You are on page 1of 16

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicos

Weaving the Education with amazonic yarns


Regina Silva 1 Michelle Jaber2 Michle Sato3

Resumo
No vasto universo amaznico, direcionamos nosso olhar ao povoado de Guariba, localizado no extremo noroeste de Mato Grosso, uma pequena regio habitada por uma miscigenao de etnias e grupos sociais. Inscritos no Projeto Biodiesel Guariba, um convnio entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Eletronorte. Nosso objetivo foi criar oportunidades de responsabilidade ambiental e de empoderamento social comunitrio num processo de formao educativa. Inscritos na fenomenologia, neste artigo nosso esforo concentra-se em apresentar a percepo desta comunidade em relao ao processo educativo estabelecidos em seus territrios. Palavras-chave: Educao Ambiental. Amaznia e Percepo.

Abstract
In the wide amazonic universe, we direct our attention to the community of Guariba, located in the extreme northeast of Mato Grosso, a small region inhabitated by a mixing of ethnicities and social groups. Inscribed in the project Biodiesel Guariba, a covenant between Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) and Eletronorte. Our main target has been creating opportunities of environmental responsabilities and communitary social empowerment inside an educational formation process. Inscribed in the phenomology, in this article our effort is centered in presenting the perception of this community related to the educational process established in their territory. Keywords: Environmental Education. Amazon Rain Forest and Perception.

1 2 3

Doutoranda do Programa de Ps-graduao em Ecologia e Recursos Naturais/ UFSCar. e-mail: <rasbio@gmail.com>. Rua Oriente Tenuta n. 234 Consil / Cuiab MT. Doutoranda do Programa de Ps-graduao em Ecologia e Recursos Naturais/ UFSCar. e-mail: <michellejaber@gmail.com>. Rua Oriente Tenuta n. 234 Consil / Cuiab MT. Docente e pesquisadora do Instituto de Educao da Universidade Federal de Mato Grosso. Endereo Profissional: Avenida Fernando Corra da Costa, 2.367. Boa Esperana, Cuiab, MT, Brasil. e-mail: <michelesato@ufmt.br>. R. Educ. Pbl. Cuiab v. 19 n. 39 p. 115-130 jan./abr. 2010

116

Educao Ambiental

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicos


O destino privilegiado de nossa pesquisa a Amaznia, a maior floresta tropical do mundo, a Amaznia das guas, das lendas, dos mitos, dos povos da floresta, da biodiversidade, da pluriculturalidade, dos saberes e dos sabores, que tem sido intensamente debatida nacional e internacionalmente, devido a sua importncia em termos ambientais, culturais, sociais e econmicos. Esse tesouro biosfrico no nasceu pronto e acabado, fruto de um longo processo dinmico e vivo de evoluo natural. Inmeras projees indicam que as florestas tropicais, apesar de ocuparem apenas cerca de 7% da superfcie do planeta, devem concentrar cerca de 60% do total das espcies de vida nele existentes (PDUA, 2002). Neste vasto universo amaznico, direcionamos nosso olhar ao povoado de Guariba, localizado no extremo noroeste de Mato Grosso, uma pequena regio habitada por uma miscigenao de etnias e grupos sociais, principalmente por seringueiros, pequenos agricultores, moradores da vila - povos simples, que vivem em casas de cho batido ou assoalho de paxiba, onde constroem seu cotidiano em um ambiente de luta e re-existncia, tecendo seus preciosos significados e identidades. Marcada por processos migratrios, a regio tem recebido migrantes h muito tempo e de muitos lugares; no incio, os seringueiros, vindos do Norte e Nordeste do pas. Depois, acorreram pessoas oriundas de Rondnia, Paran, Rio Grande do Sul, outros estados e outras cidades do Mato Grosso. Terras rurais, terras urbanas, ouro, madeira, emprego, pequenos comrcios, fazendas, os mais diversos tipos de servios e os mais diversos espaos de especulao e aventura. Uns, buscando riquezas, a maioria, um lugar ao sol numa sofrida sobrevivncia, na esperana de uma vida melhor. H um devassamento e uma ocupao altamente conflituosa que se arrasta por mais de 20 anos de histria fundiria; refletindo o que vem ocorrendo em todo o territrio amaznico, que em poucos anos, foi palco do mais gigantesco e permissivo apossamento de terras pblicas, um apossamento cartorial escamoteado, que se soma ao apossamento pelo atual esquema de grilagem de terras devolutas (ABSABER, 1996). Neste processo conflituoso, os pequenos perdem seus territrios, e a floresta perde seus habitas, dando lugar aos pastos cemitrios das castanheiras. comum a viso de rvores no cho, ardendo em chamas, convertendo reas de florestas densas em pastagens. E em alguns casos, em grandes extenses predominam uma vegetao secundria a extensiva floresta de embaubais. Demonstrando o grande mito da natureza inesgotvel e a viso da vegetao como obstculo ao desenvolvimento econmico que deve ser transposto a qualquer custo (DIEGUES, 1996).

