You are on page 1of 9

TICA NA MAGIA

O que tica? "A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta.(VALLS, lvaro L.M. O que tica. 7a edio Ed. Brasiliense, 1993, p.7) Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto. Etimologicamente falando, tica vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente tica e moral so palavras sinnimas. O que Magia? Magia (no confundir com mgica ou truque), antigamente chamada de "Grande cincia", uma cincia oculta que estuda os segredos da natureza e a sua relao com o homem, criando assim um conjunto de teorias e prticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades espirituais e ocultas do Homem, at que este tenha o domnio total sobre si mesmo e sobre a natureza. A magia tem caractersticas ritualsticas e cerimoniais que visam a entrar em contato com os aspectos superiores do Universo e da divindade. A etimologia da palavra Magia provm da Lngua Persa, magus ou magi, significando tanto imagem quanto "um homem sbio". Tambm pode significar algo que exerce fascnio. tica na Magia Podemos ento chegar a simples concluso de que, se juntarmos as duas explicaes anteriores chegamos : A conduta do Mago se baseia no estudo e pratica dos segredos da natureza para o desenvolvimento integral das faculdades espirituais e ocultas do homem e da natureza!. Sendo assim fica claro o no uso da magia para qualquer outra que no a evoluo do homem. Isto significa que a magia no deve ser utilizada para conseguir bens materiais, e nem aquele amor perdido. A magia deve ser utilizada para a evoluo pessoal, no que consiste o autoconhecimento e a utilizao consciente e respeitosa dos elementos da natureza. Podemos deixar bem claro que qualquer pessoa pode se tornar um mago, pois a magia no de propriedade de nenhuma dita religio e de nenhum ser iluminado, a magia tudo. Como saber se estou sendo tico? muito simples, em vrias religies trabalhamos com uma regra bsica, mas primordial para a tica, que : NO FAA PARA O OUTRO O QUE NO GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOC, E, FAA PARA O OUTRO O QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOC!

Esta regra faz com que voc seja tico em todos os momentos da sua vida, no s na Magia, mas em todos os momentos. Pensem!!! Voc gostaria de ficar amarrado a uma pessoa que voc no ama? Claro que no! Portanto no faa nem ensine magias de amarrao! Quando voc tem 15 ou 16 anos, voc tinha conscincia total dos seus atos ou total controle de suas emoes? Pois bem, devemos ter muito cuidado para quem ensinamos magia prtica, principalmente aquelas que podem interferir com o livre arbtrio do outro, num momento de raiva devemos ter experincia para transmutarmos esta energia em algo produtivo, e no simplesmente jogarmos uma praga ou Maldio. Devemos ter total conscincia de nossas emoes, e para que isto acontea devemos trilhar um longo caminho de estudos e vivencias para aprendermos a lidar com as nossas falhas. Estes foram apenas alguns exemplos de falhas na tica da Magia, pois vemos aos montes, pessoas ensinando crianas a lanar feitios, fazer amarraes, e sendo iludidas por revistinhas e pginas da Internet que dizem que a magia para conseguir o que voc quer, mas que no dizem e nem explicam a lei do retorno e as conseqncias da Magia mal utilizada ou ate mesmo da magia dita do eu quero. Voltando, a Magia para ser utilizada para o autoconhecimento e somente isto! Se cada um fizesse a sua parte, se cada um conseguisse alcanar e entender a simples frase NO FAA PARA OS OUTROS O QUE NO GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOC, E, FAA PARA OS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOC! tenho certeza que a mundo se tornaria um lugar muito melhor, pois voc nunca bateria no rosto de algum, pois voc no gostaria que batessem no teu. Ah... mas esta regra no o suficiente, ela apenas evita de voc ser ruim, ela no te faz uma pessoa melhor! Sei que dificil, mas tento a cada dia seguir uma frase mais correta ainda: "FAA PARA OS OUTROS O QUE VOC GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOC!!!" Quando quero um cafun da minha esposa, primeiro fao nela e depois espero a retribuio. Segue abaixo uma pequena lista de coisas que eu acho que tico: Nunca utilize a Magia para conseguir qualquer tipo de beneficio material, seja ele um emprego, dinheiro ou uma mulher (homem) bonita (o), mesmo que voc tenha uma boa inteno para fazer com o mesmo. No ensine magia prtica para qualquer pessoa, principalmente para aquelas que voc no tem certeza da boa utilizao da mesma, saiba que voc responsvel pelo bom ou mau uso da mesma. No ensine magias manipulativas para crianas e jovens que no tem controle emocional para transmutar os seus sentimentos. Lembre-se: Matria se consegue com matria; Energia se consegue com energia; Esprito se consegue com esprito; Paz, sucesso e felicidade se conseguem quando as trs questes anteriores estiverem em equilbrio.

