You are on page 1of 15

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

Universidade Federal do Rio Grande - FURG


Revista Eletrnica do Mestrado em Educao Ambiental

Revista do PPGEA/FURG-RS

ISSN 1517-1256

Programa de Ps-Graduao em Educao Ambiental


PESQUISA-AO E CONTEXTO ESCOLAR: OFICINAS DE EDUCOMUNICAO SOCIOAMBIENTAL EM BACIA HIDROGRFICA 1 Vivian Battaini2 Laura Alves Martirani, L.3
RESUMO O artigo descreve e analisa uma pesquisa que prope metodologia participativa e dialgica para trabalhar a educao e a comunicao ambiental no contexto escolar. As oficinas de educomunicao socioambiental na bacia hidrogrfica foram construdas atravs de uma pesquisa baseada na pesquisa-ao. As intervenes foram organizadas e oferecidas em sequncia em quatro escolas, de forma que os mtodos empregados fossem aperfeioados em um processo contnuo de anlise e reflexo para melhoria das prticas pedaggicas. Entre as consideraes finais destaca-se o potencial das intervenes para auxiliar a formao de cidados crticos e atuantes no ambiente no qual esto inseridos e a contribuio da pesquisa-ao no desenvolvimento de pesquisa em educao aplicada e integrada extenso universitria. Palavras - chaves: Educomunicao socioambiental, pesquisa-ao, escola. ABSTRACT This work aims to analyze and describe a research made using participative methodology on the development of environmental education in the school context. The method is called Workshop of Social-environmental Educommunication in the Drainage Basin and was built through survey based on qualitative methodologies: research and action. The workshops were organized and offered in four schools not simultaneously, in a way that the applied methods were subsequently improved in a steady process of analysis and reflection of pedagogical practices. Among the final considerations stands out the potencial for interventions to help raising more critical and acting citizens in the ambient in which they are inserted and the contribution of research and action methodologies in behalf of a closer relationship between University and School. Keywords Social-environmental Educommunication, research and action, school.

Projeto parcialmente financiado pela FAPESP. Biloga, mestranda do Programa de Ps-graduao Interunidades em Ecologia Aplicada do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Av.: Pdua Dias, 11. CEP 13418-900. Piracicaba/So Paulo/ Brasil. vivian_battaini@yahoo.com.br. 3 Doutora em Educao pela USP. Docente do Depto de Economia, Administrao e Sociologia. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Av.: Pdua Dias, 11. CEP 13418-900. Piracicaba/So Paulo/ Brasil. laumar@esalq.usp.br.
2

100

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

1. Introduo O mundo vive uma crise civilizatria (LEFF, 2001) que ultrapassa a dimenso ambiental e econmica. A superao da crise est na transformao do paradigma social atravs da reconstruo da ordem econmica, poltica e cultural atravs de novas formas de organizao mais democrticas (LEFF, 2001, p.237). Nesse processo a Educao um processo estratgico para uma transio sustentabilidade. A nfase atual temtica ambiental destaca a educao ambiental (EA), que antes de tudo educao, no enfrentamento crise. No Brasil a importncia da EA se evidencia com polticas nacionais e regionais contendo essa temtica, como o Programa Nacional de Educao Ambiental (1994) e a introduo do meio ambiente como tema transversal nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997). Reconhecendo a importncia, mas tambm os limites da educao no processo de transformao social, o presente trabalho se desenvolve a partir do conceito de educomunicao socioambiental, termo que alia a EA e a educomunicao. O artigo resultado de uma pesquisa de mestrado que testou, analisou e props uma metodologia de educomunicao socioambiental no contexto escolar. A pesquisa objetivou auxiliar a conservao dos recursos hdricos, a formao de uma conscincia mais crtica e cidad que auxilie os alunos a atuar no meio no qual esto inseridos e o enraizamento da educao ambiental no contexto escolar. As bases prticas foram as intervenes experimentais realizadas em quatro escolas pblicas de diferentes municpios da bacia hidrogrfica do rio Corumbata. Essas foram desenvolvidas e analisadas de acordo com a metodologia da pesquisa-ao. Educomunicao Socioambiental A educomunicao socioambiental um conceito cunhado recentemente e encontra-se definido no documento intitulado Programa de Educomunicao Socioambiental produzido pelo Ministrio do Meio Ambiente (BRASIL, 2005). A educomunicao socioambiental foi originada a partir das discusses e encaminhamentos da I Oficina de Comunicao e Educao Ambiental, promovida pelo Departamento de Educao Ambiental do Ministrio do Meio Ambiente (DEA/MMA) em 2004 (BRASIL, 2005, p.5). De acordo com Martirani:
O termo resulta da juno de propostas da Educomunicao (SOARES, 2000) e Educao Ambiental, com o objetivo de potencializar processos educativos dialgicos e democrticos com usos dos recursos e tecnologias da comunicao para

101

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

a construo de uma sociedade mais sustentvel, bem como dar subsdios comunicao ambiental (MARTIRANI, 2009, p.2).