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicosl

117

A comunidade de Guariba, situada entre a Reserva Extrativista Guariba&Roosevelt (RESEX) e inmeras madeireiras, enfrenta, nos aspectos sociais e ambientais, desafios de enormes envergaduras. Nosso contato com a comunidade veio atravs do Projeto Biodiesel Guariba, inscrito no programa Luz para todos, do governo federal, e se realizou atravs de um convnio entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Uniselva e Eletronorte. O objetivo central do projeto ancorou-se na gerao de energia com oleaginosas. No tocante UFMT, quatro equipes participaram deste importante projeto: Qumica, Agronomia, Economia e Educao Ambiental. A equipe de educao ambiental compe o Grupo Pesquisador em Educao Ambiental (GPEA1), que tem desenvolvido pesquisas no Pantanal e na Amaznia. A educao ambiental um dos componentes dentro do projeto, cuja inveno pedaggica visou criar oportunidades de responsabilidade ambiental e de empoderamento social comunitrio, num processo de formao educativa (SATO et al. 2005). Alm desse grande objetivo, buscamos: revisitar e registrar a histria da comunidade, no reconhecimento local atravs das histrias e narrativas dos habitantes; articular a formao continuada em educao ambiental nas escolas da localidade; registrar as percepes de qualidade de vida dos moradores de Guariba, com foco na dimenso educativa e ambiental e a compreenso dos impactos ambientais que atingem os seringueiros. Neste universo de possibilidades para reflexo, no presente artigo nosso esforo concentra-se em apresentar a percepo desta comunidade em relao ao processo educativo estabelecidos em seus territrios, aliando a estes olhares significaes que possam evidenciar uma educao de qualidade.

Escolhendo fios tessitura


Buscando compreender a percepo de alguns moradores sobre o processo educativo em Guariba, entrevistamos 16 pessoas, sendo quatro moradores (as) da vila, seis pequenos (as) agricultores (as) e seis seringueiros (as), dentre estes, cinco mulheres e onze homens, com idade entre 30 a 71 anos. O nmero de entrevistados (as) no foi determinado a priori, tudo dependia das informaes obtidas em cada entrevista, assim como da profundidade e do grau de recorrncia e divergncia destas informaes. Alis, cada entrevista nos oferecia novos dados, novos caminhos e novas pessoas a serem entrevistadas, como nos versos do poeta espanhol Antnio Machado (1983):Camiante, no hay camio, el camio se hace al camiar. Algumas vezes, no foi no primeiro contato que a entrevista aconteceu, mas os entrevistados sempre se mostraram receptivos e prestativos. Iniciamos a maioria das entrevistas pedindo s pessoas que contassem sua chegada comunidade, uma

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

118

Educao Ambiental

pergunta sempre se apresentou como fio condutor s proposies: Qual a percepo dos moradores de Guariba sobre educao de qualidade? Um roteiro foi elaborado para nos conduzir, porm, para deixar o dilogo fluir ao mximo, os tpicos no foram seguidos rigorosamente, mas introduzidos em momentos apropriados. O mtodo central foi qualitativo, que tem se feito muito presente nas pesquisas educacionais. A pesquisa qualitativa d nfase ao processo e no apenas ao produto final, alm de permitir a compreenso do significado do fenmeno em seus contextos (BOGDAN; BIKLEN, 1994). A ttica central de nossa pesquisa contou com enfoque na metodologia fenomenolgica, com cunho participativo. Esse caminhar fenomenolgico, segundo REZENDE (1990), a opo por um estilo de trabalhar, de pensar, de agir, de discursar e de se posicionar diante dos outros, do mundo, da histria e da sociedade. O mesmo autor ressalta que a fenomenologia no ensina uma dialtica unidimensional, mas polissmica, isso, em ltima anlise, representa o rompimento do clssico conceito dicotmico sujeito-objeto, validao do dilogo sujeito-sujeito. Nosso trabalho teve como base as reflexes do filsofo Maurice Merleau-Ponty, pois , para ns, um dos grandes tericos sobre fenomenologia:
Tudo o que sei do mundo, mesmo por cincia, o sei a partir de uma viso minha ou de uma experincia do mundo sem a qual os smbolos da cincia no poderiam dizer nada. Todo o universo da cincia construdo sobre o mundo vivido, e se quisermos pensar na prpria cincia com rigor, apreciar exatamente o seu sentido e seu alcance, convm despertarmos primeiramente esta experincia do mundo da qual ela expresso segunda. [...] Retornar s coisas mesmas retornar a este mundo anterior ao conhecimento do qual o conhecimento sempre fala, e em relao ao qual toda determinao cientfica abstrata, significativa e dependente, como a geografia em relao paisagem - primeiramente nos aprendemos o que uma floresta, um prado, ou um riacho. (MERLEAU-PONTY, 1999, p. 3-4).

