIMA), reparar os danos ambientais coletivos vizinhana e cumprir as recomendaes tcnicas recomendada no EIA e EIV.
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

Com a inicial vieram os documentos de fls. 23-324.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Liminar deferida em deciso de fls. 326-328. A sociedade empresria requerida foi citada no dia 25 de abril de 2005 (fls. 330-330v. Na contestao de fls. 336-360, a requerida alegou que suas atividades esto em total acordo com o ordenamento jurdico, pois est regularmente licenciada junto ao Instituto de Defesa do Meio Ambiente IDEMA e de acordo com a Portaria n 58/2005 proveniente do Ministrio das Minas e Energia Departamento Nacional de Produo Mineral DNPM, atravs da qual foi outorgado demandada a concesso definitiva para a lavra de GRANITO no Municpio de Caic/RN. Aduziu o contestante no desenvolver atividade de extrao de areia, mas sim extrao de Brita, matria prima utilizada diretamente na construo civil, executando seu objeto industrial e econmico com base no desenvolvimento sustentvel e em perfeita harmonia com o meio ambiente. Afirmou a empresa r ter elaborado um Relatrio de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de Recuperao de reas Degradadas (PRAD), apresentados ao IDEMA conforme requerido para a obteno da Guia de Utilizao (GU) e renovada Licena de Operao (LO). Sustentou o contestante que no ms de janeiro de 2003 foi realizado o primeiro estudo de medio sismgrafa na rea referente ao projeto de extrao de granito (brita) e os valores encontrados (presso acstica de 112 dBL e velocidade da partcula de 0,9 mm/s) no ultrapassaram o que dispe as normas da ABNT NBR 9.653 (134 dBL e 15,0 mm/s, respectivamente), mesmo instalado o sismgrafo a apenas 400 metros da sede da BRICOL. Por fim, frisou em sua defesa que as avarias supostamente causadas nas residncias dos moradores da Vila Altiva desta Cidade de Caic foram causadas pela sua m construo, e no em virtude das atividades da demandada, j que o princpio bsico do desmonte de rocha utilizando substncia explosiva de cria face livre para posterior fragmentao e lanamento do material rochoso, sendo improvvel o aparecimento de abalos ssmicos ou microsssmicos que comprometam as estruturas das residncias localizadas a uma distncia de 2.110 m (dois mil, cento e dez metros) da promovida. Apresentou documentos de fls. 362-532. Deferimento do pedido de reconsiderao da medida liminar para permitir que a r efetue as exploses necessrias extrao do minrio (brita) com metade da carga mxima permitida (450 Kg de dinamite) em horrios predeterminados (fls. 3 533-535). Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Intimado para se manifestar sobre a pea defensiva, o Ministrio Pblico reiterou os termos da inicial (Resposta contestao de fls. 538-542). Publicao de Edital convocando eventuais interessados a integrarem a lide (fls. 554 e 559). Documentos e informaes do IDEMA (fls. 575-584). Manifestao dos Ministrio Pblico Federal pugnando pela continuidade do feito sem a sua interveno (fls. 585-586). Deferimento de assistncia ao Ministrio Pblico da Advogada Marliete Lopes dos Santos (fls. 546 e 607). Citao da sociedade empresria DANTAS, GURGEL & Cia Ltda como litisconsorte passivo no dia 18 de junho de 2010 (fls. 609-609v). Contestao do litisconsorte passivo em que, sinteticamente, sustentou no haver qualquer relao da atividade em questo com os danos causados s casas e s pessoas, esclarecendo que a empresa atua de acordo com toda a legislao em vigor, sem causar danos ambientais, e contribui para a economia do Municpio de Caic e Regio do Serid (fls. 612-617). Com a contestao vieram os documentos de fls. 618-819. Citao do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte IDEMA (fls. 835-837) e contestao (fls. 848-861), alegando, em sntese, a regularidade do licenciamento ambiental da atividade objeto da presente ao. Resposta contestao da BRICOL, DANTAS GURGEL e IDEMA, reiterando os termos da exordial (fls. 871-874). Realizao de audincia de conciliao em 07 de junho de 2011 (fls. 876). Realizao de audincia de instruo em 02 e 10 de abril de 2013 (fls. 894-897 e 1106-1107). Relatrio de Impacto Ambiental RIMA realizado pela sociedade empresria Dantas, Gurgel & Cia Ltda (fls. 899-1004). Alegaes finais do Ministrio Pblico (fls. 1109-1123). Alegao finais do Assistente do Ministrio Pblico (fls. 1126-1141).
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. 4

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Alegaes finais do IDEMA (fls. 1143-1152). Certido de decurso de prazo para as alegaes finais da Bricol, Indstria, Comrcio e Construes Civil Ltda (fls. 1154-1156). Alegaes finais da Dantas Gurgel e Cia Ltda (fls. 1159-1163). o relatrio.

2. FUNDAMENTAO
Consigne-se, inicialmente, que o processo encontra-se devidamente instrudo e nenhuma das partes requereu produo de outras provas, j tendo nos autos elementos definitivos para a formao do convencimento acerca do mrito da lide. Cinge-se a questo de mrito, neste processo, regularidade ou no do licenciamento concedido inicial Bricol, Indstria, Comrcio e Construes Civil Ltda e depois Dantas, Gurgel e Cia Ltda para a extrao de minrios e, ainda, a eventual dever de reparar danos ambientais coletivos. Para o deslinde das questes suscitadas, passa-se anlise do assunto e das provas constantes nos presentes autos.

2.1 Introduo ao Direito Ambiental O Direito visa regular as relaes desenvolvidas entre as pessoas. Essas relaes entre as quais so de formas variadas e distributivas. interessante notar observar que nas lides existentes entre pessoas civis ou jurdicas, h interferncia ou a tutela de ramos diferentes do Direito. Um exemplo sutil para ilustrar o caso do contrato de adeso em que se observa a necessidade da prestao de um servio de telefonia mvel, no qual esto entrelaados os Direitos Civil, Constitucional, Consumerista e Contratual. Para buscar o objeto jurdico que est sendo pleiteado ou protegido na lide preciso entender a origem e perspectiva da controvrsia que perpassa o problema, ou seja, existindo uma norma, um entendimento doutrinrio ou jurisprudencial imprescindvel antes de analisar o objeto e decidir a sua finalidade, buscar o ramo ou a natureza do tema que interage na vida do ser humano, pois o Direito foi feito para organizar a vida em comunidade e o processo pensado como instrumento de pacificao social. Talden Farias1 expe o conceito de "meio ambiente" nos seguintes termos:5
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Contudo, atualmente o meio ambiente definido pela Ecologia, cincia que estuda a relao entre os organismos e o meio ambiente em que eles vivem, como o conjunto de condies e influncias externas que cercam a vida e o desenvolvimento de um organismo ou de uma comunidade de organismos, interagindo com os mesmos. Isso abrange condies fsicas e biolgicas, a exemplo do solo, clima, suprimento de alimentos, quanto, no que diz respeito aos seres humanos, a consideraes de ordem social, cultural, econmica e poltica. Assim, pode-se afirmar que o meio ambiente o lugar onde se manifesta a vida, seja a vida humana ou de qualquer outro tipo, e tambm todos os elementos que fazem parte dela.

J o conceito legal est na Lei n 6.938/81, art. 3, I, in verbis: "Art 3 Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". Nesse sentido, o Direito Ambiental uma das cincias jurdicas que compem o Direito com a funo de tutelar o meio ambiente e a interao que acontece entre ele e a sociedade. Foi necessrio buscar essa proteo para a natureza, pois com a revoluo industrial, a globalizao, as guerras mundiais, a extrao desordenada de minrios, o desenvolvimento e absoro em massa da agricultura, as descobertas cientficas e outras transformaes que estiveram presentes na vida de todos os habitantes do planeta Terra ocasionaram destruio aos biomas e ecossistemas terrestres. Visualiza-se, ento, a criao de normas para frear esse ataque com o fim de garantir para a presente e futuras geraes um meio ambiente ecologicamente equilibrado e, em consequncia, uma vida saudvel no Planeta. A preocupao com a sistemtica ambiental no Brasil ganhou seu pice na Constituio Federal de 1988, trazendo o ttulo DO MEIO AMBIENTE no Art. 225. Mas o incentivo foi por causa da participao na 1 grande conferncia sobre o meio ambiente, realizada em Estocolmo em 1972. Com isso, ficou evidente que proteger a natureza respeitar a dignidade humana. Segundo Celso Antonio Pacheco Fiorillo e Marcelo Abelha Rodrigues2, proteger o meio ambiente, em ltima anlise, significa proteger a prpria preservao da espcie humana.

FARIAS, Talden. Direito Ambiental: Tpicos Especiais. Joo Pessoa/PB: Editora Universitria, 2007, p. 27. 2 FIORILLO, Celso Antonio Paduco; RODRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de Direito Ambiental e 6 legislao aplicvel . 2 Ed. So Paulo: Judicirio, Max limonad, 1999. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Todavia, o surgimento do Direito Ambiental Brasileiro foi no ano de 1548 como verifica-se no Estudo do Ministro do Superior Tribunal de Justia, Jos de Castro Meira3: O governo Geral daquela poca passou a expedir regimentos, ordenaes, alvars e outros instrumentos legais, o que marcaria o nascimento do nosso Direito Ambiental. No obstante, merece citar a observao de Alexandre Moraes que as Ordenaes Filipinas previam no Livro Quinto, Ttulo LXXV, pena gravssima ao agente que cortasse rvore ou fruto, sujeitando-o ao aoite e ao degredo para a frica por quatro anos, se o dano fosse mnimo, caso contrrio, o degredo seria para sempre. Um dos marcos de proteo natureza, alm da Constituio Federal de 1988, foi a Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a Poltica Nacional para o Meio Ambiente, com a instituio da polcia administrativa ambiental. Entre as medidas adotadas est a exigncia do estudo de impacto ambiental e o respectivo relatrio (EIA/RIMA) para a obteno de licenciamento em qualquer atividade modificadora do meio ambiente. Outro passo importante, foi a edio da Lei 7.347, de 24 de julho de 1985, com a instituio da Ao Civil Pblica, importante instrumento de preservao ambiental. A proteo ao meio ambiente imperativo constitucional inafastvel, como provam as diversas disposies sobre o tema, a saber, Art. 5, incisos XXIII, LXXI, LXXIII; Art. 20, incisos I XI e pargrafos 1 e 2; Art. 21, incisos XIX, XX, XXIII, alneas a, b, c, XXV; Art. 22, incisos IV, XII e XXVI; Art. 23, incisos I, II, III, IV, VI, VII, IX, XI; Art. 24, incisos VI, VII, VIII; Art. 43, pargrafo 2, IV, e pargrafo 3; Art. 49, incisos XIV, XVI; Art. 91, pargrafo 1, inciso III; Art. 129, inciso III; Art. 170, inciso VI; Art. 174, pargrafos 3 3 4, Art. 176 e pargrafos; Art. 182 e pargrafos; art. 186; Art. 200, incisos VII e VIII; Art. 216, inciso V e pargrafos 1, 3 e 4; Art. 225; art.231; Art 232; e, atos das disposies Constitucionais transitrias, os Arts. 43, 44 e pargrafos. Assim, o respeito a natureza consagrar a dignidade humana e o equilbrio na preservao das futuras geraes que habitaro o planeta. Aduz a jurisprudncia do Excelso Tribunal acerca da importncia do meio ecologicamente equilibrado na vida dos brasileiros e a punio para quem no cumpra:
A QUESTO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO DIREITO DE TERCEIRA GERAO PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE. O direito integridade do meio ambiente tpico direito de terceira gerao constitui prerrogativa jurdica de titularidade coletiva, refletindo, dentro do processo de afirmao dos direitos humanos, a expresso significativa de um poder atribudo, no ao indivduo identificado
3

IN: Direito Constitucional . 8edio. So Paulo: Ed. Atlas, p. 646. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 2000, 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

em sua singularidade, mas, num sentido verdadeiramente mais abrangente, prpria coletividade social. Enquanto os direitos de primeira gerao (direitos civis e polticos) que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais realam o princpio da liberdade e os direitos de segunda gerao (direitos econmicos, sociais e culturais) que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas acentuam o princpio da igualdade, os direitos de terceira gerao, que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais, consagram o princpio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expanso e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponveis, pela nota de uma essencial inexauribilidade. (STF - MS 22.164-0-SP. Tribunal Pleno. Relator: Min. Celso de Mello. Impetrante: Antnio de Andrade Ribeiro Junqueira. Impetrado: Presidente da Repblica, 30/out./1995, pp. 16-22). EMENTA: AGRAVOS REGIMENTAIS NO RECURSO EXTRAORDINRIO. CONSTITUCIONAL. CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE DE LEI MUNICIPAL. PLANEJAMENTO COSTEIRO. 1. Competncia dos Municpios para legislar sobre assuntos de interesse local e promover o ordenamento territorial urbano: necessidade de observncia das normas estaduais sobre direito urbanstico, meio ambiente e proteo ao patrimnio turstico e paisagstico. 2. Deficincia na fundamentao do recurso. Smula n. 284 do Supremo Tribunal Federal. 3. Agravos regimentais aos quais se nega provimento. (STF RE 474922/SC Agravo Regimental no Recurso Extraordinrio. Segunda Turma. Relatora: Ministra Carmem Lcia. Julgado em 27/11/2012). EMENTA Agravo regimental no recurso extraordinrio. Constitucional. Ao civil pblica. Defesa do meio ambiente. Implementao de polticas pblicas. Possibilidade. Violao do princpio da separao dos poderes. No ocorrncia. Precedentes. 1. Esta Corte j firmou a orientao de que dever do Poder Pblico e da sociedade a defesa de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para a presente e as futuras geraes, sendo esse um direito transindividual garantido pela Constituio Federal, a qual comete ao Ministrio Pblico a sua proteo. 2. O Poder Judicirio, em situaes excepcionais, pode determinar que a Administrao pblica adote medidas assecuratrias de direitos constitucionalmente reconhecidos como essenciais sem que isso configure violao do princpio da separao de poderes. 3. Agravo regimental no provido. (STF - RE 417408 AgR / RJ - RIO DE JANEIRO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINRIO Relator: Min. DIAS TOFFOLI 8 Julgamento: Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo 20/03/2012). Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

No existe um Cdigo Ambiental que trate de forma geral a tutela da natureza e das relaes com ela desenvolvidas, e sim diversas leis esparsas que foram editadas ao longo do tempo. um direito que tem por base na viso constitucional um direito de terceira gerao, pois vem da transformao do meio social proposto pelas violaes a dignidade humana frente aos ataques sofridos no sculo XX. Em virtude disso, a sua presena designa um direito difuso e coletivo, considerando que o meio ambiente ecologicamente equilibrado um direto fundamental de todos, a sua natureza jurdica se encaixa no plano dos direitos difusos, j que se trata de um direito transindividual, de natureza indivisvel, de que so titulares pessoas indeterminadas e ligadas entre si por circunstncias de fato. O professor Marcelo Abelha4 ensina que:
O interesse difuso assim entendido porque, objetivamente estrutura-se como interesse pertencente a todos e a cada um dos componentes da pluralidade indeterminada de que se trate. No um simples interesse individual, reconhecedor de uma esfera pessoal e prpria, exclusiva de domnio. O interesse difuso o interesse de todos e de cada um ou, por outras palavras, o interesse que cada indivduo possui pelo fato de pertencer pluralidade de sujeitos a que se refere norma em questo.

A proteo aos recursos naturais a nica forma de se garantir e preservar o potencial evolutivo da humanidade. Este especial tratamento existe para evitar que irrompam no seio da sociedade perigosos conflitos entre as geraes ocasionados pelo desrespeito ao dever de solidariedade na proteo da integridade desse bem essencial.

2.2 Direito difuso ao meio ambiente saudvel O Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado inerente qualidade de vida e de sobrevivncia das pessoas, razo pela qual considerado como um direito difuso. nesse sentido que a Constituio Federal de 1988, principalmente no seu artigo 225, tutela o direito ao meio ambiente como integrante da ordem constitucional vigente, a ser protegido diante da degradao comumente
4

ABELHA, Marcelo. Ao Civil Pblica e Meio Ambiente. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense 9 Universitria, 2004. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

associada ao desenvolvimento econmico irresponsvel. Nesse sentido caminha o entendimento do Superior Tribunal de Justia, consoante ementa abaixo:
ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ORDINRIO. AVERBAO DE RESERVA FLORESTAL. EXIGNCIA. CDIGO FLORESTAL. INTERPRETAO. 1. O meio ambiente ecologicamente equilibrado direito que a Constituio assegura a todos (art. 225 da CF), tendo em considerao as geraes presentes e futuras. Nesse sentido, desobrigar os proprietrios rurais da averbao da reserva florestal prevista no art. 16 do Cdigo Florestal o mesmo que esvaziar essa lei de seu contedo. 2. Desborda do mencionado regramento constitucional portaria administrativa que dispensa novos adquirentes de propriedades rurais da respectiva averbao de reserva florestal na matrcula do imvel. 3. Recurso ordinrio provido. (STJ - RMS: 18301 MG 2004/0075380-0, Relator: Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, Data de Julgamento: 24/08/2005, T2 - SEGUNDA TURMA, Data de Publicao: DJ 03/10/2005 p. 157RSTJ vol. 200 p. 183).

Quando se fala em meio ambiente, est se aduzindo em meio natural ainda no modificado pelo homem. Mas, a partir do momento em que ele opera transformaes tem-se o meio geogrfico. O Direito Ambiental abarca ambas as realidades, pois em ambos os meios existem vidas, animal e/ou vegetal, igualmente tuteladas pelo sistema constitucional vigente. Em consonncia, o que dispe o Art. 3, I e V da Lei n 6.938/1981:
Art 3 Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; (omissis): V - recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

A respeito do tema diz Gustavo Tepedino5, "mais do que um novo ramo do direito, o direito ambiental representa, com efeito, uma ruptura com o instrumental 10
5

TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

terico e processual do passado, chegando a alterar at mesmo o papel desempenhado pelos profissionais do direito e, em particular, pelo magistrado." Assim sua proteo no desproporcional ou desnecessria, pois uma questo que engloba at o aspecto econmico, pois se no existe uma propriedade rural produtiva por causa de dejetos derramados por industriais, no h que se falar em produo e gerao de emprego e renda. O objetivo da supracitada Lei, antecessora, diga-se de passagem, ao novel texto constitucional, foi compatibilizar o desenvolvimento econmico-social com a preservao e qualidade do meio ambiente, ecologicamente equilibrado, atravs da definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, para tanto estabelecendo critrios e padres de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais. Em consequncia, quando uma atividade ambiental oferece riscos natureza e sociedade, para a presente ou futuras geraes, deve-se impor ao poluidor a obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, mesmo sem degradao ambiental e risco social, impe-se tambm uma contraprestao pela utilizao com fins econmicos de recursos ambientais naturais, de titularidade de todos os brasileiros. Maria Ceclia Junqueira Lustosa, Eugnio Miguel Canepa e Carlos Eduardo Frickmann Young afirmam o seguinte sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente6:
O conjunto de metas e mecanismos que visam reduzir os impactos negativos da ao antrpica aqueles resultantes da ao humana sobre o meio ambiente. Como toda poltica, possui justificativa para sua existncia, fundamentao terica, metas e instrumentos, e prev penalidades para aqueles que no cumprem as normas estabelecidas. Interfere nas atividades dos agentes econmicos e, portanto, a maneira pela qual estabelecida influencia as demais polticas pblicas, inclusive as polticas industriais e de comrcio exterior.

No entendimento de Antnio Inag de Assis Oliveira7, o objetivo da Poltica Nacional do Meio Ambiente viabilizar a compatibilizao do desenvolvimento

LUSTOSA, M. C. J.; CANPA, E. M.; YOUNG, C. E. F. Poltica ambiental. IN: MAY, Peter H., LUSTOSA, Maria Ceclia Junqueira e VINHA, Valria da (orgs). Economia do meio ambiente: teoria11 e prtica. Rio de Janeiro, Elsevier,Complexo 2003, p. 135. Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Judicirio,

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

socioeconmico com a utilizao racional dos recursos ambientais, fazendo com que a explorao do meio ambiente ocorra em condies propcias vida e qualidade de vida. Nesse diapaso, imprescindvel considerar a temtica do desenvolvimento sustentvel para compreender o enlace existente entre a Poltica Nacional de Meio Ambiente e as demais legislaes do meio ambiente no Brasil, as quais buscam implementar e garantir a prosperidade econmica do pas, mas de maneira ecologicamente correta, diga-se, com sustentabilidade para o presente e para as futuras geraes. O desenvolvimento sustentvel um conceito sistmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental8. A ideia de desenvolvimento sustentvel foi usada pela primeira vez em 1987, no Relatrio Brundtland, elaborado pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Assembleia das Naes Unidas. Na Declarao do RIO/92, no seu princpio n 4, assim restou considerada a questo: "Para se alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo do meio ambiente deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e no pode ser considerada isoladamente em relao a ele".9 Em definio mais detalhada, considera-se sustentvel:
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazerem as suas prprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nvel satisfatrio de desenvolvimento social e econmico e de realizao humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razovel dos recursos da terra e preservando as espcies e os habitats naturais10.

Para discutir e implementar o desenvolvimento sustentvel faz-se necessrio relacionar as esferas Ambiental, Econmica e Cultural, com a aplicao de projetos preventivos e restaurativos como forma de conciliar o desenvolvimento

IN: Introduo legislao ambiental brasileira e licenciamento ambiental. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005, p. 307. 8 WWF Brazil - O que desenvolvimento sustentvel- Disponvel em: www.wwf.org.br. Acesso em: 17 de Agosto de 2013. 9 Background. Disponvel em: www.usda.gov. Acesso em: 28 de Agosto de 2013. 10 Desenvolvimento Sustentvel - C.M. Amadora. Disponvel em: 12 www.cm-amadora.pt. Acesso 28 de Agosto de3417-6044, 2013. Caic-RN. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard em: - CEP 59300-000, Fone:

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

das sociedades e a preservao da natureza.