Segundo Trajber (2008), a educao ambiental faz parte da origem da educomunicao no Brasil; em seu artigo ela remete a uma afirmao de Soares 4 que diz que suas primeiras preocupaes sobre a prtica geraram projetos com a intencionalidade de educar ambientalmente (TRAJBER, 2009, p.54). A educomunicao socioambiental tm como princpios: dialogismo e interatividade; transversalidade e intermidiaticidade; encontro e integrao; proteo e valorizao do conhecimento tradicional e popular; e acessibilidade e democratizao (BRASIL, 2005, p.2122). Entre seus objetivos esto: prover novas estruturas de produo popular de comunicao ambiental, com destaque a radiodifuso educativa; pesquisar e oferecer, por intermdio de publicaes, metodologias para diagnsticos de comunicao para programas e projetos socioambientais, metodologias de formao de educomunicadores socioambientais e subsdios para a elaborao de programas estaduais e municipais de educomunicao socioambiental (BRASIL, 2005, p.23-25).
Em sntese podemos assim concluir que a educomunicao socioambiental deve trabalhar metodologias participativas e problematizadoras, alimentar processos de comunicao mais diversos e dialgicos possveis, criando e animando ecossistemas comunicacionais de modo a fortalecer as vias de reflexo e ao social, estimulando a discusso crtica, organizao e pacto social, formando cidados participativos e comprometidos com o processo de construo de uma sociedade mais sustentvel. (MARTIRANI, 2009, p.13).

A educomunicao socioambiental articula-se na interface entre a educomunicao e a educao ambiental. Para melhor compreenso do conceito esses dois ltimos sero apresentados a seguir. Educomunicao No Brasil, o termo educomunicao foi oficialmente reconhecido no ano de 1999, durante o Frum Mdia e Educao, promovido em So Paulo pelo Ministrio da Educao (MEC). Entretanto, na Amrica Latina, Gutierrez e Kapln, desde meados de 70, trabalham conceitos similares que possibilitaram a formao desse novo campo. Esses estudos permitiram a constituio, principalmente na Amrica Latina, de um referencial terico que sustenta a inter-relao comunicao/educao como campo de dilogo, espao para o conhecimento crtico e criativo, para a cidadania e a solidariedade (SOARES, 2000, p.12).
4

Ismar Soares um pesquisador importante na formalizao da educomunicao no pas.

102

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

Segundo Soares (2000) a educomunicao um campo construdo por conceitos transdiciplinares, nos quais interdisciplinaridade e interdiscursividade so elementos essenciais.
Los modos de proceder de estos grupos contemplan una relacin fuerte entre comunicacin y educacin en que se privilegia el proceso frente al producto; se garantiza el acceso, la participacin y la apropiacin del caminar par parte de los actores implicados; se contempla la pertinencia cultural de las acciones que se plantean; se valoriza el saber local, comunitario y la representatividad de todos los miembros del grupo;5 (SOARES, 2009, p. 9).

A concepo de educao ambiental que se relaciona com a educomunicao apresenta princpios semelhantes. A seguir esclarecida a viso de EA utilizada na pesquisa para fazer essa conexo com a educao formal, local no qual a investigao aconteceu. De qual Educao Ambiental falamos? A introduo do aspecto ambiental no processo educativo ocorreu de forma gradativa, inicialmente por projetos de rgos ambientais e de algumas organizaes no governamentais, assim como por tentativas individuais de alguns educadores. A partir de 1997, com o lanamento dos parmetros curriculares nacionais (PCNs) pelo MEC, que a educao ambiental passa a integrar os currculos escolares atravs da insero da temtica meio ambiente como tema transversal. A inteno do programa no se restringe a formar pessoas preocupadas em conhecer seu ambiente: o que se pretende torn-las cidads, sabedoras de que sua ao pessoal, e a de sua comunidade, sempre interferem no meio em que vivem (BRASIL, 2001, p.12). As intervenes experimentais realizadas no contexto escolar visaram promover e exercitar o proposto nos PCNs. Nesse sentido a viso de meio ambiente que adotamos coaduna com a viso Carvalho (2001) no qual o meio ambiente, para alm de um ecossistema natural, visto como um espao de relaes socioambientais historicamente configurado e dinamicamente movido pelas tenses e conflitos sociais. A partir dessa viso de meio ambiente, diferentes nomenclaturas de educao ambiental aparecem na bibliografia. A viso dessa investigao da educao ambiental crtica relacionada educao crtica. Dentre as premissas da educao ambiental crtica apontada por Loureiro (2005) destaca-se: a crtica ( sociedade, cincia e argumentao) e autocrtica (pessoal), como
5