Muitos olhares emanam no cotidiano de cada lugar, de cada tribo, de cada pessoa. Muitas veredas, muitas formas de ver o mundo e a vida. Pontos de vista. Pontos de vida. Olhares de seringueiros. Olhares de pequenos agricultores. Olhares de professores. Olhares de comerciantes da vila. Olhares de distintos atores sociais envolvidos com papis diferentes em um mesmo cenrio. A fenomenologia nos traz essa realidade polissmica com nfase no mundo cotidiano. Cada lugar, cada sujeito, percebe diferentemente o outro e a vida a sua volta (eu-outromundo) (MERLEAU-PONTY, 1971; 1999).

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicosl

119

Refletir sobre a situao da educao em Guariba, nos remete aos iderios de Paulo Freire. Como um plantador do futuro, Freire sempre ser lembrado por pessoas que buscam o compromisso de levar adiante uma educao com uma nova qualidade para todos e todas:
Essa nova qualidade no ser medida pela quantidade absorvida de contedos tcnico-cientficos apenas, mas, pela produo de um tipo novo de conhecimento, molhado de existncia e de histria, um conhecimento que deve ser, acima de tudo, uma ferramenta de mudana das condies de vida daqueles que no tm acesso existncia plena. (GADOTTI, 1997, p. 9).

No entendemos a educao como uma panacia capaz de solucionar todos os problemas sociais, mas, tambm, consideramos no ser possvel pensar e exercitar a mudana social sem integrar a dimenso educacional. (LIMA, 1999, p. 136). Sabemos que so muitos os limites e desafios a serem vencidos, mas, h tambm muitas potencialidades e possibilidades, sobretudo quando nos abrimos para a escuta de muitas vozes, que trazem muitas significaes do que evidencia uma educao de qualidade. Uma discusso sobre o sentido da educao tem se feito necessria. O neoliberalismo, com sua poltica de mercantilizao da educao, tem levado a escola cada vez mais a se organizar sobre uma lgica de mercado e de competio, onde se conta, hegemonicamente, a histria dos vencedores, imposta como lgica nica aos demais. Cada vez mais, a educao torna-se um produto de compra e venda, como qualquer outro; alunos e pais se tornam clientes, o ensino se torna pacote e as escolas so vistas como empresas. O capitalismo tido como o sentido maior da vida humana, ao qual se deve submeter o indivduo, tudo o mais em ns, [...] que no atraente para o mercado reprimido de maneira drstica, ou se deteriora por falta de uso, ou nunca tem uma chance real de se manifestar. (BERMAN, 1986, p. 110). Diante disso, qual educao desejamos? Uma educao dirigida ao indivduo, ou uma educao dirigida ao cidado? Uma educao para a instruo do produtorconsumidor, destinado ao mercado de bens e regido pelo poder do capital financeiro? Ou uma educao para a formao do criador-cidado participante e solidrio na construo de um mundo melhor, guiado pelo desejo do dilogo, da partilha e da solidariedade? (BRANDO, 2005). A educao poder ser avaliada apenas pelas taxas de alfabetizao e matrcula? O que evidencia uma boa educao? Alguns caminhos, direes e possibilidades foram apontadas pelos moradores de Guariba, apresentados a seguir.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

120

Educao Ambiental

Tecendo Fios: desejos e sonhos de uma educao com qualidade Contextualizando cenrios
Em Guariba h apenas escolas da rede municipal de ensino, sendo a mais estruturada a que se localiza na vila, Escola Bom Jesus II, inaugurada no ano de 2004. Em 2005, esta escola ofereceu pr-escola, ensino fundamental e apenas uma sala do 1 ano do ensino mdio, atendendo cerca de 330 alunos. H tambm, cinco escolas rurais com ensino multisseriado, at a 4 srie, contando com apenas um nico funcionrio: o professor. Falar sobre a educao em Guariba reviver o mestre Paulo Freire, quando dizia que muitas vezes no processo educativo o cho o quadro negro e o graveto o pedao de giz (FREIRE, 1981). A formao dos professores est muito aqum do desejado, esta se refere tanto na formao inicial, uma vez que so poucos com nvel universitrio, quanto na formao continuada. Ao participar do momento cvico da escola em comemorao ao Dia da Bandeira, levamos um choque ao perceber as disparidades das filas: no perodo matutino, enquanto na 1 srie tnhamos 50 alunos, na 4 tnhamos 21; no perodo vespertino, enquanto tnhamos 61 na 5 srie, na 8 tnhamos apenas 10 alunos. A evaso escolar no perodo noturno surpreendente, de 51 matriculados neste ano, apenas 17 alunos esto frequentando a escola. De acordo com os entrevistados, os principais motivos para evaso escolar so a falta de transporte escolar, merenda e o trabalho infantil (Tabela 01).
Tabela 01: Evaso escolar em Guariba em 2004