O principal desafio deste sculo para os cientistas sociais, os cientistas da natureza e todas as pessoas ser a construo de comunidades ecologicamente sustentveis, organizadas de tal modo que suas tecnologias e instituies sociais suas estruturas materiais e sociais no prejudiquem a capacidade intrnseca da natureza de sustentar a vida11.

Porm, seria recomendvel no esperar que processos de restaurao fossem apontados como a soluo dos problemas ambientais, pois seria prefervel previnir sempre e nunca remediar, como bem expressou Chiavenato12: No adianta chorar a rvore derrubada. Lagrimas no purificam o rio poludo. Dor ou raiva no ressuscita os animais. No h indignao que nos restitua o ar puro. preciso ir raiz do problema. Acerca do desenvolvimento sustentvel, a jurisprudncia farta no sentido de tornar efetiva a proteo ao meio ambiente, seja o natural ou artificial:
DIREITO ADMINISTRATIVO E DIREITO AMBIENTAL - APELAO CVEL - AO CIVIL PBLICA AMBIENTAL COM PEDIDO DE MEDIDA LIMINAR - INSTALAO E FUNCIONAMENTO DE ESTAES RDIO- BASE DE TELEFONIA CELULAR - EXIGNCIA DE LICENCIAMENTO PELO MUNICPIO DE MARING POSSIBILIDADE - COMPETNCIA COMUM DOS ENTES FEDERADOS PARA CUIDAR DA SADE E PROTEGER O MEIO AMBIENTE - DISPOSIO EXPRESSA NO ARTIGO 23 DA CONSTITUIO FEDERAL - COMPETNCIA DOS MUNICPIOS PARA LEGISLAREM SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL INTELIGNCIA DO ARTIGO 30 DA CONSTITUIO FEDERAL ATIVIDADE QUE CONSTA NO ROL NO TAXATIVO ESTABELECIDO PELA RESOLUO N 237/97 DO CONAMA COMO POTENCIALMENTE POLUIDORA - APLICAO DOS PRINCPIOS DA PRECAUO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL - INSTRUO TCNICA N 004/2006-DIRAM DO INSTITUTO AMBIENTAL DO PARAN QUE ESTABELECE CRITRIOS PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA ESTAES COMERCIAIS TRANSMISSORAS DE ONDAS

CAPRA, Fritjof. As Conexes Ocultas: Cincia para uma vida sustentvel. Traduo de Marcelo Brando Cipolla. So Paulo: Cultrex, 2005. 13 12 CHIAVENATO, Jlio. O massacre da Judicirio, Natureza . So Paulo: Moderna, 2005. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

11

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

ELETROMAGNTICAS - RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. 1. Muito embora seja da competncia da Unio, por meio da ANATEL, regular e fiscalizar o servio de telefonia, tal competncia no afasta a dos Municpios para legislar sobre posturas municipais e outras matrias de interesse sanitrio-ambiental local. 2. Consoante disposio do artigo 23, incisos II e VI, da Constituio Federal, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tm competncia comum para cuidar da sade e assistncia pblica, bem como para proteger o meio ambiente, combatendo a poluio em todas as suas formas. 3. O rol estabelecido pela Resoluo n 237/97 do CONAMA no taxativo, mas sim exemplificativo, pois relaciona apenas alguns estabelecimentos e atividades que necessitam de licenciamento do rgo ambiental. 4. Sendo a exigncia de licena ambiental imperativo legal e constitucional, tem-se que plenamente possvel requisit-la antes que seja realizada qualquer obra que possa acarretar impacto ambiental em determinada regio. 5. No presente caso devem ser aplicados os princpios da precauo e do direito ao desenvolvimento sustentvel, para que se evite o dano ao meio ambiente e no apenas se tente repar-lo. 6. Deve ser aplicada a Instruo Tcnica n 004/2006-DIRAM do Instituto Ambiental do Paran que estabelece critrios para licenciamento ambiental para estaes comerciais transmissoras de ondas eletromagnticas. (TJPR - AC: 6838724 PR 0683872-4, Relator: Jos Marcos de Moura, Data de Julgamento: 17/05/2011, 5 Cmara Cvel, Data de Publicao: DJ: 642) ADMINISTRATIVO. AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. CONSTRUO DE RODOVIA. REA DE PRESERVAO PERMANENTE. IBAMA. INTERESSE NA LIDE. DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL. PRINCPIO DA PRECAUO. PERCIA. CERCEAMENTO DE DEFESA. 1. Ao civil pblica ajuizada pelo Ministrio Pblico Federal e pelo Ministrio Pblico do Estado do Paran, a fim de vedar a construo de rodovia entre a BR-277 e o Porto de Antonina. 2. A participao do IBAMA na lide pode se dar como simples interessado, na forma do art. 5, pargrafo nico, da Lei n 9.469/97, sendo possvel, de ofcio, determinar o correto posicionamento das partes na ao. 3. desimportante a declarao judicial acerca da competncia para licenciamento da obra, seja do rgo ambiental estadual, seja do federal, uma vez que a discusso foge aos limites da lide. 4. O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades. 5. Manifesto potencial de poluio e degradao da obra impugnada, havendo indcios inclusive no sentido de que a rodovia pode ser construda sobre rea de preservao permanente. 6. Imprescindibilidade da realizao de prova pericial, de modo a instruir os autos com suporte 14 probatrio suficiente quanto real Fone: impacto da Caic-RN. obra sobre a Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEPao 59300-000, 3417-6044,

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

vegetao e os stios arqueolgicos da regio, bem como no tocante eficcia das medidas mitigadoras previstas no projeto. 7. Anulao da sentena, que indeferiu o pedido de prova pericial requerido pelas partes, julgando a lide antecipadamente, visto estar caracterizado o cerceamento de defesa. 8. Apelao do IBAMA parcialmente procedente. Prejudicada a apelao do Ministrio Pblico Federal e do Ministrio Pblico do Estado do Paran. (TRF-4 - AC: 1184 PR 2000.70.08.001184-8, Relator: MARGA INGE BARTH TESSLER, Data de Julgamento: 22/04/2003, TERCEIRA TURMA, Data de Publicao: DJ 07/05/2003 PGINA: 666) AMBIENTAL E PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. PARQUE NACIONAL DOS LENIS MARANHENSES. UNIDADE DE PROTEO INTEGRAL. SUSPENSO DE ATIVIDADES AGRESSORAS AO MEIO AMBIENTE. RECUPERAO DO DANO CAUSADO. I - Na tica vigilante da Suprema Corte, "a incolumidade do meio ambiente no pode ser comprometida por interesses empresariais nem ficar dependente de motivaes de ndole meramente econmica, ainda mais se se tiver presente que a atividade econmica, considerada a disciplina constitucional que a rege, est subordinada, dentre outros princpios gerais, quele que privilegia a"defesa do meio ambiente"(CF, art. 170, VI), que traduz conceito amplo e abrangente das noes de meio ambiente natural, de meio ambiente cultural, de meio ambiente artificial (espao urbano) e de meio ambiente laboral (...) O princpio do desenvolvimento sustentvel, alm de impregnado de carter eminentemente constitucional, encontra suporte legitimador em compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro e representa fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e as da ecologia, subordinada, no entanto, a invocao desse postulado, quando ocorrente situao de conflito entre valores constitucionais relevantes, a uma condio inafastvel, cuja observncia no comprometa nem esvazie o contedo essencial de um dos mais significativos direitos fundamentais: o direito preservao do meio ambiente, que traduz bem de uso comum da generalidade das pessoas, a ser resguardado em favor das presentes e futuras geraes" (ADI-MC n 3540/DF - Rel. Min. Celso de Mello DJU de 03/02/2006). Nesta viso de uma sociedade sustentvel e global, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justia econmica e numa cultura de paz, com responsabilidades pela grande comunidade da vida, numa perspectiva intergeneracional, promulgou-se a Carta Ambiental da Frana (02.03.2005), estabelecendo que "o futuro e a prpria existncia da humanidade so indissociveis de seu meio natural e, por isso, o meio ambiente considerado um patrimnio comum dos seres humanos, devendo sua preservao ser buscada, sob o mesmo ttulo que os demais interesses fundamentais da nao, pois 15 a diversidade biolgica, o -desenvolvimento pessoa humana e o Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard CEP 59300-000, Fone: da 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

progresso das sociedades esto sendo afetados por certas modalidades de produo e consumo e pela explorao excessiva dos recursos naturais, a se exigir das autoridades pblicas a aplicao do princpio da precauo nos limites de suas atribuies, em busca de um desenvolvimento durvel. II - A tutela constitucional, que impe ao Poder Pblico e a toda coletividade o dever de defender e preservar, para as presentes e futuras geraes, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial sadia qualidade de vida, como direito difuso e fundamental, feito bem de uso comum do povo (CF, art. 225, caput), j instrumentaliza, em seus comandos normativos, o princpio da precauo (quando houver dvida sobre o potencial deletrio de uma determinada ao sobre o ambiente, toma-se a deciso mais conservadora, evitando-se a ao) e a conseqente preveno (pois uma vez que se possa prever que uma certa atividade possa ser danosa, ela deve ser evitada) , exigindo-se, assim, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade (CF, art. 225, 1, IV). III - O Parque Nacional dos Lenis Maranhenses rea de conservao da natureza, a merecer proteo integral, nos termos da Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, tendo como objetivo bsico a preservao de ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica, possibilitando a realizao de pesquisas cientficas e o desenvolvimento de atividades de educao e interpretao ambiental, de recreao em contato com a natureza e de turismo ecolgico. uma rea de posse e domnio pblicos, sendo que as reas particulares includas em seus limites sero desapropriadas, de acordo com o que dispe a lei, e a visitao pblica e a pesquisa cientfica, esto sujeitas s normas e restries estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, s normas estabelecidas pelo rgo responsvel por sua administrao, e quelas previstas em regulamento, hiptese no ocorrida, na espcie. IV - Imvel rural, denominado Pousada Sossego do Cantinho, com edificaes na faixa de preservao de 100 metros da margem do rio Preguias, no interior de rea de Preservao Permanente - APP, encravado na Zona de Amortecimento do PARNA dos Lenis Maranhenses (unidade de conservao da natureza de proteo integral), com cenrio de dunas e restingas, no Municpio de Barreirinhas, no Estado do Maranho, integra o patrimnio da Unio, em zona costeira, devendo ser demolido, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da intimao deste julgado por inobservncia das determinaes legais pertinentes, com as medidas de precauo e de preveno do meio ambiente, adotadas na sentena recorrida, sob pena de multa coercitiva, no montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por dia de atraso no cumprimento desta deciso mandamental. VI - Apelao e remessa oficial, tida por interposta, providas. Sentena reformada. (TRF-1 AC: 2932 MA 2006.37.00.002932-0, Relator: 16 DESEMBARGADOR FEDERAL SOUZA PRUDENTE, Data de Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Julgamento: 19/11/2012, QUINTA TURMA, Data de Publicao: e-DJF1 p.683 de 30/11/2012).

Enfim, a tutela constitucional impe ao Poder Pblico e a toda coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial sadia qualidade de vida, como direito difuso e fundamental, para tanto devendo-se observar o princpio da precauo (quando houver dvida sobre o potencial deletrio de uma determinada ao sobre o ambiente, toma-se a deciso mais conservadora, evitando-se a ao) e a conseqente preveno (pois uma vez que se possa prever que uma certa atividade possa ser danosa, ela deve ser evitada). 2.3 Princpios do Direito Ambiental A importncia do estudo dos princpios no apenas terica. Na verdade, com o chamado ps-positivismo fora reconhecida a fora normativa dos princpios. O ps-positivismo consiste em conceber o ordenamento jurdico como um conjunto de regras e princpios, espcies do gnero norma jurdica, que no possuem hierarquia entre si, apenas diferentes meios de aplicao, com a reaproximao entre o Direito e a Moral, como pontua Dias Jnior13:
A teoria ps-positivista rearticula o direito e a moral, buscando introduzir elementos morais na fundamentao estritamente jurdica das decises judiciais, reconhecendo a magnitude de padres normativos que no se limitam s tradicionais proibies, permisses e obrigaes.[...] Os princpios, na linha de pensamento ps-positivista, prestam-se assim a diluir elementos morais no ordenamento jurdico, contribuindo para uma proveitosa articulao entre eqidade e segurana jurdica, uma vez que as decises judiciais no mais precisariam recorrer a elementos extrnsecos ao ordenamento jurdico, metafsicos talvez, na ausncia de uma regra especfica a regular um dado caso concreto posto sob apreciao jurisdicional.

Dessa forma, o constitucionalismo moderno, com o resgate dos valores, promove uma aproximao do Direito com a tica, superando o conhecimento

13

DIAS JNIOR, Jos Armando Ponte. Princpios, Regras e Proporcionalidade: anlise e sntese das crticas s teorias de Ronald Dworkin e de Robert Alexy. Revista do Curso de Mestrado em Direito da UFC,Cear,v. 27, p. 177-199, jul./dez. 2007. Disponvel em: www.conpedi.org.br. Acesso em: 29 de 17 agosto de 2013.Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. Av.Dom

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

convencional que vigorou no positivismo, de forma a dar unidade e harmonia ao sistema e reduzir as tenses normativas. Nesse contexto, a considerao sobre os princpios tornou-se imprescindvel. Em vista da presente demanda, calha fazer rpidas consideraes sobre os princpios da precauo, da preveno, da preservao, da cooperao, do desenvolvimento sustentvel e do poluidor-pagador, incidentes na espcie. O Princpio da Precauo representa a base de sustentao e manuteno da do sistema de proteo ao meio ambiente saudvel, para a presente e futuras geraes. Este princpio se consubstancia pela adoo de posturas conservadoras, quer dizer, na dvida no se deve praticar tal ato ou permitir o uso ou a produo de determinadas substncias ou o desenvolvimento de certas atividades e empreendimentos. Assim, no se deve produzir intervenes no meio ambiente antes de ter a certeza de que a atividade no se qualifica como adversa ou prejudicial ao equilbrio dos ecossistemas. Para o professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo14, o princpio da precauo estaria dentro do princpio constitucional da preveno, razo pela qual o autor entende ser despicienda a diferena entre um e outro. No entanto, data venia, mesmo que haja identidade na descrio, a existncia de mais um princpio no dispensvel, pois, se no constitucionalismo transmoderno conferido fora normativa aos princpios, a existncia destes s refora a proteo jurdica aos institutos tutelados constitucionalmente, como o meio ambiente. O Princpio da Preveno, a propsito, se aplica a impactos ambientais j conhecidos, devendo ser considerado de forma ordinria no curso do procedimento administrativo de licenciamento ambiental, para embasar os estudos de impactos ambientais e polticas de governabilidade sustentvel. Enfim, o princpio em comento impe a aplicao da soluo tcnica para previnir a degradao da natureza, uma vez j conhecidos os efeitos da atividade que se pretende empreender. Em reforo, diz Talden Farias15:
A Lei n 6.938/81 tambm consagra o princpio da preveno ao dispor nos incisos III, IV e V do art. 4 que a Poltica Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo o estabelecimento de critrios e padres da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais, o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais e a difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgao de dados e informaes ambientais e

14 15

IN: Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 13 Ed. So Paulo: Saraiva, 2012, p. 131-132. Opt. Cit ., p. 53. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

18

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico.

O Princpio da Preservao, por sua vez, est vinculado ideia de proteo e de conservao da boa qualidade do meio ambiente, de modo a garantir uma vida saudvel. Decorre diretamente do dever imposto a todos de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nesse sentido, inclusive, a previso constitucional inserta no 3 do art. 225 da Constituio Federal, para a responsabilizao administrativa, cvel e penal daqueles que adotarem condutas contrrias necessria preservao ambiental. O Princpio da Cooperao, por seu turno, permite duas abordagens, uma de carter interno e outra internacional, pois decorre da certeza de que a poluio no guarda respeito aos limites criados pelo homem, ou seja, o foco poluidor pode estar em pas "A" e repercutir diretamente nos limites de outros pases e, claro, por ser a natureza um todo indiviso, as consequncias da degradao ambiental estendem-se a todas as naes, at e principalmente para as geraes vindouras. Assim, o referido princpio prega a necessidade de cooperao entre os povos e naes no manejo sustentvel da natureza. Internamente, significa que o dever de preservar o meio ambiente no s da Unio, nem dos Estados ou Municpios, mas de todos, inclusive da populao em geral. Em sintonia com tudo j exposto, o Princpio do Desenvolvimento Sustentvel representa um dos mais relevantes fundamentos do direito ambiental e das polticas de sustentabilidade, por dar operabilidade aos demais princpios e possibilita o dilogo entre o desenvolvimento tecnolgico com a preservao dos recursos naturais. Este Princpio tem por bero no caput do art. 225 da Constituio da Repblica e, tambm, em seu art. 170, caput, VI. Nada obstante, temos ainda no ordenamento jurdico brasileiro outras normas que apontam este princpio como pilar, como por exemplo, o art. 2, II, da Lei n 9.433/97, Lei de Gerenciamento de Recursos Hdricos e o art. 4, IV, da Lei n 9.985/2000, Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza. Na esteira do magistrio de FIORILLO16:
Devemos lembrar que a ideia principal assegurar a existncia digna, atravs de uma vida com qualidade. Com isso, o princpio no objetiva impedir o desenvolvimento econmico. Sabemos que a atividade econmica, na maioria das vezes, representa alguma degradao ambiental. Todavia, o que se procura minimiz-la, pois pensar de
16

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 13 Ed. So Paulo: 19 Saraiva, 2012, 95. Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. Av.Domp. Adelino

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

forma contrria significaria dizer que nenhum indstria que venha a deteriorar o meio ambiente poder ser instalada, e no essa a concepo apreendida do texto. O correto que as atividades sejam desenvolvidas lanando-se mo dos instrumentos existentes adequados para a menor degradao possvel.

Por fim, o Princpio do Poluidor-pagador tem representatividade em razo da natureza do meio ambiente como bem difuso, da a necessidade daquele que de maneira individualizada se utiliza dos recursos ambientais em compensar a coletividade por seu desfrute. O objetivo do princpio do poluidor-pagador evitar que ocorra a simples privatizao dos lucros e a socializao dos prejuzos dentro de uma determinada atividade econmica17. O instrumento constitucionalmente garantido para dar corpo ao Princpio do Poluidor-Pagador o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatrio de Impacto Ambiental, sem prejuzo do suporte de outras solues tcnicas apontadas pelas normas ambientais, como por exemplo, o Estudo de Impacto de Vizinhana. Porm, advirta-se, o postulado principiolgico em anlise no se trata de permisso para poluir mediante pagamento. Como se v, pela expresso da Lei n 6.938/81, a efetivao do Princpio do Poluidor-Pagador no tem por pressuposto permitir que se perpetre a poluio, sob o argumento de que houve o justo pagamento para tanto. A referida Lei traz, sim, a justa medida da utilizao de mecanismos econmicos sustentveis, que levem necessidade de conscientizao da importncia da preservao dos recursos ambientais. Como adverte o professor FIORILLO18, o referido princpio tem um aspecto preventivo e outro repressivo:
Desse modo, num primeiro momento, impe-se ao poluidor o dever de arcar com as despesas de preveno dos danos ao meio ambiente que sua atividade pode ocasionar. Cabe a ele o nus de utilizar instrumentos necessrios preveno dos danos. Numa segunda rbita de alcance, esclarece este princpio que, ocorrendo danos ao meio ambiente em razo da atividade desenvolvida, o poluidor ser responsvel pela sua reparao.

