You are on page 1of 13

Guia Didtico - Educao Inclusiva no Brasil e Japo

Disciplina: Educao Inclusiva no Brasil e Japo Professores: Abner Alves Borges Faria Cssia Fabiane dos Santos Souza Jane Teresinha Domingues Cotrin Incio: 14/02/2012 Trmino: 27/03/2012

Prezados alunos, com imenso prazer que lhes apresentamos o Guia Didtico da disciplina: Educao Inclusiva no Brasil e Japo. Propomos aqui fazer uma reflexo sobre um dos grandes desafios para a educao na atualidade: transformar a excluso em incluso oferecendo uma escola de qualidade para todos independente de quaisquer atributos fsicos, mentais, sociais e culturais que os alunos apresentarem. Isto significa que todas as crianas devem estudar juntas e, para isso, necessrio que a educao reveja e aprimore suas prticas, a fim de atender s diferenas na igualdade de direitos. Pretendemos voltar nossos estudos para a questo das pessoas com deficincia e seu direito educao bem como voltar nosso olhar para a discusso das relaes tnico-raciais e diferenas culturais, tendo em vista que as crianas com as quais convivemos e/ou trabalhamos so de grupos culturais diferenciados. Precisamos construir no dia-a-dia dilogos que nos permitam educar em direitos humanos, com uma prtica pedaggica comprometida com a cidadania e a democracia. A esta proposta de educar com qualidade considerando a diversidade de alunos chamamos de educao inclusiva. Segundo as Diretrizes Nacionais para Educao Especial na Educao Bsica (BRASIL, 2001, p. 20):
A construo de uma sociedade inclusiva um processo de fundamental importncia para o desenvolvimento e a manuteno de um Estado democrtico. Entende-se por incluso a garantia, a todos, do acesso contnuo ao espao comum da vida em sociedade, sociedade essa que deve estar orientada por relaes de acolhimento diversidade humana, de aceitao das diferenas individuais, de esforo coletivo na equiparao de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade, em todas as dimenses da vida.

Brasil - Japo

No que tange ao processo de incluso h muitos documentos, leis e medidas que asseguram a essas pessoas o acesso aos seus direitos fundamentais como a prpria Constituio Federal de 1988, o Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90); Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei n 9.394/96); Declarao Mundial de Educao para Todos [Jomtien, Tailndia/90];Declarao de Salamanca e Linhas de Ao [Espanha/94]; Plano Nacional de Educao/2001; Resoluo n 2, do Conselho Nacional de Educao/CNE/CEB/2001,entre outras. Compreendemos que, embora a legislao brasileira afirme o direito de todos educao h muito que se fazer para que a escola realmente acolha com qualidade todas as crianas. Tambm concordamos que a incluso no um movimento que acontece somente no Brasil, mas em vrios pases do mundo buscando garantir os direitos de todas as pessoas de acesso aos bens culturais construdos pela humanidade e que promovem a cidadania e a dignidade humana como possibilidade de participao ativa na sociedade. Ao propor uma reflexo sobre como acontece o processo de incluso educacional no Brasil, tambm buscaremos compreender o que ocorre no Japo em relao s crianas com deficincias e s questes tnico-raciais e culturais. Desejamos que este seja um momento rico em reflexes sobre como estamos acolhendo as diferenas na escola e de como, intencionalmente ou no, muitas vezes exclumos as crianas tolhendo-lhes as vrias possibilidades de aprender e conviver socialmente.