comum a ausncia dos alunos em pocas de plantio e colheitas, em regies como Guariba, com caractersticas rurais, o que torna necessria uma reorientao ao sistema de ensino, que incorpore elementos da realidade local; como exemplo, uma das iniciativas deveria ser a ousadia de um calendrio readaptado dinmica agrcola da comunidade.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicosl

121

Uma pauta extensa sobre o fracasso da escola poderia ceder espaos neste territrio. Contudo, registramos apenas a prxis de tantas teorias elaboradas e, somamos com eles, nossos desejos de incluso social para uma educao de qualidade. Almada (2000) enfatiza que nossa rede de ensino peca mais pela qualidade da educao que oferece do que por qualquer outra falha. Como os moradores de Guariba vem esta educao? O que suas narrativas evidenciam em educao de qualidade? Essa qualidade est totalmente relacionada com a formao de professores, as condies fsicas da escola e condies de vida dos alunos. No entanto, ela deve ir alm, preciso que a escola repense seu papel na sociedade, seus caminhos e diretrizes educacionais, para alm de se preocupar com a caligrafia do aluno, recuperando o papel que lhe cabe na vida dos educandos, como propulsora para o dilogo na formao de valores e valorizao de saberes. A formao de professores foi uma das questes mais abordadas durante as entrevistas. A seguir, apresentaremos e discutiremos as respostas dos entrevistados frente s questes levantadas para uma educao de qualidade.

a) Cores formativas e pedaggicas


Falta formao bsica para os professores, preciso investir nisso, isso base de tudo. (CA, morador da vila, 45 anos)2; Quem tira p das serrarias ganha mais que um professor, preciso rever isso pra ter uma boa educao. (MA, moradora da vila, 40 anos); Tem que melhorar a escola, tem escola com telhado podre, no Roosevelt tem uma turma que funciona na igreja. E a escola, t sem merenda a mais de um ano. (AD, morador da vila, 30 anos); Tem criana que chega na escola com fome, e quase sempre no tem merenda; a voc v eles correndo por aqui procurando goiaba, manga, o que tiver eles comem. (OS, seringueiro, 70 anos); O nibus s comea a funcionar depois das chuvas, a j meio do ano, no tem mais jeito de estudar. (JA, pequena agricultora, 50 anos); Tem quer ter material pra gente trabalhar, tem criana que no tem nem caderno. (AD, morador da vila, 30 anos); difcil ensinar com o livro didtico, muito distante da realidade das crianas seringueiras. (SS, seringueira, 35 anos).

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

122

Educao Ambiental

Movidos pelo desejo de uma melhor formao, alguns professores esto fazendo os cursos de graduao pelo Ncleo de Educao Aberta a Distncia (NEAD), da UFMT, porm, nos desabafam a dificuldade de terem que passar trs dias ao ms em Colniza, a 150 quilmetros dali, e, a cada semestre, terem que ir at Juna (450 quilmetros), para fazer a avaliao. Nos cursos de formao, todos e todas revelaram uma grande avidez em participar. Demonstraram, tambm, o desejo de divulgar suas descobertas, que prosseguiram realizando atividades e se envolvendo na construo dos Projetos ambientais escolares comunitrios (PAEC). O processo de formao est intimamente interligado ao aumento da auto-estima do educador. No podemos negligenciar a importncia de essa formao ser idealizada de forma continuada, o que poderia eliminar certas mazelas educativas com mais coerncia nas polticas educacionais em todo Brasil. As escolas rurais em Guariba so feitas com madeira, tem bancos rsticos, o ensino multisseriado ministrado por um nico professor com formao deficiente. Energia, s na promessa das placas solares que no funcionam. Algumas crianas percorrem diariamente longos trechos at chegar escola; os alunos de uma mesma famlia, que frequentam a escola do rio Roosevelt, tm que remar duas horas, contra a corrente do rio, e depois andar mais trs quilmetros pela mata. Alguns trazem cadernos que no tm nenhuma folha em branco para anotar. s vezes, chegam com fome e nem sempre tm merenda para saci-la. impossvel refletir sobre as condies dessas escolas, sem falar em polticas pblicas efetivas. Por que tanta omisso dos governos? Infraestrutura, merenda e transporte escolar so condies bsicas para um ensino de qualidade. Outra abordagem nas entrevistas nos destinam a uma reflexo sobre o material didtico. Em Guariba, o material mais utilizado pelos professores , mais uma vez, o tradicional livro didtico. Mazzoti (2000) nos mostra que a insero deste mtodo datada por volta de 1640, citando a obra de Joo Ams Comnio (Didtica Magna - Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos), que prope que os alunos fossem reunidos em classes segundo a idade, com um nico livro e com um nico professor. Ento, este livro seria partitura posta sobre os olhos do professor, que executaria a msica sem precisar compor, um livro onde no apenas os contedos esto impressos, mas tambm a metodologia, ou seja, a forma como o professor vai trabalhar esses contedos. O que possibilitaria uma educao a todos e todas e garantiria a unidade de ensino, alm de simplificar a vida do professor e do aluno. Desta forma, foi estabelecido este mtodo que tem atravessado sculos e que, se por um lado, em parte tem auxiliado o ensino, paradoxalmente, constatamos, com pesar, que o livro didtico tem tolhido um ensino mais criativo, mais dinmico, mais interativo, poltico e regionalizado.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicosl

