You are on page 1of 3

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

PROFESSOR RODRIGO R SANTOS ALUNO:

DISCIPLINA LGICA

CURSO CINCIA DA COMPUTAO 13/10/2013

LISTA DE EXERCICIOS Exerccio 1 Classificar as frmulas a seguir de acordo com sua satisfatibilidade, validade, falsificabilidade ou insatisfatbilidade. a) b) c)

d)
e) Exerccio 2 Construa a tabela da verdade das seguintes frmulas: a) H =

d)
Exerccio 3 Seja H uma frmula. Classifique as afirmaes em verdadeiras ou falsas, justificando sua resposta a) H tautologia b)H tautologia H satisfatvel. H (H

c) H satisfatvel d) H tautologia e) H tautologia


H

Exerccio 4 Dadas as frmulas H e G demonstre que: a) H implica G b) H equivale a G se e somente se no existe interpretao I; I[H] = T e I [G] = F. H implica G

c) As frmulas vlidas so equivalentes entre si d) Se I[H] = T e I[H G] = T, ento I[G] = T. Exerccio 5 Considere as trs afirmaes a segui. H1: Se Jos toma vinho e o vinho est ruim, ele fica com ressaca. H2:Se Jos fica com ressaca, ento ele fica triste e vai para casa.

H3: Se Jos vai ao seu encontro romntico com Sebastiana ou ele fica triste e vai para casa. Suponha que as trs afirmaes anteriores so verdadeiras. A partir desse fato, qual das afirmaes a seguir tambm verdadeira: a) Se Jos toma vinho e este est ruim, ento ele perde o encontro romntico com Sebastiana. b) Se Jos fica com ressaca e vai para casa, ento ele no perde seu encontro romntico com Sebastiana. c) Se o vinho est ruim ou Jos fica com ressaca, ento ele fica triste. d) Se Jos toma vinho e vai para casa, ento ele no fica triste se o vinho est ruim. Exerccio 6 Quatro detetives, Ana, Teresa, Cynthia e Melo, esto investigando as causas de um assassinato e cada um deles concluiu uma das afirmaes a seguir: ANA: Se h pouco sangue na cena do crime, ento o matador um profissional. TEREZA: Houve poucos rudos no momento do crime ou o matador no um profissional. CYNTHIA: A vitima toda ensangentada ou houve muitos rudos no momento do crime. MELO: houve pouco sangue na cena do crime. Determine se o conjunto de concluses dos detetives satisfativel. Exerccio 7 Verifique quais afirmaes a seguir esto logicamente corretas: a) Se Fidel comunista, ele ateu. Fidel ateu, portanto ele comunista. b) Se a temperatura e os ventos permanecerem constantes, no chover. A temperatura no permaneceu constante. Logo, se chover significa que os ventos no permaneceram constantes. c) Se x positivo, ento y negativo. Se z negativo ento y negativo. Portanto, se x positivo ou z negativo, ento y negativo. Exerccio 8 Encontre uma frmula H simplificada que satisfaa as tabelas: a) b)

Exerccio 9 Simplifique as funes Booleanas: a) F = b) F = c) F = ABC+A

d) e) f)

Exerccio 10 Simplificar os circuitos:

You might also like