Os modos de proceder dos grupos contemplam uma forte relao entre comunicao e educao no qual se privilegia o processo frente ao produto, garante-se o acesso, a participao e a apropriao do caminhar por parte dos atores implicados; contempla-se a pertinncia cultural das aes que enfoca; valoriza-se o saber local, comunitrio e a representatividade de todos os membros do grupo (traduo feita pelas autoras).

103

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

premissas metodolgicas; o questionamento da neutralidade da cincia pelo fato de estar sempre vinculada a um contexto scio-histrico cultural; a indissociabialidade entre teoria e prtica e a premissa de que todos os fenmenos s so compreendidos atravs de suas relaes dentro de uma totalidade complexa. Na pesquisa foram desenvolvidas atividades de educomunicao socioambiental no contexto escolar em quatro escolas margeadas pelo rio Corumbata (Analndia, Corumbata, Rio Claro e Piracicaba) no estado de So Paulo. O artigo descreve e analisa as intervenes com o intuito de refletir sobre o conceito de educomunicao socioambiental; sobre a contribuio da pesquisa-ao para as intervenes; as contribuies das intervenes para o contexto escolar. 2. A pesquisa-ao aplicada s oficinas experimentais de educomunicao socioambiental. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa atravs da pesquisa-ao.
a pesquisa-ao um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo e participativo (THIOLENT, 1998, p.14).

Alguns autores (BARBIER, 2004; EL ANDALOUSSI, 2004) afirmam que a finalidade da pesquisa-ao auxiliar transformaes sociais. Dentro desse contexto a pesquisa-ao foi selecionada para a investigao que objetiva a conservao dos recursos hdricos, a formao de uma conscincia crtica e cidad que auxilie os alunos a atuar no meio no qual esto inseridos e o enraizamento da educao ambiental no contexto escolar. O caminho metodolgico percorrido apresentado abaixo em forma de um quadro que apresenta um paralelo entre a estratgia metodolgica da pesquisa-ao proposto por Thiolent (1998, p.16) e a investigao desenvolvida:

Thiolent (1998) desta interao resulta a ordem de prioridade dos problemas a serem pesquisados e das solues a serem encaminhadas em forma de ao concreta (p.16);

Pesquisa A interao entre os participantes da pesquisa determinou as prioridades momentneas, alternando os focos ente a comunicao, a educao ambiental, a teoria e a prtica.

104

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

o objetivo da investigao no constitudo pelas pessoas e sim pela situao social e pelos problemas de diferentes naturezas encontrados nesta situao (p.16); o objetivo da pesquisa-ao consiste em resolver ou, pelo menos, esclarecer os problemas da situao observada (p.16);

a pesquisa no se limita a uma forma de ao (risco de ativismo): pretende-se aumentar o conhecimento dos pesquisadores e o conhecimento ou nvel de conscincia das pessoas e grupos considerados (p.16); Quadro 1 - Caminhos metodolgicos da pesquisa

Tinham-se como problemas pr-estabelecidos a situao da bacia hidrogrfica do rio Corumbata, a necessidade e importncia de fortalecer atividades de EA e Comunicao na escola e a formao de cidados aptos a intervir no ambiente em que vivem. Buscou-se esclarecer a situao da bacia hidrogrfica para os alunos e propor uma metodologia de educomunicao socioambiental que favorea o enraizamento da EA e prticas de comunicao na escola. Pretendeu-se auxiliar a formao dos alunos como cidados crticos atuantes no meio em que esto inseridos.