Isto posto, caso os princpios que materializam o Direito Ambiental sejam violados, a punio deve ser proferida, at mesmo por danos extrapatrimoniais, como
17 18

FARIAS, Talden. Direito Ambiental..., p. 60. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito brasileiro ..., p. 96.Caic-RN. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard ambiental - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044,

20

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

se v na jurisprudncia:
RESPONSABILIDADE CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. DANO AMBIENTAL. ROMPIMENTO DO POLIDUTO "O LAPA". POLUIO DE GUAS. PESCADOR ARTESANAL. PROIBIO DA PESCA IMPOSTA POR RGOS AMBIENTAIS. TEORIA DO RISCO INTEGRAL. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DA PETROBRAS. DANOS EXTRAPATRIMONIAIS CONFIGURADOS. PROIBIO DA ATIVIDADE PESQUEIRA. PESCADOR ARTESANAL IMPEDIDO DE EXERCER SUA ATIVIDADE ECONMICA. APLICABILIDADE, AO CASO, DAS TESES DE DIREITO FIRMADAS NO RESP 1.114.398/PR (JULGADO PELO RITO DO ART. 543-C DO CPC). QUANTUM COMPENSATRIO. RAZOVEL, TENDO EM VISTA AS PARTICULARIDADES DO CASO. 1. No caso, configurou-se a responsabilidade objetiva da PETROBRAS,convico formada pelas instncias ordinrias com base no acervoftico-documental constante dos autos, que foram analisados luz do disposto no art. 225, 3, da Constituio Federal e no art. 14, 1, da Lei n. 6.938/1981.2. A Segunda Seo do STJ, no julgamento do REsp 1.114.398/PR, da relatoria do senhor Ministro Sidnei Beneti, sob o rito do art. 543-C do CPC, reconheceu a responsabilidade objetiva da PETROBRAS em acidentes semelhantes e caracterizadores de dano ambiental, responsabilizando-se o degradador em decorrncia do princpio do poluidor-pagador, no cabendo, demonstrado o nexo de causalidade, a aplicao de excludente de responsabilidade.3. Configura dano moral a privao das condies de trabalho em consequncia de dano ambiental - fato por si s incontroverso quanto ao prolongado cio indesejado imposto pelo acidente, sofrimento, angstia e aflio gerados ao pescador, que se viu impossibilitado de pescar e imerso em incerteza quanto viabilidade futura de sua atividade profissional e manuteno prpria e de sua famlia.4. Recurso especial no provido. REsp 1346449 PR 2012/0006137-0. (STJ - Relator: Ministro LUIS FELIPE SALOMO, Data de Julgamento: 18/10/2012, T4 - QUARTA TURMA) PROCESSUAL CIVIL - AMBIENTAL - AO CIVIL PBLICA OCUPAO E EDIFICAO EM REA DE PRESERVAO PERMANENTE-APP - MARGENS DO RIO IVINHEMA - LICENA CONCEDIDA PELO RGO COMPETENTE (IMASUL) - QUESTO RELATIVA SUSPENSO DE OFCIO E DECLARAO DE NULIDADE DA LICENA E DO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA NO CONSIDERADA PELO ARESTO RECORRIDO QUESTO ESSENCIAL AO JULGAMENTO DA LIDE SUSCITADA OPORTUNAMENTE - CONTRARIEDADE AO ART. 535, II, DO CPC CONFIGURADA - CASSAO DO ACRDO QUE REJEITOU OS 21
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

EMBARGOS DE DECLARAO. 1. Trata-se de ao civil pblica ambiental por meio do qual o Ministrio Pblico do Estado do Mato Grosso do Sul busca a condenao dos ora recorridos: (i) a desocupar, demolir e remover as edificaes (ranchos de lazer) erigidas em rea de preservao permanente (localizada a menos de 100 metros do Rio Ivinhema); (ii) a abster-se de promover qualquer interveno ou atividade na rea de preservao permanente; (iii) a reflorestar toda a rea degradada situada nos limites do lote descrito na petio inicial; e (iv) a pagar indenizao por danos ambientais em valor a ser arbitrado pelo juzo. 2. A sentena julgou parcialmente procedentes os pedidos deduzidos na exordial para o fim de condenar os rus a: (i) demolir e remover todas as edificaes; (ii) abster-se de promover qualquer interveno ou atividade na rea de preservao permanente; e (iii) reflorestar a rea degradada. Um dos fundamentos utilizados pelo decisum foi o de que o prprio rgo ambiental IMASUL, de ofcio, determinou a suspenso da licena ambiental anteriormente concedida, bem como do respectivo Termo de Ajustamento de Conduta. (STJ - REsp 1242746/MS, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 18/10/2012, DJe 29/10/2012). ADMINISTRATIVO. AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. DESMATAMENTO DE VEGETAO NATIVA (CERRADO) SEM AUTORIZAO DA AUTORIDADE AMBIENTAL. DANOS CAUSADOS BIOTA. INTERPRETAO DOS ARTS. 4, VII, E 14, 1, DA LEI 6.938/1981, E DO ART. 3 DA LEI 7.347/85. PRINCPIOS DA REPARAO INTEGRAL, DO POLUIDOR-PAGADOR E DO USURIO-PAGADOR. POSSIBILIDADE DE CUMULAO DE OBRIGAO DE FAZER (REPARAO DA REA DEGRADADA) E DE PAGAR QUANTIA CERTA (INDENIZAO). REDUCTION AD PRISTINUM STATUM. DANO AMBIENTAL INTERMEDIRIO, RESIDUAL E MORAL COLETIVO. ART. 5 DA LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL. INTERPRETAO IN DUBIO PRO NATURA DA NORMA AMBIENTAL. 1. Cuidam os autos de ao civil pblica proposta com o fito de obter responsabilizao por danos ambientais causados pelo desmatamento de vegetao nativa (Cerrado). O juiz de primeiro grau e o Tribunal de Justia de Minas Gerais consideraram provado o dano ambiental e condenaram o ru a repar-lo; porm, julgaram improcedente o pedido indenizatrio pelo dano ecolgico pretrito e residual. 2. A legislao de amparo dos sujeitos vulnerveis e dos interesses difusos e coletivos deve ser interpretada da maneira que lhes seja mais favorvel e melhor possa viabilizar, no plano da eficcia, a prestao jurisdicional e a ratio essendi da norma. A hermenutica jurdico-ambiental rege-se pelo princpio in dubio pro natura. 3. Ao responsabilizar-se civilmente o infrator ambiental, no se deve confundir prioridade da recuperao in natura do bem degradado com 22 impossibilidade de Maynard cumulao simultnea dos Caic-RN. deveres de Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044,

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

repristinao natural (obrigao de fazer), compensao ambiental e indenizao em dinheiro (obrigao de dar), e absteno de uso e de nova leso (obrigao de no fazer). 4. De acordo com a tradio do Direito brasileiro, imputar responsabilidade civil ao agente causador de degradao ambiental difere de faz-lo administrativa ou penalmente. Logo, eventual absolvio no processo criminal ou perante a Administrao Pblica no influi, como regra, na responsabilizao civil, tirantes as excees em numerus clausus do sistema legal, como a inequvoca negativa do fato ilcito (no ocorrncia de degradao ambiental, p. ex.) ou da autoria (direta ou indireta), nos termos do art. 935 do Cdigo Civil. 5. Nas demandas ambientais, por fora dos princpios do poluidor-pagador e da reparao in integrum, admite-se a condenao do ru, simultnea e agregadamente, em obrigao de fazer, no fazer e indenizar. A se encontra tpica obrigao cumulativa ou conjuntiva. Assim, na interpretao dos arts. 4, VII, e 14, 1, da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), e do art. 3 da Lei 7.347/85, a conjuno "ou" opera com valor aditivo, no introduz alternativa excludente. Essa posio jurisprudencial leva em conta que o dano ambiental multifacetrio (tica, temporal, ecolgica e patrimonialmente falando, sensvel ainda diversidade do vasto universo de vtimas, que vo do indivduo isolado coletividade, s geraes futuras e aos prprios processos ecolgicos em si mesmos considerados). 6. Se o bem ambiental lesado for imediata e completamente restaurado ao status quo ante (reductio ad pristinum statum, isto , restabelecimento condio original), no h falar, ordinariamente, em indenizao. Contudo, a possibilidade tcnica, no futuro (= prestao jurisdicional prospectiva), de restaurao in natura nem sempre se mostra suficiente para reverter ou recompor integralmente, no terreno da responsabilidade civil, as vrias dimenses do dano ambiental causado; por isso no exaure os deveres associados aos princpios do poluidor-pagador e da reparao in integrum. 7. A recusa de aplicao ou aplicao parcial dos princpios do poluidor-pagador e da reparao in integrum arrisca projetar, moral e socialmente, a nociva impresso de que o ilcito ambiental compensa. Da a resposta administrativa e judicial no passar de aceitvel e gerencivel "risco ou custo do negcio", acarretando o enfraquecimento do carter dissuasrio da proteo legal, verdadeiro estmulo para que outros, inspirados no exemplo de impunidade de fato, mesmo que no de direito, do infrator premiado, imitem ou repitam seu comportamento deletrio. 8. A responsabilidade civil ambiental deve ser compreendida o mais amplamente possvel, de modo que a condenao a recuperar a rea prejudicada no exclua o dever de indenizar - juzos retrospectivo e prospectivo. 9. A cumulao de obrigao de fazer, no fazer e pagar no 23 configura bis Judicirio, in idem,Maynard porquanto a indenizao, em vez de considerar Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

leso especfica j ecologicamente restaurada ou a ser restaurada, pe o foco em parcela do dano que, embora causada pelo mesmo comportamento pretrito do agente, apresenta efeitos deletrios de cunho futuro, irreparvel ou intangvel. 10. Essa degradao transitria, remanescente ou reflexa do meio ambiente inclui: a) o prejuzo ecolgico que medeia, temporalmente, o instante da ao ou omisso danosa e o pleno restabelecimento ou recomposio da biota, vale dizer, o hiato passadio de deteriorao, total ou parcial, na fruio do bem de uso comum do povo (= dano interino ou intermedirio), algo frequente na hiptese, p. ex., em que o comando judicial, restritivamente, se satisfaz com a exclusiva regenerao natural e a perder de vista da flora ilegalmente suprimida, b) a runa ambiental que subsista ou perdure, no obstante todos os esforos de restaurao (= dano residual ou permanente), e c) o dano moral coletivo. Tambm deve ser reembolsado ao patrimnio pblico e coletividade o proveito econmico do agente com a atividade ou empreendimento degradador, a mais-valia ecolgica ilcita que auferiu (p. ex., madeira ou minrio retirados irregularmente da rea degradada ou benefcio com seu uso esprio para fim agrossilvopastoril, turstico, comercial). 11. No mbito especfico da responsabilidade civil do agente por desmatamento ilegal, irrelevante se a vegetao nativa lesada integra, ou no, rea de Preservao Permanente, Reserva Legal ou Unidade de Conservao, porquanto, com o dever de reparar o dano causado, o que se salvaguarda no a localizao ou topografia do bem ambiental, mas a flora brasileira em si mesma, decorrncia dos excepcionais e insubstituveis servios ecolgicos que presta vida planetria, em todos os seus matizes. 12. De acordo com o Cdigo Florestal brasileiro (tanto o de 1965, como o atual, a Lei 12.651, de 25.5.2012) e a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), a flora nativa, no caso de supresso, encontra-se uniformemente protegida pela exigncia de prvia e vlida autorizao do rgo ambiental competente, qualquer que seja o seu bioma, localizao, tipologia ou estado de conservao (primria ou secundria). 13. A jurisprudncia do STJ est firmada no sentido da viabilidade, no mbito da Lei 7.347/85 e da Lei 6.938/81, de cumulao de obrigaes de fazer, de no fazer e de indenizar (REsp 1.145.083/MG, Rel. Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, DJe 4.9.2012; REsp 1.178.294/MG, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, DJe 10.9.2010; AgRg nos EDcl no Ag 1.156.486/PR, Rel. Ministro Arnaldo Esteves Lima, Primeira Turma, DJe 27.4.2011; REsp 1.120.117/AC, Rel. Ministra Eliana Calmon, Segunda Turma, DJe 19.11.2009; REsp 1.090.968/SP, Rel. Ministro Luiz Fux, Primeira Turma, DJe 3.8.2010; REsp 605.323/MG, Rel. Ministro Jos Delgado, Rel. p/ Acrdo Ministro Teori Albino Zavascki, Primeira Turma, DJ 17.10.2005; REsp 625.249/PR, Rel. Ministro Luiz Fux, Primeira Turma, DJ 31.8.2006, entre outros). 24 14. Recurso especial parcialmente provido para Caic-RN. reconhecer a Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044,

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

possibilidade, em tese, de cumulao de indenizao pecuniria com as obrigaes de fazer e no fazer voltadas recomposio in natura do bem lesado, devolvendo-se os autos ao Tribunal de origem para que verifique se, na hiptese, h dano indenizvel e fixe eventual quantum debeatur. (STJ - REsp 1198727/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 14/08/2012, DJe 09/05/2013). DIREITO AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. CANA-DE-ACAR. QUEIMADAS. ART. 21, PARGRAFO NICO, DA LEI N. 4771/65. DANO AO MEIO AMBIENTE. PRINCPIO DA PRECAUO. QUEIMA DA PALHA DE CANA. EXISTNCIA DE REGRA EXPRESSA PROIBITIVA. EXCEO EXISTENTE SOMENTE PARA PRESERVAR PECULIARIDADES LOCAIS OU REGIONAIS RELACIONADAS IDENTIDADE CULTURAL. INAPLICABILIDADE S ATIVIDADES AGRCOLAS INDUSTRIAIS. 1. O princpio da precauo, consagrado formalmente pela Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Rio 92 (ratificada pelo Brasil), a ausncia de certezas cientficas no pode ser argumento utilizado para postergar a adoo de medidas eficazes para a proteo ambiental. Na dvida, prevalece a defesa do meio ambiente. 2. A situao de tenso entre princpios deve ser resolvida pela ponderao, fundamentada e racional, entre os valores conflitantes. Em face dos princpios democrticos e da Separao dos Poderes, o Poder Legislativo quem possui a primazia no processo de ponderao, de modo que o Judicirio deve intervir apenas no caso de ausncia ou desproporcionalidade da opo adotada pelo legislador. 3. O legislador brasileiro, atento a essa questo, disciplinou o uso do fogo no processo produtivo agrcola, quando prescreveu no art. 27, pargrafo nico da Lei n. 4.771/65 que o Poder Pblico poderia autoriza-lo em prticas agropastoris ou florestais desde que em razo de peculiaridades locais ou regionais. 4. Buscou-se, com isso, compatibilizar dois valores protegidos na Constituio Federal de 1988, quais sejam, o meio ambiente e a cultura ou o modo de fazer, este quando necessrio sobrevivncia dos pequenos produtores que retiram seu sustento da atividade agrcola e que no dispem de outros mtodos para o exerccio desta, que no o uso do fogo. 5. A interpretao do art. 27, pargrafo nico do Cdigo Florestal no pode conduzir ao entendimento de que esto por ele abrangidas as atividades agroindustriais ou agrcolas organizadas, ou seja, exercidas empresarialmente, pois dispe de condies financeiras para implantar outros mtodos menos ofensivos ao meio ambiente. Precedente: (AgRg nos EDcl no REsp 1094873/SP, Rel. Min. Humberto Martins, Segunda Turma, julgado em 04/08/2009, DJe 17/08/2009). 25 6. Ademais, que se -entenda que Fone: possvel administrao Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo ainda Judicirio, Maynard CEP 59300-000, 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

pblica autorizar a queima da palha da cana de acar em atividades agrcolas industriais, a permisso deve ser especfica, precedida de estudo de impacto ambiental e licenciamento, com a implementao de medidas que viabilizem amenizar os danos e a recuperar o ambiente, Tudo isso em respeito ao art. 10 da Lei n. 6.938/81. Precedente: (EREsp 418.565/SP, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, Primeira Seo, julgado em 29/09/2010, DJe 13/10/2010). Recurso especial provido. (STJ - REsp 1285463/SP, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 28/02/2012, DJe 06/03/2012).

A disciplina principiolgica, portanto, um imperativo na avaliao da responsabilidade civil ambiental, e em razo da fora normativa dos princpios, a s violao aos mesmos pode ensejar o dever de reparao dos danos materiais e/ou extrapatrimoniais.

2.4 Licenciamento Ambiental O licenciamento ambiental uma obrigao legal, de exigncia prvia instalao de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente, e possui como uma de suas mais expressivas caractersticas a participao social na tomada de deciso, por meio, primordialmente, da realizao de Audincias Pblicas com a comunidade. No conceito de Talden Farias19:
Sendo assim, o licenciamento ambiental o processo administrativo complexo que tramita perante a instncia administrativa responsvel pela gesto ambiental, seja no mbito federal, estadual ou municipal, e que tem como objetivo assegurar a qualidade de vida da populao por meio de um controle prvio e de um continuado acompanhamento das atividades humanas capazes de gerar impactos sobre o meio ambiente. O conceito legal de licenciamento ambiental est cunhado pelo inciso I do art. 1 da Resoluo 237, de 19 de setembro de 1997, do CONAMA, que o define como o procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras dos recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e

19

FARIAS, Talden. Direito Ambiental: Tpicos Especiais. Joo Pessoa/PB: Editora Universitria, 26 2007. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

Conforme Art 1. da Resoluo 237/97, do CONAMA, o licenciamento ambiental exigido para empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental. Tal exigncia repetida no art. 2. da supracitada resoluo, bem como no art. 10, da Lei n. 6.938/81. Dessa forma, os empreendimentos e atividades que no se enquadrarem nessas normas estaro dispensados do licenciamento ambiental, que s ser exigvel para as atividades que causem impactos negativos ao meio ambiente. No mesmo sentido so as lies de Talden Farias20, para quem no toda atividade econmica que est sujeita ao licenciamento ambiental, e sim apenas aquelas capazes de causar algum tipo de poluio que no seja insignificante, uma vez que o licenciamento tem em vista a adequao das atividades ao direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, no podendo ser exigido das atividades que no o ameacem. Nesse contexto, o licenciamento ambiental desponta como um instrumento que visa a dar concretude ao caput do art. 225 da Constituio Federal, que classifica o meio ambiente como um bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. Por fim, cumpre-nos salientar que s podem licenciar, ou melhor, s tm competncia para dar andamento ao procedimento de licena ambiental, os rgos componentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, ou seja, o IBAMA, os rgos estaduais e os rgos municipais do meio ambiente, conforme art. 6., da Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente, e disposies constitucionais atinentes ao caso.

2.5 Pedidos da Ao Civil Pblica Ambiental Com vistas a facilitar uma anlise mais acurada da presente demanda, partir-se- dos pedidos postulados na exordial para as causas de pedir, passando necessariamente pela averiguao do conjunto probatrio, com apontamentos doutrinrios e jurisprudenciais incidentes, porventura ainda no citados neste texto. 2.5.1 OBRIGAO DE FAZER Um dos principais pedidos do Ministrio Pblico na presente demanda
20

Ibdem. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

27

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

consiste na condenao dos demandados na obrigao de fazer, consistente na realizao do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), garantindo a participao de toda a populao, notadamente a vizinhana, e cumprindo suas prescries e recomendaes tcnicas. A propsito do objeto acima delimitado (obrigao de fazer), o autor ampara-se nas seguintes teses: princpio da indisponibilidade do interesse pblico na proteo do meio ambiente, princpio da interveno estatal obrigatria na defesa do meio ambiente, princpio da participao popular na proteo do meio ambiente, princpio da garantia do desenvolvimento econmico e social ecologicamente sustentvel, princpio da avaliao prvia dos impactos ambientais das atividades de qualquer natureza e princpio da preveno de danos e degradaes ambientais. Assim, as sociedades demandadas teriam infringido os citados princpios por no terem apresentado o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatrio e o Estudo de Impacto de Vizinhana e a Autarquia r por no t-los exigido. O assistente do Ministrio Pblico, a seu turno, fundamentou-se no direito ao meio ambiente equilibrado como direito humano fundamental e que a atividade desenvolvida pela parte r causadora de danos ambientais e populao do entorno do Britador, portanto, precisa elaborar os Estudos de Impactos Ambiental e de Vizinhana. A requerida Brita Indstria, Comrcio e Construes Civis Ltda (Bricol) alegou em sua defesa que nunca extraiu areia, mas apenas brita; que os agregados utilizados na construo civil so essenciais para assegurar o desenvolvimento urbano e o bem estar da populao; que para obter a Guia de Utilizao por parte do IDEMA confeccionou o Relatrio de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de Recuperao de reas Degradadas (PRAD), jamais tendo sido requerido o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV); e est totalmente de acordo com o ordenamento jurdico ptrio. A demandada Dantas, Gurgel e Cia Ltda (Britador Caic), por sua vez, aduziu ter adquirido os direitos da Bricol em 2006, sendo hoje a responsvel pela extrao mineral no local discriminado na petio inicial; que para a atividade exigida apenas a Licena Simplificada, posto no caber mais a exigncia do RCA por estar revogado o art. 5 do Cdigo de Minerao; que os estudos requeridos pelo Ministrio Pblico j foram apresentados; e que observa todos os princpios elencados pelo Parquet, sobretudo o da preveno. O Instituto de Desenvolvimento Sustentvel e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte IDEMA, de sua parte, alegou que o licenciamento do empreendimento objeto da Ao seguiu todos os trmites legais, tendo a sociedade empresria r apresentado o Relatrio de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de 28 Controle Ambiental (PCA), previstos no art. 56, pargrafo nico, I e III, da Lei
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Complementar Estadual n 272/2004 e, finalmente, que o princpio do poluidor-pagador no busca a banalizao do direito ao meio ambiente equilibrado e prprio para o desenvolvimento da vida. Acerca do estudo de impacto ambiental, deve-se fazer algumas consideraes antes de passar anlise das provas dos autos e s teses das partes. O instituto em referncia, regulamentado pela Resoluo n 01/86 do CONAMA, pressupe o controle preventivo de danos ambientais. Uma vez constatado o perigo ao meio ambiente, deve-se ponderar sobre os meios de evitar ou minimizar o prejuzo. A Lei n. 6.938/81 estabeleceu a "avaliao dos impactos ambientais" (art. 9, III) como instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Atividades utilizadoras de Recursos Ambientais consideradas de significativo potencial de degradao ou poluio dependero do Estudo Prvio de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) para seu licenciamento ambiental. Trata-se de imperativo constitucional, pois a Carta Magna de 1988 determinou em seu art. 225, 1, IV, que incumbe ao Poder Pblico "exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade". Compreende-se como impacto ambiental qualquer deteriorao do meio ambiente que decorre de atividade humana. A Resoluo n 01/86 do CONAMA, em seu art. 1, considera impacto ambiental "qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas", quando direta ou indiretamente afetam a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Intrinsecamente ligado ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) est o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), igualmente necessrio, como aduz Marcus Bittencourt21 e Celso Antnio Pacheco Fiorillo22:
O relatrio de impacto ambiental (RIMA) tem como finalidade esclarecer populao interessada qual o contedo do estudo de impacto ambiental, uma vez que este documento elaborado em termos tcnicos. Este relatrio praticamente um dever, tendo em

21

BITTENCOURT, Marcus Vinicius Corra. Estudo de impacto ambiental. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1030, 27 abr. 2006 . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/8305>. Acesso em: 30 ago. 2013. 29 22 FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito brasileiro ..., p. 231. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard ambiental - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

vista o princpio da informao ambiental. Uma vez elaborado, o EIA/RIMA devero ser dirigidos ao rgo ambiental para que se proceda ao deferimento da licena ambiental ou no. A existncia de um relatrio de impacto ambiental tem por finalidade tornar compreensvel para o pblico o contedo do EIA, porquanto este elaborado segundo critrios tcnicos. Assim, em respeito ao princpio da informao ambiental, o RIMA deve ser claro e acessvel, retratando fielmente o contedo do estudo, de modo compreensvel e menos tcnico. O relatrio de impacto ambiental e o seu correspondente estudo devero ser encaminhados para o rgo ambiental competente para se procedam a anlises sobre o licenciamento ou no da atividade.