Exemplo: Voc quer ganhar dinheiro? Trabalhe.No errado cobrar pelos teus servios, mas errado negar ajuda para aqueles que precisam do seu conhecimento sem ter condies de arcar com os valores cobrados. Cuidado com o ego, voc no se torna melhor do que ningum ao praticar magia, voc apenas se torna mais consciente de seus atos e de suas falhas. Cuidado com o uso de ervas alucingenas, elas devem servir como instrumentos e no como muletas para se alcanar nveis alterados de conscincia, voc consegue o mesmo resultado com um jejum bem praticado. Respeite toda e qualquer Religio, Cultura ou Filosofia Mstica e seus seguidores; Eles tm seus motivos e suas direes, No devemos forar ningum a seguir uma Religio, Cultura ou Filosofia Mstica, mas sim, mostre a sua e o seu ponto de vista, se a pessoa se interessar, mostre-lhe o Caminho ou pea para que algum o faa! Sempre Verifique o que, o porque e qual pode ser a conseqncia, de uma magia prtica, tome muito cuidado, no a faa a toa e de modo algum a ensine sem que voc tenha a certeza absoluta da sua funcionalidade e de sua boa utilizao. Jamais retire a vida de outro ser, os sacrifcios hoje podem ser transmutados para outro tipo de objetos, que servem para o mesmo fim. No brinque com Magia, mas faa Magia com alegria e descontrao; Lembre-se que por causa de pessoas que no levam a Magia srio que hoje ela to desacreditada e mal interpretada. Estas so apenas algumas regras que cito, mas o mais importante que voc siga a sua regra de tica e moral, lembre-se que voc um ser mgico e que em voc existe todos os instrumentos e elementos da magia, voc capaz de saber o que certo e errado basta voc pensar nas conseqncias de seus atos e lembrar tambm que h uma lei a ser seguida, que : Tudo o que voc faz, uma hora volta, em triplo para voc.
CONCELHO WICCA: FAA O QUE QUISER DESDE QUE NO FAA MAL A NADA NEM A NINGUM A religiao wicca baseia-se na Lei Triplice, lei essa que aplicada tanto nos rituais mgicos, quanto no dia a dia, sendo pois um meio de vida da(o) bruxa(o) wicca. A Lei Triplice ou a Lei de Trs, uma lei de reflexo, uma lei karmica de retribuio, que se aplica a qualquer aco, seja ela boa, seja ela m. Cada energia enviada regressa a quem a enviou (nesta mesma vida) com mais fora, seja trs vezes mais. Assim se fizer um acto bom, que se traduz numa energia positiva, essa voltar para si mais dia menos dia. Se enviar uma energia negativa, essa energia, de igual forma far seu percurso, e retornar ao enviante. Tal lei em nada impede de exercer a magia, apesar de se entender que a magia por definio o poder de alterar o estado natural das coisas. Voc pode perfeitamente agir mgicamente no quotidiano, sem causar mal. A Lei triplice uma noo tica da magia, um limite moral, ainda que pessoal, ao lidar com os poderes mgicos: exercer a magia, viver a magia, fazer da magia o seu way of life, dentro de certos limites tolerveis. A inteno inicial, ao actuar mgicamente dever ento ser positiva e construtiva. Outras regras wicca derivadas desta principal sero: faa o que quiser, desde que para o bem, faa o que quiser desde que no cause mal a nada nem a ningum. No existe um mal absoluto. Mas existem coisas indiscutivelmente ruins pelo senso comum: matar, privar de liberdade, causar danos fsicos e emocionais a qualquer pessoa. Ser a este tipo de males que a lei se refere.

