You are on page 1of 4

Cap tulo 1

Instalando o Samba
A instala c ao do Samba pode ser realizada atrav es de pacotes bin arios j a inclusos nas distribui c oes Linux ou da compila c ao do c odigo fonte que pode ser na pr opria p agina 1 do Samba . O uso de pacotes bin arios mostra-se vantajoso quanto a instala c ao, por em a vers ao do pacote compilado e geralmente mais antigo do que o c odigo fonte dispon vel na p agina do Samba. Assim, aos administradores que necessitam manter os servi cos de sistema sempre atualizado em fun c ao de corre c oes de bugs, e recomendada a instala c ao a partir do c odigo-fonte. Nesse cap tulo, ser ao apresentados os dois modos de instala c ao.

1.1

Instala c ao a partir de pacotes bin arios

A instala c ao a partir de pacotes bin arios e o m etodo mais simples e r apido para se obter o servi co do Samba em funcionamento. Contudo, de acordo com a distribui c ao Linux, devem ser utilizados comandos distintos de instala c ao. Essa se c ao apresentar a os comandos de instala c ao das distribui c oes mais comuns em ambientes corporativos como Red Hat, Debian e Slackware, al em de seus derivados.

1.1.1

Debian, Ubuntu, Kubuntu, Kurumin

Antes de tudo, e importante lembrar que o Debian e seus derivados necessitam utilizar o comando sudo para obter direitos administrativos no sistema ou realizar o acesso ao usu ario root com o comando su . A instala c ao pode ser realizada simplesmente utilizando o comando: sudo apt-get install samba Automaticamente, o pr oprio gerenciador de pacotes APT ir a realizar o download e instalar o pacote samba e seus dependentes, al em de j a inicializar os daemons smbd e nmbd.
1

http://www.samba.org/

O processo de remo c ao do Samba pode ser realizado de maneira t ao simples quanto a instala c ao:
$sudo apt-get remove samba (remove o samba e mant em os arquivos de congura c ao ) $sudo apt-get purge remove samba (remove o samba e os arquivos de congura c ao )

H a tamb em a possibilidade de atualizar o pacote caso haja uma vers ao mais recente no reposit orio com o comando apt-get update. Caso contr ario, nenhuma a c ao e executada pelo gerenciador de pacotes.
$sudo apt-get install samba

1.1.2

Red Hat e CentOS

A distribui c ao Red Hat e CentOS baseiam-se os seus pacotes no padr ao RPM (Red Hat Package Manager ). Assim, para instalar o Samba nessas distribui c oes e preciso fazer o download de pacotes .rpm e executar o seguinte comando para cada pacote:
$rpm -ivh <pacote.rpm> Exemplo: $rpm -ivh samba-3.0.12-5.rpm

A desinstala c ao de pacotes RPM e um pouco mais trabalhosa, pois e preciso saber o nome completo do pacote a ser removido do sistema. A op c ao do RPM -qa permite exibir a lista de todos os pacotes instalados no sistema. Assim, basta utilizar a op c ao -e para remover o pacote desejado, conforme exemplo abaixo:
$rpm -qa grep samba (o comando grep ltra apenas pacotes que contenham a palavra samba em seus nomes ) samba-client-3.0.12-5 samba-common-3.0.12-5 samba-3.0.12-5 $rpm -e samba-client-30.12-5 $rpm -e samba-common-3.0.12-5 $rpm -e samba-3.0.12-5

Esse processo moroso de instala c ao e remo c ao de pacotes em sistemas Red Hat e derivados, pode ser otimizado utilizando o gerenciador de pacotes YUM, tornando o processo mais f acil ao administrador de rede. O YUM e um gerenciador com prop osito semelhante do APT. Para instalar o Samba atrav es do YUM, basta utilizar o comando: 2

$yum install samba

E, para remover:
$yum remove samba

1.1.3

Compilando o c odigo-fonte

Conforme dito no in cio desse cap tulo, a instala c ao do Samba atrav es do c odigofonte apresenta a vantagem de otimizar quais m odulos ser ao instalados e manter a vers ao sempre atualizada para corrigir eventuais bugs. A primeira etapa e baixar o c odigo-fonte a partir do site do Samba. Ap os isso, deve-se descompactar o arquivo .tar.gz com o comando:
$tar zxvf <pacote.tar.gz> Exemplo: $tar zxvf samba-3.6.7.tar.gz

A descompacta c ao cria um diret orio denominado samba-3.6.7/contendo todos os arquivos do Samba. Ap os isso, e preciso acessar o diret orio samba-3.6.7/source3e compilar o c odigo com os comandos:
$cd samba-3.6.7/source3 $./congure prex=/usr/local/samba

Pode-se observar a presen ca da op c ao prex para determinar onde o Samba ser a instalado. Assim que o processo de congura c ao dos pacotes estiver conclu do, e preciso compilar o c odigo-fonte atrav es do comando make. Uma dica importante para sistemas com dois ou mais n ucleos/processadores e utilizar a op c ao -j<n umero de threads> . Posteriormente, efetivar a instala c ao por meio do comando make install :
$make -j2 (Nesse caso ser ao disparadas 2 threads de compila ca o ) preciso ter direito de administrador para escrever no diret $sudo make install (E orio /usr/local )

Para inicializar o servi co do Samba pode-se utilizar os comandos:

$sudo /usr/local/samba/bin/smbd -D $sudo /usr/local/samba/bin/nmbd -D

Caso seja necess ario parar o servi co, pode-se utilizar os comandos:
$sudo killall smbd $sudo killall nmbd

A instala c ao baseada no c odigo-fonte n ao cria scripts de inicializa c ao e parada dos servi cos Samba. Portanto, cabe ao administrador de sistema, criar um shell script, conforme o exemplo abaixo:
$sudo vi /etc/init.d/smbd (cria arquivo do servi co ) Dentro do arquivo pode-se utilizar o seguinte script: #!/bin/sh case $1 in start) echo Iniciando smbd... sudo /usr/local/bin/smbd -D echo Iniciando nmbd... sudo /usr/local/bin/nmbd -D ;; stop) echo Parando smbd e nmbd... sudo killall smbd sudo killall nmbd sudo rm -f /usr/local/samba/var/locks/smbd.pid sudo rm -f /usr/local/samba/var/locks/nmbd.pid ;; *) echo Uso: smb startstop ;; esac

Ap os a cria c ao do script, basta utilizar o comando sudo /etc/init.d/smbd start para inicializar o servi co ou sudo /etc/init.d/smbd stop para parar o servi co.

You might also like