Em fim, o Estudo de Impacto Ambiental e seu relatrio so instrumentos de concretizao dos princpios da preveno, precauo e desenvolvimento sustentvel. No representam obstculos ao desenvolvimento de atividades econmicas e sociais. O controle preventivo realizado por esse instrumento de fundamental importncia, pois requer uma atuao conjunta do Poder Pblico, da sociedade civil e da comunidade cientfica, que devem se harmonizar em um objetivo nico: aliar o desenvolvimento social e econmico preservao do meio ambiente e da prpria espcie humana. Para tanto, e com vistas aos princpios da cooperao e publicidade, de fundamental importncia que os cidados tenham acesso s informaes sobre as atividades e obras potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente, participando ativamente na tomada de decises do Estado, como alerta Paulo Affonso Leme Machado23, "a prtica dos princpios da informao ampla e da participao ininterrupta das pessoas e organizaes sociais no processo das decises dos aparelhos burocrticos que alicera e torna possvel viabilizar a implementao da preveno e da precauo para a defesa do ser humano e do meio ambiente". Quanto ao Estudo de Impacto de Vizinhana, tambm so necessrias algumas notas. O impacto de vizinhana o impacto local em rea urbana. Por sua vez, o estudo de impacto de vizinhana objetiva avaliar os efeitos positivos e negativos de certa obra ou empreendimento para o meio ambiente artificial. Como bem notou Luiz Henrique Snchez24: O Estatuto da Cidade conferiu ao estudo de impacto de vizinhana um contedo muito prximo ao de um EIA.

23

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 13 ed. So Paulo, Malheiros Editores, 2005, p. 80. 24 SNCHEZ, Luiz Henrique. Avaliao de impacto ambiental: conceitos e mtodos. So Paulo: 30 Oficina de Textos, 2008, p. 89. Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. Av.Dom Adelino Dantas,s/n,

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

No conceito de HUMBERT25:
Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) pode ser definido como documento tcnico a ser exigido, com base em lei municipal, para a concesso de licenas e autorizaes de construo, ampliao ou funcionamento de empreendimentos ou atividades que possam afetar a qualidade de vida da populao residente na rea ou nas proximidades. mais um dos instrumentos trazidos pelo Estatuto da Cidade que permitem a tomada de medidas preventivas pelo ente estatal a fim de evitar o desequilbrio no crescimento urbano e garantir condies de mnimas de ocupao dos espaos habitveis.

Sobre a relevncia do instituto, merecem nota as palavras do primeito livre docente em Direito Ambiental do Brasil, Celso Antnio Pacheco Fiorillo26:
Mais importante instrumento de atuao no meio ambiente artificial na perspectiva de assegurar a dignidade da pessoa humana (art. 1, III, da CF), o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) tem como objetivo compatibilizar a ordem econmica do capitalismo (arts. 1, IV, e 170 da CF) em face dos valores fundamentais ligados s necessidades de brasileiros e estrangeiros residentes no pas justamente em decorrncia do trinmio vida trabalho consumo. O EIV segue necessariamente os critrios impostos pelo art. 225, IV, da Constituio Federal, o que se traduz em instrumento de natureza jurdica constitucional. Da ser despicienda, por inconstitucional, a primeira parte do art. 36 do Estatuto da Cidade, que condiciona os empreendimentos e atividades privados ou pblicos sujeitos ao estudo lei municipal, posto que a exigncia do estudo se estabelece, ainda que na forma da lei, para qualquer instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao ambiental. Destarte, o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) dever sempre ser executado observando-se, antes dos critrios legais, ou seja, dos critrios especficos elaborados pelo Estatuto, algumas exigncias prvias de ndole constitucional, a saber: 1) O Poder Pblico Municipal tem incumbncia de exigir o EIV tanto para a instalao de obra como para a instalao de atividade potencialmente causadora de significativa degradao ambiental; 2) O EIV ser sempre necessariamente prvio instalao da atividade ou obra potencialmente causadora de significativa degradao ambiental; 3)

25

HUMBERT, Georges Louis Hage. O estudo de impacto de vizinhana como instrumento de proteo ao meio ambiente cultural. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 927, 16 jan. 2006 . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/7794>. Acesso em: 30 ago. 2013. 31 26 FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito brasileiro ..., p. 585-586. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard ambiental - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Ser sempre dada publicidade ao EIV, enquanto estudo complexo realizado por equipe multidisciplinar, observando-se particularmente no mbito da Carta Magna a diretriz fixada no art. 1, II, que assegura o fundamento da cidadania como constitutivo do Estado Democrtico de Direito e que ter desdobramentos na Lei n. 10.257 em face da gesto democrtica da cidade. O EIV evidencia sua existncia no princpio da preveno do dano ambiental, decorrendo, portanto, da ideia antes fixada, sua essncia preventiva.

O referido instituto est disciplinado nos arts. 36, 37 e 38, da Lei n 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), in verbis:
Art. 36. Lei municipal definir os empreendimentos e atividades privados ou pblicos em rea urbana que dependero de elaborao de estudo prvio de impacto de vizinhana (EIV) para obter as licenas ou autorizaes de construo, ampliao ou funcionamento a cargo do Poder Pblico municipal. Art. 37. O EIV ser executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto qualidade de vida da populao residente na rea e suas proximidades, incluindo a anlise, no mnimo, das seguintes questes: I adensamento populacional; II equipamentos urbanos e comunitrios; III uso e ocupao do solo; IV valorizao imobiliria; V gerao de trfego e demanda por transporte pblico; VI ventilao e iluminao; VII paisagem urbana e patrimnio natural e cultural. Pargrafo nico. Dar-se- publicidade aos documentos integrantes do EIV, que ficaro disponveis para consulta, no rgo competente do Poder Pblico municipal, por qualquer interessado. Art. 38. A elaborao do EIV no substitui a elaborao e a aprovao de estudo prvio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislao ambiental.

Na esteira de Jos dos Santos Carvalho Filho27, "O estudo de impacto de vizinhana (EIV) dever preceder a concesso de licenas e autorizaes, como consta do art. 36 do Estatuto". Destarte, embora o ato seja de competncia do rgo municipal ambiental, sua ausncia no implica a iseno do dever legal, nem pode condicionar a eficcia da norma protetiva ao bem coletivo, no caso, aos bens
27

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Comentrios ao Estatuto da Cidade. 5 Ed. So Paulo: 32 Atlas, 2013, p. 313. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

ambientais. Por fim, no se pode descuidar de que o Estatuto da Cidade, ao traar instrumentos de proteo ao meio ambiente, est vinculado ao sistema coletivo de direitos difusos, consoante arts. 53 e 54 da Lei n 10.257/2001, art. 1 da Lei n 7.347/85 e art. 129, III, da Constituio Federal. Em decorrncia, torna-se imprescindvel a participao do cidado na causa ambiental. Alm de importante, a participao popular nas decises acerca do planejamento e desenvolvimento do seu municpio tornou-se obrigatria. Isto j decorria, a nosso sentir, do Princpio Constitucional da Cidadania inserto no art. 1, II da Carta Poltica. Com advento do Estatuto da Cidade, a matria foi tratada de forma explcita, ganhando status de Princpio Geral do Estatuto da Cidade (Art. 2, XIII) e sendo instrumentalizado de forma satisfatria e completa atravs da denominada Gesto Democrtica da Cidade (Art. 43), estando, ademais explicitamente vinculada ao EIV, por fora do quanto previsto no Art. 37 da multimencionada lei. Ante as razes acima expostas, no decorre outra concluso seno a pertinncia do pedido do autor quanto obrigao de fazer, no sentido de s ser concedida a licena ambiental para a explorao da atividade analisada nos autos aps a aprovao pelos rgos competentes dos necessrios estudos de avaliao de impactos ambientais. Como afirmando pela antiga responsvel pela atividade mineradora, a Bricol (nome fantasia), os rgos ambientais competentes nunca exigiram Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto de Vizinhana. Porm, o rgo ambiental s pode conceder as autorizaes e licenas ambientais aps a aprovao dos estudos relativos Avaliao de Impacto Ambiental, consoante norma prevista nos art. 9, II, e 11, XII, ambos da Lei Complementar Estadual n 272/2004, a lei que disciplina a Poltica Estadual do Meio Ambiente. A construo, a instalao, a ampliao e o funcionamento de estabelecimentos e atividades relacionados com o uso de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como, os capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, dependero de prvio licenciamento por parte da Entidade Executora do Sistema de Proteo ao Meio Ambiente, que avaliar a viabilidade ambiental da obra ou atividade a partir da avaliao dos estudos prvios a serem apresentados pelo requerente. O artigo 56 da referida norma prev vrios instrumentos de estudos de impactos ambientais, a saber, Relatrio de Controle Ambiental (RCA), Relatrio Ambiental Simplificado (RAS), Plano de Controle Ambiental (PCA), Programa de Monitoramento Ambiental (PMA), Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA), Relatrio 33 de Avaliao e Desempenho Ambiental (RADA), Relatrio de Risco Ambiental (RRA),
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Relatrio de Avaliao Ambiental (RAA) e Anlise de Risco (AR). O artigo 57, por sua vez, reproduz a ideia do art. 225, 1, IV, da Constituio Federal, segundo o qual, a instalao da obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente dever ser precedida de estudo de impacto ambiental, como j antes era previsto na Lei n 6.938/1981, que trata da Poltica Nacional do Meio Ambiente. O IDEMA argumentou em suas alegaes finais (fls. 1143-1152) que cumpriu as determinaes da Lei Complementar n 272/04 por ter exigido o Relatrio de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de Controle Ambiental (PCA). Porm, no demonstrou a dispensa da apresentao do Estudo de Impacto Ambiental e seu relatrio. As duas sociedades empresrias no provaram que a atividade de extrao desenvolvida na lavra descrita na exordial esteja dispensada do Estudo de Impacto Ambiental. Ao contrrio, restou devidamente provado o grau significante de potencialidade poluidora e degradadora da extrao do minrio para a produo da brita. O Relatrio de Controle Ambiental de 1999 (fls. 438-480), o Plano de Recuperao de reas Degradadas de 2001 (fls. 481-582) e o Programa de Preveno de Riscos Ambientais de 2004 (fls. 417-437), todos elaborados pela Bricol, so provas dos impactos, ainda que potenciais, decorrentes da atividade mineradora desenvolvida nesta cidade de Caic, assim como melhor detalhou o Relatrio de Controle Ambiental (fls. 698-720) e o Relatrio de Impactos ao Meio Ambiente (fls. 899-1004), elaborados pelo Britador Caic em 2010 e 2011, respectivamente. Consoante o quadro de fls. 459 dos autos, a atividade de lavra e beneficiamento do granito para produo de brita no Municpio de Caic produz os seguintes impactos ambientais: assoreamento, poluio por partculas de poeira, eroso, alterao da topografia, modificao da paisagem, afastamento da macro-fauna, gerao de rudos, vibraes e produo de gases. Em reforo, o Relatrio de Controle Ambiental elaborado em 2010 pelo Britador Caic analisou os seguintes impactos ambientais decorrentes da atividade em comento: eroso, assoreamento, alterao no ecossistema, degradao da paisagem, alterao topogrfica, carregamentos de sedimentos, poluio visual, alagamento no perodo chuvoso, gerao de poluentes, poluio sonoro e do ar e desmoronamentos (fls. 711-712). J o Relatrio de Impactos Ambientais (RIMA) de 2011, o mais completo estudo realizado pelo ru at o presente, revela os danos ambientais do empreendimento em anlise com as possveis causas: a construo de vias de acesso, operao de terraplanagem, decapeamento e escavao de jazidas, 34 carregamento, transporte e descarregamento do bem mineral extrado causam
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

emisso de material particulado e de rudos; o descarte de resduos de leos e graxas, bem como a operao de lavagem de mquinas causam a deteriorao da qualidade das guas pluviais e contaminao do solo; o decapeamento da rea de explorao acarreta a movimentao do solo frtil e da biota; e o desmatamento das vias de acessos e dos locais de remoo do do solo para o avano da lavra implica na perda da cobertura vegetal e na fuga da fauna e comprometimento da flora (fls. 951-952). Realmente, no se pode negar o significativo potencial degradador da atividade mineradora desenvolvida pela parte r. As medidas empregadas para a mitigao dos impactos no descaracteriza a necessidade do Estudo de Impacto Ambiental. Ao contrrio, s refora a importncia de tal instrumento de defesa ao meio ambiente, um bem coletivo e, como posto pelo assistente do Ministrio Pblico, integrante do conceito de direito fundamental da pessoa humana. H quem argumente que o Estudo de Impacto Ambiental e seu relatrio somente seria exigido para as atividades e obras de significativo impacto ambiental. Porm, para o rgo ambiental dispensar o referido instrumento de defesa ao meio ambiente, como previsto na Constituio Federal, precisa demonstrar cabalmente que o empreendimento no causa danos significativos aos bens ambientais, por imposio dos princpios da precauo e preveno. Definir e qualificar uma obra como causadora de impactos ambientais mais fcil que demonstrar o contrrio, pois toda e qualquer ao no meio ambiente decorre uma consequncia, mnima que seja. Sobre essa tarefa, expe o engenheiro de minas e gegrafo Luiz Henrique Snchez28:
O potencial que tem determinada obra ou ao humana de causar alteraes ambientais depende de duas ordens de fatores: as solicitaes impostas ao meio pela ao ou projeto, ou seja, a sobrecarga imposta ao ecossistema, representada pela emisso de poluentes, supresso ou adio de elementos ao meio; a vulnerabilidade do meio, ou seja, o inverso da resilincia, que por sua vez depender do estado de conservao do ambiente e das solicitaes impostas anteriormente e cujos efeitos se acumularam [...] Assim, o potencial de impacto ambiental resulta de uma combinao entre a solicitao (caracterstica inerente ao projeto e seus processos tecnolgicos) e a vulnerabilidade do meio [] quanto maior a solicitao e maior a vulnerabilidade, maior o potencial de impactos. Inversamente, quanto maior a solicitao e maior a resilincia do ambiente, menor o potencial de impactos. No o potencial de

28

SNCHEZ, Luiz Henrique. Avaliao de impacto ambiental: conceitos e mtodos. So Paulo: 35 Oficina de Textos, 2008, p. 112-113. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

impacto que inerente ao projeto e sim a solicitao ou presso que ele pode exercer sobre os recursos ambientais (p. 113).

Como se percebe, no uma tarefa simples demonstrar que certa obra ou atividade no traz considervel prejuzo ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Uma lista positiva a principal ferramenta empregada pela regulamentao brasileira para definir os tipos de empreendimentos sujeitos apresentao e aprovao prvia de um estudo de impacto ambiental. O art. 2 da Resoluo Conama 1/86, por exemplo, arrola dezessete tipos de empreendimentos, entre os quais, inclusive, consta a extrao de minrio. Ainda que certa atividade no conste no rol previsto na resoluo ou na lei, perfeitamente possvel que o caso concreto e particular exija maior cuidado na concesso da licena, pois em cada regio, determinado tipo de ambiente pode ser valorizado por razes de ordem histrica ou social, mescladas sua importncia ecolgica, como o caso da Mata Atlntica, o bioma mais ameaado no Brasil, que tem uma lei especfica de proteo, a Lei n 11.428/2006. In casu, nem O IDEMA nem os demais requeridos provaram ou mesmo demonstraram que a extrao do granito para produo da brita em Caic no tenha potencial para casuar significativo impacto ambiental, pois as declaraes e documentos juntados pelos prprios demandados s corroboram para a certeza da necessidade de realizao do Estudo de Impacto Ambiental e seu Relatrio. Em observncia ao princpio do desenvolvimento sustentvel, o homem deve conciliar a atividade econmica com a proteo ao meio ambiente, ainda mais quando a atividade est nas proximidades da populao residente do entorno da obra potencialmente poluidora e degradadora. Ademais, o bioma no qual est inserida a lavra de extrao e beneficiamento da brita extremamente rica na sua biodiversidade, quase como um verdadeiro milagre da natureza, ante os fatores adversos da Caatinga, especialmente nos constantes perodos de estiagem. Para se ter uma ideia da rica biodiversidade da rea onde est situada a explorao da mina, merece transcrio as espcies da vida animal identificadas no Relatrio de Impacto Ambiental constante s fls. 933-941 dos autos. Das populaes de mamferos representativos das unidades biticas das reas de influncia da jazida: sagui-de-tufo-branco; raposa; pre; tatu-verdadeiro; tatu-peba; timbu; cuca; catita; morcego; morcego-cauda-de-rato; morcego-grande; rato-do-mato; rato; rato-de-fava; furo; tamandu-mirim; morcego-vampiro; guaxinin; jumento; cavalo; boi; ovelha; gato-maracaj-mirim; e gato-maracaj-au. Isso sem contar as outras espcies oriundas de migrao de outros biomas. J as aves representativas da unidade bitica de influncia da jazida so: 36
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

gavio-caramujeiro; gavio-carij; gavio-pescador; martim-pescador-grande, verde e pequeno; anana; caro; soc-grande; soc-boi; socozinho; gara-vaqueira; urubu-de-cabea-preta; urubu-de-cabea-vermelha; urubu-de-cabea-amarela; rolinha-caldo-de-feijo; juriti; arapau-rajado; golinha; grana; bigodinho; chopim; sanhau-cinzento; azulo; sebinho; tiziu; sebinho-de-rabo-castanho; vivi; quiriquiri; gavio-carrapateiro; caracar; caminheiro-zumbidor; pardal; peitica; anu-preto; anu-branco; cabur; curuja-buraqueira; codorna comum; rouxinol; risadinha; bentevi-de-asa-ferrugnea; bentevizinho; bentevi; suiriri pequeno; suiriri; potiguari; nambu-xint; gavio peneira; rolinha-branca; alma-de-gato; coruja-rasga-mortalha; cojura-me-da-lua; beija-flor e noivinha, sem contar outras aves mais comuns nos audes e rios. Como representantes da herpetofauna mais comuns nas reas de influncia da jazida, cite-se: jibia; cobra-cip; cobra-verde; cobra-bicuda; cobra-falsa-coral; cobra-cip-verde; caninana; cobra-coral-verdadeira; jararaca; lagartixa-da-noite; lagartixa; lagartixa-de-parede; lagarto; camaleo; para-vento; lagartixa-preta; bico-doce; lagartinho; tej-au; cobra-de-duas-cabeas; sapo-cururu; jabuti e outros. Por fim, tambm merecem citao algumas espcies da entomofauna representativos das reas de influncia da jazida: gafanhoto; pulgo; caro rajado; caro branco; caro vermelho; largata rosada; largata das mas do algodo; percevejo rajado; manchadores; vaquinha; elasmo; largata rosca; percevejo preto; percevejo castanho; cupim; cigarrinha; largata do pescoo vermelho; sava parda; sava limo; sava do serto; formiga caarana; quenqum de rvore; formiga mulatinha; mosca branca; cascudo; broca; abelha arapu; abelha italiana; abelha africana; zamboque; escorpio amarelo; escorpio negro; aranha armadeira; tarntula, viva negra; aranha carangueijeira; aranha marrom e outros insetos. quase certo que muitos desses seres vivos j foram expulsos do seu habitat, enquanto outros insistem na luta pela sobrevivncia. Ser que uma rea de tamanha riqueza natural (i.e., citou-se apenas os animais!) no merece, ao menos, um Estudo de Impacto Ambiental para mitigar os efeitos negativos do empreendimento em discusso nesse processo- Ser que as espcies da mastofauna, omitofauna, herpetofauna e entomofauna ficaro sem proteo ambiental porque um rgo estadual dispensou o EIA/RIMA para uma atividade potencialmente poluidora e degradadora- E o que dizer da j devastada flora- E o que dizer do ar- E o que dizer dos raros remanescentes de gua- E o que dizer do solo e subsolo- E quem consegue mensurar com preciso os efeitos nocivos que uma atividade extremamente agressiva ao meio ambiente provoca biosfera, no presente e para as futuras geraesQuando h justa dvida sobre o potencial de danos que certa atividade provoque, medidas efetivas de preveno devem ser adotadas para mitigar eventuais 37
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

prejuzos aos bens naturais, ao que popularmente diz-se: "melhor previnir que remediar". Nesse sentido o Princpio 15 da Declarao do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (RIO-92):

Princpio n 15: Para proteger o meio ambiente medidas de precauo devem ser largamente aplicadas pelos Estados segundo suas capacidades. Em caso de risco de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no deve servir de pretexto para procrastinar a adoo de medidas efetivas visando previnir a degradao do meio ambiente.