Uma escola pblica de cada municpio (Analndia, Corumbata, Rio Claro e Piracicaba) foi escolhida para o desenvolvimento das oficinas. Essas foram organizadas e oferecidas em sequncia, de modo que os mtodos empregados pudessem ser aperfeioados dentro de um processo contnuo de anlise e reflexo. Segundo Dick (2009, apud MARTIRANI, 2009, p.10) e seus colegas da Universidade de Deakin: plan act observe reflect (and then plan etc) ou espiral circular (BARBIER, 2004). Espiral circular no sentido de que a investigao se move permanentemente num espiral de ao e reflexo. A investigao envolveu etapas de reflexo e de ao. Entretanto, importante destacar que, em muitos momentos da pesquisa, a ao e a reflexo foram concomitantes. O ponto de partida da pesquisa foi a definio dos problemas com os quais gostaramos de dialogar: situao problemtica da bacia hidrogrfica do rio Corumbata e necessidade e importncia de fortalecer atividades de EA. Esse foi determinado associando os objetivos do projeto que esta investigao integra (Novas tecnologias da comunicao e educao ambiental na bacia do rio Corumbata) 6 com revises bibliogrficas da rea. Abaixo est um quadro que sintetiza o percurso metodolgico dessa pesquisa:

Projeto que integra projeto temtico do Programa Biota da FAPESP Mudanas Socioambientais no Estado de So Paulo e perspectivas para a conservao, desenvolvido por pesquisadores da ESALQ e CENA.

105

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

Primeira etapa de reflexo Revises bibliogrficas e desenvolvimento de programa de atividades de educomunicao socioambiental.

Primeira etapa de ao Parceiras com Diretorias de Ensino, diretores, coordenadores, professores de escolas pblicas e estudantes de EA.

Segunda etapa da reflexo Desenvolvimento do Programa de atividades para as oficinas experimentais 1; apoiando-se nos pontos-chaves tericos: bibliografia e reunies com parceiros. Terceira etapa de reflexo Desenvolvimento do Programa de atividades para as oficinas experimentais 2; apoiando-se nos pontos-chaves tericos associados aos prticos: vivncias das oficinas, dirios de campo e produes das oficinas. Quarta etapa de reflexo Desenvolvimento do Programa de atividades para as oficinas experimentais 3; apoiando-se nos pontos-chaves tericos e prticos associados aos investigativos: investigao diagnstica da EA nas escolas de Piracicaba e Rio Claro. Quinta etapa de reflexo Desenvolvimento do Programa de atividades para as oficinas experimentais 4; apoiando-se nos pontos-chaves tericos, prticos e investigativos associados aos virtuais: levantamento sobre o uso da internet dos participantes das trs oficinas experimentais.

Segunda etapa de ao Oficina experimental 1. Corumbata

Terceira etapa de ao Oficina experimental 2. Rio Claro.

Quarta etapa de ao Oficina experimental 3. Piracicaba.

Quinta etapa de ao Oficina experimental 4. Analndia. Aprimoramento das atividades educomunicao socioambiental na hidrogrfica do rio Corumbata. de bacia

Quadro 2 - Etapas da pesquisa

Destaca-se nas etapas da pesquisa a realizao de parcerias. De acordo com El Andaloussi conseguir uma parceria uma das condies do xito do projeto que a pesquisaao pretende desenvolver (EL ANDALOUSSI, 2004, p.131). Os principais parceiros foram: Diretorias de Ensino (Piracicaba e Limeira), diretores, coordenadores e professores das escolas selecionadas para a interveno; e alunos de graduao7.

Destaque a parceria feita com bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extenso, atravs do Projeto Educomunicao socioambiental: oficinas de iniciao prtica jornalstica, que acompanhou todas as oficinas.

106

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

Ao trmino das intervenes foi possvel o aprimoramento das atividades de educomunicao socioambiental na bacia hidrogrfica do rio Corumbata. Essas sero descritas e analisadas a seguir.

3. Descrio e anlise das oficinas de educomunicao socioambiental na bacia hidrogrfica do rio Corumbata. As oficinas foram realizadas com uma turma de alunos do ensino fundamental II de uma escola de quatro diferentes municpios da bacia hidrogrfica do rio Corumbata . Em cada uma das escolas as oficinas foram realizadas por meio de oito encontros, cada um com 150 minutos de durao. As intervenes tiveram o objetivo de integrar educao ambiental e educomunicao com enfoque na temtica dos recursos hdricos. O objetivo da pesquisa foi o de apresentar uma alternativa para o desenvolvimento de temas transversais atravs de uma proposta pedaggica interdisciplinar que envolveu a comunicao, a educao e o meio ambiente. As atividades pretenderam contribuir com o enraizamento da educao ambiental no contexto escolar e com a democratizao e a acessibilidade informao socioambiental em nossa sociedade por meio dos contedos de matrias como portugus, geografia, cincias e artes. As oficinas de educomunicao socioambiental na bacia hidrogrfica do rio Corumbata so fundamentadas nos Parmetros Curriculares Nacionais, na Poltica Nacional de Meio Ambiente, no Programa Nacional de Educao Ambiental e no Programa de Educomunicao Socioambiental. Trabalham dinmicas de integrao com o aprofundamento de conhecimentos sobre as questes ambientais, em especial sobre os recursos hdricos, e atividades voltadas iniciao prtica jornalstica. Essas ltimas com o intento de formao de sujeitos autnomos e expressivos, aptos a exercitar a cidadania e ocupar novos espaos de comunicao. As intervenes tm, como princpios participao e dilogo com enfoque no desenvolvimento da expresso, da escrita, da criatividade e da autonomia dos participantes. O dilogo a base das oficinas; para tanto, os alunos so convidados a participar ativamente, atravs de questionamentos, explicitao de conhecimentos prvios e proposio de temticas de interesse. Sempre que possvel as contribuies so anotadas em cartazes visveis a todos que so expostos e complementados em todos os dias de atividade.