Bons estudos! Abner, Cssia e Jane

Guia Didtico - Educao Inclusiva no Brasil e Japo

EMENTA: As instituies de Educao das crianas como espao de construo da cidadania e de observncia dos direitos humanos, sociais e polticos da criana. Perspectivas histricas da educao especial no Brasil e Japo. Fundamentos da educao especial. Educao inclusiva: aspectos ideolgicos, legais e metodolgicos. A dinmica familiar e a relao com a criana com deficincia. As questes tnico-raciais e a educao. Multiculturalismo. OBJETIVO GERAL: Conceituar, ampliar e aprofundar os conceitos de diferena, diversidade, preconceito e incluso educacional levando os alunos a relacionarem como os espaos e prticas sociais e escolares podem excluir ou incluir seus alunos. OBJETIVOS ESPECFICOS: Apresentar um panorama histrico do atendimento educacional pessoa com deficincia no Brasil; Discutir os fundamentos do atendimento educacional especializado no Brasil e Japo; Possibilitar momentos de reflexo sobre o preconceito que permeia as relaes escolares e sociais; Conceitualizar e propor reflexo sobre os diferentes tipos de deficincia e sua insero na rede regular de ensino; Fundamentar o conceito de educao inclusiva; Discutir sobre a questo tnico-racial e sua relao com o preconceito e a escolarizao; Perceber que, para alm das diretrizes pedaggicas, lidar com as diferenas implica em uma predisposio para repensarmos nossos valores e possveis preconceitos; Conceitualizar o multiculturalismo e refletir sobre a importncia da diversidade num contexto educacional inclusivo.

Brasil - Japo

ROTEIRO DE ESTUDOS:

1 Semana - 14 a 21 de fevereiro
Temtica: Diferena, diversidade e preconceito Textos: 1. AMARAL, Lgia Assumpo. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenas fsicas, preconceitos e sua superao. In: AQUINO, Julio Groppa(org.). Diferenas e preconceito na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summuns, 1998, p. 11-30. Disponvel em: http://ead.ucs.br/orientador/turmaA/Acervo/web_F/web_H/file.2007-09-10.8070802485.pdf Para Iniciar:Apresentao da disciplina: https://vimeo.com/36691342 Educao Inclusiva como uma escola para todos: https://vimeo.com/36572289

Atividade 1 Frum de Apresentao: HISTRIA DO NOME


Ol, uma maneira particularmente interessante de comearmos a falar sobre a diferena pensarmos um pouco sobre a origem do seu nome. Descubra ou relembre a origem de seu nome completo e ver que emergem muitos detalhes importantes de sua origem cultural e histrica. Tente verificar por que voc recebeu esse nome. Foi em homenagem a algum? Qual o significado? O que acontecia no mundo? Compartilhe as suas descobertas com seus colegas neste frum.

Atividade 2 - Envio de arquivo


Faa uma resenha do texto Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenas fsicas, preconceitos e sua superao de Lgia Assumpo Amaral, discutindo seus principais conceitos. O referido texto apresenta conceitos importantes para compreendermos o que significa incluso social e educacional. Na resenha, voc dever apresentar o objetivo do texto e os principais conceitos discutidos pela autora, descrevendo, definindo e relacionando-os entre si. Para saber mais: :: Relatrio da Pesquisa Nacional Diversidade na Escola Preconceito e Discriminao no Ambiente Escolar Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas MEC/INEP 2009:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diversidade_apresentacao.pdf

:: Vdeo Viva a diferena (indicado no fascculo de Psicologia)


http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/publicacoes/videos/videos_020701_0052.html

Guia Didtico - Educao Inclusiva no Brasil e Japo

2 Semana - 21 a 28 de fevereiro
Temtica: Educao especial e educao inclusiva Vdeo 01: Incluso na Educao Infantil Secretaria Municipal de Educao de So Paulo Vdeo 02: Princpios da educao inclusiva Profa. Jane Teresinha Domingues Cotrin:
https://vimeo.com/36569527

Textos: 1.CARVALHO, S. P. T. Escola inclusiva. In: CARVALHO, S. P. T. Educao inclusiva. Cuiab: MEC/ UAB/ UFMT, 2011, p 13-36. 2. FVERO, M. E. A. Alunos com deficincia e seu direito educao: trata-se de uma educao especial. In: MANTOAN, M. T. E.(org) O desafio das diferenas nas escolas. Petrpolis (RJ): Vozes, 2008

Atividade 3 Frum
Como voc percebe a participao social das pessoas com deficincia no Japo, em especial no contexto escolar? Este Frum tem o objetivo de discutir como se d o processo de incluso social e educacional no Japo, comparando-se ao que acontece no Brasil. Voc dever descrever sobre como as pessoas com deficincia so inseridas no Japo nos contextos sociais como as escolas, ruas, trabalho, clubes, locais de lazer, atendimento sade e outros, explicitando as fontes de consultas e comparando ao que ocorre no Brasil segundo os autores dos textos estudados.