Na lio de Celso Antonio Pacheco Fiorillo29, a Constituio Federal estabeleceu uma presuno de que toda obra ou atividade significativamente impactante ao meio ambiente, cabendo, portanto, quele que possui o projeto demonstrar o contrrio. Ainda segundo o autor, como h uma presuno de que toda atividade causadora de impactao ao meio ambiente, a dispensa do EIA/RIMA deve estar embasado tambm num estudo tcnico, no caso, no Relatrio de Ausncia de Impactos Ambientais (RAIAS). Neste contexto, o RAIAS uma espcie de EIA, porquanto dever conter informaes de tcnicos habilitados que justifiquem a desobrigao de se fazer o estudo prvio de impacto ambiental. Assim, de forma concisa, o RAIAS dever possuir o contedo mnimo do EIA, traado pelas resolues do Conama (ibdem, p. 234). A minerao, por ser atividade de extrao e beneficiamento de recursos minerais, e por isso, causadora de significativo impacto ambiental, est submetida s regras constantes e decorrentes do artigo 225, da Constituio Federal. Assim, por disposio do artigo 10, da Lei n 6.938/81 e artigo 2, IX, da Resoluo n 001/86, do CONAMA, a atividade minerria tambm sujeita-se ao regime do licenciamento ambiental. Este ser realizado em observncia a determinadas particularidades existentes na extrao mineral e previstas na legislao concernente minerao. Assim, na dvida, que seja dado preferncia ao meio ambiente e o homem, sua sade, sua segurana e sua vida, em concreo ao princpio hermenutico in dubio pro natura, aplicvel na interpretao e aplicao das normas ambientais, como j conhecido da jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia:
ADMINISTRATIVO. AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. DESMATAMENTO DE VEGETAO NATIVA (CERRADO) SEM AUTORIZAO DA AUTORIDADE AMBIENTAL. DANOS CAUSADOS BIOTA. INTERPRETAO DOS ARTS. 4, VII, E 14,
29

Opt. Cit ., p. 232. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

38

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

1, DA LEI 6.938/1981, E DO ART. 3 DA LEI 7.347/85. PRINCPIOS DA REPARAO INTEGRAL, DO POLUIDOR-PAGADOR E DO USURIO-PAGADOR. POSSIBILIDADE DE CUMULAO DE OBRIGAO DE FAZER (REPARAO DA REA DEGRADADA) E DE PAGAR QUANTIA CERTA (INDENIZAO). REDUCTION AD PRISTINUM STATUM. DANO AMBIENTAL INTERMEDIRIO, RESIDUAL E MORAL COLETIVO. ART. 5 DA LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL. INTERPRETAO IN DUBIO PRO NATURA DA NORMA AMBIENTAL. 1. Cuidam os autos de ao civil pblica proposta com o fito de obter responsabilizao por danos ambientais causados pelo desmatamento de vegetao nativa (Cerrado). O juiz de primeiro grau e o Tribunal de Justia de Minas Gerais consideraram provado o dano ambiental e condenaram o ru a repar-lo; porm, julgaram improcedente o pedido indenizatrio pelo dano ecolgico pretrito e residual. 2. A legislao de amparo dos sujeitos vulnerveis e dos interesses difusos e coletivos deve ser interpretada da maneira que lhes seja mais favorvel e melhor possa viabilizar, no plano da eficcia, a prestao jurisdicional e a ratio essendi da norma. A hermenutica jurdico-ambiental rege-se pelo princpio in dubio pro natura. (STJ - REsp 1198727/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 14/08/2012, DJe 09/05/2013). ADMINISTRATIVO. AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. DESMATAMENTO EM REA DE PRESERVAO PERMANENTE (MATA CILIAR). DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE. BIOMA DO CERRADO. ARTS. 4, VII, E 14, 1, DA LEI 6.938/1981, E ART. 3 DA LEI 7.347/1985. PRINCPIOS DO POLUIDOR-PAGADOR E DA REPARAO INTEGRAL. REDUCTIO AD PRISTINUM STATUM. FUNO DE PREVENO ESPECIAL E GERAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL. CUMULAO DE OBRIGAO DE FAZER (RESTAURAO DA REA DEGRADADA) E DE PAGAR QUANTIA CERTA (INDENIZAO). POSSIBILIDADE. DANO AMBIENTAL REMANESCENTE OU REFLEXO. ART. 5 DA LEI DE INTRODUO S NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO. INTERPRETAO IN DUBIO PRO NATURA. 1. Cuidam os autos de Ao Civil Pblica proposta com o fito de obter responsabilizao por danos ambientais causados por desmatamento de vegetao nativa (Bioma do Cerrado) em rea de Preservao Permanente. O Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais considerou provado o dano ambiental e condenou o ru a repar-lo, porm julgou improcedente o pedido indenizatrio cumulativo. 2. A legislao de amparo dos sujeitos vulnerveis e dos interesses difusos e coletivos deve ser interpretada da maneira que lhes seja mais favorvel e melhor possa viabilizar, no plano da eficcia, a prestao jurisdicional e a ratio essendi da norma de fundo e processual. A hermenutica jurdico-ambiental rege-se pelo princpio 39 in dubio pro natura. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

(STJ - REsp 1145083/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 27/09/2011, DJe 04/09/2012). ADMINISTRATIVO. AO CIVIL PBLICA. GARIMPO ILEGAL DE OURO EM REA DE PRESERVAO PERMANENTE. DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE. ARTS. 4, VII, E 14, 1, DA LEI 6.938/1981, E ART. 3 DA LEI 7.347/85. PRINCPIOS DA REPARAO INTEGRAL E DO POLUIDOR-PAGADOR. CUMULAO DE OBRIGAO DE FAZER (REPARAO DA REA DEGRADADA) E DE PAGAR QUANTIA CERTA (INDENIZAO). POSSIBILIDADE. INTERPRETAO IN DUBIO PRO NATURA DAS NORMAS AMBIENTAIS. 1. A legislao de amparo dos sujeitos vulnerveis e dos interesses difusos e coletivos deve ser interpretada da maneira que lhes seja mais favorvel e melhor possa viabilizar, no plano da eficcia, a prestao jurisdicional e a ratio essendi de sua garantia. (STJ - REsp 1114893/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 16/03/2010, DJe 28/02/2012).

Por tudo j exposto, embora as licenas e autorizaes sejam atos da Administrao Pblica, no se pode negar a discusso da matria na via judicial, em razo da inafastabilidade do controle jurisdicional (art. 5, XXXV, CF), no podendo o Poder Pblico dispensar os estudos de impactos ambientais por mera discricionaridade administrativa, como a seguir transcreve-se jurisprudncia incidente:
AO CIVIL PBLICA - MINISTRIO PBLICO FEDERAL LEGITIMIDADE - EMPREENDIMENTO EM REA DE PRESERAO PERMANENTE (APP) - POSTERIOR RECONHECIMENTO DA REA COMO RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL RPPN - REA DE MATA ATLNTICA - NECESSIDADE DE EIA/RIMA. 1. Ao civil pblica ajuizada legitimamente pelo Ministrio Pblico Federal, que tem por funo institucional a defesa do meio ambiente, bem de uso comum do povo, a teor dos dispositivos insertos no art. 129, III da Constituio Federal, art. 5, II, letra 'd' e III, art. 6, VII, letra 'b' e XIV, letra 'g' da Lei Complementar n 75/93 e do art. 1, I e art. 5 da Lei n 7.347/85. 2. Empreendimento da SABESP para implementao do sistema de captao, tratamento e distribuio de gua, denominado Sistema Cristina, situado no rio que recebe o mesmo nome, localizado na propriedade de Joo Rizzieri, em Barra do Una, Distrito de Maresias, Municpio de So Sebastio, no litoral Norte do Estado de So Paulo, considerada rea de vegetao tpica de mata atlntica, floresta ombrfila densa em estgio avanado. 40 3. luz do art. 225 I, c.c. 4 da Constituio Federal e da legislao Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

que rege a matria, em rea de preservao permanente (APP), somente em casos de utilidade pblica ou interesse social e, ainda assim precedido de EIA/RIMA, se permite alguma interferncia. 4. Relatrio ambiental preliminar (RAP) no suficiente para permitir a explorao de rea de preservao ambiental, sendo invlida a interveno na rea em referncia desde o incio do projeto. 5. Aps a concesso da licena prvia e da licena de instalao o imvel foi reconhecido como reserva particular do patrimnio natural RPPN. 6. Muito embora j obtidas as licenas, a rea em referncia passou a no mais permitir interferncias, a no ser para pesquisa cientfica e visitao com objetivos tursticos, recreativos e educacionais, luz da Lei n 9985/00 e, excepcionalmente, em casos de utilidade pblica e interesse social aps estudos de impacto ambiental. 7. Ausncia de discricionariedade quanto exigncia de EIA/RIMA em rea de vegetao natural caracterizada como Floresta Ombrfila Densa integrante do bioma Mata Atlntica (art. 2 da Lei n 11.428/2006 e art. 3 do Decreto n 750/93). Tambm no indagvel a magnitude da degradao ambiental em rea de mata atlntica, cuja extenso e a intensidade dos impactos deixam de ser pressupostos especficos do dever de realizar EIA/RIMA. (TRF - 3 Regio, SEXTA TURMA, AC 0000045-33.2005.4.03.6103, Rel. JUIZ CONVOCADO HERBERT DE BRUYN, julgado em 25/07/2013, e-DJF3 Judicial 1 DATA:02/08/2013). EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINRIO. CONSTITUCIONAL. AMBIENTAL. IMPOSSIBILIDADE DE LEI ESTADUAL DISPENSAR ESTUDO PRVIO DE IMPACTO AMBIENTAL. AGRAVO IMPROVIDO. I O Plenrio desta Corte, ao julgar a ADI 1.086/SC, Rel. Min. Ilmar Galvo, assentou que a previso, por norma estadual, de dispensa ao estudo de impacto ambiental viola o art. 225, 1, IV, da Constituio Federal. II Agravo regimental improvido. (STF - RE 631753 AgR, Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Primeira Turma, julgado em 07/06/2011, DJe-119 DIVULG 21-06-2011 PUBLIC 22-06-2011 EMENT VOL-02549-02 PP-00214 RT v. 100, n. 911, 2011, p. 459-461). EMENTA: CONSTITUCIONAL. MEIO AMBIENTE. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - EIA. C.F., art. 225, 1, IV. I. - Cabe ao Poder Pblico exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade. C.F., art. 225, 1, IV. II. (STF - RE 396541 AgR, Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO, Segunda Turma, julgado em 14/06/2005, DJ 05-08-2005 PP-00104 41 EMENT VOL-02199-07 PP-01447 RTJ VOL-00194-03 RMP Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, PP-01065 Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

n. 27, 2008, p. 379-381). PROCESSUAL CIVIL E AMBIENTAL. RECURSO ESPECIAL. OFENSA AO ART. 535 DO CPC. INOCORRNCIA. REALIZAO DE EIA/RIMA. CONCLUSES DO IBAMA NA ESFERA ADMINISTRATIVA PELA SUFICINCIA DE RCA. CONTESTAO JUDICIAL. POSSIBILIDADE. ART. 5, INC. XXXV, DA CR88. INAFASTABILIDADE DO CONTROLE JURISDICIONAL. (). 5. Invivel sustentar as concluses do acrdo recorrido. E isto muito menos em razo do princpio da precauo - pois, para sua estrita observncia, a Administrao possui mais de um mecanismo, entre eles o prprio RCA, no se limitando seu cumprimento, portanto, apenas realizao de EIA/Rima -, e muito mais porque, no Brasil, vige a inafastabilidade do controle jurisdicional. 6. Quer dizer: salvo em casos excepcionalssimos (como, por exemplo, o consagrados atos nitidamente polticos), todo e qualquer ato , a princpio, controlvel pelo Judicirio. 7. Nesta lgica, se verdade que ao Ibama compete avaliar a necessidade de realizao de EIA/Rima, no menos verdade que qualquer concluso a que chegue a referida autarquia sindicvel na via judicial. 8. de pelo menos muito duvidosa a afirmao, feita peremptoriamente no acrdo recorrido em corroborao ao que disse o DNIT, ora recorrido, de que os atos praticados no mbito do licenciamento ambiental so marcados por alta discricionariedade administrativa. Se isso correto em face de alguns atos, trata-se de concluso inteiramente inadequada em face de outros. que o simples utilizao de conceitos indeterminados no suficiente para conferir a qualquer escolha administrativa a correo. Ao contrrio, a utilizao deste tipo de tcnica de construo normativa tem por escopo possibilitar que a Administrao identifique, na anlise casusticas, qual a melhor escolha - que, por ser a melhor, nica. 9. Mesmo que se admitisse se estar diante de um ato eminentemente discricionrio, alegar que o confronto judicial do mesmo seria invivel equivale a sustentar, em ltima linha, que a legislao vigente retirou do Poder Judicirio a possibilidade de analisar impugnaes aos mais diversos atos administrativos, o que inconstitucional, em face do que dispe o art. 5, inc. XXXV, da Constituio da Repblica. (STJ - REsp 1279607/PR, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 06/12/2011, DJe 13/12/2011). Ressalta-se, inclusive, que embora seja legalmente atribuda Administrao Pblica a responsabilidade pelo licenciamento das atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, tal no impede a 42 interveno Poder Judicirio diante Fone: de 3417-6044, condutas ofensivas ao Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexodo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

direito manuteno do meio ambiente ecologicamente equilibrado e s diretrizes da poltica nacional do meio ambiente. (TJRN Agravo de Instrumento n 2012.003689-9. 3 Cmara Cvel. Relatora: Juza Welma Maria Ferreira de Menezes. Julgado em 30/08/2012).

Ademais, farta a jurisprudncia no sentido de se exigir o Estudo de Impacto de Vizinhana para as obras de extrao mineral, como de carvo, cascalho, granito e outros, como nos exemplos a seguir transcritos:
PROCESSUAL CIVIL. AMBIENTAL. RECURSOS ESPECIAIS. EXTRAO DE CASCALHO PARA APROVEITAMENTO NA CONSTRUO CIVIL. NECESSIDADE DE EIA/RIMA. ANLISE DE RESOLUES DO CONAMA E DA SMA. IMPOSSIBILIDADE. DECISO PASSVEL DE REVISO PELO PODER JUDICIRIO. DESCUMPRIMENTO DOS TERMOS DE COMPROMISSO DE RECUPERAO AMBIENTAL. DISSDIO JURISPRUDENCIAL NO DEMONSTRADO. AO CIVIL PBLICA. HONORRIOS ADVOCATCIOS EM FAVOR DO MINISTRIO PBLICO. DESCABIMENTO. 1. A verificao da necessidade de realizao do EIA/RIMA na hiptese passa necessariamente pelo exame de Resolues do CONAMA e da SMA, normas insuscetveis de apreciao em sede de recurso especial por no se inserirem no conceito de lei federal.Precedentes. 2. O rgo estadual afastou a necessidade de realizao do estudo prvio de impacto ambiental no caso, deciso passvel de anlise pelo Poder Judicirio, diante do princpio da inafastabilidade da jurisdio. Precedente. (STJ - REsp 1330841/SP, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 06/08/2013, DJe 14/08/2013). DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DIREITO AMBIENTAL. LIMINAR EM AO CIVIL PBLICA. EXTRAO DE GRANITO. ATIVIDADE POTENCIALMENTE POLUIDORA. NECESSIDADE DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL. ART. 225, CF. I. No caso ora apresentado, o Ministrio Pblico Federal reputa como omissas as condutas dos rgos IEMA e DNPM na fiscalizao de extrao de granito empreendida pela empresa requerida e seu scio administrador, o que estaria causando danos de ordem ambiental e patrimonial. II. Quanto necessidade de apresentao de Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente 43 RIMA, so eles obrigatrios para as atividades consideradas efetiva
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

ou potencialmente causadoras de significativa degradao ambiental. III. A Resoluo n 001/86 do CONAMA trata a atividade de extrao de minrio como de significativo impacto ambiental, tanto assim que especificou a necessidade de elaborao de estudo de impacto ambiental e relatrio de impacto ambiental. IV. Merece ser ressaltado ainda, que a exigncia do EIA/RIMA no fere o princpio constitucional da proporcionalidade ou da razoabilidade, eis que em matria de tutela e proteo ao meio ambiente ecologicamente equilibrado deve-se seguir o princpio da precauo que exige uma atuao preventiva cercada de cautela nos licenciamentos e autorizao para realizao de empreendimentos e atividades que possam, em tese, ser lesivas ao meio ambiente, bem de todos, tanto da atual quanto das futuras geraes. V. Desta forma, tendo em vista informaes colacionadas pelo MPF de lavra irregular ocorrida rea, bem como que a atividade de minerao, indubitavelmente, utiliza recursos naturais, no caso granito, deve ser considera potencialmente causadora de significativo impacto ambiental, vislumbro merecer provimento o pedido antecipatrio para que seja exigido o EIA/RIMA para qualquer licenciamento relativo poligonal do procedimento minerrio DNPM n 896.947/1995. (TRF-2 - AG: 201202010145781. Relator: Desembargador Federal REIS FRIEDE, Data de Julgamento: 23/01/2013, STIMA TURMA ESPECIALIZADA, Data de Publicao: 30/01/2013). AO CIVIL PBLICA. LIMINAR. PARALISAO DAS ATIVIDADES DE DETONAO DAS ROCHAS PARA EXTRAO DE CARVO. ESTUDO ACERCA DO IMPACTO AMBIENTAL. Em razo do princpio de que, em matria ambiental, a preveno mais importante do que a reconstituio do status quo ante, e tendo em conta que as questes debatidas demandam extensa dilao probatria, detalhada investigao tcnica e instruo processual, por cautela, h de se manter a deciso que determinou a paralisao das atividades de detonao das rochas, sobretudo em se tratando da atividade de minerao de carvo, potencialmente lesiva ao meio ambiente se no observadas as normas tcnicas vigentes para a explorao da atividade. (TRF-4 - AG: 26485 SC 2007.04.00.026485-0, Relator: EDGARD ANTNIO LIPPMANN JNIOR, Data de Julgamento: 31/10/2007, QUARTA TURMA, Data de Publicao: D.E. 26/11/2007). AO CIVIL PBLICA - IRREGULARIDADE EM ATIVIDADE DE MINERAO LICENCIAMENTO AMBIENTAL OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATRIO DE IMPACTO SOBRE O MEIO-AMBIENTE - INCOMPETNCIA DO IBAMA. 44 1.A empresa mineradora no os Termos de Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEPcumpriu 59300-000, devidamente Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Compromisso de Recuperao Ambiental, visando mitigar os prejuzos causados ao meio-ambiente. 2.Existncia de aldeia indgena prxima rea onde se realizam as atividades de extrao de cascalho. Comprovao de impactos ambientais. 3.Incompetncia do IBAMA para proceder ao licenciamento em questo (artigo 10, da Lei n 6.938/81). 4.Obrigatoriedade de apresentao de Estudo de Impacto Ambiental EIA e Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente - RIMA, para as atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradao ambiental (artigo 3 da Resoluo CONAMA 237/97). (TRF-3. QUARTA TURMA, AC 0001816-14.2003.4.03.6104, Rel. JUZA FEDERAL CONVOCADA MONICA NOBRE, julgado em 26/02/2009, e-DJF3 Judicial 2 DATA:24/03/2009 PGINA: 929).

O Princpio da Preveno deve estar presente nas decises da Administrao Pblica, bem como nas decises do Poder Judicirio, como destaca o Livre-docente em Direito Ambiental, Celso Antonio Pacheco Fiorillo30:
O princpio da preveno encontra-se presente ainda na tica do Poder Judicirio e da Administrao. Com efeito, a aplicao da jurisdio coletiva, que contempla mecanismos de tutela mais adaptados aos direitos difusos, objetivando impedir a continuidade do evento danoso, bem como a possibilidade de ajuizamento de aes que apenas visem uma atuao preventiva, a fim de evitar o incio de uma degradao (atravs de liminares, de tutela antecipada), a aplicao do real e efetivo acesso justia e o princpio da igualdade real, estabelecendo tratamento paritrio entre litigantes, so instrumentos utilizados com vistas a salvaguardar o meio ambiente e a qualidade de vida. Sob o prisma da Administrao, encontramos a aplicabilidade do princpio da preveno por intermdio de licenas, das sanes administrativas, da fiscalizao e das autorizaes, entre outros tantos do meio ambiente.

Assim, decidir contrrio aos princpios de proteo ao meio ambiente negar a prpria jurisdio e legitimar condutas antidemocrticas e anti-republicanas, em clara violao aos preceitos constitucionais. Portanto, as razes expostas concorrem inelutavelmente para a

30

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 13 Ed. So Paulo: 45 Saraiva, 2012, 128. Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. Av.Domp. Adelino

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

necessidade de realizao dos Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto de Vizinhana, pois os fundamentos esposados servem aos dois tipos de estudos. O prprio ru concluiu nesse sentido, quando nas concluses do Relatrio de Impacto Ambiental aduziu: "Portanto, para que o projeto apresente viabilidade ambiental imprescindvel que sejam cumpridas as medidas propostas no presente RIMA" (fls. 1001). O referido estudo descreveu diversos impactos ambientais provocados pela extrao da brita na cidade de Caic/RN. Outrossim, faz-se necessrio tecer ainda outros esclarecimentos sobre a necessidade do Estudo de Impacto de Vizinhana para a atividade desenvolvida pela sociedade empresria r, esforo extra exigvel em razo do Ministrio Pblico no ter includo o Municpio de Caic na presente ao coletiva, o que implica maiores dificuldades no trato da matria, posto ser o Estudo de Impacto de Vizinhana atinente competncia municipal. No entanto, jamais as deficincias do procedimento preparatrio do Parquet e a ausncia processual e material do Municpio podero servir de pretexto para relativizar as normas protetivas ao meio ambiente, sobretudo em vista do carter difuso constitucional da matria ambiental. Assim, no h qualquer bice legal na exigncia de elaborao do Estudo de Impacto de Vizinhana. Ao contrrio, a medida de justia que se impe in casu. Carvalho Filho31 aduz que "quando o intrprete e o aplicador da lei se detiverem na anlise do estudo de impacto de vizinhana, no podero perder de vista o sentido eminentemente social desse indicador, ou seja, a proteo dos vizinhos que se alojam em locais contguos ou prximos a obras e empreendimentos". O instrumento em anlise busca concretizar algumas diretrizes previstas no Estatuto da Cidade (Lei n 10.257/2001), como a garantia do direito a cidades sustentveis (art. 2, I), a gesto democrtica da cidade (art. 2, II) e o desenvolvimento das funes sociais da cidade (art. 2, caput). Ou seja, o EIV objetiva, especialmente, a defesa da prpria sociedade, no podendo esta ficar a merc das limitaes administrativas. Ainda no esclio de Carvalho Filho32, o Estudo de Impacto de Vizinhana deve preceder ao consentimento estatal para a instalao de atividades que de algum modo puderem ofender direitos subjetivos dos moradores contguos ou prximos ao empreendimento. A exigncia do EIV tambm se justifica na necessidade de participao dos moradores na tomada de decises pelo Poder Pblico sobre a instalao e funcionamento de obras e atividades passveis de provocar efeitos
31

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Comentrios ao estatuto da cidade. 5 Ed. So Paulo: Atlas, 2013, p. 310). 46 32 Ibdem, p. 315. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

adversos ao bem estar comunitrio, paz social e sade do meio ambiente, seja ele natural ou artificial. Acerca da gesto democrtica da cidade, ponderam, respectivamente, Talden Farias, Pacheco Fiorillo e Georges Humbert (obras j citadas):
O princpio da gesto democrtica do meio ambiente assegura ao cidado o direito informao e a participao na elaborao das polticas pblicas ambientais, de modo que a ele deve ser assegurado os mecanismos judiciais, legislativos e administrativos que efetivam o princpio [...] O Estatuto da Cidade, Lei n 10.257/2001, determina nos incisos II e XIII do art. 2 que a poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante a gesto democrtica por meio da participao da populao e das associaes representativas dos vrios segmentos da comunidade na formulao, execuo e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano e a audincia do Poder Pblico municipal e da populao interessada nos processos de implementao de empreendimentos ou atividades com efeitos potencialmente negativos sobre o meio ambiente natural ou construdo, o conforto ou a segurana da populao, entre outras diretrizes. (opt. cit., p. 64-65). A informao ambiental encontra respaldo legal nos arts. 6, 3, e 10 da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Alm disso, como sabido, alguns princpios do direito ambiental constitucional se interpenetram, de modo a estabelecerem uma interdependncia. Com isso, observa-se que a educao ambiental efetivada mediante a informao ambiental, que expressamente abraada pela Constituio, no seu art. 225, 1, VI (opt. cit., p. 133). Alm de importante, a participao popular nas decises acerca do planejamento e desenvolvimento do seu municpio tornou-se obrigatria. Isto j decorria, a nosso sentir, do Princpio Constitucional da Cidadania inserto no art. 1, II da Carta Poltica. Com advento do Estatuto da Cidade, a matria foi tratada de forma explcita, ganhando status de Princpio Geral do Estatuto da Cidade (Art. 2, XIII) e sendo instrumentalizado de forma satisfatria e completa atravs da denominada Gesto Democrtica da Cidade (Art. 43), estando, ademais explicitamente vinculada ao EIV, por fora do quanto previsto no Art. 37 da multimencionada lei (opt. cit., [s. p.]).