123

Nas escolas de Guariba, ao folhearmos um livro de Educao Moral e Cvica, que estava sobre a mesa de um professor, encontramos frases que apregoam o pensamento desenvolvimentista e positivista da poca em que o livro foi escrito: tanto rasgar rodovias mata adentro, quando estudar, trabalhar, construir o Brasil e Para ser feliz o homem precisa possuir coisas (CORREA, 1973, p. 56). Ser que este um material adequado ao ensino? Por certo, no. preciso ter um olhar mais crtico na escolha do material que se ir trabalhar, no se engendrando nessas ideologias polticas, anncios preconceituosos ou tendenciosos que alguns livros didticos trazem. Os materiais didticos, com especial nfase nos livros didticos, tornaramse preocupao educacional aps a II Guerra Mundial, quando os grupos pacifistas iniciaram um movimento contra as ideologias militares contidas nestes materiais. (SATO, 1992, p. 35). A pesquisa de Sato (1992) nos mostra que o uso do livro didtico ainda marcante, seja em pases industrializados, ou no. Esse material pode representar um excelente auxlio aos educadores, porm no se bastam em si. preciso buscar novas fontes, um grande desafio escola, que a construo de materiais pedaggicos regionalizados, que poderiam ressaltar dados da histria e do modo de vida do lugar e da regio. No h receitas prontas, vale o envolvimento e a criatividade.

b) Cores curriculares e comunitrias


Uma boa educao quando temos o apoio e envolvimento da comunidade. (SS, seringueira, 35 anos); A educao de qualidade quando a comunidade participa, est engajada na escola. (CA, morador da vila, 45 anos); Uma boa educao tem que falar da cultura do povo seringueiro, falar da vida da gente. (SS, seringueira, 35 anos). Outra questo desafiadora em Guariba, que, mesmo a escola no tendo muros fsicos, perceptvel o distanciamento que h entre a escola e a comunidade. Ao contrrio de dados levantados em outras pesquisas em comunidades biorregionais, em Guariba a escola no vista como centro da comunidade. A maioria dos alunos nem ao menos, conhece a Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, que lhes cerca. Ao se afirmar a necessidade de educar o sujeito, tomado no seu mais amplo sentido, preciso estimular tambm seu contato sensvel com a realidade na qual se insere; lev-lo a descobrir e a valorizar conhecimentos presentes na cultura onde vive e a redescobrir saberes que, se esquecidos, tendem ao desaparecimento.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

124

Educao Ambiental

A interao dos alunos com a RESEX, poderia estimular a educao do olhar, do ouvir, do degustar, do cheirar e do tatear, estimulando a sensibilidade s maravilhas do mundo ao redor, constitudas por flores, vales, montanhas, rios, cantos de pssaros, rvores etc. Caminhadas pedaggicas, por exemplo, poderiam ser uma prtica de redescobrir valores, aspectos ecolgicos e culturais da vida que os rodeia. Abordando temas variados, estas cirandas interpretativas poderiam trabalhar a responsabilidade individual e coletiva de cuidado com o outro e com lugar onde vivem. Esses espaos tornar-se-iam espaos educadores (MATAREZI, 2005). Lamentavelmente, quase no h interao, a comunidade pouco participa, pouco sabe o que acontece na escola; no prtica buscar na comunidade o contedo a ser trabalhado, problematizar a realidade socioambiental para contextualizar o processo educativo, inserindo-o em um movimento mais amplo de interveno na realidade local de sua comunidade. Os contedos trabalhados em sala de aula so, muitas vezes, retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se engendram (FREIRE, 1987, p. 57), necessrio o fortalecimento da relao comunidade/escola, transpondo a dicotomia entre a vida escolar e a vida comunitria. A EDUCAO AMBIENTAL uma forte aliada nesse processo, como exemplo, a construo dos PAEC pode ser um dos modos de a escola estar mais ciente, envolvida e engajada nas lutas da comunidade, fortalecendo a relao construtiva entre a escola e a comunidade.