107

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

Os princpios citados estiveram presentes nos oito encontros. Para tanto, a sala de aula ganhou uma organizao diferente da adotada em aulas convencionais do tipo expositiva. Adotou-se o crculo de conversa, na qual os alunos sentam em roda, o que permite que os participantes possam se enxergar e que o centro do saber seja deslocado, passando do professor para o grupo. Assim todos aprendem com todos. A roda e o dilogo fazem as intervenes serem mais participativas. Os contedos selecionados so baseados nas temticas de recursos hdricos, conforme recomenda o caderno do Governo de So Paulo (SO PAULO, 2008) para o stimo e oitavo anos do ensino fundamental; com enfoque nas temticas de abastecimento, tratamento, consumo e qualidade de gua, e bacia hidrogrfica. O tema bacia hidrogrfica do rio Corumbata foi selecionado ao associar a temtica bacia hidrogrfica com o tema local (um dos temas transversais do PCNs) atravs dos contedos: rio Corumbata, usos do solo, fauna e flora locais e relao da populao local com o rio. Soma-se a insero da pesquisa no projeto temtico do Programa Biota da FAPESP que tem como foco a bacia do rio Corumbata. A proposta que o rio trabalhado seja do entorno escolar ou responsvel pelo abastecimento de gua do municpio, ou seja, presente no ambiente fsico dos alunos, para que seja desenvolvido o sentimento de pertencimento dos mesmos com a escola, o bairro, o municpio e os recursos naturais do espao que habitam. Trabalhar o municpio da escola proporciona uma reflexo sobre a identidade dos participantes, e assim possvel envolv-los e motiv-los a pesquisar e estudar a questo dos recursos hdricos e bacia hidrogrfica. Segundo AbSaber (1987), o estudo da bacia hidrogrfica possibilita uma viso sistmica e integrada do ambiente ao enfatizar as inter-relaes com as foras antrpicas e, nelas, as interaes com as atividades e os sistemas econmicos, sociais e biogeofsicos. Em nossa percepo, o estudo da bacia hidrogrfica local estimula um processo social de responsabilidade e vnculos com o ambiente em que vivem e, dessa forma, estimula o pertencimento. Esse um sentimento importante que potencializa o agir na comunidade. De acordo com Bueno (2001) a escola o ponto de referncia fundamental para a constituio das identidades de seus alunos (BUENO, 2001, p.5) e ela no pode deixar de considerar, como parte integrante de seu projeto, o compromisso de participao (BUENO, 200, p.6). Para se obter dados e informaes sobre a bacia hidrogrfica na qual esto inseridos, desenvolve-se a proposta de iniciao prtica jornalstica cientfica por meio de sequncias de atividades que envolvem o estudo dos contedos de jornalismo e sada de campo.