Ora, o prprio demandado juntou aos autos a tese de doutoramento do 47


Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

engenheiro de minas responsvel tcnico por seu empreendimento, Julio Cesar de Pontes, em que fica clara a necessidade de realizao do referido estudo, posto o desmonte de rocha com uso de explosivos causar inegveis impactos vizinhana do empreendimento do ru, especialmente nos bairros Vila Altiva, Nova Caic e Samana (fls. 1015-1100). J na introduo do texto explica o engenheiro de minas e agora Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (fls. 1030):
"O desmonte de rocha com uso de explosivo, utilizado para fragmentar o macio rochoso, quando executado sem a conduo de um planejamento adequado da atividade, causa desconforto humano e ambiental haja vista que prejudica no apenas a sade dos trabalhadores expostos a esta atividade mas tambm a sade da populao do entorno, alm de causar danos s estruturas construdas a ao meio ambiente. Esta exposio pode ser considerada por meio de efeitos malficos, tais como: ultralanamento, rudo, poeira, vibrao, modificaes das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio [...] A poltica de boa vizinhana e a comunicao constituem as melhores ferramentas existentes quando ocorrem conflitos entre a empresa mineradora e os moradores do entorno. A empresa deve manter uma conduta de transparncia e priorizar a busca por um timo relacionamento com a comunidade vizinha divulgando, de maneira permanente, as atividades em execuo (WORSEY, 2004)".

J na fundamentao terica consignou o engenheiro (fls. 1032, 1040-1044):


Nesta atividade [minerao urbana de agregados] so comuns os problemas no relacionamento com a comunidade do entorno da obra de lavra devido aos reflexos do processo de perfurao e desmonte de rochas. Esses reflexos podem ser decorrentes de excessiva vibrao, do lanamento de material particulado na atmosfera, de rudo ou do ultralanamento de fragmentos rochosos (SILVA, 2006). A partir desse contexto fica evidente que, para solucionar tais conflitos existentes entre a atividade de minerao em reas urbanas e a comunidade vizinha faz-se necessrio exigir, das autoridades governamentais competentes, o Estudo de Impacto de Vizinhana que est inserido nos instrumentos de gesto, que dependem a regulamentao municipal e permitem a avaliao dos impactos causados por empreendimentos em atividades nas reas urbanas. [...] Em se tratanto de impactos ambientais referentes minerao, segundo CPRM (2002), eles englobam cinco categorias: poluio da gua, poluio do ar, poluio sonora, subsidncia do terreno 48 e
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

mudanas na paisagem. Neste sentido a minerao uma das atividades humanas que contribuem para a alterao da superfcie terrestre posto que afeta o local de explorao mineral e seu entorno, ao provocar impactos negativos sobre a gua, o ar, o solo, o subsolo, a flora, a fauna e a paisagem em geral, os quais so sentidos por grande parte da populao (GRAFFITH, 1980). Por outro lado, uma atividade de grande alcance social, na medida em que proporciona emprego e renda. A minerao em rea urbana causadora de diversos impactos socioambientais, desde a interferncia com os processos ambientais, com a poluio esttica, a competio pelo uso e ocupao do solo at a ocorrncia de perturbao e conflitos com a vizinhana. [...] Nesta perspectiva a remoo de grandes volumes de solos e rocha contribui para a alterao da paisagem e, consequentemente, afeta os animais, plantas, recursos aquferos alm de provocar instabilidade de taludes, prejudicando o meio ambiente que , conforme Gama (2002), um sistema dinmico, extremamente complexo, de mltiplos componentes, que transcende as fronteiras dos pases. Alm do espao fsico que o compe (incluindo os quatro domnios conhecidos: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera), o ambiente envolve uma (sic) componente antropocntrica, j que as cincias do ambiente tratam as causas e os efeitos provocados pelo e sobre o homem, visando satisfao das suas necessidades e consecuo das suas mais nobre aspiraes".

E, por fim, consta nas concluses da tese de doutoramento (fls. 1088-1089):


"Quanto aos efeitos causados pela minerao, a populao do entorno da pedreira est susceptvel vulnerabilidade socioeconmica e ambiental que oscila entre alta e muito alta; [...] A aplicao contnua do Estudo de Impacto de vizinhana, juntamente com uma estratgia ambiental preventiva e integrada s atividades do desmonte de rocha, aumentar a ecoeficincia e evitar ou reduzir os danos qualidade de vida daqueles que residem na vizinhana da minerao".

Dessarte, est evidente que a minerao exercida pela sociedade empresria r gera muitos e significantes impactos ambientais (meio ambiente natural e artificial), nos meios fsico, bitico e antrpico, em todas as fases do processo de produo da brita (decapeamento, perfurao das bancadas, carregamento dos furos com explosivos e amarrao do fogo, detonao, fogo secundrio, quando necessrio, carregamento, transporte, beneficiamento e transporte aos compradores), alm, dos agravantes scioeconmicos.
49 Acerca da vulnerabilidade scioambiental dos bairros no entorno do Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Britador Caic, Vila Altiva, Samana e Nova Caic, registrou o j citado engenheiro: "...as vulnerabilidades encontradas nos bairros estudados foram altas em todos os fatores, ou seja, social, econmico e ambiental, chegando a alcanar o valor na ordem de 85,64% no fator ambiental nos bairros Vila Altiva e Samana, caracterizando a pouca preocupao com a varivel ambiental" (fls. 1062). A rea de influncia de um projeto, em cada fase de sua execuo, um grande problema. Requer clareza quanto s caractersticas da vizinhana, o tipo de atividade ou empreendimento em questo, o nvel de tolerncia e sensibilidade aos impactos e o cumprimento das funes sociais e ambientais da propriedade e da cidade. Deficincias nas tcnicas de anlise (ou a prpria falta do EIV) podem inviabilizar os investimentos de interesse da populao, em razo dos gastos pblicos com a correo dos efeitos negativos resultantes, antes de tudo, da negligncia e, outras vezes, da tolerncia indisciplinada dos rgos competentes, agravada pela distncia da populao nas pautas de interesse coletivo. No caso em disceptao, parece que Municpio de Caic concedera licena para funcionamento de uma mineradora em rea urbana sem exigir qualquer estudo prvio de viabilidade do empreendimento e respeito aos direitos dos moradores do entorno, questo que deveria ser melhor apreciada pelo Ministrio Pblico para apurar a conduta omissiva do ente estatal e dos gestores pblicos responsveis, em possvel inqurito civil. Ainda deve-se notar que o Cdigo de Posturas do Municpio de Caic, Lei n 444 de 20 de maio de 1969, estabelece a obrigatoriedade de o Municpio fiscalizar a utilizao de explosivos e explorao de pedreiras. No art. 142, pargrafo nico, por exemplo, o Cdigo atribui ao Municpio o poder/dever de interditar a pedreira que, embora licenciada, acarrete perigo ou dano vida ou propriedade. Ora, somente seria possvel identificar a potencialidade de danos advindos da pedreira se houvesse um estudo que levasse em conta os impactos de vizinhana do empreendimento. Ento, o empreendedor deve fornecer ao Municpio essa ferramenta de anlise, para subsidiar a concesso da licena de funcionamento. Por fim, para a obteno da licena ambiental, de forma a possibilitar o desenvolvimento da atividade mineradora, faz-se necessria a elaborao do Projeto de Recuperao de rea Degradada (PRAD), como visto, exigncia constitucional. Na execuo do Projeto de Recuperao de rea Degradada (PRAD), deve haver um acompanhamento constante, sendo que o processo deveria ser implantado ainda na fase de planejamento do projeto minerrio e finalizado aps o encerramento das atividades. H informao dos autos de que o empreendimento j desenvolve o referido projeto (fls. 481-532), porm por ser de 2001 e por ter o IDEMA j em 2009 alertado a sociedade empresria para o tmido desempenho na implantao da cerca viva do entorno da lavra (Relatrio de Vistoria do IDEMA, fls. 576), faz-se necessrio a atualizao e reforo do Programa de Recuperao. 50
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

No mais, advirta-se, a licena a ser concedida no pode ser a simplificada, pois as provas colhidas e razes expostas neste processo demonstram claramente a complexidade na extrao de minrios com desmonte de rocha por explosivos em rea urbana e, ainda, por ser reconhecidamente uma atividade de grande potencial poluidor e degradador, mesmo que o empreendimento seja considerado de porte mdio. Ademais, o prprio engenheiro de minas e doutor em Recursos Naturais, Julio Cesar Pontes, responsvel tcnico pelo empreendimento, declarou na audincia de instruo neste Juzo, no dia 02 de abril de 2013, que o tipo de atividade desenvolvida pela r exige a Licena de Operao, e no apenas a Licena Simplificada, j que esta cabvel apenas para atividades menos agressivas, como a extrao de areia. Confira-se suas palavras, ipsis litteris:
"[...] O IDEMA para materiais utilizados na construo civil, dependendo do porte do equipamento, ele pede a Licena Simplificada. Mas no caso da Dantas e Gurgel, ns temos a licena de beneficiamento que da indstria do Britador e a Licena de Operao. A gente no simplificada porque a gente usa explosivo. A Simplificada s pode ser para areia, mas no caso da gente tem de ser a LO..." (conferir aos 33 minutos e 46 segundos da gravao da primeira audincia, CD constante s fls. 397-v).

Nesse sentido, tambm, foram as alegaes finais do prprio IDEMA ao citar a Resoluo n 237/1997 do CONAMA e Lei Complementar Estadual n 272/2004, discorrendo sobre a Licena de Instalao e Operao, no demonstrando em nenhum momento ser exigvel da sociedade empresria r apenas a Licena Simplificada (fls. 1143-1152). E mais, o prprio IDEMA consignou no auto de infrao n 2009-032139/TEC/AIDM-0192 que o empreendimento minerrio enquadra-se na Tabela 4, III da Resoluo do CONEMA n 04/2006, ou seja, como empreendimento de grande potencial poluidor (fls. 580). Dessa feita, o Britador Caic deve elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e seu correspondente Relatrio (EIA/RIMA), a serem submetidos avaliao do IDEMA, o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), a ser aprovado pelo Municpio de Caic, e novo Programa de Recuperao de reas Degradadas (PRAD), a ser apresentado a ambas as esferas (estadual e municipal), para obteno das licenas. Urge consignar que quanto a este pedido em anlise (obrigao de fazer), no h de ser alcanada a sociedade empresria Brita Indstria, Comrcio e 51 Construes Civis Ltda (BRICOL), posto esta no mais exercer a atividade no local Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

desde 2006, de sorte que no h sentido determinar que a mesma cumpra um dever que hoje recai sobre outra pessoa jurdica, salvo os deveres e responsabilidades decorrentes do exerccio anterior da atividade, a serem analisados ainda nesta ao e em outras porventura ajuizadas no futuro. Com o fim de dotar a medida de eficcia, deve ser fixada multa pelo descumprimento das obrigaes estipuladas nesta sentena, tanto em face do Britador Caic, quanto em face do IDEMA, e mesmo multa pessoal ao Diretor Geral da Autarquia demandada. A propsito, perfeitamente possvel direcionar a multa cominatria no apenas ao ente estatal, mas tambm pessoalmente aos agentes pblicos responsveis pelo cumprimento da medida, consoante dico do art. 11 da Lei n 7.347/85, objetivando cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer estipulada no bojo de ao civil pblica, superando-se, assim, a ineficincia que adviria da imposio desta medida exclusivamente pessoa jurdica de direito pblico. Observe-se, no basta a afirmao de o processo dever garantir os direitos, preciso investigar tanto do ponto de vista dogmtico como emprico se os meios, os remdios postos disposio dos cidados so realmente acessveis e aptos para fazer os direitos satisfeitos, efetivos. A primeira indagao a ser feita para se verificar se um processo efetivo se os remdios processuais so acessveis a quem necessitar da atuao jurisdicional para proteo de direito, se so razoavelmente eficientes em termos de tempo, custo e, enfim, se garantem resultados concretos e adequados natureza da situao concreta que necessita de tutela.33 Na hiptese dos autos, faz-se necessrio dotar de efetividade este provimento jurisdicional, principalmente considerando que eventual recurso ser recebido, regra geral, no efeito s devolutivo. Ademais, o cidado, regra geral, vem a juzo pleiteando um bem da vida de valor individual ou coletivo e no um mero acertamento, uma mera declarao. Como bem anotou Nilca Maggi, em sua tese de doutorado:
Pode-se dizer que a atividade jurisdicional apresenta-se com duas faces: uma que declara o direito, outra que realiza o direito declarado. Conhecimento e julgamento da lide (cognio) e atuao da sano (execuo), uma completando a outra. So faces de uma mesma medalha.34

33

COMOGLIO, Luigi Paolo, FERRI, Conrado e TARUFFO, Michele. Lezioni sul processo civile . 52 Bologna:Av.Dom Mulino, 1995, p. 30. Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. Adelino Dantas,s/n,

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Moura Rocha bem colocaria a questo, em obra de referncia, no sentido de que a jurisdio mais do que atividade de deciso ou atividade de cautela, tambm atividade de execuo, ou seja, a prestao jurisdicional no se esgota com a prolatao da sentena.35 Nesse sentido, Leonardo Carneiro da Cunha, acompanhando Tereza Arruda Alvim Wambier, aponta como soluo que a multa, tanto a do 4 do art. 461 como a do pargrafo nico do art. 14, seja aplicada ao agente pblico responsvel pelo descumprimento.36 Nesse sentido a jurisprudncia do Tribunal de Justia deste Estado:
EMENTA: REMESSA NECESSRIA E APELAES CVEIS. DIREITO CONSTITUCIONAL E AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. ESCOAMENTO DE ESGOTO NAS VIAS PBLICAS ORIUNDO DE IMVEIS PBLICOS. DANO AMBIENTAL CARACTERIZADO. OBRIGAO DO ESTADO DE FAZER CESSAR A CAUSA DA DEGRADAO E DE RECUPERAR O AMBIENTE DANIFICADO. DANOS PATRIMONIAL E EXTRAPATRIMONIAL. NO CONFIGURADOS. APLICAO DE ASTREINTES. DIRECIONAMENTO AO ESTADO E AOS AGENTES PBLICOS RESPONSVEIS PELO CUMPRIMENTO DA DECISO. POSSIBILIDADE. AFASTAMENTO DA RESPONSABILIDADE APENAS DA GOVERNADORA DO ESTADO DO RN DIANTE DA SUA NO PARTICIPAO EFETIVA NOS AUTOS, SOB PENA DE VIOLAO AOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS DO CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA. PRECEDENTES DO STJ. VALOR DEMASIADO DA MULTA POR DIA DE DESCUMPRIMENTO DO COMANDO JUDICIAL. DIMINUIO. PRAZO RAZOVEL PARA CONCLUSO DAS OBRAS. SENTENA PARCIALMENTE MANTIDA. REMESSA NECESSRIA E APELAES CONHECIDAS E PROVIDAS EM PARTE. (TJRN Apelao Cvel n 2011.013266-2. Terceira Cmara Cvel. Relator: Des. Cludio Santos. Julgado em 22/08/2013).

34

MAGGI, Nilca Maria Barbosa. Da execuo da sentena como etapa do processo de conhecimento e da supresso dos embargos do devedor em execuo de ttulo judicial: forma de garantir o acesso justia. (tese de doutorado). Recife, 2001, p.36.
35

36

ROCHA, Jos de Moura. Sistemtica do novo processo de execuo: arts. 566 a 747 do Cdigo de Processo Civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1978, p. 1.
CUNHA, Leonardo Jos Carneiro da. A fazenda pblica Maynard em juzo.-So Paulo: Dialtica, 2003, p. 103. Caic-RN. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, CEP 59300-000, Fone: 3417-6044,

53

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

EMENTA: CONSTITUCIONAL. DIREITO AMBIENTAL. AO CIVIL PBLICA. POLUIO SONORA. TRANSTORNOS AO MEIO AMBIENTE E SADE DE NMERO INDETERMINADO DE PESSOAS. DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO. ART. 225 DA CONSTITUIO FEDERAL. CONDENAO DO MUNICPIO DO NATAL A IMPLEMENTAR MEDIDAS PARA COIBIR A EMISSO DE RUDOS DE ACORDO COM OS TERMOS DOS ARTS. 81 E 84 DA LEI MUNICIPAL N. 4.190/92 81 E DA RESOLUO N. 01/90 DO CONAMA. APLICAO DE MULTA MENSAL E PESSOAL NO VALOR DE R$ 5.000,00. POSSIBILIDADE. ART. 70, 3, DA LEI N. 9.605/98. MANUTENO DA SENTENA. RECURSO DE APELAO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJRN Apelao Cvel n 2012.001969-7. Terceira Cmara Cvel. Relator: Des. Amaury Moura Sobrinho. Julgado em 23/08/2012.

Acerca da imposio de multa diretamente pessoa do agente pblico, leciona Luiz Guilherme Marinoni37:
Entretanto, no h cabimento da multa recair sobre o patrimnio da pessoa jurdica, se a vontade responsvel pelo no-cumprimento da deciso exteriorizada por determinado agente pblico. Se a pessoa jurdica exterioriza a sua vontade por meio da autoridade pblica, lgico que a multa somente pode lograr o seu objetivo se for imposta diretamente ao agente capaz de dar atendimento deciso jurisdicional. No h procedncia no argumento de que a autoridade pblica no pode ser obrigada a pagar a multa derivada de ao em que foi parte apenas a pessoa jurdica.

Por fim, a matria j foi analisada pela Corte do STJ, em recurso especial interposto pelo Estado do Rio Grande do Norte e no provido:
PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. OBRIGAES DE FAZER E NO FAZER. ASTREINTES. VALOR. REEXAME FTICO-PROBATRIO. SMULA 07/STJ. FIXAO CONTRA AGENTE PBLICO. VIABILIDADE. ART. 11 DA LEI N 7.347/85. 1. O pedido de minorao da quantia arbitrada a ttulo de astreintes no ultrapassa a barreira do conhecimento, uma vez que o valor confirmado pela Corte de origem - R$ 5.000 (cinco mil reais) por dia no se mostra manifestamente desarrazoado e exorbitante. Por conseguinte, sua modificao dependeria de profunda incurso na seara ftico-probatria. Incidncia da Smula 07/STJ.
37

In: Tcnica Processual e Tutela dos Judicirio, DireitosMaynard . So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004, p. 662. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

54

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

2. A cominao de astreintes prevista no art. 11 da Lei n 7.347/85 pode ser direcionada no apenas ao ente estatal, mas tambm pessoalmente s autoridades ou aos agentes responsveis pelo cumprimento das determinaes judiciais. 3. Recurso especial conhecido em parte e no provido. (STJ - REsp 1111562/RN. 2 Turma. Relator: Ministro CASTRO MEIRA. Julgado em 25/08/2009. Publicao: DJe 18/09/2009).