c) Cores do sentido
A educao de qualidade passa coisas boas para os alunos, fala da vida, do afeto, do carinho e da solidariedade. (JA, pequena agricultora, 50 anos). Acho que o aluno tem que gostar, tem que sentir prazer na educao, a sim vai valer a pena. (SS, seringueira, 35 anos). O afeto, o carinho, o amor isso faz parte de uma boa educao. (DH, moradora da vila, 48 anos). Na esteira da regresso de nossas sensibilidades, operada pela sociedade industrial e capitalista, importante verificar quo embrutecidos possam estar os sentidos humanos. Ser que no nos esquecemos dos perfumes e cheiros da natureza? Das caminhadas e trilhas nos bosques? Das paisagens e noites enluaradas? Das frutas colhidas e saboreadas embaixo do p? Enfim, de tudo que a vida moderna tem nos afastado. Desenvolver e refinar os sentidos, eis a tarefa, tanto mais urgente quanto mais o mundo contemporneo parece mergulhar numa crise sem precedentes na histria da humanidade. A educao necessita de uma reaproximao com a dimenso sensvel (DUARTE JNIOR, 2000).

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicosl

125

Mas o prazer do sabor , sobretudo, o prazer de se saber, de saber o mundo e a si mesmo. Revela-se como o fruir das qualidades, antes do pensar das quantidades. O saber mostra-se, primordialmente, num ato prazeroso e, como tal, encarado com suspeio por todo aquele que pensa a educao como uma atividade estica, dura, spera, cinzenta e desprazerosa. O dever antes do prazer, reza antigo preceito, na certeza de que o dever (de aprender) h de ser incompatvel com qualquer fruio prazerosa (DUARTE JNIOR, 2000):
Entregando-se aventura dessa escola sria, rigorosa, alegre, jamais prescinda do ato srio de estudar, que jamais confunda essa alegria com a alegria fcil do no-fazer, que ela prova que a escola tradicional pecou a, tambm, no preciso enrijecer as mesas mais do que a madeira j as faz endurecidas; no preciso endurecer o porte das crianas, no preciso pr o colarinho e gravata na criana para que ela imbuda de um certo sofrimento, que o sofrimento do saber, possa aprender. [...] Saber um processo difcil, realmente, mas preciso que a criana perceba que, por ser difcil, o prprio processo de estudar se torna bonito. [...] O importante que a criana perceba que o ato de estudar difcil, exigente, mas gostoso desde o comeo. (FREIRE, 1995, p. 94). tempo de reencantar a educao, de redescobrir a emoo e o prazer de ensinar e aprender, como ingrediente fundador da prpria racionalidade e como pressuposto de uma pedagogia emancipatria, pois a educao , antes de tudo, um ato de amor (FREIRE, 1981, p.96).

d) Cores de uma educao freireana


Uma boa educao para ser til em todos os momentos da vida, formar um cidado do bem, transformar a vida. (CA, morador da vila, 45 anos); Tem que ser uma educao completa, em casa, fora de casa; para que possa mudar a sociedade. (DH, moradora da vila, 48 anos); Educao, pra que? Se no falar da vida da gente? (OS, seringueiro, 70 anos). Diante de uma era marcada pelas desigualdades sociais e conflitos ambientais, torna-se imperativo considerar que necessrio promover novas mudanas nas vivncias escolares e no sentido da educao. Freire (1996) lamenta a posio de

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

126

Educao Ambiental

quem perdeu o rumo na histria, a quem o futuro um dado impregnado pela ideologia fatalista que anima o discurso neoliberal, que insiste em nos convencer que nada podemos fazer contra a realidade social, que passa a ser ou a virar quase natural. Frases como a realidade assim mesmo, que podemos fazer? ou o desemprego no mundo uma fatalidade do fim do sculo, expressam bem a ideologia fatalista que anima o opacizante discurso neoliberal:
Uma das primordiais tarefas da pedagogia crtica radical libertadora trabalhar contra a fora da ideologia fatalista dominante, que estimula a imobilidade dos oprimidos e sua acomodao realidade injusta, necessria ao movimento de dominadores. defender uma prtica docente em que o ensino rigoroso dos contedos jamais se faa de forma fria, mecnica e mentirosamente neutra. (FREIRE, 2000, p. 43).

