You are on page 1of 2

RESENHA CRTICA

Referncia bibliogrfica: MAUSS, Marcel. Introduo: da ddiva, e em particular da obrigao de retribuir os presentes As ddivas trocadas e a obrigao em retribuir (Polinsia) Concluso. In:_______. Sociologia e Antropologia. So Paulo: EPU, EDUSP, 1974.

Ainda na introduo(Introduo: da ddiva, e em particular da obrigao de retribuir os presentes), Marcel Mauss, sobrinho de mile Durkheim, apresenta seu tema: tratar da teoria da aliana tendo em vista a trade obrigatria dar, receber e retribuir no que concerne troca de presentes. Mauss esclarece que essas trocas e contratos, estabelecidos sob a forma de presentes, representam fenmenos sociais totais conceito do prprio Mauss a partir do arcabouo terico de Durkheim sobre fatos sociais e da observao participante(de Malinovski). Mauss tambm contou com os relatos dos trabalhos de campo de Mallinovski. Dessa maneira, Mauss define que esses fenmenos abrangem concomitantemente toda espcie de instituies: religiosas, jurdicas e morais estas polticas e familiais ao mesmo tempo; econmicas supondo formas particulares de produo e de consumo, ou antes, de prestao e de distribuio, sem contar os fenmenos estticos nos quais desembocam tais fatos e os fenmenos morfolgicos que manifestam essas instituies.(p. 41) Mauss, durante os captulos estudados, argumentar e exemplificar como o carter voluntrio, (...) aparentemente livre e gratuito(p. 41) dessas trocas de presente , em grande parte, imposto e pautado em interesses especficos de prestaes. Ainda que no haja os formalismos da economia clssica acompanhando a transao, prevalecem os sentidos de obrigao e interesse econmico tambm nessas sociedades (mal)vistas como primitivas. Mauss defende a existncia de mercados econmicos nesses cls, sendo o aspecto distintivo entre eles e o nosso substancialmente o regime de troca. Segundo esse autor, a partir da moral e da economia dessas sociedades ditas arcaicas que compreenderemos e solucionaremos os problemas dos nossos prprios direito e economia. Essa inferncia tem respaldo na prpria generalizao do conceito cunhado por Mauss, de fenmenos sociais totais, de que a trade: dar receber retribuir regra geral para todas as sociedades humanas.

Em relao ao mtodo, esse antroplogo refuta fazer comparaes entre sociedades que sejam abruptamente diferentes, preferindo o que ele conceitua como comparao precisa. Para Mauss, uma correlao entre os aspectos a serem estudados das sociedades da Polinsia, Melansia, noroeste americano e algumas regies amplas(p. 43), viabilizaria essa preciso. No subtpico Prestao, Ddiva e Potlatch, Mauss esclarece que, nas economias e nos direitos que nos precederam, no havia trocas individuais, mas a circulao de riquezas atravs de rituais, festas e banquetes em que diferentes cls se cortejavam. Entre essas coletividades, o mercado em si era algo inerente a esse sistema de prestaes totais(p. 45) sem, contudo, ser um aspecto primordial deste(tal como dado nas economias naturais). Mauss acentua que, essas celebraes, trocas de mulheres, feiras, servios militares, mais que corresponderem a um sistema de troca de honrarias, pautavam-se, sobretudo, no respeito mtuo entre esses diversos cls. Para definir potlatch, Mauss abrange a verso literal que denota alimentar e consumir e explana como ele envolvia toda uma trama de ritos, troca de presentes, anlises polticas(por exemplo, trocas de chefia), circulao de bens econmicos, alm de demonstraes de superioridade de poder. Essas celebraes poderiam terminar com hostilidades, dado que o princpio da rivalidade e do antagonismo que domina todas essas prticas.(p. 46). Ao fim de cada banquete, o anfitrio poderia destruir tudo s para demonstrar desapego material e/ou clara superioridade de poder queles que estiverem assistindo ao rito. Por fim, Mauss assume potlatch como uma das instituies que se pode chamar de prestaes totais de tipo agonstico.(p. 47)

You might also like