108

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

Os estudos dos contedos jornalsticos incluem: pauta, apurao, redao, reviso, edio, registro fotogrfico e lead (o qu?, quem?, quando?, onde?, como?, e porqu?), levanta-se pautas de interesse e roteiros de campo. A sada de campo tem a finalidade de realizar entrevistas, reportagens, documentao fotogrfica e coletar informaes. A partir de ento os alunos so conduzidos pela pesquisadora a definir o formato da publicao do material comunicativo a ser produzido (jornal, fanzine, exposio, entre outros), e discutem-se etapas da produo, conhecimentos e habilidades do grupo para sua confeco. Os contedos da comunicao so trabalhados nas oficinas a fim de desenvolver uma anlise crtica da mdia e motivar os alunos a produzirem seus prprios veculos de comunicao: materiais comunicativos impressos, comunicao e mdia, globalizao e novos meios de comunicao, conceito de blog e contedos especficos da ferramenta comunicativa selecionada pelos alunos. A reflexo sobre comunicao e materiais comunicativos proporciona o desenvolvimento de uma viso crtica sobre a mdia e motiva o trabalho proposto: querer se comunicar e aprender as formas para sua realizao. Nas escolas estudadas, e de uma maneira geral nas escolas brasileiras, existem resistncia e dificuldade dos alunos para escrever. O que pode ser visualizado pelo apoio dos diferentes professores, para alm dos de portugus, com o compromisso de leitura e escrita e as aulas de reforo com a mesma temtica presentes em grande parte das escolas. A escrita um trabalho altamente sofisticado; escrever para a mdia trabalhoso, exige um grande conhecimento do contedo que se deseja comunicar e um exerccio de escrever/reescrever exaustivo. Mais do que isso, uma experincia de aprendizagem para desenvolver as habilidades comunicacionais e contribuir na formao de sujeitos atuantes em seu meio e preocupados com a conservao dos recursos hdricos. Dessa forma, nas oficinas, os alunos ao escreverem sobre sua realidade foram estimulados a desenvolver sua habilidade de escrita De volta para a sala de aula, so orientados a produzir o material comunicativo. Nas oficinas foram produzidos dois fanzines e dois jornais, um em cada escola. conduzida uma discusso junto ao grupo sobre como divulgar o material produzido, tendo a possibilidade de divulgar para a comunidade escolar, para os pais e comunidade do entorno. Nessa etapa o blog apresentado como uma possibilidade de divulgao. A escolha da utilizao de um blog uma associao com o projeto ao qual a pesquisa esta vinculada8 que tem como objetivos desenvolver metodologias para educomunicao
8

Novas tecnologias da comunicao e educao ambiental na bacia hidrogrfica do rio Corumbata.

109

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

socioambiental, a construo participativa de informao socioambiental e produo de matrias para veiculao na rede mundial de computadores por meio do blog Educorumbata (educorumbatai.blogspot.com). A pesquisa citada apresenta duas frentes de trabalho: as oficinas experimentais nas escolas pblicas e atividades junto aos estudantes de graduao 9. A escolha do blog como instrumento e recurso central para a experincia que se desenvolve deve-se s vantagens desse sistema de comunicao, como: baixo custo operacional, fcil e amplo acesso (internet) e facilidade de manuseio (MARTIRANI, 2009b, p.95). Com relao s atividades desenvolvidas nas escolas, a dificuldade de escrita, associada ao fato de duas das escolas no terem acesso internet, dificultou a produo de matrias. Entretanto, as matrias produzidas pelos participantes das oficinas, sempre que possvel, foram postadas no blog. Dado o carter pontual das intervenes (8 encontros) e a distncia entre as escolas o blog foi a ferramenta que possibilitou a continuidade das atividades e a comunicao entre as escolas, a pesquisadora e a escola, a comunidade e a escola. Dentro do blog foi criada uma coluna intitulada oficinas de educomunicao socioambiental na qual grande parte das informaes criadas e socializadas nas escolas foi postada. As intervenes passaram por diferentes momentos de reflexo e reestruturao entre cada uma delas, com base na metodologia da pesquisa-ao. Para a reflexo foram utilizadas: as vivncias, dirios de campo e materiais produzidos nas oficinas experimentais; reunies com os envolvidos no projeto; e dados da investigao diagnstica da introduo da educao ambiental no contexto escolar, e levantamento do uso da internet pelos alunos participantes das oficinas. As oficinas tiveram duas frentes principais de trabalho, a comunicao e a educao ambiental, o ponto de encontro principal dessas aconteceu durante a sada de campo. Na atividade os alunos exercitaram a prtica jornalstica cientfica por meio de uma temtica ambiental. Abaixo a proposta metodolgica resumida em um quadro (quadro 3):

Oficina de educomunicao socioambiental na bacia hidrogrfica Educao Ambiental Estudo terico sobre recursos hdricos com enfoque na bacia hidrogrfica.
9

Comunicao Estudo terico sobre processos jornalsticos e anlise crtica da mdia.

Experincias de jornalismo universitrio, ambiental e cientfico desenvolvidas pela Profa. Dra. Laura Alves Martirani junto a graduandos da ESALQ/USP.

110

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

Estudo terico da bacia hidrogrfica local.

Iniciao prtica jornalsta.