Se em nossas propostas de educao, estamos restritos ao fornecimento de informaes pontuais e tcnicas sobre determinado problema, estamos deixando de educar para o empoderamento e para emancipao. Nossas aes precisam se voltar para um pensar muito mais complexo, de maneira que motivemos os dilogos sobre as questes que representam efetivamente a gnese desses problemas pontuais, de forma em que as comunidades se percebam como parte das relaes de poder, portanto com direito a tambm exerc-lo. A pedagogia crtica evidencia a necessidade de romper com a pedagogia tradicional, que contempla a escola como um simples local de transmitir conhecimento, negando todo seu carter transformador e emancipatrio (LIMA, 2005). Na escola deve existir o dilogo, a troca de conhecimentos, eliminando a idia do saber centralizado na figura do professor. A educao que se volta para a mudana precisa, portanto, ser uma educao que desperte o conhecimento sobre as malhas do poder e como ele exercido (FOUCAULT, 1996). Uma comunidade que sabe os condicionantes a que est submetida, que consegue refletir sobre as relaes entre os mecanismos de exerccio de poder e seus efeitos na qualidade ambiental e de vida, estar preparada para associar-se na busca de solues, de controle social e de sonhos coletivos. Os projetos pedaggicos, em uma perspectiva freireana, so oportunidades de se criar um movimento no cotidiano escolar de insero crtica dos educandos, assim como dos educadores, em que:
[...] quanto mais problematizam os educandos, como seres no mundo e com o mundo, tanto mais se sentiro desafiados. To mais desafiados, quanto mais obrigados a responder ao desafio. Desafiados, compreendem o desafio na prpria ao de capt-lo. Mas, precisamente porque captam o desafio como

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicosl

127

um problema em suas conexes com os outros, num plano de totalidade e no como algo petrificado, a compreenso resultante tende a tornar-se crescentemente crtica, por isto, cada vez mais desalienada. (FREIRE, 1987, p. 70).

preciso vencer essa ideologia fatalista que propala a morte do sonho e da utopia, que ameaa a vida da esperana, e termina por despolitizar a prtica educativa. (FREIRE, 2000, p. 123). Portanto, a educao um dos caminhos para o engajamento do sujeito na luta poltica ao lado dos oprimidos. Assim, teramos um educador-educando comprometido com a realidade social e com viso crtica dessa realidade, esse ser, agora, teria um papel na re-construo de um mundo melhor e mais justo, onde cada pessoa possa viver com mais dignidade. Em lugar da imobilizao, temos a convico de que educao crtica, emancipatria e transformadora poder auxiliar na reverso de nossa posio de colonizados passivos. Devemos propor a reflexo e o envolvimento. Devemos formar em nossas escolas sujeitos crticos e politizados, capazes de lutar na superao da realidade injusta, que questionem as necessidades miditicas de consumo do capital; enfim, uma educao que nos remeta a uma mudana de atitude e desvele outras possibilidades de vida e de felicidade. No podemos deixar de integrar, na educao formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e atitudes necessrias para um modo de vida verdadeiramente sustentvel. esse talvez o tamanho da tarefa que desafia aqueles que no se conformam com o mundo, que testemunham e insistem em afirmar a possibilidade de uma educao ambiental emancipatria, que compartilhe desse inconformismo e da aspirao de reinventar o mundo a partir da desconstruo e da reconstruo do presente (LIMA, 2004). Buscamos com nossa pesquisa, reflexes luz do olhar dos habitantes de Guariba sobre educao, percepes de uma comunidade simples, que sofre as consequncias de um falido modelo de vida adotado pela sociedade capitalista. Nestes saberes, que emanam de Guariba, nesta peculiaridade de com-viver com as florestas, que ancoramos nossas esperanas de uma vida justa. 45

1 2

www.ufmt.br/gpea - O GPEA certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e pela Pr-Reitoria de Pesquisa da UFMT, sua principal meta fomentar a pesquisa para o fortalecimento da EA no Brasil. As citaes em itlico foram extradas de entrevistas realizadas em pesquisas de campo nos anos de 2004 e 2005. As indicaes ao final, entre parnteses, trazem dados do(a) entrevistado(a): iniciais do nome, grupo social (que j caracteriza a questo de gnero) e idade aproximada. As possveis correes gramaticais foram evitadas para preservar o sujeito na perspectiva da incluso social, assim, como foram mantidas as palavras que demonstram o regionalismo, pois fazem parte da riqueza etnogrfica destes povos.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