Dessa forma, por ser o agente pblico o responsvel pelo cumprimento da deciso judicial e, considerando que a multa a ser arbitrada tem carter de motivar o rpido cumprimento de deciso pela Autarquia Estadual, as astreintes tambm devem ser suportadas pelo Diretor do IDEMA, como uma forma de garantir a efetividade da medida. 2.5.2 OBRIGAO DE NO FAZER O Ministrio Pblico Estadual pugnou pela condenao dos rus em obrigao de no fazer, consistente na absteno de desenvolver a atividade industrial de explorao de mineral degradadora e potencialmente poluidora, inclusive as exploses, at a concluso dos Estudos de Impacto Ambiental e de Vizinhana, exigidos constitucionalmente. Porm, esta matria esgota-se com as questes j expostas no captulo anterior desta sentena, pois se a r est obrigada a elaborar os aludidos estudos para obter a licena do Poder Pblico e exercer a atividade mineradora, decorre logicamente a obrigao de no fazer, ou seja, abster-se da ao em contrrio, consequncia que coincide com a pretenso do autor. Ademais, este pedido est intrinsecamente ligado ao requerimento de antecipao dos efeitos da tutela, deferida em deciso de fls. 326-328 e alterada em deciso de fls. 533-535, quando ficou determinada a limitao da carga de exploses (450 Kg de dinamite) e em horrios predeterminados. Porm, com a mudana da pessoa jurdica responsvel pela atividade mineradora na Lavra de granito em Caic, por evidncia que a tutela antecipada caducou, pois fora concedida em face de outra pessoa, no mais responsvel pela atividade. Assim, a necessidade de antecipao da tutela merece nova anlise. A tutela de urgncia trabalha com a dimenso temporal e com a efetividade. preciso observar que, na atualidade, a preocupao da doutrina processual no que se refere a essas duas dimenses no se restringe mera tutela ao processo com nico fim de se garantir a eficcia jurdico-formal da prestao jurisdicional final, ou seja, utilidade do processo de conhecimento cognio plena, mas efetividade no plano dos fatos, e mais, dentro de um prazo razovel. Embora, como assinala Federico Carpi, de Bolonha, no seja nova a preocupao com a longevidade dos processos, o que novo em nossa poca a conscincia nos 55
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

ordenamentos modernos de que a tutela jurisdicional dos direitos e dos interesses legtimos no efetiva se no obtida rapidamente. Em outras palavras, o fator tempo tornou-se um elemento determinante para garantir e realizar o acesso justia.38(Traduo nossa, grifo nosso) Essa assertiva de fcil constatao quando se observa a internacionalizao da tutela sumria satisfativa. Federico Carpi, embora reconhecendo a necessidade de uma maior sistematizao das modalidades de tutela, cita: rfr-provision s, que consiste em uma medida antecipatria que pode ser concedida a qualquer tempo no processo relativo ao direito civil, comercial e ao do trabalho o Einstweiligen Verfngenalemo nos dois tipos previstos no ZPO 935 e 940, que possibilita a antecipao parcial da deciso definitiva para manter a paz jurdica e a interlocutory injuctiondos pases do Common Law.39 Na Itlia, a reforma implementada pela Lei n 353 de 26 de novembro de 1990 procurou valorizar o juiz de primeiro grau, tornando regra a execuo provisria da sentena e permitindo o deferimento de provimentos antecipatrios de condenao.40 Foram introduzidos os arts. 186 bis e 186 ter, possibilitando a antecipao da condenao de quantia no contestada ou, quando da fase das concluses, o requerimento de antecipao, cujos pressupostos so os mesmos necessrios para emisso do decreto injuntivo no procedimento monitrio. 41A tutela sumria satisfativa na Itlia j era conhecida em procedimentos especiais como o do processo de trabalho no art. 423 do CPC Italiano e na utilizao dos provimentos de urgncia com fundamento no art. 700 do referido CPC. No mbito comunitrio europeu, a Corte de Justia de Luxemburgo tem reconhecido sistematicamente a necessidade de medidas urgentes, no s negativas (cautelares), mas tambm positivas (antecipatrias) para garantir a efetividade do processo e, em conseqncia, dos direitos que ele deve tornar efetivos. Como exemplo desse labor da Corte, cita-se no s a afirmao da possibilidade de aes cautelares contra a Coroa, alterando-se norma tradicional inglesa, como tambm a superao dos rgidos confins a que vrios pases europeus limitavam a tutela cautelar nos confrontos com a administrao pblica. Como bem assevera Nicol Trocker:

38

CARPI, Federico. La tutela d'urgenza fra cautela, sentenza antecipata e giudizio di merito. Rivista di Diritto Processuale. Padova: Cedam, ottobre-dicembre, anno XL, n 4, 1985, p. 682. 39 Opt. Cit., p. 683-685. 40 COMOGLIO, Luigi Paolo, FERRI, Conrado e TARUFFO, Michele. Lezioni sul processo civile. Bologna: Mulino, 1995, p. 585. 56 41 FAZZALARI, Elio. Instituzioni di diritto Judicirio, processuale. Padova: CEDAM, 1996, p.3417-6044, 141-142. Caic-RN. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Maynard - CEP 59300-000, Fone:

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

(...) suas pronncias (a da Corte) no atingem apenas a normativa inglesa que exclui totalmente a admissibilidade de aes cautelares nos litgios da Coroa. Vm sendo superados os rgidos confins que, segundo um mero dado legislativo, em outros pases europeus da Frana Espanha Itlia limitam a tutela cautelar nos confrontos da administrao pblica apenas suspenso do ato impugnado.42 (traduo nossa).

Trocker lembra, ainda, a exigncia de uma tutela inibitria efetiva, inclusive de urgncia, para proteo dos consumidores.43 No Brasil, a doutrina tem entendido que h um direito constitucional tutela de urgncia com fundamento no art. 5, inciso XXXV, direito este que no pode ser limitado por norma infraconstitucional, ou seja, o legislador nno pode, a priori, dizer se neste ou naquele caso h periculum in mora. O inciso XXXV do art. 5 protege no s acesso justia quando h leso a direito, mas tambm quando h ameaa a direito, o que exige do sistema jurdico meios adequados para garantir a efetividade processual, a qual s se obtm se a tutela for adequada e tempestiva. A tutela de urgncia, portanto, um direito do cidado, ainda mais quando est em discusso o direito difuso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, cabendo ao juiz apenas decidir se presentes os requisitos para o deferimento nos moldes requeridos, vez que ponto pacfico no nosso ordenamento jurdico que: no fica ao arbtrio do Juiz deixar de conceder liminar, se preenchidos os requisitos legais para esse fim. (BOL AASP 1.027/157) - CPC - Theothonio Negro, 26a ed. SARAIVA. Para concesso da tutela antecipada genrica, faz necessria a presena, concomitante, da verossimilhana das alegaes, da prova inequvoca do direito alegado e do perigo de dano irreparvel ou de difcil reparao, bem como que no haja o risco de irreversibilidade da medida antecipada. Mas, faz-se necessrio tecer algumas consideraes sobre a antecipao da tutela especfica ambiental. O direito busca acompanhar a sociedade, sendo influenciado pelas grandes transformaes ocorridas na ordem cultural, cientfica e tecnolgica. Essa realidade dinmica exige que o Direito seja sensvel s mudanas e que tenha capacidade para se impor de forma eficaz, regulando as novas lides, especialmente as demandas coletivas, pois os conflitos entre Tcio e Mvio j esto superados. A

TROCKER, Nicol. La carta dei diritti fondamentali dell`Unione europea ed il processo civile. Rivista Trimestrale di Diritto e Procedura Civile. Milano: Giuffr, a: LVI, n 4, dicembre, 2002, p. 1200-1201. 57 43 TROCKER, Nicol , Opt. Cit., p. 1203. Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo

42

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

nova ordem jurdica deve se preocupar com os conflitos de massa, envolvendo vrias pessoas, de diferentes lugares, no presente e para as futuras geraes, como o direito difuso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nas palavras do professor Fredie Didier Jr44:
Reconhece-se, da mesma forma, que o direito tende universalizao em todas as reas, e que o Estado passa a interferir na regulao das relaes entre os indivduos, valorizando a preocupao social e, como decorrncia, abandonando as solues marcadamente privatista, que o direito moderno herdou do romano atravs dos tempos.

certo que h possibilidade de concesso de cautelares em ao civil pblica e provimentos liminares initio litis, porque expressamente previstos na Lei n 7.347/1985 (Lei da Ao Civil Pblica), arts. 4 e 12, respectivamente. No entanto, nenhuma das hipteses afasta o cabimento da antecipao da tutela genrica, contemplada no art. 273 do Cdigo de Processo Civil, aplicvel s aes civis pblicas ex vi do disposto no art. 19 da Lei n 7.347/85, alm do permissivo constante no art. 84, 3, da Lei n 8.078/1990 (Cdigo de Defesa do Consumidor), institutos do microssistema do direito processual coletivo. Realmente, a tutela coletiva merece tratamento especial do Estado pela importncia, amplitude e disperso dos titulares, e mesmo em vista do carter indisponvel dos direitos fundamentais. E, havendo requisitos especficos mais brandos do que aqueles exigidos para as lides em geral, deve ser aplicado em todas as situaes em que houver a necessidade da proteo dos direitos transindividuais. Por essas razes, h mesmo quem advoga a inaplicabilidade do art. 273 do CPC na antecipao da tutela coletiva por ser demasiadamente rigoroso, pelo que bastaria a configurao da hiptese do art. 84, 3 do CDC, como concluiu Marcelo Henrique Matos Oliveira45.
A partir da entrada em vigor do cdigo de Defesa do Consumidor, observamos verdadeiro elo com a lei de Ao Civil Pblica, tornado-os um verdadeiro microssistema processual coletivo capaz de tutelar, de

44

DIDIER JR, Fredie; ZANETI JR, Hermes. Curso de direito processual civil: processo coletivo. 5 Ed. Vol. 4. Salvador/BA: JusPodivm, 2010, p. 32. 45 In: Antecipao dos efeitos da tutela na ao civil pblica. Disponvel em: 58 www.ambito-juridico.com.br. Acesso em:Judicirio, 06 Set 2013. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

forma adequada e eficaz, os direitos difusos, coletivos, ou homogneos. Por isso, a antecipao dos efeitos da tutela coletiva deve se pautar pelos ditames do 3 do art. 84 do CDC, que exige requisitos mais adequados dimenso social que reflete os direitos transindividuais, e no pelo artigo 273 do Cdigo de Processo Civil, que demasiadamente rigoroso, tornando a possibilidade de antecipao quase nula. Dessa forma, inegvel que o operador do direito est autorizado a se utilizar de todos os instrumentos e meios necessrios para fazer com que o processo coletivo seja realmente efetivo, possibilitando assim, um amplo acesso justia de forma coerente com as necessidades sociais.

O direito qualidade de vida exige necessariamente a garantia ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, no s ao presente, mas tambm s geraes vindouras. Trata-se, deveras, de direito difuso, por sua natureza indivisvel e cujos titulares so pessoas indeterminadas ligadas por circunstncias de fato (art. 81, pargrafo nico, I, do CDC). Em vista disso, assegura DIDIER46, "a coisa julgada que advier das sentenas de procedncia ser erga omnes (para todos), ou seja, ir atingir a todos de maneira igual (art. 103, I, CDC). O art. 225 da Constituio Federal claro ao dispor que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Outrossim, deve-se considerar a importncia e vulnerabilidade dos recursos naturais, bens indispensveis vida no Planeta Terra, j to agredido por nossas prticas econmicas ambiciosas. Na maior parte das vezes, o dano ambiental, uma vez causado, de difcil ou impossvel reparao. Basta pensar, por exemplo, na devastao de reas de vegetao, aterramento de rios e lagos, poluio do ar, do solo e da gua, extino de espcimes da fauna silvetre, alterao na formao geolgica e aceleramento nos processos de eroso. So apenas algumas hipteses pertinentes tutela jurisdicional de urgncia em matria ambiental, com vistas a impedir que o dano se concretize, ou, caso o mesmo j tenha se manifestado, cessar a prtica da conduta que lhe deu origem. Em qualquer caso, trata-se de medida indispensvel preveno dos danos ao meio ambiente que estejam na iminncia de ser causados ou mesmo que j estejam ocorrendo. Isto porque, em matria ambiental, vigoram os princpios da precauo e da preveno.
46

Opt. Cit. , p. 74. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

59

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Para que o pressuposto do fumus boni iuris se revele configurado, mister a demonstrao de que a conduta praticada pelo ru, violadora de uma determinada norma jurdica, cause ou esteja em vias de causar dano irreparvel ou de difcil reparao ao meio ambiente, independentemente da existncia de culpa, por tratar-se de responsabilidade objetiva (Art. 14, 1, da Lei n 6.938/81). O periculum in mora decorre logicamente do primeiro pressuposto, pois a conduta potencialmente violadora das normas protetivas deve ser imediatamente rebatida, sob pena de sujeitar os bens naturais a danos irreversveis, em afronta direta, sobretudo, ao princpio da precauo, matria constitucional. A essencialidade, natureza difusa, perenidade, instabilidade e reflexibilidade dos recursos naturais fazem com que o periculum in mora esteja in re ipsa na tutela ambiental. Quanto postulao do provimento antecipatrio, defende Pacheco Fiorillo47:
Oportuno frisar que as normas de jurisdio civil coletiva no reclamam postulao das partes para a concesso da tutela antecipada, podendo o juiz conced-la de ofcio. De forma diferente estabelece a jurisdio civil individual, que exige, no art. 273 do Cdigo de Processo Civil, entre outros requisitos, o requerimento das partes.

In casu, anote-se, trata-se de analisar a necessidade de medida de urgncia do tipo antecipatria de cognio exauriente, porque consistente na satisfao do autor antes do trnsito em julgado da deciso, porm aps a instruo processual. No exatamente a tutela antecipada genrica do art. 273 do CPC, por ser esta baseada apenas na verossimilhana das alegaes, nem a medida liminar do art. 12 da Lei da ACP, obviamente porque esta concedida initio litis, muito menos a cautelar prevista no art. 4 da citada lei coletiva, mesmo incidenter tantum, pois no tem carter acautelatrio, mas satisfativo. No item VI da petio inicial o Ministrio Pblico postulou a concesso de medida liminar para cessar imediatamente a atividade de explorao mineral at a realizao dos EIA/RIMA e EIV ou determinar a adoo de medidas mitigadoras dos efeitos da vibrao, sopro do ar, rudo e ultralanamento. Porm, est suficientemente provado nos autos que as medidas j foram adotadas, de sorte que cessaram as reclamaes, como em meados de 2004 ocorriam. O autor no juntou qualquer prova que demonstrasse a permanncia dos incmodos decorrentes das exploses, como atribudos incialmente sociedade empresria Brita Indstria, Comrcio e Construes Civis Ltda (Bricol), no havendo sequer reclamaes registradas contra a sociedade empresria que sucedeu aquela, o Britador Caic.
47

Opt. Cit. , p. 683. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

60

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

As testemunhas ouvidas na audincia de instruo, Antnio Heloso Limeira, Reginaldo Clemente, Tarcsio Nbrega de Melo, Digenes Arajo de Andrade e Eduardo Ricardo Gurgel de Oliveira, alm dos declarantes, relataram fazer muito tempo desde o perodo em que era comum ouvir reclamaes de vibraes e rudos decorrentes das exploses, no havendo notcias recentes dos efeitos imediatos decorrentes das exploses como no passado. Independentemente de estar-se usando atualmente a linha eletrnica ou silenciosa, o brinel de retardo ou o brinel eletrnico, o certo que as medidas empregadas pelo Britador Caic fizeram cessar os incmodos antes relatados nos idos de 2004 a 2006, pelo menos no consta nos autos novos registros de possveis danos e, amparando-se em conhecido brocardo do Direito Romano, quod non est in actis non est in mundu. Noutra via, a paralisao das atividades at concluso dos EIA/RIMA e EIV no se mostra razovel, pois se trata de estudos complexos elaborados por equipe multidisciplinar, por vezes com necessidade at de audincias pblicas, sendo necessrio um prazo mais elastecido para o levantamento dos impactos ambientais e elaborao das medidas saneadoras. Dessarte, uma vez que o empreendimento esteja funcionando com todas as licenas e autorizaes necessrias, no h porque determinar a interrupo imediata das atividades. Assim, a paralisao somente dever ocorrer, e nesse sentido a concesso da tutela antecipada, caso decorra o prazo que ser concedido ao ru para a elaborao dos estudos sem que este cumpra com a obrigao, atentando-se que o prazo, que comear a correr a partir da intimao da sentena, e no do seu trnsito em julgado. Ademais, dos documentos constantes no caderno processual, verifica-se que a licena do Blaster do Britador Caic venceu em 01/01/2011 (fls. 682), a autorizao do Exrcito para a compra, armazenamento e consumo de explosivos expirou em 30/06/2011 (fls. 671-673), a Licena Simplificada do IDEMA caducou em 22/07/2013 (fls. 687-688), o Alvar de Licenciamento do Municpio de Caic/RN vigorou at 31/01/2011 (fls. 634) e s fora elaborado um Relatrio de Lavra, referente ao ano de 2010 (fls. 638-666). Dessa feita, a antecipao da tutela deve ser concedida para interromper as atividades se, no prazo a ser fixado no dispositivo sentencial, a sociedade empresria r, Dantas, Gurgel e Cia Ltda (Britador Caic), no elaborar dos EIA/RIMA e EIV e novo PRAD e, tambm, no provar a existncia de novas autorizaes e licenas, pois neste caso tratar-se- de atividade mineradora irregular, funcionando sem licena do Poder Pblico. bem verdade que, malgrado o apoio da doutrina majoritria, a jurisprudncia vacilante quanto concesso da tutela antecipada genrica em ao civil pblica, por entender que a demanda coletiva guarda uma complexidade tal incompatvel com o julgamento prvio (cognio sumria), especialmente quando o pedido condenatrio. Alm de no comungar com essa viso restritiva da tutela jurisdicional coletiva, e mais porque na espcie j houve a concluso da fase instrutria, o caso em concreto no revela maiores dificuldades, pois a antecipao da 61
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

tutela est sendo concedida na sentena, aps a instruo probatria e com a efetiva garantia do contraditrio e ampla defesa, amparando-se, portanto, em cognio plena e exauriente. Alm disso, a exigibilidade do cumprimento da antecipao da tutela decorrer, apenas, da inrcia do ru que, no prazo razovel a ser concedido, no apresentar os estudos, programas, autorizaes e licenas necessrios atividade de extrao e beneficiamento do granito para a produo da brita na lavra localizada no Municpio de Caic/RN. 2.5.3 REPARAO DOS DANOS O Ministrio Pblico tambm pleiteia neste processo a reparao dos danos ambientais coletivos e vizinhana, causados pela atividade mineradora notadamente pelas exploses desenvolvida pela sociedade empresria r (inicialmente a Bricol e depois o Britador Caic). Porm, diga-se desde logo, no h prova nos autos suficientes a demonstrar o nexo causal entre os danos alegados e a atividade mineradora, mesmo quando se tem por referncia o tempo mais remoto, poca de atuao da primeira sociedade empresria responsvel pela atividade mineradora (a Bricol). E a ausncia de comprovao do nexo causal exatamente o bice procedncia da ao, pois em matria de responsabilidade civil ambiental no importa o elemento subjetivo da conduta, bastando provar a relao de causalidade entre o dano alegado e os efeitos da atividade potencialmente poluidora ou degradadora. A responsabilidade civil ambiental diz respeito a dever de toda pessoa no lesar o meio ambiente, tornando imperioso o ressarcimento de qualquer bem violado por parte do agente causador que, por ao ou omisso, tenha dado causa. Assim, o ressarcimento tem como pressuposto, alm do prejuzo ocorrido, uma conduta ilcita que lhe tenha comprovadamente dado origem. A responsabilidade civil ambiental objetiva, ou seja, dispensa investigao sobre o elemento subjetivo da conduta, desde que provados o dano, a conduta e o nexo de causalidade entre um e outra. Na lio de Talden Farias48, a adoo da teoria da responsabilidade objetiva, prerrogativa presente em outros direitos difusos, justificada pelo fato de que as normas ambientais foram criadas com o objetivo de defender e preservar a natureza. Para Pacheco Fiorillo49, a responsabilidade ambiental objetiva tem amparo constitucional, mesmo tendo sua origem em norma infraconstitucional:

48 49

Opt. Cit., p. 83. Opt. Cit. , p. 103. Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

62

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

O direito ambiental, atento a essas modificaes e considerando a importncia dos bens tutelados, adota a responsabilidade civil objetiva. Vale frisar que, anteriormente Constituio Federal de 1988, a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei n. 6.938/81) j previa a responsabilidade objetiva do poluidor no seu art. 14, 1. Com a promulgao da Lei Maior tal norma infraconstitucional foi recepcionada, tendo como fundamento de validade o art. 225, 3, porquanto este no estabeleceu qualquer critrio ou elemento vinculado culpa como determinante para o dever de reparar o dano causado ao meio ambiente. Consagrou-se, portanto, a responsabilidade objetiva em relao aos danos ambientais.

Como reconhecido pelo Egrgio Superior Tribunal de Justia, a responsabilidade civil ambiental objetiva decorre de expressa previso legal:
AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. VAZAMENTO DE OLEODUTO. INDENIZAO. CERCEAMENTO DE DEFESA. INEXISTNCIA. ELEMENTOS DOCUMENTAIS SUFICIENTES. LEGITIMIDADE ATIVA DO PESCADOR ARTESANAL. DANO AMBIENTAL. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. PRINCPIO DO POLUIDOR-PAGADOR. MATRIAS DECIDIDAS PELA SEGUNDA SEO. SUCUMBNCIA RECPROCA. REVISO. SMULA N 7/STJ. 1. "No configura cerceamento de defesa o julgamento antecipado da lide (CPC, art. 330, I e II) de processo de ao de indenizao por danos materiais e morais, movida por pescador profissional artesanal contra a Petrobrs, decorrente de impossibilidade de exerccio da profisso, em virtude de poluio ambiental causada por derramamento de nafta devido a avaria do Navio 'N-T Norma', a 18.10.2001, no Porto de Paranagu, pelo perodo em que suspensa a pesca pelo IBAMA" (REsp 1.114.398/PR, Rel. Ministro Sidnei Beneti, Segunda Seo, julgado em 8/2/2012, DJe 16/2/2012). 2. Extrai-se, ainda, do mesmo voto que "O dano ambiental, cujas consequncias se propagam ao lesado, , por expressa previso legal, de responsabilidade objetiva, impondo-se ao poluidor o dever de indenizar". 3. Invivel, em sede especial, a reviso dos critrios adotados na origem para a distribuio dos nus sucumbenciais, dadas as peculiaridades de cada caso concreto, nos termos da Smula n 7/STJ. 4. Agravo regimental no provido. (STJ - AgRg no AREsp 238.427/PR. Terceira Turma. Rel. Ministro Ricardo Villas Bas Cueva. Julgado em 06/08/2013. Publicado em DJe 09/08/2013).
63 Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE. CERCEAMENTO DE DEFESA. VALOR DA CONDENAO EM DANOS MATERIAIS. SMULA N. 7/STJ. HONORRIOS SUCUMBENCIAIS. RESPONSABILIDADE CIVIL. PETROBRS. ROMPIMENTO DO POLIDUTO "OLAPA" E VAZAMENTO DE LEO COMBUSTVEL. DANO AMBIENTAL. TEORIA DO RISCO INTEGRAL. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. PRECEDENTE DA SEGUNDA SEO, EM SEDE DE RECURSO REPETITIVO. ART. 543-C DO CPC. TERMO INICIAL. JUROS MORATRIOS. SMULA N. 54/STJ. DECISO MANTIDA. (STJ - AgRg no AREsp 273.058/PR. Quarta Turma. Rel. Ministro Antonio Carlos Ferreira. Julgado em 09/04/2013. Publicado em DJe 17/04/2013).