Claudiney Pietro, no livro Wicca Ritos e Mistrios da bruxaria moderna, diz que: Quando interferimos no livre arbtrio de uma pessoa estamos efetuando um acto negativo contra a pessoa e contra ns mesmos. Quando um Bruxo faz isso, est trabalhando com a Baixa Magia, e ele pagar caro, pois o Universo nos retribui tudo o que emitimos aos outros numa escala de 3.

Claudiney afirma igualmente que os feitios so parte integrante do ncleo operacional da Wicca. O feitio um conjunto de tcnicas e conhecimentos especficos que quando colocados em prtica, enviam uma projeo mental ao Universo...Um feitio age directamente com a natureza... Tudo na natureza vivo e possui energias especficas acumuladas...quando canalizadas corretamente, passam agir em benefcio daqueles que sabem utiliz-las.

Lei Triplice: A Lei Wiccana respeita, Perfeito amor, confiana perfeita. Viva e deixa viver, D o justo para assim receber. Trs vezes o crculo traa E assim o mal afasta. E para firmar bem o encanto Entoa em verso ou em canto. Olhos brandos, toque leve, Fala pouco, muito ouve. Pelo horrio a crescente se levanta E a Runa da Bruxa canta. Pelo anti-horrio a minguante vigia E entoa a Runa Sombria. Quando est nova a lua da Me, Beija duas vezes Suas mos. Quando a lua ao topo chegar, Teu corao se deixar levar. Para o poderoso vento norte, Tranca as portas e boa sorte. Do sul o vento benfazejo, Do amor te traz um beijo. Quando vem do oeste o vento, Vm os espritos sem alento. E quando do leste ele soprar, Novidades para comemorar. Nove madeiras no caldeiro, Queima com pressa e lentido. Mas a rvore anci, venera, Se queimares, o mal te espera. Quando a Roda comea a girar hora do fogo de Beltane queimar. Em Yule, acende tua tora, O Deus de chifres reina agora. A flor, a erva, a fruta boa, a Deusa que te abenoa. Para onde a gua correr, Joga uma pedra para tudo ver. Se precisas de algo com razo, cobia alheia no d ateno. E a companhia do tolo, melhor evitar, Ou arriscas a ele te igualar. Encontra feliz e feliz despede, Um bom momento no se mede. Da Lei Trplice lembre tambm,

Trs vezes o mal, trs vezes o bem. Quando quer que o mal desponte, Usa a estrela azul na fronte. Cultiva no amor a sinceridade, Para receber igual verdade. Ou um resumo, se assim preferes estar: faz o que tu queres, Sem nenhum mal causar. No livro Guia Essencial da Bruxa Solitria, Scott Cunningham indica algumas regras de como utilizar o seu poder mgico, sem ter o triplo retorno, ou seja, para no ser punido pelo mau uso do poder: 1. O Poder no deve ser usado para gerar danos, males ou para controlar os outros. (Se surgir necessidade para tais atos, o Poder dever ser usado apenas para proteger a sua vida ou de outros); 2. O Poder s deve ser utilizado conforme as necessidades; 3. O Poder pode ser utilizado em seu benefcio, desde que ao agir no prejudique ningum; 4. No sbio aceitar dinheiro para utilizar o Poder, pois ele rapidamente controla o que o recebe. No seja como os de outras religies; 5. No utilize o Poder por motivo de orgulho, pois isto desvaloriza os mistrios da Wicca e da magia; 6. Lembre-se sempre de que o Poder um Dom sagrado da Deusa e do Deus, e no deve JAMAIS ser mal usado ou abusado.