128

Educao Ambiental

Referncias
ABSABER, Aziz Nacib. A Amaznia: do discurso prxis. So Paulo: EdUSP , 1996. ALMADA, Sandra. A educao para o terceiro milnio. In: COVEZZI, Marinete. Sociologia da educao. 2. ed. Cuiab: EdUFMT, 2000. p. 65-70 (Fascculo 03). BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigao Qualitativa em Educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Traduo Maria Joo Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleo Cincias da Educao). BRANDO, Carlos Rodrigues. A cano das sete cores: educando para a paz. So Paulo: Contexto, 2005. CORREA, Avelino Antnio. Estudo dirigido e educao moral e cvica. So Paulo: tica, 1973. DIEGUES, Antnio Carlos. O Mito Moderno da Natureza Intocada. So Paulo: Hucitec, 1996. DUARTE JNIOR, Joo Francisco. O Sentido dos Sentidos: a Educao (do) Sensvel. So Paulo: UNICAMP, 2000. 234 f. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, 2000. DUARTE, Roslia. Pesquisa qualitativa: reflexes sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, 2002. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1996. FREIRE, Paulo. Educao como prtica da liberdade. 12. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1981. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. A educao na cidade. So Paulo: Cortez e Autores Associados, 1995. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica pedaggica. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignao: cartas pedaggicas e outros escritos. So Paulo: UNESP, 2000.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

Tecendo a Educao Ambiental com fios amaznicosl

129

GADOTTI, Moacir. Lies de Freire. Revista da Faculdade de Educao. So Paulo, v. 23, n.1-2, jan.dez, 1997. IANNI, Otvio. A Metfora da Viagem. Revista de Cultura Vozes, n 2, maro/ abril, 1996. LEROY, Jean-Pierre. Cidadania, sustentabilidade e dignidade: conceitos em busca de indicadores. In: PACHECO, Tnia (Org.). Seminrio Linha de Dignidade: construindo a sustentabilidade e a cidadania. Rio de Janeiro: FASE/ BSD/Programa Cone Sul Sustentvel, 2005. p. 11-36 (mesa-redonda). LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Questo ambiental e educao: contribuies para o debate. Ambiente e Sociedade, NEPAM/UNICAMP, Campinas, ano II, n. 5, p. 135-153, 1999. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Crise ambiental, educao e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatria. In: LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (Orgs.). Educao ambiental: repensando o espao da cidadania. So Paulo: Cortez, 2002. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educao, emancipao e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a educao ambiental. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da educao ambiental brasileira. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2004. p. 85-111. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Formao e dinmica do campo da educao ambiental no Brasil: emergncia, identidades, desafios. Campinas: UNICAMP, 2005. 207 p. Tese (Doutorado em Cincias Sociais) Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2005. MACHADO, Antnio. Poesias. Buenos Aires: Losada, 1983. MATAREZI, Jos. Estruturas e espaos educadores: quando espaos e estruturas se tornam educadores. In: FERRARO, Luiz (Org.) Encontros e caminhos Formao de educadores (as) ambientais e coletivos educadores. Braslia: Diretoria de Educao Ambiental, MMA, 2005, p. 35-46. MAZZOTI, Marlene A. Manual de ensino: a partitura tocada pelo professor. In COVEZZI, Marinete. Sociologia da educao. 2. ed. Cuiab: EdUFMT, 2000, p. 53-56 (Fascculo 3). MERLEAU-PONTY, Maurice. O visvel e o invisvel. So Paulo: Perspectiva, 1971. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepo. 2. edTraduo Carlos Alberto de Moura. So Paulo: Martins Fontes, 1999.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

130

Educao Ambiental

PDUA, Jos Augusto. Produo, consumo e sustentabilidade: o Brasil e o contexto planetrio. Cadernos de Debate Brasil Sustentvel e Democrtico, n. 6, Rio de Janeiro: FASE, 2002a. p. 1-59. REZENDE, Antonio. Concepes fenomenolgicas em educao. So Paulo: Cortez, 1990. SATO, Michle. How the environment is written: a study of utilisation of textbooks in environmental education in Brazil and England. Norwich: 1992, 245p. M.Phil. Thesis, School of Environmental Sciences, University of East Anglia. SATO, Michle. et al. margem da histria amaznica. Cuiab: UFMT, 2005. Relatrio de Pesquisa [mimeo].

Recebimento em: 21/05/2009. Aceite em: 14/07/2009.

R. Educ. Pbl. Cuiab, v. 19, n. 39, p. 115-130, jan./abr. 2010

You might also like