O ressarcimento do dano ambiental pode ser de forma especfica, em que h o ressarcimento in natura ou com indenizao em dinheiro. Deve-se em primeiro lugar buscar a reparao natural pela recomposio efetiva e direta do ambiente prejudicado. Ainda que no seja possvel o retorno ao statu quo ante, a reparao especfica muito mais vantajosa, ao homem e ao meio ambiente, do que a indenizao em pecnia. O fundamento dessa prevalncia da reparao in natura decorre do art. 4, VI, da Lei n 6.938/81, ao cuidar dos objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. In casu, o pleito do autor diz respeito reparao de danos materiais decorrentes das exploses provocadas pelas demandadas no desmonte do macio rochoso, e no de danos ambientais propriamente ditos (danos ao meio ambiente natural) que, porm, no deixam de ser espcie de danos ambientais. O autor alegou que as rachaduras e fissuras nas casas dos moradores do bairro Vila Altiva, nesta cidade de Caic, decorreram unicamente das vibraes advindas das exploses na sede da lavra de explorao de granito pelas mineradoras demandadas. Mas, como deflui dos documentos constantes nos autos e principalmente dos depoimentos colhidos na audincia de instruo, existem outras causas possveis para o problema na estrutura das casas, como vcio de construo, subdimencionamento das fundaes, e at mesmo o trfego de caminhes nas rodovias prximas s casas danificadas. Em que pese ser possvel, em tese, a cobrana de danos patrimoniais por atos que agridem o meio ambiente, a serem pagos coletividade individualmente, necessrio se faz a prova dos prejuzos materiais efetivamente sofridos por cada um a autorizar a condenao do agente causador no pagamento em dinheiro de indenizao a esse ttulo, precedido, obrigatoriamente, da demonstrao do nexo causal entre os danos alegados pelo autor e a conduta imputada ao ru. o caso dos 64 autos. Os prejuzos sofridos por cada morador do entorno do empreendimento
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

poderiam ser apurados em fase de liquidao. Mas, o cerne da questo de mrito o nexo de causalidade, no demonstrado nos autos, conduzindo inevitavelmente improcedncia do pedido de reparao por insuficincia probatria. O que se pode perceber das vrias fotografias constantes nos autos que as casas esto com rachaduras. Mas, afirmar que tenham sido causadas exclusivamente pelas exploses na extrao da brita fazer conjecturas e fundamentar o decisum em suposies, pois no h prova suficiente a demonstrar a relao de causalidade entre os problemas nas estruturas das casas e as exploses. Os laudos de fls. 197, 216, 224, 233, 237, 256, 261, 271 e 281 dos autos e as fotografias que seguem os laudos, apenas provam a existncia de rachaduras nas casas dos senhores Ricardo Brito da Silva, Joaquim Gregrio de Azevedo Neto, Antnio Pereira Neto, Valdimir Fernandes, Incio Josival Santos, Francisco Fbio de Oliveira, Virgnio Jos de Arajo Vale, Jos Mrio Costa da Silva e Hudson Ferreira Stopelli, respectivamente. Mas, a concluso do perito sobre a causa das rachaduras foi mera reproduo do que os moradores lhe disseram, como afirmou o prprio perito, Reginaldo Clemente, na audincia do dia 02 de abril de 2013 (CD constante s fls. 897-v). No exatamente com as mesmas palavras, mas assim declarou a citada testemunha: "[...] Foi responsvel por laudos na Vila Altiva. O problema era fissuras. A causa que os moradores diziam que era o Britador. Foi constatar o estado atual das construes. No fez avaliao do que teria causado essas fissuras porque no tinha aparelho disponvel para fazer isso... No disse que foi o Britador, mas foram os prprios moradores que disseram..." por evidncia, tais relatrios no provam a relao de causalidade entre as rachaduras nas casas do bairro Vila do Princpio, identificadas nos laudos, e as exploses operadas pelas sociedades empresrias requeridas. Sobre as exploses, at a Delegacia de Polcia Civil foi acionada poca, instaurando o Inqurito Policial n 063/02 (fls. 40-193), para investigar possvel crime tipificado no art. 251 do Cdigo Penal. Porm, verificou-se que a Bricol tinha todas as licenas e autorizaes do Poder Pblico para funcionar no local, inclusive tinha o registro de autorizao do Exrcito Brasileiro para a compra, armazenamento e utilizao de explosivos, alm de contar com um blaster devidamente habilitado para a funo. s fls. 95 dos autos consta o ofcio n 038/SFPC, do Exrcito Brasileiro (Batalho do Serid) atestando a legalidade das exploses. Por fim, existe em desfavor dos rus um laudo tcnico elaborado em julho de 2004 pelo professor Janncio Bezerra de Melo (fls. 36-39), com o qual o Ministrio Pblico embasou suas primeiras alegaes, porm nada argumentou nas razes finais sobre essa possvel prova. Quer dizer, se nem o autor usou o laudo tcnico para fundamentar suas concluses, deixou mesmo claro que o laudo no serve, por si s, para garantir a procedncia da ao. 65
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Analisando o referido laudo, no se pode concluir pela responsabilidade das requeridas pelas rachaduras nas casas alegadamente atingidas por ondas ssmicas advindas das exploses na "Pedreira". O perito afirmou que todas as residncias e edificaes construdas no bairro Vila Altiva apresentavam grande quantidade de rachaduras nas suas paredes (fls. 37). Entretanto, tambm consta nos autos declaraes de moradores do mesmo bairro atestando que suas casas no apresentaram idnticos problemas, a saber, Maria de Ftima Dantas Arajo (fls. 371) e Adriano Raimundo Maia (fls. 372), e moradores de locais muito mais prximos, como Francisco Ernesto Filho, que morava a 400m da Pedreira Bricol (fls. 370) e Tarcsio Nbrega de Melo, a 500m (fls. 373). Quer dizer, enquanto imveis a aproximadamente 500m da frente da lavra no apresentaram problemas com as atividades das requeridas, alguns moradores do bairro Vila Altiva, a 2.630m, atriburam Pedreira Bricol as rachaduras em suas casas, porm sem provas concretas sobre a relao de causalidade. Outrossim, as concluses do perito basearam-se apenas na anlise das condies do solo local (Bairro Vila Altiva). No fora usado qualquer aparelho para medio das vibraes decorrentes das exploses, nem fora explicado no laudo quais os mtodos e tcnicas utilizados na percia. O que propriamente teria causado as fraturas nas paredes das residncias- Foram ondas de compresso, transversais, longitudinais ou outra modalidade de ondas- Com que velocidade essas ondas alcanaram as casas que ficavam a mais de 2km de distncia da Pedreira- Qual a velocidade das partculas de presso (PPV)- So questes que o laudo no responde. Na audincia de instruo as testemunhas e declarantes no reclamaram que suas casas tinham sido danificadas pelas atividades do Britador, mas que h alguns anos sentiam-se incomodados com os barulhos das exploses. Assim declarou a testemunha Tarcsio Nbrega de Melo: "[...] Tem vrios imveis na cidade e na zona rural prximo ao Britador. Tem um uma casa que fica a uns 1.000m, construa em 1979 (34 anos). No teve nenhuma rachadura ou qualquer dano que atribua ao Britador. A casa est intacta. Tem um Hotel no bairro Penedo. No tem danos. Ouviu o coronel responsvel pelo Batalho do Exrcito dizer que fiscalizou nos perodos das exploses e constatou que os efeitos estavam abaixo do permitido..." (CD s fls. 897-v). Tambm declarou a testemunha Digenes Arajo de Andrade: "[...] Mora em Caic, na Vila Altiva, em casa prpria. A casa foi construda em 2008. No sofre nenhum problema com a atividade do Britador, porque fez sua casa obedecendo as especificaes do engenheiro, com observncia ao clculo estrutural. A nica rachadura que tem o engenheiro disse que era a falta de uma viga na janela..." (CD s fls. 897-v). J a declarante Jair Paulino Maia afirmou: "[...] Tem uma casa com 66
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

escada de granito, que rachou um pouquinho, mas tem certeza que no foi do Britador. O problema que teve foi com barulho das exploses. As janelas vibram, mas as paredes no. Nenhuma parede rachou nem caixa d'gua. Faz muito tempo que no escuta mais esses barulhos..." (CD s fls. 1107). Para no dizer que nenhuma das testemunhas tenha atribudo s exploses os danos em seu imveis, a testemunha Antnio Heloso Limeira alegou uma trincadura na caixa d'gua da Clnica Humanas, localizada no bairro Penedo. Malgrado atribuir o fato s exploses, afirmou no ter inquirido ao engenheiro responsvel pelo conserto se a causa teria sido realmente as vibraes no imvel. Todavia, mesmo que ficasse devidamente provado que o dano alegado pela testemunha fosse em decorrncia de conduta imputada aos rus, o que no o caso, no se poderia dizer que esta nica "prova" afastasse todas as contraprovas e servisse para, sozinha, embasar a procedncia da ao, ainda mais quando no se tem um laudo sobre as causas da falha na estrutura da caixa d'gua. Alm do mais, em favor dos rus constam nos autos as seguintes provas: Laudo Tcnico de agosto de 2002 (fls. 96-108), Laudo Tcnico da Carcar Comercial Ltda (fls. 111-112), Relatrio Tcnico n 15/02 do IDEMA (fls. 121-122), Relatrio de medio sismogrfica realizado pela Magnum S/A, um em janeiro de 2003 (fls. 176-192), Relatrio sismogrfico elaborado pelo DYNO Nobel Magnum, em outubro de 2004 (fls. 289-319), Laudo de danos fsicos de responsabilidade da Caixa Econmica Federal (fls. 375-380), Relatrio de vistoria do IDEMA (fls. 575-583), Relatrio sismogrfico realizado pela DEXPOL em abril de 2009 (fls. 728-746), Relatrio sismogrfico realizado pela Britanite em maro de 2009 (fls. 748-761), extrato de processo n 0001865-44.2005.8.20.0101 (fls. 763) e Laudo pericial do imvel de Francisca Lusaneide de Oliveira (fls. 765-810). A propsito dos relatrios sismogrficos, estes demonstram o respeito s normas regulamentares, quanto s vibraes e rudos das exploses. Consoante a norma 9.653/2005, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), os nveis permitidos de velocidade de partcula ("vibraes") e presso acstica ("rudos") so 15,0 mm/s e 134 dB, respectivamente. O laudo elaborado pela Carcar foi solicitado pelo Exrcito Brasileiro e a concluso dos peritos foi: "A concluso que chegamos com o nmero acima que a partir de uma distncia de 616,5m os nveis de sobrepresso ficam cada vez menores at sua total dissipao. Vale a pena relembrar que estamos avaliando os efeitos das ondas de ar, que no afetam estruturalmente nenhuma das residncias, mesmo as que esto dentro deste permetro, caso estas ondas de ar afetassem estruturalmente as residncias suas janelas j estariam quebradas, uma vez que a resistncia do vidro presso muito inferior da alvenaria..." (fls. 111).
67 J quanto aos nveis de "vibraes" e "rudos", os sismgrafos registraram Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

o seguinte: em maio de 2002 a BENITZ MARQUES (MAGNUM S.A) montou o sismgrafo junto ao Motel CE KY SABE, a 400m da Pedreira, e marcou 0,9 mm/s de velocidade de partcula (PPV) e 112 dB de presso acstica; em outubro de 2004 a DYNO NOBEL MAGNUM montou o sismgrafo na casa do Sr. Valdir Dantas de Arajo, a 600m da Mina, e o maior nvel registrado foi 0,7 mm/s de PPV e 124 dB de presso acstica; em maro de 2009 a BRITANITE/IBQ INDSTRIA QUMICA LTDA montou o sismgrafo junto ao IFRN, a 1.165m da frente de lavra, e marcou 0,0 mm/s de PPV e 0,0 dB de presso acstica; e, por fim, em abril do mesmo ano de 2009 a DEXPOL DISTRIBUIDORA DE EXPLOSIVOS LTDA montou um sismgrafo no bairro Vila Altiva, a 2.000m, e outro junto Igreja de Santana, no centro da cidade de Caic, a 2.800m, porm os sismgrafos no captaram qualquer vibrao ou rudo (0,0 mm/s de PPV e 0,0 dB de presso acstica). No quadro de fls. 732, a DEXPOL explicou que a velocidade de partcula resultante das exploses que podem causar danos estruturais, dependendo do tipo de material detonado. No caso do granito, como na espcie, o nvel de 70 mm/s de PPV causa fraturas imperceptveis. Somente acima de 110 mm/s de PPV que comeam a aparecer pequenas fraturas e quedas de rebocos. Ora, a norma tcnica (ABNT 9653:2005), at por precauo, limita a 15,0 mm/s, enquanto o maior nvel encontrado em todas as medies sismogrficas realizadas na Mina de granito em Caic foi 0,9 mm/s, e isso em local muito prximo, a 400m, enquanto as casas supostamente danificadas pelas exploses ficam aproximadamente a 2.630m de distncia. Mas, o cerne da questo de mrito nem propriamente os baixos nveis de velocidade de partcula e presso acstica registrados, mas sim a falta de prova quanto ao nexo causal entre as rachaduras nas casas e as exploses da Bricol e depois do Britador Caic, porque at seria possvel, provado o nexo de causalidade, a contraprova dos sismgrafo ser mitigada no caso concreto em que o conjunto probatrio fosse favorvel ao autor, Como bem notou o Egrgio Superior Tribunal de Justia, a responsabilidade objetiva dispensa a comprovao da culpa, mas para configurar a responsabilidade dever-se- fazer prova do nexo causal entre a ao e o dano.
ADMINISTRATIVO. IBAMA. APLICAO DE MULTA. INFRAO AMBIENTAL. ARMAZENAMENTO DE MADEIRA PROVENIENTE DE VENDAVAL OCORRIDO NA REGIO. EXISTNCIA DE TAC. COMPROVADA BOA-F. REEXAME DE PROVAS. SMULA 7/STJ. 1. A responsabilidade objetiva; dispensa-se portanto a comprovao de culpa, entretanto h de constatar o nexo causal entre a ao ou omisso e o dano causado, para configurar a responsabilidade. 2. A Corte de origem, com espeque no contexto ftico dos autos, afastou a multa administrativa. Incidncia da Smula 7/STJ. Agravo regimental improvido. (STJ - AgRg no REsp 1277638/SC. Segunda Turma. Rel. Ministro 68
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

Humberto Martins. Julgado em 07/05/2013. Publicado em DJe 16/05/2013). PROCESSUAL CIVIL E AMBIENTAL - VIOLAO DO ART. 535 DO CPC NO CARACTERIZADA - MANUTENO DE AVES SILVESTRES EM CATIVEIRO - RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO AGENTE POLUIDOR - AUSNCIA DE AUTORIZAO ADMINISTRATIVA - RESPONSABILIDADE CIVIL - DANO AMBIENTAL NO COMPROVADO. 1. No ocorre ofensa ao art. 535, II, do CPC, se o Tribunal de origem decide, fundamentadamente, as questes essenciais ao julgamento da lide. 2. A responsabilidade civil objetiva por dano ambiental no exclui a comprovao da efetiva ocorrncia de dano e do nexo de causalidade com a conduta do agente, pois estes so elementos essenciais ao reconhecimento do direito de reparao. 3. Em regra, o descumprimento de norma administrativa no configura dano ambiental presumido. 4. Ressalva-se a possibilidade de se manejar ao prpria para condenar o particular nas sanes por desatendimento de exigncias administrativas, ou eventual cometimento de infrao penal ambiental. 5. Recurso especial no provido. (STJ - REsp 1140549/MG. Segunda Turma. Rel. Ministra ELIANA CALMON. Julgado em 06/04/2010. Publicado em Dje 14/04/2010).

No caso em julgamento, como j exposto, no h prova de dano ao meio ambiente natural e nem prova do nexo de causalidade entre os danos materiais nas casas de alguns moradores do bairro Vila Altiva em Caic e a atividade mineradora desenvolvida pelas sociedades empresrias demandadas nesta ao. Por fim, no cabe ao Judicirio tecer conjecturas sobre as possibilidades probatrias que eventualmente existiam antes da judicializao da matria discutida neste processo.

3. DISPOSITIVO

Ante o exposto, julgo improcedente o pedido indenizao por danos ambientais, por insuficincia de provas, em relao a Brita Indstria, Comrcio e 69 Construes Civis Ltda (BRICOL) e a Dantas, Gurgel e Cia Ltda (Britador Caic)
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

e julgo procedentes os demais pedidos e defiro a antecipao da tutela, resolvendo o mrito do processo nos termos do art. 269, I, do Cdigo de Processo Civil, para determinar na forma de tutela especfica:

A) AO BRITADOR CAIC (DANTAS, GURGEL E CIA LTDA): A.1) A realizao do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) por equipe multidisciplinar formada por tcnicos nos diversos setores necessrios, para submisso anlise do IDEMA e a realizao do Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), igualmente por corpo qualificado de especialistas, a ser apresentado ao Municpio de Caic, alm da elaborao de novo Programa de Recuperao de reas Degradadas (PRAD), a ser apresentado a ambos os setores (estadual e municipal), para obteno de nova Licena de Operao (LO) do rgo ambiental estadual e novo Alvar de Funcionamento do Municpio, devendo protocolar novo requerimento de licena ambiental no IDEMA e no Municpio de Caic com os estudos acima, todos no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a contar da intimao desta sentena. Fixo em desfavor do Britador Caic multa diria no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pelo descumprimento dos deveres acima discriminados, com termo inicial a partir do dia seguinte ao encerramento do prazo acima estabelecido, bem como determino igualmente para a hiptese de descumprimento a suspenso das atividades, igualmente como meio executivo. A.2) Deve o ru, ainda, demonstrar nos autos, no prazo de 15 (quinze) dias a partir da intimao desta sentena, AS ATUAIS licena do Blaster (vencida em 2010), autorizao do Exrcito para a compra, armazenamento e consumo de explosivos (vencida em 2011), as licenas do IDEMA (vencida em 22/07/2013) e Municpio de Caic (vencida em 2011) e o Relatrio de Lavra dos anos 2011 e 2012 (pois a ltimo foi de 2010), sob pena de multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), e uso da fora policial para suspenso imediata das atividades, apreenso dos equipamentos e fechamento da mineradora, alm da responsabilizao criminal dos scios, a ser apurada pelo Ministrio Pblico. Atente-se que o prazo acima mais que suficiente, considerando que essa documentao deve estar em poder da requerida. A.3) Uma vez cumpridas as determinaes acima especificadas e com todas as licenas e autorizaes atualizadas, o Britador Caic dever cumprir fielmente as recomendaes tcnicas e medidas mitigadoras dos impactos ambientais e de vizinhana previstos nos EIA/RIMA, EIV e PRAD.
70 Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

B) AO IDEMA (INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL E MEIO AMBIENTE DO RIO GRANDE DO NORTE): B.1) A reavaliao da licena concedida ao Britador Caic, somente concedendo nova licena e revalidando a atual aps anlise e aprovao do Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, em procedimento que obedea integralmente s normas legais atinentes espcie, e atravs de Licena de Operao, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar do protocolo do requerimento de reavaliao da licena ambiental. Se decorrido o prazo assinado para o Britador Caic elaborar os estudos e protocolar novo requerimento de licena de operao (120 dias a contar da intimao) e ele no o fizer, o IDEMA dever cancelar a licena j concedida e, porventura, vigente. B.2) Ficam os rgos ambientais competentes e o Poder Pblico com o dever de fiscalizar os limites dos nveis de vibrao e rudo no ambiente de desmonte de rochas na rea de minerao objeto da lide, conforme estabelecidos pela ABNT 9.653/2005 e alteraes. Fixo em desfavor do IDEMA multa diria no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e multa diria pessoal no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) ao Diretor Geral do IDEMA, para o caso de descumprimento, com fulcro nos arts. 11 da Lei n 7.347/85 e 84, 4, da Lei n 8.078/90.

C) SECRETARIA DA 1 VARA CVEL: C.1) Intime-se pessoalmente o Diretor Geral do IDEMA sobre o inteiro teor desta sentena, tendo em vista sua responsabilidade pessoal no pagamento da multa cominatria em caso de descumprimento da ordem judicial. C.2) Intime-se o IDEMA pessoalmente por meio do Procurador do Estado em Caic. C.3) Intime-se DANTAS, GURGEL E CIA LTDA pessoalmente e por meio do DJe. C.4) Sem condenao em custas e honorrios (art. 18 da Lei n 7.347/85; Resp 785.589/DF; Resp 493.823/DF; Resp 1.302.105/SC e EREsp 895.530/PR). 71
Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 Vara Cvel da Comarca de Caic

C.5) Sentena sujeita ao duplo grau de jurisdio - art. 475, I, do Cdigo de Processo Civil, porm com eficcia imediata, por conta do efeito apenas devolutivo nos recursos da ao civil pblica (art. 14 da Lei n 7.347/85) e tendo em vista a concesso da tutela antecipada na sentena (art. 520, VII, CPC). C.6) Em vista da disciplina prpria da coisa julgada coletiva, a improcedncia do pedido de indenizao por danos materiais no ilide eventual demanda sobre a matria, pois qualquer dos legitimados poder ajuizar nova ao pelos mesmos fatos, desde que amparado em provas no apresentadas nesta ao. C.7) Aps o trnsito em julgado, na eventualidade de o Poder Pblico arcar com o pagamento de valor a ttulo de multa, oficie-se ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte para apurar quem foi o servidor/gestor responsvel e providenciar o ressarcimento ao Errio.

C.8) Oficie-se, tambm, ao Presidente da Cmara Municipal de Vereadores e Prefeito Municipal de Caic/RN e aos Centros de Apoio Operacional do Ministrio Pblico (CAOP), com atuao nas reas de Cidadania, Sade e Meio Ambiente, sobre o inteiro teor desta sentena.

Publique-se. Registre. Intimem-se.

Caic/RN, 13 de setembro de 2013.

Andr Melo Gomes Pereira Juiz de Direito

72 Av.Dom Adelino Dantas,s/n, Complexo Judicirio, Maynard - CEP 59300-000, Fone: 3417-6044, Caic-RN.

You might also like