ENSINAMENTOS WICCANOS:

1. Somos da Antiga Tradio, daqueles que caminham com a Deusa e com o Deus e recebem seu
amor. 2. Conserve o Sabbats e Esbats para melhorar suas habilidades, caso contrrio, diminuir sua conexo com a Deusa e com o Deus. 3. Mal nenhum. Esta a antiga lei e ela no est aberta para interpretaes ou mudanas. 4. Que no jorre ou caia sangue nos rituais; a Deusa e o Deus no precisam de sangue para que sejam adorados de maneira apropriada. 5. Aqueles da nossa Tradio so bons com todas as criaturas, no entanto, aqueles que tm pensamentos negativos e nos esgotam inteiramente, no so dignos de nossa perda de energia. A misria auto-imposta, assim sendo, tambm a alegria, portanto crie alegria e despreze a misria e a infelicidade. E tudo isto com sua fora interior. No h mal algum. 6. Ensine somente aquilo que voc sabe, d o melhor de si, para aqueles estudantes que voc escolheu, mas no passe conhecimento para aqueles que poderiam usar seus ensinamentos para destruir ou controlar. Alm disso, ensine sem vangloriar-se, se lembre sempre: aquele que ensinar por vaidade conseguir somente um pouco de orgulho por seu trabalho; mas aquele que ensinar por amor ser envolvido pelos braos da Deusa e do Deus. 7. Sempre se lembre disso se voc pretende estar dentro da Tradio, mantenha a Lei prxima a seu corao, pois a natureza do Wicca manter a Lei. 8. Se a necessidade chegar, nenhuma lei poder ser modificada ou descartada, e se novas leis forem escritas para substitui-las, contanto que estas novas leis no descaracterizem as antigas: no h mal algum. 9. Benos do Deus e da Deusa para todos.

10.

Faz o que tu queres h de ser tudo da Lei.

J se tornou cansativo escutar os PSEUDO-TICOS de planto, os ignorantes com ares de sbio com seus comentrios vazios e desconexos com a realidade. Pois, no h Lei alm de Faz o que tu queres! No sei que ignorncia essa que o pessoal tem na cabea de que Mago no pode ganhar dinheiro, que precisa fazer tudo de graa pra todo mundo. Basta ler um pouquinho pra ver que todos os grandes magos eram ricos ou at abastados financeiramente, a comear pelo Rei Salomo e sua enorme fortuna que at virou lenda. Vamos lembrar dos Faras e dos Magos Sacerdotes Egpcios com suas riquezas inimaginveis. Na MAGIA SAGRADA DE ABRAMELIN, este cobra de Abraham o Judeu Dez Mil Florins de Ouro para lhe entregar a Sagrada Magia (dizia ele que este dinheiro era para distribuir aos pobres, e mesmo que no fosse, ento podemos supor que se Abraham no lhe pagasse, no estaria de posse deste Sistema Mgico). John Dee trabalhou para a corte inglesa como mago e astrlogo e sempre cobrou pelos seus servios. Tanto o Sistema Enochiano como o Sistema Abramelino menciona frmulas para desencantar tesouros e conseguir riqueza material. Abraham chega a ser bem explcito quanto a isto, dizendo que um Mago no poderia realizar bem o seu trabalho caso tivesse dificuldades financeiras. Crowley sempre cobrou uma boa soma por aqueles que lhe solicitavam Iniciao e nem por isso deixou de ser o possivelmente o maior Mago do sculo XX. A Golden Dawn sempre cobrou mensalidades e Iniciaes de seus membros. A Maonaria cobra 5% sobre sua renda bruta para sua associao. As Ordens e Fraternidades Rosacruzes sempre cobraram mensalidades de seus membros ou associados. Em Liber Al III, 41 est escrito - "Estabelece em tua Kaaba um escritrio; tudo deve ser bem feito, e com jeito de negcios" . O que ser que isto quer dizer? Acho que est bem claro tal ponto. Todos os Grimrios de autoria atribudas aos Papas dizem que os mesmos conseguiram atravs da Magia fortunas, tanto para sua Igreja como para os seus Reis e Monarcas. So tantos sistemas de aprendizados em que fortuna material e espiritual esto associados que a gente at perde a conta... Para ns, esse negcio de magista pobre, o mesmo que magista fracassado... Mago que Mago mesmo tem que ter dinheiro sim, se

