You are on page 1of 18

VITAMINAS

COMPOSTOS ORGNICOS, NECESSRIOS EM QUANTIDADES PEQUENAS -mg, g/ DIA; ESSENCIAIS PARA A MANUTENO DA SADE, CRESCIMENTO NORMAL E REPRODUO. DEFICINCIA VITAMNICA em 1987: NPT = MORTE

VITAMINAS

HIDROSSOLVEIS

LIPOSSOLVEIS A, D, E, K

NO-COMPLEXO B Vitamina C

COMPLEXO B

LIBERADORAS DE ENERGIA B1 = tiamina B2 = riboflavina B3 = niacina biotina cido pantotnico

HEMATOPOIESE

OUTRAS

cido flico B12 = cianocobalamina

B6 = piridoxina piridoxamina piridoxal

TIAMINA (VITAMINA B1)

Histrico:
Reconhecida originalmente como fator preventivo do Beribri. Em 1897, Eijkman, mdico alemo em Java, observou que os frangos do ptio da priso apresentavam sintomas similares aos de seus pacientes com Beribri, descobrindo que a adio de farelo de arroz prevenia o Beribri em aves.

Histrico:
Em 1911, Funk et al. e Suzuki et al. isolaram do arroz integral um composto cristalino com atividade biolgica. Em 1934, Willians determinou a estrutura exata da tiamina, que foi sintetizada em 1936.

Qumica:
Instvel ao calor ou lcali estvel ao calor em pH cido A perda na coco extremamente varivel, dependendo do pH do alimento, tempo de coco, temperatura, quantidade de gua utilizada e desprezada. O congelamento tem pouco ou nenhum efeito no contedo de tiamina.

Qumica:
A tiaminase presente em peixes de gua doce e crustceos crus destri ~ 50% da tiamina. O ch tambm contm um fator antitiamina.

Metabolismo:
DIETA - tiamina e seus steres de fosfato

lmen intestinal duodeno proximal pH cido

fosfatases intestinais

NO ARMAZENADA EM GRANDE QUANTIDADE NO ORGANISMO, SENDO NECESSRIO SEU FORNECIMENTO DIRIO PELA DIETA

Tiamina forma livre Absoro: [ ] ativo [ ] passiva fosforilao intracelular: monofosfato de tiamina Veia porta fgado

Funes:
A tiamina combina-se com o fsforo para formar a coenzima pirofosfato de tiamina (PFT), necessria descarboxilao oxidativa do piruvato para formar acetato ativo (acetil-CoA) componente principal da via metablica do ciclo de Krebs.

Funes:
- Catalisa reaes de descarboxilao oxidativa e no-oxidativa dos alfacetocidos; - Catalisa reaes de transcetolao reao da via das pentoses fosfato.

Glicose Glicose-6-fosfato Transcetolase e outras enzimas Ribose-5-fosfato NADPH

cidos nuclicos Acares complexos Coenzimas

Coenzimas, esterides, cidos graxos, aminocidos, neurotransmissores e glutationa

Funes:
O NADPH fornece tomos de hidrognio para reaes qumicas que resultam na produo de coenzimas, esterides, cidos graxos, aminocidos e neurotransmissores, alm de exercer importante papel na sntese de glutationa, componente essencial para a defesa do organismo contra o estresse oxidativo.

Funes:
Funo no coenzimtica: papel especfico na neurofisiologia, atuando na membrana das clulas nervosa, permitindo deslocamento para que ons sdio possam atravessar a membrana livremente.

Deficincia:
Causas alcoolismo deficincia da dieta,

Beribri manifestaes mais importantes afetam sistema nervoso e cardiovascular.

Antagonistas de tiamina:
Compostos naturais: enzimas que degradam tiamina Tiaminasa I em pescados Tiaminasa II em bactrias intestinais Polidroxifenis (cido cafeico, cido clorogenio e taninos) inativam a tiamina por oxi-reduo em chs preto/mate, couve de Bruxelas, repolho roxo.

Avaliao do Estado Nutricional:


atividade transcetolase eritrocitria excreo urinria de tiamina antes ou depois de sobrecarga nveis sangneos

Recomendaes Nutricionais:
- Recomenda-se que 0,5mg de tiamina por 1.000 Kcal seja suficiente para suprir as necessidades dirias dessa vitamina em seres humanos de qualquer idade; - Na gravidez, uma ingesto adicional de 0,4mg/dia recomendada para adaptao ao crescimento materno e fetal e ao aumento da ingesto calrica materna.

Fontes alimentares:
- Os cereais so as fontes mais importantes de tiamina (germe), cobrindo aproximadamente 40% das necessidades de tiamina em seres humanos; - Fontes excelentes so a levedura e a carne suna magra; - Em alguns pases, a farinha de trigo e de arroz so enriquecidas com tiamina, j que esta se perde durante o processamento.

You might also like