Atividade 4 - Envio de arquivo. Segundo os textos estudados e sendo fiel ao pensamento dos autores,
discuta as questes abaixo: Como a histria do atendimento educacional da pessoa com deficincia est presente nas relaes na escola hoje? Qual a relao entre educao especial e inclusiva? Como fazer uma educao especial dentro de um processo educacional inclusivo? Como a educao especial pode no ser inclusiva? As respostas podero ser apresentadas num nico texto ou em forma de resposta a cada item. importante citar os autores ao expor suas idias.

Brasil - Japo

Para saber mais: "Traando os mesmos caminhos para o desenvolvimento de uma educao inclusiva" Anabel Moria Dias: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4511&Itemid

3 Semana - 28 de fevereiro a 06 de maro


Temtica: As crianas com deficincia, as necessidades educacionais especiais e o atendimento educacional especializado. Textos: 1.CARVALHO, S. P. T. Necessidades educacionais especiais. In: CARVALHO, S. P. T. Educao inclusiva. Cuiab: MEC/UAB/UFMT, 2011, p. 37-74. Filme: O Milagre de Anne Sullivan (Arthur Penn, EUA, 1962) Disponvel no link:
http://www.youtube.com/watch?v=001RmB8JoFQ

Vdeo 01: Prof. Abner Alves Borges Faria

Atividade 5 Frum
Faa um depoimento sobre a histria de uma pessoa com deficincia (se no conhece alguma pessoalmente, pode comentar a histria de Heller Keller, que conhecemos no filme O milagre de Anne Sullivan). Neste relato voc deve buscar identificar as provveis causas da deficincia, as possveis limitaes de mobilidade e participao social que ela implica, o impacto da deficincia na famlia e o processo de escolarizao desta pessoa. Pense tambm se possvel identificar os esteretipos de vilo, heri e vtima (trabalhados no texto Sobre crocodilos e avestruzes, que estudamos na primeira semana).

Atividade 6 - Envio de arquivo


Escolha uma das deficincias apresentadas no captulo 3 do fascculo Educao Inclusiva e elabore uma breve proposta de atendimento educacional, considerando a estrutura fsica, pedaggica e de convivncia da escola. O que a escola poderia realizar para melhorar o atendimento aos alunos com essas necessidades? Como voc pode auxiliar para promover mudanas de atitudes ante o aluno com deficincia no contexto escolar e social?

Guia Didtico - Educao Inclusiva no Brasil e Japo

Olhando de perto: Cartilha Brincar para Todos: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf Para saber mais: O Atendimento Educacional Especializado: AEE - Pessoa com Surdez (http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf) AEE - Deficincia Fsica (http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf) AEE - Deficincia Mental (http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf) AEE - Deficincia Visual(http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf) AEE - Orientaes Gerais e Educao a Distncia: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_ead.pdf

4 Semana - 06 a 13 de maro
Temtica: A famlia da pessoa com deficincia Textos: 1. CARVALHO, S. P. T. Bem vindo Holanda! In: CARVALHO, S. P. T. Educao inclusiva. Cuiab: MEC/ UAB/ UFMT, 2011, p 77-81. Vdeo 01: Do luto luta (Brasil, 2005). Disponvel em: Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=VIQ46mf5R18) Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=_JGdsnVyo3A&feature=related Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=lMXAPDnHz_M&feature=related Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=QWSMwcHE07I&feature=related Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=63d5vyYwItk&feature=related Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=wsHDVLOr0nQ&feature=related Parte 7: http://www.youtube.com/watch?v=wEDEMRvPMVY&feature=related Parte 8: http://www.youtube.com/watch?v=GIU09Z083So&feature=related

Brasil - Japo

Atividade 7 Frum
A partir do que foi apresentado no texto e no vdeo, discuta como os servios da sociedade e da escola podem influenciar nas perspectivas que a famlia tem em relao criana com deficincia? Reflita tambm sobre o que podem fazer as escolas quando a famlia est ausente do processo educacional?