no que adianta saber fazer magia e no us-la tambm em seu benefcio, isso uma burrice tremenda! Notem que ningum est falando de prejudicar quem quer que seja. No estamos falando de magia negra ou feitiaria. Quem nunca fez algum tipo de ritual para atrair a prosperidade financeira? Que mal h em consultar um numerlogo ou um astrlogo para ajudar em sua empresa? Fazer um mapa astral? Um mago ou pai de santo para limpar um ambiente psquico? Um consultor Feng Shui para verificar e harmonizar as energias de um ambiente, ou checar um futuro local para construo de uma moradia ou empresa? Consultar um tarlogo para obter uma viso psicoespiritual de sua vida? E por falar em Magia, no poderia deixar de citar Paulo Coelho, afinal, podem falar o que quiser dele, que ele escreve fico, mas ele um sucesso e com certeza um mago, pois vejam onde ele chegou! Parabns pra ele! Em toda histria, verdadeiros Magos foram respeitados e freqentavam a corte, e sempre cobraram pelos seus trabalhos mgickos e servios. Tudo est nos anais da histria da magia. Por outro lado, achar que todo mundo deve ser "bonzinho" e fazer tudo de graa, o faz assimilar um karma amplamente indesejvel. Ocultismo no caridade, cincia. Magia no religio e nem tampouco explorao da f, mesmo porque ela no acessvel aos mpios. Caridade pegar uma parcela de seus ganhos e contribuir em prol do social, como muitas organizaes sociais, religiosas e msticas o fazem. S que para isto acontecer, necessrio arrecadar fundos, ou seja, cobrar, e no h nada de errado ou pernicioso nisso. Pernicioso deixar a barra da saia da mame e a barra da cala do papai, e ver que no se tem condies sequer para pagar um aluguel ou mesmo subsistir. Ora amigos, acordem! Estamos no sculo XXI, um Magus de fato, anda de carro ltimo tipo, tem gorda conta bancria e carto de crdito internacional. Se ele faz a caridade, o faz por ser idealista, mas se ele for um Mago, jamais dar o peixe sem ensinar a pescar. Eu j disse em ensaio anterior que para despoluir um rio de nada adiantar limpar o seu leito, se antes no impedirmos a sujeira jogada pelos seus afluentes. Se eles atingem tal status com o uso da magia, ou pelo seu conhecimento direto ou indireto, onde estar o erro? Onde est dito que um Magus precisa ser um ESMOLEIRO ou um miservel?

Cad o cdigo de tica que determina regras para o uso da Magia. Onde est o erro de ganhar dinheiro para expor um conhecimento, que voc ralou para obt-lo e pagou, muitas vezes, muito caro por isto? No estou falando na quebra de juramentos sagrados, estou falando na exposio de uma filosofia que ensine o ser humano a se compreender melhor. Quem escreve UM LIVRO, MINISTRA UM CURSO, SEJA ELE DE MAGIA, OCULTISMO OU O QUE FOR, o faz para GANHAR DINHEIRO, DEIXAI A HIPOCRISIA DE LADO! Ningum gosta de perder tempo, ningum realmente precisa se doar mais do que o necessrio. Hoje, publico um material na Net, atravs de um site pago, um provedor pago, um webmaster pago e assim por diante. Se pretendem ser esoteristas e magos de verdade, comecem a aprender a respeitar os pontos de vista, principalmente pesquisando antes de emitir um parecer sem conhecimento de causa. Um Sbio pobre pode ajudar muita gente, um sbio rico pode ajudar muito mais... Amor a lei, amor sob vontade.

You might also like