Sada de campo Produo e divulgao de material comunicativo escolhido e produzido pelos grupos a partir das temticas desenvolvidas na oficina. Quadro 3- Proposta metodolgica

A oficina de educomunicao socioambiental na bacia hidrogrfica foi uma alternativa para o desenvolvimento dos eixos transversais, como meio ambiente e temas locais; da comunicao; e dos recursos hdricos no contexto escolar. Alm disso, estimulou o uso das tecnologias e linguagens da comunicao no contexto escolar. As intervenes uniram diversas reas do conhecimento (comunicao, educao, meio ambiente, portugus, geografia, cincias e artes) o que possibilitou o desenvolvimento de um trabalho inter e transdiciplinar. A diversidade de contedos que a escola deve trabalhar grande, o que dificulta o desenvolvimento de todos, logo associ-los na metodologia pode contribuir para o enriquecimento do trabalho escolar. As prticas desenvolvidas coadunam com as diretrizes das polticas pblicas da rea e podem enraizar a EA na escola e na comunidade atravs de um trabalho que possa integrar seus projetos polticos pedaggicos. Os princpios que permearam todos os encontros foram o dilogo e a participao. Os alunos foram estimulados a se posicionar com relao aos seus sentimentos frente s oficinas, escola, ao bairro, cidade e bacia hidrogrfica local. Foram orientados a sentar em roda e a definir local de sada de campo, roteiros de campo, pautas de reportagens e material comunicativo a ser produzido. Tudo isso foi trabalhado com enfoque na bacia hidrogrfica local e com isso puderam estudar e refletir sobre a realidade que os circunda, em especial o municpio no qual a escola se localiza. Desta forma, desenvolveu-se um processo formativo de sensibilizao e estmulo participao e exerccio da cidadania por meio da comunicao. A metodologia da pesquisa-ao foi utilizada para introduzir, pesquisar, refletir e analisar as atividades propostas para educomunicao socioambiental no contexto escolar. Segundo Barbier: O mtodo da pesquisa-ao, inspirado em Lewin, o da espiral com suas fases de: planejamento, de ao, de observao, de reflexo, depois de um novo planejamento da experincia em curso (2004, p.60). O mtodo possibilitou que a experincia atingisse seus objetivos e que os participantes exercitassem a autonomia, o dilogo e a participao. Dessa

111

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

forma teoria e prtica foram complementares e se retroalimentaram, ou seja, a prtica foi utilizada para refletir sobre a teoria e a teoria foi repensada a partir da prtica. A participao e o dilogo foram estimulados atravs de um processo de ensino/aprendizagem participativo e dialgico no qual toda comunidade escolar foi estimulada a participar. Aqueles que se tornaram parceiros da pesquisa diretorias de ensino, diretores, coordenadores, professores, alunos, funcionrios e estudantes de graduao puderam auxiliar na escolha do contedo e na definio de programao e de tcnicas das intervenes. No municpio de Corumbata houve parceria com o diretor, os coordenadores, a professora de portugus e a de artes, e no municpio de Piracicaba com a coordenadora e a professora de cincias; conclui-se que nesses locais onde as parcerias foram mais fortes, os resultados atingidos foram melhores. Entre esses resultados tem-se maior participao e envolvimento dos alunos e melhor qualidade do material comunicativo produzido. A relao entre comunicao e educao ambiental foi sendo construda ao longo do processo por meio da pesquisa-ao que possibilitou uma relao dinmica entre teoria e prtica. Ao final do processo fica difcil separar, a no ser por carter didtico, o que comunicao e o que educao ambiental, sendo o conjunto as atividades de educomunicao socioambiental. Trabalhar a partir desse conceito permitiu o empoderamento dos alunos para uma atuao social mais consciente, pois para se comunicar, ou seja, externalizar os conhecimentos, foi necessrio apreender o aprendido. Os fundamentos tericos das oficinas de educomunicao socioambiental relacionamse com a perspectiva crtica. Os princpios das atividades so o dilogo, a participao, a autonomia e a criatividade, caractersticas importantes para a formao de cidados crticos e atuantes em seu meio. Portanto, no caso de utilizao das intervenes esses princpios devem permear toda a atividade.