5 Semana - 13 a 20 de maro
Quando te encarei frente a frente, no vi o meu rosto; Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto; que Narciso acha feio o que no espelho... Sampa (Caetano Veloso) Oua a msica completa aqui: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/41670/

Temtica: Diferenas tnico-raciais e polticas de ao afirmativaa Textos: 1. CARVALHO, S. P. T. Bem vindo Holanda! In: CARVALHO, S. P. T. Educao inclusiva. Cuiab: MEC/ UAB/ UFMT, 2011, p 77-81. Vdeo 01: Prof. Cssia Fabiane dos Santos Souza Textos: 1. SANTOS, Gislene Aparecida dos. Percepes da Diferena. Coleo Percepes da Diferena. Negros e Brancos na Escola. Vol. 1. So Paulo: SECAD/MEC, 2007. Programa Uniafro. 2. PENA, Srgio D. J.; BORTOLINI, Maria Ctira. Pode a gentica definir quem deve se beneficiar das cotas universitrias e demais aes afirmativas? ESTUDOS AVANADOS 18 (50), 2004. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ar
ttext&pid=S0103-40142004000100004

Vdeo 01: Racismo burrice - Gabriel O Pensador. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=X0dB4qc-g94

Guia Didtico - Educao Inclusiva no Brasil e Japo

10

Atividade 8 Assita
Assista ao curta-metragem Vista minha pele no link:
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=46707362

e participe do Frum Mudana de Olhar, respondendo as questes: Reflita sobre o que significa ser branco/a e ser negro/a no Brasil? Qual a concepo que voc possui sobre o conceito de raa? Se sentiu incomodado/a com alguma cena? Qual (is)? Por qu? Quais as evidncias de desigualdades relativas s diferenas tnico-raciais j presenciou no cotidiano escolar?

Atividade 9 - Base de Dados


Aprendendo e desafiando o preconceito: Aponte algumas (no mnimo 02) estratgias de combate a atitudes preconceituosas e discriminatrias no espao escolar. Esta atividade dever conter: Ttulo da atividade Objetivos Desenvolvimento Metodologia Avaliao Referncias Bibliogrficas Olhando de perto: Para responder a ambas as atividades veja, leia e escute: 1. Racista, eu? Algumas charges de Maurcio Pestana; 2. Charge da Turma do subrbio: http://charges.uol.com.br/2002/12/14/turma-do-suburbio-samba-do-arnesto/ 3. Lima, Marcus Eugnio Oliveira; Vala, Jorge. As novas formas de expresso do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia 2004, 9(3), 401-411 Para saber mais: Lei n 10.639/03 (regulariza a obrigatoriedade da temtica "Histria e Cultura Afro-Brasileira no sistema de ensino bsico brasileiro): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm Lei no. 11.645/08: (estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo

Brasil - Japo

11

oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena)


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm

Declarao da III Conferncia Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e formas correlatas de discriminao. Disponvel em: http://www.comitepaz.org.br/durban_1.htm ndices de desigualdades raciais no Brasil no texto de Rosana Heringer Somos todos um s. Disponvel em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/humevol/templeton/ Dilogos contra o Racismo: por uma estratgia de incluso racial no Brasil: http://www.ibase.br/pt/wpcontent/uploads/2011/06/rac-di%C3%A1logos-contra-o-racismo.pdf

Convite: Participe da campanha: Onde voc guarda seu racismo? Clique aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ojg07xOt8CY

6 Semana - 20 a 27 de maro
Alguma coisa acontece no meu corao Se estou sozinho, perdido na 354 Oizumi um cenrio de encontro com a liberdade Osis verde-amarelo, um encanto de cidade Quero voltar pro Brasil, mas quero ficar Curtindo o meu lmen, o saqu, o sakur Quero ficar por aqui, mas quero voltar Pegar um Carnaval e pescar no Pantanal. De c seguindo, de Mikio YTO Temtica: Multiculturalismo; Diferenas Culturais Textos: 1. SILVA, Maria Jos Albuquerque da; BRANDIM, Maria Rejane Lima. Multiculturalismo e educao: em defesa da diversidade cultural: Diversa: Ano I - n 1: p. 51-66: jan./jun. 2008. 2. SASAKI, Elisa. A imigrao para o Japo. Estudos Avanados vol.20 no.57 So Paulo Mai/Ago. 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40142006000200009&script=sci_arttext Vdeo: Quem planta o preconceito. Grupo Natiruts: http://letras.terra.com.br/natiruts/102382/

Guia Didtico - Educao Inclusiva no Brasil e Japo

12

Atividade 10 Envio de arquivo


Aprender a valorizar as diferenas. Um ambiente escolar baseado em relaes de aceitao, respeito e valorizao das diferenas, entre professores, alunos e pais, condio necessria para atingir o objetivo de uma educao inclusiva que contemple a diversidade. Isto pressupe planejar, de forma sistemtica, objetivos, contedos e atividades relacionados com a temtica da diversidade, tanto em nvel da escola como da sala de aula e envolvendo a participao da famlia. Aps o estudo do texto bsico 1 leia: :: O artigo Multiculturalismo um fracasso no link http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/ sarkozy-afirma-que-multiculturalismo-e-um-fracasso; :: A histria de Piao-Ten. Produza um texto refletindo sobre como voc entende o multiculturalismo e a partir disso proponha algumas solues que considerem convenientes para ajudar Piao-Ten a integrar-se escola e superar a barreira do idioma.

Atividade 11 Base de Dados: Processos Identitrios


Baseando-se em sua experincia de morar (ou ter morado) no Japo, veja os vdeos e leia os artigos abaixo e produza um texto contemplando as questes: - Por que razo conhecer "outras culturas" pode traduzir-se no reforo, e no na reduo, do preconceito em relao ao 'outro'? - Quem o 'outro'? 'Outro' em relao a qu/quem? - O processo de integrao na sociedade de acolhimento implica a perda de traos identitrios? - Como pode cada um de ns contribuir para tornar o nosso contexto de interveno mais cooperativo, alargando as nossas aprendizagens e o reconhecimento de direitos reais e efetivos? - No caso da escola, como assegurar que esta cumpra a sua funo primordial para todos os alunos?

Brasil - Japo

13

Para saber mais: 1. SUDA, Joyce Rumi; SOUZA, Ldio de. Identidade Social em Movimento: A Comunidade Japonesa na Grande Vitria (Es). Universidade Federal do Esprito Santo, 2006 2. ROSSINI, Rosa Ester. A memria congelada do imigrante: a solidariedade intergeracional dos japoneses e dos nikkeis no Brasil e no Japo atual. So Paulo Perspec. [online]. 2005, vol.19, n.3, pp. 34-43. ISSN 0102-8839. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392005000300003. 3. PINHEIRO, Elisa M. Sasaki. Ser ou No Ser Japons?A Construo da Identidade dos Brasileiros Descendentes de Japoneses no Contexto das Migraes Internacionais do Japo Contemporneo. Tese de Doutorado em Cincias Sociais. Universidade Estadual de Campinas, 2009.http://www.japao.org.br/ uploads/elisa_sasaki_tese_dout_c_soc_13fev2009.pdf 4. LEITO, Dbora Krischke; FERREIRA, Mrcia Santos. Identidades Nacionais. Captulo 5. Parte 2. Fascculo de Antropologia. Cuiab, MT: Central de Texto: EdUFMT, 2009. 5. O Brasil do sol Nascente: Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=KFL3jVY5y4M Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=TE8mWcW5QUc Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=zDOANOB4g0k Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=H0BMK7iR_0U Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=9T8e4qIfbaU Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=g07Qt7ugBcs

You might also like