Consideraes Finais A associao da educao ambiental com a comunicao, a partir das intervenes denominadas oficinas de educomunicao socioambiental, tm um grande potencial para auxiliar a formao de cidados crticos e atuantes no ambiente no qual esto inseridos. As atividades desenvolvem a expresso, a criatividade, a autonomia e o pertencimento dos participantes. Trabalhar o meio ambiente, com enfoque na bacia hidrogrfica local de modo 112

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

interligado realidade social e miditica, possibilita um olhar mais crtico dos alunos sobre a sociedade, e dessa forma pode auxiliar a conservao dos recursos hdricos da regio. Para o fortalecimento da rea de estudo, educomunicao socioambiental, necessrio que mais trabalhos sejam desenvolvidos e socializados, objetivando o avano do Programa de Educomunicao sSocioambiental em direo a uma poltica pblica. A transformao possibilitar maior incentivo ao desenvolvimento de aes e financiamento para as mesmas. A universidade tem um papel de destaque no desenvolvimento de pesquisas na rea e na sua aproximao com a escola pode contribuir com a melhoria da Educao no Brasil. importante ter a comunidade escolar como parceira em projetos de pesquisa e no como objetos de estudo; caso no seja possvel essencial que os resultados da investigao sejam socializados com a comunidade escolar. A pesquisa-ao mostrou-se uma metodologia significativa para a aproximao da universidade com a escola na medida em que possibilita um trabalho em parceria. Dessa forma, estimula o respeito e a valorizao do espao escolar. A pesquisa-ao foi a alternativa para a pesquisa, na medida em que em seus pressupostos contempla o carter dinmico e complexo, bem como cultural e poltico, dos processos sociais, como a educao e a comunicao, a inseparabilidade entre sujeito e objeto de pesquisa. Ao mesmo tempo, permite que o pesquisador possa envolver-se e interagir com o universo da pesquisa, de modo a fazer da experincia de pesquisa um exerccio de cidadania, de aprendizagem social e de circulao de contedos entre a universidade e a escola. Resgata nesse sentido e de forma essencial a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extenso universitria. A continuidade da pesquisa seria uma maior reflexo sobre a relao da investigao com a pesquisa-ao para enriquecer a reflexo sobre a metodologia e trabalhar com os professores para a socializao do programa de atividades criado.

REFERNCIAIS ABSABER, A. Zoneamento ecolgico e econmico da Amaznia: questes de escala e mtodos. Seminar on Technology for Human Settlements in the Humid Tropics . CEPAL/IPEA (Economic Commission for Latin Amrica/Caribean Institute of Economic and Social Planning), 1987. 25 p.

113

Rev. eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 27, julho a dezembro de 2011.

BARBIER, R. A pesquisa ao. Traduo de Lucie Didio. Braslia: Lber Livro Editora, 2004. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros em ao: meio ambiente na escola. Braslia: MEC/SEF, 2001. BRASIL, Ministrio do Meio Ambiente. Programa de educomunicao socioambiental. Srie Documentos Tcnicos 2. Braslia: rgo Gestor da Poltica Nacional de Educao Ambiental, 2005. Diponvel em: http://www.daep.com.br/coletivos/adm/download/dt_2_programa_educomunicacao_socioamb iental_4a_versao_maio_final.pdf. Acesso 11.03.2011. BUENO, J.G.S. Funo social da escola e organizao do trabalho pedaggico. Educar, Curitiba. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. n. 17, p. 101-110. CARVALHO, I.C.M. Qual Educao Ambiental? Elementos para um debate sobre a Educao Ambiental popular e extenso rural. Revista Agroecologia e desenvolvimento Rural Sustentvel. Porto Alegre, v.2, n. 2, abr/ jun, 2001. EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-aes: cincias, desenvolvimento, democracia. So Carlos: EdUFSCAR, 2004. LEFF, E. Saber Ambiental. Petrpolis-RJ: Vozes, 2001. LOUREIRO, C. F. B. Teoria Crtica. In: FERRARO JR., L. A.. (Org.). Encontros e Caminhos: Formao de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. 1.ed. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, Diretoria de Educao Ambiental, 2005, p.323332. MARTIRANI, L. A. Educomunicao Socioambiental: reflexes metodolgicas acerca de uma experincia em desenvolvimento. In: INTERCOM 2009 - GP Comunicao e Educao, 2009. XXXII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao - Comunicao, educao e cultura na era digital, 2009a. MARTIRANI, L. A. O blog como laboratrio para educomunicao socioambiental. Revista Udesc Virtu@l, v. 2, p. 88-103, 2009b. SO PAULO, Secretaria da Educao. Caderno do Professor: Cincias. So Paulo: SEE, 2008. SOARES, I.O. Caminos de La educomunicacin: utopias, confrontaciones, reconocimientos. Nmodas, Universidade Central, Bogot, Colombia, abril de 2009, n. 30, p. 194-207. SOARES, I.O. Educomunicao: um campo de mediaes. Comunicao & Educao, v. 7, n. 19, 2000. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao. 8.ed. So Paulo: Cortez, 1998.

114

You might also like